ISSN 1980-4164 versão impressa
ISSN 1413-2311 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A REAd é aberta a todos os temas relativos a gestão das organizações. Esporadicamente a REAd publica edições especiais, temáticas, publicadas em inglês, em meio eletrônico, e também impressas em papel.

Os artigos devem ser submetidos somente em meio eletrônico, através do e-mail: read@ea.ufrgs.br. A REAd realiza um processo de avaliação nos artigos recebidos (peer-review). Os artigos recebem um código e são encaminhados para uma pré-avaliação. Após, são enviados aos avaliadores, sem a identificação dos autores e instituições (blind review). Os nomes dos autores somente serão revelados quando o artigo ou caso for publicado. A REAd possui fluxo contínuo, ou seja, o autor poderá enviar o seu artigo a qualquer momento. Apenas para as edições especiais é que existe datas limites para o envio dos artigos. Consulte também "Mecanismos de Avaliação".

Critérios para avaliação:

  1. Tema (atual e relevante)
  2. Objetivos (claros e bem definidos)
  3. Revisão de literatura (reflete o estado-da-arte do conhecimento na área)
  4. Consistência conceitual ou teórica do trabalho (adequada e bem estruturada)
  5. Método de pesquisa utilizado (claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho)
  6. Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulada com a base teórica)
  7. Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas)
  8. Contribuição científica (para o conhecimento na área temática)
  9. Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal)

O artigo deve ser científico (ver especificações exigidas) e apresentar resultados de pesquisas ou uma contribuição para a área de Administração.

O artigo deve ser inédito, ou seja, não pode estar em avaliação ou publicado em outra revista. OBS: Aceita-se artigos apresentados em congressos científicos e publicados em anais.

Os artigos devem observar as normas da ABNT e os parâmetros estabelecidos nas Normas de Submissão. Importante! O artigo deve ter menos de 1MB.

O autor poderá submeter o resultado de um caso de ensino. Para tanto sugere-se observar as recomendações para apresentação de casos nas Normas de Submissão. Da mesma forma que os artigos, o caso de ensino não pode ter sido publicado em outra revista. Os autores podem submeter seus Artigos e Casos para as edições correntes da REAd nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa. O artigo completo será publicado na língua que for submetido. Salienta-se que nas edições especiais, a partir de 2003, os artigos completos deverão ser submetidos e publicados somente na língua inglesa. Os artigos devem ser enviados para o e-mail da REAd juntamente com as Fichas Cadastrais dos Autores (consultar seção "Formulários"). O primeiro autor do artigo aprovado para publicação deverá, quando receber a carta de aprovação por e-mail, preencher e assinar a Ficha de Cessão de Direitos Autorais (consultar a seção "Formulários") e encaminhá-la para a REAd.

 

Forma e preparação de manuscritos

Normas para Publicação de Artigos Científicos - REAd

1. Regras Gerais:

Se você estiver interessado em enviar um Artigo, Estudo de Caso ou Caso de Ensino para REAd deve observar as exigências da revista.

O artigo deve ser científico e apresentar resultados de pesquisas relevantes ou que contribuam para o conhecimento na área de Administração.

O artigo deve ser inédito, ou seja, não pode ter sido submetido à avaliação ou publicado em outra revista. Obs.: Aceitamos artigos apresentados em congressos científicos e publicados em anais. O autor só poderá enviar um artigo por ano.

Todo artigo ou caso submetido para a REAd deve ser enviado conforme modelo da revista, acompanhado da Ficha Cadastral de Autor preenchida + Carta de Declaração de Originalidade assinada pelo primeiro autor. Os arquivos devem ser nomeados conforme o conteúdo dos mesmos.

*No caso de artigos com mais de um autor, cada autor deverá preencher uma Ficha com os seus dados, informando qual a ordem do autor no artigo.

*As Fichas de Cadastro dos Autores devem vir anexas ao e-mail, juntamente com o Artigo a ser submetido, mesmo que o autor já tenha cadastro.

Atenção! O artigo deve ser submetido com o texto já revisado* em todos os idiomas exigidos e dentro das normas da revista e ABNT (NBR 6022, 2003). Artigos fora desse padrão poderão ser recusados.

