ISSN 1517-4522 versão impressa
ISSN 1807-0337 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Instruções aos Colaboradores

1. Sociologias - Revista do PPGS é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPG/Sociologia) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Destinada a promover intercâmbio entre cientistas sociais nacionais e internacionais, a revista aceita trabalhos inéditos, sob forma de artigos, comentários de livros e comunicações de pesquisas em ciências sociais. Os trabalhos deverão ter interesse acadêmico e social.

2. Os manuscritos devem estar destinados exclusivamente a Sociologias, isto é, não poderão ser submetidos simultaneamente a outro(s) periódico(s). Para submeter os manuscritos à Revista Sociologias, os(as) autores(as) devem realizar cadastro no sistema SEER (http://www.seer.ufrgs.br/index.php/index/user/register) e iniciar o processo dos cinco passos para submissão, seguindo as instruções aos autores.

3. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial e colaboradores convidados, garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação. Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordados com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os textos forem entregues para composição.

4. Os artigos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: qualidade e rigor dos argumentos apresentados, validade dos dados apresentados, oportunidade e relevância do artigo para a discussão de problemas da sua área de pesquisa, atualidade e adequação das referências contidas no trabalho.

5.   Após avaliação pelos pares, será encaminhada ao autor uma resposta de aceitação, possíveis sugestões de modificações ou recusa do artigo.

Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

Política Editorial

A revista Sociologias é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS (IFCH – UFRGS). Tem por missão promover o intercâmbio entre cientistas sociais do Brasil e do exterior.

Sociologias é uma revista de orientação pluralista que busca ampliar os espaços para expressão das diversas correntes existentes no campo das ciências sociais, colocando em debate temas e abordagens que constituem a sociologia. Contemplando, ainda, espaço para áreas como literatura, informática, economia, entre outras, que apresentam importantes interfaces com a sociologia.

Sociologias aceita trabalhos inéditos, na forma de artigos, comentários de livros e comunicações de pesquisas em ciências sociais que apresentem relevância acadêmica e social. A revista publica artigos em Português e Espanhol.

A publicação dos trabalhos está condicionada à avaliação por, pelo menos, dois pareceristas escolhidos entre os membros do Conselho Editorial ou colaboradores de Sociologias com experiência nas áreas de conhecimento relevantes. Preserva-se o anonimato de autores e avaliadores no processo de avaliação. Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: qualidade e rigor dos argumentos apresentados, validade dos dados apresentados, oportunidade e relevância do artigo para a discussão de problemas na área de pesquisa envolvida, atualidade e adequação das referências contidas no trabalho. Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores.

 

Diretrizes para submissão

Sociologias aceita trabalhos inéditos, na forma de artigos, comentários de livros e comunicações de pesquisas em ciências sociais que apresentem contribuições inovadoras e relevantes em sua área temática e demonstrem rigor teórico e metodológico em sua construção. As contribuições podem ser submetidas nos idiomas português e espanhol.

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente a Sociologias, isto é, não poderão ser submetidos simultaneamente a outro(s) periódico(s). A Revista não assume responsabilidade por conceitos emitidos pelos autores. O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais ao PPGS-UFRGS.

Para qualificarem-se à avaliação por pares, as contribuições devem atender aos seguintes critérios:

