Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Enfermagem]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0034-716720170003&lang=pt vol. 70 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Enfermagem em cardiologia: estado da arte e fronteiras do conhecimento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300451&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Validação de instrumento para intervenção de enfermagem ao paciente em terapia vasoativa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300453&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: to validate the content of a Standard Operational Procedure, regarding nursing interventions in emergency patients treated with vasoactive drugs. Method: methodological study, carried out from December 2015 to January 2016. Content validity was determined by 16 experts (13 nurses, 2 pharmacists and one biomedical scientist), who judged it through a four-point Likert scale. The items were evaluated in terms of: feasibility, objectivity, simplicity, clearness, pertinence and accuracy. The Content Validity Index was applied, accepting the value ≥ 0.90. Results: two rounds of evaluation were required to achieve the minimum index. The items were reviewed regarding writing, dilution, indication and replacement interval. The instrument was validated with 33 items and with total Content Validity Index of 0.99. Conclusion: the instrument was considered appropriate, fractionally and globally, for nursing care for the patient treated with vasoactive drugs in emergency, in a safe and reliable way.<hr/>RESUMEN Objetivo: validar el contenido del Procedimiento Operacional Estándar para la intervención de la enfermería en el paciente que usa fármacos vasoactivos en la emergencia. Método: estudio metodológico, realizado entre diciembre de 2015 y enero de 2016. La validación del contenido fue determinada mediante la escala tipo Likert de cuatro puntos por 16 jueces, de los cuales 13 eran enfermeros, dos farmacéuticos y uno biomédico. Los apartados se clasificaron en: ejecutabilidad, objetividad, simplicidad, claridad, pertinencia y precisión. Se aplicó el Índice de Validez de Contenido con la aceptación del valor ≥ 0,90. Resultados: se necesitaron dos rondas de validación para alcanzar el índice. Los apartados se alteraron en la redacción, la dilución, la indicación y el intervalo de cambio. El instrumento se validó con 33 tópicos y con Índice de Validez del Contenido total de 0,99. Conclusión: los resultados se consideran adecuados separadamente, y de manera global, para que el enfermero cuide del paciente usuario de fármacos vasoactivos de forma segura y confiable en la emergencia.<hr/>RESUMO Objetivo: validar o conteúdo do Procedimento Operacional Padrão, para intervenção de enfermagem ao paciente em uso de fármacos vasoativos na emergência. Método: estudo metodológico, realizado de dezembro de 2015 a janeiro de 2016. A validação de conteúdo deu-se por 16 juízes, sendo 13 enfermeiros, dois farmacêuticos e um biomédico, que o julgaram por meio da escala tipo Likert de quatro pontos. Os itens foram avaliados em: exequibilidade, objetividade, simplicidade, clareza, pertinência e precisão. Aplicou-se o Índice de Validade de Conteúdo, aceitando-se o valor ≥ 0,90. Resultados: foram necessárias duas rodadas de validação para atingir o índice. Os itens foram alterados: na redação, diluição, indicação, intervalo de troca. O instrumento foi validado com 33 itens e com Índice de Validade de Conteúdo total de 0,99. Conclusão: considerou-se adequado, separadamente, e de maneira global, para que o enfermeiro possa cuidar do paciente em uso de fármacos vasoativos na emergência, de forma segura e confiável. <![CDATA[Termos da linguagem especializada de enfermagem para o cuidado à pessoa ostomizada]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300461&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objectives: to identify terms of the specialized nursing language for the care of ostomates from the literature of the area, and to map the identified terms with terms of the International Classification for Nursing Practice (ICNP®). Method: descriptive study of quantitative approach guided by the guidelines for the elaboration of terminology subsets of the ICNP®. The terms were collected in 49 scientific articles, extracted using a computational tool, selected according to the relevance for the theme, and normalized and mapped with the ICNP®. Results: 20,668 terms were extracted. The standardization process resulted in 425 relevant terms (151 were constant in ICNP® and 274 were not contained in ICNP®), of which 154 were similar, 19 were more comprehensive, 50 were more restricted, and 51 were not in concordance. Conclusion: the use of standardized language can minimize the ambiguities and redundancies identified in the mapping. The existence of terms not in concordance with the ICNP® reinforces the need for constant updating of this classification.