Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 21/07/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Texto & Contexto Enfermagem é a revista do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi criada em janeiro de 1992, tendo sua primeira edição publicada em junho de 1992. O seu Regimento Interno foi aprovado em julho de 1992, com atualizações periódicas, sendo sua última versão homologada em 2021.

Publisher: Universidade Federal de Santa Catarina

Portal de Periódicos da UFSC

Revista Texto & Contexto Enfermagem

 

Objetivos e Escopo

 
A Texto & Contexto Enfermagem é um periódico de circulação internacional. Publica artigos técnico-científicos relacionados à área da Saúde e, em especial, da Enfermagem, no formato livre acesso em português, inglês ou espanhol, sendo uma das versões do artigo obrigatoriamente em inglês.
É filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e International Academy of Nursing Editors (INANE).
É signatária da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa - DORA (https://sfdora.org/)
A abreviatura do título é Texto Contexto Enferm, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.
 

Missão

  Divulgar a produção do conhecimento científico e tecnológico em saúde e enfermagem, prezando a qualidade da pesquisa e o aperfeiçoamento das Ciências da Saúde.  

Política editorial

 

Podem ser submetidos para avaliação inicial, manuscritos que não estejam formatados de acordo com as normas da Texto & Contexto. No entanto, a submissão inicial do manuscrito deve seguir o padrão de artigo científico e incluir todos os arquivos de submissão necessários para revisão. Os artigos com indicação de revisão e aceite final deverão ser formatados pelos autores de acordo com os requisitos específicos da Texto & Contexto (padrão das referências, tabelas e figuras etc.).

Texto & Contexto Enfermagem propicia espaço de reflexão e aprofundamento do conhecimento de questões da prática, do ensino e da pesquisa em saúde e em enfermagem, em níveis nacional e internacional.

A revista é publicada em fluxo contínuo. Aceita a submissão de manuscrito original, reflexão, relato de experiência e/ou de inovação tecnológica, revisão e carta ao editor. As contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original e inédita têm prioridade para publicação.

Publicação de números especiais

A Revista Texto & Contexto Enfermagem tem como política editorial, a publicação de números temáticos/especiais a partir de dois focos: O primeiro deles é definido pela Equipe Editorial da revista com o objetivo de trazer vários olhares acerca de temas de interesse da comunidade científica de enfermagem, visando ampliar a visibilidade do periódico, assim como, divulgar o que vem sendo debatido teórica e metodologicamente nos espaços acadêmico/profissionais. O segundo foco é a criação de um número temático/especial a partir de resultados de estudos científicos apresentados em eventos nacionais e internacionais de enfermagem, com temáticas de interesse coletivo.

Em ambos os tipos de números temáticos/especiais, o processo de seleção e análise dos manuscritos segue o mesmo processo analítico dos manuscritos recebidos no fluxo contínuo. Ou seja, análise crítica de no mínimo dois consultores ad hoc em sistema duplo cego, e posterior decisão da equipe editorial da revista acerca do aceite ou não do manuscrito para publicação, sempre com possibilidade de os autores realizarem revisões.

A responsabilidade de acompanhamento do processo avaliativo dos manuscritos recebidos para atender a demanda do número temático/especial é da equipe editorial da Revista Texto & Contexto Enfermagem, ou seja, Editor-Chefe e Editores Associados internos e externos.

Processo de Avaliação por Pares
Os autores podem acompanhar o fluxo editorial do manuscrito pelo sistema ScholarOne. As decisões sobre o manuscrito são comunicadas por e-mail, tão logo tomadas e disponibilizadas no sistema.

Todos os manuscritos aprovados para avaliação são encaminhados para análise e emissão de parecer por dois revisores distintos (blind peer review),
a escolha é feita com base na expertise de cada revisor. O revisor tem 5 dias de prazo para responder sobre o seu aceite ou recusa da avaliação, sendo que, após o aceite, o revisor recebe acesso o link de acesso ao sistema onde encontra a cópia do manuscrito e o instrumento de análise. O prazo para o retorno da avaliação é de 15 dias a contar do aceite. A identidade dos autores e de sua instituição de origem são mantidas sob sigilo, bem como a dos revisores.

Os revisores podem indicar um parecer de aceite, que requer maior ou menor revisão ou rejeitado. Os pareceres dos revisores são analisados por um Editor Associado e pelo Editor-Chefe, que emite um parecer final aos autores.

Os autores têm o prazo de 15 dias para realizar os ajustes, a revisão de linguagem e reenvio pelo sistema ScholarOne. Os autores deverão restringir-se somente às correções solicitadas.
O Editor Associado responsável pelo processo de avaliação do manuscrito verifica se foram atendidas as solicitações de revisão/correção e decide se o manuscrito está aprovado, recusado ou se ainda são necessários novos ajustes e emite sua recomendação ao Editor-chefe.

Em qualquer etapa do processo, caso seja identificado um percentual elevado de similaridade do manuscrito com conteúdo previamente publicado - plágio, autoplágio, etc - o manuscrito será recusado.

O tempo médio entre a submissão e a decisão final é de aproximadamente 120 dias.

O Corpo Editorial da Revista tem plena autoridade de decidir sobre a recusa, aprovação e publicação de manuscritos.


