Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Enfermagem]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0034-716720150002&lang=en vol. 68 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[The Brazilian Association of Nursing in the uncompromising defense of the Brazilian Unified Health System]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200185&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Relational skills and preserving patient privacy in the caring process]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200191&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: analisar o desenvolvimento e a mobilização de competências relacionais, centrais no processo de cuidar, pelo estudante de enfermagem ao longo do seu processo de formação. Método: estudo descritivo-correlacional de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída pelos estudantes do curso de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, no litoral de Portugal e os dados foram coletados através do Inventário de Competências Relacionais de Ajuda, já testado. Resultados: os estudantes adquirem gradualmente as competências genéricas, competências de comunicação e competências de contacto, atingindo a média mais alta no último ano do curso, enquanto na subescala competências empáticas os estudantes do 2º ano apresentam um valor médio superior. Conclusão: a idade e o ano do curso são variáveis decisivas na aquisição de competências específicas (empáticas e comunicação) pelos estudantes de enfermagem. <hr/>RESUMEN Objetivo: este estudio analiza el desarrollo y la movilización de expertos relacional, central en la atención al estudiante de enfermería a lo largo de su processo formación. Método: se realizó un estudio descriptivo-correlacional de enfoque cuantitativo. La muestra incluyó a los alumnos del curso de enfermería de la Escuela de Salud, en la costa de Portugal y los datos fueron recogidos a través del Inventario de Habilidades Relational Ayuda, ya probado. Resultados: los resultados obtenidos indican que los estudantes adquirir gradualmente “habilidades blandas”, “habilidades de comunicación” y “habilidades de contacto”, alcanzando el promedio más alto en el último año, mientras que en subescala de “habilidades empáticas” estudiantes de segundo año tienen un valor promedio más alto. Conclusión: la edad y el año del curso son variables determinantes en la adquisición de habilidades específicas (Empática y la comunicación) de los estudiantes de enfermería. <hr/>ABSTRACT Objective: to analyze the development and mobilization of relational skills central to the caring process among nursing students throughout their professional training. Method: this was a quantitative study, descriptive and cross-sectional in design. The sample consisted of nursing undergraduate students from the Higher School of Health Sciences, in the city of Évora, Portugal. Data were collected using the previously validated Helping Relational Skills Inventory. Results: the students gradually acquired “generic skills”, “communication skills” and “contact skills”, presenting the highest mean score in the last year of the program. However, the highest mean score for the “empathetic skills” subscale was presented by second-year students. Conclusion: age and year in program were found to be decisive variables regarding the acquisition of specifi c skills (empathetic and communication) by nursing students. <![CDATA[Cross-cultural cultural adaptation of the “Nursing Students’ Attitudes Toward Mental Health Nursing and Consumers” in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200198&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: realizar a adaptação transcultural a escala Nursing Students’ Attitudes Toward Mental Health Nursing and Consumers no Brasil. Métodos: os dados foram coletados em 2013, na cidade de Londrina-PR. As etapas metodológicas foram as de equivalência conceitual e de itens, equivalência semântica e equivalência operacional. Resultados: a validade de conteúdo realizada por um grupo de juízes, com o consenso mínimo de 80% resultou numa escala composta por 35 itens divididos em 6 fatores. Houve concordância de 100% dos juízes quanto aos parâmetros de clareza de linguagem, pertinência prática, e relevância teórica, assim como para exclusão de um fator. Conclusão: o instrumento está adaptado culturalmente para o Brasil, assim como apresenta validade de conteúdo satisfatória. São sugeridos estudos das propriedades psicométricas como a validade de construto, consistência interna e a confiabilidade do instrumento. <hr/>RESUMEN Objetivo: hacer la adaptación transcultural de la escala “Nursing Students’ Attitudes Toward Mental Health Nursing and Consumers” en Brasil. Métodos: los datos fueron recogidos en 2013, en Londrina, Brasil. Los pasos metodológicos fueron la equivalencia conceptual y equivalencia semántica y operativa. Resultados: la validez de contenido hecho por uno grupo de jueces, con uno consenso de 80% resultó en una escala de 35 ítems, divididos en 6 factores. Hubo un acuerdo del 100% de los jueces para los parámetros de la claridad del lenguaje, la relevancia práctica y relevancia teórica, así como para la exclusión de uno factor. Conclusión: este instrumento ha sido culturalmente adaptado en Brasil, así como también presenta validez de contenido satisfactoria. Los estudios futuros se sugieren la evaluación de las propiedades psicométricas y validez de constructo, la consistencia interna y la fiabilidad del instrumento. <hr/>ABSTRACT Objective: to make across-cultural adaptation of the “Nursing Students’ Attitudes Toward Mental Health Nursing and Consumers” scale in Brazil. Method: the scale was tested regarding conceptual, item, semantic, and operational equivalence. Results: content validation was conducted by an expert committee with a minimum consensus level of 80%. This process resulted in a 35-item scale divided into 6 factors. The experts reached 100% consensus on the scale’s clarity of language, practical pertinence and theoretical relevance, as well as on the need for excluding one factor. Data were collected in 2013 in the city of Londrina, Paraná, Brazil. Conclusion: the instrument was cross-culturally adapted to Brazilian Portuguese and presented satisfactory content validity. We propose further studies on the scale’s psychometric properties, such as construct validity, internal consistency and reliability. <![CDATA[Perception of primary healthcare management nurses on the nursing process]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200206&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: analisar a percepção dos enfermeiros gestores da atenção primária à saúde sobre o processo de enfermagem. Método: estudo qualitativo em que os dados foram coletados por meio de entrevistas e analisados a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Resultados: os gestores reconhecem a importância do processo de enfermagem, embora sua implementação não seja prioridade no momento. Existe dificuldade conceitual e não compreensão de que a implementação da metodologia de assistência deva perpassar pela gestão municipal. Conclusão: necessita-se de ampliação da visão dos gestores quanto à importância do processo de enfermagem e qualificação dos profissionais. Acredita-se na participação ativa dos órgãos legisladores de enfermagem, gestão local de saúde e governo federal para que a implementação do processo de enfermagem seja viabilizada. <hr/>RESUMEN Objetivo: analizar las percepciones de los gerentes de enfermería de atención primaria de salud en el proceso de enfermería. Métodos: estudio cualitativo; los datos fueron recolectados a través de entrevistas y analizados desde el Análisis de Contenido propuesta por Bardin referencial teórico. Resultados: los gerentes reconocen la importancia del proceso de enfermería, aunque su aplicación no es la prioridad en este momento. No hay ninguna