ISSN 1415-4714 versão impressa
ISSN 1984-0381 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

O escopo da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental  abrange não somente pesquisas relacionadas às clínicas da psicologia, da psicanálise e da psiquiatria em sentido estrito, mas também a subjetividade em suas articulações mais amplas com a história, a filosofia, as ciências sociais, as artes e a cultura em geral. Além disso, publica documentos históricos de relevância para pesquisas do campo de estudo, e entrevistas com autores da área. Os textos podem ser escritos em português, espanhol, francês ou inglês e os artigos devem conter títulos, resumos e palavras-chave nos quatro idiomas e em alemão. A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação. A Revista adota o processo duplo-cego de revisão por pares e não cobra quaisquer taxas de publicação.

A Revista é dirigida por dois editores responsáveis e por editores associados que respondem pelas seções específicas. Possui também Conselho Editorial e Conselho Científico formado por membros de diversas universidades nacionais e internacionais.

"Editorial" é assinado pelos editores responsáveis ou por convidados, podendo também ser submetido por pessoa com reconhecido conhecimento a respeito do assunto abordado.

“Entrevistas” se volta para temas atuais da psicopatologia, e autores que os têm abordado. Editoras: Andrea Máris Campos Guerra e Cristina Lindenmeyer-Saint Martin 

A seção “Artigos” fica a cargo dos editores responsáveis e publica artigos inéditos, cujo conteúdo contribua para o avanço do conhecimento em psicopatologia, com foco no sofrimento psíquico e na subjetividade.

“Saúde Mental” publica artigos inéditos sobre o tema em diversos países. Editoras:  Ana Cristina Costa de Figueiredo e Ilka Franco Ferrari.

“Clássicos da Psicopatologia” inclui artigos inéditos e textos históricos sobre a psicopatologia dos séculos XVIII, XIX e XX. Editor: German Berrios.

“História da Psiquiatria” publica artigos que abordam a teoria, a prática e as instituições psiquiátricas em diversas perspectivas históricas.  Editora: Ana Maria Galdini Raimundo Oda.

“História da Psicanálise” é composta por artigos inéditos e ensaios sobre o tema. Editora: Ana Maria Rudge

“Epistemologia da Psicopatologia” contém artigos que discutem pressupostos epistemológicos das várias correntes de pensamento no campo da psicopatologia. Editores: Clarissa de Rosalmeida Dantas, Cláudio Eduardo M. Banzato e Mario Eduardo Costa Pereira.

“Observando a Psiquiatria” publica artigos que examinam, sob uma perspectiva crítica e reflexiva, as categorias que organizam a clínica e as práticas institucionais da psiquiatria contemporânea. Editores: Julio Verztman e Octávio Domond de Serpa Jr.

“Literatura, Arte, Cultura” contém artigos que examinam a interlocução dos referidos temas com aspectos relevantes da psicopatologia e da subjetividade. Editora: Sonia Leite.

“Resenhas Bibliográficas” tem por objetivo divulgar e indicar novos livros, novas traduções ou reedições de obras na área de psicopatologia e interfaces. São aceitas resenhas de caráter crítico que aportem novos conhecimentos, além do simples resumo de uma obra. Editora: Marta Regina de Leão D'Agord

Público-alvo
Psicólogos, psicanalistas, psicoterapeutas, médicos psiquiatras, trabalhadores de saúde mental em geral, historiadores, filósofos, cientistas sociais e demais interessados.

Taxas
A RLPF não cobra dos autores qualquer taxa para publicação de artigos

 

Forma e preparação de manuscritos

Os artigos podem ser escritos em português, espanhol, francês ou inglês. Devem ser digitados em Times New Roman, corpo 12, espaço duplo (arquivos tipo '.doc' ou '.docx'). Não devem ultrapassar 50.000 caracteres com espaços.  A contagem de caracteres inclui texto principal, notas e referências, excluídos os resumos e palavras-chave.
Resumos: cinco resumos de mesmo teor, em português, espanhol, francês, inglês e alemão. Os resumos devem identificar objetivos, procedimentos e conclusões do trabalho. Devem conter, no máximo, 900 caracteres com espaços.
Palavras-chaveem número de quatro, em português, espanhol, francês, inglês e alemão.
Notas de rodapé: Deverão corresponder a notas não bibliográficas, reduzidas ao mínimo e colocadas ao pé das páginas, ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento de texto ao qual se refere a nota.
Referências bibliográficas e citações: As referências devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. As referências e citações no texto devem seguir as normas da APA, 6a. ed., 2010, segundo o Publication Manual of the American Psychological Association. As normas podem ser consultadas em http://www.apastyle.org. Os autores devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista de referências com datas exatas e nomes de autores corretamente grafados. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos inéditos ou em andamento poderão ser citados quando absolutamente necessários, mas não devem ser incluídos na lista de referências, apenas citados no texto ou em nota de rodapé. 

