ISSN 0101-3157 versão impressa
ISSN 1809-4538 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Orientação Editorial

Desde sua primeira edição em janeiro de 1981, a Revista de Economia Política é revisada por pares, e vê a teoria econômica em termos clássicos, como economia política. São bem vindos trabalhos com bordagem keynesiana, estruturalista, ou institucionalista. A Revista publica trabalhos teóricos sobre economia do desenvolvimento e macroeconomia que adotem o método hipotético-dedutivo, assim como papers fazendo a critica da teoria econômica. A Revista também publica trabalhos aplicados que contenham pesquisa relevante, dando prioridade aos trabalhos sobre países em desenvolvimento. Nas revisões de literatura os autores brasileiros e latino-americanos relevantes não devem ser deixados de lado. No caso de estudos econométricos, os aspectos técnicos serão publicados apenas na edição eletrônica da Revista. Os artigos são publicados de acordo com a data em que foram aprovados, mas sera dada prioridade para os artigos em ingles. Ao aceitar a submissão a Revista adota como critério adicional a abrangência do trabalho e seu interesse em publicá-lo.

 

Forma e preparação de manuscritos

Instruções para os Colaboradores

1. A Revista Brasileira de Economia Política publica artigos ou papers, pequenos papers, artigos-resenha, notas e comentários, bem como os documentos que estão em conformidade com a sua política editorial. . A Revista não solicita trabalhos, mas apenas publica artigos que estão dentro de sua área de interesse. Se o trabalho é aceito neste primeiro exame, deverá ser avaliado por pares e, uma vez aprovado, será publicado, basicamente, de acordo com a ordem de aprovação pelo Conselho.

2. Os trabalhos devem conter argumentação econômica razoavelmente original e competente referência à literatura sobre o tema. Os trabalhos que deixarem de mencionar autores brasileiros ou latino-americanos com trabalhos relevantes na discussão do assunto não serão aceitos. Papers com modelos matemáticos complexos decorrentes do uso do método hipotético-dedutivo não interessam à Revista.

3. A Revista publica trabalhos originais, em português ou, preferencialmente, em inglês. A submissão de um trabalho implica que não tenha sido previamente publicado ou que se encontra em processo de submissão em outra publicação. Entretanto, é permitida a publicação simultânea na Revista e em outra publicação desde que em  idiomas diferentes

4. Uma vez que um artigo em português tenha sido aprovado para publicação, o autor terá a opção de traduzi-lo para o inglês. As duas versões serão publicadas. A versão em inglês aparecerá na versão impressa da Revista, e a versão em português aparecerá apenas na versão digital da revista.

5. Os papers não devem exceder 52.000 caracteres com espaço, incluindo referências, tabelas, gráficos e notas de rodapé. O título dos papers deve ser conciso. Devem conter um abstract com no máximo 100 palavras, palavras-chave, classificação JEL, e uma chamada sobre o artigo de no máximo 20 palavras, também em inglês. Os artigos-resenha podem chegar a 62.000 caracteres, considerados os espaços. As tabelas devem vir em formato Word, devem ser pequenas (apenas os números essenciais) e em número limitado. Limitado também deve ser o número de gráficos. A Revista não aceitará artigos que não atendam esses requisitos.

6. Papers econométricos relacionando determinados resultados a determinadas causas serão aceitos, mas, a não ser que contenham adicionalmente desenvolvimento de teoria original, deverão ser enviados em duas versões: uma, para ser publicada na edição impressa, com  no máximo 30.000 caracteres; apenas a questão ou questões propostas e as conclusões econométricas devem constar dessa versão. A segunda versão, para publicação na edição digital, deverá se completa, com os detalhes sobre o método empregado, os quadros econométricos e os dados usados nas análises documentados de maneira precisa; deve ainda informar a versão do software e as rotinas utilizadas. Detalhes dos cálculos devem ser suficientes para permitir replicação por outros pesquisadores.

7. Os artigos-resenha consistem em revisão bibliográfica razoavelmente completa e atualizada sobre determinado assunto. Os pequenos papers não devem exceder 10 páginas, devem ser sucintos, e conter modelo teórico. Ambos são especialmente bem vindos e terão prioridade na publicação. Comentários são análises críticas deartigos publicados na Revista; se forem aceitos, o autor do paper comentado terá direito a uma réplica no mesmo número; tanto o comentário quanto a resposta não poderá ultrapassar 15.000 caracteres.

8. Os trabalhos citados poderão ser identificados no texto ou em nota de rodapé. Quando o texto citado não é o da edição original, a data do texto original deve aparecer no texto do trabalho, enquanto que na sua referência se repete essa data, dentro do parêntese, e, em seguida, entre colchetes se coloca a data da edição utilizada. Nas citações de frases deve haver sempre a indicação da página, nas citações e referências de artigos em revistas deve sempre aparecer o volume, o número, e a página inicial e final do artigo. No final do artigo a referência deve se limitar aos trabalhos citados e deve obedecer o seguinte formato:

    Marx, Karl (1867 [1968]) O Capital – Livro I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
    Rangel, Ignácio M. (1981) “A história da dualidade brasileira”, Revista de Economia Política, 1(4): 5-34.

9. Os artigos serão submetidos aos pareceristas do Conselho Editorial desde que atendam aos requisitos acima e tratem de tema previsto na Orientação Editorial.

10. A submissão de um trabalho implica na sua autorização para publicação na Revista. Não serão pagos direitos autorais.

 

Envio de manuscritos

Submissão de Trabalhos:

Manuscritos de acordo com Instruções para Colaboradores para ceciliaheise46@gmail.com.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Centro de Economia Política
Rua Araripina, 106 - Cidade Jardim
05603-030 - São Paulo-SP - Brasil
Tel.: +55 11 3816-6020
Fax.: +55 11 3816-6652


ceciliaheise46@gmail.com