ISSN 0102-6933 versão impressa
ISSN 1983-1447versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas

A Revista Gaúcha de Enfermagem foi criada em 1976 com o objetivo de proporcionar aos enfermeiros do sul do país, um veículo para divulgação de seus trabalhos. Quarta publicação no país e única da área no estado do Rio Grande do Sul seguiu à Revista Brasileira de Enfermagem, a Enfermagem em Novas Dimensões (não mais em circulação) e a Revista da Escola de Enfermagem da USP. Inicialmente foi vinculada ao Departamento de Assistência e Orientação Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo sido assumida pela Escola de Enfermagem em 1982. É uma das revistas brasileiras de enfermagem indexadas no MEDLINE (desde 1986). Por isto, foi indexada na base SCOPUS. Inicialmente sua periodicidade era semestral, passou para quadrimestral em 2003 e, para trimestral em 2006. Em 2009 foi classificada pela CAPES como Qualis B1.

Desde 2003 sua normalização foi adequada às exigências para os periódicos da área de Enfermagem, incluindo tamanho da revista, dados do fascículo na lombada e no canto superior, trabalhos em duas colunas; referência bibliográfica de cada artigo logo em sua primeira página; rígido controle na escolha dos descritores, seguindo o DeCS, e tamanho padronizado para os resumos; dados trilingues para capa, sumário, normas para autores e ficha de assinatura; referências seguindo norma internacional.

Tem como objetivo publicar prioritariamente artigos originais derivados de pesquisa, dissertações ou teses, que se destinem exclusivamente à Revista, e também artigos de revisão sistemática, de reflexão, relatos de experiência, comunicações breves, resenhas e cartas ao editor.

A disponibilização das publicações em meio eletrônico teve início a partir de maio de 2008 com o uso da plataforma SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas). Encontram-se disponibilizados online os resumos dos artigos publicados desde 1983 e textos completos desde 1998. A revista encontra-se disponível na íntegra no site: www.ufrgs.br/revistagauchadeenfermagem.

A abreviatura de seu título é Rev. Gaúcha Enferm. (Online), que deve ser utilizado em bibliografias, notas de pé-de-página, referências e notas bibliográficas.

 

Fontes de indexação

Bases Internacionais

Bases Nacionais

Participação em catálogos coletivos:

 

Patrocinadores

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Rua São Manoel, 963
Campos da Saúde - 90620-110
Porto Alegre - RS - Brasil
Tel: +55-51 3308.5242
Fax: +55-51 3308.5436


revista@enf.ufrgs.br