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(Atualizado: 09/09/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

 

Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA) é um periódico científico quadrimestral com publicação contínua, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com mais de trinta anos de existência, TLA tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos e que contribuam para a constante renovação e ampliação da área de Linguística Aplicada.

Recomendamos às autoras e aos autores que atentem às orientações sobre textualidade dos manuscritos que compilamos, uma vez que ali estão descritas as expectativas de qualidade textual e científica dos manuscritos submetidos. Essas expectativas são os parâmetros que se levam em conta no processo de revisão por pares e demais etapas do processo editorial.

 

 

Breve Histórico

 

O periódico teve início em 1983, como uma iniciativa do Departamento de Linguística Aplicada para divulgação das pesquisas de seus docentes e de outros que estivessem atuando na área. Aos poucos, o periódico ganhou caráter nacional e internacional. Apontando para as diferentes tendências teórico-metodológicas da área, os artigos permitem traçar um panorama histórico da Linguística Aplicada no Brasil, suas transformações e sua consolidação ao longo dos anos, passando de uma visão de aplicação de teorias linguísticas ao ensino-aprendizagem de línguas para uma perspectiva transdisciplinar de análise de diferentes situações de interação mediadas pela linguagem. TLA também vem consolidando a cooperação internacional do campo aplicado, por meio da publicação de artigos de pesquisadoras e pesquisadores de outras partes do mundo e da participação de Jan Blommaert como editor associado até seu falecimento, em 2020.

 

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA) segue o modelo Gold Open Access.

É recomendado que os dados utilizados nos artigos sejam disponibilizados em repositórios de acesso aberto, preferencialmente em formatos que garantam e facilitem a acessibilidade, a reutilização do material e a reprodutibilidade das pesquisas. Confira a seção “Preparação dos manuscritos”, na qual se detalha como redigir a seção obrigatória no texto chamada “Declaração de disponibilidade de dados”, na qual, em conformidade com os princípios de ciência aberta, as autoras e os autores declaram a disponibilidade dos dados e os caminhos para acessá-los. Esta seção também pode justificar a restrição de acesso aos dados, em virtude de questões éticas ou legais.

O periódico tem uma licença Creative Commons 4.0. Em termos de ciência aberta, isso significa que o conteúdo dos artigos publicados em Trabalhos em Linguística Aplicada pode ser reutilizado pelas autoras e pelos autores, desde que haja o devido crédito ao periódico como fonte original da publicação. 

As autoras e os autores deverão informar, na submissão do manuscrito, sua posição em relação à avaliação aberta por pares. Isso significa que é preciso informar (1) se concorda ou não com a publicação dos pareceres no artigo, em caso de este ser aceito e (2) se aceita interagir diretamente com as revisoras e os revisores. 

TLA aceita avaliar manuscritos depositados em plataformas de preprint, isto é, plataformas nas quais o texto é divulgado antes de sua avaliação por pares e publicação em um periódico. Ao submeter o manuscrito, as autoras e os autores deverão informar se o texto se encontra em um repositório preprint, bem como sua localização.

Na submissão, as autoras e os autores deverão submeter, juntamente com o manuscrito, o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.

 

 

Ética na Publicação

 

Trabalhos em Linguística Aplicada dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos, baseada no código de conduta do COPE (Committee on Publication Ethics). A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial de toda a equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito pelo periódico. As autoras e os autores que enviam artigos para TLA declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão ou avaliação em nenhum outro periódico.

As autoras e os autores devem observar a Lei número 14.874, de 28 de maio de 2024, que dispõe sobre a pesquisa com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, em especial o Art. 27.

 

 

Foco e Escopo

 

O periódico espera que os manuscritos submetidos à publicação tenham abrangência social e política, e estejam diretamente vinculados aos debates contemporâneos em Linguística Aplicada, tal como se pode evidenciar pelos temas, questões de pesquisa e diálogo com a literatura do campo. Os principais eixos de pesquisa do periódico são: interculturalidade e identidades; educação linguística; tecnologias e redes sociais; tradução; multimodalidades e intermidialidades; ideologias linguísticas; antropologia linguística; políticas linguísticas; globalização e mobilidade; discurso e desigualdade.

Além de artigos, TLA recebe entrevistas e resenhas de obras recentes e de relevância para a área de interesse do periódico, que são publicados em fluxo contínuo. Juntamente com essas contribuições, são publicados anualmente até três dossiês sobre temas específicos, aprovados pelo corpo editorial, divulgados em chamadas especiais e revisados pelos pares.

O periódico destina-se a docentes, discentes, pesquisadoras, pesquisadores e profissionais que tenham interesse pelas discussões da área de Linguística Aplicada.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Como Política de Arquivamento, este periódico usa o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. Mais informações em http://lockss.org.

O periódico também faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil.

Os artigos são preservados no Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas, e o periódico está incluído, também, em Diretórios de Políticas Editoriais, como o Diadorim.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Trabalhos em Linguística Aplicada
  • Título abreviado: Trab. Linguist. Apl. (Online)
  • Publicação de: Campinas SP: Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - Instituto de Estudos da Linguagem - Departamento de Linguística Aplicada
  • Periodicidade: quadrimestral
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1983
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

Em conformidade com a política de acesso aberto, Trabalhos em Linguística Aplicada aceita a submissão de artigo de preprint, entendido como manuscrito concluído que é depositado em servidores antes de ter sido avaliado por pares. O uso do preprint é uma escolha das autoras e dos autores. Segundo a definição da SciELO, “os preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação dos artigos e inibem o uso do procedimento duplo cego na avaliação dos manuscritos”.

