ISSN 0104-4478 versão impressa
ISSN 1678-9873 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

A Revista de Sociologia e Política aceita artigos originais e ensaios bibliográficos cujo tema principal seja a prática política de agentes sociais.

Os artigos devem apresentar resultados substantivos de pesquisas empíricas a partir da análise de dados e evidências ainda não publicados.

Os ensaios bibliográficos devem promover discussões teóricas e metodológicas sobre um domínio específico de pesquisa em Sociologia Política e/ou Ciência Política. O debate deve se concentrar em obras atuais. Os textos devem conter reflexões sobre o "estado da arte" em uma área de estudos específica (partidos e eleições, comportamento político, valores ideológicos, história política, política internacional etc.). Recomenda-se que os autores dos ensaios mesclem a literatura nacional e internacional publicada sobre o tema analisado no ensaio.

Os manuscritos devem ser redigidos em um português claro e conciso. Artigos em espanhol e em inglês também serão aceitos. Os artigos e ensaios bibliográficos devem conter até 14 mil palavras.

A decisão sobre a publicação de artigos e ensaios bibliográficos cabe aos Editores, a partir da avaliação dos pareceristas. O processo de avaliação ocorre em duas etapas: os manuscritos submetidos são examinados pelos editores para verificar se o artigo está de acordo com o escopo e área de interesse do periódico. Os artigos aprovados na primeira etapa são enviados para a análise de pelo menos dois pareceristas, que podem: (a) indicar a publicação; (b) indicar a publicação desde que sejam feitas revisões; (c) negar a publicação. A publicação dos artigos aprovados estará, contudo, condicionada a aspectos editoriais e ao orçamento da Revista de Sociologia e Política. A primeira etapa é realizada em cerca de 20 dias. A segunda etapa costuma ser finalizada entre 45 e 90 dias.

Os editores da Revista de Sociologia e Política reservam-se o direito de sugerir ao autor modificações de forma a fim de adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista. Os textos, já diagramados, serão revisados pelos autores antes da publicação eletrônica.

As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores.

A Revista de Sociologia e Política apóia os códigos de conduta científica do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/), bem como as diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e o manual de boas práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (http://www.fapesp.br/boaspraticas/).

 

Normas para apresentação de artigos

Os artigos e ensaios bibliográficos devem ser submetidos através do endereço eletrônico https://mc04.manuscriptcentral.com/rsocp-scielo. O resumo dos artigos originais deve ser redigido no formato IMRAD (introdução, materiais e métodos, resultados, discussão). A Revista de Sociologia e Política solicita que o resumo seja fornecido através de um formulário específico disponível para download neste link. Este formulário precisa ser preenchido e anexado durante o processo de submissão online.

Os manuscritos devem ser anexados sem quaisquer informações que permitam identificar seus autores, tais como: nome e informações institucionais, agradecimentos, vinculação do artigo a projetos de pesquisa, ou a instituições universitárias. As referências no corpo do texto a trabalhos publicados previamente também devem ser suprimidas, para assegurar o anonimato durante o processo de avaliação. Esta é uma versão para avaliação por pares, e todas essas informações poderão ser adicionadas após o processo de avaliação, caso o artigo seja aprovado. As dúvidas a este respeito devem ser enviadas para editoriarsp@ufpr.br.

As referências bibliográficas utilizadas serão apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas (NBR 6023):

Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação : nome da editora.

Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação : nome da editora.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, período da publicação.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. título em itálico. Local. Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado) (Grau acadêmico e área de estudos). Instituição em que foi apresentada.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). (ano). título em itálico. Disponível em: [endereço de acesso]. [data de acesso].

Solicita-se observar rigorosamente a sequência e a pontuação indicadas.

As referências a autores no decorrer do artigo devem subordinar-se ao seguinte esquema: (SOBRENOME DE AUTOR, data) ou (SOBRENOME DE AUTOR, data, página). Ex.: (OFFE, 1996) ou (OFFE, 1996, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (EVANS, 1989a), (EVANS, 1989b).

As notas de rodapé deverão ser de natureza substantiva, limitadas ao mínimo indispensável e indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua General Carneiro, 460 - sala 904
80060-150 Curitiba PR - Brasil
Tel/Fax.: (55 41) 3360-5320


editoriaRSP@ufpr.br