ISSN 0103-9016 versão impressa
ISSN 1678-992X versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivos e política editorial

Scientia Agricola é uma publicação da Universidade de São Paulo, Campus "Luiz de Queiroz" em Piracicaba, uma cidade situada no estado de São Paulo, região sudeste do Brasil. Scientia Agricola tem por objetivo publicar artigos originais que contribuam ao avanço científico das Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas.

A revista possui amplo espectro de temas, abrangendo Produção Vegetal, Produção Animal, Engenharia Agricola, Tecnologia Agroindustrial, Ciências Florestais e aplicações nas Ciências Agrárias, Ambientais, do Solo e Biológicas.

Quatro tipos de manuscritos podem ser submetidos: artigos de pesquisa originais, revisões, notas e pontos de vistas.

Artigos originais são agrupados por assunto nas seguintes categorias: Engenharia Agrícola; Microbiologia Agrícola; Agrometeorologia; Ciência Animal e Pastagens; Biometria, Modelagem e Estatística; Fitotecnia; Ecologia; Entomologia; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciência Florestal; Genética e Melhoramento de Plantas; Fitopatologia; Fisiologia Vegetal e Bioquímica; Solos e Nutrição de Plantas; e Zoologia.

A revista encontra-se indexada no Current Contents®/Agriculture, Biology, and Environmental Sciences, Science Citation Index Expanded (SciSearch®), CAB Abstracts, SciELO, AGRIS, AGROBASE, Chemical Abstracts, INIS, e Tropag & Rural.

Artigos originais avaliados pela Comissão Editorial podem ser submetidos para avaliação por revisores especialistas no tema ou rejeitados sem revisão pelos pares.

 

Instruções gerais

SUBMISSÃO DO MANUSCRITO

  • Comece a submissão revendo na íntegra as Instruções aos Autores para garantir que o artigo esteja de acordo com as normas da Scientia Agricola. Uma vez que estas páginas são atualizadas periodicamente, recomenda-se fortemente que o autor leia as normas antes da submissão, mesmo que já tenha feito isso anteriormente.
  • Os autores devem submeter os manuscritos pelo sistema on-line, acessando o site http://www.scielo.br/sa, clicando em "submissão online".
  • Manuscritos deverão ser organizados em MS Word para Windows ou num software compatível. Evite o uso de recursos de processamento de texto automatizados, tais como listas e numeração, cabeça e formatação subtítulo, links internos, ou estilos.
  • Ao submeter um artigo, os autores devem recomendar cinco revisores qualificados que são especialistas na área de conhecimento abordada, e fornecer os email e filiação. No mínimo dois dos revisores devem ter nacionalidade distinta do autor correspondente. Revisores oriundos da mesma instituição do autor correspondente devem ser evitados.

CARTA DE APRESENTAÇÃO (deve ser escrita em inglês)

  • Uma carta declarando que todos os autores concordam com a submissão do manuscrito para a Scientia Agricola e conceder uma licença exclusiva para publicar o artigo submetido na forma impressa ou eletrônica, incluindo fotografias que possam ser submetidas e selecionadas para a capa da revista, deve ser apresentada com o manuscrito (comentários para o editor ou arquivo suplementar). O conteúdo da carta deve apresentar a garantia de que o artigo é original, não foi publicado anteriormente e não está sendo considerado para publicação na sua forma final em outro lugar, tanto em veículo impresso quanto eletrônico.
  • A publicação de um resumo ou resumo expandido em um evento científico não é considerada publicação anterior da pesquisa. Entretanto, resultados de pesquisas publicados anteriormente como trabalhos completos em eventos científicos não serão aceitos.
  • Os autores devem incluir cinco destaques (máximo de 100 caracteres incluindo espaços para cada destaque) explicando a importância do trabalho e como e porque os destaques principais se relacionam com o escopo da revista.