TLA recebe preprints arquivados nos seguintes servidores: SciELO Preprints, CORE (MLA), Zenodo, Preprints.org e SocArXiv. Outros repositórios poderão ser considerados mediante análise e aprovação por parte do corpo editorial.

As informações relativas a preprints deverão ser informadas no Formulário SciELO, que deverá ser enviado juntamente com o manuscrito no momento da submissão.

 

 

Processo de Avaliação por Pares

 

A revisão por pares é um trabalho fundamental para a manutenção dos padrões da Trabalhos em Linguística Aplicada, um periódico que tem como objetivo inovar e avançar no campo aplicado dos estudos de linguagem. Trabalhamos para oferecer sistemas digitais e aconselhamento editorial adequados a nossas e nossos pareceristas. Garantimos que nosso processo de revisão por pares seja cego, justo e criticamente construtivo. Trabalhos em Linguística Aplicada não permite críticas indelicadas ou ofensas em seus relatórios de revisão por pares. O corpo editorial do periódico trabalha em conjunto com as revisoras e os revisores na avaliação da qualidade e adequação dos manuscritos e no fornecimento de contribuições criticamente construtivas para as autoras e os autores.

No que diz respeito à pré-avaliação, Trabalhos em Linguística Aplicada trabalha com sua equipe editorial para avaliar a qualidade e a adequação formal dos artigos antes da revisão por pares. Nossa equipe também busca detectar plágio ou autoplágio nos manuscritos. No entanto, as revisoras e os revisores também são solicitados a verificar os manuscritos quanto a potenciais (auto)plágios.

Considerando as práticas de ciência aberta e a metodologia da SciELO que classifica os pareceres com um novo tipo de literatura, na publicação de artigos aprovados, autores e revisores em comum acordo poderão optar por:

  • interagir diretamente com a autora ou o autor correspondente
  • publicar os pareceres de aprovação juntamente com os manuscritos, com ou sem a identificação de pareceristas. 

O periódico publica em seus artigos aprovados os nomes das editoras ou editores responsáveis pela avaliação.

 

 

Dados Abertos

 

A disponibilização de dados abertos é fundamental para a transparência e a replicabilidade da pesquisa científica. Trabalhos em Linguística Aplicada adere às melhores práticas recomendadas pelo Guia TOP (Transparência e Abertura na Publicação), promovendo o acesso aos dados subjacentes aos estudos publicados. A seguir, são apresentadas diretrizes essenciais para autoras e autores sobre o manejo e a citação de dados de pesquisa:

Princípios de Dados Abertos

Dados abertos referem-se a informações que estão disponíveis para o público geral, permitindo o uso, redistribuição e reutilização sem restrições. A adoção desses princípios promove a integridade da pesquisa, possibilitando a verificação de resultados e a construção de novos conhecimentos com base em trabalhos anteriores.

Depósito de Dados

Encorajamos as autoras e os autores a depositarem seus conjuntos de dados em repositórios adequados. Sugerimos a consulta à Lista de Repositórios Recomendados, disponível no Guia TOP, para identificar plataformas confiáveis que seguem padrões reconhecidos de preservação e acesso aos dados.

Citação de Dados

A citação apropriada de dados é crucial para atribuir crédito às pessoas que geraram os conjuntos utilizados. Conforme indicado no Guia de Citação de Dados de Pesquisa, as autoras e os autores devem fornecer detalhes completos sobre a origem dos dados, incluindo identificadores persistentes (como DOIs de dados) sempre que possível. Isso facilita a localização e o uso correto dos dados por outras pesquisadoras e outros pesquisadores.

Inclusão de Declaração de Disponibilidade de Dados: Todos os artigos devem conter uma seção que descreva a disponibilidade dos dados utilizados no estudo, incluindo a localização do repositório onde foram depositados, o nome do conjunto de dados e os identificadores necessários para sua citação. Consulte o item 3 da seção Preparação dos Manuscritos, abaixo, na qual explicamos onde a Declaração de disponibilidades de dados deve ser feita no manuscrito.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: o não cumprimento das Normas de Publicação implica a não aceitação do artigo submetido.

 

 

Cobrança de Taxas

 

TLA propicia ao público em geral acesso gratuito imediato a todas as suas publicações na Internet. Não há nenhum tipo de cobrança de taxas às autoras e aos autores que publicam seus trabalhos em TLA nem a qualquer um de seus agentes financiadores. Todos os custos relativos à edição e publicação são garantidos pelas instituições públicas listadas em Patrocinadores, e ​ficam disponíveis para consulta na Internet pelo SciELO Brasil e SBU Unicamp.

 

 

Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação

 

1. Trabalhos em Linguística Aplicada segue os melhores princípios éticos em autoria, revisão por pares e atividade editorial, especificamente os “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE). TLA também segue as diretrizes de ética de publicação da Cambridge University Press. Resumimos nossas diretrizes principais, mas incentivamos as autoras e os autores a consultarem esses manuais antes de nos enviarem seus trabalhos.
 
2. No que diz respeito à autoria, Trabalhos em Linguística Aplicada espera que todas as pessoas que figuram como autoras e autores tenham contribuído substancialmente para o desenho da pesquisa, para a análise de dados, a redação e as conclusões de um artigo. Assistentes de pesquisa, orientadoras, orientadores ou patrocinadores que realmente não trabalharam nessas fases da preparação do manuscrito não devem ser incluídos na autoria. Essas pessoas devem ser reconhecidas em uma seção diferente do artigo. Entendemos que as autoras e  os autores são legal e cientificamente responsáveis por esse princípio recomendado pelo COPE, Cambridge e outros comitês de ética em publicações.