Política de Ciência Aberta
A Política editorial da revista Texto & Contexto Enfermagem se pauta em rigorosos critérios de qualidade de indexação e editoração (incluindo aspectos técnico-normativos, qualidade gráfica e textual e excelência de conteúdo científico); na responsabilidade de gestão compartilhada entre Conselho Diretor, Conselho Editorial, Editores Associados e na arbitragem rigorosa e construtiva dos pares (peer review), preservando o anonimato dos autores e revisores (double blinded). Em consonância com o movimento de ciência aberta, a Texto & Contexto aceita manuscritos depositados em servidores de preprints e oferece a opção de abertura do processo de avaliação dos manuscritos por pares. Os autores/revisores podem indicar se concordam com esta opção no momento de submissão/revisão. Os nomes dos Editores que participaram da avaliação do manuscrito são publicados na versão final do artigo.

Durante o processo de submissão os autores devem preencher o Formulário Conformidade com a Ciência Aberta e enviar como Arquivo suplementar que NÃO é para avaliação.

A Texto & Contexto incentiva os autores a compartilhar ou tornar os dados que originaram os resultados e análises do artigo, abertos, desde que isso não viole a proteção de seres humanos ou outras preocupações de privacidade e segurança.

Os autores também são encorajados a considerar os Princípios de Dados FAIR -FAIR Data Principles - e a depositar o(s) conjunto(s) de dados em um repositório de dados reconhecido que possa gerar um identificador digital persistente. Preferencialmente, um DOI e que o repositório possua um plano de preservação de longo prazo, tais como o  SciELO Data  e o  Figshare.

Os autores também são incentivados a citar quaisquer conjuntos de dados mencionados no artigo e fornecer uma Declaração de disponibilidade de dados.

No momento da submissão, você responderá a perguntas sobre a disponibilidade do conjunto de dados associado ao artigo. Se você responder sim, será solicitado que forneça o DOI pré-registrado, hiperlink ou outro identificador persistente associado ao(s) conjunto(s) de dados.

Quando um ou vários conjuntos de dados estão associados a um manuscrito, eles não são formalmente revisados por pares como parte do processo de submissão do periódico. É responsabilidade dos autores garantir a solidez dos dados. Quaisquer erros nos dados são de responsabilidade exclusiva dos produtores do(s) conjunto(s) de dados.

 

Divulgação

 
A disseminação dos artigos publicados na Texto & Contexto Enfermagem é realizada na página web da revista, nas bases de dados indexadas e em mídias sociais.
 
 
 
 
Alerta de Novos Artigos

Se você quiser receber o alerta de novos artigos do periódico Texto & Contexto - Enfermagem em seu e-mail, cadastre-se neste formulário.
 

 

Fontes de indexação

 
LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. http://lxp.bvsalud.org
CINAHL - Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. http://www.cinahl.com
CUIDEN PLUS - Index de Enfermería en Español. Fundación Index – Área de Documentación, Granada, España. https://cuiden.fundacionindex.com/cuiden/
LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. https://www.latindex.org/latindex/
RedAlyC - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. http://www.redalyc.org/revista.oa?id=714
EBSCOhost - Online Research Database. https://www.ebscohost.com/title-lists
OALib - Open Access Library. http://www.oalib.com/journal/2336/1#.VvA0v-IrIdX
ROAD - Directory of Open Access Scholarly Resources - http://road.issn.org/issn/1980-265X-texto-amp-contexto-enfermagem#.VuAwkvkrKM8
DOAJ - Directory of Open Access Journal - https://doaj.org/toc/1980-265X
CABELL´S - Directory of Publishing Opportunities. https://www2.cabells.com/
BDENF - Base de Dados Nacionais da Enfermagem. http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/
BVS Enfermagem - Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem. http://enfermagem.bvs.br/
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons, do tipo atribuição CC-BY.(http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt)

 

 

Modelo de Financiamento

 

O modelo de financiamento da Texto & Contexto Enfermagem é compartilhado entre autores e instituições de fomento. Os autores custeiam a produção individual de seu manuscrito, no que se refere à avaliação, tradução e publicação, conforme taxas relacionadas nas instruções aos autores.
http://www.scielo.br/revistas/tce/pinstruc.htm#005. As instituições de fomento contribuem com o sistema de capacitação e editoração.

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

 

 

 


Corpo Editorial

 
Conselho diretor
 
Presidente
Mara Ambrosina de Oliveira Vargas - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, ambrosina.mara@ufsc.br - https://orcid.org/0000-0003-4721-4260
 
Vice- presidente
José Luís Guedes dos Santos - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, jose.santos@ufsc.br - https://orcid.org/0000-0003-3186-8286
 
Editor-chefe
Elisiane Lorenzini - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, elisiane.lorenzini@ufsc.br https://orcid.org/0000-0001-8426-2080
 
 
Editores associados internos
 

Ana Izabel Jatobá de Souza - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, jatoba.izabel@ufsc.br - https://orcid.org/0000-0003-3843-6144

Gisele Cristina Manfrini - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, gisele.manfrini@ufsc.br - https://orcid.org/0000-0003-0445-1610

Luciara Fabiane Sebold - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, fabiane.sebold@ufsc.br - https://orcid.org/0000-0002-5023-9058

Manuela Beatriz Velho - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, manuela.velho@ufsc.br - https://orcid.org/0000-0001-6660-6978

Maria Lígia Bellaguarda - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil,m.bellaguarda@ufsc.br -  https://orcid.org/0000-0001-9998-3040

Melissa Orlandi Honório Locks - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, melissa.locks@ufsc.br - https://orcid.org/0000-0003-0972-2053

 
 
