ISSN 0036-4665 versão impressa
ISSN 1678-9946 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo é dedicada à pesquisa dos diferentes aspectos das doenças transmissíveis. A revista é publicada integralmente em inglês.

A partir de 2016, a Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo será publicada exclusivamente online, com acesso livre.

Além dos trabalhos originais, cada fascículo pode apresentar comunicações, relatórios preliminares de pesquisa, relatórios técnicos, artigos de revisão, correspondência e outros trabalhos de pesquisadores brasileiros e internacionais. A revista também publica resumos de livros lançados recentemente e enviados para a revista por seus autores ou pela editora, como também relatórios de eventos.

A Comissão Editorial da revista, assim como especialistas brasileiros e internacionais analisam criticamente cada manuscrito de forma rigorosa, com o objetivo de manter o alto padrão da publicação.

 

Artigos originais

O texto deve ser precedido por um resumo de até 200 palavras, e apresentar as seguintes seções: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos e Referências. Todos os artigos devem apresentar abstract em inglês e resumo em português ou espanhol, com título em português ou espanhol. As páginas devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos.

As tabelas e ilustrações devem ser mencionadas no texto, assim como deve ser indicada sua posição aproximada à margem do texto. As tabelas devem títulos específicos e breves. Desenhos, assim como fotografias, fotomicrografias, micrografias etc., devem ser planejadas para corresponder ao tamanho de uma ou duas colunas de texto. Imagens devem ser enviadas preferencialmente em formato TIF.

Se houverem figuras coloridas o autor será convidado a contribuir com os custos de reprodução.

A lista de referências, incluindo apenas as que realmente foram mencionadas no texto ou nas tabelas, deve ser ordenada alfabeticamente e numerada consecutivamente com algarismos arábicos. A citação da referência no texto deve se reportar a esses números, e apenas excepcionalmente ao autor e ano. As referências devem ser em formato Vancouver, conforme os modelos abaixo:

Artigos em revistas
Ex.: Velho PENF, Faria AV, Cintra ML, Souza EM, Moraes AM. Larva migrans: a case report and review. Rev Inst Med Trop Sao Paulo. 2003;45:167-71.
Ex.: Costa E, Lopes AA, Sacramento E, Costa YA, Matos ED, Lopes MB et al. Penicillin at the late stage of leptospirosis: a randomized controlled trial. Rev Inst Med Trop Sao Paulo. 2003;45:141-5.

Livros
Ex.: Lewin B. Genes IX. Boston: Jones and Bartlett; 2008.

Capítulos de livros
Ex.: Ferreira HO. Doença de Chagas. In: Farhat CF, Carvalho ES, Carvalho LHFR, Succi RC, editores. Infectologia pediátrica. São Paulo: Atheneu; 1998. p. 531-7.

Teses
Ex.: Vidal MSM. Estudo imunoquímico de antígenos de Fonsecaea pedrosoi e padronização de técnicas sorológicas para cromoblastomicose causada por este fungo [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina; 2002.

 

Comunicações, Relatórios preliminares e técnicos e Cartas ao editor

Esses trabalhos são reservados para a divulgação de novas observações de importância crítica, não devendo exceder duas ou três páginas, incluindo as ilustrações e referências.

Relatórios preliminares de pesquisa serão publicados no fascículo seguinte, depois da aprovação pelos revisores.

 

Artigos de revisão

Serão publicados artigos de revisão a convite da Comissão Editorial, elaborados por pesquisadores que tenham apresentado contribuições substanciais a uma área específica do campo das doenças transmissíveis.

Entretanto, um artigo de revisão pode ser submetido ao Editor, podendo ser publicado depois de julgado apropriado pelos revisores.

Um artigo de revisão deve ser apresentado no mesmo formato de um artigo original, exceto as seções como introdução, material e métodos, resultados e discussão. Contudo, deve apresentar resumos em inglês e em português.

Artigos de revisão, comunicações, relatórios preliminares e técnicos e correspondência publicados em um fascículo recente da revista devem ser usados como modelos para apresentação.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470
05403-000 São Paulo SP - Brazil
Tel. / Fax: +55 11 3062-2174


revimtsp@edu.usp.br