Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Enfermagem]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0034-716720170001&lang=en vol. 70 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Facing challenges in times of adversity]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Development of a booklet on insulin therapy for children with diabetes mellitus type 1]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: descrever o processo de construção de uma cartilha educativa sobre insulinoterapia para crianças com diabetes mellitus tipo 1. Método: abordagem metodológica, na qual se seguiram as etapas: seleção do conteúdo e tipo de tecnologia a ser construída (para essa etapa, foi realizada revisão integrativa, análises dos comentários de blogs sobre Diabetes Mellitus tipo 1 e entrevista com as crianças), criação de imagens, diagramação e composição do layout. Resultados: o trabalho resultou na produção da versão final da cartilha educativa, que teve como título Aplicando a insulina: a aventura de Beto. O processo de construção da cartilha foi embasado na participação ativa das crianças e norteado pelo referencial teórico do Construtivismo Piagetiano. Conclusão: o recurso é facilitador para a melhoria do conhecimento e das práticas de autocuidado de crianças com Diabetes Mellitus tipo 1.<hr/>RESUMEN Objetivo: describir el proceso de construcción de una cartilla educativa sobre insulinoterapia para niños con diabetes mellitus tipo 1. Método: abordaje metodológico en el que unas etapas fueron seguidas: selección de contenido y tipo de tecnología a ser construida (para esa etapa, se realizó una revisión integrativa, análisis de comentarios de blogs sobre Diabetes Mellitus tipo 1 y entrevista con los niños), creación de imágenes, diagramación y composición de layout. Resultados: el trabajo resultó en la producción de una versión final de una cartilla educativa, cuyo título fue Aplicando la insulina: la aventura de Beto. El proceso de construcción de la cartilla se basó en la participación activa de los niños y se norteó por el referencial teórico del Constructivismo Piagetiano. Conclusión: el recurso es facilitador para la mejoría del conocimiento y de las prácticas de autocuidado de niños con Diabetes Mellitus tipo 1.<hr/>ABSTRACT Objective: to describe the process of developing of an educational booklet on insulin therapy for children with diabetes mellitus type 1. Method: methodological approach, in which the following steps were carried out: selecting of the content and type of technology to be developed (for this step, an integrative review, an analysis of the comments of blogs about Diabetes Mellitus type 1 and interviews with the children were performed), creation of images, formatting and layout composition. Results: the work resulted in the production of the final version of the educational booklet, which was titled Aplicando a insulina: a aventura de Beto [Applying insulin: Beto's adventure]. The process of developing of the booklet was based on the active participation of the children and guided by the theoretical framework of Piagetian Constructivism. Conclusion: the resource is a facilitator for the improvement of the knowledge and practices of self care of children with Diabetes Mellitus type 1. <![CDATA[Excess fluid volume: sociodemographic and clinical analysis in haemodialysis patients]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Objective: To analyse the defining characteristics and related factors in the nursing diagnosis Excess fluid volume and its relationship to sociodemographic and clinical variables in haemodialysis patients. Method: Cross-sectional study, conducted using a form and physical examination, with a sample of 100 patients, between December 2012 and April 2013 at a university hospital and a dialysis clinic. Results: It was found 10 significant statistical associations between the defining characteristics/ related factors of Excess fluid volume and the sociodemographic and clinical variables. Conclusion: The defining characteristics and related factors of Excess fluid volume could be influenced by sociodemographic and clinical variables in haemodialysis clientele.<hr/>RESUMO Objetivo: analisar as características definidoras e fatores relacionados ao diagnóstico de enfermagem excesso de volume de líquidos e sua relação com variáveis clínicas e sociodemográficas em pacientes em hemodiálise. Método: estudo transversal, desenvolvido com a utilização de um formulário e exame físico, com uma amostra de 100 pacientes, entre dezembro 2012 e abril 2013 em um hospital universitário e uma clínica de diálise. Resultados: dez associações estatisticamente significantes foram encontradas entre as características definidoras/fatores relacionadas ao excesso de volume de líquidos e as variáveis clínicas e sociodemográficas. Conclusão: as características definidoras e fatores relacionados ao excesso de volume de líquidos podem ser influenciados por variáveis clínicas e sociodemográficas em pacientes em hemodiálise.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar las características definitorias y los factores relacionados con el diagnóstico enfermero de exceso de volumen líquido y su relación con variables sociodemográficas y clínicas en pacientes de hemodiálisis. Método: estudio transversal, realizado mediante un formulario y examen físico, con una muestra de 100 pacientes, entre diciembre de 2012 y abril de 2013 en un hospital universitario y una clínica de diálisis. Resultados: se encontraron 10 asociaciones estadísticamente significativas entre las características definitorias, factores relacionados de volumen de exceso de líquido y las variables sociodemográficas y clínicas. Conclusión: las características definitorias y los factores relacionados de exceso de volumen líquido podrían estar influenciados por variables sociodemográficas y clínicas en clientes de hemodiálisis. <![CDATA[Filial care and the relationship with the elderly in families of different nationalities]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100022&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: identificar de que forma ocorrem o cuidado filial e o relacionamento com o idoso em famílias de diferentes nacionalidades. Método: estudo qualitativo, realizado em município da tríplice fronteira do Paraná com 33 idosos de cinco nacionalidades e que adotou como estratégia teórico-metodológica o Interacionismo Simbólico e a Grounded Theory. Resultados: entre os libaneses, a religião muçulmana direciona a conduta dos filhos em obediência e respeito aos pais; entre os franceses, destacam-se relações familiares distantes e o cuidado asilar. Para os paraguaios, a relação familiar é estreita; os chineses têm o cuidado filial como obrigação tácita; e os brasileiros costumam acolher e cuidar dos pais na velhice. Conclusão: houve predomínio do cuidado familial, mas as tradições de cada sociedade direcionam as ações desse cuidado, sendo necessário, para a prática assistencial, que os profissionais da saúde reconheçam o contexto no qual os idosos estão inseridos.<hr/>RESUMEN Objetivo: identificar de qué forma ocurren el cuidado filial y la relación con el anciano en familias de diferentes nacionalidades. Método: estudio cualitativo, realizado en un municipio de la triple frontera del Paraná con 33 ancianos de cinco nacionalidades y que adoptó como estrategia teórico metodológica el Interaccionismo Simbólico y la Grounded Theory. Resultados: entre los libaneses, la religión musulmana direcciona la conducta de los hijos en obediencia y respeto a los padres; entre los franceses, se destacan relaciones familiares distantes y hogar de ancianos. Para los paraguayos, la relación es estrecha; los chinos consideran al cuidado filial como una obligación tácita; y los brasileños acostumbran a amparar y cuidar a los padres en la vejez. Conclusión: hubo un predominio del cuidado familiar, aunque las tradiciones de cada sociedad direccionan las acciones de dicho cuidado, siendo necesario, para la práctica asistencial, que los profesionales de la salud reconozcan el contexto en el cual los ancianos están insertos.<hr/>ABSTRACT Objective: identify how filial care and the relationship with the elderly occur in families of different nationalities. Method: qualitative study carried out in a town on the triple frontier of Paraná, comprising 33 elderly people of five different nationalities, adopting the Symbolic Interactionism and the Grounded Theory as theoretical-methodological strategy. Results: among Lebanese people, the Muslim religion teaches children to obey and respect parents; among French, distant family relationships and institutions for the elderly stand out. Paraguayans hold close family relationships; Chinese people consider filial care as a tacit obligation; Brazilians, in turn, tend to embrace and take care of their parents in old age. Conclusion: family care prevailed, but the traditions of each society lead the actions of that care, demanding health professionals' capacity of recognizing in which context the elderly is inserted. <![CDATA[Educational nursing intervention to reduce the hyperphosphatemia in patients on hemodialysis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100031&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: avaliar a efetividade de uma intervenção educacional de enfermagem para redução da hiperfosfatemia em pacientes renais crônicos em hemodiálise. Método: estudo quase experimental realizado com 63 pacientes hiperfosfatêmicos em hemodiálise. A intervenção se constituiu em orientar e disponibilizar um manual impresso e ilustrado aos pacientes, contendo informações sobre o controle da doença. Foi solicitado o preenchimento de um checklist diário, com finalidade recordatória dos aspectos abordados no manual. Os exames laboratoriais e a intensidade do prurido foram analisados no início do estudo, aos 30 e 60 dias após a intervenção educacional. Resultados: a média de idade dos participantes foi 58±13,1 anos e tempo de tratamento de 51,1±44,7 meses. Houve redução dos valores séricos do fósforo de 7,06±1,43 para 5,80±1,53 (p&lt;0,001) e da intensidade do prurido após a intervenção. Conclusão: a Intervenção Educacional de Enfermagem foi efetiva para redução do fosfato e diminuição do prurido nos pacientes hiperfosfatêmicos.<hr/>RESUMEN Objetivo: evaluar la eficacia de una intervención educativa de enfermería para reducir hiperfosfatemia en pacientes con insuficiencia renal crónica en hemodiálisis. Método: estudio cuasi-experimental con 63 pacientes en hemodiálisis con hiperfosfatemia. La intervención consistió en guiar los pacientes y proporcionar un manual impreso e ilustrado con informaciones sobre el control de la enfermedad. Se solicitó completar una lista de verificación todos los días con el propósito de recordar los aspectos tratados en el manual. Se analizaron las pruebas de laboratorio y la intensidad del picor al inicio del estudio, 30 y 60 días después de la intervención educativa. Resultados: la edad promedio de los participantes fue 58±13,1 años y el tiempo de tratamiento fue 51,1±44,7 meses. Hubo reducción de los valores séricos de fósforo de 7,06±1,43 para 5,80±1,53 (p&lt;0,001) y de la intensidad del picor después de la intervención. Conclusión: la intervención educativa de enfermería fue eficaz en la reducción de fosfato y disminución del picor en pacientes con hiperfosfatemia.<hr/>ABSTRACT Objective: to evaluate the effectiveness of an educational nursing intervention to reduce hyperphosphataemia in chronic renal patients on hemodialysis. Method: quasi-experimental study with 63 hyperphosphatemic patients on hemodialysis. The intervention consisted of developing and providing a printed and illustrated manual to patients containing information on disease control. The participant was asked to complete a daily checklist with the aim to reinforce aspects provided in the manual. Laboratory tests and itching intensity were analyzed at the beginning of the study, and at 30 and 60 days after the educational intervention. Results: the mean age of participants was 58±13.1 years, with a treatment time of 51.1±44.7 months. A reduction in serum phosphorus values of 7.06 ± 1.43 to 5.80 ± 1.53 (p &lt;0.001) and the intensity of itching after the intervention was observed. Conclusion: the educational nursing intervention was effective in reducing phosphate and decreasing itching in hyperphosphatemic patients. <![CDATA[Assessing the adequacy of workload measurement tools using a quality-based methodology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100039&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN Objetivo: Determinar cuál de las escalas evaluadas (NEMS y NAS), es más adecuada para Unidades de Cuidados Intensivos aplicando metodología de calidad. Método: Tras identificar como oportunidad de mejora la no adecuación de la escala NEMS para determinar cargas de trabajo de enfermería en UCI, se aplica metodología de los ciclos de mejora a dicha escala y a la NAS, como propuesta de mejora, evaluando los criterios: medición de cargas de trabajo al día y por turno, inclusión de todas las actividades enfermeras, y análisis por paciente y unidad. Resultados: Escala NEMS no muestra diferencias significativas en el cumplimiento (67%). Comparación NEMS-NAS, todos los criterios excepto el 1º, obtienen mejora significativa. NEMS sólo valora el criterio 1 (64,22%), y NAS todos con un cumplimiento para el 1º, 2º y 4º del 64,74%, y el 3º del 100%. Conclusión: La escala NAS es más adecuada para medir cargas de trabajo de enfermería en UCI.