ISSN 1413-7704 versão impressa
ISSN 1980-542X online version

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Tempo publica artigos, resenhas e entrevistas. A revista cobre um amplo espectro de temas, em diferentes abordagens temporal e espacial da História. Contudo, não publica artigos sobre história da educação. As contribuições devem ser originais, ainda não publicadas e escritas em português, inglês, espanhol e francês.

A revista publica dois tipos de artigos: artigos avulsos e artigos em dossiês. O primeiro pode abordar diferentes temas, baseado em pesquisa historiográfica e/ou em fontes primárias. O segundo tipo deve referir-se à análise de um tópico específico proposto por renomados especialistas, organizadores dos dossiês. A cada dois anos, a revista lança um edital para a seleção de dossiês.

Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados à pesquisa.

No caso de artigos com autoria múltipla, devem ser especificadas em nota ao final do artigo quais foram as contribuições individuais de cada autor na elaboração do texto, quando for possível. Tais informações serão retiradas para envio do manuscrito aos pareceristas.

Os autores obrigatoriamente devem informar seu número ORCID (Open Researcher and Contributor ID) quando da submissão do artigo. Registro e informações no site https://orcid.org/signin

Os artigos, resenhas e entrevistas devem obedecer às normas da revista, descritas na seção “Formas e preparação de manuscritos”. Todos os trabalhos devem seguir as regras abaixo.

Todos os manuscritos se submetem ao mesmo processo de publicação. Na primeira etapa, realizada em nosso sistema de submissão online, o editor analisará não somente a adequação do artigo à missão da Tempo, mas também a obediência às normas  e o potencial de inovação do trabalho.  Os editores podem recusar o trabalho nesta primeira fase. Na segunda fase, os trabalhos são submetidos ao sistema peer-review, conforme quadro abaixo.

O envio de originais implica a cessão de direitos autorais e de publicação para a Tempo. Todos os dados, opiniões e conceitos presentes nos manuscritos publicados são de responsabilidade dos autores, assim como a precisão e exatidão das referências bibliográficas.

SISTEMA PEER REVIEW


Primeira avaliação

Segunda avaliação

Terceira avaliação

Resultado final

Aceito

Aceito

 

Aprovado

Aceito

Recusado

Aceito

Aprovado

Aceito

Recusado

Recusado

Recusado

Aceito

Recusado

Aceito com sugestões

Recusado

Aceito

Aceito com sugestões

 

Aprovado depois de nova avaliação positiva

Aceito com sugestões

Aceito com sugestões

 

Aprovado depois de novas avaliações positivas

Recusado

Aceito com sugestões

 

Recusado

Recusado

Recusado

 

Recusado

As resenhas e entrevistas são também submetidos ao sistema online, mas eles serão analisados pelos editores e Conselho Editorial.

 

Forma e preparação de manuscritos

Para viabilizar a avaliação cega, os manuscritos não podem ter identificação na página inicial, no texto e nas notas.
Todas as contribuições devem usar o editor de texto da Microsoft Word ou editores compatíveis (Times New Roman, tipo 12 e espaço 1,5).
Os manuscritos devem ter:

  • entre 36.000 e 64.000 caracteres (incluindo os espaços);
  • título, resumos e palavras chaves em português e inglês
  • notas e bibliografia
  • o resumo não deve ter mais do que 950 caracteres (incluído espaços)
  • três palavras chaves em português e inglês
  • as citações bibliográficas no corpo do texto, notas e na bibliografia final devem estar de acordo com as normas da ABNT (como apresentadas nos exemplos abaixo)

 As resenhas e entrevistas:

-entre 10.000 e 18.000 caracteres (incluindo os espaços)

Exemplos de referências:

1 - Livros
corpo do texto e notas: (Bicalho, 2003, p.175)
bibliografia: BICALHO, Maria Fernanda Baptista. A cidade e o Império: o Rio de Janeiro no século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

2 – Capítulo de livros
corpo de texto e notas: (Abreu, 2005, p. 267-289)
bibliografia: ABREU, Martha Campos. Mulatas, crioulos and morenas: racialized gender in the love songs of pós-abolition, Brasil, 1890-1920. In: SCULLY, Pamela; PATTON, Diana. (Orgs.). Gender and slave emancipation in the Atlantic world. Durham: Duke University Press, 2005, p. 267-289.

3 – Artigos
corpo do texto e notas: (Soihet, 2014, p. 1)
bibliografia: SOIHET, Raquel. História das mulheres e relações de gênero: debatendo algumas questões. A Folha do Gragoatá (Niterói).  n.3, p.1, 8 jun. 2014.

4 – Teses
corpo do texto e notas: (Souza, 2015, p.139)
bibliografia: SOUZA, Elizabeth Santos de.  O mercado de crédito na Corte Joanina: experiências das relações sociais de empréstimos (c. 1808-1821). Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2015.

5 – Documentos de arquivos (manuscritos e datilografados, etc.)

notas: Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), “Requerimento de João Cordeiro, pedindo provisão, por um ano, para servir nos ofícios de tabelião, escrivão da Câmara e Almotaçaria na Vila de Pitangui, Comarca do Sabará”, Minas Gerais, Cx. 35, Doc. 01.

 

Envio de manuscritos

Todos os manuscritos devem ser enviados para o sistema de submissão online: http://submission.scielo.br/index.php/tem/login

Para obter outras informações: tempouff2013@gmail.com

Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Instituto de História/Universidade Federal Fluminense
Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 503
24210-201, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
tel:(21)2629-2920
(21)2629-2920


secretaria.tempo@historia.uff.br