 
Editores associados externos
 
Bruno Miguel Borges de Sousa Magalhães - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real, bruno.magalhaes@netcabo.pt - https://orcid.org/0000-0001-6049-8646
Clemente Neves de Sousa - Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal, clementesousa@esenf.pt - https://orcid.org/0000-0003-2654-0497
Flavia Giron Camerini - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, flavia.camerini@uerj.br - https://orcid.org/0000-0002-4330-953X
Glilciane Morceli - Universidade do Estado de Minas Gerais, Passos, MG, Brasil, glilciane.morceli@uemg.br - https://orcid.org/0000-0001-8216-9931
Jaime Alonso Caravaca-Morera - Universidad de Costa Rica, San Jose, Costa Rica, jaimealonso.caravaca@ucr.ac.cr - https://orcid.org/0000-0002-6647-217X
Leticia de Lima Trindade - Universidade do Estado de Santa Catarina, Chapecó, SC, Brasil, leticia.trindade@udesc.br - https://orcid.org/0000-0002-7119-0230
 
 
 
Conselho editorial
 

Alacoque Lorenzini Erdmann - http://lattes.cnpq.br/3832279972927604

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Alejandrina Arratia Figueroa - https://orcid.org/0000-0003-2642-7099

Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile

Carmen Gracinda Silvan Scochi - https://orcid.org/0000-0001-5865-9711

Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Dagmar E. Estermann Meyer - http://lattes.cnpq.br/5235330228253476

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Denise Elvira Pires de Pires - https://orcid.org/0000-0002-1754-0922

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Denise Gastaldo - https://ccqhr.utoronto.ca/denise-gastaldo/

University of Toronto, Toronto, Canadá

Dulce Aparecida Barbosa - https://orcid.org/0000-0002-9912-4446

Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Elide Mariela Alarcon Bustos - https://orcid.org/0000-0002-2804-9223

Universidad de Magallanes, Punta Arenas, Chile

Fiona Alderdice - https://orcid.org/0000-0003-2404-5644

Queens University Belfast, Northern Ireland, United Kindom

Flavia Regina Souza Ramos -  http://lattes.cnpq.br/3027670493001716

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Francisco Carlos Felix Lana - https://orcid.org/0000-0001-9043-3181

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Ivone Evangelista Cabral -  https://orcid.org/0000-0002-1522-9516

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Jose Luis Medina - https://orcid.org/0000-0002-9487-9065

Universidad de Barcelona, Barcelona, Espanha

Josicelia Dumet Fernandes - http://lattes.cnpq.br/6915142057548779

Universidade da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Kathy Hegadoren - https://orcid.org/0000-0001-5494-9658

University of Alberta, Alberta, Canadá

Laura Morán Peña - https://orcid.org/0000-0002-7072-742X

Universidad Nacional Autónoma de México, Ciudad de México, México

Lucia Hisako Takase Gonçalves - https://orcid.org/0000-0001-5172-7814

Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Maria Arminda da Silva Mendes Carneiro Costa - https://orcid.org/0000-0001-6263-6088

Universidade do Porto, Porto, Portugal

Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins - https://orcid.org/0000-0003-1527-9940

Universidade do Porto, Porto, Portugal

Maria Ribeiro Lacerda - https://orcid.org/0000-0002-5035-0434

Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Marina Peduzzi - https://orcid.org/0000-0002-2797-0918

Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Mary K. Anthony - https://orcid.org/0000-0002-7519-6787

Kent State University, Kent, Ohio, USA

Nora Agnes Vega Villalobos - https://vinv.ucr.ac.cr/sigpro/web/researchers/401030447

Universidad de Costa Rica, Heredia, Costa Rica

Ratchneewan Ross- https://orcid.org/0000-0003-2005-341X

University of Louisville, Louisville, Kentucky, United States

Ricardo Ayala - https://orcid.org/0000-0001-7840-1072

Ghent University, Ghent, Belgium

Sioban Nelson - https://bloomberg.nursing.utoronto.ca/faculty/sioban-nelson/

University of Toronto, Toronto, Ontario, Canada

Tom Andrews - http://research.ucc.ie/profiles/2001/t.andrews@ucc.ie

University College Cork, Cork, Ireland

 
 
Produção Editorial
 
Bibliotecária/Secretária - Anna Khris Furtado Dutra
Produção Editorial - SciELO
Equipe de tradutores:
- Aksent Assessoria Acadêmica
- Prioridade Traduções Educacionais
- Martin Cristopher Webster
- Alínea Assessoria Acadêmica
- Jenkins Traduções
- Bridge Language Services
- Academic Editing for Nurses
- James Allen
- LSB Traduções
- Elaine Rouine
- Grupo Solution
- English Consulting Brazil
- Agência de Traduções LatinTrad
 

 

Instruções aos autores

 

Informações gerais

 
A submissão de manuscritos é feita na plataforma ScholarOne.

Os manuscritos submetidos à revista Texto & Contexto Enfermagem devem atender à sua Política editorial e às instruções aos autores, que seguem a Rede EQUATOR (https://www.equator-network.org), e os Requisitos Uniformes para manuscritos submetidos a periódicos biomédicos do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos está disponível no site https://www.icmje.org/recommendations/
 
Opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações bibliográficas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a posição do Conselho Diretor. Sugere-se que não sejam submetidos manuscritos originais, cujos dados foram coletados há mais de quatro anos, e de artigos de revisão, cujos dados foram coletados há mais de um ano.
 

 

Fluxo Editorial

 
O processo de avaliação tem o seguinte fluxo:

1. Recepção e Checklist
O escritório editorial classifica o manuscrito e realiza o checklist  que inclui a conferência de toda a documentação apresentada na submissão on-line. Os casos de não conformidade são devolvidos ao autor correspondente para ajustes.