<hr/>RESUMO Objetivo: determinar qual dos escores avaliados (NEMS e NAS), é o apropriado para as Unidades de Tratamento Intensivo aplicando a metodologia da qualidade. Método: após identificar como uma oportunidade de demonstrar a não adequação do escore NEMS para determinar as cargas de trabalho dos enfermeiros na UTI, aplicou-se a metodologia dos ciclos de melhoria para esse escore e para o NAS como propostas de melhorias, avaliando os critérios: medição da carga horária por dia e por turnos, incluindo todas as atividades de enfermagem e análise por paciente-unidade. Resultados: o escore NEMS não demonstrou diferenças significativas na efetividade (67%). Comparando o NEMS-NAS, todos os critérios, exceto o 1º, obtiveram uma melhora significativa. O NEMS valoriza apenas o critério 1º (64,22%) e o NAS, todos, com efetividade de 64,74% para o 1º, 2º e 4º de e de 100% para o 3º. Conclusão: o escore NAS é o mais apropriado para medir a carga de trabalho de enfermagem na UTI.<hr/>ABSTRACT Objective: determine which tool (NEMS and NAS) is most suitable for use in intensive care units using a quality-based methodology. Method: after identifying the opportunity for improvement "Inadequacy of the NEMS for determining nursing workload in the intensive care unit (ICU)", we assessed the NEMS and the NAS, as a proposed improvement to the NEMS, using quality improvement cycles methodology based on the following criteria: measurement of daily nursing workload on a daily and shift basis; the tool encompasses all nursing activities undertaken in the ICU; and workload assessed per patient and unit. Results: there was no significant difference in level of compliance for the NEMS (67%). The comparison NEMS-NAS showed that there was a statistically significant improvement for all criteria except criterion 1. The NEMS only assesses criterion 1 (64.22%); while the NAS assessed all four criteria, obtaining a compliance rate of 64.74% for criteria 1, 2, and 4, and 100% for criterion 3. Conclusion: the NAS is more suitable for measuring nursing workload in UCIs. <![CDATA[Evaluation of the hospital accreditation program: face and content validation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100047&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: descrever os resultados da validação de face e conteúdo do questionário intitulado Quality Improvement Implementation Survey e de duas escalas complementares, como parte do processo de adaptação ao idioma e à cultura brasileira. Método: incluiu os seguintes estágios: (1) tradução e síntese das traduções; (2) apreciação pelo comitê de especialistas; (3) retrotradução; (4) avaliação da compreensão verbal pela população-alvo. Resultados: o questionário foi traduzido para o português e sua versão final incluiu 90 itens. No pré-teste, a população-alvo avaliou todos os itens como de fácil compreensão, apresentando média global de 4,58 (valor máximo=5). Conclusão: o questionário encontra-se traduzido para o português e adaptado ao contexto brasileiro. A versão adaptada manteve a equivalência semântica, idiomática, conceitual e cultural, segundo a avaliação do comitê de especialistas assim como pelas informações fornecidas pela população-alvo, confirmando a validade de face e de conteúdo.<hr/>RESUMEN Objetivo: describir los resultados de la validación de apariencia y de contenido del cuestionario titulado Quality Improvement Implementation Survey y de dos escalas complementarias como parte del proceso de la adaptación a la lengua y la cultura brasileña. Método: incluyó las siguientes etapas: (1) la traducción y la síntesis de las traducciones; (2) la consideración del comité de expertos; (3) traducción inversa; (4) evaluación de la comprensión verbal por parte de la población objetivo. Resultados: el cuestionario fue traducido al portugués y su versión final incluyó 90 artículos. En el pre-test, la población objetivo ha evaluado todos los artículos como de fácil compresión, con la media global de 4,58 (máximo = 5). Conclusión: el cuestionario se tradujo al portugués y fue adaptado al contexto brasileño. La versión adaptada mantiene la equivalencia semántica, idiomática, conceptual y cultural, de acuerdo con la evaluación del comité de expertos, así como la información proporcionada por la población objetivo, lo que confirma la validez de apariencia y contenido.<hr/>ABSTRACT Objective: to describe the results of face and content validation of the questionnaire entitled Quality Improvement Implementation Survey, and of two complementary scales as part of the adaptation process to the Brazilian language and culture. Method: included the following stages: (1) translation and synthesis of translations; (2) consideration by the expert committee; (3) back translation; (4) evaluation of verbal understanding by the target population. Results: the questionnaire was translated into Portuguese and its final version included 90 items. In the pre-test, the target population evaluated all items as easy to understand, with the global average of 4.58 (maximum value = 5). Conclusion: the questionnaire is currently translated into Portuguese and adapted to the Brazilian context. The adapted version maintained the semantic, idiomatic, conceptual and cultural equivalence, according to the assessment of the expert committee and the information provided by the target population, which confirmed the face and content validity. <![CDATA[Emergency interventions for air medical services trauma victims]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100054&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: analisar as intervenções de emergência realizadas nas vítimas de trauma de um serviço aeromédico, considerando o tempo na cena do trauma e a gravidade das vítimas. Método: estudo quantitativo correlacional descritivo realizado no período de outubro de 2014 a dezembro de 2015. Seis enfermeiros participaram do preenchimento de um instrumento contendo as intervenções de emergência executadas nos atendimentos às vítimas após a ocorrência de trauma. A amostra constitui-se de 97 atendimentos. Resultado: foram realizados 97 atendimentos, com destaque para a punção venosa periférica, realizada em 97,94% dos casos; imobilizações, tendo a prancha rígida sido utilizada em 89,70% dos atendimentos. Medicamentos mais utilizados foram Dipirona 44,33% e Ondansetrona 76,29%. Houve significância entre a gravidade das vítimas e tempo em cena. Os escores na Escala de Coma de Glasgow estão inversamente relacionados ao tempo em cena. Conclusão: sugerem-se estudos voltados para protocolos de cuidados para uma melhor abordagem do traumatizado.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar las intervenciones de emergencia realizadas en las víctimas de trauma de un servicio aéreo médico, considerando el tiempo en el escenario del trauma y la gravedad de las víctimas. Método: estudio cuantitativo correlacional descriptivo realizado en el periodo de octubre de 2014 a diciembre de 2015. Seis enfermeros participaron de un instrumento debidamente llenado, conteniendo las intervenciones de emergencia ejecutadas en la atención a las víctimas después de la incidencia de trauma. La muestra se constituye de 97 procedimientos. Resultado: fueron realizados 97 procedimientos de atención médica, con destaque para la punción venosa periférica, realizada en el 97,94% de los casos; inmovilizaciones, la camilla rígida ha sido utilizada en el 89,70% de los procedimientos. Los medicamentos más utilizados fueron Dipirona 44,33% y Ondansetrona 76,29%. Hubo una significancia entre la gravedad de las víctimas y el tiempo en escena. Conclusión: se sugieren estudios direccionados a protocolos de cuidados para un mejor abordaje del traumatizado.<hr/>ABSTRACT Objective: to analyze emergency interventions for air medical services trauma victims, considering the time at the scene of trauma and the severity of the victims. Method: This was a descriptive, correlational and quantitative study, conducted from October of 2014 to December of 2015. Six nurses participated, completing an instrument containing emergency interventions performed in the care of victims after the occurrence of trauma. The sample consisted of 97 treatments. Results: Among the 97 for whom care was provided, peripheral venipuncture was performed in 97.94% of the cases; immobilization, including a backboard, was used in 89.70% of cases. The most commonly used medications were dipyrone in 44.33%, and ondansetron in 76.29%. The time on the scene showed significance with the severity of the victims. The Glasgow Coma scores were inversely related to time on the scene. Conclusion: Further studies are necessary, focused on care protocols for trauma victims <![CDATA[Support to woman/nourisher in the advertising pieces of the World Breastfeeding Week]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100061&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: desvendar os apoios da rede social da mulher/nutriz nas peças publicitárias da Semana Mundial da Amamentação. Método: estudo descritivo, exploratório, documental, qualitativo. Desde a coleta até a análise dessas peças, foram adotados os passos metodológicos de Gemma Penn, fundamentados na semiologia de Roland Barthes. Os resultados foram interpretados pela teoria da Rede Social de Sanícola e dos cinco tipos de apoio: presencial, emocional, instrumental, informativo e autoapoio. Resultados: em nove peças publicitárias das 22 semanas mundiais da amamentação, identificou-se/identificaram-se ator(es) da rede social da mulher/nutriz. Em cinco delas, companheiro, avó e irmão demonstraram apoio emocional e presencial à amamentação. Percebeu-se o autoapoio em três cartazes; o apoio instrumental, em um cartaz; e o apoio informativo, em cartaz algum. Conclusão: os apoios desvendados em apenas cinco peças publicitárias incluíram: emocional, presencial, instrumental e autoapoio. Nas demais, não havia apoio. Em nenhuma delas, o conjunto dos apoios foi revelado.<hr/>RESUMEN Objetivo: desvelar los apoyos de la red social de la mujer/nutriz en las piezas publicitarias de la Semana Mundial da Lactancia Materna. Método: estudio descriptivo, exploratorio, documental, cualitativo. Desde la reunión hasta el análisis de esas piezas, se adoptaron los pasos metodológicos de Gemma Penn, fundamentados en la semiología de Roland Barthes. Los resultados fueron interpretados por la teoría de la Red Social de Sanícola y de los cinco tipos de apoyo: presencial, emocional, instrumental, informativo y auto-apoyo. Resultados: en nueve piezas publicitarias de las 22 semanas mundiales de la lactancia materna, seidentificó/se identificaron actor(es) de la rede social de la mujer/nutriz. En cinco de ellas, compañero, abuelo y hermano demostraron apoyo emocional y presencial a la lactancia materna. El auto-apoyo se vio en tres carteles; el apoyo instrumental, en un cartel; y el apoyo informativo, en ningún cartel. Conclusión: los apoyos desvelados en solo cinco piezas publicitarias incluyeron: emocional, presencial, instrumental y auto-apoyo. En las demás, no había apoyo. El conjunto de los apoyos no se reveló en ninguna de ellas.