*No caso da revista solicitar o REENVIO dos arquivos, é importante o envio de TODOS os arquivos novamente, respondendo pelo mesmo e-mail, e MANTENDO o histórico das mensagens anteriores. Os arquivos devem ser nomeados conforme o conteúdo dos mesmos. Ex.: artigo, caso, ficha, resumos, declaração, etc.

O arquivo do artigo deve ser em Word 97-2003, não deve ter notas ou marcações que revelem autoria, e deve ter menos de 1MB.

Alguns exemplos* para apresentação de artigos e outros documentos podem ser consultados na seção Formulários, no site da revista.

*Os parâmetros gerais são para consulta e podem ser seguidos no caso de não haver especificações nas normas da revista sobre algum aspecto do texto.

Os textos devem observar as normas da ABNT (NBR 6022, 2003) para artigos científicos, exceto nas formatações especificadas abaixo.

2. Formatações:

- Número de páginas: máximo de 30; A numeração deve ser seqüencial, a partir da Introdução, em algarismos arábicos, no canto superior direito, sem traços, pontos ou parênteses.

- Formato: A4;

- Margens: inferior e direita de 2 cm, e esquerda e superior de 3 cm;

- Fonte: Times New Roman, corpo 12, espaçamento igual a 1,5 para o texto e títulos, e espaçamento 1 para resumo e abstract; títulos do resumo e abstract em maiúsculo, negrito, centralizado.

- Título: maiúsculo, negrito, centralizado, em português e inglês (obrigatórios) e espanhol (opcional - caso não seja enviado, a tradução será feita por uma tradutora, antes da publicação, mas sem a revisão dos autores.)

- Resumos: Devem estar no começo do artigo, com os títulos e palavras-chave (em português e inglês), juntamente com as informações dos autores, conforme modelo da revista. Deve ter entre 200 e 400 palavras em português e inglês (obrigatórios) e espanhol (opcional: caso não seja enviado neste idioma, a tradução será feita por uma tradutora antes da publicação, mas sem revisão dos autores.)

- Palavras-chave: listar objetivamente, até 6 palavras-chave nos idiomas respectivos, separadas por vírgula.

- Figuras (tabelas, gráficos): inseridas no corpo do texto. Formatações conforme ABNT.

- Referências: a normalização das referências* é baseada nas normas da ABNT (NBR 6023:2002 - Informação e documentação - Referências - Elaboração). As fontes devem ser apresentadas de forma completa. Os nomes dos periódicos devem ser descritos por extenso, sem abreviações. A exatidão das referências e citações do texto são de responsabilidade do (s) autor (es) do artigo.

* Em todas as referências deve-se apresentar o local de publicação (cidade), no lugar adequado para cada tipo de documento. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente e alinhadas à margem esquerda, conforme ABNT, com espaçamento simples nas entrelinhas e duplo entre as referências (ver modelo acima). Para as línguas espanhola e inglesa servem as mesmas especificações.

3. Critérios para avaliação:

  1. Tema (atual e relevante)
  2. Objetivos (claros e bem definidos)
  3. Revisão de literatura (reflete o estado-da-arte do conhecimento na área)
  4. Consistência conceitual ou teórica do trabalho (adequada e bem estruturada)
  5. Método de pesquisa utilizado (claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho)
  6. Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulada com a base teórica)
  7. Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas)
  8. Contribuição científica (para o conhecimento na área temática)
  9. Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal)

*O autor poderá submeter também texto com o resultado de um caso de ensino. Para tanto sugere-se observar as recomendações da revista para apresentação de Casos de Ensino.

4. Recomendações para submissão de Casos de Ensino
 
Todo caso de ensino submetido para a Read deve vir acompanhado da Ficha Cadastral de Autor preenchida e Carta de Declaração de Originalidade assinada pelo primeiro autor. Pode ser assinada e escaneada ou inserida a assinatura eletrônica no arquivo. Da mesma forma que os artigos, o caso de ensino deve ser inédito.

*Para casos com mais de um autor, cada autor deverá preencher uma Ficha cadastral com os seus dados. A(s) ficha(s) deve(m) ser anexada(s) ao e-mail juntamente com o arquivo em Word do caso a ser submetido e enviado para read@ea.ufrgs.br.

O caso de ensino deve seguir a especificação da revista quanto aos Resumos (ver acima).

