ISSN 0103-0663 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

1. A Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo, de periodicidade trimestral, destina-se à publicação de trabalhos de pesquisa básica e aplicada, artigos de divulgação e de atualização.

2. Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico.

3. A Revista reserva todos os direitos autorais do trabalho publicado, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fonte.

4. A Revista receberá para publicação trabalhos redigidos em português e/ou inglês.

5. A Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo reserva o direito de submeter todos os originais à apreciação da Comissão de Publicação e do Conselho Editorial, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de sua aceitação, podendo, inclusive, reapresentá-los aos autores com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto, e/ou para que os adaptem às normas editoriais da revista. Nesse caso, o referido trabalho será reavaliado pela Comissão de Publicação e pelo Conselho Editorial. Os trabalhos não aceitos serão devolvidos aos autores. Os nomes dos relatores permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante os relatares os nomes dos autores.

6. Os conceitos emitidos nos trabalhos publicados serão de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião da Comissão de Publicação e do Conselho Editorial.

7. As datas de recebimento e de aceitação do trabalho constarão, obrigatoriamente, no final do mesmo, quando da sua publicação.

8. Cada trabalho publicado dará direito a 10 separatas. Por solicitação dos autores, na ocasião da entrega dos originais, poderão ser fornecidas separatas adicionais, sendo-lhes levado a débito o respectivo acréscimo.

 

Apresentação de originais

1. Os trabalhos deverão ser enviados em disquete acompanhados de 2 cópias em papel com 3 jogos de fotografias originais cada, recomendando-se que os autores retenham uma outra cópia em seu poder.

2. Deverá constar, no final dos trabalhos, o endereço completo e telefone de pelo menos um autor para o encaminhamento de correspondência pela Comissão de Publicação.

3. Os originais e as ilustrações publicados não serão devolvidos aos autores, a não ser por solicitação expressa quando da publicação do trabalho.

4. Não serão publicadas fotos coloridas, a não ser em caso de absoluta necessidade e a critério da Comissão de Publicação.

5. Os originais destinados à Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo deverão ser redigidos de acordo com as seguintes normas (baseadas na NB/61 da ABNT, 1978):

a) Os originais deverão ser redigidos na ortografia oficial e datilografados/digitados em folhas de papel tamanho ofício ou em formulário contínuo, com espaço duplo e margem de 3 cm de cada um dos lados, perfazendo o total de no máximo 15 páginas, incluindo as ilustrações (gráficos, tabelas, fotografias etc.). Os autores deverão manter uma cópia do original em seu poder para possíveis solicitações num eventual extravio. Encaminhar, também, uma cópia do trabalho em disquete.

b) As ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos etc.) deverão ser limitadas ao mínimo indispensável, apresentadas em folhas separadas e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As respectivas legendas deverão ser claras, concisas e localizadas abaixo das ilustrações e precedidas da numeração correspondente. Os gráficos, desenhos e fórmulas que servirem à preparação dos clichês deverão ser feitos em tinta nanquim, sobre papel branco, evitando-se papel quadriculado (a menos que seja impresso em azul claro) e terão tamanho suficiente para permitir a redução de clichê ao mínimo de 8 cm no sentido da largura. Deverão ser indicados os locais aproximados no texto, em que as ilustrações serão intercaladas como figuras.

c) As tabelas e os quadros deverão ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos. A legenda será colocada na parte superior dos mesmos. No texto, a referência será feita pelos algarismos arábicos. Na montagem das tabelas, seguir as Normas de apresentação tabular, estabelecida pelo Conselho Nacional de Estatística e publicadas pelo IBGE em 1979.

d) As notas de rodapé serão indicadas por asteriscos e restritas ao mínimo indispensável.

e) Recomenda-se anotar no texto os nomes compostos e dos elementos, ao invés de suas fórmulas ou símbolos; preferencialmente, escrever os períodos de tempo também por extenso, ao invés de números; usar binômios da nomenclatura zoológica e botânica por extenso e sublinhados, ao invés de abreviaturas; empregar os símbolos matemáticos e físicos conforme as regras internacionalmente aceitas, e os símbolos métricos de acordo com a legislação brasileira vigente.

f) No preparo do original, deverá ser observada, na medida do possível, a seguinte estrutura:

Preliminares

Cabeçalho:

  • Título do artigo e subtítulo (quando o artigo for em português, colocar título e subtítulo em português e inglês; quando o artigo for em inglês, colocar título e subtítulo em inglês e português).
  • Nome do(s) autor(es) - Indicar em nota de rodapé os títulos universitários ou cargos que demonstrem a sua autoridade em relação ao assunto do artigo.