3. Com relação aos problemas de plágio, Trabalhos em Linguística Aplicada segue a definição proposta pela Universidade de Cambridge, a saber, “usar ideias, palavras, dados ou outro material produzido por terceiros sem reconhecimento". Plágio é o uso inadequado de obras de outras autoras e outros autores. O periódicotambém considera autoplágio a duplicação de partes de um artigo (ou de um artigo inteiro) já publicado ou simultaneamente em revisão por outras revistas ou meios científicos. Conforme declarado em nossa Política Editorial, um trabalho submetido a Trabalhos em Linguística Aplicada não deve estar simultaneamente em revisão em outro periódico. Consideramos que as submissões duplicadas são uma má prática acadêmica que prejudica o trabalho solidário e não remunerado de revisoras, revisores e corpo editorial. Trabalhos em Linguística Aplicada não aprova plágio ou autoplágio e busca ativamente a detecção de (auto) plágio em todas as etapas editoriais.

4. Quanto à pesquisa com seres humanos ou animais, Trabalhos em Linguística Aplicada espera que as pesquisas que se baseiam em dados gerados por informantes humanos (ou de estudos com animais, por exemplo, interação e comunicação com animais) tenham sido previamente aprovadas por comitês de ética competentes, como a Plataforma Brasil e comitês de ética locais, e que essa pesquisa siga as melhores práticas éticas e legais internacionais. Também assumimos que as autoras e os autores precisam respeitar os direitos de informantes à privacidade e tenham obtido o consentimento para publicar seus dados antes do processo editorial.

5. Com relação à liberdade de expressão, Trabalhos em Linguística Aplicada segue a visão da Universidade de Cambridge de que “a liberdade de expressão é fundamental para nós como editoras e editores acadêmicos, mas não apoiamos a publicação de declarações falsas que prejudiquem a reputação de indivíduos, grupos ou organizações.” Trabalhos em Linguística Aplicada entende que a liberdade de expressão em uma democracia é limitada pelos direitos humanos e pela dignidade dos grupos humanos. Trabalhos em Linguística Aplicada, de forma alguma, admite discurso de ódio ou outras formas violentas de linguagem.

6. No que diz respeito a fraudes e inadequações na condução da pesquisa, Trabalhos em Linguística Aplicada segue as preocupações do COPE com a integridade dos manuscritos e a má conduta acadêmica de autoria, revisão ou edição.

7. Caso ocorra a detecção de irregularidades após a publicação, o corpo editorial tomará as providências cabíveis, seguindo as orientações da SciELO sobre a publicação de uma errata ou uma retratação, conforme o caso.     

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Conflitos de interesses podem ocorrer quando autoras, autores, revisoras, revisores ou editoras e editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Para mais informações, consulte: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest

Conforme o item 3 da seção “Preparação dos manuscritos”, abaixo, as autoras e os autores devem acrescentar ao seu texto uma seção em que declaram se há conflito de interesse. 

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas publicações credenciadas no Portal, Trabalhos em Linguística Aplicada adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando, como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016. TLA segue, ainda, a instrução normativa CCPG 3/2021, do Instituto de Estudos da Linguagem, sobre similaridades em trabalhos científicos.

Na pré-avaliação, os manuscritos são verificados antes de serem enviados a pareceristas. 

Os casos em que for constatada uma similaridade de conteúdo superior a 25% serão analisados pelo corpo editorial e estarão sujeitos à devolução do material.

O periódico também poderá fazer uso de ferramentas para detecção de conteúdo gerado por inteligência artificial.

 

 

Adoção de Softwares Uso de Recursos de Inteligência Artificial

 

Trabalhos em Linguística Aplicada não aceita o uso de Chatbots ou outras inteligências artificiais para elaboração de manuscritos.

As ferramentas de IA podem ser utilizadas de forma ética e apenas para auxiliar em questões básicas, tais como revisão e formatação de referências.    

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Trabalhos em Linguística Aplicada, além das autoras e dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de procedimentos que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, TLA observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

As autoras e os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

 

 

Direitos Autorais

 

Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença doCreative Commons (CC-BY), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.  Autoras e autores de artigos publicados pelo periódico mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

Todo o conteúdo publicado em Trabalhos em Linguística Aplicada, exceto quando especificado de outra forma, está sob a licença Creative Commons Attribution License (CC-BY). Isso permite que o material seja compartilhado e adaptado sem restrições, desde que atribuído o devido crédito e indicadas as eventuais alterações realizadas.

As autoras e os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e responsabilizam-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelas autoras e pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

TLA se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa nos originais, tais como alterações de ordem ortográfica e gramatical em atendimento à norma culta da língua, bem como ajustes de forma relacionados ao padrão editorial do periódico.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

A publicação recebe financiamento do  Instituto de Estudos da Linguagem.

 

CORPO EDITORIAL

 

Editor e Editoras-Chefes

 
  • Simone Tiemi Hashiguti, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: simoneth@unicamp.br | Orcid | Lattes
  • Érica Lima, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: elalima@unicamp.br | Orcid | Lattes
 

 

Editoras e Editores Associados

 
  • Adriana Carvalho Lopes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Nova Iguaçu, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. E-mail: adrianalopes14@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Alan Silvio Carneiro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: ermitude@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Daniel do Nascimento e Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil. E-mail: dnsfortal@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Danielle Vanessa Costa Sousa, Instituto Federal do Maranhão (IFMA). São Luís, Maranhão/MA, Brasil. E-mail: dvcs.libras@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Danillo da Conceição Pereira Silva, Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Arapiraca, Alagoas/AL, Brasil. E-mail: danillo.silva@ifal.edu.br | Orcid | Lattes
  • Janine Pimentel, Instituto Politécnico de Leiria. Leiria, Portugal. E-mail: janine.pimentel@ipleiria.pt | Orcid | Lattes
  • Joel Windle, University of South Australia (UNISA). Adelaide, Austrália. E-mail: joel.Windle@unisa.edu.au | Orcid | Lattes
  • Junot de Oliveira Maia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte/ Minas Gerais/MG, Brasil. E-mail: junotmaia@ufmg.br | Orcid | Lattes
 