dificultad conceptual y la comprensión de que la ejecución de la ayuda metodología debe impregnar la gestión municipal. Conclusión: es necesario ampliar la visión de los administradores en cuanto a la importancia del proceso y la calificación de enfermería. Cree en la participación activa de los órganos legislativos de enfermería, administración de salud local y el gobierno federal para la aplicación del proceso de enfermería es factible. <hr/>ABSTRACT Objective: this qualitative study aimed to analyze the perceptions of primary health care management nurses on the nursing process. Method: data were collected through interviews and analyzed by the Content Analysis proposed by Bardin’s theoretical framework. Results: managers recognize the importance of the nursing process, although its implementation was not a priority at the time of the interviews. A conceptual diffi culty and a lack of understanding that the implementation of the care methodology should be a cross-departmental action in the local healthcare management were clearly observed. Conclusion: managers should have their perspectives broadened concerning the relevance of the nursing process and the professional training. The active participation of legislative nursing bodies, local healthcare management and the federal government may open the way for the effective implementation of the nursing process. <![CDATA[Body mass index, waist circumference, and arterial hypertension in students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200214&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: investigar qual o melhor preditor antropométrico de hipertensão arterial em alunos de escolas privadas. Método: estudo transversal, com amostra composta por 286 alunos com idade de 10 a 14 anos de duas escolas privadas de Paranavaí-Paraná. As variáveis analisadas foram: índice de massa corporal, circunferência de cintura e pressão arterial. Na análise estatística foram utilizados os testes de correlação parcial de Pearson e a regressão logística multivariada, considerando-se p&lt;0,05. Resultados: os dois indicadores antropométricos demonstraram fracas correlações com os níveis sistólicos e diastólicos, com coeficientes (r) variando de 0,27 à 0,36 (p&lt; 0,001). Na análise multivariada, o único indicador antropométrico associado ao risco de hipertensão arterial foi a circunferência de cintura (OR= 2,3; IC 95%: 1,1-4,5) independente da idade e gênero. Conclusão: nesta faixa etária, a circunferência de cintura parece ser melhor do que índice de massa corporal como preditor de hipertensão arterial. <hr/>RESUMEN Objetivo: investigar cuál es el mejor predictor antropométrico de la hipertensión arterial en los alumnos de escuelas particulares. Métodos: estudio transversal con muestra compuestas por 286 alumnos con edad de 10 a 14 años de dos escuelas privadas de Paranavaí-Paraná. Las variables analizadas fueron: índice de masa corporal, circunferencia de la cintura y la presión arterial sistólica y diastólica. En el análisis de estadísticas fueron utilizadas las pruebas de correlación parcial de pearson y regresión logística multivariada considerándose p&lt;0.05. Resultados: los dos indicadores antropométricos han mostrado débiles correlaciones con los niveles sistólicos y diastólicos, con Coeficientes (r) variando de 0,27 a 0,36 (p&lt;0,001). En el análisis multivariado el único indicador antropométrico asociado al riesgo de hipertensión arterial fue la circunferencia de la cintura (OR=2,3; IC 95%: 1,1- 4,5) independiente de la edad y el género. Conclusión: en este grupo de edad, la circunferencia de la cintura parece ser mejor de que el índice de masa corporal como predictor de la hipertensión arterial. <hr/>ABSTRACT Objective: to investigate what is the best anthropometric predictor of arterial hypertension among private school students. Method: this was a cross-sectional study with 286 students between the ages of 10 and 14 from two private schools in the city of Paranavaí, Paraná, Brazil. The following variables were analyzed: body mass index, waist circumference and blood pressure. Statistical analysis was conducted with Pearson’s partial correlation test and multivariate logistic regression, with p&lt;0.05. Results: both anthropometric indicators displayed weak correlation with systolic and diastolic levels, with coeffi cients (r) ranging from 0.27 to 0.36 (p &lt; 0.001). Multivariate analysis showed that the only anthropometric indicator associated with arterial hypertension was waist circumference (OR= 2.3; 95% CI: 1.1-4.5), regardless of age or gender. Conclusion: this age group, waist circumference appeared to be a better predictor for arterial hypertension than body mass index. <![CDATA[Critical incidents in nursing academics: discovering a new identity]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200219&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN Objetivo: estudio cualitativo que siguió los principios de la teoría fundamentada con el fin de analizar la identidad profesional de docentes de enfermería por medio del análisis de incidentes críticos que más las desestabilizaban. Método: entrevistas semi-estructuradas fueron realizadas a siete enfermeras que actúan como docentes e investigadoras en una universidad privada de Barcelona. Resultados: el material empírico resultante fue organizado en dos categorías: caracterización de los incidentes críticos y reacción de las enfermeras frente a ellos. Conclusión: se concluye que la identidad profesional de estas enfermeras en el campo académico está aún en construcción y que la inexperiencia es el mayor obstáculo que enfrentan para gestionar los incidentes críticos en el trabajo docente. <hr/>RESUMO Objetivo: estudo qualitativo que seguiu os princípios da teoria fundamentada em dados com o objetivo de analisar a identidade profissional de docentes de enfermagem por meio da análise de incidentes críticos que mais as desestabilizaram. Método: entrevistas semiestruturadas foram realizadas com sete enfermeiras que atuam como docentes e pesquisadoras em uma universidade privada de Barcelona. Resultados: o material empírico resultante foi organizado em duas categorias: caracterização dos incidentes críticos e reação das enfermeiras frente a eles. Conclusão: concluiu-se que identidade profissional dessas enfermeiras no campo acadêmico está ainda em construção e a que inexperiência é o maior obstáculo que enfrentam para gerenciar incidentes críticos no trabalho docente. <hr/>ABSTRACT Objective: a qualitative study that followed the principles of the grounded theory in order to analyze the professional identity of nursing academics through the analysis of the most disturbing critical incidents. Method: semi-structured interviews were conducted with seven nurses who worked as professors and researchers in a private university in Barcelona. Results: the resulting empirical material was organized into two categories: characterization of critical incidents and responsiveness to the incident. Conclusion: the professional identity of nurses regarding the academic area is still under construction and inexperience is the major obstacle in the management of critical incidents in the teaching career. <![CDATA[Mother recognition in the Neonatal Intensive Care Unit]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200228&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: analisar experiências maternas em Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal, com foco nas relações de reconhecimento. Método: estudo qualitativo, desenvolvido na perspectiva da hermenêutica gadameriana, fundamentado no conceito honnethiano de reconhecimento. Foram entrevistadas, em profundidade, dez mães de crianças internadas em Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal. Resultados: há comprometimentos no processo de reconhecimento materno na unidade e, como desdobramento, surgem sentimentos de obrigação