O Caso de Ensino deve apresentar claramente uma situação problema, um conflito em que o protagonista deverá usar seus conhecimentos de Administração para encontrar a melhor alternativa para resolvê-lo. O Caso deve relatar uma situação do passado, ou seja, um relato com início, meio e fim. 

O autor deve procurar criar um suspense durante o relato do Caso, estimulando o leitor a colocar-se na posição do protagonista.

O autor deverá indicar a bibliografia que subsidia as decisões tomadas pelo protagonista e a situação de conflito relatada no Caso.

O nome da Organização ou pessoa física a que se refere o Caso deverá aparece somente se houver a concordância formal dos mesmos. A responsabilidade da identificação dos protagonistas é do(s) autor(es) do Caso.

Um Caso pode ter entre oito a dez páginas de texto, e até cinco páginas de anexos. Se o caso citar os nomes verdadeiros de pessoas físicas ou jurídicas, o autor deverá encaminhar, em anexo, junto com o caso e a ficha de cadastro, uma autorização dos mesmos para que seus nomes sejam citados.

O autor pode anexar notas de ensino (teaching notes) dirigidas ao professor para uso do caso, explicitando os objetivos educacionais deste. Algumas especificidades e diferenças entre Casos de Ensino e Estudos de Caso podem ser consultadas na tabela a seguir: Tabela Comparativa Estudo de Caso - Caso de Ensino
 

5. Submissões:

Os artigos e casos devem ser submetidos somente em meio eletrônico, enviando através do e-mail: read@ea.ufrgs.br.

Não há prazo para envio de artigos. O texto do artigo com os resumos deve ser enviado com as Fichas de cadastro, em Word. A declaração de originalidade deve ser assinada pelo primeiro autor, e enviada em word ou pdf.

O primeiro autor do artigo ou caso aprovado para publicação deverá, quando receber a carta de aprovação por e-mail, preencher e assinar a Carta de Cessão de Direitos Autorais e encaminhá-la por correio ou e-mail para o endereço da revista.

O autores podem submeter seus artigos e casos para as edições correntes da REAd nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa. O texto completo será publicado na língua em que for submetido o artigo, com os resumos nas três línguas.

Salienta-se que nas edições especiais, a partir de 2003, os artigos completos deverão ser submetidos e publicados somente na língua inglesa. Os artigos devem ser enviados para o e-mail da REAd juntamente com as fichas cadastrais.

*Os casos não previstos nestas normas serão resolvidos pelo Editor da REAd, consultando o Conselho Editorial quando necessário.

*As normas ABNT (NBR 6022, 2003) devem ser utilizadas nos artigos, nos casos não especificados neste documento.

 

Envio de manuscritos

O artigo deve ser científico e apresentar resultados de pesquisas relevantes ou que contribuam para o conhecimento na área de Administração. O artigo deve ser inédito, ou seja, não pode ter sido submetido à avaliação ou publicado em outra revista. Obs.: Aceitamos artigos apresentados em congressos científicos e publicados em anais. O autor só poderá enviar um artigo por ano.

Todo artigo ou caso submetido para a REAd deve ser enviado conforme modelo da revista, acompanhado da Ficha Cadastral de Autor preenchida + Carta de Declaração de Originalidade assinada pelo primeiro autor. Os arquivos devem ser nomeados conforme o conteúdo dos mesmos.

*No caso de artigos com mais de um autor, cada autor deverá preencher uma Ficha com os seus dados, informando qual a ordem do autor no artigo.

*As Fichas de Cadastro dos Autores devem vir anexas ao e-mail, juntamente com o Artigo a ser submetido.

O artigo deve ser submetido com o texto já revisado* em todos os idiomas exigidos e dentro das normas da revista e ABNT (NBR 6022, 2003). Artigos fora desse padrão poderão ser recusados.

* No caso da revista solicitar o REENVIO dos arquivos, é importante o envio de TODOS os arquivos novamente, respondendo pelo mesmo e-mail, e MANTENDO o histórico das mensagens anteriores. Os arquivos devem ser nomeados conforme o conteúdo dos mesmos. Ex.: artigo, caso, ficha, resumos, declaração, etc.

O arquivo do artigo deve ser em Word 97-2003, não deve ter notas ou marcações que revelem autoria, e deve ter menos de 1MB.

 

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