ISSN 0101-6628 versão impressa
ISSN 2317-6318 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Orientação para envio e apresentação de artigos

A Revista Serviço Social & Sociedade (Qualis A1) é uma publicação quadrimestral da Cortez Editora que vem sendo publicada ininterruptamente desde 1979, constituindo-se em um espaço de manifestação de questões do Serviço Social e das Ciências Humanas e Sociais, da teoria social e das políticas públicas e de temas da realidade brasileira e mundial.

A estrutura da Revista é aberta, possibilitando a apresentação de artigos resultantes de pesquisas, projetos, relatos de experiência, bem como de entrevistas, resenhas, comunicações etc.

Não serão publicados artigos que atentem contra a ética profissional, que contenham termos ou ideias preconceituosas ou que exprimam pontos de vista incompatíveis com a filosofia de trabalho do Conselho Editorial ou da Cortez Editora.

Os conceitos e as informações contidas nos textos e publicados na Revista Serviço Social & Sociedade são de inteira responsabilidade do(a) autor(a), não refletindonecessariamente o pensamento do Conselho Editorial da Revista ou da Cortez Editora.

 

Forma e preparação de manuscritos

A partir de janeiro de 2016, a Revista Serviço Social & Sociedade opera exclusivamente pelo Sistema Scielo de Publicação, Submission, que utiliza o Open Journal System como suporte de gerenciamento eletrônico e publicação de periódicos científicos. Dessa forma, todo o processo de captação e arbitragem dos artigos passa necessariamente por essa plataforma eletrônica. Cada autor deverá se registrar no sistema Submission e submeter seus trabalhos para apreciação do Comitê Editorial, podendo, inclusive, acompanhar o processo de avaliação de seu texto a partir de seu login e senha. O acesso ao sistema de cadastro pode ser feito a partir do seguinte link:

http://submission.scielo.br/index.php/sssoc/login

Após o registro com login e senha, o autor estará apto a submeter seu artigo para avaliação dos conselheiros editoriais.

O texto recebido apenas por meio da plataforma Scielo, é designado para avaliação de pareceristas ad hoc especializados. Estes encaminham seus pareceres/avaliações para um Comitê Editorial previamente designado para cada número específico da Revista, quem avalia cada parecer e define quais artigos comporão o referido número. Essa decisão ocorre em reunião quadrimestral do Conselho Editorial.

 

Condições para a submissão

Ao submeter um trabalho para o periódico, os autores devem ler, aceitar e marcar como realizadas cada condição para a submissão. A lista de condições também é apresentada em Diretrizes para autores, na página Sobre o periódico. Todos os itens requerem a marcação dos autores para procederem à submissão, as quais são:

1.O(s) nome(s) do(s) autor(es) estão devidamente omitidos ao longo do texto (requisito para análise duplo-cego);

2.A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor";

3.O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word. Apresenta títulos (concisos e informativos, com no máximo de 100 caracteres com espaço);

4.Apresenta resumo com no máximo 500 caracteres e palavras-chave (de 3 a 6) nos idiomas português e inglês;

5.O volume total de texto da proposta não ultrapassa 45 mil caracteres com espaço;

6.O texto está em espaço 1,5, fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);

7.O artigo não apresenta mais que 3 autores;

8.As referências bibliográficas estão no final do artigo em ordem alfabética, contem apenas as obras que tenham sido referidas ao longo do texto, e não as obras que serviram para simples consulta. Deve-se seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em caso de dúvidas, queira consultar a NBR 6023 de agosto de 2002.

9. Os autores devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista de referências bibliográficas, com datas exatas de publicação e nomes de autores corretamente grafados. Caso a referência seja uma página da internet, colocar o endereço eletrônico e a data de acesso.

10.Em artigo que eventualmente apresente ilustrações (gráficos, fotografias, desenhos etc.), estas deverão ser numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos e citadas como Figuras. Devem ser suficientemente claras (alta resolução) para permitir a sua reprodução com qualidade para publicação. Deverão ser indicados os locais no texto onde as ilustrações serão inseridas. Todas as ilustrações serão reproduzidas em preto e branco.

11. Em arquivo à parte (folha de rosto) constam título do trabalho e o(s) nome(s) completo(s) e endereço do autor principal, incluindo rua, cidade, CEP, estado e país. Todos autores devem informar sua qualificação, nome da instituição, bem como da faculdade e do departamento ao qual está vinculado e e-mail para contato.

12.Deve declarar que está ciente de que em caso de aprovação do artigo, terá até 3 dias para responder às dúvidas/pendências, a contar da data do envio da mensagem solicitando a intervenção do autor. Em caso de descumprimento do prazo, o artigo não será publicado.

13.Deve declarar também que está ciente de que a inobservância de algum dos itens acima poderá implicar a exclusão da submissão.

Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

 

Direitos Autorais

  1. A simples remessa de originais para avaliação, em caso de aprovação, já implica autorização para publicação;
  2. O copyright dos artigos publicados pertence aos seus autores e os direitos autorais de cada edição pertencem à Cortez Editora. Portanto, caso os autores dos artigos queiram republicá-los em coletâneas ou outros periódicos, solicita-se mencionar a primeira publicação na Revista Serviço Social & Sociedade.
  3. Os autores, cujos artigos foram publicados, farão jus a 2 (dois) exemplares a título de direitos autorais, no caso de um único autor por artigo. Sendo dois ou três autores, terão direito a 1 (um) exemplar cada um. Os exemplares serão enviados a um único endereço, cabendo ao autor que os recebeu, encaminhá-los aos demais autores.

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua Monte Alegre, 1074 Perdizes
05014-001 São Paulo SP Brasil
Tel.: +55 11 3864-0111
Fax: +55 11 3864-4290


servicosocial@cortezeditora.com.br