ISSN 0104-4478 versão impressa
ISSN 1678-9873 versão on-line

SOBRE ESTA REVISTA

 

Informações básicas

A Revista de Sociologia e Política é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná.

Foi criada em fins de 1993 e aparece regularmente nos meses de março, junho, setembro e dezembro de cada ano.

Com duas edições anuais, do número 1 (novembro de 1993) ao número 29 (novembro de 2007) as referências bibliográficas da Revista de Sociologia e Política incluíam apenas os números. A partir da edição de junho de 2009, a Revista passou a ser indicada com volume e número: v. 16, n. 30. Essa alteração deveu-se a uma inovação editorial: em virtude da quantidade de artigos propostos para avaliação e publicação, quando houver necessidade e possibilidade a Revista publicará um número suplementar exclusivamente eletrônico - cuja referência exige a indicação de volume. Passados três anos, o contínuo aumento das propostas de artigos fez com que assimilássemos esse número suplementar à periodicidade regular da Revista, tornando o periódico trimestral a partir do volume 21, número 45.

Aberta ao debate científico, a Revista de Sociologia e Política é um veículo pluralista de divulgação dos resultados de pesquisa substantiva de sociólogos e de cientistas políticos. Publica, preferencialmente em português, artigos originais e ensaios bibliográficos.

A Revista prioriza manuscritos cujo tema principal seja a prática política de agentes sociais. As contribuições das diversas disciplinas das Ciências Humanas são bem-vindas. Elas podem tomar a forma de análises de discursos teóricos, investigações históricas e, especialmente, pesquisas empíricas.

Possui três seções fixas distintas: um dossiê a respeito de um tema relevante das Ciência Política ou da Sociologia Política; uma seção de artigos e ensaios diversos; e uma seção de ensaios bibliográficos. Ocasionalmente, publica uma quarta seção, intitulada “Textos Fundamentais”, dedicada à tradução de textos clássicos de Ciência Política inéditos em português.

As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores.

A abreviatura de seu título é Rev. Sociol. Polit., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

Fontes de indexação

Os artigos publicados na Revista de Sociologia e Política são indexados ou resumidos por:

  • C S A Political Science & Government Abstracts
  • CLASE. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades
  • Dataíndice: Banco de Dados Bibliográficos
  • HAPI. Hispanic American Periodicals Index
  • International Bibliography of the Social Sciences
  • International Political Science Abstracts/Documentation Politique Internationale
  • Political Science Abstracts
  • Red ALyC - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe Ciencias Sociales y Humanidades
  • Social Services Abstracts
  • Sociological Abstracts
  • Ulrich's International Periodicals Directory

 

Propriedade Intelectual

All content of the journal, except where identified, is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.

 

Patrocinadores

A publicação da revista recebe financiamento do:

  • Programa de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua General Carneiro, 460 - sala 904
80060-150 Curitiba PR - Brasil
Tel/Fax.: (55 41) 3360-5320


editoriaRSP@ufpr.br