e insegurança para o cuidado do filho e fragilidades na autoestima. Conclusão: as interações com os profissionais de saúde e as normas e protocolos ali existentes promovem vulnerabilidades e comprometem o reconhecimento e a autonomia materna. <hr/>RESUMEN Objetivo: analizar la experiencia derivada de la maternidad en la Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales, centrándose en las relaciones de reconocimiento. Método: estudio cualitativo, desarrollado desde la perspectiva de la hermenéutica de Gadamer, basado en el concepto honnethiano de reconocimiento. Fueron entrevistados en profundidad diez madres de niños ingresados en una Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales. Resultados: existen deficiencias en el proceso de reconocimiento materno en la UCIN y, por consiguiente, surgen sentimientos de inseguridad y obligación de cuidar de su hijo resultando en debilidades en su autoestima. Conclusión: las interacciones con profesionales de la salud en la unidad y las normas y protocolos allí existentes llevan a vulnerabilidades y comprometen el reconocimiento y autonomía materna. <hr/>ABSTRACT Objective: analyze the maternal experience in a neonatal intensive care unit, focusing on relations of recognition. Method: a qualitative study, built on the perspective of Gadamer’s hermeneutics, based on Honneth’s concept of recognition. In-depth interviews were conducted with 10 mothers of children admitted to a neonatal intensive care unit. Results: failures were reported in the process of mother recognition in the unit, with consequent feelings of insecurity and obligation to child care, resulting in fragility of self-esteem. Conclusion: interactions with health professionals in the NICU and its standards and protocols cause vulnerabilities and affect maternal recognition and autonomy. <![CDATA[The work in prison: reflections on the health of prison officers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200235&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: conhecer as condições de trabalho de agentes penitenciários e os reflexos do exercício da atividade laboral em sua saúde. Método: pesquisa descritiva, qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista aberta com agentes de um presídio regional e submetidos a análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: os resultados revelaram condições de trabalho insatisfatórias por deficiência de recursos materiais e descaso do poder público com as questões inerentes à ressocialização do apenado, resultando em exposição aos riscos psicossociais, insatisfação e desgaste emocional dos trabalhadores. Conclusão: investimentos na segurança dos trabalhadores podem contribuir para a promoção de sua saúde. <hr/>RESUMEN Objetivo: conocer las condiciones laborales de guardias de prisión y las consecuencias del ejercicio de la actividad laboral en su salud. Método: investigación cualitativa y descriptiva. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas abiertas con agentes de una cárcel regional y se sometieron a análisis de contenido en la modalidad temática. Resultados: los resultados mostraron condiciones insatisfactorias por la falta de recursos materiales y el abandono por parte del gobierno en los asuntos relacionados con la rehabilitación del condenado, lo que resulta en la exposición a riesgos psicosociales, la insatisfacción y el agotamiento emocional de los trabajadores. Conclusión: las inversiones en la seguridad de los trabajadores pueden contribuir a la promoción de su salud. <hr/>ABSTRACT Objective: to understand the working conditions of prison offi cers and the repercutions of labor activity on their health. Method: qualitative and descriptive research. Data were collected through open interviews with the prison offi cers of a regional prision and the speeches were submitted to content analysis. Results: the results showed unsatisfactory working conditions due to poor material resources and neglect of governmental regarding rehabilitation of convicts, resulting in workers’ exposure to psychosocial risks, dissatisfaction, and emotional distress. Conclusion: investments on the security of workers may contribute to their health promotion. <![CDATA[Vulnerability of families of elderly citizens cared for by the Family Health Strategy]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200244&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: estudo descritivo, exploratório, de corte transversal, cujo objetivo foi identificar a vulnerabilidade de famílias de idosos assistidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Método: foi desenvolvido por meio de entrevistas domiciliárias realizadas com uma amostra de 500 famílias de idosos assistidas por 32 equipes da ESF da cidade de Dourados, MS. O Índice de Desenvolvimento da Família (IDF) foi adaptado para classificá-las em função da situação de vulnerabilidade. Resultados: os resultados revelaram a presença de famílias multigeracionais, com baixa escolaridade entre os indivíduos com idade superior a 20 anos e alta taxa de analfabetismo entre os idosos. Identificaram-se 403 famílias em situação de vulnerabilidade aceitável, 95 em vulnerabilidade grave e duas famílias em situação de vulnerabilidade muito grave. As dimensões mais críticas do IDF foram os acessos ao conhecimento e ao trabalho. Conclusão: conclui-se que há necessidade de mais investimentos no cuidado a esses idosos e suas famílias na Atenção Básica. <hr/>RESUMEN Objetivo: estudio descriptivo, exploratorio, transversal, con el objetivo de identificar la vulnerabilidad de familias adultos mayores asistidas por la Estrategia Salud de la Familia (ESF). Método: fue desarrollado mediante entrevistas a una muestra de 500 familias de adultos mayores bajo la responsabilidad de 32 equipos de ESF en la ciudad de Dourados, MS, Brasil. El Índice de Desarrollo de la Familia (IDF) fue adaptado para clasificar las familias de acuerdo a la situación de vulnerabilidad. Resultados: los resultados revelaron la presencia de familias multigeneracionales con bajo nivel de educación entre las personas mayores de 20 años y las altas tasas de analfabetismo entre los adultos mayores. Se identificaron 403 familias en situación de vulnerabilidad aceptable, 95 con vulnerabilidad grave y dos familias en situación de vulnerabilidad muy grave. Las dimensiones más críticas en el IDF fueron el acceso al conocimiento y al trabajo. Conclusión: se concluye que existe la necesidad de una mayor inversión, con un enfoque en la atención primaria, con el fin de atender a las personas mayores y sus familias. <hr/>ABSTRACT Objective: the present descriptive, exploratory, cross-sectional study aimed to identify the vulnerability of families of elderly citizens cared for by the Family Health Strategy (FHS). Method: the research employed home interviews and was developed with a sample of 500 families of aged people cared for by 32 FHS teams in the city of Dourados, MS, Brazil. The Family Development Index (FDI) was adapted in order to classify the families according to their degree of vulnerability. Results: the results revealed the presence of multigenerational families with low educational levels among individuals over the age of 20 and high illiteracy rates among elderly citizens. There were 403 families whose vulnerability was acceptable, 95 in severe vulnerability, and two families in a condition of very severe vulnerability. The most critical dimensions of the FDI were the access to knowledge and to work. Conclusion: the study identifi ed that there is still a need for further investments that can assist these aged people and their families in the Primary Health Care. <![CDATA[Manual for monitoring the quality of nursing home care records]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200253&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: construir e validar um instrumento para monitorar a qualidade dos registros