ESTILO DO MANUSCRITO

  • Defina o significado das abreviaturas na primeira vez que forem citadas no resumo e no texto, e novamente nas tabelas e figuras. Uma vez que uma abreviação for citada, ela deve ser usada em todo o manuscrito, exceto no início de uma frase.
  • O nome latino ou nomenclatura binomial (ou trinomial) e autoria deve ser utilizado quando mencionado pela primeira vez que se menciona todas as plantas, insetos, patógenos e animais.
  • Tanto o ingrediente ativo quanto o nome químico da substância de pesticidas devem ser inseridos quando mencionado pela primeira vez.
  • Identifique os solos utilizando a taxonomia de solos do USDA (http://soils.usda.gov/technical/classification/osd/index.html) até o segundo nível (subordem) ou até o quarto nível (subgrupo). A classificação da FAO também pode ser utilizada até o segundo nível. A tradução livre do nome e da classificação do solo não é permitida.
  • Utilize o Sistema Internacional de Unidades em todo texto.
  • Verifique os caracteres gregos e figuras cuidadosamente.
  • Certifique-se que exceto quando seguidos por unidades, números de um a dez sejam escritos por extenso. Para quantidades decimais <1, coloque um zero antes do ponto decimal.
  • Use ponto (.) como separador decimal.
  • Porcentagens devem ser expressas como números inteiros, por exemplo: 35 % em vez de 35,4 %, 48%, em vez de 47,5 %, 79 %, em vez de 78,9 %.
  • Utilizar o formato potência negativa para notar e inter-relacionar unidades, e.g.: kg ha-1; não inter-relacione unidades usando a barra vertical, e.g.: kg/ha.
  • Utilize um espaço simples entre as unidades, g L-1, e não g.L-1, ou gL-1.
  • Use o sistema horário de 24 h, com quatro dígitos para horas e minutos: 09h00, 18h30.
  • As datas devem ser escritas: primeiro o dia, depois o mês e o por último o ano: 18 mar. 2000, 01 fev. 1987.
  • Abreviar os meses com mais de quatro letras: jan.; fev.; mar. etc.

PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

  • Texto e ilustrações submetidos à apreciação pelo corpo editorial devem ser escritos em língua inglesa, segundo as regras ortográficas e gramáticas norte-americana.
  • Manuscritos devem ser organizados em um arquivo denominado documento principal e em arquivos separados contendo tabelas e figuras. MS Word ou software compatível devem ser utilizados para preparar o documento principal, fonte Times New Roman 12, 3.0 cm de margens e duplo espaço. Organize o documento principal na seguinte ordem: Página de rosto, Resumo (máximo de 250 palavras), Introdução (normalmente 20-30 linhas), Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos (opcional), Referências, e Legendas das Figuras.
  • O item Conclusão é opcional e, quando utilizado deverá vir após a seção de discussão. O item Resultados e Discussão podem ser combinados e, a conclusão pode ser incorporada à discussão.
  • O manuscrito deve ter um máximo de 30 páginas (papel A4); linhas e páginas devem ser numeradas sequencialmente, ilustrações e tabelas inclusive.
  • Tabelas e Figuras devem ser carregadas no sistema em arquivos separados, somente uma tabela ou figura por arquivo.

Página de rosto:

  • Cada artigo deve conter uma página de rosto contendo o título (máximo de 15 palavras), os nomes completos dos autores, e afiliações completas em inglês.
  • Deverá ser fornecido um título abreviado de 40 caracteres ou menos (além do título do trabalho completo).
  • Os autores devem selecionar uma categoria: Engenharia Agrícola; Microbiologia Agrícola; Agrometeorologia; Ciência Animal e Pastagens; Biometria, Modelagem e Estatística; Fitotecnia; Ecologia; Entomologia; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciências Florestais; Genética e Melhoramento de Plantas; Fitopatologia; Fisiologia Vegetal e Bioquímica; Solos e Nutrição de Plantas; e Zoologia.
  • O autor correspondente deve ser identificado(a) por um asterisco e um endereço eletrônico institucional do autor(a) correspondente deve ser informado.
  • A afiliação/endereço funcional dos autores(as) deve ser informado da maneira mais detalhada possível.
  • O autor correspondente deverá assumir a responsabilidade plena pelo manuscrito, incluindo o cumprimento das políticas do periódico, e será o contato prioritário com a revista. O autor que submete o artigo pode assumir essa função se indicado na carta de apresentação.
  • Por favor, forneça afiliação institucional de cada autor no momento que a pesquisa foi realizada.
  • Se um autor se mudou para uma instituição diferente, o novo local pode ser indicado em nota de rodapé. Números sobrescritos separados por vírgulas (sem espaços) são utilizados para filiações dos autores. Símbolos sobrescritos separados por vírgulas (sem espaços) são utilizados para notas de rodapé do autor. Use na ordem §, ¶, §§, ¶¶.