<hr/>ABSTRACT Objective: to unveil the support to woman/nourisher in the advertisements of the World Breastfeeding Week. Method: This is a descriptive, exploratory, documentary, qualitative study. Since the collection until the analyses of these advertisements, we adopted the methodological steps of Gemma Penn, based on the semiology of Roland Barthes. The results were interpreted by the theory of Social Network of Sanícola and of the five types of support: companionship, emotional, instrumental, informational, and self-supportive. Results: we identified actors of the social network of the woman/nourisher in nine advertisements of the 22 world breastfeeding weeks. In five of them, partner, grandmother, and brother showed emotional and companionship support to breastfeeding. We observed self-support in three posters; instrumental support in one; and informational support in none. Conclusion: the support unraveled in only five advertisements included: emotional, companionship, instrumental, and self-supportive. In the others, there was no support. The set of supports was not revealed in any of them. <![CDATA[Care for women involved with drugs: social representations of nurses]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100071&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: analisar representações sociais de enfermeiras acerca do cuidado à mulher envolvida com drogas. Método: pesquisa qualitativa fundamentada na teoria das representações sociais, com 42 enfermeiras de uma maternidade pública de Salvador-BA, mediante questionário de identificação, teste de associação livre de palavras e entrevista semiestruturada. Realizou-se a análise da estrutura das representações sociais e da árvore de similitude das evocações livres, assim como análise de conteúdo das entrevistas. Resultados: o cuidado a mulheres envolvidas com drogas é representado por um conjunto de palavras que evidencia questões teóricas e técnicas científicas, mas confrontadas com experiências na formação, no cotidiano laboral e em ideias e valores atribuídos ao consumo de drogas no período gravídico-puerperal sobretudo. Conclusão: As representações sociais das enfermeiras revelam conflitos entre e aspectos sociais e culturais em torno da problemática das drogas e o cuidado demandado a saúde de mulheres envolvidas com drogas.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar representaciones sociales de enfermeras acerca del cuidado a la mujer consumidora de drogas. Método: investigación cualitativa, fundamentada en teoría de las representaciones sociales, con 42 enfermeras de maternidad pública de Salvador-BA, mediante cuestionario de identificación, test de asociación libre de palabras y entrevista semiestructurada. Se efectuó análisis de estructura de las representaciones sociales y del árbol de similitud de las evocaciones libres, y análisis de contenido de las entrevistas. Resultados: el cuidado a mujeres consumidoras de drogas está representado por un conjunto de palabras que evidencia cuestiones teóricas y técnicas científicas, contrastadas con experiencias de formación, de cotidianeidad laboral y de ideas y valores atribuidos al consumo de drogas, particularmente en períodos de embarazo y posparto. Conclusión: las representaciones sociales de las enfermeras expresan conflictos entre aspectos sociales y culturales referidos a la problemática de las drogas y el cuidado de salud demandado por las consumidoras de drogas.<hr/>ABSTRACT Objective: analyze social representations of nurses related to the care for women involved with drugs. Method: qualitative research founded on the theory of social representations, with 42 nurses from a public maternity ward of Salvador-BA, using identification questionnaire, test of free association of words, and semi-structured interview. We analyzed the structure of social representations and the similarity tree of free evocations, and also analyzed the content of interviews. Results: care for women involved with drugs is represented by a set of words that shows theoretical questions and scientific techniques, but faced with experiences in the training, in the daily work and in ideas and values assigned to the consumption of drugs especially in the gravidic-puerperal period. Conclusion: The social representations of nurses show conflicts between social and cultural aspects around the problem of drugs and the health care provided to women involved with drugs. <![CDATA[Nursing practice environment and work satisfaction in critical units]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100079&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: analisar a associação entre ambiente das práticas de enfermagem e satisfação profissional em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Método: estudo transversal, realizado em 8 UTIs adulto de um hospital público universitário, no período entre 2012 e 2015. Para investigar o ambiente das práticas de enfermagem e satisfação profissional, foram aplicados, respectivamente, os instrumentos Nursing Work Index-Revised (NWI-R), nas versões resumidas, e Índice de Satisfação Profissional (ISP). Resultados: participaram do estudo 100 (34,84%) enfermeiros e 187 (65,15%) técnicos/auxiliares de enfermagem. O ambiente foi favorável para autonomia e relações e apresentou fragilidade para controle das práticas e suporte organizacional. O escore ISP indicou baixa satisfação profissional. As variáveis "ambiente das práticas", "tempo de trabalho em UTI" e "disposição para o trabalho" foram associadas à satisfação profissional. Conclusão: investir no ambiente das práticas, nos fatores que promovem a disposição e o tempo de experiência na UTI aumenta a satisfação profissional de enfermagem.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar la asociación entre el ambiente de la práctica de enfermería y la satisfacción profesional en Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Método: estudio transversal realizado en ocho unidades de cuidados intensivos de adultos de un hospital universitario público entre 2012 y 2015. Para investigar el ambiente de la práctica de enfermería y la satisfacción profesional, se aplicaron respectivamente a los instrumentos Nursing Work Index-Revised (NWI-R) en la versión resumida, y el Índice de Satisfacción Profesional (ISP). Resultados: en el estudio, participaron 100 enfermeros (34.84%) y 187 asistentes/técnicos de enfermería (65.15%). El ambiente era favorable a la autonomía y las relaciones y mostró debilidad por las prácticas de control y apoyo organizativo. La puntuación ISP ha indicado baja satisfacción profesional. Las variables "ambiente de las prácticas", "tiempo de trabajo en la UCI" y "disposición para el trabajo" se asociaron con la satisfacción profesional. Conclusión: al investir en el ambiente de la práctica, en los factores que promueven la disposición y la duración de la experiencia en la UCI, se aumenta la satisfacción profesional de la enfermería.<hr/>ABSTRACT Objective: to analyze the association between the environment of nursing practices and work satisfaction in Intensive Care Units (ICU). Method: a cross-sectional study was performed in eight adult ICUs of a public university hospital between 2012 and 2015. The Nursing Work Index-Revised (NWI-R), in their short forms, and the Index of Work Satisfaction (IWS) were applied to investigate the environment of nursing practices and work satisfaction, respectively. Results: a total of 100 (34.84%) nurses and 187 (65.15%) nursing assistants/technicians participated in this study. The environment was favorable for autonomy and relationships and it showed vulnerability for control of practices and organizational support. The IWS score indicated low work satisfaction. "Environment of practices", "length of work in the ICU" and "willingness to work" were associated with work satisfaction. Conclusion: to invest in the environment of practices, in factors that promote willingness to work and length of experience in the ICU increases nursing work satisfaction. <![CDATA[Analysis of adverse events following immunization caused by immunization errors]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100087&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: analisar a ocorrência de Evento Adverso Pós-Vacinação (EAPV) decorrente de erro de imunização, no Paraná, de 2003 a 2013. Método: pesquisa descritiva documental, retrospectiva, quantitativa, utilizando dados secundários do Sistema de Informação de Evento Adverso Pós-Vacinação e do Sistema de Avaliação do Programa de Imunizações. Foram incluídos casos confirmados e/ou associados a outras vacinas. Para análise foram estimadas frequências, taxas de incidência e utilizados Modelos de Regressão Linear Simples com teste t-Student. Resultados: observou-se aumento da notificação de EAPV decorrente de erro de imunização, principalmente abscesso subcutâneo quente. BCG foi a vacina com maior incidência de eventos adversos, sendo que os menores de um ano, os mais atingidos. Conclusão: o cenário atual é preocupante, pois são EAPV evitáveis - que causam danos, ligados a prática da enfermagem, decorrentes de desvios da qualidade em vacinação - que podem interferir na confiança da população (reduzindo coberturas vacinais) e no controle de doenças imunopreveníveis.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar la ocurrencia de Eventos Adversos Posvacunales (EAPV) debido a errores de inmunización, en Paraná, de 2003 a 2013. Método: investigación descriptiva documental, retrospectiva, cuantitativa, utilizando datos secundarios del Sistema de Información de Eventos Adversos Posvacunales y del Sistema de Evaluación del Programa de Inmunizaciones. Se incluyeron casos confirmados y/o asociados con otras vacunas. Para el análisis, se estimaron frecuencias, tasas de incidencia y se utilizaron Modelos de Regresión Lineal Simple con prueba t-Student. Resultados: se observó un aumento de la notificación de EAPV debido a errores de inmunización, principalmente abscesos subcutáneos calientes. BCG fue la vacuna con mayor incidencia de eventos adversos, siendo los menores de un año el grupo más afectado. Conclusión: la situación actual es preocupante, ya que son EAPV prevenibles - que causan daños, vinculados a la práctica de enfermería, resultantes de las desviaciones de la calidad en la vacunación - que pueden afectar la confianza de la población (reduciendo las coberturas de vacunación) y el control de enfermedades inmunoprevenibles.<hr/>ABSTRACT Objective: to analyze adverse events following immunization (AEFI) caused by immunization error in the state of Paraná, Brazil, from 2003 to 2013. Method: this is a descriptive, documental, retrospective, and quantitative research using secondary data from the Adverse Event Following Immunization Information System and the Immunization Program Evaluation System. We included cases confirmed and/or associated with different types of vaccines. For the analysis, we collected frequencies and incidence rates, and used simple linear regression models with Student's t-test. Results: it was observed an AEFI increase due to immunization errors, especially hot subcutaneous abscesses. BCG vaccine had the highest incidence of adverse events and children under one year old were the most affected individuals. Conclusion: the current scenario is worrisome because these are preventable AEFI - injuring patients due to bad vaccination practices - that may undermine the population's confidence, reducing immunization coverage, and the progress in the control of vaccine-preventable diseases. <![CDATA[Adherence to standard precautions in a teaching hospital]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100096&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: verificar os fatores associados e o nível de adesão às precauções padrão dos profissionais de enfermagem do setor de clínica médica de um hospital de ensino. Método: estudo quantitativo, transversal, analítico, realizado com 54 profissionais de enfermagem, por meio da aplicação da Escala Psicométrica de Adesão às Precauções Padrão, traduzida e validada para o português do Brasil. Resultados: o escore global de adesão foi intermediário (4,41); não houve correlação estatisticamente significativa entre adesão e categoria profissional (p=0,404) e com o tempo de exercício profissional (p= 0,612). Verificou-se correlação do item Lava as mãos após a retirada de luvas descartáveis (p=0,026) com profissionais com tempo de trabalho, na área, superior a 10 anos. Conclusão: a adesão às medidas de precaução padrão pela equipe de enfermagem foi intermediária, não tendo diferença estatisticamente significativa em relação à categoria profissional e ao tempo de exercício profissional.