<hr/>RESUMEN Objetivos: identificar los términos del lenguaje especializado de atención de enfermería para el paciente de ostomía a partir de la literatura de la zona y hacer el mapeo de los términos identificados con los términos de la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería (ICNP®). Método: estudio descriptivo, enfoque cuantitativo, guiado por las directrices para la preparación de subconjuntos de terminología de ICNP®. Los términos se recogieron en 49 artículos científicos con el uso de la herramienta informática, fueron seleccionados en función de la relevancia del tema, fueron normalizados y hecho el mapeo con términos de ICNP®. Resultados: 20.668 términos fueron extraídos. La normalización resultó en 425 términos relevantes, como sigue: 151 términos contenidos y 274 no contenidos en ICNP®; 154 de los cuales similares, 19 más amplios, 50 más limitados y 51 sin acuerdo. Conclusión: el uso de un lenguaje estandarizado puede reducir al mínimo las ambigüedades y las redundancias identificadas en el mapeo. La existencia de términos sin acuerdo con el ICNP® refuerza la necesidad de una actualización constante de esta clasificación.<hr/>RESUMO Objetivos: identificar termos da linguagem especializada de enfermagem para o cuidado à pessoa ostomizada, a partir da literatura da área; e mapear os termos identificados com termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®). M étodo: pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, orientada pelas diretrizes para a elaboração de subconjuntos terminológicos da CIPE®. Os termos foram coletados em 49 artigos científicos, extraídos com uso de ferramenta computacional, selecionados de acordo com a pertinência ao tema, normalizados e mapeados com a CIPE®. Resultados: foram extraídos 20.668 termos. A normalização resultou em 425 termos pertinentes, sendo: 151 termos constantes e 274 não constantes na CIPE®; dos quais 154 similares, 19 mais abrangentes, 50 mais restritos e 51 sem concordância. Conclusão: o uso de linguagem padronizada pode minimizar ambiguidades e redundâncias identificadas no mapeamento. A existência de termos sem concordância com a CIPE® reforça a necessidade de atualização constante dessa classificação. <![CDATA[Consulta de enfermagem e controle cardiometabólico de diabéticos: ensaio clínico randomizado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300468&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: to verify the effect of nursing appointment on cardiometabolic profile of people with Diabetes Mellitus type 2. Method: randomized controlled trial, developed with 134 individuals chosen for two groups: intervention and control. The intervention consisted of three nursing appointments alternated bimonthly, with two phone calls, over five months. The control group received usual care offered by the Health Unit. Data were collected through semi-structured interviews before and after the intervention, in addition to conducting laboratory tests. Results: after the intervention, a significant difference was shown in the amount of glycated hemoglobin (p = 0.006) and in the systolic blood pressure (p = 0.031), which were higher in the control group. Conclusion: besides being low-cost and easy to develop on the monitoring routine of people with diabetes, the intervention performed influenced positively the biochemical profile.<hr/>RESUMEN Objetivo: comprobar el resultado de la consulta de enfermería sobre el perfil cardiometabólico en personas con Diabetes mellitus tipo 2. Método: ensayo clínico controlado y aleatorizado, en el cual participaron 134 sujetos. Se los dividieron de forma aleatoria en dos grupos: intervención y control. La intervención consistió en tres consultas de enfermería cada dos meses alternados, con dos llamadas, a lo largo de cinco meses. El grupo control recibió los cuidados usuales de la Unidad de Salud. Se recolectaron los datos a través de entrevistas semiestructuradas, antes y después de la intervención, y de análisis de laboratorio. Resultados: después de la intervención, se observaron diferencias significativas en el valor de la hemoglobina glicosilada (p=0,006) y de la presión arterial sistólica (p=0,031), que fueron más elevados en el grupo control. Conclusión: la intervención realizada, por ser de bajo costo y de fácil manejo en el acompañamiento de la persona con diabetes, influyó positivamente en la mejora del perfil bioquímico.