ISSN 0104-8775 versão impressa
ISSN 1982-4343 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

O público alvo da Varia Historia é constituído principalmente de:

Professores de História de 3º. Grau; Outros Professores de 3o grau, especialmente das áreas de Ciências Sociais, História da Ciência, Educação, Filosofia, Artes e Ciências Humanas em geral; Estudantes de pós-graduação em História, Arte, Música, História da Ciência e de Ciências Humanas em geral; Especialistas e professores de 2º. Grau em História, Arte, Música e Filosofia; Estudantes de graduação em História e de Ciências Humanas em Geral; Público leigo interessado.

A revista Varia Historia é composta de quatro seções: dossiês temáticos, artigos, resenhas e edição crítica de documentos. Os dossiês temáticos são organizados por convite por um professor organizador pertencente a uma das linhas de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em História da UFMG, em sistema de rodízio. Os artigos, as resenhas e a edição crítica de documentos são submetidos a dois pareceristas do Comitê Consultivo ou ad hoc que avaliam a pertinência do tema, a argumentação e a estrutura do texto, bem como a sua adequação às normas de publicação. Quando os artigos não atendem aos padrões mínimos de exigência da Revista os mesmos podem ser devolvidos pelos editores.

Os trabalhos são analisados por, pelo menos, dois membros do Conselho Consultivo ou assessores ad hoc, que podem recusá-los tendo em vista a originalidade do assunto ou tratamento apresentado, a clareza da redação e a normalização das referências bibliográficas. Os conselheiros podem sugerir modificações. Cabe ao Conselho Editorial avaliar a pertinência ou não da publicação dos artigos levando em consideração, quando houver, a programação temática da revista.

Foi criado um formulário próprio para emissão de parecer e instalado um controle informatizado para registro e acompanhamento dos artigos recebidos em suas diversas etapas (parecer, aceite, modificações, ou recusa).

Quanto aos autores, a Revista Varia Historia exige que seja indicada a sua filiação e titulação acadêmica, e o articulista deve portar pelo menos o título de mestre. A Revista não publica textos de discentes do próprio Programa de Pós-graduação e limita o número de publicações de docentes da própria casa.

 

Forma e preparação de manuscritos

Quanto aos artigos:
  • Devem ser digitados com espaçamento 1,5, máximo de 25 laudas e mínimo de 10, exceção feita aos trabalhos encaminhados às sessões "Resenhas", e "Documentos", com letra Times New Roman corpo 12.
  • Devem ser originais, inéditos, escritos em português, espanhol, francês ou inglês.
  • Devem constar de um título em português e em inglês, um resumo e respectivo abstract em inglês com um máximo de 12 linhas e três palavras chave em português e inglês, separadas por vírgula.
  • Devem ser enviadas ao editor, para o e-mail variahis@gmail.com, duas cópias dos manuscritos, uma com identificação e outra sem identificação. A identificação deve ser feita em lauda separada com as seguintes informações: nome dos autores em ordem de responsabilidade na elaboração do trabalho; profissão e vínculo institucional; título acadêmico; endereço, e-mail e telefone para contato. Na versão sem identificação não devem constar outros elementos que possam levar ao reconhecimento da autoria do artigo no processo de revisão por pares.
  • As notas bibliográficas devem constar no rodapé. O número do rodapé deve estar posicionado no texto após a pontuação.
    Exemplos: "dentre os corpos auxiliares",1 ou "dentre os corpos auxiliares".2 ou ainda dentre os corpos auxiliares.3
  • Deve-se evitar Idem ou op.cit. Em caso de repetição da citação, transcrever nome do autor, seguido do título do texto ou da obra ou do capítulo, com as páginas separadas por vírgula.
    Exemplos: CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São Joao Del-Rei, p.3. (caso do livro). CINTRA, Sebastião de Oliveira. O Barroco, p.31. (caso do capítulo ou artigo de revista).
  • As citações e referências deverão obedecer às normas da ABNT. Não se aceita bibliografia final.
    Exemplos:
    __________________________________________

    12 CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João Del-Rei. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1982, p.6.

    13 CARVALHO, Marcus Vinicius Corrêa. Raízes do Brasil, 1936. Campinas: Unicamp, 1997 (História, tese de mestrado).; CHIACHIRI FILHO, José. Do sertão do Rio Pardo à Vila Franca do Imperador. Ribeirão Preto: Ribeira, 1986.

    14 BOTELHO, Tarcísio Rodrigues. Contando os milhões. Revista Nossa História, Rio de Janeiro, nº.4, p.76-9, fevereiro de 2004.

    15 CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João Del-Rei.

  • As citações no corpo do texto devem estar entre aspas, sem itálico.

  • Os títulos de obras citados no corpo do texto devem estar em itálico, sem aspas.

  • As citações extensas devem estar alinhadas à direita, abaixo da 5° letra, sem aspas, sem itálico, com letra em corpo 11, espaço simples.

  • As palavras estrangeiras devem estar em itálico sem aspas.

  • Nas citações as interferências do autor devem estar entre colchetes e a supressão do texto com três pontos entre parênteses. Exemplo: "A carta [de dom João V] determinava que os governadores das capitanias (...) ordenassem obediência às câmaras municipais".

  • As subdivisões do texto não devem estar numeradas, e os subtitulos devem estar com letra New Times Roman corpo 12 em negrito. Exemplo: Os corpos auxiliares.

  • As revisões dos textos são de responsabilidade dos respectivos autores.

  • Em caso de adaptação pelos editores das normas de publicação acima, estas serão feitas sem consulta aos autores.

  • As imagens devem ser enviadas em com resolução de pelo menos 300dpi, em formato JPEG.

  • As resenhas devem ter entre 1.000 e 1.500 palavras, focalizando livros nacionais publicados no mesmo ano ou no ano anterior ao da submissão, ou, livros estrangeiros publicados nos últimos quatro anos.

  • Solicita-se aos autores de resenhas que seus textos privilegiem as seguintes questões: quais são os objetivos do autor? São atingidos? Como o livro se encaixa nos debates contemporâneos sobre o tema? O livro é fundamentado em sólido trabalho documental e metodologias pertinentes? Qual o significado historiográfico do livro? A escrita é clara e sem jargões? Quais leitores se interessarão pela obra resenhada?

  • Recomenda-se que as resenhas não resumam um a um os capítulos da obra tratada, mas a discutam em seus aspectos gerais. As resenhas não terão títulos, apenas a indicação bibliográfica completa da obra.

 

Envio de manuscritos

Todo trabalho deve ser encaminhado aos editores da revista pelo e-mail variahis@gmail.com, no formato "Word for Windows", versão 6.0 ou anterior. As imagens, gráficos ou tabelas devem ser gravadas em alta resolução e enviadas em arquivo separado.

Após a aprovação do artigo, será encaminhado um contrato de publicação preenchido com os dados do artigo e do autor, para ser devidamente assinado pelo autor principal.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Antônio Carlos, 6627
31.270-901, Belo Horizonte MG Brasil
Tel./Fax: +55 31 3499-5045


varia@fafich.ufmg.br