<hr/>RESUMEN Objetivo: verificar los factores asociados y el nivel de adhesión a precauciones estándar en profesionales de enfermería del sector de clínica médica de un hospital de enseñanza. Método: estudio cuantitativo, transversal, analítico, realizado con 54 profesionales de enfermería, a través de la aplicación de la Escala Psicométrica de Adhesión a las Precauciones Estándar, traducida y validada al portugués brasileño. Resultados: el puntaje global de adhesión fue intermedio (4,41); no hubo correlación estadísticamente significativa entre adhesión y categoría profesional (p=0,404) ni con tiempo de ejercicio profesional (p=0,612). Se verificó correlación del ítem Lava sus manos luego de quitarse los guantes descartables (p=0,026) en profesionales con tiempo de actuación en el área mayor a 10 años. Conclusión: la adhesión a medidas de precaución estándar del equipo de enfermería fue intermedia, sin diferencia estadísticamente significativa respecto de categoría profesional y tiempo de actuación profesional.<hr/>ABSTRACT Objective: analyze related factors and the level of adherence to standard precautions of nursing professionals from the clinical medical division of a teaching hospital. Method: a quantitative, cross-sectional, analytical study was conducted with 54 nursing professionals using the Psychometric Scale of Adherence to Standard Precautions, translated and validated to Brazilian Portuguese. Results: the global score of adherence was intermediate (4.41); no statistically significant correlation was observed between adherence and professional category (p=0.404) and length of professional practice (p= 0.612). A correlation was observed between 'Washes hands after removing disposable gloves' (p=0.026) and professionals with nursing practice above 10 years. Conclusion: adherence to standard precautions by the nursing team was intermediate, with no statistically significant difference in relation to the professional category and length of professional practice. <![CDATA[Fetal and neonatal deaths of children of patients classified as <em>near miss</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100104&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: identificar os aspectos epidemiológicos dos óbitos fetais e neonatais precoces em filhos de pacientes classificadas com near miss e os fatores associados a este desfecho. Método: estudo transversal realizado com 79 mulheres identificadas com near miss e seus recém-nascidos. As variáveis foram analisadas utilizando-se o teste Exato de Fisher. Os fatores de risco foram estimados com base nas razões de chances não ajustadas e ajustadas, e por meio de análise de correspondência múltipla, com significância para p &lt; 0,05. Resultados: as desordens hipertensivas totalizaram 40,5%; destas, 58,3% tiveram desfecho fetal e neonatal adverso. Mostraram-se significantes para o desfecho os recém-nascidos admitidos na Unidade Terapia Intensiva Neonatal (70,8%), idade gestacional &lt; 32 semanas (41,6%), peso ao nascer &lt; 2500 (66,7%), asfixia neonatal (50%) e desconforto respiratório precoce (72,2%). Conclusão: prematuridade, asfixia neonatal e desconforto respiratório precoce constituíram características significantes para o desfecho entre os recém-nascidos.<hr/>RESUMEN Objetivo: identificar los aspectos epidemiológicos de los óbitos fetales y neonatales precoces en hijos de pacientes clasificados con near miss y los factores asociados a este desenlace. Método: estudio transversal realizado con 79 mujeres identificadas con near miss y sus recién nacidos. Las variables fueron analizadas utilizando la prueba Exacta de Fisher. Los factores de riesgo fueron estimados con base en las razones de posibilidades no ajustadas y ajustadas, y por intermedio de análisis de correspondencia múltiple, con significación para p &lt; 0,05. Resultados: los desórdenes hipertensivos totalizaron el 40,5%; de los cuales el 58,3% tuvieron desenlace fetal y neonatal adverso. Se han mostrado significativos para el desenlace los recién nacidos admitidos en la Unidad de Terapia Intensiva Neonatal (70,8%), edad gestacional &lt; 32 semanas (41,6%), peso al nacer &lt; 2500 (66,7%), asfixia neonatal (50%) y dificultad respiratoria de inicio precoz (72,2%). Conclusión: prematuridad, asfixia neonatal y dificultad respiratoria de inicio precoz constituyeron características significativas para el desenlace entre los recién nacidos.<hr/>ABSTRACT Objective: identify the epidemiological aspects of early fetal and neonatal deaths in children of patients classified with near miss and the factors associated with this outcome. Method: a cross-sectional study of 79 women identified with near miss and their newborns. The variables were analyzed using Fisher’s exact test. Risk factors were estimated based on unadjusted and adjusted odds ratios, and by means of multiple correspondence analysis, with significance for p &lt;0.05. Results: hypertensive disorders totaled 40.5%; Of these, 58.3% had adverse fetal and neonatal outcome. The newborns admitted to the Neonatal Intensive Care Unit proved to be significant for the outcome (70.8%), gestational age &lt;32 weeks (41.6%), birth weight &lt;2500 (66.7%), neonatal asphyxia (50%) and early respiratory discomfort (72.2%). Conclusion: prematurity, neonatal asphyxia, and early respiratory distress were significant characteristics for the outcome among newborns. <![CDATA[Predictors for the functional incapacity of the elderly in primary health care]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100112&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivos: avaliar os fatores preditores para incapacidade funcional de idosos atendidos na atenção básica. Método: estudo transversal, do qual participaram 388 idosos, realizado em três Unidades Básicas de Saúde, utilizando-se o Índice de Katz e a escala de Lawton. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Quanto ao grau de dependência para Atividades Básicas, 90,2% eram menos independentes para vestir-se; e para as Atividades Instrumentais, 77,1% dos idosos foram menos independentes para fazer trabalhos manuais. A incapacidade funcional para atividades básicas esteve associada à idade e à cor; as atividades instrumentais, à idade, à escolaridade, à renda do idoso e à autoavaliação de saúde. Conclusão: deve-se atentar para a avaliação global da pessoa idosa, com vistas a adequar planos de cuidados voltados para a preservação da autonomia dos idosos e para a promoção do envelhecimento ativo.<hr/>RESUMEN Objetivos: valorar los factores predictores para la incapacidad funcional de adultos mayores atendidos en la atención básica. Método: estudio transversal, del cual han participado 388 adultos mayores, llevado a cabo en tres unidades de atención básica de salud, empleando el índice de Katz y la escala de Lawton. El proyecto de investigación ha sido aprobado por el Comité de Ética en Investigación brasileño. Resultados: En relación al grado de dependencia para sus actividades básicas, un 90,2% de los adultos mayores eran menos independientes para vestirse; y para las actividades instrumentales, un 77,1% eran menos independientes para los trabajos manuales. La incapacidad funcional para las actividades básicas está asociada con la edad y etnia; y la de las actividades instrumentales con la edad, nivel de instrucción, renta y autovaloración de la salud del adulto mayor. Conclusión: la valoración del adulto mayor debe ser llevada en consideración, con el fin de adecuar los cuidados dirigidos a la mantención de su autonomía y promoción del envejecimiento activo.<hr/>ABSTRACT Objectives: to assess the predictors for the functional incapacity of the elderly in primary health care. Method: cross-sectional study, of which 388 older people participated, conducted in three Primary health care Units, using the Katz index and Lawton’s scale. The research project was approved by the Research Ethics Committee. Results: regarding the degree of dependency for Basic Activities, 90.2% were less independent for dressing themselves; and for Instrumental Activities, 77.1% of the elderly were less independent for doing handwork. The functional incapacity for basic activities was associated with age and color; for instrumental activities, with age, education, income of the elderly and self-assessment of health. Conclusion: attention should be paid to the overall assessment of the elderly person, in order to tailor care plans geared towards the preservation of their autonomy and the promotion of active ageing. <![CDATA[Coping with child violencein primary care: how do professionals perceive it?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100119&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais da saúde que atuam na Atenção Básica acerca da violência infantil, visto que a violência contra a criança tem aumentado progressivamente no mundo, requerendo todos os esforços para a intervenção. Método: trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado por meio de entrevistas com os profissionais da Atenção Básica em um distrito de saúde do município de São Paulo, sendo utilizada a ferramenta Alceste para a análise dos dados oriundos dos discursos. Resultados: as percepções dos profissionais apontam para os limites e dificuldades da rede assistencial para o enfrentamento; necessidade de ações intersetoriais; situações de violências identificadas no âmbito dos atendimentos; e causas e repercussões da violência no desenvolvimento infantil. Conclusão: constatou-se que há necessidade de formação qualificada dos trabalhadores, organização da rede de saúde para oferta de serviços assistenciais em quantidade e qualidade e aporte de recursos financeiros para o enfrentamento da violência infantil.<hr/>RESUMEN Objetivo: conocer la percepción de los profesionales sanitarios que trabajan en atención primaria sobre el abuso infantil, pués la violencia contra los niños ha aumentado de manera progressiva en el mundo, lo que requiere todos los esfuerzos posibles para la intervención. Método: estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio realizado a través de entrevistas con los profesionales de la atención primaria en un área sanitaria de São Paulo. La herramienta Alceste fue utilizada para el análisis de los datos de los discursos. Resultados: las percepciones de los profesionales apuntan a los límites y las dificultades de la red de cuidado en el enfrentamiento; la necesidad de una acción intersectorial; situaciones de violencia identificadas dentro de la atención; y las causas y efectos de la violencia en el desarrollo infantil. Conclusión: hay necesidad de una formación cualificada de los trabajadores, la organización de la red de salud para la prestación de servicios de atención en la cantidad y la calidad, y los recursos financieros para enfrentar la violencia contra los niños.<hr/>ABSTRACT Objective: to know the perception of health professionals working in primary care about child violence, since this has increased progressively in the world, requiring every effort to intervene. Method: this is a qualitative, descriptive and exploratory study performed through interviews with professionals in primary care in a health district of São Paulo. The Alceste tool was used for analysis of data from the speeches. Results: perceptions of professionals point to the limits and difficulties of the care network with coping; need for intersectoral action; violence situations identified within the caresetting; and causes and effects of violence on child development. Conclusion: there is need for qualified training of workers, health network organization for the provision of quantity and quality of care services, and financial resources for coping with child violence. <![CDATA[Discourses on short-coursetherapy for tuberculosis control]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100126&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: analisar os sentidos produzidos por meio das experiências e percepções dos profissionais de saúde sobre a implementação da estratégia do tratamento diretamente observado de curta duração para o controle da tuberculose. Método: estudo qualitativo realizado em Moçambique com 15 profissionais de saúde. Critérios de inclusão: atuação no Programa de Controle da Tuberculose há mais de um ano e estar em atividade profissional no período da entrevista. Para a coleta de dados foi usado um roteiro semiestruturado e as entrevistas realizadas individualmente foram gravadas. Resultados: emergiram três unidades discursivas: os procedimentos no tratamento do doente; o papel de Agente Comunitário da Saúde e da família; as dificuldades na aplicação do tratamento diretamente observado de curta duração. Conclusão: o tratamento da tuberculose requer um envolvimento constante da família, da comunidade e principalmente do Estado na criação e aplicação de políticas de formação dos recursos humanos e melhoria de infraestruturas.