de enfermagem no Programa de Assistência Domiciliar (PAD) em um hospital universitário. Método: estudo metodológico envolvendo a elaboração de um manual e submetido à validação de conteúdo por seis juízes sob consenso ≥ 80%. A coleta ocorreu em 2012 por meio de questionário contendo: evolução de enfermagem, diagnóstico e prescrição de enfermagem e normas para os registros da equipe de enfermagem preconizadas pelo Conselho Regional de Enfermagem-SP e pela instituição. Os itens do manual foram julgados de acordo com as variáveis - relevância, pertinência, clareza e simplicidade. Resultados: das 39 proposições 100% atingiram consenso ≥ 80% em relevância, pertinência e clareza; 92,3% em simplicidade. Os itens sono/repouso, mobilidade e checagem nas atividades prescritas não atingiram consenso mínimo favorável, sendo aprimorados pelas sugestões dos juízes. Conclusão: acreditamos que o instrumento possibilitará a melhoria dos processos de trabalho no PAD. <hr/>RESUMEN Objetivo: construir y validar un instrumento para monitorear la calidad del registros de enfermería en Programa de Atención Domiciliaria (PAD) de un Hospital Universitario. Metodo: estudio metodológico. Fue construido un manual y sometió a validación de contenido por seis jueces bajo el consenso ≥80%. La recogida currió en 2012, con un cuestionario que contiene: evolución de enfermería, diagnóstico y prescripción de enfermería y normas para los registros del personal de enfermaria estabelecidas por Consejo Regional de Enfermería-SP y por la institución. Los artículos del manual fueran juzgadso conforme las variables relevancia, pertinencia, claridad y sencillez. Resultados: de las 39 proposiciones 100% alcanzó consenso ≥ 80% en la relevancia, pertinencia y claridad; 92,3% en la simplicidad. Los itens sueño/resto, movilidad y verificar las actividades prescritas no alcanzó consenso favorable, siendo mejoradas por las sugerencias de los jueces. Conclusión: creemos que el instrumento permitirá la mejora de los procesos de trabajo en PAD. <hr/>ABSTRACT Objective: to build and validate an instrument aimed at monitoring the quality of nursing records in the Home Care Program (HCP) of a university hospital. Method: methodological study involving the elaboration of a manual, whose content was later submitted to six experts for validation, reaching a ≥ 80% consensus. The data collection process was carried out in 2012 by means of a questionnaire comprised of the following issues: nursing evolution, nursing diagnosis, and nursing prescription, and standards for the nursing team recommended by the Regional Nursing Council of São Paulo and by the assessed institution. Manual items were judged according to the following variables: relevance, pertinence, clarity and simplicity. Results: of the 39 propositions, 100% achieved ≥ 80% agreement in the relevance, pertinence and clarity variables; 92.3% in the simplicity variable. Sleep/rest, Mobility and Check-out variables did not reach a favorable minimum consensus in the prescribed activities and were improved following suggestions from the experts. Conclusion: we believe that the instrument will enable the improvement of the HCP’s work process. <![CDATA[Content analysis of a technology to the nursing diagnostic reasoning]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200261&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: submeter à análise do conteúdo uma estratégia metacognitiva de avaliação indireta no pré-encontro com o cliente. Método: estudo metodológico. Utilizou-se o índice de concordância e confiabilidade entre juízes para os critérios de pertinência, adequação, clareza, concisão e precisão de uma tecnologia para raciocínio diagnóstico de enfermagem por iniciantes por meio de formulário eletrônico. Fizeram parte da amostra 13 juízes. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Resultados: houve alta concordância e confiabilidade interavaliadores para 85 itens relacionados à etapa de coleta de dados e descrição da estratégia. Apenas cinco itens não alcançaram os critérios de validação e devem ser reformulados. Conclusão: a avaliação indireta no préencontro é pertinente ao processo de raciocínio diagnóstico, sendo possível desenvolver habilidades e competências diagnósticas no iniciante por meio de estratégias, propostas em uma tecnologia inovadora sob a forma de diagrama. <hr/>RESUMEN Objetivo: analizar el contenido de una estrategia metacognitiva de la evaluación indirecta en la reunión previa con el cliente. Método: investigación metodológica; se utilizó el índice de concordancia y confiabilidad interevaluadores a los criterios de pertinencia, claridad adecuación, concisión y precisión de una tecnología para el razonamiento diagnóstico de enfermería para los principiantes a través de medios electrónicos. La muestra estuvo conformada por 13 jueces. Los datos fueron analizados utilizando estadística descriptiva. Resultados: alta confiabilidad interevaluadores de 85 artículos relacionados con la etapa de recolección de datos y la descripción de la estrategia. Sólo 05 artículos no alcanzaron los criterios de validación y deben ser modificados. Conclusión: se concluye que la evaluación indirecta en la reunión previa es relevante para el proceso de razonamiento de diagnóstico, es posible desarrollar habilidades y destrezas de diagnóstico a los principiantes a través de estrategias, propuestas sobre la tecnología innovadora en la forma de un diagrama. <hr/>ABSTRACT Objective: to undergo a content analysis of a metacognitive strategy of indirect assessment in the pre-encounter with the client. Method: methodological study. Agreement and inter-rater reliability index for the criteria: relevance, adequacy, clarity, conciseness and accuracy of a technology to the nursing diagnosis reasoning for novices through an electronic form. The sample consisted of 13 raters. Data were analyzed using descriptive statistics. Results: high agreement and inter-rater reliability for 85 items related to data collection stage and the strategy description. Only fi ve items did not reach the validation criteria and must be rewritten. Conclusion: indirect assessment of the pre-encounter is relevant to the diagnostic reasoning process, being possible to develop competencies and diagnostic skills in the novice through strategies, proposals on innovative technology in the form of a diagram. <![CDATA[Non-conventional technologies for data collection in Brazilian dissertations and theses]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200269&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: caracterizar as tecnologias não convencionais utilizadas para a coleta de dados das dissertações e teses disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações (CEPEn) da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Método: pesquisa documental, com coleta de dados realizada nos catálogos de teses e dissertações disponíveis no sítio da ABEn, do Volume XIX ao Volume XXI. Foram elencados como indicadores de coleta: nível acadêmico; instituição de ensino; ano; formação do autor; local; tecnologia não convencional utilizada; tipo de tecnologia; associação com técnicas convencionais; desenho metodológico; benefícios e limitações metodológicas. Resultados: de um quantitativo de 6346 estudos, apenas 121 (1,91%) utilizaram tecnologias não convencionais para coleta de dados, representando a amostra final da pesquisa. Conclusão: conclui-se que as pesquisas da Enfermagem brasileira ainda carecem de inovações metodológicas de coleta de dados. <hr/>RESUMEN Objetivo: caracterizar las tecnologías no convencionales utilizadas para la recolección de datos de disertaciones y tesis disponibles en el Catálogo de Tesis y Disertaciones (CEPEn) de la Asociación Brasileña de Enfermería (ABEn). Método: investigación documental cuyos datos fueron recogidos en la colección de datos catálogos de tesis y disertaciones disponibles en el