2. Pré-análise
Nesta etapa, a avaliação do manuscrito objetiva avaliar sua contribuição ao conhecimento quanto ao teor, ao avanço que representa para a prática, ensino e/ou pesquisa em enfermagem e em saúde, à qualidade teórica, metodológica e estrutural do texto e à adequação à Política editorial da Revista.
 
3. Processo de avaliação do manuscrito

Ao ser aprovado na etapa de pré-análise, o manuscrito será encaminhado para um Editor Associado, que acompanha o processo de avaliação (blind peer review), e emite sua decisão ao Editor-chefe.

Todos os manuscritos selecionados para publicação são analisados pela bibliotecária da Texto & Contexto Enfermagem, que revisa o completo atendimento às normas da revista e das referências.

4. Publicação
4.1. Taxa de publicação 

Após o aceite final do manuscrito, os autores receberão um email. Com as orientações para pagamento da taxa de publicação e para a providenciar a versão traduzida do manuscrito.


4.2. Tradução
Texto & Contexto Enfermagem apresenta um corpo de tradutores credenciados, cujos nomes são enviados para o autor correspondente, que elegerá, dentre estes, o responsável pela tradução em inglês da versão final. É da responsabilidade dos autores a conferência da qualidade da tradução realizada. Os tradutores são responsáveis pelo envio da versão traduzida à revista, após a conferência pelos autores.

4.3 Revisão final Texto e Layout 
 Após o recebimento da versão em inglês do manuscrito com a devida checagem pelos autores, as editoras de texto e layout realizam a revisão do texto e orientam seu encaminhamento para editoração e publicação pelo sistema de fluxo contínuo.
 
Tipos de manuscritos

Artigo original: contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisa científica concluída. A criatividade e o estilo dos autores no formato do manuscrito serão respeitados, no entanto o conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar a introdução, método, resultados, discussão e conclusão. A introdução deve ser breve, definir o problema estudado e sua importância, além de destacar as lacunas do conhecimento o "estado da arte" e os objetivos do estudo. O método empregado (tipo de estudo), o contexto/população estudada, as fontes de dados e os critérios de seleção amostral, instrumento de medida (com informações sobre validade e precisão), a coleta de dados (período), os processos de análise, entre outros. Devem ser descritos de forma compreensiva e completa. Em pesquisas qualitativas, a descrição do processo de análise deve contemplar o detalhamento dos passos específicos do estudo, não bastando indicar o tipo de análise efetuada. Informar que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos. Os resultados devem ser descritos em uma sequência lógica. Quando forem apresentadas ilustrações (tabelas, figuras e quadros), o texto deve ser complementar e não repetir o conteúdo nelas contido. A discussão, separada dos resultados, deve conter comparação dos resultados com a literatura, a interpretação dos autores, as recomendações dos achados, as limitações e implicações para pesquisa futura. Enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo. As conclusões devem responder aos objetivos do estudo, restringindo-se aos dados encontrados. Não citar referências bibliográficas. A extensão total do artigo limita-se a 15 páginas, incluindo resumo, tabelas e figuras, e excluindo as referências.

Relato de experiência e/ou de Inovação tecnológica: descrição de experiências de práticas de ensino, extensão ou assistência, ou descrição de produtos de inovação tecnológica. O conteúdo deve apresentar introdução, método, resultados da experiência ou inovação e conclusão. Sua extensão limita-se a 10 páginas, incluindo resumo, tabelas e figuras, e excluindo as referências.

Reflexão: matéria de caráter opinativo ou análise de questões que possam contribuir para o aprofundamento de temas relacionados à área de saúde e de enfermagem. O conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar a introdução, desenvolvimento da reflexão e conclusão. Sua extensão limita-se a 12 páginas, incluindo resumo e excluindo as referências.

Revisão de Literatura: estudo que identifica, analisa e sintetiza resultados de estudos independentes sobre um determinado assunto. Estão incluídos nesta categoria: revisão sistemática com e sem meta-análise, revisão integrativa e scoping review. Sua extensão limita-se a 20 páginas incluindo resumo, tabelas, quadros e referências.

Carta ao Editor: texto curto que objetiva promover discussão intelectual sobre um determinado artigo recentemente publicado na revista (até 90 dias). É publicada a critério do Corpo Editorial, com a respectiva réplica quando pertinente.

Guias de publicação e registros prévios
 
A Texto & Contexto Enfermagem apoia as Políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação, os manuscritos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo
 
Ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas, meta-análises, estudos observacionais em epidemiologia podem ser registrados em:

Australian New Zealand Clinical Trials Registry (ANZCTR)
ClinicalTrials.gov
International Standard Randomised Controlled Trial Number (ISRCTN)
Nederlands Trial Register (NTR)
UMIN Clinical Trials Registry (UMIN-CTR)
WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP)
Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC)

Texto & Contexto Enfermagem recomenda o registro prospectivo do protocolo de revisão sistemática em banco de dados reconhecidos (a exemplo do PROSPEROCochrane Database of Systematic Reviews, Open Science Framework e Research Registry). Os itens principais do protocolo de revisão são registrados e mantidos permanentemente. As revisões sistemáticas devem ser registradas no início (isto é, na fase de elaboração do protocolo) para ajudar a evitar duplicação não planejada de estudos e permitir a comparação dos métodos de revisão publicados com o que foi previamente planejado no protocolo.
 
