ISSN 1414-4980 versão impressa
ISSN 1982-0259 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

- A Revista Katálysis destina-se à publicação de trabalhos sobre assuntos atuais e relevantes no âmbito do Serviço Social, áreas afins e suas relações interdisciplinares. Cada edição focaliza uma unidade temática, previamente definida pela Comissão Editorial, tendo em vista sua importância dentro do contexto social contemporâneo, mas reserva um espaço para publicar trabalhos que tratem de outros assuntos, desde que relacionados ao Serviço Social.

- Os trabalhos submetidos à publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas.

-A Revista Katálysis, em cada fascículo, prioriza a publicação de artigos baseados em pesquisas aplicadas e teóricas, com detalhada descrição metodológica.

- Todos os direitos autorais são reservados para a Revista Katálysis. Para qualquer parte da publicação ser reproduzida, estocada por qualquer sistema ou transmitida por quaisquer meios ou formas existentes ou que venham a ser criados, será necessário obter, e constar por escrito, a permissão da Comissão Editorial com o crédito de referência aos autores e à Revista Katálysis.

- O envio do artigo deverá ser acompanhado por Carta de Encaminhamento, Declaração de Responsabilidade e termo de Transferência de Direitos Autorais, devidamente assinados (modelos ao final).

- Os trabalhos submetidos à publicação serão analisados por pares, Membros do Conselho Editorial Científico, ou pareceristas ad hoc, os quais arbitrarão sobre a conveniência, ou não, de sua aceitação, e poderão sugerir aos autores reformulações, ou adaptações às normas editoriais. A decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos será da Comissão Editorial, com base no programa editorial da revista. Durante a análise serão verificados rigor, clareza e precisão quanto à produção científica, à redação, ao conteúdo e à probidade ético-teórica. As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após sua avaliação e aceitação final. A Comissão Editorial assegura o anonimato para a autoria no processo de avaliação, como também assegura aos avaliadores o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.

- Todos os trabalhos resultantes de pesquisa, ou relato de experiência, que envolverem sujeitos humanos terão sua publicação condicionada ao cumprimento dos princípios éticos, o que deverá ser claramente descrito no último parágrafo da seção Metodologia do artigo. Deverão indicar se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinki (1975, revisada em 1983, 1989, 1996, 2000, 2002, 2004 e 2008). Os trabalhos de autores brasileiros deverão, ainda, indicar respeito às Resoluções do Conselho Nacional de Saúde n. 196, de 10/10/96 e n. 251, de 07/08/97, apresentar o parecer positivo do Comitê de Ética da instituição de origem de autor(es) e autora(s) e, se for o caso, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado por entrevistados.

- Autores: para as pesquisas aplicadas, a indicação dos nomes dos autores, logo abaixo do título do artigo, é limitada a 4 (quatro); para as pesquisas teóricas, este número é limitado a 2 (dois), acima destes números, os autores são listados nas notas finais, com a indicação de sua participação na pesquisa (em caráter excepcional, em pesquisas de grande complexidade, poderá ser indicado um maior número de autores, que deverão ter sua participação na pesquisa justificada em folha separada). Para ensaios, resenhas, entrevistas e adaptações de palestras, o número de autores limita-se a 1 (um).

- Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa ou virtual) desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pela autoria e pelo Conselho Diretor do veículo onde o trabalho tenha sido originalmente publicado.

- A Revista Katálysis publica trabalhos nos idiomas Português e Espanhol. Publica também em Inglês e em outros idiomas, com versão para o Português.

- As opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade da autoria, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Editorial.

-O encaminhamento de trabalhos à revista implicará na aceitação por parte da autoria das normas aqui expressas.

-A Revista Katálysis não remunera autores/autoras que tenham seus trabalhos nela publicados, porém lhes envia um exemplar da edição com seu  texto  publicado.