<hr/>RESUMO Objetivo: verificar o efeito da consulta de enfermagem sobre o perfil cardiometabólico de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2. Método: ensaio clínico controlado e randomizado, desenvolvido com 134 indivíduos sorteados para dois grupos: intervenção e controle. A intervenção consistiu em três consultas de enfermagem bimensais alternadas, com duas ligações telefônicas, ao longo de cinco meses. O grupo-controle recebeu os cuidados habituais oferecidos pela Unidade de Saúde. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas antes e após a intervenção, além da realização de exames laboratoriais. Resultados: após a intervenção, foi evidenciada diferença significativa no valor da hemoglobina glicada (p=0,006) e da pressão arterial sistólica (p=0,031), que se mostraram mais elevadas no grupo-controle. Conclusão: a intervenção realizada, além de ser de baixo custo e de fácil desenvolvimento na rotina de acompanhamento da pessoa com diabetes, influenciou positivamente a melhora do perfil bioquímico. <![CDATA[Nursing Activities Score e a lesão renal aguda]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300475&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: to evaluate the nursing workload in intensive care patients with acute kidney injury (AKI). Method: A quantitative study, conducted in an intensive care unit, from April to August of 2015. The Nursing Activities Score (NAS) and Kidney Disease Improving Global Outcomes (KDIGO) were used to measure nursing workload and to classify the stage of AKI, respectively. Results: A total of 190 patients were included. Patients who developed AKI (44.2%) had higher NAS when compared to those without AKI (43.7% vs 40.7%), p &lt;0.001. Patients with stage 1, 2 and 3 AKI showed higher NAS than those without AKI. A relationship was identified between stage 2 and 3 with those without AKI (p = 0.002 and p &lt;0.001). Conclusion: The NAS was associated with the presence of AKI, the score increased with the progression of the stages, and it was associated with AKI, stage 2 and 3.<hr/>RESUMEN Objetivo: evaluar la carga de trabajo de enfermería en pacientes de cuidados intensivos con lesión renal aguda (AKI - acute kidney injury). Método: un estudio cuantitativo en la Unidad de Cuidados Intensivos en el período desde abril hasta agosto de 2015. El Nursing Activities Score (NAS) y el Kidney Disease Improving Global Outcomes (KDIGO) fueron utilizados para medir la carga de trabajo de enfermería y clasificar el estadio de AKI, respectivamente. Resultados: en total, se incluyeron 190 pacientes. Los pacientes que desarrollaron AKI (44,2%) tenían NAS superior en comparación con los pacientes sin AKI (43,7% vs 40,7%), p&lt;0,001. Los pacientes con AKI en los estadios 1, 2 y 3 de AKI mostraron NAS más alto que aquellos sin AKI. Hubo una relación entre los estadios 2 y 3 y los pacientes sin AKI, p=0,002 y p&lt;0,001. Conclusión: NAS se asoció con la existencia de AKI porque su valor aumenta con la progresión de los estadios y tiene asociación con los estadios 2 y 3 de AKI.<hr/>RESUMO Objetivo: avaliar a carga de trabalho de enfermagem em pacientes de terapia intensiva com lesão renal aguda (LRA). Método: estudo quantitativo, em Unidade de Terapia Intensiva, no período de abril a agosto de 2015. O Nursing Activities Score (NAS) e o Kidney Disease Improving Global Outcomes (KDIGO) foram utilizados para medir a carga de trabalho de enfermagem e classificar o estágio da LRA, respectivamente. Resultados: foram incluídos 190 pacientes. Os pacientes que desenvolveram LRA (44,2%) possuíam NAS superiores quando comparados aos sem LRA (43,7% vs 40,7%), p&lt;0,001. Os pacientes com LRA nos estágios 1, 2 e 3 de LRA demonstraram NAS superiores aos sem LRA, houve relação entre os estágios 2 e 3 com os sem LRA, p=0,002 e p&lt;0,001. Conclusão: o NAS apresentou associação com a existência de LRA, visto que seu valor aumenta com a progressão dos estágios, tendo associação com os estágios 2 e 3 de LRA. <![CDATA[Custo de procedimentos de enfermagem realizados com maior frequência ao grande queimado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300481&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: to identify the mean direct cost (MDC) of the most frequent procedures performed by nursing professionals on severely burned patients in an Intensive Care Unit. Method: exploratory-descriptive quantitative single-case study. The MDC was calculated by multiplying time (timed) spent by nursing professionals in the performance of the procedures by the unit cost of direct labor, and adding the costs of material and medicine/solutions. Results: a MDC of US$ 0.65 (SD=0.36) was obtained for "vital signs monitoring"; US$ 10.00 (SD=24.23) for "intravenous drug administration"; US$ 5.90 (SD=2.75) for "measurement of diuresis"; US$ 0.93 (SD=0.42) for "capillary blood glucose monitoring"; and US$ 99.75 (SD=129.55) for "bandaging". Conclusion: the knowledge developed can support managerial decision-making, contribute to the efficiency distribution of the resources involved and, when possible, provide cost-containment or cost-minimization strategies without impairing the quality of nursing care.