Texto & Contexto Enfermagem defende as iniciativas destinadas ao aperfeiçoamento da apresentação dos resultados de estudos científicos, por meio do incentivo à utilização de guias internacionais pelos autores, na preparação dos artigos de ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas, metanálises, estudos observacionais em epidemiologia e estudos qualitativos. Os guias internacionais são compostos por check list e fluxogramas publicados em declarações internacionais. Seu uso na preparação do manuscrito pode aumentar o potencial de publicação e, uma vez publicado, aumentar a utilização da referência em pesquisas posteriores.
 
Estudos/Ensaios
Guias Internacionais
Ensaio clínico randomizado
Revisões sistemáticas e metanálises
Estudos observacionais em epidemiologia
Estudos qualitativos
Estudos de Melhoria da Qualidade
 
Estudos de tradução e validação de instrumentos
Nas versões inglesa e espanhola, os estudos de tradução e validação de instrumentos devem preservar os itens do instrumento em português, idioma em que o estudo foi realizado.
 
Autoria
O conceito de autoria adotado pela Texto & Contexto Enfermagem se orienta pela contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autor, no que se refere, sobretudo, à concepção e planejamento do projeto de pesquisa, à obtenção ou análise e interpretação dos dados, à redação e revisão crítica. A quantidade de autores é limitada a oito. Excepcionalmente para estudos multicêntricos será examinada a possibilidade de inclusão de mais autores, considerando a pertinência das justificativas apresentadas.
 

A solicitação para inclusão de novos autores após o início do processo de submissão deve ser justificada e ter anuência de todos os autores.

Agradecimentos

Não se justifica a inclusão de nomes de autores cuja contribuição esteja em desacordo aos critérios acima, podendo, nesse caso, serem inseridos na seção Agradecimentos.

Direitos autorais e autorização para publicação
Os autores devem ceder os direitos autorais patrimoniais do artigo à Texto & Contexto Enfermagem por meio da Declaração de responsabilidade e transferência dos direitos autorais, assinada por todos os autores, conforme modelo 3 no site da revista.
Os manuscritos apresentados em eventos (congressos, simpósios, seminários, dentre outros) poderão ser aceitos, desde que não tenham sido publicados integralmente em anais. Poderá ser aceito manuscrito já publicado em periódicos estrangeiros, desde que aprovado pelo Conselho Diretor da Texto & Contexto Enfermagem e autorizado pelo periódico em que o manuscrito foi originalmente publicado. Esta orientação é válida para os artigos na integra, parte deles ou ilustrações. É da responsabilidade dos autores solicitar esta autorização por escrito.
 
O manuscrito submetido à análise da revista Texto & Contexto Enfermagem não pode ter sido encaminhado ou publicado simultaneamente em outro periódico.
 
Conflito de interesse
A confiança pública no processo de revisão por pares e a credibilidade dos artigos publicados dependem de como o conflito de interesse é administrado durante a redação, revisão por pares e a tomada de decisão editorial. Os conflitos de interesse podem ser de ordem pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Relações financeiras, como, emprego, consultorias, posse de ações, honorários, depoimento ou parecer de especialista são conflitos de interesse mais facilmente identificáveis e que têm maior chance de abalar a credibilidade da revista, dos autores e da própria ciência. Contudo, conflitos podem ocorrer por outras razões, tais como relações pessoais, competição acadêmica e paixão intelectual.
Os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos de interesse que possam influenciar seu trabalho, e deverão informá-los em declarações individuais durante o processo de submissão do manuscrito no ScholarOne. Os editores e revisores também devem reconhecer e revelar potenciais conflitos de interesse que possam influenciar seu trabalho durante a avaliação de um manuscrito. Neste caso, um novo editor ou revisor será designado.
 
Considerações éticas
Texto & Contexto Enfermagem segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/).
O manuscrito resultante de pesquisa que envolver seres humanos deverá indicar se os procedimentos respeitaram a Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2004 e 2008), além do atendimento a legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada. Todos os participantes do estudo devem ter assinado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Isso significa que qualquer participante individual de uma pesquisa tem o direito de decidir participar ou não, de desistir de participar a qualquer tempo, e de saber como   seus dados pessoais identificáveis serão tratados após a coleta e conclusão do estudo. Inclui todos os tipos de dados, o que eles disseram durante um estudo, entrevistas ou grupos focais, bem como qualquer fotografia que possa ser feita.
Os manuscritos devem visar a inclusão de populações humanas representativas (sexo, idade e etnia) conforme essas recomendações. Os termos sexo e genero devem ser usados corretamente. Para os artigos originais decorrentes de pesquisa realizada no Brasil, respeitar os preceitos da Resolução N.º 466, de 12 de dezembro de 2012, e da Resolução N.º 516 de 03 de junho de 2016 do Conselho Nacional de Saúde. Quando se tratar de resultados de pesquisa, os autores deverão anexar uma cópia da aprovação emitida pelo Comitê de Ética em Pesquisa e mencionar, na página de identificação, o número de aprovação. Para manuscritos brasileiros, o número do Certificado de Apresentação para Apreciação ética (CAAE) deve ser fornecido. O número de aprovação e o CAAE não devem ser citados na sessão de Método do manuscrito. Não é necessário incluir as Resoluções na lista de referências do manuscrito.
 

Para garantir que os manuscritos submetidos por membros do Corpo Editorial da Texto & Contexto Enfermagem sejam revisados sem viés, os mesmos são avaliados pelos editores de maneira cega no sistema ScholarOne. Da mesma forma, os manuscritos de autores vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina são enviados aos editores externos, para avaliação de maneira cega e sem viés.

