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(Atualizado: 31/01/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

A Revista SOCIEDADE & NATUREZA foi fundada em 1989, sendo publicada pelo Instituto de Geografia e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Sendo veículo de registro e divulgação científica, tem como objetivos: publicar trabalhos inéditos de revisão crítica sobre tema pertinente à Geografia e áreas afins ou resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual; fomentar o intercâmbio de experiência em sua especialidade com outras Instituições, nacionais e estrangeiras; defender e respeitar os princípios do pluralismo de ideias filosóficas, políticas e científicas.

Desde de 2019, a Revista adota o sistema de publicação continuada. Os artigos são publicados tão logo sejam aprovados e editados. Este modelo confere maior celeridade ao processo de editoração, reduzindo o tempo entre a submissão e a publicação online dos textos completos. Não há custos para os autores quanto ao envio e publicação de artigos.

O título abreviado do periódico é Soc. Nat., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Directory of Open Access Journals - DOAJ
  • Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal - REDALYC
  • Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal – LATINDEX
  • EBSCO Discovery Service - EBSCO
  • Sumários de Revistas Brasileiras - SUMÁRIOS
 

 

Propriedade intelectual

   

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

 

 

 


 

Corpo editorial

 

Editor [ou editores]

   

 

Editores associados

   

 

Comissão editorial

 

CONSELHO EDITORIAL

CONSELHO CIENTÍFICO

 

 

Produção editorial

 

Revisão

  • Silvio Carlos Rodrigues, Ana Flávia Brandão Rocha e Alison Nascimento Teixeira

Composição

  • Silvio Carlos Rodrigues, Ana Flávia Brandão Rocha e Alison Nascimento Teixeira

Arte Final

  • Silvio Carlos Rodrigues, Ana Flávia Brandão Rocha e Alison Nascimento Teixeira
 

 


 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

A Revista Sociedade & Natureza tem como objetivo publicar trabalhos inéditos de revisão crítica sobre tema pertinente à Geografia e áreas afins ou resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual, fomentar o intercâmbio de experiência em sua especialidade com outras Instituições, nacionais e estrangeiras; defender e respeitar os princípios do pluralismo de ideias filosóficas, políticas e científicas.

O público da revista é formado por professores, pesquisadores, estudantes de geografia e áreas afins.

Todos os artigos submetidos são revisados por pelo menos dois especialistas escolhidos a partir de sua especialização ou afinidade com o conteúdo temático pelos editores. A avaliação dos artigos é baseada na originalidade, importância no contexto do tema; Adequação da fundamentação teórica e metodologia, Clareza em expor o assunto, Relevância dos resultados, Redação correta e qualidade das ilustrações gráficas.

Após o aceite da submissão, os textos em Português e Espanhol deverão apresentar também a versão completa em Inglês. As traduções devem obrigatoriamente apresentar o padrão de qualidade condizente com as políticas da Sociedade & Natureza.

A Revista Sociedade & Natureza apoia e pratica princípios de Ciência Aberta, dando maior transparência e confiabilidade aos artigos publicados. Neste sentido, os autores são convidados a depositarem previamente os artigos submetidos para avaliação em servidores de preprints confiáveis.

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Serão aceitos para publicação na Revista Sociedade & Natureza artigos inéditos, resultados de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual, resultantes de mestrado, de doutorado ou de densidade similar sobre tema próprio à Ciência Geográfica

Instruções para a preparação do artigo

É de inteira responsabilidade dos autores a observância das instruções abaixo. Artigos em desconformidade com as orientações deste documento serão rejeitados na pré-análise.

  • O artigo deverá ser submetido no formato Word, tamanho máximo de 12 MB, conter no mínimo 4000 e no máximo 6000 palavras;
  • O texto deverá ser escrito utilizando a fonte Century Schoolbook, tamanho 12, espaçamento duplo. As linhas deverão ser numeradas continuamente;
  • O texto deverá conter, obrigatoriamente, as seguintes seções:

Título (em português e inglês);
Resumo e Abstract (entre 200 e 300 palavras);
Palavras-chave e Keywords (entre 3 e 5 palavras);
Introdução;
Corpo do texto;
Considerações finais;
Referências.