 

Forma e preparação de manuscritos

-De acordo com a sistematização indicada abaixo, as notas prévias e comunicações devem ter, no máximo, duas páginas; resenhas, quatro páginas. Os demais trabalhos deverão ter, no máximo, 15 páginas, incluindo desenhos, figuras, tabelas, fotos e referências (se forem utilizadas fotos com pessoas, mesmo não identificadas, devem vir acompanhadas da permissão por escrito das pessoas fotografadas; para utilização de fotos com crianças ou adolescentes, deve ser respeitada a legislação vigente).

–Deve ser utilizado o Editor Word for Windows, seguindo a configuração: fonte Times New Roman tamanho 12, papel tamanho A-4, espaço interlinear de 1,5 cm,  todas as margens com 2,5 cm.

-Figuras, tabelas e fotos bem nítidas, em alta definição, somente em preto e branco, deverão ser entregues no original, com cabeçalho (se for o caso), créditos e legendas. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e apresentar a permissão para reprodução.

-Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as normas  gramaticais vigentes.

-Os trabalhos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que, durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial do periódico. Para todos os autores, principalmente os estrangeiros, as formas de apresentar citações e referências estão exemplificadas em item próprio a seguir.

Para o envio de trabalhos, é necessário:

    1. Carta de encaminhamento (assinada);
    2. Declaração de Responsabilidade (assinada);
    3. Transferência de Direitos Autorais (assinada);
    4. Ficha de registro do artigo;
    5. Arquivo on-line com o trabalho.

OBS: Os três primeiros itens devem conter assinatura, que pode ser digitalizada. Todos os itens devem ser enviados pelo correio eletrônico, para os endereços de e-mails disponibilizados.

Ordem de apresentação

-Título, resumo e palavras-chave no idioma do respectivo artigo.

-O título pode ter até, no máximo, 12 palavras.

-O resumo, em terceira pessoa, deve ser informativo com cerca de 140 palavras. Deve apresentar, com clareza e síntese, objetivo, metodologia, roteiro e aspectos relevantes do trabalho. Deve vir acompanhando de três a cinco palavras-chave, realmente descritivas do foco do trabalho.

Citações e referências (bibliografia)

Citações, conforme a NBR-10520, de agosto de 2002, que, para a Revista Katálysis, foi assim sistematizada:

-As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data.

-Citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto.

-Citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto,  fonte 11, recuada para a linha do parágrafo, sem aspas (ou qualquer outro destaque), espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto.

Nome do autor da obra, para os  dois casos acima:

    1) no corpo do texto (grafia normal para nomes próprios). Exemplo: Segundo Mota (1997, p. 87), “O conhecimento acadêmico [...]”;

    2) entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: “O conhecimento acadêmico [...]” (MOTA, 1997, p. 87).

Referências, conforme a NBR 6023, de agosto de 2002, no sistema autor-data – somente dos documentos efetivamente citados no trabalho.

-Para fins de sistematização da Revista, nas referências utilizar somente o itálico como recurso de destaque tipográfico.

Exemplos de Referências

  • Livros  (obra completa)
  • SANTOS, M.B. dos. Estatuto da Cidade: uma arma contra os inimigos. São Paulo: Ed. de Direito, 2001.
  • Capítulo (volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor próprio)
  • SAWAIA, B. Participação social e subjetividade. In: SORRENTINO, M. Ambientalismo e participação na contemporaneidade. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2001. p. 115-134.
  • Legislação (meio eletrônico)
  • BRASIL. Lei 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais de política urbana e dá outras providências. Disponível em: <http://www.estatutodacidade.com.br>. Acesso em: 12 set. 2002.
  • Periódicos  – Revistas
  • NOGUEIRA, V. R. À margem da lei. Revista Katálysis. Florianópolis: Edufsc, v. 7,  n. 2, p. 122-135, jul./dez. 2003.
  • Jornais
  • NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun., 1999. Folha de Turismo, Caderno 8, p.13.
  • Pelo título, e em meio eletrônico
  • ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: <http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 25 ago. 1998.
  • Evento
  • SOUZA, L. S. et al. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9., 1994. São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p.3-4.

Modelos de Documentos

[Devem ser assinados por todas as pessoas relacionadas como autoras(es).]

