ISSN 2175-3369 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Todas as submissões de artigo devem ser realizadas exclusivamente online, pelo sistema da própria revista disponível em http://mc04.manuscriptcentral.com/urbe-scielo

A submissão deverá respeitar as normas e padrões de formatação apresentados nos modelos disponíveis para download em português, inglês e espanhol.

A urbe recebe artigos científicos com estudos teóricos e empíricos relacionados às questões urbanas em geral e à gestão urbana em específico, consolidando-se como um espaço plural de discussão das diversas contribuições relacionadas ao tema.

 

NORMAS EDITORIAIS

a) Somente serão aceitos artigos submetidos pelo sistema online no endereço http://mc04.manuscriptcentral.com/urbe-scielo. Não serão aceitas submissões por e-mail.

b) Os artigos recebidos são primeiramente analisados pelos editores e, se respeitarem as normas para publicação e sendo considerados alinhados com as áreas temáticas de interesse, seguem um processo de revisão duplo-cego em que a identidade tanto do revisor como do autor são ocultadas de ambas as partes.

c) O resultado da avaliação dos pareceristas poderá ser de quatro formas:
(1) Aprovação sem revisões;
(2) Aprovação condicionada à pequenas revisões;
(3) Aprovação condicionada à grandes revisões;
(4)  Rejeição.

d) Os editores e pareceristas se reservam o direito de propor alterações nos originais, visando manter a qualidade da publicação, mas respeitando o estilo e as opiniões dos autores. Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

e) O simples encaminhamento dos trabalhos à revista Urbe implica na aceitação, por parte do autor, das normas aqui expressas, bem como na autorização da publicação dos mesmos.

f) Todos os artigos são publicados sob licença Creative Commons Atribuição (by), que "permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original" (Creative Commons, 2013).

 

ÉTICA, MÁ CONDUTA E DETECÇÃO DE PLÁGIO

A revista urbe preza pela integridade da construção do conhecimento, o acordo sobre padrões éticos esperados por parte de todos os envolvidos com a publicação: autores, editores, revisores, e editora. A revista utiliza ferramentas de detecção de plágio sob responsabilidade da Editora Champagnat.

Acreditamos que periódicos acadêmicos que se utilizam da revisão por pares devem ter sério compromisso com a transparência nos processos que envolvem a seleção e publicação de artigos científicos, bem como com a garantia de que tudo aquilo que for publicado seja acurado, confiável e produzido de acordo com os padrões éticos da comunidade científica. Esses objetivos devem ser perseguidos por todas as partes mencionadas acima em todos os estágios do processo de publicação, e na revista urbe, nos dedicamos para atingir este nível de comprometimento. Para tanto, seguimos associações editoriais, como o Comitê em Ética na Publicação (Committee on Publication Ethics, COPE, Reino Unido), que disponibiliza recomendações para melhores práticas em publicação científica. Para a revista urbe, responsabilidades e procedimentos devem seguir as seguintes orientações.

1. Editores:

  • detêm total responsabilidade e autoridade para rejeitar/aceitar um artigo;
  • devem preservar o anonimato dos revisores;
  • não devem ter conflitos de interesse com relação aos artigos/autores/financiadores gerenciados durante o processo editorial, e devem tratar todas as submissões de maneira equânime, independente de financiadores e suporte externos;
  • devem manter-se atentos e comprometidos em preservar os padrões éticos de publicações científicas internacionalmente reconhecidos;
  • devem investigar qualquer alegação de erros e más condutas, garantindo direito de manifestação à todas as partes envolvidas;
  • devem reagir o mais rápido possível a problemas de má conduta e plágio – por meio de correções, retratações e pedidos de desculpas – afim de preservar a integridade das pessoas e instituições afetadas.

2. Autores:

  • devem garantir que o artigo em submissão não está em consideração ou não foi submetido simultaneamente para outras revistas;
  • devem confirmar que todos os autores participaram ativamente das discussões presentes no artigo;
  • devem confirmar que todos os autores revisaram e aprovaram a versão submetida do artigo;
  • devem responder a questões e pedidos do corpo editorial durante o processo de revisão por pares;
  • devem responder a questões e pedidos em casos de suspeita de erros ou má conduta, e devem estar preparados para efetuar correções, retratações e pedidos de desculpas em casos de comprovada prática antiética (como plágio e uso fraudulento de dados);
  • devem notificar o corpo editorial se algum erro significativo for encontrado no artigo;
  • devem declarar qualquer potencial conflito de interesse.

3. Revisores:

  • devem garantir o sigilo das informações presentes no artigo em avaliação, e não podem manter cópias de artigos não publicados;
  • devem concordar em auxiliar o processo de tomada de decisão por parte dos editores o mais rápido e objetivamente possível, com a finalidade de garantir a máxima qualidade do material publicado pela revista;
  • devem deixar claro e declarar qualquer possível conflito de interesse com relação aos artigos/autores/financiadores;
  • devem informar o corpo editorial sobre qualquer conteúdo publicado ou submetido a outras revistas que sejam substancialmente similares ao material em avaliação.