sitio de la ABEn, del Volumen XIX hasta el Volumen XXI. Fueron utilizados como indicadores de recolección: nivel académico; institución educativa; año; formación del autor; local; tecnología no convencional usada; tipo de tecnología; asociación con técnicas convencionales; diseño metodológico; beneficios y limitaciones metodológicas. Resultados: de un número de 6346 estudios, sólo 121 (1,91%) utilizaran tecnologías no convencionales para la recogida de datos, que representa la muestra final de la encuesta. Conclusión: se concluye que las investigaciones de la enfermería brasileña aún carecen de las innovaciones metodológicas para la recolección de datos. <hr/>ABSTRACT Objective: to characterize non-conventional technologies used for data collection of dissertations and theses available in the Catalog of Theses and Dissertations (CEPEn) of the Brazilian Nursing Association (ABEn). Method: this is a documentary research, whose data were collected in the catalogs of theses and dissertations available at the ABEn website, from Volumes XIX to XXI. The indicators collected were: academic level; educational institution; year; qualification of the author; setting; non-conventional technology used; type of technology; association with conventional techniques; methodological design; benefi ts and methodological limitations. Results: from a total of 6346 studies, only 121 (1.91%) used non-conventional technologies for data collection, representing the fi nal sample of the study. Conclusion: it is concluded that Brazilian Nursing researches still need methodological innovations for data collection. <![CDATA[Perception of nursing undergraduate students on self-aging]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200278&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: analisar a percepção dos graduandos de enfermagem sobre o próprio envelhecimento. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada em agosto e setembro de 2011, com 18 graduandos de enfermagem de uma Universidade pública de Salvador (Bahia). Os depoimentos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: apreendeu-se o núcleo temático: Percepção do graduando de enfermagem sobre o próprio envelhecimento e, a partir deste, emergiram duas subcategorias: A) O Não Pensar; B) O contexto influenciando no processo. Conclusão: os graduandos revelam que o envelhecimento está intrínseco ao desenvolvimento humano, e possui o vínculo familiar, a espiritualidade e atividade física como ferramentas fundamentais para um envelhecimento ativo. Entretanto, os mesmos relatam que, o modo de vida acelerado e estressante vivido na sociedade possibilita inserir hábitos considerados inadequados, como o consumo de “fast food” e álcool, que trazem influências negativas para o próprio processo de envelhecimento. <hr/>RESUMEN Objetivo: analizar la percepción de los estudiantes de enfermería sobre su proprio envejecimiento. Método: estudio cualitativo, realizado en agosto y septiembre de 2011, con 18 estudiantes de enfermería de una universidad pública en Salvador/Bahia. Los datos fueron analizados através de análisis de contenido. Resultado: incautados el tema central: Percepción de alumnos de enfermería sobre su propio envejecimiento y de esto surgieron dos subcategorías: A) No creo; B) El contexto influye en el proceso. Conclusión: los estudiantes revelan que el envejecimiento es intrínseco al desarrollo humano, y tiene los vínculos familiares, la espiritualidad y la actividad física como herramienta clave para el envejecimiento activo. Sin embargo, el mismo informe que, debido a la forma de vida que se vive en la sociedad de ritmo rápido y estresante permite insertar hábitos considerados inadecuados, como el consumo de “comida rápida” y el alcohol y convertirse en influencias negativas para su propio proceso tuvo como objetivo analizar de los estudiantes de enfermería su propio envejecimiento. <hr/>ABSTRACT Objective: to analyze the perceptions of nursing undergraduate students on their self-aging process. Method: qualitative study carried out between August and September, 2011 with 18 nursing undergraduate students of a public university in Salvador, Bahia. The interviews were analyzed by means of the Content Analysis method. Results: the following thematic concept was apprehended: Perceptions of nursing undergraduates on their self-aging, which generated two subcategories: A) The “don’t think about it” process; B) The context infl uencing the process. Conclusion: undergraduates reveal that the aging process is an intrinsic factor to human development. Family ties, spirituality and physical activity would be key mechanisms toward active aging. However, students also reported that their accelerated and stressed social lifestyles led to inadequate habits, such as the consumption of fast food and alcohol, which become negative infl uences in their aging process. <![CDATA[Symbolic effects capitalized by nurses from the National Institute of Cancer in Brazil (1980 – 1990)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200284&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: descrever as estratégias dos enfermeiros do Instituto Nacional de Câncer para divulgação do seu capital científico e discutir os efeitos simbólicos capitalizados no campo da oncologia na década de 1980. Método: estudo histórico-social, cujas fontes primárias constituíram-se de documentos escritos e depoimentos orais e, as secundárias, de artigos e livros sobre o tema, fundamentado com os conceitos de capital científico e habitus do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Resultados: evidenciou-se a efetiva atuação do enfermeiro desse Instituto nas políticas de prevenção e controle do câncer e das estratégias utilizadas no ensino de enfermagem em oncologia no curso de graduação. Concluiu-se que a Enfermagem destacou-se, nesse contexto, através da difusão do seu capital científico, como participante da construção de um campo científico da Enfermagem oncológica no Brasil, com destaque à ocupação de alguns espaços sociais importantes. <hr/>RESUMEN Objetivo: describir las estrategias de los enfermeros en el Instituto Nacional de Câncer (Instituto Nacional del Cáncer) para difundir su capital científico y discutir los efectos simbólicos capitalizados en el campo de la oncología en la década de 1980. Método: estudio sociohistórico, cuyas fuentes primarias consistieron en documentos escritos y testimonios orales, y las secundarias, de artículos y libros sobre el tema, en base a los conceptos de capital científico y habitus del sociólogo francés Pierre Bourdieu. Resultados: se presentó el desempeño eficaz de los enfermeros en este Instituto en las políticas de prevención y control del cáncer y de las estrategias utilizadas en la enseñanza de la enfermería oncológica a nivel de graduación. Se concluyó que la enfermería se destaca, en este contexto, a través de la difusión de su capital científico, como participante en la construcción de un campo científico de la enfermería oncológica en Brasil, destacando la ocupación de algunos espacios sociales importantes. <hr/>ABSTRACT Objective: to describe the strategies of nurses in the National Institute of Cancer to disseminate its scientifi c capital and discuss the symbolic effects capitalized in the fi eld of oncology in the 1980s. Method: historical social studies, with primary sources consisting of written documents and oral reports, and as secondary sources, articles and books on the subject, based on the French sociologist Pierre Bourdieu’s concepts of scientifi c capital and habitus. Results: it revealed the effective performance of nurses in this Institute on policies of cancer prevention and control and strategies used in the teaching of oncology nursing at the undergraduate level. In conclusion, nursing stands out in this context, through the dissemination of its scientifi c knowledge, as a participant in the construction of