Processo para identificação e tratamento de alegações de má conduta de pesquisa

A prática editorial para o caso de má conduta científica (plagiarismo, auto-plagiarismo, falsificação ou fabricação de dados, uso indevido de referências ou citações, duplicidade, disputa de autoria, entre outras) segue as orientações do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/).

A verificação da autenticidade do texto é realizada por meio da aplicação do software CrossRef Similarity Check - iThenticate. O plágio acadêmico, em qualquer nível, é crime. Fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal, e no artigo 7º, parágrafo terceiro, da Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regulamenta o direito autoral, constituindo-se, matéria cível e penal.

 

Correções, retratações, republicações e controle da versão do manuscrito

A Revista Texto & Contexto Enfermagem usa as Recomendações do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (ICMJE) para aderir às melhores práticas e padrões éticos na condução, relato, edição e publicação de pesquisas e outros materiais acadêmicos publicados em periódicos médicos.

Erros não intencionais fazem parte da ciência e do processo de publicação e requerem que seja publicada uma errata quando detectados. No entanto, erros suficientemente graves para invalidar os resultados e as conclusões de um manuscrito podem tornar necessária sua retratação. Quando houver alegação de má conduta científica ou se levantar preocupações sobre a conduta ou a integridade do trabalho apresentado ou publicado, o editor iniciará os procedimentos adequados, seguindo procedimentos do Comitê de Ética em Publicação – COPE (http://publicationethics.org/resources/flowcharts)

 
Licença de uso
Para a utilização do artigo em acesso aberto, a Texto & Contexto Enfermagem adota a Licença Creative Commons, do tipo atribuição CC-BY. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e conferindo os devidos créditos de publicação à Texto & Contexto Enfermagem. Os artigos são disponibilizados em acesso aberto e gratuito na íntegra na página do SciELO.
 
Preservação a longo prazo
O arquivamento para a preservação do acesso de todo o conteúdo da Texto & Contexto Enfermagem se dá por backup eletrônico por meio da SciELO, que é participante do CLOCKSS Archive para a preservação digital.
 
 
 

 

Normas e instruções para submissão dos manuscritos

 
Podem ser submetidos para avaliação inicial, manuscritos que não estejam formatados de acordo com as normas da Texto & Contexto. No entanto, a submissão inicial do manuscrito deve seguir o padrão de artigo científico e incluir todos os arquivos de submissão necessários para revisão. Os artigos revisados ou com aceite final deverão ser formatados pelos autores de acordo com os requisitos específicos da Texto & Contexto (padrão das referências, tabelas e figuras etc.).
 
Preparo dos documentos: manuscrito e estrutura dos textos
Para submissão do manuscrito, os autores deverão compor dois documentos: 1) Página de identificação; e 2) Documento principal (Main document).
 
1) Página de Título (Modelo 1)
Deve conter título do manuscrito (conciso, mas informativo, com no máximo 15 palavras em negrito e caixa alta) somente no idioma original; nome completo de cada autor, registro do ORCID ativo na conta do author no ScholarOne, afiliação institucional, cidade, estado, país; nome e endereço eletrônico do autor correspondente.
 
Origem do manuscrito: extraído de tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, projetos de pesquisa, informando o título do trabalho, programa vinculado e ano da apresentação.
 
Agradecimentos: incluem instituições que, possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios para serem coautores.
 
Contribuição de autoria: Os critérios devem corresponder às deliberações do ICMJE nos seguintes aspectos: 1. Concepção e projeto, coleta, análise, interpretação dos dados e participação ativa na discussão dos resultados; 2. Redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; 3. Revisão e aprovação final da versão a ser publicada; 4. Concordância com todos os aspectos do manuscrito em termos de veracidade ou integridade das informações. Essas quatro condições devem ser integralmente atendidas.
 
Fontes de financiamento: informar o nome das instituições públicas ou privadas que deram apoio financeiro, assistência técnica e outros auxílios.
 
Aprovação de Comitê de ética em Pesquisa: informar o número de parecer do Comitê de ética em Pesquisa da instituição e do Certificado de Apresentação para Apreciação ética (CAAE), quando pesquisa envolvendo seres humanos.
 
Conflito de interesses: relacionar, se houver, os conflitos de interesse de todos os autores.
 
2) Manuscrito (Documento principal) (Modelo 2)
Os manuscritos devem ser preparados de acordo com as normas editoriais da revista, redigidos na ortografia oficial e digitados com espaço entrelinhas de 1,5 cm, justificado, recuo inicial de parágrafo 1,25, sem espaço entre parágrafos em papel A4 e com numeração no rodapé das páginas, margem 2 cm. Letra Arial tamanho 12, utilizando editor Word ou compatíveis.
 
Estrutura/seções
- Título somente no idioma do manuscrito
- Resumo estruturado somente no idioma do manuscrito
- Descritores somente no idioma do manuscrito
- Introdução
- Método
- Resultados
- Discussão
- Conclusão
- Referências
Observação: O manuscrito deverá ser encaminhado no idioma original do primeiro autor. Caso o manuscrito esteja versado na língua inglesa e os autores sejam brasileiros, o manuscrito deve ser encaminhado também na versão em português para avaliação da qualidade da tradução pelo corpo editorial da Texto & Contexto Enfermagem.
 