4. Editora:

  • A Editora Champagnat deve garantir a manutenção da boa prática editorial segundo os padrões descritos acima;
  • deve auxiliar o corpo editorial da revista na salvaguarda dos padrões éticos desta publicação;
  • deve estar atenta contra má conduta e comprometida em assumir as medidas necessárias para correção, retratação e pedidos de desculpas em casos onde erros e práticas antiéticas forem identificadas e comprovadas.

5. Ações contra a prática de má conduta:

  • Atitudes antiéticas podem ser identificadas e trazidas ao conhecimento do corpo editorial ou editora a qualquer momento e por qualquer pessoa;
  • É preciso que se apresente evidências suficientes para que uma investigação seja iniciada;
  • O corpo editorial e a editora podem iniciar uma investigação a qualquer momento, mas devem evitar divulgar alegações e acusações antes de que qualquer prática antiética seja confirmada;
  • Todas as partes envolvidas em suposta atividade antiética devem ser informadas sobre os passos da investigação e as possíveis consequências;
  • Todas as partes devem ter oportunidade de ampla defesa de seus argumentos;
  • Em casos em que ficar comprovada a má conduta, é possível a aplicação das seguintes resoluções, que podem ser cumulativas dependendo da seriedade da situação: (a) informação às partes quando houver algum mal entendido no processo; (b) envio de carta formal explicando os erros com advertência para futuras situações semelhantes; (c) retirada formal do artigo da revista com as devidas retratações e pedidos de desculpas às pessoas e instituições envolvidas; (d) relato do caso e consequências a possíveis autoridades superiores (incluindo financiadores da pesquisa e as instituições às quais os autores estiverem filiados) para futuras investigações e ações.

 

NORMAS TÉCNICAS

Apresentação de Artigo

O texto deverá ser submetido em formato Word (.docx) ou OpenOffice (.odt) e em conformidade as normas e padrões de formatação disponíveis no modelo (template) abaixo. O arquivo deverá ser salvo diretamente em seu computador, tornando-o disponível para edição.

Escolha a língua de download do modelo: português  |  inglês  |  espanhol 

Os artigos devem conter entre 5.000 e 8.000 palavras. O artigo não deve apresentar identificação dos autores em nenhuma página. A identificação dos autores (formação, titulação máxima, filiação institucional e o endereço completo incluindo e-mail) será realizada no momento da submissão online.

A primeira página do artigo deverá conter: o título em português e em inglês; resumo e palavras-chave.

O texto principal do artigo deve vir na sequência, sem qualquer referência aos autores ou instituições de origem.

 

Resumos

Os trabalhos aceitos deverão oferecer dois resumos, sendo um deles necessariamente em português e o segundo em inglês. Quando o texto for apresentado em espanhol ou francês, um dos resumos deve ser em sua língua original, além dos resumos em português e inglês.
Os resumos devem conter até 200 palavras. Na última linha, deverão ser indicados entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por vírgula.

 

Figuras e Tabelas

Devem ser submetidos pelo sistema online. Os materiais gráficos (ilustrações, desenhos, etc.) deverão ser mencionadas como figura e respeitar a resolução de 300 dpi e o formato indicado (jpg ou tif). No texto, figuras e tabelas devem ser apresentados com os seus respectivos títulos (imediatamente acima) e legendas / fonte (imediatamente abaixo da tabela). As expressões "Figura abaixo / acima" ou "Tabela que segue" não devem ser utilizadas porque no processo de editoração sua localização pode ser alterada.

 

Citações e Referências

As normas da American Psychological Association – APA deverão ser adotadas para a realização de citação e apresentação de referências. Exemplos estão disponíveis no arquivo modelo (template) disponível para download no começo desta página.
As citações deverão utilizar o sistema autor-data e as referências deverão ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética e organizadas pelo sobrenome dos autores. Não deverão ser indicadas referências bibliográficas que não foram citadas no trabalho.

Em caso de mais de uma referência do mesmo autor, utilize a ordem cronológica, iniciando pela publicação mais antiga. Em caso de dúvidas ou omissão destas normas, sempre observar e dar preferência as normas da APA que constam do Publication Manual of the American Psychological Association. Observe os exemplos no arquivo modelo (template) disponível para download no começo desta página.

 

Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para urbe@pucpr.br
(não realizar submissão de artigos por e-mail, verificar o início desta página para o endereço de submissões).

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Editora Champagnat
Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho,
80215-901, Curitiba, PR - Brasil
(41) 3271-1701


urbe@pucpr.br