 

Assistentes Editoriais

 
  • Andressa Furlan Ferreira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: a234358@g.unicamp.br | Orcid | Lattes
  • Bianca de Castro Anaia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP,  Brasil. E-mail: b166910@dac.unicamp.br| Orcid  |Lattes
  • Carlos César da Silva, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: c209944@dac.unicamp.br | Orcid | Lattes
  • Louise Hélène Pavan, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: l121117@g.unicamp.br | Orcid | Lattes
  • Marcella Wiffler Stefanini, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: m103296@dac.unicamp.br | Orcid | Lattes
  • Victor Schlude, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: v229668@g.unicamp.br | Orcid | Lattes
 

 

Comissão Editorial

 
  • Alastair Pennycook, University of Technology. Sydney, Austrália. E-mail: Alastair.Pennycook@uts.edu.au | Orcid
  • Amanda Eloina Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. E-mail: amanda.scherer@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Ana Cristina Cunha da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, Ceará/CE, Brasil. E-mail: cris_cunha@unilab.edu.br | Orcid | Lattes
  • Ana Deumert, University of Cape Town. Cape Town, África do Sul. E-mail: ana.deumert@uct.ac.za | Orcid
  • Ana Elvira Luciano Gebara, Fundação Getúlio Vargas e Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, SP, Brasil. E-mail:ana.gebara@fgv.br | Orcid | Lattes
  • Ana Lúcia Tinoco Cabral, Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: altinococabral@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Anelise Scotti Scherer, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil. E-mail: aneliseya@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Anita Ferreira Cabrera, Universidad de Concepción. Concepción, Chile. E-mail: aferreir@udec.cl | Orcid
  • Anna de Fina, Georgetown University. Washington, Distrito de Columbia/DC, Estados Unidos. E-mail: definaa@georgetown.edu | Orcid
  • Audrei Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil. E-mail: audrei.gesser@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Beatriz Gabbiani, Universidade de la Republica. Montevideo, Uruguai. E-mail: begabb@adinet.com.uy | Orcid
  • Catherine Elder, The University of Melbourne. Melbourne, Victoria, Austrália. E-mail: caelder@unimelb.edu.au | Orcid
  • Charles Briggs, Universidade da Califórnia. Berkeley, Califórnia/CA, Estados Unidos. E-mail: clbriggs@berkeley.edu | Orcid
  • Clara Keating, Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal. E-mail: kleating@gmail.com | Orcid
  • Cláudia Hilsdorf Rocha, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: claudiahrocha@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Cynthia Agra de Brito Neves, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: cynneves@unicamp.br | Orcid | Lattes
  • Fabiana Cristina Komesu, Universidade Estadual Paulista (UNESP). São José do Rio Preto, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: f.komesu@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás/GO, Brasil. E-mail: fquaresma@terra.com.br | Orcid | Lattes
  • Gabriel Nascimento dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Itabuna, Bahia/BA, Brasil. E-mail: gabriel@ufsb.edu.br | Orcid | Lattes
  • Gladys Quevedo-Camargo, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal/DF, Brasil. E-mail: gladys@unb.br | Orcid | Lattes
  • Glenda Cristina Valim de Melo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: glenda.melo@unirio.br | Orcid | Lattes
  • Guilherme Jotto Kawachi, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Centro de Ensino de Línguas (CEL). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: guilhermekawachi@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Inês Cardoso, York University. Toronto, Ontario/OT, Canadá. E-mail: inescardoso@ua.pt | Orcid
  • Inês Signorini, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: inesignorini@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Isabel Gretel María Eres Fernández, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: igmefern@usp.br | Orcid | Lattes
  • Jerry Won Lee, Universidade da Califórnia. Irvine, Califórnia/CA, Estados Unidos. E-mail: jwl@uci.edu | Orcid
  • Joana Plaza Pinto, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás/GO, Brasil. E-mail: joplazapinto@gmail.com | Orcid | Lattes
  • José Vicente Santos Mendes, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Itabuna, Bahia/BA, Brasil. E-mail: vicentesantosmendes@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Laura Masello, Universidad de la Republica. Montevideo, Uruguai. E-mail: lmasello@hotmail.com | Orcid | Lattes
  • Lauro Maia Amorim, Universidade Estadual Paulista (UNESP). São José do Rio Preto, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: lauro.maia@unesp.br | Orcid | Lattes
  • Leandro Rodrigues Alves Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil. E-mail: leandroradiniz@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Leonor Acuña, Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires, Argentina. E-mail: lenguasyhablantes@gmail.com | Orcid
  • Lenita Maria Rimoli Pisetta, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: lenitarimolip@usp.br | Orcid | Lattes
  • Lesliê Vieira Mulico, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: leslie.mulico@cefet-rj.br | Orcid | Lattes
  • Lynn Mario Menezes de Sousa, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: mdesouza@usp.br | Orcid | Lattes
  • Marcelo El Khouri Buzato, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: mbuzato@unicamp.br | Orcid | Lattes
  • Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: mendonca.mrs@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Marcus L. Fontana, Universidade Federal de Fronteira Sul (UFFS). Santa Maria, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. E-mail: marcus.fontana@uffs.edu.br | Orcid | Lattes
  • Margarete Schlatter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. E-mail: margarete.schlatter@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Maria Angélica Deângeli, Universidade Estadual Paulista (UNESP). São José do Rio Preto, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: angelica.deangeli@unesp.br | Orcid | Lattes
  • Maria Bernadete F. de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Rio Grande do Norte/RN, Brasil. E-mail: mbernadete@ufrnet.br | Orcid | Lattes
  • Maria Helena Vieira Abrahão, Universidade Estadual Paulista (UNESP). São José do Rio Preto, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: mhabrahao@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Marilda do Couto Cavalcanti, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: marilda.cavalcanti@gmail.com.br | Orcid | Lattes
  • Marilyn Martin-Jones, Birmingham University. Birmingham, Reino Unido. E-mail: mmjbiling@gmail.com | Orcid
  • Nelson Viana, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: nlsviana@ufscar.br | Orcid | Lattes
  • Newton Freire Murce Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás/GO, Brasil. E-mail: newtonmurce@yahoo.com.br | Orcid | Lattes
  • Paula Tatianne Carrera Szundy, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: ptszundy@uol.com.br | Orcid | Lattes
  • Paolo Torresan, Universidade Ca’Foscari Veneza, Itália e Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. E-mail: piroclastico@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Pedro de Moraes Garcez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. E-mail: pedrom.garcez@ufrgs.br | Orcid | Lattes
  • Raquel Salek Fiad, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: racafiad@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Rodrigo Borba, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: borba.rodrigo@terra.com.br | Orcid | Lattes
  • Rodrigo Esteves de Lima Lopes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: rll307@unicamp.br | Orcid | Lattes
  • Rosina Marquez Reiter, The Open University. Milton Keynes, Buckinghamshire, Inglaterra. E-mail: rosina.marquez-reiter@open.ac.uk | Orcid
  • Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: sandra_gattolini@yahoo.com.br | Orcid | Lattes
  • Sandro Luís da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Guarulhos, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: sandro.luis2602@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Silvia Ines Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil. E-mail: silviaconeglian@terra.com.br | Orcid | Lattes
  • Sinfree Makoni, The Pennsylvania State University, State College, Pensilvânia/PA, Estados Unidos. E-mail: sbm12@psu.edu | Orcid
  • Telma Gimenez, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná/PR, Brasil. E-mail: tgimenez@uel.br | Orcid | Lattes
  • Thayane Silva Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Rio Grande do Norte/RN, Brasil. E-mail: thayane_campos@yahoo.com.br | Orcid | Lattes
  • Tommaso Milani, Pennsylvania State University, State College, Pensilvânia/PA, Estados Unidos. E-mail: tommaso.milani@gu.se | Orcid
  • Vania Maria Lescano Guerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pioneiros, Mato Grosso do Sul/MS, Brasil. E-mail: vguerra1@terra.com.br | Orcid | Lattes
  • Vilson Leffa, Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Pelotas, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. E-mail: leffav@gmail.com | Orcid | Lattes
  • Walkyria Magno e Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará/PA, Brasil. E-mail: wmagno@ufpa.br | Orcid | Lattes
  • Walkyria Monte Mor, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: walsil@uol.com.br | Orcid | Lattes
  • Wilma Favorito, Instituto Nacional de Educação de Surdos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: wilmafavorito@uol.com.br | Orcid | Lattes
 