<hr/>RESUMEN Objetivo: identificar el costo directo promedio (CDP) de los procedimientos más frecuentes que realizan los profesionales de enfermería en una unidad de Terapia Intensiva al paciente gran quemado. Método: investigación científica cuantitativa, exploratoria y descriptiva, de caso único. El CDP se calculó multiplicando el tiempo (cronometrado) empleado por profesionales de enfermería en la ejecución de los procedimientos, objeto de estudio, por el costo unitario de la mano de obra directa, sumando el costo de los materiales y soluciones/medicamentos. Resultados: se obtuvo el CDP de US$ 0.65 (SD=0.36) para el "control de las señales vitales"; US$ 10.00 (SD=24.23) para la "administración de medicamentos intravenosos"; US$ 5.90 (SD=2.75) para el "control de la diuresis"; US$ 0.93 (SD=0.42) para el "monitoreo de la glucemia capilar" y US$ 99.75 (SD=129.55) para "curativos". Conclusión: el conocimiento obtenido fundamenta la toma de decisiones gerenciales, auxiliando en la eficiencia de la distribución de los recursos involucrados e indica, también, estrategias de contención/minimización de costos sin perjudicar la calidad de la atención de la enfermería.<hr/>RESUMO Objetivo: identificar o custo direto médio (CDM) dos procedimentos realizados, com maior frequência, por profissionais de enfermagem, em uma Unidade de Terapia Intensiva, aos pacientes grandes queimados. Método: pesquisa quantitativa, exploratório-descritiva, do tipo estudo de caso único. O CDM foi calculado multiplicando-se o tempo (cronometrado) despendido por profissionais de enfermagem na execução dos procedimentos, objeto de estudo, pelo custo unitário da mão de obra direta, somando-se ao custo dos materiais e soluções/medicamentos. Resultados: obteve-se o CDM de US$ 0.65 (SD=0.36) para "controle dos sinais vitais"; US$ 10.00 (SD=24.23) para "administração de medicamentos via intravenosa"; US$ 5.90 (SD=2.75) para "mensuração de diurese"; US$ 0.93 (SD=0.42) para "verificação de glicemia capilar"; e US$ 99.75 (SD=129.55) para "curativo". Conclusão: o conhecimento desenvolvido pode fundamentar as tomadas de decisão gerenciais subsidiando a eficiência alocativa dos recursos envolvidos e, quando possível, indicar estratégias de contenção/minimização de custos sem prejuízos à qualidade da assistência de enfermagem. <![CDATA[Baixa completude da vacina contra hepatite B em mulheres profissionais do sexo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300489&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: to assess predictive factors for noncompletion of the hepatitis B vaccination schedule in female sex workers in the city of Teresina, Northeastern Brazil. Method: 402 women were interviewed and, for those who did not wish to visit specialized sites, or did not know their hepatitis B vaccination status, the vaccine was offered at their workplaces. Bi- and multivariate analyses were performed to identify potential predictors for noncompletion of the vaccination schedule. Results: of the 284 women eligible for vaccination, 258 (90.8%) received the second dose, 157/258 (60.8%) and 68/258 (26.3%) received the second and third doses, respectively. Working at clubs and consuming illicit drugs were predictors for noncompletion of the vaccination schedule. Conclusion: the high acceptability of the vaccine's first dose, associated with low completion rates of the vaccination schedule in sex workers, shows the need for more persuasive strategies that go beyond offering the vaccine at their workplaces.<hr/>RESUMEN Objetivo: Evaluar factores predictores del no completamiento del esquema de vacunación contra la hepatitis B en mujeres que se prostituyen en Teresina, noreste de Brasil. Método: Fueron entrevistadas 402 mujeres. Para las que se negaron a ir a lugares especializados o desconocían su situación de vacunación contra la hepatitis B, la vacuna fue ofrecida en lugar de trabajo. Fueron efectuados análisis multivariados para identificar potenciales predictores del no completamiento del esquema de vacunación. Resultados: de las 284 mujeres elegibles para vacunación, 258 (90,8%) recibieron primera dosis, 157/258 (60,8%) y 68/258 (26,3%) recibieron segunda y tercera dosis. Trabajar en burdeles y consumir drogas fueron factores predictores de no completamiento del esquema (p&lt;0,05). Conclusión: La elevada aceptación de la primera dosis, asociada al bajo completamiento del esquema de vacunación en profesionales del sexo, evidencia necesidad de una estrategia más persuasiva, más allá de la oferta de vacunación en el lugar de trabajo.