ISSN 2317-6172 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas

A Revista Direito GV publica artigos inéditos (nacional e internacionalmente) com as mais diversas abordagens teóricas e metodológicas, inclusive artigos interdisciplinares e de pesquisa aplicada. Será dada prioridade para artigos que contribuam para a inovação teórica, metodológica e empírica, especialmente nos campos de pesquisa de Direito e Desenvolvimento (law & development), Direito e Sociedade (law & society) e Direito e Economia (law & economics). A Revista busca artigos que examinem o papel do direito, das instituições jurídicas e dos sistemas jurídicos nacionais e internacionais nos processos de desenvolvimento social e econômico, particularmente nos países em desenvolvimento, nos mercados emergentes e nas nações em transição e que busquem determinar como o direito pode inibir ou promover mudanças desejadas.

Para os temas descritos no parágrafo acima, a submissão de manuscritos é contínua. Já o prazo para o envio de artigos que tratem sobre “Empresas e direitos humanos”, tema da chamada especial de 2017, é 30 de abril de 2017. Para acessar as informações detalhadas da chamada, clique aqui.

A Revista Direito GV publica ainda resenhas inéditas e traduções. A seção de resenhas tem como objetivo chamar a atenção dos leitores para obras publicadas nos últimos 24 meses (a contar do prazo de envio do texto). A resenha deve estabelecer a relevância da obra para o campo na qual está inserida e suscitar discussões críticas sobre ela. As resenhas devem privilegiar títulos de interesse acadêmico em detrimento de publicações de uso profissional. Resenhas meramente descritivas e que apenas resumam o argumento da obra não serão aceitas. A seção de traduções privilegia textos clássicos ou de difícil acesso aos leitores brasileiros. Elas são selecionadas por meio da análise da relevância e da qualidade técnica do texto traduzido.

A Revista é publicada em formato digital (ISSN 2317-6172) e tem periodicidade quadrimestral.
A abreviatura de seu título é Rev. Direito GV, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

Outras informações podem ser consultadas na Política Editorial da Revista Direito GV.

 

Fontes de indexação

  • Biblioteca do Senado Federal
  • CiteFactor
  • Diadorim
  • DOAJ: Directory of Open Access Journals
  • EZB: Eletronic Journals Library
  • HeinOnline
  • IBSS: International Bibliography of the Social Sciences
  • Portal de Periódicos CAPES
  • ProQuest
  • Repositório FGV de Periódicos e Revistas
  • Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal – Latindex
  • Sherpa/Romeo
  • Ulrichs

 

Propriedade intelectual

A Revista Direito GV detém os direitos patrimoniais dos artigos, resenhas e ensaios que publica, inclusive os de tradução.

A Revista Direito GV adota a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, exceto onde estiver expresso de outro modo, permitindo-se cópias e reproduções, no todo ou em parte, desde que para fins não comerciais e com identificação de sua fonte. Para controle e registro da editoria, solicita-se que tais usos da Revista – com exceção de citações de pequenos trechos em trabalhos acadêmicos – sejam comunicados pelo e-mail revistadireitogv@fgv.br.

Caso haja interesse em utilizar textos da Revista Direito GV com finalidade comercial, é necessário realizar contato prévio com a Revista pelo e-mail revistadireitogv@fgv.br, solicitando uma autorização para a publicação. Os termos e condições, caso a publicação seja autorizada, serão definidos caso a caso pela editoria da Revista.

A versão on line do periódico possui acesso aberto e gratuito.

 

Patrocinador

A publicação recebe financiamento de:

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua Rocha, 233, 11º andar
01330-000 São Paulo/SP Brasil
Tel.: (55 11) 3799 2172



revistadireitogv@fgv.br