 

Equipe Técnica

 

Esmeraldo A. Santos, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: publiel@unicamp.br

 

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

Trabalhos em Linguística Aplicada é um periódico que publica textos da área de Linguística Aplicada (LA). Seu corpo editorial parte de uma compreensão da LA como campo de orientação pragmática (Cavalcanti, 1986), isto é, que investiga a prática linguística, podendo propor encaminhamentos em relação aos fenômenos investigados. Entende-se, ainda, a LA como campo transdisciplinar interessado em integrar modos diversos de entender o papel central da linguagem na vida social. O periódico reconhece a abrangência do campo aplicado, em suas múltiplas vertentes, mas subscreve a visão de que a LA não é aplicação da linguística ou de outras teorias sobre a linguagem.

 

 

Tipos de Documentos Aceitos

 

São bem-vindos trabalhos escritos em português, espanhol, inglês, francês ou italiano. As submissões são recebidas em fluxo contínuo e abrangem:

  • Artigos originais;
  • Resenhas críticas;
  • Entrevistas;
  • Preprints.

DOSSIÊSTrabalhos em Linguística Aplicada está aberta a propostas de dossiês que objetivem inovar e expandir o estudo da linguagem e sociedade, incluindo os contextos educacionais e políticos. Os dossiês devem abranger fontes nacionais e estrangeiras, conter no mínimo 30% de autoras ou autores atuando em instituições estrangeiras e incorporar contribuições de diversas instituições e grupos de pesquisa de diferentes estados do Brasil. Diversidade regional e internacionalização são critérios de seleção dos dossiês. O Comitê Editorial compreende que um dossiê não é mero agregado de textos em formato de miscelânea, mas um conjunto articulado e heterogêneo de artigos que propicie reflexão crítica sobre um problema de pesquisa, suas diferentes e divergentes fontes teóricas, conceituais e metodológicas.

Propostas de dossiê devem ser encaminhadas diretamente ao editor e editoras-chefes, contendo ementa – com até 700 palavras, com justificativa sobre a relevância histórica e atual do tema para os estudos aplicados da linguagem; as divergências ou tensões contempladas e as contribuições para a expansão, o aprimoramento e/ou aprofundamento da temática–, lista de autoras e autores com filiação institucional, mini currículos e resumos de 200-250 palavras para cada artigo.

Os dossiês devem ter pelo menos 30% dos artigos escritos em inglês ou espanhol.