  1. Para submeter os manuscritos à Revista Sociologias, os(as) autores(as) devem realizar cadastro no sistema SEER (http://www.seer.ufrgs.br/index.php/index/user/register) e iniciar o processo dos cinco passos para submissão, seguindo as diretrizes para submissão.
  2. Os manuscritos deverão ter no máximo sete mil e quinhentas (7.500) palavras ou 20 páginas, incluindo resumo e referências, em formato A4, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5 e margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm.
  3. O arquivo submetido do manuscrito deve estar em formato .doc, .docx ou .rtf, deve conter título e resumo (de até 250 palavras) no idioma em que está sendo submetido e em inglês, e até 5 palavras-chave que permitam a adequada indexação do artigo e lista de referências conforme normas ABNT.
  4. O resumo deve descrever de forma sucinta e clara a que se propõe o trabalho e o que será exposto no texto. Este último deve estar redigido com clareza e correção gramatical e atender aos critérios da escrita científica.
  5. O arquivo submetido com o texto não deve trazer qualquer identificação de autoria, para assegurar a avaliação cega.
  6. Desenhos, gráficos, mapas, tabelas, quadros e fotografias, devem conter título e fonte, e estar numerados. Imagens devem ter resolução de pelo menos 300 dpi. Todos os elementos gráficos devem estar incorporados ao manuscrito.
  7. Títulos de seção e subtítulos não devem utilizar caixa alta, tendo só a primeira letra capitalizada. Subtítulos de 1º nível devem usar fonte 12 e ser negritados, subtítulos de 2º nível, fonte 12 em itálico negritado; 3º nível, fonte 12 em itálico não negritado.
  8. As notas devem restringir-se ao mínimo possível e, se necessárias, devem ser numeradas consecutivamente dentro do texto e colocadas ao pé da página.
  9. As citações literais curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo, colocadas em itálico e seguidas pelo sobrenome do autor referido no texto, ano de publicação e página(s) do texto citado, tudo entre parênteses e separado por vírgulas. Citações de mais de três linhas serão destacadas do texto em parágrafo especial e com recuo de quatro cm a partir da margem esquerda.
  10. Referências bibliográficas ao longo do texto devem utilizar o sistema autor-data, sem utilizar caixa alta para o nome de autor. Por exemplo, (Moser, 1985). Todas as obras citadas ao longo do texto devem constar da lista de referências ao final do mesmo. Obras não citadas não devem fazer parte da lista.
  11. A lista de referências deve seguir a norma ABNT NBR 6023, conforme exemplos a seguir:

a) LIVROS

MOSER, Anita. A nova submissão: mulheres da zona rural no processo de trabalho industrial. Porto Alegre: EDIPAZ, 1985. (Coleção Debate e Crítica).
LEMOS, Carlos A. O morar em São Paulo no tempo dos italianos. In: DE BONI, Luis A. (Org.). A presença italiana no Brasil. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia, 1990. p. 401-409.
CÂNDIDO, Antônio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1968.

b) ARTIGO DE PERIÓDICO

NOGUEIRA, Ronidalva. Michel Foucault numa breve visita às prisões de Pernambuco. Cadernos de Estudos Sociais, Recife, v. 6, n. 2, p. 269-282, jul./dez. 1990.
O REI está nú (2): adianta porém constatar o óbvio? Isto é, São Paulo, n. 1189, p. 15, 15 jul. 1992. Editorial.

c) COLETÂNEA

NOVAES, Adauto (Org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

d) TESES ACADÊMICAS

RAMOS, Eloisa Helena Capovila da Luz. O Partido Republicano rio-grandense e o poder local no litoral norte do Rio Grande do Sul – 1882/1895. 1990. 284 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

e) VERBETES

PISTONE, Sérgio. Bonapartismo. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1986. p. 118-119.
PAGALLO, G. T. Democrito. In: DICCIONARIO de filósofos. Madrid: Rioduero, 1986. p. 321-324.

f) INFORMAÇÃO OU TEXTO OBTIDO NA INTERNET

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Conheça o IBICT. Disponível em: <http://www.ibict.br/ibict/frame.htm>. Acesso em: 01 out. 1997.

 

Envio de manuscritos

Os(as) autores(as) devem realizar cadastro no sistema SEER (http://www.seer.ufrgs.br/index.php/index/user/register) e iniciar o processo dos cinco passos para submissão, seguindo as instruções aos autores.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43111 - sala 103
91509-900 Porto Alegre RS Brasil
Tel.: +55 51 3316-6635/3316-7008
Fax: +55 51 3316-6637


revsoc@ufrgs.br