ISSN 1678-3166versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Scientiae Studia tem por objetivo dar visibilidade à produção acadêmica nas áreas de filosofia e história da ciência sem descuidar das contribuições de áreas afins, como a sociologia da ciência e da tecnologia, a história da técnica e a filosofia da tecnologia. A revista tem uma linha temática claramente devotada muito precisamente aos estudos filosóficos e históricos sobre a ciência, entendida na acepção ampla de ciência exata, natural e humana, e ao impacto da aplicação técnica e tecnológica no conjunto da cultura e da sociedade. A revista Scientiae Studia visa assim, desde o início, publicar contribuições que procurem entender a ciência como manifestação da cultura e expressão do estágio atual do processo civilizatório, analisando os aspectos internos, que podem caracterizar racional e autonomamente a ciência, e detendo-se também no conjunto dos valores sociais que dão sustentação às práticas científicas e tecnológicas, nas quais se põe a questão da responsabilidade ética e social dos cientistas e tecnólogos.

Também faz parte da missão da revista o perfil do público-alvo, que está constituído pela comunidade científica e acadêmica de línguas portuguesa e espanhola, visando assim não só a difusão dos estudos críticos (históricos, epistemológicos, éticos) sobre a ciência e a tecnologia, mas também uma maior integração linguística e cultural entre os países da América Latina.

Convém aqui chamar muito particularmente a atenção para o caráter intrinsecamente interdisciplinar da linha editorial da revista, já que se dedica a estudos que se encontram nas fronteiras de disciplinas como a filosofia, a história, a sociologia e a antropologia.

A revista publica artigos acadêmicos, traduções de documentos científicos de valor histórico (principalmente correspondência científica), análises críticas das publicações correntes nas áreas concernidas, discussões sobre aspectos relevantes de política científica e tecnológica, resenhas críticas de textos clássicos e recentes.

Quanto à avaliação por pares, constituiu-se um Conselho Editorial de reconhecida competência nacional e internacional nas áreas de atuação do periódico e foi implantado, desde o início, um sistema de referência cega, composto por dois pareceristas por artigo, destinado a garantir a pertinência dos artigos propostos à linha temática da revista, bem como a qualidade dos artigos publicados. Os pareceristas recebem um roteiro, de modo a garantir uma relativa uniformidade quanto à forma dos pareceres.

 

Forma e preparação de manuscritos

  • A revista publica textos em português e espanhol.
  • Os originais devem ser enviados em formato eletrônico para secretaria@scientiaestudia.org.br na extensão .doc ou .rtf. Quando contiverem fórmulas matemáticas ou outros sinais que dependam de editores especiais, devem ser enviados também em .pdf.
  • O texto deve ser digitado em corpo 12, fonte Times New Roman, com espaçamento de 1,5 linhas, em laudas de até trinta linhas por cerca de setenta caracteres, preferencialmente até 40 laudas.
  • Solicitamos que o arquivo contenha nome(s) do(s) autor(es), instituição(ões) a que pertence(m), por extenso, endereço(s) completo(s) e até 4 linhas de informações profissionais, sobre cada autor.
  • Pede-se que o(s) autor(es) destaque(m) termos ou expressões no texto por meio de itálico. Citações, transcrições ou epígrafes em língua estrangeira devem vir entre aspas.
  • Figuras, gravuras, ilustrações e desenhos em geral devem ser apresentados em páginas separadas. Imagens devem ser escaneadas em tons de cinza, com resolução mínima de 300 dpi.
  • Todas as imagens devem vir acompanhadas de legendas, com a devida numeração.
  • Os artigos devem vir acompanhados de resumo em português ou em espanhol e abstract em inglês, com preferencialmente até 200 palavras.
  • Os autores devem apresentar de cinco a dez palavras-chave em português ou em espanhol e de cinco a dez keywords em inglês.
  • As notas de rodapé devem ser digitadas ao final do arquivo, utilizando-se os recursos para criação automática de notas de final de texto dos programas de edição.
  • Citações e menções a autores no correr do texto devem subordinar-se à forma (sobrenome do autor, data) ou (sobrenome do autor, data, página).
  • As referências bibliográficas deverão ser listadas ao final do artigo, em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor e obedecendo à data de publicação, ou seja, do trabalho mais antigo para o mais recente. Não devem ser abreviados títulos de periódicos, livros, nomes de editoras e de cidades.
  • As idéias apresentadas nos textos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial.
  • Todos os trabalhos serão submetidos a um sistema de arbitragem cega, composto de 2 pareceristas. Artigos não aceitos receberão parecer circunstanciado que justifica a recusa. Artigos submetidos à reformulação passarão por novo processo de avaliação.
  • A revista detém os direitos autorais de todos os textos nela publicados. Os autores estão autorizados a republicar seus textos mediante menção da publicação anterior na revista.

 

Envio de manuscritos

Os originais devem ser enviados em formato eletrônico para secretaria@scientiaestudia.org.br na extensão .doc ou .rtf. Quando contiverem fórmulas matemáticas ou outros sinais que dependem de editores especiais, devem ser enviados também em .pdf.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Associação Filosófica Scientiae Studia
Rua Santa Rosa Júnior, 83/102
05579-010 - São Paulo - SP Brasil
Tel./FAX: (11) 3726-4435



secretaria@scientiaestudia.org.br