  • Título: o título deverá ser curto e informativo. Como eles são importantes para os mecanismos de busca, sugerimos aos autores que evitem títulos genéricos e optem por títulos que possam atrair o interesse de especialistas de várias áreas, fazendo referência ao principal resultado encontrado da pesquisa. Os autores não devem usar abreviações, a menos que essas sejam de amplo conhecimento do público e/ou do campo geográfico (ex. DNA, ONU, OMS, SIG, LANDSAT, etc...).
  • Resumo e Abstract: Nesta seção, os autores devem apresentar brevemente o artigo. Ela deve capturar a essência da pesquisa, pois ela é a principal fonte de informações sobre o trabalho para a maioria dos leitores. A primeira frase do resumo/abstract deve contextualizar, em poucas palavras, o artigo em um campo de conhecimento mais amplo. Na sequência, os autores deverão apresentar mais especificamente o tema do artigo. Em seguida, deverão estar as informações sobre os OBJETIVOS/MÉTODOS e posteriormente os resultados. A última frase deve destacar as principais CONCLUSÕES do estudo. Não incluir citações e abreviações nesta seção.
  • Palavras-chave e Keywords: após o resumo/abstract, os autores devem apresentar uma lista com no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave/keywords. Estas não devem repetir palavras que já estão no título do artigo. Palavras-chave compostas não deverão ter mais do que três elementos.
  • Introdução: a Introdução será sempre a primeira seção do artigo. Nela, os autores deverão contextualizar o tema do artigo, partindo das questões mais gerais às especificas da pesquisa, finalizando na apresentação dos objetivos e das hipóteses (quando houver). Na Introdução não deve haver subseções.
  • Corpo do texto: após a Introdução, as demais seções do texto deverão ser numeradas sequencialmente (2, 3, 4...). Subseções deverão ser numeradas como 2.1. (depois 2.1.1, 2.1.2...), 2.2., etc. No Corpo do texto deverão ser apresentados os métodos utilizados, os resultados encontrados e a discussão dos dados da pesquisa. Vários autores utilizam a estrutura IMRED (Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, estes dois últimos juntos ou separados) para o Corpo do Texto. Artigos teóricos, entretanto, podem utilizar outras estruturas, desde que a primeira seção seja sempre a Introdução. No desenvolvimento dessa seção, os autores não deverão utilizar, em nenhuma parte do texto, estrutura de tópicos, rodapés, cabeçalhos, etc.
  • Resultados: devem ser claramente indicados.
  • Considerações finais: após o Corpo do texto, os autores deverão elaborar suas considerações finais. Elas devem ser breves e responder às questões da pesquisa levantadas na introdução, correspondentes aos objetivos e hipóteses, e apontar as principais contribuições da pesquisa e as 2 recomendações para trabalhos futuros. Esta seção não é uma repetição do resumo. Similar à seção anterior, as Considerações finais não deverão ser elaboradas na forma de tópicos.
  • Referências: nesta seção, os autores deverão acrescentar todas as referências citadas no texto. As citações e referências são baseadas no padrão ABNT.
    • Evite referências de difícil acesso (CD-ROMS, pen-drives, etc...)
    • No texto, as citações devem seguir o padrão: Abreu e Silva (2019) ou (ABREU; SILVA, 2019); para citações diferentes do mesmo autor, Silva (2012; 2019) ou (SILVA, 2012; 2019), para citações indiretas de vários autores, utilizar ordem alfabética (ABREU; SILVA, 2019; SILVA, 2012); a partir de três autores, utilizar o padrão Vigevani et al. (2008) ou (VIGEVANI et al., 2008).
    • Ao final deste documento, os autores encontrarão exemplos para formatação das referências. Os autores deverão OBRIGATORIAMENTE acrescentar o número DOI daquelas referências que o possuírem. Para verificar quais referências possuem DOI, acessar o site https://apps.crossref.org/SimpleTextQuery, copiar e colar as referências no espaço adequado e clicar em ‘Submit’. Aguardar o resultado e copiar os DOIs. Além disso, todos os links devem estar ativos.
  • Contribuição dos autores: os autores devem apontar no documento “Carta ao Editor”, a ser enviado no ato da submissão, a contribuição de cada um dos autores para o desenvolvimento do trabalho, sendo critérios mínimos: participar ativamente da discussão dos resultados; e Revisão e aprovação da versão final do trabalho. Recomendamos a atribuição de papeis de acordo com os papeis de autoria do CRediT, que são: Administração do projeto, Análise formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização. Independente da contribuição e do sistema de registro, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.

