Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Economia]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0034-714020170002&lang=es vol. 71 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Custo de Bem-Estar da Incerteza Macroeconômica na América Latina]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402017000200137&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma vez que os consumidores são avessos ao risco, mudanças inesperadas na trajetória do consumo geram perdas de bem-estar, o que torna relevante o cálculo dos custos associados à incerteza macroeconômica para quaisquer países. No entanto, há na literatura um foco em países desenvolvidos, a despeito de os países em desenvolvimento apresentarem maior volatilidade de renda e de consumo. Por esta razão, este artigo investiga os custos de bemestar da incerteza macroeconômica em uma amostra composta por 17 países da América Latina. Ao estimar processos estocásticos de consumo específicos para cada um desses países, os resultados apontam que o custo de bem-estar da incerteza macroeconômica é consideravelmente maior nos países da América Latina do que nos Estados Unidos. Isto sugere que os países desse bloco poderiam ter ganhos de bem-estar substanciais se fossem implementadas políticas econômicas capazes de mitigar tais incertezas. Entretanto, isto não implica que as políticas econômicas vigentes devam ser intensificadas, pois, caso estas políticas sejam inapropriadas, é possível que custo de bem-estar da incerteza seja amplificado.<hr/>Since consumers are risk averse, unexpected changes in the consumption path lead to welfare losses, which makes the calculation of the costs associated with macroeconomic uncertainty for any countries important. However, there is a focus on developed countries in the literature, despite the fact that developing countries show greater volatility of income and consumption. For this reason, this article investigates the welfare costs of macroeconomic uncertainty in a sample composed of 17 Latin American countries. When estimating specific stochastic consumption processes for each of these countries, the results indicate that the welfare cost of macroeconomic uncertainty is considerably higher in Latin America than in the United States. This suggests that countries in this block could have substantial welfare gains if economic policies were implemented to mitigate such uncertainties. However, this does not imply that existing economic policies should be intensified, because if these policies turn out to be inappropriate, the welfare cost of uncertainty can be amplified. <![CDATA[Alíquotas Tributárias Efetivas Médias para a Economia Brasileira: Uma Abordagem Macroeconômica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402017000200153&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desse estudo é calcular as alíquotas tributárias macroeconômicas efetivas médias que incidem sobre o consumo, renda do trabalho e renda do capital, utilizando dados de arrecadação tributária e das contas nacionais para a economia brasileira no período de 1997 a 2013. A metodologia utilizada segue Mendoza, Razin &amp; Tesar (1994), que permite calcular essas alíquotas consistentemente com a tributação distorciva enfrentada pelo agente representativo em uma estrutura de equilíbrio geral. Técnicas de desagregação temporal são aplicadas para se obter aquelas alíquotas também na frequência trimestral. Os resultados obtidos mostram que a tributação no Brasil onera, principalmente, a renda do trabalho e do capital, em comparação com a tributação sobre o consumo.<hr/>The aim of this paper is to calculate average effective macroeconomic tax rates levied on consumption, labor income, and capital income for the Brazilian economy using data on tax revenue and national accounts for the period from 1997 to 2013. We follow the methodology proposed by Mendoza et al. (1994), which allows estimating those tax rates consistently with the distortionary taxation faced by the representative agent in a general equilibrium framework. We apply temporal disaggregation techniques in order to get those tax rates also on quarterly basis. The results show that taxation in Brazil burdens especially labor income and capital income, when compared to taxation on consumption. <![CDATA[Fiscal strategic interaction in Brazil: An analysis of Fiscal War of Ports]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402017000200177&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho é avaliar a eventual interação competitiva entre os estados brasileiros, a Guerra Fiscal de Portos (FWP) e verificar se a Resolução 13/2012, que reduziu a alíquota sobre bens importados nas vendas interestaduais, teve o impacto desejado. Usando dados mensais sobre os níveis de importação do estado no período de janeiro de 2010 a abril de 2015, encontramos evidências de que os estados brasileiros se envolvem na interação espacial e que a R13 mudou a interação espacial entre os estados desde 2013 e mais profundamente no início de 2014.