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar los sentidos generados a partir de experiencias y visiones de profesionales de salud sobre la implementación de la estrategia del tratamiento directamente observado de corta duración para el control de la tuberculosis. Método: estudio cualitativo realizado en Mozambique con 15 profesionales de salud. Criterios de inclusión: actuación en Programa de Control de la Tuberculosis mayor a un año y estar activo profesionalmente durante el período de la entrevista. Datos recolectados utilizando rutina semiestructurada; las entrevistas individuales fueron grabadas. Resultados: surgieron tres unidades discursivas: procedimientos en el tratamiento del enfermo; papel del Agente Comunitario de Salud y de la familia; dificultades en aplicación del tratamiento directamente observado de corta duración. Conclusión: el tratamiento de la tuberculosis requiere de constante participación de la familia, la comunidad y, principalmente, del Estado; en la determinación y aplicación de políticas de formación de recursos humanos y mejoras de infraestructura.<hr/>ABSTRACT Objective: to analyze the meanings produced through the experiences and perceptions of healthcare professionals on the implementation of the strategy of directly observed treatment short course for tuberculosis control. Method: qualitative study carried out in Mozambique with 15 healthcare professionals. Inclusion criteriawerehaving acted in the Tuberculosis Control Program for more than one year, and exercising professional activity at the time of interview. A semi-structured script was used for data collection, and individual interviews were recorded. Results: three discursive units emerged: patient treatment procedures; community health agent and family roles; difficulties in the application of directly observed treatment short course. Conclusion: treatment of tuberculosis requires constant involvement of the family, community, and especially the State in the creation and implementation of personnel training policies and infrastructure improvement. <![CDATA[Factors associated with occupational exposure to biological material among nursing professionals]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100133&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: identificar os fatores associados à exposição ocupacional com material biológico entre profissionais de enfermagem. Método: estudo transversal, realizado em um hospital, de alta complexidade, do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Foram entrevistados profissionais de enfermagem no período de março a novembro de 2015. Todos os aspectos éticos foram contemplados. Resultado: dentre 226 profissionais entrevistados, 17,3% sofreram exposição ocupacional com material biológico potencialmente contaminado, sendo 61,5% por via percutânea. Fatores, como a faixa etária (p=0,003), a experiência na enfermagem (p=0,015) e na instituição, (p=0,032) estiveram associados ao acidente. Conclusão: a maior parte dos acidentes com material biológico entre os profissionais de enfermagem ocorreu por via percutânea sendo que a idade, experiência profissional e na instituição compreenderam fatores associados à exposição ocupacional.<hr/>RESUMEN Objetivo: identificar los factores asociados a la exposición profesional a material biológico entre profesionales de enfermería. Método: estudio transversal, realizado en hospital de alta complejidad del interior del Estado de São Paulo, Brasil. Fueron entrevistados profesionales de enfermería entre marzo y noviembre de 2015. Se contemplaron todos los aspectos éticos. Resultado: de 226 profesionales entrevistados, el 17,3% sufrió exposición profesional a material biológico potencialmente contaminado, 61,5% por vía percutánea. Factores como la faja etaria (p=0,003), experiencia en enfermería (p=0,015) y en la institución (p=0,032) estuvieron asociados al accidente. Conclusión: la mayor parte de los accidentes con material biológico entre profesionales de enfermería sucedió por vía percutánea, debiendo considerarse que la edad, la experiencia profesional y la antigüedad en la institución constituyeron factores asociados a la exposición profesional.<hr/>ABSTRACT Objective: to identify factors associated with occupational exposure to biological material among nursing professionals. Method: a cross-sectional study was conducted in a high complexity hospital of a city in the state of São Paulo, Brazil. Nursing professionals were interviewed from March to November 2015. All ethical aspects were observed. Result: among the 226 professionals interviewed, 17.3% suffered occupational exposure to potentially contaminated biological material, with 61.5% being percutaneous. Factors such as age (p=0.003), professional experience in nursing (p=0.015), and experience at the institution (p=0.032) were associated with the accidents with biological material. Conclusion: most accidents with biological material among nursing professionals were percutaneous. Age, professional experience, and experience at the institution were considered factors associated with occupational exposure. <![CDATA[Social representations of fishermen with spinal cord injury: impacts and life trajectory]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100139&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: analisar as representações sociais da trajetória de vida dos pescadores artesanais com lesão medular vítimas de acidente por mergulho nas praias do litoral Norte do Rio Grande do Norte. Método: estudo descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido com 31 pescadores entre outubro de 2013 e agosto de 2014, mediante entrevista semiestruturada. Empregou-se a análise lexicográfica e classificação hierárquica descendente dos textos (software ALCESTE), sob a ótica das Representações Sociais. Resultados: as representações sociais dos pescadores com lesão medular apresentaram as experiências com as limitações físicas e expectativas de aposentadoria, estas últimas configurando-se como uma realidade distante das exigências impostas por nossas leis trabalhistas. Conclusão: exigem-se medidas de promoção, prevenção e reabilitação da saúde do pescador vítima de lesão medular, além de condições seguras e dignas de trabalho como compromisso das políticas de saúde.<hr/>RESUMEN Objetivos: analizar las representaciones sociales de la historia de vida de pescadores artesanales con lesión medular víctimas de accidente de buceo en las playas del litoral Norte de Rio Grande do Norte. Método: estudio descriptivo, de naturaleza cuantitativa, desarrollado con 31 pescadores entre octubre de 2013 y agosto de 2014, mediante entrevista semiestructurada. Se empleó análisis lexicográfico y clasificación jerárquica descendiente en los textos (software ALCESTE), en la visión de las Representaciones Sociales. Resultados: las representaciones sociales de los pescadores con lesión medular expresaron las experiencias de las limitaciones físicas y expectativas de jubilación, configurándose éstas como realidad distante de las exigencias impuestas por la legislación laboral vigente. Conclusión: se requieren medidas de promoción, prevención y rehabilitación de la salud del pescador víctima de lesión medular, además de condiciones laborales seguras y dignas, con compromiso de las políticas de salud.<hr/>ABSTRACT Objective: analyze social representations in the life trajectory of artisanal fishermen with spinal cord injury caused by diving on the north coast of Rio Grande do Norte. Method: a descriptive, qualitative study was conducted with 31 fishermen between October 2013 and August 2014, using a semi-structured interview. A lexicographic analysis and descending hierarchical classification of texts were performed (with software ALCESTE), in the perspective of the social representations. Results: social representations of fishermen with spinal cord injury presented experiences with physical limitations and expectations regarding retirement, which appeared as a distant reality from the requirements in Brazilian labor laws. Conclusion: measures are required for the promotion, prevention and rehabilitation of the health of fishermen with spinal cord injury, as well as safe and decent fishing conditions, with the commitment of health authorities. <![CDATA[Patient safety in nursing paths in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100146&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: sumarizar as dissertações e teses produzidas por enfermeiros disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Associação Brasileira de Enfermagem, do volume XIX ao XXXII, que abordam a segurança do paciente. Método: pesquisa documental. Após coleta de dados, analisaram-se as seguintes variáveis: nível acadêmico, instituição de ensino, ano, local, tipo de serviço, objeto de estudo, desenho metodológico, sujeitos, protocolo prioritário de segurança do paciente, implicações e recomendações finais. Resultados: encontrados 8.720 resumos, dos quais 53 (0,61%) foram analisados. Houve predomínio de dissertações (n=19; 35,85%) relacionadas à redução do risco de quedas e úlcera por pressão (n=24; 45,28%), do tipo descritivo (n=21; 39,62%), quantitativo (n=16; 30,19%), no cenário hospitalar (n=16; 30,19%), utilizando escalas e protocolos (n=6; 11,32%). Conclusão: observou-se tendência para desenvolvimento de estudos relacionados à segurança do paciente no cenário hospitalar, com ênfase na redução do risco de úlcera por pressão.<hr/>RESUMEN Objetivo: sintetizar las disertaciones y tesis realizadas por enfermeros, disponibles en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Asociación Brasileña de Enfermería, del volumen XIX al XXXII, abordando la seguridad del paciente. Método: investigación documental. Después de recolectar los datos, se analizaron las variables: nivel académico, institución de enseñanza, año, lugar, tipo de servicio, objeto de estudio, diseño metodológico, sujetos, protocolo primario de seguridad del paciente, implicaciones y recomendaciones finales. Resultados: se encontraron 8.720 resúmenes, de los que 53 (0,61%) fueron analizados. Predominaron disertaciones (n=24; 45,28%), de tipo descriptivo (n=21; 39,62%), cuantitativo (n=16; 30,19%), en ámbito hospitalario (n=16; 30,19%), utilizando escalas y protocolos (n=6; 11,32%). Conclusión: Se observó tendencia al desarrollo de estudios relacionados a la seguridad del paciente en ámbito hospitalario, con énfasis en la reducción del riesgo de úlcera por presión.<hr/>ABSTRACT Objective: summarize the dissertations and theses produced by nurses available in the Catalog of Theses and Dissertations of the Brazilian Nursing Association, from volume XIX to XXXII, that address patient safety. Method: this is a documentary study. After data collection, the following variables were analyzed: academic level, educational institutions, year, place, type of service, study object, study method, subjects, priority protocol of patient safety, implications and final recommendations. Results: 8,720 abstracts were found, 53 (0.61%) of which were analyzed. There was a predominance of dissertations (n=19; 35.85%) regarding the reduction of risks for fall and pressure ulcer (n=24; 45.28%), of descriptive type (n=21; 39.62%), quantitative type (n=16; 30.19%), in hospital environments (n=16; 30.19%), using scales and protocols (n=6; 11.32%). Conclusion: there is a tendency towards the development of studies related to patient safety in hospital environments, with an emphasis on the reduction of risk for pressure ulcer. <![CDATA[Functional health literacy and knowledge of renal patients on pre-dialytic treatment]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100155&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: analisar o letramento funcional em saúde (LFS) e o conhecimento sobre doença renal crônica de 60 pacientes em tratamento pré-dialítico. Método: estudo transversal. O LFS foi mensurado pelo instrumento B-TOFHLA; e o conhecimento, por questionário. Foram realizados testes de correlação de Pearson e Qui-quadrado e modelos de regressões lineares. Resultados: todos entrevistados apresentaram LFS inadequado, e a maioria apresentou conhecimento insuficiente em relação à doença e ao tratamento. Menor escolaridade foi fator preditivo para piores escores de LFS. Conhecimento insuficiente foi relacionado à idade e ao comprometimento cognitivo. Conclusão: embora não tenha sido encontrada associação entre as variáveis preditivas, a limitada capacidade de obter e usar informações relacionadas à saúde e o conhecimento insuficiente em relação à própria doença e tratamento podem contribuir para piores desfechos de DRC. São necessárias estratégias de intervenções adequadas ao limitado LFS e maior conhecimento e habilidade dos profissionais para lidar com o assunto.