Orientações para elaboração de Figuras e Tabelas

  • Figuras:
    • Todas as ilustrações (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, imagem, dentre outros) serão nomeadas Figuras.
    • As figuras devem ter a resolução mínima de 300 dpi e não devem exceder o tamanho máximo de uma página. Eles devem ter formato jpeg, png, bitmap, tiff ou similares.
    • As figuras devem ser citadas no texto (Figura 1, Figura 2, etc.) e posicionadas próximas à citação. Evite citar as figuras como “A Figura 1 demonstra os resultados da análise de cobertura vegetal para o período chuvoso”. Ao invés disso, use “No período chuvoso, a cobertura vegetal foi maior do que no período seco (Figura 1)”.
    • Múltiplos imagens no interior de uma única figura devem ser identificados como A, B, C, etc.
    • Toda a ilustração deve ser salva como uma única figura.
    • O título da figura deve conter todas as informações que possibilitem o seu entendimento. Ele deve estar posicionado acima dela, enquanto a fonte deve estar abaixo
    • Se a figura for de autoria própria, deve-se indicar “Fonte: os autores.”;
    • Não utilizar bordas e/ou efeitos na figura.
  • Tabelas e Quadros:
    • As tabelas e quadros devem ser formatados diretamente no Word, portanto não devem ser inseridos como imagens.
    • As tabelas e quadros devem ser citados no texto (Tabela 1, Quadro 2, etc.) e posicionados próximos à citação. Evite citações como “A Tabela 1 demonstra os resultados da análise de cobertura vegetal para o período chuvoso”. Ao invés disso, use “No período chuvoso, a cobertura vegetal foi maior do que no período seco (Tabela 1)”.
    • O título das tabelas e quadros deve conter todas as informações que possibilitem o seu entendimento. Ele deve estar posicionado acima, enquanto a fonte deve estar abaixo.
    • Se a tabela ou quadro for de autoria própria, deve-se indicar “Fonte: os autores.”;
    • Evite tabelas e quadros que excedam o tamanho de uma página;
    • Não utilizar espaços, quebras de seção, parágrafos, etc. para posicionar elementos no interior das tabelas e quadros.

Outras observações

  • Para acrônimos, apresentar o nome inteiro na primeira citação e apenas a sigla nas seguintes. Ex.: segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)... O IBGE é responsável pelos dados censitários da população brasileira...
  • O número de casas decimais deverá ser padronizado ao longo do texto.
  • Todos os links do texto (incluindo nas Referências) devem estar ativos.
  • Os artigos são publicados de forma contínua, apenas em versão eletrônica no site da Revista
 

 

Envio de manuscritos

 

O artigo deverá ser submetido através do site da revista.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados na seção Condições para Submissão.

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não representando a opinião da revista Sociedade & Natureza.

 

 

Política de avaliação de manuscritos

 

Quando um novo artigo é encaminhado à Sociedade & Natureza, ele é submetido a uma análise preliminar pelo Comitê Editorial antes de ser enviado para a avaliação externa. Essa análise considera se: 1) o artigo tem correlação com o foco e o escopo da Revista; 2) o artigo segue as recomendações disponíveis nas Diretrizes para Autores e 3) o artigo é inédito. Esse processo pode demorar até 15 dias a partir do momento da submissão.

Após concluída a etapa de análise prévia, os artigos que atendem aos critérios da Revista serão encaminhados para dois ou três avaliadores, que podem ser membros do Conselho Científico da Revista ou consultores ad hoc. Todos os avaliadores são professores/pesquisadores reconhecidos em suas áreas de atuação. Por padrão, a Revista adota o processo de avaliação “Double Blind Peer Review”, ou seja, é garantido o anonimato dos autores e dos avaliadores. Seguindo as práticas da Ciência Aberta, a Revista também possibilita que autores e avaliadores se identifiquem durante a avaliação, mediante solicitação dos mesmos. Para tornarem públicos os seus nomes, os autores deverão indicar esta preferência na Carta ao Editor e os avaliadores deverão assinar seu nome após os comentários de seu parecer.

Cada avaliador tem um prazo de até 30 dias após aceitar a solicitação da Revista para elaborar o seu parecer. Caso um avaliador recuse a solicitação ou não obedeça aos prazos estipulados, um novo avaliador será designado. Portanto, não há prazo estabelecido para o término do processo de avaliação, pois ele está condicionado ao cumprimento dos prazos pelos avaliadores.

