ISSN 1519-7077 versão impressa
ISSN 1808-057X versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Escopo e linhas de pesquisa

A RC&F publica artigos inéditos de desenvolvimento teórico e trabalhos teórico-empíricos nas áreas de Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças. Aceita trabalhos de diferentes paradigmas e metodologias, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas. Além de artigos, foco principal do periódico, pública resenhas, comunicações, notas bibliográficas, pensatas e documentos que possam contribuir para a comunicação de novos conhecimentos para a comunidade.

As linhas de pesquisa que operacionalizam o foco de publicação são:

  • Controladoria e contabilidade gerencial

Refere-se ao campo de pesquisas e ao desenvolvimento de estudos sobre sistemas de mensuração, informação e apoio ao processo de planejamento e controle das organizações.

Dentre os vários temas de interesse, contempla: Contabilidade Gerencial, Análise e gestão de custos, Controladoria nas entidades privadas e do terceiro setor, Gestão Econômica, Teoria das Restrições, Planejamento e Gestão Tributária, Logística e elementos de controle, Planejamento estratégico e Controle Orçamentário, Controle Gerencial nas Organizações, Sistemas de informações gerenciais, Tecnologia e Sistemas de Informação, Avaliação de Projetos de Investimentos e Sustentabilidade, sempre sob a ótica da Contabilidade.

  • Contabilidade para usuários externos

Envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados aos aspectos de identificação, mensuração e divulgação da informação contábil.

Desdobra-se em: Teoria da Contabilidade, Contabilidade Societária, Convergência de Normas, Balanço Social (Demonstração do Valor Adicionado, Meio Ambiente, Recursos Humanos), Capital Intelectual, Contabilidade Pública e do Terceiro Setor, Auditoria Independente, Análise das Demonstrações Contábeis, Reconhecimento dos Efeitos Inflacionários, Contabilidade Tributária e Governança Corporativa.

  • Mercados: financeiro, de crédito e de capitais

Abrange estudos e pesquisas voltados aos aspectos conceituais e/ou empíricos dos respectivos mercados, bem como a aplicação de recursos sob a ótica dos desempenhos empresariais passados e/ou projetados, desde que vinculados à Contabilidade. Desdobra-se em: Auditoria, Finanças Corporativas de curto e de longo prazos, Valuation, Gestão de Riscos e Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade Societária.

  • Educação e pesquisa em contabilidade, controladoria, atuária e finanças

Refere-se à investigação de modelos, métodos, técnicas e instrumentos que visam ao aprimoramento e à melhoria da qualidade de todo o processo de ensino-aprendizagem, bem como da construção de trabalhos científicos em todas as áreas do campo de conhecimento das Ciências Contábeis.
Desdobra-se em Educação Superior no Brasil/exterior e a Contabilidade, Finanças e Atuária, Formação do Contador, Currículo Mundial, Processo de Ensino e Aprendizagem Estilos e Estratégias de Aprendizagem, Tecnologia da Educação, Educação Online e Modelos Colaborativos Virtuais, Epistemologia Contábil, Perfil e Evolução do Egresso e Avaliação de Programas Educacionais.

  • Atuária

Trata de modelos, métodos, técnicas e instrumentos que visam ao aprimoramento e à melhoria da qualidade de todo o processo de ensino-aprendizagem, bem como da construção de trabalhos científicos em todas as áreas do campo de conhecimento das Ciências Atuariais. Alguns dos principais elementos são: Risco em geral, Previdência e Seguros.

Caso os autores tenham dúvidas sobre a aderência de seus trabalhos às linhas de pesquisa da RC&F devem entrar em contato com o Editor-Chefe.

Público-alvo

O público alvo da RC&F é constituído principalmente por professores, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de contabilidade, finanças e atuária.

Requisito

Práticas de desvio de conduta, tais como plágio, publicação em mais de um periódico, utilização de dados de maneira fraudulenta, não atribuição de co-autoria ou atribuição indevida, dentre as várias práticas não éticas, serão tratadas por uma comissão ad hoc definida, preferencialmente, dentre participantes do corpo cientifico e, quando efetivamente constatadas irregularidades, terão as seguintes consequências:

  1. Nos casos de publicações já verificadas: o trabalho será retirado (coloca-se uma tarja escrita RETIRADO) e os autores envolvidos serão impedidos de publicar na revista por período de tempo definido pela comissão de procedimentos éticos de pesquisa.
  2. Nos casos de artigos em análise: os autores serão contatados, artigos serão devolvidos e os autores serão impedidos de publicar na Revista por período de tempo definido pela comissão de procedimentos éticos de pesquisa.

Casos de conflitos de interesse devem ser esclarecidos perante a Revista.

A comissão levará em conta orientação do Regimento da RC&F e incorporará as experiências do COPE (Commitee on Publication Ethics).