As propostas de dossiê são avaliadas pelas editoras e editores de TLA, com apoio do Conselho Editorial e de pareceristas ad-hoc.  As editoras e os editores do dossiê temático atuarão em todo o processo de submissão e avaliação dos manuscritos, com acesso específico no sistema OJS do SBU/Unicamp para esse fim.

Para todos os artigos, antes de submeter o manuscrito, as autoras e os autores deverão concordar com as seguintes exigências, sob risco de ter a submissão negada pela Comissão Editorial:

  • – A contribuição deve ser inédita e original.
  • – O manuscrito não deve estar em avaliação por outro periódico ou coletânea.
  • – A autoria deve ser de pessoas que tenham terminado ou que estejam cursando o doutorado (no caso de coautoria, pelo menos uma pessoa deve ser doutora ou doutoranda).
  • – A autora ou o autor que está submetendo um artigo (individualmente ou em coautoria) não pode ter outro artigo publicado no fluxo contínuo de TLA no prazo de dois anos.
  • – Todas as etapas solicitadas pelo sistema online devem ser completadas corretamente e as informações solicitadas preenchidas (inclusive o resumo da biografia, com a indicação de titulação, vínculos institucionais, currículo Lattes (para quem está trabalhando no Brasil), e ORCID.

TLA não aceita para publicação capítulos ou trechos de dissertações ou teses já defendidas e publicadas, nem tradução de artigos já publicados, conforme critérios da Coleção SciELO.

Também são publicadas entrevistas e resenhas de obras recentes e de relevância para a área de interesse do periódico. A resenha, além de apresentar a obra ao público leitor, deve discuti-la com originalidade e com apoio em referências (a publicação de entrevistas ou resenhas em outras línguas poderão, eventualmente, ser consideradas).

 

 

Contribuição dos Autores

 

TLA segue as Recomendações de Vancouver, uma convenção internacional que tem uma criteriosa definição de autoria. Entende-se por autora ou autor e coautora ou coautor, segundo a normativa de Vancouver, a pessoa que:

  • “Contribuiu substancialmente para a concepção ou planejamento do trabalho; ou para a aquisição, análise ou interpretação de dados analisados no artigo;
  • Redigiu o trabalho ou o revisou criticamente quanto ao conteúdo intelectual importante; e fez a aprovação final da versão a ser publicada;
  • Concordou em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam investigadas e resolvidas adequadamente.”

TLA espera, portanto, que as coautoras e os coautores de um trabalho tenham efetivamente trabalhado em sua concepção. A mera orientação ou supervisão de mestrado, doutorado ou pós-doutorado não qualifica, automaticamente, a orientadora ou o orientador como coautora ou coautor. É necessário que os três critérios acima tenham sido considerados para que haja a coautoria.

Conforme as instruções contidas no item 3 de “Preparação do Manuscrito”, em caso de aceite, a versão para editoração deve conter uma seção sobre a contribuição efetiva das autoras e dos autores ao manuscrito, de forma a atender à convenção de autoria à qual TLA subscreve.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Os trabalhos apresentados para avaliação devem ser submetidos on-line, no endereço:http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/about/submissions.

Nele estão especificados os procedimentos para o cadastro da autora e do autor e a remissão do respectivo artigo para avaliação. Deverá ser preenchido o cadastro completo, incluindo instituição, cidade e país. Toda comunicação a respeito do processo de avaliação do artigo será feita on-line, através do mesmo sistema.

I. PRINCÍPIOS GERAIS

Somente serão aceitos textos dentro do seguinte limite de palavras:

1) Artigos de, no máximo, 10 mil palavras, incluindo resumo e abstract, palavras-chave, títulos e referências.
2) Entrevistas de, no máximo, 8 mil palavras.
3) Resenhas de, no máximo, 4 mil palavras, de livro recentemente publicado, que deverão seguir as mesmas normas dos artigos.

II. ESTRUTURA DOS TRABALHOS

1. Identificação

a) Os artigos devem ser enviados sem identificação alguma de autoria. O arquivo de Word também deve ser anonimizado.
b) As resenhas devem vir acompanhadas de todas as informações para a identificação do livro ou da fonte de referência (autoria, título original, tradutora ou tradutor, se houver, edição, local, editora, ano de publicação).
c) Quando o artigo fizer referências a trabalhos da própria autora ou autor – possibilitando, portanto, sua identificação – as citações no corpo do texto e nas Referências Bibliográficas devem vir como nos exemplos a seguir. Exemplo: AUTORA (2016); AUTOR1; AUTOR2 (2018), sem menção alguma a títulos de publicações.

2. Composição do texto e formatação

a) Os manuscritos devem ser submetidos em formato Word doc ou docx.
b) Formato de página A4, fonte times new roman em tamanho 12, espaço entre linhas simples, parágrafos com adentramento na primeira linha de 1,25 cm.
c) O título no idioma original do artigo deve estar em fonte tamanho 14 e centralizado. Sua tradução para o inglês deve vir na linha abaixo, com o mesmo formato. No caso de artigos em inglês, espanhol, francês ou italiano, o título deve vir traduzido para o português na linha abaixo.
d) O resumo no idioma original do artigo deve vir duas linhas abaixo do título traduzido. A palavra Resumo (ou correspondente no idioma original do artigo) deve vir isolada em negrito, sem itálico, sem ponto a seguir. O texto do resumo deve começar uma linha abaixo da palavra e seguir as normas da ABNT NBR 6028:2003: enunciar objetivo, metodologia, resultados e conclusões do artigo, de forma concisa e em parágrafo único, e ter entre 100 e 250 palavras.
e) A expressão Palavras-chave deve vir logo abaixo do resumo, seguida de dois pontos e de três a cinco palavras-chave, em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula, finalizadas por ponto.
f) Logo após o resumo e as palavras-chave na língua original (duas linhas abaixo), devem vir o Abstract e as Keywords em inglês, seguindo as mesmas instruções de formatação. Nos casos de artigos em inglês, o abstract e as keywords devem ser seguidos de resumo e de palavras-chave em português.
g)  A designação de títulos de livros dentro do texto deve vir em itálico; e a de artigos de periódicos, entre aspas.
h) Ênfases no texto deverão ser indicadas em itálico.
i) Notas de rodapé devem ser explicativas, isto é, devem complementar informações do texto. Não devem ser utilizadas como notas de informação bibliográfica.