Resumo: o resumo deve ser apresentado na primeira página, somente no idioma do manuscrito, com limite máximo de 250 palavras. Deve ser estruturado com as seguintes seções: objetivo(s), método, resultados e conclusão. Os ensaios clínicos e as revisões sistemáticas devem apresentar o número de registro do respectivo do protocolo ao final do resumo. Itens não permitidos no resumo: siglas e citações de autores.
 
Descritores: abaixo do resumo, incluir cinco a oito descritores no idioma original. Para determiná-los, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), em http://decs.bvs.br ou o Medical Subject Headings (MeSH) do Index Medicus, disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh.
 
Apresentação das seções: o texto deve estar organizado sem numeração progressiva para título e subtítulo, devendo ser diferenciado através de tamanho da fonte utilizada. Exemplos:
Título = OS CAMINHOS QUE LEVAM À CURA
Primeiro subtítulo = Caminhos percorridos
Segundo subtítulo = A cura pela prece
 
Ilustrações: as tabelas, quadros e figuras devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto, sendo limitadas a cinco no total. Configuradas na mesma fonte do texto, com espaçamento simples entre linhas, negrito apenas no cabeçalho, caixa alta apenas nas iniciais da variável, exceto tabelas e quadros, todas as demais ilustrações devem ser designadas como figuras.
 
Tabelas: devem ser apresentadas conforme as Normas de Apresentação Tabular, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf
  • devem apresentar dado numérico como informação central;
  • título informativo, conciso e claro, contendo “o que”, “de quem”, cidade, sigla do Estado, país, ano da coleta de dados, seguido de ponto. Na sequência, informar o tamanho da amostra estudada entre parênteses precedido da letra n;
  • exemplo: Tabela 1 - Distribuição das mulheres vítimas de violência doméstica, segundo idade, cor, estado civil e escolaridade. Salvador, BA, Brasil, 2014. (n=209)
  • os dados devem estar separados corretamente por linhas e colunas de forma que esteja, cada dado, numa casela;
  • devem possuir traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e na parte inferior. Devem ser abertas lateralmente;
  • não são permitidos: quebras de linhas utilizando a tecla Enter, recuos utilizando a tecla Tab, espaços para separar os dados, sublinhado, marcadores do Microsoft® Office Word e cores nas células;
  • evitar tabelas extensas, com mais de uma página;
  • tabelas curtas devem ser convertidas em texto;
  • As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé da tabela, utilizando os símbolos na sequência: *, †, ‡, §, ||, ¶, **, ††, ‡‡.
  • as legendas devem estar localizadas após a linha inferior da tabela, restritas ao mínimo necessário, sem negrito, apresentando o termo em caixa alta separado da descrição por dois pontos (ex.: VCM: volume corpuscular médio). Entre as legendas, deve-se usar ponto e vírgula e fonte Arial, tamanho 10;
  • o teste estatístico utilizado deve ser mencionado na legenda;
  • o título dos resultados não devem ser colocados no corpo da tabela, mas sim no cabeçalho sob a forma de %, n, média, mediana, p-valor, entre outros;
  • citar a fonte no rodapé da tabela, abaixo da legenda (se existir) ou abaixo da linha inferior da tabela. Ex.: Fonte: DATASUS12.
Quadros: devem apresentar as informações na forma discursiva, contendo:
  • título informativo, conciso e claro, expressando o conteúdo e localizado na parte superior do quadro;
  • difere das tabelas principalmente por conter dados textuais, são fechados nas laterais e contém linhas internas;
  • evitar quadros extensos, com mais de uma página;
  • quando o quadro não for de autoria própria, deve ter a fonte citada em rodapé. A legenda, se existir, segue o mesmo formato que o descrito para tabelas e deve estar localizada antes da fonte do quadro, em linha diferente.
Figuras: não devem repetir os dados representados em textos ou tabelas. Além de estarem inseridas no texto, deverão ser encaminhadas em separado e em qualidade necessária à publicação. Se forem extraídas de outra fonte, publicada ou não, os autores devem encaminhar permissão, por escrito, para sua utilização. Devem conter legenda, quando necessário, e fonte, sempre que for extraída de obra publicada, que deverá constar nas referências.
  • título informativo, conciso e claro, expressando o conteúdo e localizado na parte inferior;
  • devem estar totalmente legíveis, nítidas e autoexplicativas;
  • vários gráficos em uma sófigura serão aceitos somente se a apresentação conjunta for indispensável à interpretação da figura;
  • devem possuir alta resolução (mínimo de 300 dpi);
  • podem estar em preto e branco ou coloridas;
  • fotos de pessoas devem ser tratadas para impedir a identificação;
  • se a foto tiver proteção de direitos autorais, deverá ser acompanhada de uma carta de autorização para publicação.
Citações no texto
 
Citações indiretas: deverão conter o número da referência da qual foram subtraídas, suprimindo o nome do autor, devendo ainda ter a pontuação (ponto, vírgula ou ponto e vírgula) apresentada depois da numeração em sobrescrito, sem espaço entre ponto final e número da citação. Exemplo: as trabalhadoras também se utilizam da linguagem não verbal7.
Quando as citações oriundas de dois ou mais autores estiverem apresentadas de forma sequencial na referência (por exemplo, 1, 2, 3, 4 e 5), deverão estar em sobrescrito, separadas por um hífen. Exemplo: estabeleceu os princípios da boa administração, sendo dele a clássica visão das funções do administrador1-5.
 
Citações diretas (transcrição textual): devem ser apresentadas no corpo do texto entre aspas, indicando o número da referência e a página da citação, independentemente do número de linhas. Exemplo: [...] “o ocidente surgiu diante de nós como essa máquina infernal que esmaga os homens e as culturas, para fins insensatos”1:30-31.
 