Submissão de imagem para a capa:

A capa da Scientia Agricola poderá utilizar uma imagem representativa de um artigo publicado no volume. Os autores são convidados a submeter imagens para a capa que tenham apelo visual e que sejam cientificamente interessantes. As imagens devem ter alta resolução (300dpi) e medir  17 x 17cm. As imagens para a capa podem ser de organismos, habitat, montagens de diferentes imagens, diagramas, mapas ou dados. As ilustrações não precisam estar nos artigos, devem sim ser representativas do trabalho publicado. As imagens devem ser originais e os autores cedem os direitos de publicação exclusivamente a Scientia Agricola. Carregue o arquivo contendo a imagem como um arquivo suplementar junto com um arquivo texto que deverá conter uma breve descrição de um parágrafo da imagem relacionando-a com o manuscrito publicado. Se o autor não tiver os direitos autorais da imagem submetida, ele é responsável por obter a permissão necessária para poder utilizá-la.

Tabelas e Figuras

Tabelas:

  • Devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos, e geradas com a ferramenta "Tabela" do MS Word ou MS Excel (manuscritos contendo tabelas coladas como figuras serão devolvidos aos autores).
  • Os títulos das tabelas devem aparecer imediatamente acima do corpo das tabelas.
  • Numere figuras e gráficos sequencialmente usando algarismos arábicos.

Figuras/Gráficos:

  • Gráficos devem ser gerados em MS Excel.
  • Fotografias devem ser apresentadas como arquivo "tagged image format [TIFF]", 300 DPI.
  • Numere figuras e gráficos sequencialmente na ordem em que aparecem no texto.
  • As figuras devem fornecer informações suficientes para que o leitor possa compreendê-las sem uma contribuição significativa do texto.
  • Para as figuras que contêm mais de um painel, designar os painéis com letras maiúsculas (sem parênteses e sem pontos após as letras) no canto superior esquerdo de cada painel, se possível.
  • As palavras utilizadas nas figuras devem ser iguais as utilizadas no manuscrito no que diz respeito à capitalização, itálico e símbolos.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

  • Manuscritos que avaliem a bioatividade de produtos químicos e/ou biológicos, incluindo reguladores do crescimento, em insetos, ácaros, fungos, bactérias, nematóides e plantas daninhas, não serão objeto de análise para publicação na Scientia Agricola.
  • Manuscritos que avaliem melhorias ou protocolos de cultura de tecidos baseados no teste de aditivos, explantes ou condições de crescimento, ou ainda que falhem em mostrar uma melhoria substancial que não poderia ser deduzida da literatura existente, não serão considerados para publicação na Scientia Agricola.
  • Os manuscritos devem obedecer aos critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais de cada área.
  • Os conceitos e opiniões contidos nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos(as) autores(as).

Referências Bibliográficas

Scientia Agricola não encoraja os autores a citar referências que não são facilmente acessadas e compreendidas pelos leitores. A citação de resumos de congressos, artigos técnicos, dissertações e teses não é permitida. Favor reavaliar a necessidade de referências em português e outra língua além do inglês, minimizando-a o máximo possível. Quando essas referências forem extremamente necessárias, os autores devem providenciar uma explicação por mantê-las no texto. Tais referências devem ser citadas em inglês, mantendo a citação na língua original no final da referência.

Scientia Agricola não recomenda que os autores citem análises estatísticas ou soluções de softwares como referências. Essas ferramentas devem ser mencionadas no texto (Material e Métodos) ao incluir a análise específica e o nome do software, sua versão e/ou ano de lançamento. Por exemplo, “... a análise estatística foi realizada utilizando o PROC NLIN no SAS (Statistical Analysis System, versão 9.2)”.

As referências e citações para artigos da Scientia Agricola serão formatadas utilizando o estilo de formato mínimo 'autor, ano' ou 'nome (ano)'. Checar se todas as citações no texto constam da lista de referências bibliográficas. Os exemplos:

1. Apenas um autor: Reichardt (2000) ou (Reichardt, 2000).

2. Dois autores: Fiorio and Demattê (2009) ou (Fiorio and Demattê, 2009).

3. Três ou mais autores: Rosso et al. (2009) ou (Rosso et al., 2009).

4. Organizar as referências em ordem alfabética e cronologicamente dentro de parênteses, e use (;) ponto e vírgula para separar citações múltiplas dentro de parênteses, por exemplo: (Boleli, 2003; Boerjan, 2006; Muraroli and Mendes, 2003).

5. Identificar múltiplas citações 'mesmo autor, mesma data' com a ajuda de letras minúsculas, por exemplo: (Cyrino, 2004a, b).