<hr/>RESUMO Objetivo: avaliar fatores preditores de não completude do esquema vacinal contra hepatite B em mulheres que se prostituem em Teresina, Nordeste do Brasil. Método: Um total de 402 mulheres foi entrevistado e, para as que se negaram a irem a lugares especializados, ou desconheciam sua situação vacinal contra hepatite B, a vacina foi oferecida no local do trabalho. Análises bi e multivariadas foram realizadas para identificar potenciais preditores de não completude do esquema vacinal. Resultados: Das 284 mulheres elegíveis para vacinação, 258 (90,8%) receberam a primeira dose, 157/258 (60,8%) e 68/258 (26,3%) receberam a segunda e terceira doses. Trabalhar em boates e consumir drogas ilícitas foram preditores de não completude do esquema vacinal (p&lt;0,05). Conclusão: A elevada aceitabilidade da primeira dose da vacina, associada à baixa completude do esquema vacinal em profissionais do sexo, evidencia a necessidade de estratégia mais persuasiva que vá além da oferta da vacina no local de trabalho. <![CDATA[Percurso da pessoa com acidente vascular encefálico: do evento à reabilitação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300495&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: to describe the care path of the person with stroke goes through and to identify the important events in this path. Method: qualitative descriptive exploratory research, using the semi-structured interview technique based on Meleis's Middle-Range Theory. The sample was composed of 13 people who became dependent after a stroke and were admitted to two hospital units in the region of Vale do Ave, Portugal. Data were collected between January and October 2013. Content analysis was used to analyze the data. Results: The data revealed that the person's care path goes from recognition of the symptoms to preparation for hospital discharge. Adapting to the new situation of dependence brings the need for new competencies. Final considerations: The research aims to contribute to the improvement of nursing care regarding care for people with stroke including onset, recovery and rehabilitation, and home care.<hr/>RESUMEN Objetivo: Describir el camino que recorre la persona con Accidente Vascular Encefálico e identificar los acontecimientos significativos de ese camino. Método: se trata de un abordaje cualitativo de naturaleza exploratoria- descriptiva, con técnica de entrevista mixta basada en la Teoría de Mediano Alcance de Meleis. Participaron 13 personas que se volvieron dependientes debido a un Accidente Vascular Encefálico y recurrieron a dos Unidades de la región del Valle del Ave, Portugal. La recolección de datos se realizó durante el período comprendido entre enero y octubre de 2013 mediante el análisis de contenido. Resultados: Los datos rebelaron que el trayecto de la persona comienza con el reconocimiento de los síntomas y se extiende hasta la preparación del alta hospitalaria. La dependencia hace surgir la necesidad de adquirir competencias para adaptarse a la nueva situación. Consideraciones finales: Se espera contribuir para la mejoría de los cuidados de enfermería en la atención de los pacientes con Accidente Vascular Encefálico, desde el acontecimiento, durante la recuperación y la rehabilitación, hasta los cuidados domiciliares.<hr/>RESUMO Objetivo: Descrever o percurso da pessoa com Acidente Vascular Encefálico e identificar os acontecimentos significativos neste percurso. Método: Abordagem qualitativa e natureza exploratória- descritiva, valeu-se da técnica de entrevista semiestruturada baseada na Teoria de Médio Alcance de Meleis. Participaram 13 pessoas que se tornaram dependentes devido à Acidente Vascular Encefálico e recorreram a duas Unidades da região do Vale do Ave, Portugal. A colheita de dados deu-se durante Janeiro a Outubro de 2013. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Resultados: Os dados revelaram que o trajeto da pessoa vai desde o reconhecimento dos sintomas até à preparação da alta hospitalar. A dependência traz a necessidade de adquirir competências para se adaptar à nova situação. Considerações finais: Espera-se contribuir para a melhoria dos cuidados de enfermagem no atendimento das pessoas acometidas com Acidente Vascular Encefálico, desde o acometimento, recuperação e reabilitação, até aos cuidados domiciliares. <![CDATA[Cuidado integral: desafio na atuação do enfermeiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300504&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: to understand the role of the nurse in the collegiate management model of a teaching hospital, in the integrality of care perspective. Method: a single case study with multiple units of analysis, with the theoretical proposition "integrality of care is a result of the care offered to the user by multiple professionals, including the nurse". Data were obtained in a functional unit of a teaching hospital through interviews with 13 nurses in a non-participant observation and document analysis. Results: from the analytical categories emerged subcategories that allowed understanding that the nurse promotes integrality of care through nursing management, team work and integration of services. Final considerations: the theoretical proposition was confirmed and it was verified that the nursing management focus on attending to health care needs and is a strategy to provide integrality of care.<hr/>RESUMEN Objetivo: discurrir sobre la actuación del enfermero en el modelo de gestión colegiada de un hospital-escuela, bajo la perspectiva de la atención integral. Método: estudio de caso único de múltiples unidades de análisis con la proposición teórica "el cuidado integral es el resultante de diversos cuidados que varios profesionales, entre ellos el enfermero, ofrecen al usuario". Mediante entrevista a 13 enfermeros, observación no participante y análisis de documentos, se obtuvieron los datos necesarios en una unidad funcional de un hospital-escuela. Resultados: a partir de las categorías analíticas, emergieron subcategorías que consideran al enfermero como un promotor del cuidado integral por medio del gerenciamiento de la enfermería, del trabajo en equipo y de la integración entre los servicios. Consideraciones finales: se ratificó la proposición teórica y se constató que el gerenciamiento de enfermería está volcado a la atención de las necesidades de la salud y es una estrategia para el cuidado integral.<hr/>RESUMO Objetivo: apreender a atuação do enfermeiro no modelo de gestão colegiada de um hospital de ensino na perspectiva do cuidado integral. Método: estudo de caso único de múltiplas unidades de análise, com a proposição teórica "o cuidado integral resulta dos vários cuidados oferecidos ao usuário pelos vários profissionais, dentre esses o enfermeiro". Os dados foram obtidos em uma unidade funcional de um hospital de ensino por meio de entrevistas com 13 enfermeiros, observação não participante e análise de documentos. Resultados: a partir das categorias analíticas, emergiram subcategorias que possibilitaram apreender que o enfermeiro promove o cuidado integral por meio do gerenciamento de enfermagem, do trabalho em equipe e da integração entre os serviços. Considerações finais: ratificou-se a proposição teórica e constatou-se que o gerenciamento de enfermagem volta-se para o atendimento das necessidades de saúde e é uma estratégia para o cuidado integral. <![CDATA[Violência contra crianças e adolescentes: o olhar da Atenção Primária à Saúde]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300511&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To analyze the care provided by Basic Health Units (BHU) to families involved in domestic intrafamily violence against children and adolescents. Method: Qualitative research, based on the Paradigm of Complexity. Data collection was performed with 41 professionals through focus groups and semi-structured interviews. Results: The following categories emerged from data analysis: 'Everything comes here', which reflects the legitimate place of BHUs for the population and the actions taken to build care for families; and 'We only do what is really necessary', which brings the look to violence still based on the positivist and biomedical paradigm. Final considerations: The model of understanding and construction of work processes in the BHU is structured in the aforementioned paradigm. Nurses have the possibility to become agents of change, both in professionals' training and in the care thought and provided to communities.