Carta de Encaminhamento

Redação a critério da autoria, submetendo seu trabalho à publicação. Deve constar o título do trabalho, a edição da Revista Katálysis a qual ele se destina e os nomes completos de autor(es) ou autora(s) e suas assinaturas.

Declaração de Responsabilidade

Título:
Autoria:
Edição a qual o trabalho se destina:
Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Katálysis, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Assinatura:
Data:

Termo de Transferência de Direitos Autorais

Título:
Autoria:
Edição a qual o trabalho se destina:
O autor abaixo-assinado transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Katálysis (indicar ano, volume e número), sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente agradecimento à revista.
Assinatura:
Data:

Registro de Artigo

1) Título do artigo:

2) Seção a que se destina o artigo:
( ) Pesquisa teórica              ( ) Pesquisa aplicada    ( ) Ensaio
( ) Relatos de experiência    ( ) Entrevista                 ( ) Nota Prévia
( ) Adaptação de palestra    ( ) Resenha                   ( ) Comunicação

3) Nome do autor:
4) Perfil profissional e ocupação:
5) Endereço institucional:
6) Endereço particular:
7) Telefone e e-mail:

Tipos de Textos

Editorial: apresenta comentário crítico e aprofundado, preparado pelos editores ou por pesquisadores de expressivo conhecimento, sobre o assunto abordado no fascículo.

Artigos

Pesquisas aplicadas: textos originais de Relatos de Pesquisa. São contribuições destinadas a divulgar resultados inéditos de pesquisas de natureza empírica, experimental, constituindo trabalhos completos, contendo informações relevantes que possam ser repetidas ou avaliadas em seus resultados e conclusões. Devem apresentar a seguinte ordem: introdução, metodologia (sujeitos, material, procedimentos) resultados e discussão.

Pesquisas teóricas: apresentam temas mais abrangentes, discutem questões, analisam hipóteses e questionam os paradigmas vigentes; podem formular novas hipóteses e novos caminhos de pesquisa. Deverão conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Relatos de experiência: apresentam estudos de caso com análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo evidência metodologicamente apropriada, e registrada, e de interesse para a atuação do assistente social em diferentes áreas.

Ensaios: apresentam matéria de caráter opinativo e analítico que possam contribuir para a crítica, a reflexão e o aprofundamento de questões relacionadas ao tema da edição ou à área temática da revista.

Adaptações de palestras: apresentação de palestras, adaptadas ao formato de artigo, para casos especiais em que o assunto tratado seja de grande interesse para a temática da edição.

Resenhas: revisão crítica de livros recém-publicados, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais; devem ser breves, preparadas por especialistas da área, constituindo um resumo comentado, com opiniões que possam dar uma visão geral da obra.

Entrevistas: espaço destinado a entrevistas com nomes de destaque nas temáticas da publicação.

Comunicações: espaço destinado à divulgação de opiniões, lançamentos ou indicações de publicações, realizações de eventos e práticas da área acadêmica e social.
Notas Prévias: espaço destinado à divulgação de teses e dissertações em andamento. Devem conter: tipo de estudo; objetivos; metodologia e estágio de desenvolvimento. Limite de 4 páginas, observando a sequência:

    -título em português, inglês e espanhol;
    -nome completo do autor, títulos, cargo e instituição a qual está vinculado, endereço e e-mail;
    -nome do orientador;
    -referências, se houver, de acordo com a ABNT;

 

Envio de manuscritos

Endereços para o envio dos textos

Pelo correio eletrônico:

kataly@cse.ufsc.br
revistakatalysis@gmail.com

Pelo correio postal:

Revista Katálysis
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Sócio-Econômico
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Campus Univ. Reitor João David Ferreira Lima
Bairro Trindade
Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
CEP: 88040-900

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2009 Revista Katálisis

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social-Mestrado
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima Bairro Trindade
88010-970, Florianópolis, Santa Catarina SC Brasil
Tel.: +55 48 3721-6524
Fax: +55 48 3721-6514


kataly@cse.ufsc.br, revistakatalysis@hotmail.com