Verbatins: as citações de pesquisa qualitativa devem estar em itálico, no corpo do texto, identificando entre parênteses a autoria e respeitando o anonimato. A identificação da autoria deve ser sem itálico. Exemplo: [...] envolvendo mais os acadêmicos e profissionais em projetos sociais, conhecendo mais os problemas da comunidade (e7).
 
Notas de rodapé: o texto deverá conter, no máximo, três notas de rodapé, que serão indicadas por: * primeira nota, ** segunda nota, *** terceira nota.
 
REFERÊNCIAS 
As referências devem estar numeradas consecutivamente na ordem que aparecem no texto pela primeira vez e estar de acordo com o (International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE). Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com List of Journals Indexed in Index Medicus.

O número de referências nos manuscritos limita-se a 30, exceto em artigos de Revisão de Literatura.
Atentar para: atualidade das referências (preferencialmente dos últimos cinco anos); prioridade de referências de artigos publicados em periódicos científicos.
Todas as referências devem ser apresentadas de modo correto e completo. A veracidade das informações contidas na lista de referências é de responsabilidade do(s) autor(es).
No caso de usar algum software de gerenciamento de referências bibliográficas (p. ex.: EndNote), os autores deverão converter as referências para texto.
Referências de artigos publicados na Revista Texto & Contexto Enfermagem e em outros periódicos brasileiros bilíngues devem ser citadas no idioma INGLÊS e no formato eletrônico.
Devem ser citados responsórios de dados de pesquisa, bem como métodos e programas de computador.
 
Literatura cinzenta: devem ser evitadas citações de publicações, não convencionais, não indexadas, de difusão restrita e que em regra geral não apresentem ISBN, ISSN, ISAN ou DOI (teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, apostilas, anais, portarias e publicações oficiais).
Os manuscritos extraídos de teses, dissertações e TCCS não devem citar o trabalho original nas referências. Esta informação deverá ser inserida na página de identificação.
 
Observação: trabalhos não publicados não deverão ser incluídos nas referências, mas inseridos em nota de rodapé. Para outros exemplos de referências, consultar: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. Para as abreviaturas de títulos de periódicos em português, consultar: http://www.ibict.br.
 
Errata: após a publicação do artigo, se os autores identificarem a necessidade de uma errata devem enviá-la imediatamente à Secretaria da Revista por e-mail.
 

 

Envio de manuscritos- Sistema ScholarOne

 

Documentos exigidos para submissão dos manuscritos:

Documento principal: manuscrito completo, atendendo às normas da revista para cada categoria. Não incluir a página de título (Modelo 2);
Página de Título: redigido conforme as normas da revista (Modelo 1);
Aprovação do Comitê de ética em Pesquisa (Arquivo complementar que NÃO é para avaliação):
Autorização para publicação e transferência dos direitos autorais (Arquivo complementar que NÃO é para avaliação): (Modelo 3)

Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta (Arquivo complementar que NÃO é para avaliação)

Comprovante de pagamento da taxa de Avaliação de Conformidade (Arquivo complementar NÃO que para avaliação)

 

 

Taxas de Processamento de Artigos

 

A cobrança de taxas de processamento de artigos é necessária para subsidiar todo o processo editorial da Revista Texto & Contexto. Entre os custos está o repasse de recursos para o SciELO, pelo contrato de prestação de serviços de apoio à editoração, publicação, indexação e disseminação de periódicos científicos na coleção Rev@Enf, da qual a Texto & Contexto Enfermagem faz parte.

1 - A Taxa de Avaliação de Conformidade deverá ser paga no momento da submissão do manuscrito. O comprovante de pagamento deverá ser anexado como “Arquivo complementar que NãO é para avaliação”. O valor de R$ 350,00 por manuscrito não será devolvido caso o manuscrito for rejeitado, independente do momento do processo de avaliação e peer review.

2 - A Taxa de Publicação será de R$1.600,00, cujo pagamento será efetuado no momento do aceite do manuscrito para publicação.

3 - O pagamento da tradução do manuscrito para o inglês; do abstract e resumen são responsabilidade do autor, a partir da escolha do tradutor dentre os diversos que a Texto & Contexto Enfermagem disponibiliza para esta finalidade.

4 - Durante o processo de avaliação será solicitada revisão de gramática/linguagem de responsabilidade dos autores.

5- São isentos de pagamento editoriais convidados.

6 - A taxa de publicação também será aplicada no caso de necessidade de publicação de errata.

PROCEDIMENTOS PARA PAGAMENTO DAS TAXAS:
Para acessar o link, basta entrar a página da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU): https://fap6.fapeu.org.br/scripts/fapeufap.pl/swfwfap299
Preencha o formulário de forma completa (todos os campos);
Indique com qual a taxa está efetuando o pagamento: de avaliação de conformidade ou de publicação.
Selecione a opção de pagamento: Boleto Bancário.
Clique no botão “Enviar inscrição”.
Após o pagamento você receberá um e-mail da FAPEU confirmando seu depósito.
O seu comprovante de pagamento, deverá ser anexado ao sistema na etapa de submissão.
Para pagamento internacional, entre em contato com o e-mail faturas@fapeu.org.br

Obs: não será devolvida a taxa de avaliação de conformidade para os manuscritos não aceitos para publicação.

Caso necessite, entre em contato com a revista, através do e-mail. textoecontexto@contato.ufsc.br

 

 


 

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br