Os pareceres serão elaborados considerando os seguintes critérios: originalidade, relevância científica, clareza e qualidade gráfica das ilustrações. Ao final da avaliação, cada avaliador manifestar-se-á, em seu parecer, por meio de uma das seguintes opções: I) Aceitar; II) Correções obrigatórias; III) Submeter a nova rodada de avaliação ou IV) Rejeitar. Os avaliadores têm inteira liberdade para propor alterações, corrigir, suprimir ou acrescentar trechos e seções, apontar descrições ambíguas, redundantes, incoerentes ou uso indevido de terminologias e conceitos etc. Além disso, eles poderão enviar arquivos que complementem os comentários registrados no sistema. Os pareceres têm caráter consultivo, sendo o editor da submissão o responsável pela decisão final sobre o artigo.

Após o envio dos pareceres, os autores serão comunicados da decisão editorial. Caso sejam solicitadas alterações, os autores deverão atentar-se aos prazos estabelecidos para o envio da versão corrigida do artigo. O artigo só será publicado mediante o envio das correções e/ou das justificativas para aquelas sugestões de alteração que não forem acatadas. A decisão editorial não será passível de reconsideração, salvo situações excepcionais a serem analisadas pelos editores.

 

 

Declaração de ética

 

O periódico Sociedade & Natureza desenvolve seu trabalho em conformidade com os princípios éticos do Committee on Publication Ethics (COPE), do Code of Ethics American Educational Research Association, o Código de Boas Práticas Científicas – FAPESP e do Council of Science Editors (CSE) em relação a publicação.

Para promoção da integridade das pesquisas, o fortalecimento e a transparência no processo, todo o material pulicado no está de acordo com o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Cientifica e o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta.

A revista SOCIEDADE & NATUREZA adota como definição de má-conduta aquela apontada pelo "Office Research Integraty - ORI", que consiste em:

  • Fabricação: inventar dados ou resultados registrando ou relatando-os.
  • Falsificação:manipular materiais, equipamentos ou processos de pesquisa, ou alterar ou omitir dados ou resultados, de modo que a pesquisa não seja representada com precisão no registro da pesquisa.
  • Plágio: consiste na apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar crédito apropriado.

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma Plagius - Plagiarism Detector Software, version 2.3.4. A equipe editorial confere os dados. No caso de plágio, basta um parágrafo sem a devida citação para que o artigo seja devolvido ao autor, indicando o problema. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto para artigos ou 50% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Acima disso, o artigo é devolvido, com a indicação do problema, podendo os autores fazerem as alterações necessárias e submeterem o artigo novamente à Revista.

Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comitê Editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos autores.

Entende-se que "Má-conduta em pesquisa" não inclui erros honestos ou diferenças de opinião, estando os Autores sujeitos as sanções estabelecidas pelo Conselho Editorial quando detectadas ações pertinentes ao conceito aqui apresentado.

Nos casos de Publicação Duplicata e Redundante, Correção e Retratações, a Revista  Sociedade & Natureza adota a publicação de material original, que não tenha sido publicado anteriormente ou que esteja sendo revisado em outros periódicos, mesmo que em outros idiomas.

Os artigos submetidos a Sociedade & Naturezas não podem ser submetidos a nenhuma outra revista enquanto estiver em avaliação em Sociedade & Natureza.Entende-se como publicação duplicata a prática de submeter o mesmo manuscrito em mais de um periódico. Publicação redundante é aquela que implica em divisão inadequada dos resultados do estudo em mais de um artigo, e sendo detectada resulta na rejeição do artigo ou sua retratação, estando os Autores sujeitos as sanções estabelecidas pelo Conselho Editorial.

Em caso de correções e retratações, implicando em erros ou falhas, independente da natureza ou da origem, e que não impliquem em "Má-conduta em publicação", poderão ser corrigidos através de errata. Em caso de manuscritos já publicados em que "Má-conduta em publicação" for identificada, serão alvo de retratação através de exposição do motivos, sendo que neste caso autores e co-autores deverão a concordar com o conteúdo.

Pesquisas relacionadas a seres humanos e animais devem vir acompanhada de cópia de aprovação do comitê de ética.

 

 

Conflito de interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por declarar conflitos que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja conflito de interesse, os autores devem informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.

 

 

Registros de ensaios clínicos

 

A Revista Sociedade & Natureza não trabalha com ensaios clínicos.

 

 

Plágio e má conduta editorial

 

O periódico Sociedade & Natureza desenvolve seu trabalho em conformidade com os princípios éticos do Committee on Publication Ethics (COPE), do Code of Ethics American Educational Research Association, o Código de Boas Práticas Científicas – FAPESP e do Council of Science Editors (CSE) em relação a publicação.