 

Envio de manuscritos

Os artigos devem ser submetidos pelo sistema online, disponível em https://mc04.manuscriptcentral.com/rlpf-scielo.
Procedimentos de avaliação por pares (peer review): Assim que recebidos, são avaliados pelo corpo editorial quanto à sua adequação à missão da Revista, a aspectos formais e às normas editoriais adotadas. Todos os artigos aceitos para avaliação são enviados para revisores externos, especialistas no tema do trabalho submetido, que apoiam as decisões editoriais. Na seleção de artigos para publicação, avaliam-se a originalidade, a relevância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada.

Processo de submissão on line
Seguindo as instruções da submissão online, devem ser enviados os arquivos referentes a Página Inicial (Title Page), Documento Principal (Main Document) e Carta de Apresentação (Cover Letter), e ainda arquivos específicos com Figuras e Tabelas, se houver.

- Página inicial (Title page)
A página inicial deve conter:
Título do artigo descrevendo o assunto a que se refere, com versão em português, espanhol, francês, inglês e alemão.
Autores: nomes dos autores, titulações acadêmicas, instituições a que pertencem, endereços completos e respectivos e-mail.
Outras informações: nome do grupo de pesquisa e instituição onde o trabalho foi realizado; se foi subvencionado, deve-se indicar a entidade que concedeu o auxílio; se foi baseado em dissertação ou tese acadêmica, deve-se indicar o título, ano e instituição onde foi apresentada; se foi apresentado em reunião científica, deve-se indicar o nome do evento, local e data de realização.
Agradecimentos: devem ser breves e dirigidos a pessoas ou instituições que contribuíram substancialmente para a elaboração do trabalho.

- Documento principal (Main document)
O documento principal não deve ter qualquer identificação dos autores, para garantir uma avaliação duplamente cega. Deve conter os resumos e descritores nos idiomas solicitados e o texto completo do artigo, com as referências bibliográficas.

- Carta de Apresentação (Cover Letter)
Todos os autores devem subscrever a carta de apresentação dirigida aos editores responsáveis. Na carta de apresentação, os autores devem indicar a qual seção da Revista o trabalho se destina. Solicita-se que descrevam a participação específica de cada um dos autores (por exemplo, nos itens concepção,  planejamento e execução do trabalho, análise ou interpretação dos resultados, redação do artigo e sua revisão intelectual crítica, responsabilidade pela aprovação final do texto), além de dar outras informações que julgarem pertinentes para a apreciação do artigo. Em caso de investigação que envolva seres humanos como sujeitos de pesquisa, deve ser indicada a sua aprovação em Comitê de Ética  em Pesquisa da instituição onde foi realizada, com indicação da inscrição na Plataforma Brasil. Os autores devem ainda informar qualquer conflito de interesse que possa haver influenciado nos resultados da pesquisa.

Tabelas
Devem ser submetidas em arquivos separados e não devem estar inseridas no documento principal, onde deve constar o local de sua entrada.

Figuras
Figuras não produzidas eletronicamente devem ser encaminhadas em qualidade de fotografia sem exceder as dimensões 10x13cm. Figuras com imagens devem ser gravadas em Adobe PhotoShop 6.0 ou superior, no formato JPEG. Não gravar em formato BMP nem em formatos compactados.
Ao usar scanner para reproduzir figuras, dar preferência a resoluções de, no mínimo, 500 DPI, nos modos Desenho (desenho) ou Gray Scale (fotos).
Devem ser submetidas em arquivos separados e não devem estar inseridas no documento principal, onde deve constar o local de sua entrada.

Resenhas bibliográficas:  devem ser submetidas diretamente à editoria da seção, pelo e-mail resenhas.rlpf@gmail.com
Elas podem ser escritas em português, espanhol, francês ou inglês, e devem ter seu título em português, espanhol e inglês. Os manuscritos devem apresentar na primeira página os dados do livro resenhado (título, autor, cidade, editora, ano da publicação e número de páginas) e a identificação do resenhista, incluindo a filiação institucional. Os textos devem conter uma breve apresentação do conteúdo e da estrutura, assim como uma análise crítica do livro resenhado, e devem ter uma concisa bibliografia. As resenhas não devem ultrapassar 7.000 caracteres com espaço, escritas em Times New Roman, corpo 12, espaço duplo.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundametal
Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804
04041-004 - São Paulo - SP - Brasil
Tel./Fax: +55 11 3661-6519


secretaria.auppf@gmail.com