3. (Obrigatório) Seções nas quais as autoras e os autores declaram seguir a ciência aberta

Em linha com os princípios de ciência aberta adotados pela coleção Scielo, quando aceitos, os artigos devem conter as seções descritas abaixo, que deverão ser posicionadas nos manuscritos aceitos entre o fim do texto do artigo e as referências, conforme os modelos abaixo. Atenção: estas seções, chamadas declarações, só devem ser redigidas na etapa final da publicação, após a avaliação por pares.

DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO DAS AUTORAS E DOS AUTORES
(Esta seção é obrigatória para textos com mais de uma autora ou mais de um autor. Textos de autoria individual não devem incluir esta seção. Siga os princípios de Contribuições das Autoras e dos Autores descritos acima).
Exemplo:

“Todos os quatro autores e autoras participaram do planejamento e redação do presente manuscrito. Álvaro Arcanjo realizou a pesquisa de campo na qual se baseia a seção 3, por ele redigida. Anabella Rocha realizou a pesquisa documental na qual se baseia a seção 4, por ela redigida. Clarissa Gonzalez realizou a pesquisa documental na qual se baseia a seção 5, por ela redigida. Daniel Silva redigiu a introdução, seção 2 e conclusão. Todos os autores e autoras contribuíram com as seções dos demais colegas, seja por meio de revisão, de redação de alguns excertos ou de seções inteiras.”

DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSE
Exemplos:

“As autoras declaram não ter filiação ou envolvimento com instituições que possam ter interesses financeiros ou não financeiros com o assunto discutido no artigo.”
ou
“Declaramos não haver conflitos de interesse.”

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE DADOS DA PESQUISA
(Confira a seção Dados Abertos, acima. Em caso de a pesquisa possuir restrição de acesso aos dados ou a parte deles, devido a questões éticas ou legais, deve-se informar isso. Mesmo que os dados não sejam públicos, o artigo precisa incluir esta seção no manuscrito aceito).
Exemplo:

“Os dados públicos que apoiam as conclusões deste estudo - o discurso de Marielle de 8 de Março de 2018 e o testemunho de Taliria Petrone - estão, respectivamente, disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=G5sjJvK_Txs e https://florescerpormarielle.psol50.org.br/nao-serei-interrompida/. As entrevistas com os colegas da Marielle não estão disponíveis ao público, uma vez que este material contém informações que podem vir a comprometer a privacidade e a segurança dos participantes na investigação.”

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 
  • Título
  • Título inglês
  • Resumo (Os resumos devem ser claros, facilmente legíveis e fornecer informações abrangentes do artigo)
  • Palavras-chave em português e inglês
  • Nome das autoras e dos autores (quando sobrenome composto criar identificação clara [caixa alta, negrito e/ou hífen]) (Os metadados, compreendendo o título, resumo e palavras-chaves devem ter obrigatoriamente versão no idioma inglês, quando o idioma do texto é diferente do inglês).
  • Autoras e autores com afiliação completa
  • ORCID das autoras e dos autores
  • E-mail de contato
  • Informação sobre financiamento dos artigos
  • Registro de DOI
  • Idioma dos artigos
  • Comprimento dos manuscritos (considerar espaçamento)
  • Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional.
 

 

Ativos Digitais

 

Ilustrações, gráficos e tabelas não produzidos pela autora ou pelo autor do texto submetido devem ter sua fonte indicada, ficando a responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução a cargo da autora ou do autor. Para figuras e imagens, a qualidade mínima deve ser de 400 pixels.

 

 

Citações e Referências

 

Trabalhos em Linguística Aplicada segue as normas de citações em documentos contidas na normativa ABNT NBR 10520:2023. Abaixo, exemplificam-se alguns elementos fundamentais nas citações. Os exemplos, no entanto, não são exaustivos, devendo as autoras e os autores consultarem essa norma para casos não exemplificados aqui.

a) Referências a autoras e autores

As referências devem ser feitas no corpo do texto e ser acompanhadas das seguintes informações, conforme exemplos abaixo:

1) Sobrenome da autora ou do autor e ano de publicação entre parênteses, quando não houver citação textual.

Exemplo: Ressaltamos que Gramsci (1977) julgava primordial que se priorizasse a criatividade em detrimento da atividade...

2) Sobrenome da autora ou do autor, com o ano e a página entre parênteses, nos casos em que houver citação textual.

Exemplo: Neste sentido, segundo Derrida (2002, p. 64), "a tradução promete um reino de reconciliação das línguas".

3) Quando o sobrenome da autora ou do autor estiver entre parênteses, deve-se grafar os sobrenomes com inicial maiúscula, seguida de letras minúsculas. Se houver mais de uma autora ou autor, os nomes devem estar separados com ponto e vírgula.

Exemplos: Tecnologias digitais criam complexidades para os usos da linguagem que seriam impensáveis em contextos analógicos (Shirky, 2008).

A esperança pode ser definida como “as estratégias mobilizadas no terreno da linguagem para reparar danos passados e, com base nisso, seguir adiante rumo a futuros mais igualitários e pacíficos” (Heller; McElhinny, 2017, p. 254–255).