Referência bibliográfica do artigo (no idioma do artigo)

Resumo

  • É a apresentação concisa dos pontos relevantes do texto, salientando as principais conclusões e redigida pelo próprio autor. Permite avaliar o interesse do artigo, prescindindo da sua leitura na íntegra. Deve-se dar destaque ao resumo, centralizando-o na folha com margens maiores que aquelas do texto e sem necessidade de colocar o título "Resumo". Para a redação e estilo do resumo, observar a NB/88 da ABNT, 1978 e o Guide for the preparation of author's abstracts for publication, da UNESCO, 1968 (250 palavras).

Unitermos

  • Correspondem às palavras ou expressões que identificam o conteúdo do artigo. Para a determinação dos unitermos deverá ser consultada a lista de Descritores em Ciências da Saúde - DECS / BIREME.

Texto

  • Introdução
  • Material e método
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusões
  • Agradecimentos

Material de Referência

  • Referência bibliográfica do artigo (em português ou inglês, conforme o idioma do texto).
  • Abstract: resumo do texto em inglês.
  • Uniterms: versão dos unitermos para o inglês.
  • Referências bibliográficas: Serão baseadas na NBR 6023 da ABNT 1989, ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor e numeradas em ordem crescente. A ordem de citação no texto obedecerá a essa numeração. As abreviaturas dos títulos dos periódicos citados deverão estar de acordo com o lndex to Dental Literature - IDL.
  • Endereço dos autores.

g) Exemplos de referências bibliográficas:

Livro com um autor

BHASKAR, S. N. Synopsis of oral pathology. 5. ed. St. Louis: Mosby, 1977. 684 p.

Livro com dois autores

SELTZER, S.; BENDER, I. B. The dental pulp: biologic consideration in dental procedures. 2. ed. Philadelphia: Ljppincott, 1975. 356 p.

Livro com mais de dois autores

Colocar os nomes de todos os autores, seguidos da abreviação dos seus prenomes.

Capítulo de livro

STAHL, S. S. Marginal lesion. ln. GOLDMAN, H. M.; COHEN, D. W. Periodontal therapy. 5. ed. St. Louis: Mosby, 1973. p. 94-98.

Tese

LIMA, N. Localização dos forames ovais através de algumas medidas cranianas (BI-Euryon, Bi-auriculares e Bi-tuberculares): aplicação em anestesiologia. Bauru, 1971. 734 p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.

Artigo de periódico

VARELLA, J. A. F. Fatores biológicos no preparo da cavidade. Rev Assoc Paul Cir Dent, v. 15, n. 3, p. 149-154, maio/jun. 1961.

Citação de citação: referência de trabalho do qual não foi possível obter o original ou que se conseguiu ler apenas o resumo

SOGNNAES, R. F. A behavioral courses in dental school. J Dent Educ, v. 41, p. 735-737, Dec. 1977 apud Dent Abstr, v. 23, n. 8, p. 408-409, Aug. 1978.

A exatidão das referências bibliográficas é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos em andamento e inéditos não devem ser incluídos na lista de referências bibliográficas, mas citados em notas de rodapé.

 

Encaminhamento de originais

Os originais deverão ser encaminhados às bibliotecas das Unidades:
  • Faculdade de Odontologia de São Paulo
    Av. Prof. Lineu Prestes, 2227 - Caixa Postal, 8216
    Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira
    05508-900 - São Paulo - Brasil
  • Faculdade de Odontologia de Bauru
    AI. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75 - Caixa Postal, 73
    17043-1 01 - Bauru - São Paulo - Brasil
  • Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
    Avenida do Café, s/n
    14040-904 - Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2009 Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Avenida Lineu Prestes, 2227 - Caixa Postal 8216
Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira
05508-900 São Paulo, SP - Brasil
Tel.: +55 11 3818-7861
Fax: +55 11 3818-7413


pob@edu.usp.br