a scientifi c fi eld of oncology nursing in Brazil, highlighting the occupation of important social areas. <![CDATA[Weaknesses of vaccine storage in Primary Healthcare Centers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200291&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: avaliar por meio da abordagem qualitativa a conservação de vacinas nas Unidades de Atenção Primária à saúde. Método: pesquisa avaliativa, de abordagem qualitativa. Foram realizadas 30 entrevistas com enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem e referência técnica em imunização, responsáveis pelas 12 salas de vacina que obtiveram 100% dos critérios estruturais avaliados. Os depoimentos dos sujeitos foram gravados, organizados e analisados por meio da Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Resultados: a avaliação apontou um desconhecimento dos enfermeiros e técnicos ou auxiliares de enfermagem sobre os efeitos da baixa temperatura sobre as vacinas. Entraves também foram encontrados em relação à supervisão do enfermeiro nas atividades em sala de vacina e em relação ao conhecimento necessário dos trabalhadores para o cuidado com a sua conservação. Conclusão: a conservação de vacina não está adequada e pode comprometer a qualidade do imunobiológico dispensado à população. <hr/>RESUMEN Objetivo: evaluar por médio de la abordaje cualitativa la conservación de vacunas en las Unidades de Atención Primária de Salud. Método: investigación evaluativa, de abordaje cualitativa en la cual fueron realizadas 30 entrevistas con el enfermero, el técnico/auxiliar de enfermería y el profesional referencia técnica en inmunización, responsables pelas 12 salas de vacuna que obtuvieron el 100% de los criterios estructurales elegibles para la investigación. Los depoimentos gravados de los sujeitos fueron organizados y analisados a través de método de analisis temático de contenido. Resultados: el estudio apuntó un desconocimiento de los enfermeros y técnicos/auxiliares de enfermería sobre los efectos de la baja temperatura sobre las vacunas. Entraves também fueron encontrados en relación a la supervisión del enfermero en las actividades en sala de vacuna y el conocimiento necesario de lós trabajadores para el cuidado con su conservación. Conclusión: la conservación de vacuna no está adecuada y pode comprometer la calidad del imunobiológico dispensado a la plobación. <hr/>ABSTRACT Objective: assessment through qualitative approach of vaccine storage in Primary Healthcare Centers. Method: assessment study of qualitative approach in which 30 interviews were conducted with nurses, nursing technicians or assistants and technical reference in immunization, in 12 vaccine rooms that had 100% of the structural criteria evaluated. Recorded testimonials of the subjects were organized and analyzed using thematic Content Analysis. Results: the assessment pointed to absence of knowledge on the parts of nurses and nursing technicians and assistants with respect to the effects of low temperature on vaccines. Barriers were also encountered in relation to the supervision of nurses in the vaccine room activities and in relation to the knowledge needed by workers to care for preservation of vaccines. Conclusion: vaccine storage is inadequate and may compromise the quality of the immunobiologicals dispensed to the populace. <![CDATA[Knowledge and practice of the nurse about leprosy: actions of control and elimination]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200297&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: avaliar o conhecimento e a prática de enfermeiros da atenção primária de saúde quanto às ações de controle e eliminação da hanseníase. Método: estudo avaliativo, com abordagem qualitativa, utilizando o Discurso do Sujeito Coletivo, cujos dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, realizada com 16 enfermeiros. Resultados: os dados coletados revelaram que os profissionais de saúde possuem conhecimento suficiente sobre a Política Nacional de Controle e Eliminação da Hanseníase (PNCEH) e que as principais ações preconizadas foram executadas, porém, a notificação de casos suspeitos ou confirmados e a reinserção social do doente não foram citadas. Conclusão: manter os doentes em tratamento, sobrecarga de trabalho, falta de interdisciplinaridade e tratamento realizado em outros locais fora da comunidade foram dificuldades relatadas pelos profissionais. Os enfermeiros conhecem as ações direcionadas à assistência ao hanseniano, entretanto, o estudo aponta para a necessidade de uma prática mais alinhada ao que preconiza a PNECH. <hr/>RESUMEN Objetivo: evaluar el conocimiento y la práctica de los enfermeros que trabajan en la atención primaria de salud como las acciones de control y eliminación de la hanseniasis. Método: es un estudio evaluativo con enfoque cualitativo, utilizando el Discurso del Sujeto Colectivo, cuyos datos fueron recolectados a través de entrevistas semi-estructuradas con 16 enfermeros. Resultados: los datos obtenidos revelaron que los profesionales de la salud tienen el conocimiento suficiente sobre la Política Nacional de Control y Erradicación de la Hanseniasis (PNCEH) y que las principales acciones recomendadas se han implementado, pero la notificación de los casos sospechosos o confirmados y reinserción social del paciente no fue mencionado. Conclusión: mantener a los pacientes en tratamiento, exceso de trabajo, falta de interdisciplinariedad y tratamiento realizado en otros lugares fuera de la comunidad fueron problemas reportados por el personal de salud. Los enfermeros conocen las acciones destinadas a ayudar a los pacientes con hanseniasis, sin embargo, el estudio apunta la necesidad de una practica más direccionado a lo que defiende la PNECH. <hr/>ABSTRACT Objective: to assess the knowledge and practice of primary health care nurses about control and elimination actions of leprosy. Method: evaluation study with qualitative approach, using the Discourse of the Collective Subject, data were collected through semi-structured interviews conducted with 16 nurses. Results: the data collected revealed that health professionals have suffi cient knowledge about the National Policy on Control and Elimination of Leprosy (NPCEL) and that the main actions preconized were applied, however, notifi cation of suspected or confi rmed cases and social reintegration of the patient were not mentioned. Conclusion: keeping patients in treatment, overload of work, lack of interdisciplinarity and treatment performed at other locations outside of the community were diffi culties reported by professionals. Nurses know the actions addressed at assistance of leprosy patients, however, the study points to the need for a practice which is more aligned to what advocates NPCEL. <![CDATA[Risk assessment of patient falls while taking medications ordered in a teaching hospital]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200305&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: estratificar medicamentos prescritos em escala de risco de queda, identificando subgrupos de medicamentos e unidades de internação com maior risco de queda. Método: estudo retrospectivo em prescrições de clínica médica, clínica cirúrgica, unidade de terapia intensiva geral. Fatores de risco considerados: 1) hipotensão ortostática; 2) hipotensão arterial; 3) hipertensão arterial; 4) bradicardia; 5) agitação psicomotora; 6) confusão mental; 7) tontura; 8) sonolência/sedação; 9) diminuição da visão; 10) convulsões; 11) atonia/distonia/fraqueza muscular; 12) hipoglicemia; 13) urgência micção e 14) urgência defecação/diarreia. Estabeleceu-se graus de risco: 0: 0 fator; I: 1-2 fatores; II: 3-5 fatores; III: 6-9 fatores e IV: 10-14 fatores. Resultados: foram analisados 3893 medicamentos, estratificados como graus: 0 22,7%; I 33,5%; II 28%; III 15,1%; IV 0,7%. Os graus III e IV referiram-se mais frequentemente a fármacos para distúrbios