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar la alfabetización funcional en salud (AFS) y el conocimiento sobre la enfermedad renal crónica de 60 pacientes en prediálisis. Método: estudio transversal. La AFS se midió mediante un instrumento llamado B-TOFHLA, y el conocimiento se midió con un cuestionario. Se realizaron pruebas de correlación de Pearson, el chi-cuadrado, y modelos de regresión lineal. Resultados: todos los encuestados tuvieron AFS inapropiado y la mayoría tuvo conocimiento insuficiente sobre la enfermedad y el tratamiento. Un menor nivel educativo fue factor predictor de peores puntuaciones de AFS. El conocimiento insuficiente se relaciona con la edad y el deterioro cognitivo. Conclusión: aunque no se ha encontrado ninguna asociación entre las variables predictoras, la limitada capacidad para obtener y utilizar información relacionada con la salud y la falta de conocimiento sobre la enfermedad y el tratamiento pueden contribuir a resultados peores de la enfermedad renal crónica (ERC). Se requieren estrategias de intervenciones adecuadas a la limitada AFS, y al mayor conocimiento y capacidad de los profesionales para tratar el asunto.<hr/>ABSTRACT Objective: to analyze the functional health literacy (FHL), i.e., understanding and knowledge about chronic renal disease of 60 patients in pre-dialytic treatment. Method: this is a cross-sectional study. FHL was measured by B-TOFHLA; and the knowledge, by questionnaire. Pearson correlation and Chi-square tests were carried out as well as linear regression models. Results: all respondents presented inadequate FHL, and most showed insufficient knowledge about the disease and treatment. Low schooling was a predictive factor for worst FHL scores. Insufficient knowledge was related to age and compromised cognition. Conclusion: although association between predictive variables has not been found, limited capability to obtain and use health-related information and insufficient knowledge about their own condition and treatment can contribute to worse outcomes for CKD. Appropriate intervention strategies are necessary to deal with limited FHL and also greater knowledge and ability of professionals to deal with the matter. <![CDATA[Discourses on discharge care for children with special healthcare needs]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100163&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivos: analisar o discurso de profissionais e familiares sobre os cuidados contínuos e complexos de crianças com necessidades especiais de saúde; compreender a alta hospitalar como processo centrado nas demandas das crianças e na aprendizagem da família. Método: pesquisa qualitativa realizada entre 2013 e 2015, por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e método criativo sensível; participaram dez crianças com necessidades especiais de saúde, seis profissionais, onze familiares de hospital público de ensino pediátrico do Rio de Janeiro, cujos dados foram submetidos a análise crítica de discurso. Resultados: na alta, os familiares cuidadores querem aprender o cuidado inovador para assegurar a manutenção da vida de seus filhos no domicílio, mas o preparo é pontual. Conclusão: a equipe e a família distinguem o enfermeiro como o profissional qualificado para esse preparo, uma vez que os cuidados procedimentais são cuidados de enfermagem.<hr/>RESUMEN Objetivos: analizar el discurso de profesionales y familiares sobre la atención continua y compleja de infantes con necesidades especiales de salud; comprender el alta hospitalaria como proceso enfocado en las demandas del infante y el aprendizaje de la familia. Método: investigación cualitativa realizada entre 2013 y 2015 mediante entrevistas semiestructuradas, análisis documental y método creativo sensible; participaron diez infantes con necesidades especiales de salud, seis profesionales y once familiares en hospital público de enseñanza pediátrica de Rio de Janeiro, cuyos datos fueron sometidos a análisis crítico del discurso. Resultados: en el alta, los familiares cuidadores quieren aprender cuidados innovadores para respaldar la vida de sus hijos en domicilio, pero la preparación es particular. Conclusión: el equipo y la familia distinguen al enfermero como el profesional calificado para tal preparación, toda vez que los cuidados del procedimiento consisten en atención de enfermería.<hr/>ABSTRACT Objectives: analyze the discourse of healthcare professionals and families on the continuous and complex care for children with special healthcare needs; understand hospital discharge as a process centered on children demands and family learning. Method: qualitative research conducted between 2013 and 2015 through semi-structured interviews, document analysis and the sensitive creative method; the participants were ten children with special healthcare needs, six professionals and eleven family members from a public pediatric teaching hospital in Rio de Janeiro. The data underwent critical discourse analysis. Results: at discharge, family caregivers should learn innovative care to guarantee the maintenance of their children’s lives at home, but preparation is limited. Conclusion: the clinicians and the families pointed out Nurse as the most qualified professional for this preparation, since caring for these children requires nursing care skills. <![CDATA[Factors that interfere with the response of nurses in the monitoring of clinical alarms]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100172&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente estudo tem como propósito refletir sobre a prática de enfermagem no que concerne à temática da monitorização dos alarmes clínicos. Objetivo: Pretendemos identificar e sintetizar, a melhor, a evidência empírica produzida sobre os fatores que influenciam a resposta dos enfermeiros perante os alarmes clínicos. Método: Perspetivou-se um estudo de revisão integrativa da literatura. Selecionámos um conjunto de dez bases de dados eletrónicas, delimitou-se a pesquisa ao período temporal de 2005 a 2016. Resultados: Por meio de uma estratégia de cruzamento dos descritores selecionados, foram incluídos oito artigos. Conclusão: Na análise dos estudos, reconhecemos como possíveis fatores que interferem na resposta dos enfermeiros na monitorização dos alarmes clínicos: o grande número de falsos alarmes, a inaudibilidade dos alarmes por causa da competição de sons, a dificuldade de distinguir a urgência dos alarmes e o aumento do ruído provocado pelo aumento do número de alarmes.<hr/>RESUMEN El presente estudio tiene como propósito reflexionar sobre la práctica de enfermería en lo que concierne a la temática del monitoreo de las alarmas clínicas. Objetivo: Pretendemos identificar y sintetizar, la mejor, la evidencia empírica producida sobre los factores que influyen la respuesta de los enfermeros frente a las alarmas clínicas. Método: Se tuvo una perspectiva de un estudio de revisión integradora de la literatura. Seleccionamos un conjunto de diez bases de datos electrónicos, se delimitó la pesquisa al periodo temporal de 2005 a 2016. Resultados: Por medio de una estrategia de cruzamiento de los descriptores seleccionados, fueron incluidos ocho artículos. Conclusión: En el análisis de los estudios, reconocemos como posibles factores que interfieren en la respuesta de los enfermeros en el monitoreo de las alarmas clínicos: el gran número de falsas alarmas, lo inaudible de las alarmas por causa de la competición de sonidos, la dificultad de distinguir la urgencia de las alarmas y el aumento de ruido provocado por el aumento del número de alarmas.<hr/>ABSTRACT The aim of the present study was to reflect on nursing practice regarding the monitoring of clinical alarms. Objective: The objective of the present study was to identify and synthesize the best empirical evidence found on factors that influence the response of nurses regarding clinical alarms. Method: An integrative literature review was conducted with searches undertaken in ten electronic databases restricted to the period from 2005 to 2016. Results: Eight articles were included by cross-checking the descriptors selected. Conclusion: In the analysis of the studies, the following possible factors that might interfere with the response of nurses in the monitoring of clinical alarms were found: high number of false alarms, inaudibility of alarms due to the competition of sounds, difficulty in distinguishing the urgency of alarms, and increase in noise caused by the raise in the number of alarms. <![CDATA[Health literacy for people living with HIV/Aids: an integrative review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100180&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT Objective: to analyze knowledge produced by research about health literacy for adult with HIV/Aids. Method: an integrative literature review, using six databases, was conducted between January and April of 2014. The descriptors aids and Health Literacy were used, in Portuguese, English and Spanish. A total of 130 articles were found and 14 were selected. Three categories were identified: educational technologies and health literacy for HIV/Aids; assessment of health literacy of patients with HIV/Aids; and health literacy and adherence to antiretroviral therapy. Results: analysis of health literacy, socioeconomic status and educational level of people living with HIV/ Aids was essential for implementation of educational strategies that increased adherence to health guidance. Conclusion: this study showed the importance of health literacy for working with people living with HIV/Aids, especially considering individuals who did not possess the minimum necessary for survival, which makes it relevant and encourages further research on the topic.<hr/>RESUMO Objetivo: analisar o conhecimento produzido por pesquisas sobre o letramento em saúde de pessoas com HIV/Aids. Método: uma revisão integrativa da literatura, utilizando seis bancos de dados, foi desenvolvida entre janeiro e abril de 2014. Os descritores Aids e Letramento em Saúde foram utilizados, em Português, Inglês e Espanhol. Um total de 130 artigos foram encontrados e 14 foram selecionados. Três categorias foram identificadas: tecnologias educacionais e letramento em saúde sobre HIV/Aids; avaliação do letramento em saúde de pacientes com HIV/Aids; e letramento em saúdee adesão ao tratamento antirretroviral. Resultados: a análise do letramento em saúde, status socioeconômico e nível educacional de pessoas com HIV/Aids foi essencial para a implementação de estratégias educacionais que aumentaram a adesão às orientações de saúde. Conclusão: este estudo mostrou a importância do letramento em saúde no trabalho com pessoas com HIV/Aids, principalmente considerando indivíduos que não possuem as condições mínimas necessárias para sobrevivência, o que promove e torna a pesquisa do tema relevante.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar el conocimiento producido por la investigación sobre la salud de alfabetización para adultos con VIH/SIDA. Método: una revisión integradora de la literatura, con seis bases de datos, se llevó a cabo entre enero y abril de 2014. Los descriptores SIDA y Educación de la Salud se utilizaron, en portugués, inglés y español. Se encontró un total de 130 artículos y se seleccionaron 14. Se identificaron tres categorías: tecnologías de la educación y alfabetización de la salud para el VIH/SIDA; evaluación de conocimientos sobre la salud de los pacientes con VIH/SIDA; y conocimientos sobre la salud y la adherencia a la terapia antirretroviral. Resultados: análisis de los conocimientos sobre la salud, el estatus socioeconómico y nivel educativo de las personas que viven con el VIH / SIDA era esencial para la implementación de estrategias educativas que el aumento de la adherencia a la orientación de la salud. Conclusión: Este estudio demostró la importancia de la alfabetización en salud para trabajar con personas que viven con el VIH / SIDA, especialmente teniendo en cuenta a las personas que no poseen el mínimo necesario para la supervivencia, lo que hace que sea aún más relevante y alienta la investigación sobre el tema. <![CDATA[Quality of working life: assessment of intervention studies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100189&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: analisar a produção de conhecimento sobre intervenções em qualidade de vida no trabalho. Método: estudo de revisão integrativa. Para seleção dos estudos, utilizou-se as bases de dados: SciELO, Medline e PubMed. Resultados: a amostra incluiu 25 artigos nacionais e internacionais que descreveram programas e maneiras de adquirir hábitos saudáveis no ambiente laboral e amenizar as demandas mentais decorrentes do mesmo. Conclusão: diante da quantidade de empresas em todo o mundo, verifica-se número inexpressivo de programas voltados para a saúde e bem-estar dos trabalhadores, e a implantação de políticas eficientes nas instituições poderia minimizar tal situação.