6. Usar o estilo "autor-ano" para ordenar a lista de referências, e: (i) abreviar os primeiros e segundos nomes dos autores, mas nenhuma outra palavra; (ii) usar letras maiúsculas para todos os acrônimos, isto é, quando o autor for uma organização; (iii) utilizar letras maiúsculas para a 1ª letra do sobrenome e demais inicias dos autores, que deverão ser separados por um ponto (.); (iv) separar autores por ponto-e-vírgula; (v) não usar "e comercial" (&) nas citações, nem na lista de referência; (vi) não usar caracteres grifados ou negritados para destacar qualquer parte da referência; (vii) usar letras maiúsculas na 1ª letra dos títulos de livros e de periódicos; (viii) não usar vírgula (,) para separar o título e o volume do periódico; (ix) separar os números de volume do periódico das páginas por dois pontos (:); (x) usar os números completos das páginas; (xi) separar os números de página por um traço (-); (xii) separar os grupos de páginas por uma vírgula se o artigo foi publicado em páginas descontinuas; (xiii) indicar o número da edição de um livro ou manual como "2ed", por exemplo; (xiv) sobre livros e manuais, indicar os editores ou a editora antes de discriminar a localidade sede dos editores ou da editora; (xv) separar os editores ou a editora da localidade por meio de uma vírgula (,); e (xvi) nestes casos, declarar os nomes da cidade, do estado e do país.

6.1 Revistas/Periódicos Científicos

Guillard, R.R.L.; Wangersky, P. 1958. The production of extracellular carbohydrates by some marine flagellates. Limnology and Oceanography 3: 449-454.

6.2 Livros

6.2.1 Livros com autores
Pais, I.; Jones Jr., J.R. 1998. The Handbook of Trace Elements. St. Lucie Press, Boca Raton, FL, USA.

6.2.2 Livros com editores/organizadores
Day, W.; Atkin, R.K., eds. 1985. Wheat Growth and Modelling. Plenum Press, New York, NY, USA.

6.2.3 Livros (e manuais) com organização/instituição como autor ou editora/organizadora
Association of Official Analytical Chemists - International [AOAC]. 2005. Official Methods of Analysis. 18ed. AOAC, Gaithersburg, MD, USA.

6.3 Capítulo de Livro

Sharpley, A.N.; Rekolainen, S. 1997. Phosphorus in agriculture and its environmental implications. p. 1-53. In: Tunney, H.; Carton, O.T.; Brookes, P.C.; Johnston, A.E., eds. Phosphorus loss from soil to water. CAB International, New York, NY, USA.

6.4 Fontes eletrônicas

6.4.1 Elementos necessários para listar citações disponíveis on-line:
A autoria, autor ou fonte. Ano. O título do documento da web ou página da web (isto é, título principal da pagina). [meio] (data de atualização). Disponível em: endereço completo para localizar o recurso (URL / endereço) [Accessed Sept 19, 1992]

6.4.2 Elementos necessários para listar publicações disponíveis on-line:
A autoria, autor ou fonte. Ano. O título do documento ou página da web. [meio] Produtor/Editor. Disponível em: endereço completo para localizar o recurso [Accessed Sept 19, 1992]

6.5 Listagem de referências não escritas em inglês

Fornecer o título em inglês e indicar a língua original de publicação da revista ao final da referência, como exemplo abaixo:

Baretta, D.; Santos, J.C.P.; Figueiredo, S.R.; Klauberg-Filho, O. 2005. Effects of native pasture burning and Pinus monoculture on changes in soil biological attributes on the Southern Plateau of Santa Catarina – Brazil. Revista Brasileira de Ciência do Solo 29: 715-724 (in Portuguese, with abstract in English).

Mingoti, A.S. 2005. Data analysis using multivariate statistics methods: an applied approach. = Análise de Dados Através de Métodos de Estatística Multivariada: uma abordagem aplicada. Editora UFMG, Belo Horizonte, MG, Brazil (in Portuguese).

ENCAMINHAMENTO DOS ARTIGOS

Os manuscritos devem ser submetidos pelo sistema on-line, acessando o site http://www.scielo.br/sa, clicando em "submissão online".

Por favor, leia a lista de checagem de conformidade antes de submeter o seu manuscrito.

 

Custo para publicação

Se o primeiro autor e/ou o autor correspondente for assinante:

  • R$ 42,00 por página impressa no formato final, até 6ª página
  • R$ 120,00 por página adicional
  • R$ 115,00 por página colorida

Se o primeiro autor e/ou o autor correspondente não for assinante:

  • R$ 84,00 por página impressa no formato final, até 6ª página
  • R$ 240,00 por página adicional
  • R$ 115,00 por página colorida

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

USP/ESALQ - Scientia Agricola
Av. Pádua Dias, 11
13418-900 Piracicaba SP Brasil
Tel.: +55 19 3429-4401 / 3429-4486
Fax: +55 19 3429-4401


scientia@usp.br