Para a promoção da integridade das pesquisas, o fortalecimento e a transparência no processo, todo o material pulicado no está de acordo com o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Cientifica e o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta.

 

 

Preparando o manuscrito política de avaliação de manuscritos

 

Quando um novo artigo é encaminhado à Sociedade & Natureza, ele é submetido a uma análise preliminar pelo Comitê Editorial antes de ser enviado para a avaliação externa. Essa análise considera se: 1) o artigo tem correlação com o foco e o escopo da Revista; 2) o artigo segue as recomendações disponíveis nas Diretrizes para Autores e 3) o artigo é inédito. Esse processo pode demorar até 15 dias a partir do momento da submissão.

Após concluída a etapa de análise prévia, os artigos que atendem aos critérios da Revista serão encaminhados para dois ou três avaliadores, que podem ser membros do Conselho Científico da Revista ou consultores ad hoc. Todos os avaliadores são professores/pesquisadores reconhecidos em suas áreas de atuação. Por padrão, a Revista adota o processo de avaliação “Double Blind Peer Review”, ou seja, é garantido o anonimato dos autores e dos avaliadores. Seguindo as práticas da Ciência Aberta, a Revista também possibilita que autores e avaliadores se identifiquem durante a avaliação, mediante solicitação dos mesmos. Para tornarem públicos os seus nomes, os autores deverão indicar esta preferência na Carta ao Editor e os avaliadores deverão assinar seu nome após os comentários de seu parecer.

Cada avaliador tem um prazo de até 30 dias após aceitar a solicitação da Revista para elaborar o seu parecer. Caso um avaliador recuse a solicitação ou não obedeça aos prazos estipulados, um novo avaliador será designado. Portanto, não há prazo estabelecido para o término do processo de avaliação, pois ele está condicionado ao cumprimento dos prazos pelos avaliadores.

Os pareceres serão elaborados considerando os seguintes critérios: originalidade, relevância científica, clareza e qualidade gráfica das ilustrações. Ao final da avaliação, cada avaliador manifestar-se-á, em seu parecer, por meio de uma das seguintes opções: I) Aceitar; II) Correções obrigatórias; III) Submeter a nova rodada de avaliação ou IV) Rejeitar. Os avaliadores têm inteira liberdade para propor alterações, corrigir, suprimir ou acrescentar trechos e seções, apontar descrições ambíguas, redundantes, incoerentes ou uso indevido de terminologias e conceitos etc. Além disso, eles poderão enviar arquivos que complementem os comentários registrados no sistema. Os pareceres têm caráter consultivo, sendo o editor da submissão o responsável pela decisão final sobre o artigo.

Após o envio dos pareceres, os autores serão comunicados da decisão editorial. Caso sejam solicitadas alterações, os autores deverão atentar-se aos prazos estabelecidos para o envio da versão corrigida do artigo. O artigo só será publicado mediante o envio das correções e/ou das justificativas para aquelas sugestões de alteração que não forem acatadas. A decisão editorial não será passível de reconsideração, salvo situações excepcionais a serem analisadas pelos editores. Após o aceite da submissão, os textos em Português e Espanhol deverão apresentar também a versão completa em Inglês. As traduções devem obrigatoriamente apresentar o padrão de qualidade condizente com as políticas da Sociedade & Natureza.

 

 

Check list de submissão

 

Requisitos para Envio de Manuscrito

  • A contribuição é original e inédita (conteúdo nunca publicado em Revistas/Anais de eventos, etc.), e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os autores declaram que o texto utiliza apropriadamente as regras de citação, evitando o que pode ser considerado plágio acadêmico. Além disso, os autores têm ciência de que plágio se configura crime contra a propriedade intelectual (Lei 10.695, de 01 de Julho de 2003).
  • Todos os autores do texto estão inclusos nos metadados da submissão, com as respectivas informações de atuação profissional e formação acadêmica (a informação completa é essencial para a avaliação), inclusive o código ORCID.
  • O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • Todos os hyperlinks no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) estão ativos.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Instrução aos autores, encontradas na seção \"Sobre\" a revista e na seção Documentos> Orientações para elaboração do artigo
  • As figuras estão inseridas no texto com a resolução mínima de 300 dpi e em formato JPG.
  • Os autores concordam com a política de Acesso Aberto da revista.
  • Todos(as) os(as) autores(as) estão cientes e concordam com as condições de submissão e Diretrizes aos Autores da Revista.
  • Aceitar a declaração de direitos autorais (Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais).
 

 


 

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