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar la producción de conocimiento sobre intervenciones en calidad de vida en el trabajo. Método: estudio de revisión integrativa. Para la selección de los estudios, se utilizaron las bases de datos: SciELO, Medline y PubMed. Resultados: la muestra incluyó 25 artículos nacionales e internacionales que describieron programas y maneras de adquirir hábitos saludables en el ambiente laboral y amenizar las demandas mentales resultantes del mismo. Conclusión: frente a la cantidad de empresas en todo el mundo, se verifica un número inexpresivo de programas direccionados a la salud y bienestar de los trabajadores, y la implantación de políticas eficientes en las instituciones podría minimizar dicha situación.<hr/>ABSTRACT Objective: to analyze the production of knowledge about interventions on quality of working life. Method: integrative review study. The following databases were used for study selection: SciELO, Medline and PubMed. Results: the sample included 25 national and international articles that described programs and methods to acquire healthy habits at the workplace and attenuate its mental demands. Conclusion: by observing the number of businesses throughout the world, a low number of programs addressing workers’ health and well-being can be found, and the establishment of efficient policies at institutions could improve this situation. <![CDATA[Nonpharmacological interventions to improve quality of life in heart failure: an integrative review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100198&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: identificar, na literatura, artigos que avaliaram a efetividade ou eficácia de intervenções não farmacológicas para melhorar a qualidade de vida de pessoas com insuficiência cardíaca. Método: revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados Lilacs, MedLine e SciELO, incluindo ensaios clínicos randomizados ou não randomizados e estudos quase-experimentais publicados entre 2003 e 2014, em português, inglês e espanhol. Resultados: foram incluídos 23 estudos. As categorias de intervenções não farmacológicas que melhoraram a qualidade de vida de pessoas com insuficiência cardíaca foram: Monitoramento remoto da saúde, Orientação sobre práticas de saúde, Acompanhamento de atividade física e Práticas de Medicina Tradicional Chinesa. Conclusão: estes resultados podem direcionar a seleção de intervenções a serem implementadas por profissionais de saúde que cuidam de pessoas com insuficiência cardíaca. Futuras revisões sistemáticas com metanálise são necessárias para identificar as intervenções mais eficazes para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.<hr/>RESUMEN Objetivo: identificar, en la literatura, artículos que evaluaron la efectividad o eficacia de intervenciones no farmacológicas para mejorar la calidad de vida de personas con insuficiencia cardíaca. Método: revisión integrativa de literatura realizada en las bases de datos Lilacs, MedLine y SciELO, incluyendo ensayos clínicos aleatorios o no aleatorios y estudios casi experimentales publicados entre 2003 y 2014, en portugués, inglés y español. Resultados: fueron incluidos 23 estudios. Las categorías de intervenciones no farmacológicas que mejoraron la calidad de vida de personas con insuficiencia cardiaca fueron: Monitoreo remoto de la salud, Orientación sobre prácticas de la salud, Acompañamiento de actividad física y Prácticas de Medicina China Tradicional. Conclusión: estos resultados pueden direccionar la selección de intervenciones a ser implantadas por profesionales de la salud que tratan de personas con insuficiencia cardiaca. Futuras revisiones sistemáticas con meta-análisis son necesarias para identificar las intervenciones más eficaces para mejorar la calidad de vida de estos individuos.<hr/>ABSTRACT Objective: to identify articles that assessed the effectiveness or efficacy of nonpharmacological interventions to improve quality of life of people with heart failure in the literature. Method: an integrative literature review was performed in Lilacs, MedLine and SciELO databases, including randomized or nonrandomized clinical trials and quasi-experimental studies published between 2003 and 2014, in Portuguese, English or Spanish. Results: twenty-three studies were included. The categories of nonpharmacological interventions that improved quality of life of people with heart failure were: Remote health monitoring, Instructions on health practices, Physical activity follow-up and Traditional Chinese Medicine practices. Conclusion: these results can guide the selection of interventions to be implemented by health professionals that treat people with heart failure. Future systematic reviews with meta-analyses are needed in order to identify the most effective interventions for improving these individuals’ quality of life. <![CDATA[Nursing practice in home care: an integrative literature review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100210&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: analisar a produção científica acerca da atuação do enfermeiro na atenção domiciliar em saúde. Método: realizou-se uma revisão integrativa da literatura por meio de consulta às bases de dados LILACS, BDENF, IBECS e MEDLINE. Foram incluídos estudos em espanhol, inglês e português, não delimitando data de publicação. Resultados: analisados 48 artigos, identificou-se que a atuação do enfermeiro na atenção domiciliar possui complexidade e diversidade de ações com uso de tecnologias leves, leve-duras especialmente, e duras. Destaca-se que desafios relacionados ao processo formativo para a atenção domiciliar estão relatados na literatura. O enfermeiro utiliza conhecimento experiencial e recomendações científicas aliados à reflexão na prática. Conclusão: a atuação do enfermeiro no espaço domiciliar é fundamental e ampla. As ações relacionais e educacionais se destacam, sendo necessárias inclusive nos cuidados técnicos, predominando a necessidade de formação para a atenção domiciliar.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar la producción científica sobre la actuación del enfermero en atención domiciliaria de salud. Método: se realizó revisión integrativa de la literatura mediante consulta de las bases de datos LILACS, BDENF, IBECS y MEDLINE. Fueron incluidos estudios en español, inglés y portugués, sin delimitar la fecha de publicación. Resultados: analizados 48 artículos, se identificó que la actuación del enfermero en atención domiciliaria posee complejidad y diversidad de acciones, con uso de tecnologías blandas, blandas-duras (especialmente) y duras. Se destaca que los desafíos relacionados al proceso formativo para atención domiciliaria están narrados en la literatura. El enfermero utiliza conocimiento empírico y recomendaciones científicas, aliados a la reflexión en la práctica. Conclusión: la actuación del enfermero en el ámbito domiciliario es amplia y fundamental. Las acciones relacionales y educativas se destacan, siendo necesarias incluso en los cuidados técnicos, manifestándose la necesidad de formación para atención domiciliaria.<hr/>ABSTRACT Objective: analyze scientific production on nursing practice in home care. Method: integrative review employing databases LILACS, BDENF, IBECS, and MEDLINE. Studies in Spanish, English, and Portuguese were included, regardless of publishing date. Results: after analyzing 48 articles, it was found that nursing practice in home care is complex, employing a multitude of actions by using three technologies: soft; soft-hard especially; and hard. Challenges related to the home-care training process are reported in the literature. Nurses use knowledge from their experience and scientific recommendations in conjunction with their reflections on the practice. Conclusion: home nursing practice is fundamental and widespread. Relational and educational actions stand out as necessary even in technical care, with a predominant need for home-care training. <![CDATA[Nursing process in mental health: an integrative literature review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100220&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: identificar evidências da literatura sobre a aplicação do processo de enfermagem no cuidado desenvolvido pelo enfermeiro na saúde mental. Método: revisão integrativa da literatura, entre 1990 e 2013, nas bases PubMed, Scopus, CINAHL e LILACS. Descritores: processos de enfermagem, saúde mental, cuidados de enfermagem. Resultados: identificaram-se 19 artigos. Uso limitado e parcial do processo de enfermagem no cuidado estabelecido por meio da relação terapêutica que respeita a individualidade do paciente. Observaram-se propostas de cuidados sistematizados para pacientes que apresentam aspectos patológicos no limite entre físico e psíquico, podendo ser uma resposta à influência da prática baseada em evidências. Conclusão: constatou-se movimento antagônico entre cuidado pautado na relação e situado na padronização de diagnósticos que respondem ao mal-estar físico. Verificou-se falta de evidência para o uso do processo de enfermagem na saúde mental e aponta-se para necessidade da criação de novas possibilidades de diálogo entre perspectivas relacional e biológica.<hr/>RESUMEN Objetivo: identificar evidencias de la literatura sobre aplicación del proceso de enfermería en el cuidado brindado por el enfermero en salud mental. Método: revisión integrativa de la literatura, entre 1990 y 2013, bases PubMed, Scopus, CINAHL y LILACS. Descriptores: procesos de enfermería, salud mental, atención de enfermería. Resultados: se identificaron 19 artículos. Uso limitado y parcial del proceso de enfermería en atención, establecido mediante relación terapéutica que respeta la individualidad del paciente. Se observaron propuestas de atención sistematizadas para pacientes con aspectos patológicos limítrofes entre físico y psíquico, pudiendo constituir respuesta a influencia de práctica basada en evidencias. Conclusión: se constató movimiento antagónico entre atención pautada en la relación y referido en estandarización de diagnósticos correspondientes al malestar físico. Se verificó falta de evidencias para uso del proceso de enfermería en salud mental y se expresa necesidad de creación de nuevas posibilidades de diálogo entre perspectivas relacional y biológica.<hr/>ABSTRACT Objective: to identify evidences from the literature on the application of nursing process in care developed by the nurse in mental health. Method: integrative literature review between 1990 and 2013, in the PubMed, Scopus, CINAHL and LILCACS bases. Descriptors: nursing processes, mental health, nursing care. Results: 19 papers were identified. Limited and partial usage of the nursing process in care established by a therapeutic relationship that respects the patient’s individuality. We observe care proposals systematized for patients that present pathological aspects in the limits between the physical and psychical, which might be a response to the influence of the practice based on evidences. Conclusion: it was found an antagonistic movement between care based on the relationship and located in the standardization of diagnoses that respond to physical malaise. A lack of evidence was verified for the usage of the nursing process in mental health, and we point at the necessity for the creation of new possibilities for dialogue between relational and biological perspectives. <![CDATA[Pelvic floor rehabilitation program: report of 10 years of experience]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100231&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: relatar a criação, experiência de implantação e atendimento realizado no Programa de Reabilitação do Assoalho Pélvico (PRAP), um projeto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolvido em um centro de saúde de Campinas, São Paulo, Brasil. Resultados: este Programa surgiu devido à elevada demanda de pacientes com incontinência urinária (IU) e necessidade de formação ou capacitação de profissionais para atender esta clientela e multiplicar as ações em outras unidades de saúde. Atualmente o PRAP encontra-se em seu décimo ano de funcionamento, tendo, até o momento, atendido 102 pacientes com IU e outras disfunções do assoalho pélvico e do trato urinário inferior, formado 480 alunos, capacitado oito profissionais de saúde e estimulado pesquisas. Conclusão: as atividades preventivas e de reabilitação do assoalho pélvico constituem-se áreas de importante atuação do enfermeiro e iniciativas como a relatada contribuem para a formação profissional e prática baseada em evidências.