<hr/>RESUMEN Objetivo: Analizar la atención proporcionada por las Unidades Básicas de Salud (UBS) con las familias involucradas en la violencia doméstica intrafamiliar contra los niños y adolescentes. Método: Investigación cualitativa, basada en el paradigma de la complejidad. La recolección de datos se realizó con 41 profesionales a través de grupos focales y entrevistas semiestructuradas. Resultados: Las siguientes categorías surgieron del análisis de los datos: 'Todo termina aquí', lo que refleja el lugar legítimo de la UBS para la población y las medidas adoptadas para la construcción de la atención a las familias; y 'Sólo hacemos lo que sea realmente necesario', que trae el ojo a la violencia todavía gobernado en el paradigma positivista y biomédico. Consideraciones finales: El modelo de comprensión y construcción de los procesos de trabajo en la UBS se estructura en el paradigma previamente citado. Los enfermeros tienen la oportunidad de ser agentes de cambio en la formación de profesionales, y en la atención pensada y realizada en las comunidades.<hr/>RESUMO Objetivo: Analisar o cuidado realizado por Unidades Básicas de Saúde (UBS) junto a famílias envolvidas na violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. Método: Pesquisa qualitativa, fundamentada no Paradigma da Complexidade. A coleta de dados foi realizada com 41 profissionais, por meio de grupos focais e entrevistas semiestruturadas. Resultados: Da análise dos dados, emergiram as seguintes categorias: "Tudo desemboca aqui", que reflete o lugar legitimado das UBSs para a população e as ações realizadas para construção do cuidado às famílias; e "A gente só faz o que é indispensável mesmo", que traz o olhar para a violência ainda pautado no paradigma positivista e biomédico. Considerações finais: O modelo de compreensão e construção dos processos de trabalho na UBS é estruturado no último paradigma citado. O enfermeiro tem a possibilidade de se colocar como um agente de mudanças, tanto na formação dos profissionais quanto no cuidado pensado e executado junto às comunidades. <![CDATA[Promoção da higiene bucal de pré-escolares: efeitos de uma intervenção educativa lúdica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300519&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To compare the number of appropriate behaviors for tooth brushing before and after a playful learning intervention with preschool children. Method: A quasi-experimental, quantitative, before and after study design was conducted in an early childhood educational institution, with children between three and five years of age. The intervention consisted of three meetings with educational activities about tooth brushing, whose outcome was evaluated by means of observation of ten behaviors suitable for tooth brushing. Results: Forty-four children participated in the study. The mean of adequate behaviors was 4.4 before the intervention, and 8.5 after the intervention. A significant increase in the adoption of appropriate behaviors for tooth brushing (p &lt;0.01) was identified. Conclusion: Nurses can enhance oral health promotion actions with preschoolers in preschool institution using playful learning interventions<hr/>RESUMEN Objetivo: Comparar el número de comportamientos adecuados para cepillarse los dientes antes y después de una intervención educativa lúdica con preescolares. Método: Estudio cuasi-experimental, antes y después, con enfoque cuantitativo conducido en una institución de educación infantil con niños entre tres y cinco años de edad. La intervención consistió en tres sesiones con actividades educativa lúdicas sobre cepillarse los dientes, cuyo efecto se evaluó mediante la observación de diez comportamientos adecuados para cepillarse los dientes. Resultados: El estudio incluyó a 44 niños. El promedio de comportamientos adecuados fue de 4,4 antes de la intervención y de 8,5 después. Hubo un aumento significativo en la adopción de comportamientos adecuados para el cepillado de los dientes (p&lt;0,01). Conclusión: A través de intervenciones educativas lúdicas, se recomienda que los enfermeros potencien las acciones de promoción de la salud bucal de niños preescolares en las instituciones de educación infantil.<hr/>RESUMO Objetivo: Comparar o número de comportamentos adequados para a escovação de dentes antes e após uma intervenção educativa lúdica com pré-escolares. Método: Estudo quase-experimental, do tipo antes-depois, com abordagem quantitativa e conduzido em instituição de educação infantil com crianças entre três e cinco anos de idade. A intervenção consistiu em três encontros com atividades educativas lúdicas sobre escovação de dentes, cujo efeito foi avaliado por meio da observação de dez comportamentos adequados para a escovação dos dentes. Resultados: Participaram do estudo 44 crianças. A média de comportamentos adequados foi de 4,4 antes da intervenção e 8,5 após a mesma. Houve um aumento significativo na adoção de comportamentos adequados para a escovação de dentes (p &lt; 0,01). Conclusão: Por meio de intervenções educativas lúdicas, recomenda-se que os enfermeiros potencializem as ações de