4) Quando o documento citado tiver mais de três autores, mencionar apenas o primeiro autor, seguido da locução et al.

Exemplos: Transperiferias é um conceito que enfatiza o caráter conectado e cosmopolita das periferias globais (Windle et al., 2020).
Scheren et al. (2024) sistematizam princípios básicos da etnografia digital.

5) Não utilizar: idem ou ibidem.

b) Citações

Citações com até três linhas permanecem no corpo do texto, destacadas apenas por aspas e sem itálico.
Citações de mais de três linhas devem vir SEM ASPAS, sem itálico, destacadas em parágrafo próprio, em espaço "simples", com letra de tamanho nº 11, com recuo de três centímetros das duas margens esquerda e direita do texto e separadas dos parágrafos anterior e posterior por uma linha a mais.

c) Referências

Três linhas abaixo do final do texto do artigo, digitar: Referências (que incluem as referências bibliográficas e as eletrônicas).

1) Como princípio geral, todos os autores citados no corpo do texto devem vir nesta seção elencados em ordem alfabética, em caixa alta, seguidos das primeiras letras ou nomes completos (manter o padrão escolhido), como no exemplo:

MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada: A natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

HELLER, M.; MCELHINNY, B. Language, capitalism, colonialism: Toward a critical history. Toronto: University of Toronto Press, 2017.

2) Livros - Título da obra em itálico, seguido do nome da tradutora ou do tradutor, se houver, nome da cidade, seguido de dois pontos, nome da Editora e número do volume.

Exemplos:
LEVINSON, S. Pragmática. Tradução de L. C. Borges & A. Mari. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

NASCIMENTO, G. Racismo linguístico: Os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2020.

FARIA, J. (org.). Direitos humanos, direitos sociais e justiça. São Paulo: Malheiros, 1994.

3) Capítulo de livro: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome da autora ou do autor do capítulo. Título do capítulo. In: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome da autora ou do autor. Título da obra. Local de publicação: Editora, ano de publicação. p. (página inicial do capítulo) - (página final do capítulo).

SILVERSTEIN, M. Metapragmatic discourse and metapragmatic function. In: LUCY, J. (org.). Reflexive language: Reported speech and metapragmatics. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. p. 33-58.

4) Artigo em periódico: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome da autora ou do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), ano de publicação.

CAVALCANTI, M. C. A propósito da Linguística Aplicada. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 7, n. 2, p. 5-12, 1986.

DOVCHIN, S.; SULTANA, S.; PENNYCOOK, A. Relocalizing the translingual practices of young adults in Mongolia and Bangladesh. Translation and Translanguaging in Multilingual Contexts, v. 1, n. 1, p. 4-26, 2015.

5) dissertações e teses – ÚLTIMO NOME, Primeiro nome da autora ou do autor. Título do trabalho. Tipo de trabalho (dissertação ou tese) – Curso, Nome da instituição de ensino, Local, ano de submissão.

MAHER, T. J. M. Ser professor sendo índio: questões de linguagem e identidade. Tese de Doutorado – Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 1996.

6) Documento eletrônico - informar o título do trabalho, o portal (ou jornal, revista, blog etc.), data (se houver) e demais dados da pesquisa.

Exemplos:
BLOMMAERT, J. Looking back: What was important. CTRL+ALT+DEM, 2020. Disponível em: https://alternative-democracy-research.org Acesso em: 27 jul. 2020.

CESARINO, L. On Digital Populism in Brazil. PoLAR: Political and Legal Anthropology Review, 15 abr. 2019. Disponível em: https://polarjournal.org/2019/04/15/on-jair-bolsonaros-digital-populism/ Acesso em: 20 jul. 2020.

ROQUE, T. Por causa de robôs, ideia de renda básica universal ganha mais adeptos. Folha de S. Paulo, 17 fev. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/02/por-causa-de-robos-ideia-de-renda-basica-universal-ganha-mais-adeptos.shtml Acesso em: 20 jul. 2020

7) Referência a trabalhos apresentados em eventos (conferência, congresso, reunião, seminário, etc.): informar o título e demais dados do trabalho consultado.

Exemplo:
ANCHIMBE, E. Postcolonial pragmatics and the discourses of the margins. In: 16th International Pragmatics Conference. Abstracts, 2019. Disponível em:  https://cdn.ymaws.com/pragmatics.international/resource/collection/13D8E98A-1E64-4FDE-98CF-55F5F21CFDCD/IPRA2019_Abstracts_Book.pdf. Acesso: 27 jul. 2020.

ASSIS, S.; ASSIS, R. Livro didático: Yes, Sir! In: V Seminário de Línguas Estrangeiras: a formação do professor de línguas estrangeiras. Anais... Goiânia: Editora Vieira, 2003. p. 312-319.

 

 

Documentos Suplementares

 

Conforme descrito acima, em linha com os princípios de ciência aberta, ao submeter seus manuscritos, as autoras e os autores deverão também submeter o formulário de conformidade com os princípios de ciência aberta adotados pelo SciELO.

 

 

Declaração de Financiamento

 

A publicação recebe financiamento do Instituto de Estudos da Linguagem - IEL

 

 

Contato

 

Trabalhos em Linguística Aplicada
Departamento de Linguística Aplicada
Instituto de Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Campinas
Rua Sérgio Buarque de Holanda, n.571 - Cidade Universitária - CEP: 13083-859
Campinas - SP - Brasil
Telefone: (+55) 19 - 3521-6729
tla@unicamp.br

 

 

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Rua Sérgio Buarque de Holanda, n.571 - Cidade Universitária - CEP: 13083-859, Telefone: (+55) 19 - 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
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