<hr/>RESUMEN Objetivo: relatar la creación, experiencia de implantación y atendimiento realizado en el Programa de Rehabilitación del Piso Pélvico (en portugués, PRAP1), un proyecto de la Facultad de Enfermería de la Universidad Estadual de Campinas (UNICAMP), desarrollado en un centro de salud de Campinas, San Pablo, Brasil. Resultados: este Programa surgió debido a la elevada demanda de pacientes que sufren de incontinencia urinaria (IU) y necesidad de formación o capacitación de profesionales para atender a esta clientela y multiplicar las acciones en otras unidades de salud. Actualmente el PRAP está en su décimo año de funcionamiento, y ha atendido, hasta este momento, a 102 pacientes con IU y otras disfunciones del suelo pélvico y del tracto urinario inferior, además de haber formado 480 alumnos, capacitado ocho profesionales de la salud y estimulado investigaciones. Conclusión: las actividades preventivas y de rehabilitación del piso pélvico constituyen áreas de importante actuación del enfermero e iniciativas como la relatada, y contribuyen para la formación profesional y práctica basada en evidencias.<hr/>ABSTRACT Objective: to relate the creation, experience of establishment and service performed in the Pelvic Floor Rehabilitation Program [(PRAP)], a project of the School of Nursing of University of Campinas (UNICAMP), developed at a health unity in Campinas, São Paulo, Brazil. Results: this Program appeared due to the high demand of patients with urinary incontinence (UI) and need of formation or qualification of professionals to serve those customers and multiply the actions at other health unities. Nowadays, the PRAP is in its tenth year, and it has served 102 patients with UI and other dysfunctions of the pelvic floor and lower urinary tract, qualified 480 health professionals and stimulated researches. Conclusion: the preventive actions of pelvic floor rehabilitation are important areas of the nurse’s performance and initiatives as the related ones contribute for the professional formation and practice based on evidences. <![CDATA[Reflections in the light of the complexity theory and nursing education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100236&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: refletir sobre a formação em Enfermagem levando em consideração os princípios do pensar complexo proposto por Morin. Método: reflexão fundamentada nos princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Resultados: a aplicação da complexidade no ensino propõe uma educação emancipadora pautada no questionamento e na transformação social. Compreende a formação de enfermeiros que tenham como característica do seu trabalho a interação com o outro. Faz-se necessário preparar o discente para desenvolver atitudes e ações críticas e reflexivas capazes de superar a fragmentação e a linearidade do conhecimento. Conclusão: o cuidado de Enfermagem tem sido baseado numa assistência reducionista, refletindo o modelo cartesiano. Assim, a formação do enfermeiro busca contemplar saberes e experiências compartilhados de maneira que não exista o domínio de nenhuma disciplina sobre as outras, de nenhum profissional sobre o outro, aceitando as singularidades tanto dos profissionais como do próprio cliente/paciente.<hr/>RESUMEN Objetivo: reflexionar sobre la formación en Enfermería teniendo en consideración los principios del pensar complejo propuesto por Morin. Método: reflexión fundamentada en los principios de la Teoría de la Complejidad de Edgar Morin. Resultados: la aplicación de la complejidad en la enseñanza propuesta una educación emancipadora pautada en el cuestionamiento y en la transformación social. Comprende la formación de enfermeros que tengan como característica de su trabajo la interacción con el otro. Se hace necesario preparar al aprendiz para desarrollar actitudes y acciones críticas y reflexivas capaces de superar la fragmentación y la linealidad del conocimiento. Conclusión: el cuidado de Enfermería ha sido basado en una asistencia reduccionista, reflexionando el modelo cartesiano. Así, la formación del enfermero busca contemplar saberes y experiencias compartidas de manera que no exista el dominio de ninguna disciplina sobre las otras, de ningún profesional sobre otro, aceptando las singularidades tanto de los profesionales como del propio cliente/paciente.<hr/>ABSTRACT Objective: to reflect on nursing education, taking into account the principles of complex thinking proposed by Morin. Method: reflection based on the principles of the complexity theory by Edgar Morin. Results: the application of complexity in teaching proposes an emancipatory education based on questioning and social transformation. It comprises the education of nurses who interact with others as a characteristic of their work. It is necessary to prepare students to develop critical and reflective attitudes and actions to overcome the fragmentation and linearity of knowledge. Conclusion: nursing care has been based on a reductionist assistance, reflecting the Cartesian model. Thus, nursing education seeks to comprise shared knowledge and experiences so that no subject or professional overpowers another, accepting the uniqueness of professionals and patients. <![CDATA[From silence to voice: book review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100240&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: refletir sobre a formação em Enfermagem levando em consideração os princípios do pensar complexo proposto por Morin. Método: reflexão fundamentada nos princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Resultados: a aplicação da complexidade no ensino propõe uma educação emancipadora pautada no questionamento e na transformação social. Compreende a formação de enfermeiros que tenham como característica do seu trabalho a interação com o outro. Faz-se necessário preparar o discente para desenvolver atitudes e ações críticas e reflexivas capazes de superar a fragmentação e a linearidade do conhecimento. Conclusão: o cuidado de Enfermagem tem sido baseado numa assistência reducionista, refletindo o modelo cartesiano. Assim, a formação do enfermeiro busca contemplar saberes e experiências compartilhados de maneira que não exista o domínio de nenhuma disciplina sobre as outras, de nenhum profissional sobre o outro, aceitando as singularidades tanto dos profissionais como do próprio cliente/paciente.<hr/>RESUMEN Objetivo: reflexionar sobre la formación en Enfermería teniendo en consideración los principios del pensar complejo propuesto por Morin. Método: reflexión fundamentada en los principios de la Teoría de la Complejidad de Edgar Morin. Resultados: la aplicación de la complejidad en la enseñanza propuesta una educación emancipadora pautada en el cuestionamiento y en la transformación social. Comprende la formación de enfermeros que tengan como característica de su trabajo la interacción con el otro. Se hace necesario preparar al aprendiz para desarrollar actitudes y acciones críticas y reflexivas capaces de superar la fragmentación y la linealidad del conocimiento. Conclusión: el cuidado de Enfermería ha sido basado en una asistencia reduccionista, reflexionando el modelo cartesiano. Así, la formación del enfermero busca contemplar saberes y experiencias compartidas de manera que no exista el dominio de ninguna disciplina sobre las otras, de ningún profesional sobre otro, aceptando las singularidades tanto de los profesionales como del propio cliente/paciente.<hr/>ABSTRACT Objective: to reflect on nursing education, taking into account the principles of complex thinking proposed by Morin. Method: reflection based on the principles of the complexity theory by Edgar Morin. Results: the application of complexity in teaching proposes an emancipatory education based on questioning and social transformation. It comprises the education of nurses who interact with others as a characteristic of their work. It is necessary to prepare students to develop critical and reflective attitudes and actions to overcome the fragmentation and linearity of knowledge. Conclusion: nursing care has been based on a reductionist assistance, reflecting the Cartesian model. Thus, nursing education seeks to comprise shared knowledge and experiences so that no subject or professional overpowers another, accepting the uniqueness of professionals and patients. <![CDATA[ERRATUM]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100242&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: refletir sobre a formação em Enfermagem levando em consideração os princípios do pensar complexo proposto por Morin. Método: reflexão fundamentada nos princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Resultados: a aplicação da complexidade no ensino propõe uma educação emancipadora pautada no questionamento e na transformação social. Compreende a formação de enfermeiros que tenham como característica do seu trabalho a interação com o outro. Faz-se necessário preparar o discente para desenvolver atitudes e ações críticas e reflexivas capazes de superar a fragmentação e a linearidade do conhecimento. Conclusão: o cuidado de Enfermagem tem sido baseado numa assistência reducionista, refletindo o modelo cartesiano. Assim, a formação do enfermeiro busca contemplar saberes e experiências compartilhados de maneira que não exista o domínio de nenhuma disciplina sobre as outras, de nenhum profissional sobre o outro, aceitando as singularidades tanto dos profissionais como do próprio cliente/paciente.<hr/>RESUMEN Objetivo: reflexionar sobre la formación en Enfermería teniendo en consideración los principios del pensar complejo propuesto por Morin. Método: reflexión fundamentada en los principios de la Teoría de la Complejidad de Edgar Morin. Resultados: la aplicación de la complejidad en la enseñanza propuesta una educación emancipadora pautada en el cuestionamiento y en la transformación social. Comprende la formación de enfermeros que tengan como característica de su trabajo la interacción con el otro. Se hace necesario preparar al aprendiz para desarrollar actitudes y acciones críticas y reflexivas capaces de superar la fragmentación y la linealidad del conocimiento. Conclusión: el cuidado de Enfermería ha sido basado en una asistencia reduccionista, reflexionando el modelo cartesiano. Así, la formación del enfermero busca contemplar saberes y experiencias compartidas de manera que no exista el dominio de ninguna disciplina sobre las otras, de ningún profesional sobre otro, aceptando las singularidades tanto de los profesionales como del propio cliente/paciente.<hr/>ABSTRACT Objective: to reflect on nursing education, taking into account the principles of complex thinking proposed by Morin. Method: reflection based on the principles of the complexity theory by Edgar Morin. Results: the application of complexity in teaching proposes an emancipatory education based on questioning and social transformation. It comprises the education of nurses who interact with others as a characteristic of their work. It is necessary to prepare students to develop critical and reflective attitudes and actions to overcome the fragmentation and linearity of knowledge. Conclusion: nursing care has been based on a reductionist assistance, reflecting the Cartesian model. Thus, nursing education seeks to comprise shared knowledge and experiences so that no subject or professional overpowers another, accepting the uniqueness of professionals and patients.