ISSN 0101-3157 versão impressa
ISSN 1809-4538 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Orientação Editorial - A Revista de Economia Política publica trabalhos de economia política, bem como papers aplicados que contenham análises relevantes. Trabalhos sobre países em desenvolvimento terão prioridade. Economia política é aqui subentendida como teoria econômica e política relacionando mercado e Estado. A Revista mantém seu caráter pluralista. São especialmente bem-vindos trabalhos institucionalistas, de escolha pública, keynesianos, schumpeterianos e estruturalistas, elaborados por economistas, ou cientistas políticos comprometidos com a análise das relações entre o mercado e o Estado. Enfatizamos a necessidade de os autores respeitarem as normas estabelecidas nas Instruções para Colaboradores, especialmente as referentes ao limite de tamanho. Os trabalhos serão enviados para avaliação, garantindo o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação. Uma vez aprovados, serão publicados de acordo com a ordem de aprovação.

A Revista de Economia Política é uma publicação trimestral editada pelo Centro de Economia Política. A Revista é publicada pela Editora 34.

 

Forma e preparação de manuscritos

Instruções para os Colaboradores

1. A Revista de Economia Política publica papers, pequenos papers, artigos-resenha, notas e comentários, documentos e resenhas de livros que estejam de acordo com sua Orientação Editorial. A Revista não solicita trabalhos, e as publicações seguem a ordem de aprovação pelo Conselho.

2. Os papers não devem exceder 52.000 caracteres com espaço, incluindo referências, tabelas, gráficos e notas de rodapé. As tabelas devem vir em formato Word, devem ser pequenas e em número limitado. Limitado também deve ser o número de gráficos. O título dos papers deve ser conciso. Devem conter um abstract com no máximo 100 palavras, palavras-chave e classificação JEL. Os artigos-resenha podem chegar a 62.000 caracteres, considerados os espaços.

3. Papers com testes econométricos serão aceitos desde que a pesquisa seja abrangente, o método de computação claramente especificado e as conclusões expressas também em palavras. Os dados usados nas análises devem ser documentados de maneira precisa e enviados em arquivo anexo, informando a versão do software e as rotinas utilizadas. Detalhes dos cálculos devem ser suficientes para permitir replicação por outros pesquisadores.

4. Os Artigos-Resenha consistem em revisão bibliográfica razoavelmente completa sobre determinado assunto. Os pequenos papers não devem exceder 10 páginas, devem ser sucintos, e conter modelo teórico. Comentários são análises críticas de papers publicados na Revista; se forem aceitos, o autor do paper comentado terá direito a uma réplica no mesmo número. Resenhas de livros são encomendadas pelo Conselho e estão limitadas a 4.000 caracteres com espaço.

5. A Revista publica papers originais em português e inglês. A submissão de um paper à Revista deve implicar que o mesmo não foi publicado previamente e não está sendo considerado em outra publicação. É permitida, entretanto, a publicação simultânea de um paper na revista e em outra, em línguas diferentes.

6. Os trabalhos deverão conter referências bibliográficas completas e precisas. O trabalho é identificado no texto ou em nota de rodapé pelo nome do autor, data, e número da página. Quando o texto citado não é o da edição original, a data do texto original aparece entre colchetes, dentro do parêntese em que aparece a data da edição utilizada. Nas referências de artigos em revistas deve sempre aparecer o volume, o número, e a página inicial e final do artigo. No final do artigo deve aparecer a referência dos trabalhos citados, no seguinte formato:

Marx, Karl ([1867] 1968) O Capital - Livro I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Rangel, Ignácio M. (1981) “A História da Dualidade Brasileira”. Revista de Economia Política, 1(4): 5-34.

7. Os artigos só serão submetidos aos pareceristas do Conselho Editorial desde que atendam aos requisitos acima e tratem de tema previsto na Orientação Editorial.

8 A submissão de um trabalho implica na sua autorização para publicação na Revista. Não serão pagos direitos autorais.

 

Envio de manuscritos

Submissão de Trabalhos:

Manuscritos de acordo com Instruções para Colaboradores para ceciliaheise@uol.com.br, ou, em disquete em formato word e uma via impressa, para Rua Araripina 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP./ Manuscripts according to Instruction for Contributors shall be sent to Cecilia Heise, ceciliaheise@uol.com.br, or a disk in word format and one printed copie to Rua Araripina 106, CEP 05603-030 São Paulo - Brazil.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Centro de Economia Política
Rua Araripina, 106 - Cidade Jardim
05603-030 - São Paulo-SP - Brasil
Tel.: +55 11 3816-6020
Fax.: +55 11 3816-6652


ceciliaheise46@gmail.com