<hr/>The purpose of this paper is to evaluate a particular competitive interaction among Brazilian states, the Fiscal War of Ports (FWP) and to verify if Resolution 13/2012, which reduced the tax rate on imported goods in interstate sales, had the desired impact. Using monthly data on state importing levels during the period from January 2010 to April 2015 we find evidence that Brazilian states do engage in spatial interaction, and that Resolution 13/2012 has changed the spatial interaction among states since 2013 and more deeply in the beginning of 2014. <![CDATA[O Impacto da Corrupção nas Decisões de Investimento das Firmas Brasileiras de Capital Aberto]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402017000200195&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse estudo investiga como a corrupção afeta as decisões de investimento de firmas brasileiras de capital aberto. Os resultados mostram que a corrupção torna a sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa fortemente negativa, evidenciando que, neste caso, as firmas tenderiam a adiar ou cancelar investimentos. Esses resultados são encontrados principalmente em firmas do setor de administração de empreendimentos e firmas familiares. Quando a corrupção é considerada, empresas estatais do setor de eletricidade, gás e água apresentam sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa cerca de sete vezes superior ao de firmas não-estatais, indicando potenciais problemas de agência.<hr/>This study investigates the impact of corruption on investment decisions of Brazilian public firms. The findings show a strongly negative effect of corruption on investment-cash flow sensitivity, evidencing that, in this case, firms tend to cancel or postpone investments. These results are mainly found in the areas of enterprise management and family firms. When corruption is considered, state-owned companies of the electricity, gas, and water industries show the investment-cash flow sensitivity about seven times higher than that of non-state firms, indicating potential agency problems. <![CDATA[Free Trade Zone of Manaus: An Impact Evaluation using the Synthetic Control Method]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402017000200217&lng=es&nrm=iso&tlng=es I apply the synthetic control method to Brazilian city-level data during the twentieth century in order to evaluate the economic impact of the Free Trade Zone of Manaus (FTZM). I find that this enterprise zone had significantly positive effects on real GDP per capita and Services Total Production per capita, but it also had significantly negative effects on Agriculture Total Production per capita. My results suggest that this subsidy policy achieved its goal of promoting regional economic growth at the cost of creating mis-allocation of resources among economic sectors. They also reject the view that an industrialization policy will benefit all economic sectors due to positive spill-overs from the manufacturing sector that are strong enough to compensate for the negative effect of the mis-allocation of resources.<hr/>Aplico o método do controle sintético para dados municipais brasileiros durante o Século 20 com o objetivo de avaliar o impacto econômico da Zona Franca de Manaus (ZFM). Encontro que essa zona econômica teve impactos positivos e significantes sobre PIB real e Produção Total de Serviços per capita, mas teve efeitos negativos e significantes sobre a Produção Total Agrícola per capita. Meus resultados sugerem que essa política de subsídios alcançou seu objetivo de promover crescimento econômico regional ao custo de provocar má alocação dos recursos entre os setores econômicos. Eles também rejeitam a visão de que uma política de industrialização irá beneficiar todos os setor econômicos devido às externalidades positivas do setor manufatureiro serem tão altas a ponto de compensarem os efeitos negativos da má alocação de recursos. <![CDATA[Programa Bolsa Família e Geração "Nem-Nem": Evidências para o Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402017000200233&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo investiga a relação entre o Programa Bolsa Família e a probabilidade de que jovens adultos entre 18 e 29 anos pertençam à geração "nem-nem". Para atingir este objetivo, é construído um modelo teórico que considera os microfundamentos da escolha do beneficiário entre trabalho, lazer e estudo. Empiricamente, utilizam-se os dados do Censo Demográfico de 2010 combinados com a estratégia metodológica de Imbens (2015) e o método Propensity Score Matching. Os resultados obtidos indicam que o Programa Bolsa Família reduz a probabilidade de que os jovens sejam "nem-nem".<hr/>This paper analyzes the relation between the Bolsa Família Program and the probability that young adults aged from 18 to 29 years belong to "nem-nem" generation. In order to achieve this goal, a theoretical model which takes into account the micro fundamentals of beneficiary's choice between labor, leisure and education, is built. Empirically, the 2010 Census data is combined with the methodological strategy provided by Imbens (2015) and the Propensity Score Matching. The results indicate that the Bolsa Família Program decreases the probability that young people belong to the "nem-nem" generation.