ISSN 0101-6628 versão impressa
ISSN 2317-6318 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas

Histórico: O Serviço Social é uma profissão regulamentada por lei e uma área de conhecimento científico que vem se desenvolvendo há mais de setenta anos no Brasil. Conta em nosso país com mais de 85 mil assistentes sociais formados e registrados nos seus Conselhos Regionais de Fiscalização Profissional. Numericamente, o Brasil tem hoje o segundo maior conjunto de assistentes sociais do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo Yazbek, Martinelli e Raichelis (2008), "a produção crítica sobre a profissão está concentrada no Brasil, considerando inclusive que todos os cursos de doutorado estão em universidades

brasileiras e são responsáveis também pela formação dos primeiros mestres e doutores em países da América Latina e Europa."

Nas últimas três décadas, a área apresentou grande desenvolvimento de sua produção acadêmica, que além de contribuir com o desenvolvimento de novas e aprimoradas intervenções profissionais nos mais variados campos das políticas sociais, objetivou-se em centenas de livros, artigos, resenhas, e comunicações de pesquisas.

O Serviço Social brasileiro enriqueceu-se, assim, ao transitar de uma disciplina quase que exclusivamente de intervenção para uma vigorosa área de produção de conhecimento sobre a realidade social, o que contribuiu decisivamente para a criação dos cursos de Pós-Graduação que deram novo influxo à pesquisa e à produção bibliográfica na área.

Desde sua criação, em setembro de 1979, a revista Serviço Social & Sociedade, apresenta uma política editorial pautada pela diretriz de dar voz a essa valiosa produção acadêmica e profissional dos assistentes sociais e de pesquisadores de áreas afins, repercutindo também o desenvolvimento sociopolítico do Serviço Social e o pensamento de suas entidades representativas.

O periódico nasceu na conjuntura do final do regime militar no Brasil, quando muitos movimentos sociais e populares questionavam o Estado autoritário e clamavam por liberdades democráticas. Momento também de fortes mobilizações sindicais que levaram às grandes greves do ABC paulista e à fundação do Partido dos Trabalhadores e da CUT.

Foi esse o contexto que marcou o processo de rearticulação das forças político-profissionais na sociedade brasileira e no Serviço Social, promovendo uma diversificação e democratização das formas de expressão e das linhas de pesquisa dos assistentes sociais. Neste sentido, a revista Serviço Social & Sociedade foi, em sua gênese, contemporânea do importante movimento de renovação do Serviço Social e continua contribuindo com o desenvolvimento acadêmico e profissional dessa área de conhecimento e intervenção na realidade, bem como de áreas afins.

É a primeira Revista de circulação nacional na área do Serviço Social, mantendo-se como um dos mais importantes periódicos de consulta obrigatória de professores e estudantes universitários, de pesquisadores e profissionais que buscam sintonizar-se com o debate de grandes questões nacionais e internacionais que incidem no Serviço Social e nas ciências humanas e sociais.

Segundo a pesquisadora Maria Ozanira da Silva e Silva "é o único periódico na América Latina que chegou ao número 100, mantendo fluxo regular de publicação durante trinta anos". A mesma pesquisadora ressalta ainda a "recente classificação no Estrato A1 no Sistema Qualis Periódicos da Capes/MEC". (Cf. Silva e Silva, 2009:601)

Objetivos: Dar visibilidade à produção acadêmica e profissional de assistentes sociais e de pesquisadores de áreas afins, bem como contribuir com o debate e o aprofundamento crítico e analítico da teoria social, enfocando, preferencialmente, temas que dizem respeito à realidade brasileira e latino-americana.

Áreas de interesse: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Serviço Social, Ética, Ciência Política, Políticas Públicas, Saúde.

Informações adicionais: Desde a sua criação, a cada 50 números, a Revista é objeto de reformulação do seu projeto gráfico-editorial, o que ocorreu recentemente com a publicação do número 100, de setembro/dezembro de 2009, sempre no sentido de modernizar e melhorar a qualidade visual da Revista, tornando-a mais atraente e de ágil manuseio para seus leitores. Além disso, nos seus números comemorativos que marcam a passagem de décadas de sua existência, a Serviço Social & Sociedade vem promovendo mesas de debates com pesquisadores e profissionais convidados, geralmente sobre um tema de grande interesse para a área, posteriormente revisto e editado para publicação em suas páginas, iniciativa que tem recebido grande acolhida de seu público. No número 100 inovou ainda quando fez acompanhar da publicação impressa de dois DVDs que reproduziram na íntegra o debate promovido pela Revista quando da comemoração das suas três décadas de existência.

Periodicidade: Trimestral

O título abreviado do periódico é Serv. Soc. Soc., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Propriedade intelectual

  • Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua Monte Alegre, 1074 Perdizes
05014-001 São Paulo SP Brasil
Tel.: +55 11 3864-0111
Fax: +55 11 3864-4290


servicosocial@cortezeditora.com.br