ISSN 0101-6628 versão impressa
ISSN 2317-6318 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A qualidade dos artigos é garantida pela análise do corpo editorial da Revista, composto por destacados professores e profissionais da área, oriundos de diferentes unidades de ensino superior do Brasil e do exterior.

O periódico é composto por artigos selecionados entre aqueles que chegam à editora, bem como por textos encomendados a pesquisadores e profissionais de notório saber. Além dos artigos, cerca de 9 por edição, a Serviço Social & Sociedade publica textos de interesse de assistentes sociais e de profissionais de áreas afins que são distribuídos nas seguintes seções móveis: Canal aberto, Comunicação de pesquisa, Depoimento, Entrevista, Expressões do pensamento social, Homenagem, Informe-se, Polêmicas, Registro, Relato de experiência, Resenha, Temas para debate e Trocando em miúdos.

Desde o número 67, de setembro/2001 vem editando números especiais temáticos, que levam ao público reflexões e debates sobre temas específicos e de grande interesse não só para o Serviço Social, tais como envelhecimento, famílias, sociojurídico, criança e adolescente etc. Para a organização desses números especiais são constituídos Comitês específicos que contam em geral com especialistas e pesquisadores convidados.

A Revista vem trabalhando também pela absorção em suas páginas das questões que afetam vários países do globo, ampliando o raio de sua abrangência temática para além da América Latina e, assumindo, notadamente, o diálogo com o Serviço Social português, como porta de entrada para a Europa e países africanos.

Todos os que se interessam pela política social ou estão mais diretamente envolvidos com a pesquisa, formulação ou operação das políticas sociais em geral, têm em Serviço Social & Sociedade uma importante fonte de dados, bem como um repositório das melhores e mais avançadas pesquisas realizadas sobre a temática.

Público-alvo: Professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de Serviço Social e de áreas afins.

 

Forma e preparação de manuscritos

A estrutura da Revista é aberta, possibilitando a apresentação de artigos resultantes de monografias, trabalhos de conclusão de curso, projetos, relatos de expe­riência profissional, bem como entrevistas, resenhas, reprodução de debates, depoimentos em geral, notas, comunicações e registros significativos. Todas as co­laborações são submetidas ao Conselho Editorial, a quem cabe a decisão final sobre as publicações.

Os artigos encaminhados à Revista seguem o seguinte protocolo de registro: avaliação e aprovação dos originais. O texto que é recebido apenas por correio tem sua data de entrada na Editora junto à Secretaria Editorial e recebe um número de ordem. Esses originais são encaminhados para análise do Conselho Editorial bimestralmente. O Conselho elege um Comitê Editorial para cada número específico da Revista que faz a proposta dos artigos que comporão o referido número. Essa proposta é analisada na reunião geral do Conselho Editorial que ocorre a cada dois meses. O Conselho Ampliado recebe originais para análise ad hoc, a critério do Comitê Editorial. Cada original a ser analisado pelo Comitê, recebe uma ficha de avaliação na qual constam observações e/ou sugestões que servem de subsídios para adequação de cada artigo às normas de publicação. Na referida ficha consta ainda parecer técnico com as indicações de recomendado ou recusado para publicação. A Revista compromete-se a dar sempre uma resposta por e-mail, positiva ou negativa para os autores. Em caso de recusa, não são comunicadas as razões.

É imprescindível que os artigos apresentem o título no idioma inglês, além de um resumo do texto, contendo no máximo 7 linhas, bem como a indicação de três a seis palavras-chave. Além disso, deverão constar o resumo e as palavras-chave em inglês (abstract and keywords).

Enviar preferencialmente os artigos nas fontes Times ou Arial 12, e com espaço de 1,5 entre linhas. As notas, se houver, deverão ser escritas em Times ou Arial 10.

São aceitos textos em espanhol.

As referências bibliográficas devem aparecer no final do artigo em ordem alfabética, contendo apenas as obras que tenham sido referidas ao longo do texto. Devem-se seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Os títulos dos periódicos deverão ser referidos por extenso. Os autores devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista de referências bibliográficas, com datas

exatas de publicação e nomes de autores corretamente grafados. A lista de referências deve seguir o estilo dos exem­plos abaixo:

• Artigos de periódicos (um só autor)

HONNETH, Axel. Integrity and disrespect: principles of a conception of morality based on the theory of recognition. Political Theory, v.20, n.2., p.187-202, 1992.

• Artigos de periódicos (com dois autores)

DIAZ, A.; STEWART, J. Occupational class and female-headed households in San­tiago Maior do Iguape, Bahia, 1835. Journal of Family History, v. 16, n. 3, p. 299-313, 1991.

• Artigos de periódicos (mais de três autores)

BUENO, B. P. et al. Docência, memória e gênero: estudos alternativos sobre a for­mação de professores. Psicologia USP, São Paulo, v. 4, n. 1-2, p. 299-318, 1993.

• Artigo de periódico online

YAZLE, J.S.R. et al. Assistência hospitalar como indicador da desigualdade social. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 5, 1997. Disponível em: http// www.fsp.usp.br/rsp. Acesso em: 23 mar. 1998.

• Livros no todo (dois autores)

BEHRING, E.; BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história, 7. ed.  São Paulo: Cortez, 2010.

• Palestra/trabalho apresentado em evento, em meio eletrônico

SILVA, R.N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total da educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: http://www.propespq.ufpe.br/anais/educ/ce04. htm. Acesso em: 21 jan. 1997.