da acidez gástrica, 22,6%, e psicolépticos, 100%. Conclusão: conhecer fatores de risco associados aos medicamentos pode contribuir para prevenção e diminuição de quedas, sobretudo quando regimes terapêuticos não podem ser modificados. <hr/>RESUMEN Objetivo: estratificar medicamentos prescriptos en escala de riesgo propuesta, identificando subgrupos de drogas y unidades de hospitalización con mayor riesgo de caídas. Método: estudio retrospectivo en prescripciones de clínica médica, clínica quirúrgica, unidad de cuidados intensivos. Factores de riesgo considerados: 1) hipotensión postural; 2) hipotensión arterial; 3) hipertensión arterial; 4) bradicardia; 5) agitación psicomotora; 6) confusión mental; 7) mareos; 8) somnolencia/sedación; 9) convulsiones; 10) disminución visión; 11) atonía/distonía/debilidad muscular; 12) hipoglucemia; 13) urgencia orinar; 14) urgencia defecar/diarrea. Grados de riesgo establecidos: 0: 0 factores; I: 1-2 factores; II: 3-5 factores; III: 6-9 factores, IV: 10-14 factores. Resultados: analizados 3893 medicamentos estratificados como grados: 0 22,7%; I 33,5%; II 28%; III 15,1%; IV 0,7%. Fueron más frecuentes para los grados III y IV: fármacos para trastornos de la acidez gástrica, 22,6%, y psicolépticos, 100%, respectivamente. Conclusión: conocer factores de riesgo asociados con la medicación puede contribuir para prevenir y reducir caídas, sobre todo cuando regímenes terapéuticos no pueden ser cambiados. <hr/>ABSTRACT Objective: to stratify prescribed medication in a fall risk scale, identifying subgroups of drugs and inpatient units with higher risk of falls. Method: retrospective study on prescription order forms given by medical clinic, surgical clinic, and general intensive care unit. Risk factors under consideration: 1) orthostatic hypotension; 2) arterial hypotension; 3) arterial hypertension; 4) bradycardia; 5) psychomotor agitation; 6) mental confusion; 7) dizziness; 8) drowsiness/sedation; 9) reduced eyesight; 10) seizures; 11) atonia/dystonia/muscle weakness; 12) hypoglycemia; 13) urgent urination and 14) urgent defecation/diarrhea. Risk levels adopted: 0: 0 factor; I: 1-2 factors; II: 3-5 factors; III: 6-9 factors; IV: 10-14 factors. Results: 3893 drugs were analyzed and stratifi ed in levels: 0 22.7%; I 33.5%; II 28%; III 15.1%; IV 0.7%. Levels III and IV more often refer to drugs for stomach acid disorders, 22.6%, and psycholeptics, 100%. Conclusion: knowing the risk factors associated with medication may help prevent and reduce falls, especially when therapeutic regimens cannot be modifi ed. <![CDATA[Evaluation of nursing students about learning with clinical simulation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200311&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: descrever as contribuições da simulação clínica para aprendizagem de atributos cognitivos e procedimentais, por meio do debriefing, na perspectiva dos estudantes de enfermagem. Método: estudo descritivo exploratório. Participaram 20 estudantes de Graduação em Enfermagem de uma universidade do interior paulista. Na coleta de dados, realizada na etapa do debriefing, foi registrada a percepção do aluno sobre a simulação, aspectos positivos e o que poderia ser feito de forma diferente. Os relatos foram agrupados em categorias temáticas centrais, segundo referencial de análise de conteúdo de Bardin (2011), analisadas por meio de estatística descritiva. Resultados: identificada valorização da aprendizagem ativa, crítica e reflexiva (47,5%) em decorrência da aproximação à realidade assistencial (20,3%), manifestação dos sentimentos vivenciados durante a simulação (16,9%) e composição do cenário (15,3%). Conclusão: a simulação clínica seguida do debriefing favorece a compreensão da relação entre ação e resultados alcançados na aprendizagem. <hr/>RESUMEN Objetivo: describir las contribuciones de simulación clínica para aprender atributos cognitivos y de procedimiento, a través de debriefing, desde la perspectiva de los estudiantes de enfermería. Método: estudio exploratorio descriptivo. 20 estudiantes participaron en el Pregrado en Enfermería de una universidad de São Paulo. Durante la recolección de datos, que se aplicó durante el debriefing, fue grabado en la percepción de los estudiantes de la simulación, los aspectos positivos y lo que podría hacerse de otra manera. Los informes de los estudiantes se agrupan de acuerdo a los temas centrales, según el referencial de análisis de contenido de Bardin (2011) y analizados mediante estadística descriptiva. Resultados: identificado la mejora de aprendizaje activo, crítico y reflexivo (47,5%) debido a la aproximación a la realidad en la atención de enfermería (20,3%), un resultado de la composición del escenario (16,9%), lo que favorece el desarrollo de sentimientos experimentados durante la simulación (15,3%). Conclusión: la simulación clínica seguida de debriefing favorece la comprensión de la relación entre la acción y los resultados obtenidos en el aprendizaje. <hr/>ABSTRACT Objective: to describe the contributions of clinical simulation for learning cognitive and procedural attributes through debriefi ng, from the perspective of nursing students. Method: descriptive exploratory study. Twenty nursing undergraduate students from a university in the interior of the state of São Paulo participated in this study. Data collection was performed at the debriefi ng stage. Student’s perceptions about the simulation, positive aspects and what they could have done differently were registered. The students’ statements were grouped according to the central themes and the framework of Bardin’s content analysis (2011) and were analyzed using descriptive statistics. Results: enhancement of active, critical and refl ective learning (47.5%) was identifi ed due to the closeness to reality in nursing care (20.3%), manifestation of feelings experienced during the simulation (15.3%) and composition of the scenario (15.3%). Conclusion: the clinical simulation followed by debriefi ng promotes the understanding of the link between action and achievements in learning. <![CDATA[Nasal colonization in nursing professionals from units specialized in HIV/AIDS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200320&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: investigar a presença de micro-organismos nas narinas dos profissionais de enfermagem de um hospital de ensino brasileiro. Método: estudo transversal, em duas unidades de internação especializadas em HIV/aids. Foram coletadas amostras de secreção nasal de profissionais de enfermagem no período de um mês. As amostras foram processadas no laboratório de microbiologia da instituição e a análise dos dados resultantes por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 19.0. Os aspectos éticos foram contemplados. Resultados: dos 73 profissionais de enfermagem do serviço, foram coletadas amostras de secreção nasal de 61 (80,2%). Foram isolados seis tipos de micro-organismos em 22 (41,0%) culturas positivas. Destaca-se que o Staphylococcus aureus representou 22,9%, sendo quatro resistentes à oxacilina (MRSA). Conclusão: o Staphylococcus aureus foi o micro-organismo de maior prevalência nos indivíduos deste estudo. <hr/>RESUMEN Objetivo: investigar la presencia de microorganismos en las fosas nasales del personal de enfermería de un hospital universitario brasileño. Método: estudio transversal en dos unidades de hospitalización especializados en VIH/SIDA. Muestras de secreción nasal de enfermeras fueron recolectados durante un mes. Las muestras fueron procesadas en el laboratorio de microbiología de la institución y se analizaron con el paquete estadístico para el software de Ciencias Sociales (SPSS) versión 19.0. Los aspectos éticos fueron cubiertos. Resultados: 73 de los profesionales de enfermería, se recogieron muestras de las secreciones nasales de 61 (80,2%). Se aislaron seis tipos de microorganismos en 22 (41,0%) cultivos positivos. Es de destacar que el Staphylococcus aureus representó el 22,9%, cuatro oxacilina-resistente (MRSA). Conclusión: Staphylococcus aureus fue la prevalencia más microorganismo en los individuos de este estudio. <hr/>ABSTRACT Objective: to investigate the presence of microorganisms in the nostrils of the nursing professionals of a Brazilian teaching hospital. Method: cross-sectional study in two inpatient units specialized in HIV/AIDS. Nasal secretion samples of nursing professionals were collected in one month. The samples were processed at the microbiology laboratory of the institution and analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software, version 19.0. Ethical aspects were abided. Results: from the 73 members of the nursing staff, samples of nasal secretions were collected from 61 (80.2%). Six types of microorganisms were isolated in 22 (41.0%) positive cultures. It is noteworthy that Staphylococcus aureus accounted for 22.9%, four of them oxacillin-resistant (MRSA). Conclusion: Staphylococcus aureus microorganism accounted for the largest prevalence in individuals of this study. <![CDATA[Gender and violence against women in nursing literature: a review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200325&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Na produção científica sobre desigualdades na relação homens e mulheres destacam-se estudos sobre violência contra a mulher e a premência do seu reconhecimento como problema de saúde pública. Objetivo: considerando o potencial da Enfermagem para um olhar ampliado desta temática, pretendeu-se conhecer o que está sendo veiculado sobre gênero e violência contra a mulher nas principais revistas de enfermagem brasileiras. Método: realizou-se revisão integrativa, de publicações online, entre 2000 e 2012. Dos 138 artigos selecionados, 25 tratavam gênero e violência contra a mulher como construtos sociais. Resultados: predominaram as abordagens qualitativas (60%), investigações empíricas (60%), acadêmicas (100%), autorias envolvendo enfermeira(o)s (96%), violências conjugal (32%) e doméstica (20%). A violência contra a mulher à luz de gênero foi associada em apenas 32% das publicações. Conclusão: há necessidade de incremento de estudos em parceria com o serviço e a ampliação das discussões que envolvem dinâmicas de poder e de resistência, que constituem a base do conceito de gênero. <hr/>RESUMEN En la literatura científica sobre las desigualdades en hombres y mujeres relación, se destacan estudios sobre la violencia contra la mujer y la urgente de su reconocimiento como un problema de salud pública. Objectivos: teniendo en cuenta el potencial de la enfermería para una mirada ampliado este tema, tratamos de saber lo que se emitió en el género y la violencia contra las mujeres en las principales revistas de enfermería brasileña. Método: hizo una revisión integradora, publicaciones en línea, entre 2000 y 2012. De los 138 artículos seleccionados, el género y la violencia contra las mujeres como una construcción social 25 tratados. Resultados: el predominio de los enfoques cualitativos (60%), las investigaciones empíricas (60%), académico (100%), la participación de la enfermera(o) en la autoría (96%), las violencias doméstica (32%) y conyugal (20%). La violencia contra las mujeres en la luz de género aparece asociado en sólo el 32% de las publicaciones. Conclusión: los identificó la necesidad de enriquecer los estudios en asociación con el servicio y de la expansión de las discusiones que involucran dinámicas de poder y resistencia, que son la base del concepto de género. <hr/>ABSTRACT In the scientifi c production on inequalities in relationships between men and women, studies on violence against women and the urgency to recognize it as a public health problem stand out. Objective: considering the potential of nursing to expand understanding on this theme, this study aims to learn what is being published on gender and violence against women in the main Brazilian nursing journals. Method: an integrative review of online publications between 2000 and 2012 was conducted. Of the 138 articles selected, 25 addressed gender and violence against women as social constructs. Results: there was a predominance of qualitative approaches (60%), empirical research (60%), academic (100%), authors who were nurses (96%), spousal violence (32%) and domestic violence (20%). Violence against women in the light of gender was associated in only 32% of the articles. Conclusion: there is a need for increased studies in partnership with the public health care service, and to expand discussions on the dynamics of power and resistance, which are the basis of the concept of gender. <![CDATA[Comprehensive health care: dilemmas and challenges in nursing]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000200333&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo: o texto discute o cuidado integral como um caminho orientador do Sistema Único de Saúde (SUS), demarcando as práticas de saúde, em especial da Enfermagem, e suas relações edificadas pelos sujeitos em ação por meio dos diferentes saberes. Métodos: trata-se de uma reflexão teórica com o objetivo de propor dimensões de análise (acesso aos serviços, acolhimento, vínculo, linhas de cuidado, responsabilização e resolubilidade), enfatizando os dilemas e desafios da Enfermagem. As dimensões propostas analisam a produção do cuidado, seus aspectos políticos e técnicos. Conclusão: considera-se que o cuidado deveria ser foco de todo o trabalho em saúde, tendo em vista que a intervenção para a ação tecnológica de cada profissão vai além do núcleo de saber isolado, como é no caso da Enfermagem que, se conectado a outras práticas profissionais, pode trilhar outros territórios que operam por meio de tecnologias relacionais, adentrando para o mundo das necessidades dos usuários e famílias. <hr/>RESUMEN Objetivo: el texto aborda la atención integral como un trazado de rector del sistema único de salud (SUS), demarcando las prácticas de salud, especialmente de enfermería y sus relaciones construidas por los actores en acción por medio de diferentes conocimientos. Métodos: es una reflexión teórica para proponer dimensiones de análisis (acceso a servicios, acogimiento, vinculo, líneas de atención, responsabilidad y resolución), haciendo hincapié en los dilemas y retos de la enfermería. Las dimensiones propuestas analizan la producción de cuidado, sus aspectos políticos y técnicos. Conclusión: se considera que cuidado debe ser el foco de todo el trabajo en salud, teniendo en cuenta que la intervención a la acción tecnológica de cada profesión va más allá del núcleo de saber aislado, como es el caso de enfermería, que está conectada a otras prácticas profesionales, puede perseguir otros territorios que operan a través de tecnologías relacionales, entrar en el mundo de las necesidades de los usuarios y sus familias. <hr/>ABSTRACT Objective: this article discusses comprehensive care as a guiding tenet of the Brazilian Unifi ed Health System (SUS), outlining health care practices, especially nursing, and the relationships built by subjects in action by means of different knowledge. Methods: this is a theoretical refl ection that aims to propose dimensions of analysis (access to services, reception, links, lines of care, accountability, and responsiveness), with an emphasis on the dilemmas and challenges of nursing. The proposed dimensions analyze the production of care and its political and technical aspects. Conclusion: care should be the focus of all health care work, bearing in mind that intervention for technological action of each profession goes beyond the core of isolated knowledge, as is the case of nursing, which is connected to other professional practices, and can peruse other territories that operate through relational technologies, entering into the world of the needs of users and families.