ISSN 0102-8839 versión impresa
ISSN 1806-9452 versión online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Nota aos colaboradores

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial, desde que seja citada a fonte.

A revista solicita artigos por meio de convite e também aceita propostas a ela encaminhadas. Todos os textos enviados serão submetidos ao Conselho Editorial e avaliados por seus membros, a quem cabe a decisão de publicação.

O setor de redação poderá contatar o autor para eventuais dúvidas e/ou alterações nos originais, visando manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões ou conclusões dos autores.

O autor poderá enviar seu trabalho pela Internet. Nosso e-mail é: perspectiva@seade.gov.br. Caso não tenha acesso à rede, deverá encaminhar para a Fundação SEADE uma cópia impressa juntamente com um disquete com o(s) arquivo(s).

 

Normas editoriais

1. O artigo deverá ser digitado em Word (fonte TIMES NEW ROMAN, corpo 12) contendo no mínimo 15 e, no máximo, 25 páginas, em Espaço Duplo, numeradas consecutivamente.

2. Na primeira página do original deverão ser indicados o título do artigo (e subtítulo, se houver), o nome do(s) autor(es) com um mini currículo (indicação de sua formação profissional, situação acadêmica e ocupação atual) e, se quiser, seu e-mail.

3. Apresentar um Resumo do artigo (máximo cinco linhas) e Três Palavras-chave.

4. Caso haja subdivisões no texto, recomenda-se no máximo três níveis de intertítulos, hierarquizados da seguinte forma:
PRIMEIRO INTERTÍTULO = LETRAS MAIÚSCULAS (em negrito)
Segundo Intertítulo = Letras Maiúsculas e Minúsculas (em negrito)
Terceiro Intertítulo = Letras Maiúsculas e Minúsculas (em itálico)

Atenção: Não começar o artigocom intertítulo

5. Figuras, desenhos ou gráficos devem ser confeccionados eletronicamente, enviados em arquivos separados, com indicação do programa utilizado para a sua elaboração.

6. As tabelas e/ou gráficos precisam ser sempre numerados (acompanhando a seqüência em que são citados no texto) e confeccionados em Excel ou no próprio Word. Eles deverão ser enviados, se possível, separado do arquivo de texto - e não colados como figuras - só aparecendo no artigo a indicação de onde poderá ser colocado.

7. As notas devem ser numeradas seqüencialmente, em algarismos arábicos, e colocadas no rodapé da página.

8. As menções a autores, no decorrer do texto, devem subordinar-se ao esquema: (Sobrenome do Autor, data) ou (Sobrenome do Autor, data: página). Ex.: (Rodrigues, 1991) ou (Rodrigues, 1991:61). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra depois da data. Ex.: (Barbosa, 1895), (Barbosa, 1895b).

9. As referências bibliográficas deverão vir listadas no final do texto, em ordem alfabética, em observância às normas internacionais de apresentação (ABNT - NBR 6023), de acordo com os seguintes exemplos abaixo:

a) no caso de livro (solicita-se observar rigorosamente a seqüência e a pontuação):
SOBRENOME, nome. Título em itálico. Local de publicação: editora, data.
Exemplo:
HOLANDA, S.B. Caminhos e fronteiras. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

b) no caso de coletânea (solicita-se observar rigorosamente a seqüência e a pontuação):
SOBRENOME, nome. Título. In: SOBRENOME, nome (org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: editora, data, p.ii-ii.
Exemplo:
TELLES, V.S. Sociedade civil e a construção de espaços públicos. In: DAGNINO, E. (org.). Anos 90 - política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994, p.30-45.

c) no caso de artigo (solicita-se observar rigorosamente a seqüência e a pontuação):
SOBRENOME, nome. Título. Título do Periódico em Itálico. Local de publicação: editora, número do periódico, número do fascículo, mês(es) e ano da publicação, página inicial - página final.
Exemplo:
FERNANDES, F. Dilemas do Nordeste. São Paulo em Perspectiva. São Paulo: Fundação SEADE, v.7, n.2, abr./jun. 1993, p.14-21.

d) no caso de tese acadêmica (solicita-se observar rigorosamente a seqüência e a pontuação):
SOBRENOME, nome. Título da tese em itálico. Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado. Local: Instituição em que foi defendida (Faculdade e Universidade), data.
Exemplo:
SOUZA, P.R. de. A determinação dos salários e do emprego nas economias atrasadas. Tese de Doutorado. Campinas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, 1980.

e) no caso de se tratar de obras consultadas online: são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão "Disponível em:" e a data de acesso ao documento, precedida da expressão "Acesso em:".
Exemplo:
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: __________. Entendendo o meio ambiente. São Paulo: 1999. V.1. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/ atual.htm>. Acesso em: 08 mar. 1999.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


Fundação SEADE

Av. Cásper Líbero, 464
CEP 01033-000 São Paulo SP Brasil
Tel.: +55 11 3313-5777
Fax: +55 11 2171-7297


perspectiva@seade.gov.br