• Tese ou dissertação

 OLIVEIRA, C. M. Isolamento e caracterização de estreptococos de placa dental. Rio de Janeiro, 1974. Tese (Doutorado) – Instituto de Microbiologia, Universi­da de Federal do Rio de Janeiro.

• Ilustrações

As ilustrações (gráficos, fotografias, desenhos etc.) deverão ser numeradas, sequencialmente, com algarismos arábicos e citadas como Figuras. Devem ser sufi­cientemente claras (alta resolução) para permitir a sua publicação. Deverão ser indicados os locais aproximados no texto onde as ilustrações serão intercaladas. As ilustrações e tabelas devem ser preparadas em programa processador de gráficos.

Os trabalhos enviados à Revista devem ser inéditos, cabendo ao Conselho Editorial avaliar as exceções. O copyright dos artigos publicados pertence aos seus autores e os direitos autorais de cada edição pertencem a Cortez Editora. Portanto, caso os autores dos artigos queiram republicá-los em coletâneas ou outros periódi­cos, solicita-se simplesmente mencionar a primeira publicação na Revista Serviço Social & Sociedade.

O Conselho Editorial e a Redação da Revista reservam-se o direito de recusar o texto recebido e/ou sugerir ao autor modificações de forma, a fim de adequar as colaborações aos padrões da Revista.

Os títulos dos artigos devem ser os menores possíveis.

Os originais enviados à Revista serão apresentados na versão definitiva. Os não aprovados ficarão à disposição dos autores pelo período de 1 (um) mês, a contar da data de envio de comunicação informando a recusa por parte da Editora. Após esse período, não havendo solicitação do autor, a Cortez Editora compromete-se a inutilizar o material.

A simples remessa de originais à Revista implica a autorização para publicação.

Réplicas e comentários sobre artigos publicados são do interesse da Revista, e se aceitos para publicação, serão enviados aos autores para conhecimento prévio à publicação e para direito a tréplicas, preferencialmente no mesmo número.

Os autores, cujos artigos foram publicados, farão jus a 5 (cinco) exemplares da

Revista, no caso de um único autor por artigo. Sendo dois autores, terão direito a 3 (três) exemplares cada. Na possibilidade de três ou mais autores, receberão dois exemplares cada um a título de direitos autorais.

Não serão publicados artigos que atentem contra a ética profissional, que contenham termos ou ideias preconceituosas ou que exprimam pontos de vista in­compatíveis com a filosofia de trabalho do Conselho Editorial e da Cortez Editora.

Os conceitos e as informações contidas nos textos e publicados na Revista Serviço Social & Sociedade são de inteira responsabilidade do(a) autor(a), não refle­tindo necessariamente o pensamento do Conselho Editorial da Revista ou da Cortez Editora.

Os artigos devem ser enviados diretamente a Cortez Editora (e nunca a qualquer um dos membros do Conselho Editorial ou do Grupo de Colaboradores), aos cuidados da Assessoria Editorial da Área de Serviço Social — Rua Monte Alegre, 1074 — Perdizes — CEP 05014-001— São Paulo – SP / Brasil, aos cuidados de Priscila F. Augusto.

Referências bibliográficas

SILVA, Maria Ozanira da Silva e. Trinta anos da revista Serviço Social & Sociedade: contribuições para a construção e o desenvolvimento do Serviço Social no Brasil. Serviço Social & Sociedade. São Paulo, n. 100, p. 599-649, Especial, 2009.

YAZBEK, Maria Carmelita; MARTINELLI, Maria Lúcia; RAICHELIS, Raquel. O Serviço Social brasileiro em movimento: fortalecendo a profissão na defesa de direitos. Serviço Social & Sociedade. São Paulo, n. 95, p. 5-32, Especial, 2008.

 

Envio de manuscritos

Os artigos devem ser encaminhados em 3 (três) cópias impressas e 1 (uma) digital, com o texto em disquete ou em CD-ROM em Word for Windows, 6.0 ou posterior, contendo no mínimo 10 (dez) e no máximo 25 (vinte e cinco) laudas que não devem exceder 50.000 caracteres com lacunas. Estas dimensões incluem as referências bibliográficas completas. As resenhas não devem exceder 3 (três) laudas. Na cópia digital deverá constar dois arquivos: um com os dados do autor (folha de rosto) e outro com o texto propriamente dito. É imprescindível que a cópia digital esteja identificada com o título do artigo e o nome do autor.

Importante: com o propósito de garantir o anonimato no processo de avaliação, solicita-se que os artigos sejam apresentados da seguinte forma: em página de rosto, separa­da das demais (enviar somente uma página de rosto), deverá constar o título do artigo, o nome do autor, incluindo sua qualificação, endereço completo com cep, e-mail, telefone (DDD), cidade e país, além do nome da instituição, bem como o departamento ao qual está vinculado. Já a primeira página do texto deverá incluir somente o título da matéria, omitindo o nome e dado(s) do(s) autor(es). Nessa página também deverá ser informado a origem do artigo. Ex.: se o mesmo é fruto de uma tese de doutorado, uma dissertação de mestrado, relatório de pesquisa, avaliação institucional etc. 

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua Monte Alegre, 1074 Perdizes
05014-001 São Paulo SP Brasil
Tel.: +55 11 3864-0111
Fax: +55 11 3864-4290


servicosocial@cortezeditora.com.br