Orientações para a submissão de artigos

    1. Os artigos são analisados por, pelo menos, dois avaliadores, mediante o sistema double blind review...

    2. Os trabalhos são analisados quanto ao escopo (linha editorial), profundidade e clareza das ideias apresentadas, bem como à acessibilidade aos leitores (professores, executivos, estudantes de pós-graduação e graduação, e estudiosos de Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças). É muito relevante que os autores indiquem a lacuna de que querem tratar, o benefício que o artigo deve proporcionar, a aplicabilidade do conhecimento apresentado. Tais elementos proporcionam ajuda aos revisores e editores.

    3. O artigo deve ser inédito, ou seja, não ter sido enviado para publicação para outro órgão editorial em português ou outra língua. No caso de ser trabalho já divulgado em anais, indicar nome do evento e local.

    4. O número de autores deve ser de, no máximo, 5 (cinco) integrantes. Na publicação, a ordem de nomes (autor principal e coautores) será aquela informada no momento da submissão.

    5. As matérias são de total e exclusiva responsabilidade dos autores que cedem, previamente, os direitos autorais ao Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP.

    6. Os originais serão publicados em língua portuguesa e inglesa. Só serão aceitos trabalhos cujos autores concordem com a versão do seu artigo para a língua inglesa, a ser providenciada pela RC&F, com vistas à publicação no mesmo periódico ou, vice-versa, com a tradução de inglês para português.

    7. Excepcionalmente, poderão ser aceitos trabalhos redigidos em espanhol. O disposto no item 6 também será aplicado nesse caso para o que se refere à versão para língua inglesa.

 

Forma e preparação de manuscritos

Estrutura

A estrutura do trabalho, em termos gerais, deverá ser constituída na seguinte ordem:

  • Título do trabalho: o título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ser breve e suficientemente específico e descritivo.
  • Resumo: deve evidenciar o problema da pesquisa, metodologia e conclusões. Não devem ser usados tópicos, enumerações, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, equações e fórmulas, além de abreviaturas, siglas, símbolos e, tampouco, citações. O Resumo deve ter o mínimo de 250 e o máximo de 300 palavras, em um único parágrafo.
  • Palavras-chave: na língua do texto, com até cinco descritores mais conhecidos da área, separados entre si por ponto e finalizados também por ponto.
    Exemplo: Palavras-chave: Ética. Códigos de Ética. Gestão.
  • Abstract: Versão do resumo na língua do texto para o idioma Inglês.
  • Keywords: Versão das palavras-chave na língua do texto para o idioma Inglês.
  • Introdução.
  • Desenvolvimento (identificadas as separações específicas de cada trabalho)
  • Conclusão.

Formato:

  • Não exceder a 32 páginas, incluindo as Referências, digitadas em um software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior para Windows, com as seguintes especificações:
    • Fonte: Times New Roman; tamanho 12 (para textos) e 10 (para tabelas, figuras e notas de rodapé);
    • Espaçamento: duplo, para o texto, incluindo fórmulas; e espaçamento simples para tabelas e figuras;
    • Alinhamento: justificado, para os parágrafos, com recuo de 1 cm na primeira linha;
    • Número de página: no canto superior direito;
    • Medidas das margens: 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda).
    • Tamanho do papel: A4 (21,0cm x 29,7cm).
    • Tabela: apenas este termo deve ser utilizado, no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo “quadro”). As Tabelas devem ser enumeradas sequencialmente com cabeçalho explicitando: o que está sendo representado, quando ocorreu e onde ocorreu. O título deve ser colocado acima da Tabela, conforme a norma da American Psychological Association (APA).
      Exemplo: Tabela 1 Estatística descritiva para amostra com dados com base em dezembro.
    • Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos “ilustração”, “gráfico”, “organograma” etc.). O título deve ser colocado na parte inferior (abaixo da imagem), precedido da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme a norma da American Psychological Association (APA).
      Exemplo: Figura 1 Processos inerentes à institucionalização.
    • Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses.
      Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).
    • As Tabelas, Figuras e Fórmulas devem permitir edição em software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior para Windows.

Citações e Referências:

  • Citações: conforme a Norma da American Psychological Association (APA). Deverão ser indicadas, no texto, pelo sistema de chamada ‘autor-data’. Ex: Martins (2002).
  • Referências: a partir de Janeiro de 2012, conforme a Norma da American Psychological Association (APA). Deverão ser relacionadas em ordem alfabética, no final do artigo, somente as citadas no texto.
Tutoriais das normas da American Psychological Association (APA) disponíveis em: http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx.

 

Envio de artigos originais

Os artigos devem ser encaminhados pelo site da Revista, disponível em: http://submission.scielo.br/index.php/rcf/login.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Depto de Contabilidade e Atuária da FEA/USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3
CEP 05508 - 010 - São Paulo SP Brasil
Tel.: +55 11 3091-5820 (ramal 115)
Fax: +55 11 3813-0120


recont@usp.br