A urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana é uma revista de estudos urbanos, publicada de forma online pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU/PUCPR). O título abreviado do periódico é urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. A urbe é signatária da Declaração DORA (San Francisco Declaration on Research Assessment: https://sfdora.org/read/).
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Política de Direito Autoral e Arquivamento de Artigos
Todos os artigos são publicados online e em acesso aberto, sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. A revista urbe permite o acesso, arquivamento e divulgação irrestritos da versão final publicada do artigo. O arquivamento e divulgação de demais versões anteriores de publicação não são autorizados, com exceção daquelas depositadas nos servidores de preprints certificados pela revista (ver instruções para autores). |
A urbe recebeu financiamento de Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, referente à publicação de múltiplas edições entre os anos de 2013 e 2015.
A urbe tem recebido financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente a publicação de múltiplas edições desde 2014 por meio de vários editais, inclusive na Chamada CNPq Nº 15/2021
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Ética, Má Conduta e Detecção de Plágio
A revista urbe preza pela integridade da construção do conhecimento, o acordo sobre padrões éticos esperados por parte de todos os envolvidos com a publicação: autores, editores, revisores e editoras. A revista utiliza ferramentas de detecção de plágio sob responsabilidade da Editora PUCPress. Acreditamos que periódicos acadêmicos que se utilizam da revisão por pares devem ter sério compromisso com a transparência nos processos que envolvem a seleção e publicação de artigos científicos, bem como com a garantia de que tudo aquilo que for publicado seja acurado, confiável e produzido de acordo com os padrões éticos da comunidade científica. Esses objetivos devem ser perseguidos por todas as partes mencionadas acima em todos os estágios do processo de publicação, e na revista urbe, nos dedicamos para atingir este nível de comprometimento. Para tanto, seguimos associações editoriais, como o Comitê em Ética na Publicação (Committee on Publication Ethics, COPE, Reino Unido), que disponibiliza recomendações para melhores práticas em publicação científica. Para a revista urbe, responsabilidades e procedimentos devem seguir as seguintes orientações. 1. Editores:
2. Autores:
3. Revisores:
4. Editora:
5. Ações contra a prática de má conduta:
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Editor-chefe
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Editores Adjuntos
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Supervisão técnico-editorial
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Equipe técnico-editorial
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Conselho editorial
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Conselho consultivo
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Produção editorial
Editora PUCPress | PUCPR
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Todas as submissões de artigo devem ser realizadas exclusivamente online, pelo sistema da própria revista disponível em http://mc04.manuscriptcentral.com/urbe-scielo A submissão deverá respeitar as normas e padrões de formatação apresentados nos modelos disponíveis para download em português, inglês e espanhol. A urbe recebe artigos científicos com estudos teóricos e empíricos relacionados às questões urbanas em geral e à gestão urbana em específico, consolidando-se como um espaço plural de discussão das diversas contribuições relacionadas ao tema.
NORMAS EDITORIAIS a) Somente serão aceitos artigos submetidos pelo sistema online no endereço http://mc04.manuscriptcentral.com/urbe-scielo. Não serão aceitas submissões por e-mail. b) Os artigos devem ser inéditos, não sendo permitida a submissão de artigos já publicados em outro periódico, mesmo que em outra língua, bem como já disponibilizado em formato de capítulo de livro. Alinhado às práticas de Ciência Aberta, a disponibilização prévia dos artigos em servidores de preprints é aceita, desde que observada a relação de servidores certificados pela revista, disponibilizada ao final desta página.
d) Em relação à titulação mínima, exige-se que ao menos um dos autores possua mestrado concluído. e) No momento da submissão, o autor correspondente deverá informar sobre o alinhamento da pesquisa e conformidade do artigo com as práticas da ciência aberta. Para isso, o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta deverá ser preenchido e submetido como arquivo suplementar ao manuscrito, devendo ser compartilhado com os editores e pareceristas. f) Os artigos recebidos são primeiramente analisados pelos editores e, se respeitarem as normas para publicação e sendo considerados alinhados com as áreas temáticas de interesse, seguem um processo de revisão duplo-cego em que a identidade tanto do revisor como do autor são ocultadas de ambas as partes. g) Alinhado aos princípios e práticas de ciência aberta, a urbe oferece opções de abertura do processo de avaliação por pares, possibilitando avaliações simples cego (apenas revisores são anônimos) ou completamente abertas, com identificação mútua entre revisores e autores.
h) O resultado da avaliação dos pareceristas poderá ser de quatro formas: i) Os editores e pareceristas se reservam o direito de propor alterações nos originais, visando manter a qualidade da publicação, mas respeitando o estilo e as opiniões dos autores. Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. j) O simples encaminhamento dos trabalhos à revista urbe implica na aceitação, por parte do autor, das normas aqui expressas, bem como na autorização da publicação dos mesmos. k) Todos os artigos são publicados sob licença Creative Commons Atribuição (by), que "permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original" (Creative Commons, 2013).
AUTORES
NORMAS TÉCNICAS Apresentação de Artigo
O texto deverá ser submetido em formato Word (.docx) ou OpenOffice (.odt) e em conformidade as normas e padrões de formatação disponíveis no modelo (template) abaixo. O arquivo deverá ser salvo diretamente em seu computador, tornando-o disponível para edição. A primeira página do artigo deverá conter: o título em português e em inglês; resumo e palavras-chave. O texto principal do artigo deve vir na sequência, sem qualquer referência aos autores ou instituições de origem.
Resumos
Os trabalhos aceitos deverão oferecer dois resumos, sendo um deles necessariamente em português e o segundo em inglês. Quando o texto for apresentado em espanhol ou francês, um dos resumos deve ser em sua língua original, além dos resumos em português e inglês.
Figuras e Tabelas Devem ser submetidos pelo sistema online. Os materiais gráficos (ilustrações, desenhos, etc.) deverão ser mencionadas como figura e respeitar a resolução de 300 dpi e o formato indicado (jpg ou tif). No texto, figuras e tabelas devem ser apresentados com os seus respectivos títulos (imediatamente acima) e legendas / fonte (imediatamente abaixo da tabela). As expressões "Figura abaixo / acima" ou "Tabela que segue" não devem ser utilizadas porque no processo de editoração sua localização pode ser alterada.
Citações e Referências
As normas da American Psychological Association – APA deverão ser adotadas para a realização de citação e apresentação de referências. Exemplos estão disponíveis no arquivo modelo (template) disponível para download no começo desta página.
SERVIDORES PREPRINTS CERTIFICADOS
DISPONIBILIDADE DE BANCOS DE DADOS E CÓDIGOS
Sugere-se a consulta ao Guia de depósito de dados de pesquisa, produzido pela equipe SciELO para auxiliar novos usuários do sistema.Em caso de dados sigilosos ou que envolvam acordos de confidencialidade, os autores deverão enviar uma solicitação justificada aos editores por e-mail (urbe@pucpr.br), a partir da qual será proferida decisão editorial. |