promoção da saúde bucal com pré-escolares em instituições de educação infantil. <![CDATA[Guia de atributos da competência política do enfermeiro: estudo metodológico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300526&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To build and validate a guide of attributes of the nurse's political competence. Method: Methodological research. This study comprised the construction of the instrument through literature review; experts validation of pre-established attributes for composing the guide; and clinical validation in the nurses work environment/reality. The data collection took place in the months from August to October 2014, and the analysis was based on the content analysis of Bardin and use of Epi info 3.5. All ethical precepts have been complied with. Results: From 29 attributes found in the literature, 25 have been validated by experts. Clinical/practical validation involved the participation of 43 nurses, who observed that the attributes are not articulated with the professional practices developed by them. Conclusion: The attributes of the nurse's political competence were identified with support of literature. It is concluded that the professionals still have limited and fragmented perception of political competence, expressing difficulty/limitation.<hr/>RESUMEN Objetivo: Construir y validar una guía de atribuciones de la competencia política del enfermero. Método: Investigación metodológica. El estudio comprendió la construcción del instrumento mediante revisión de la literatura; validación por expertos de las atribuciones preestablecidas para composición de la guía; y validación clínica en el ámbito/realidad de trabajo del enfermero. Datos recolectados de agosto a octubre de 2014, analizados según análisis de contenido de Bardin y utilización de Epi info 3.5. Fueron respetados todos los preceptos éticos. Resultados: Fueron encontrados 29 atribuciones en la literatura, 25 fueron validados por los expertos. La validación clínica/práctica involucró la participación de 43 enfermeros, los cuales observaron que las atribuciones no mostraran articulación con las prácticas profesionales por ellos desarrolladas. Conclusión: Identificadas las atribuciones de la competencia política del enfermero, con respaldo en la literatura. Se concluye en que los profesionales tienen aún percepción limitada y fragmentaria de la competencia política, manifestando dificultad/limitación.<hr/>RESUMO Objetivo: Construir e validar um guia de atributos da competência política do enfermeiro. Método: Pesquisa metodológica. O estudo compreendeu a construção do instrumento por meio de revisão da literatura; validação, por especialistas, dos atributos preestabelecidos para composição do guia; e validação clínica no ambiente/realidade de trabalho dos enfermeiros. A coleta dos dados ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2014, e a análise baseou-se na análise de conteúdo de Bardin e utilização do Epi info 3.5. Foram respeitados todos os preceitos éticos. Resultados: Dos 29 atributos encontrados na literatura, 25 foram validados pelos especialistas. A validação clínica/prática envolveu a participação de 43 enfermeiros, os quais observaram que os atributos não apresentam articulação com as práticas profissionais por eles desenvolvidas. Conclusão: Identificados os atributos da competência política do enfermeiro com apoio da literatura. Conclui-se que os profissionais ainda possuem percepção limitada e fragmentada da competência política, manifestando dificuldade/limitação. <![CDATA[Cancelamento de cirurgias eletivas em hospital público brasileiro: motivos e redução estimada]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300535&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To characterize cancellations of elective surgeries according to clinical and non-clinical reasons, as well as to verify seasonal influence and determine the estimated reduction of the index. Method: Quantitative, descriptive and retrospective study with secondary data extracted from the Public Hospital of the State of São Paulo database. Results: Out of the 8,443 (100%) elective surgeries scheduled, 7,870 (93.21%) were performed and 573 (6.79%) were canceled. Out of these 573 (100%) people, 48.33% were canceled for clinical reasons and 46.40% were for non-clinical reasons. Among the non-clinical reasons for surgery cancellations, those related to medical reasons stood out: at the request of the surgeon/change of approach (17.93%), followed by non-hospitalized patient (8.96%). There was no indication of seasonality regarding the reasons for cancellation in the assessed period. Conclusion: Although the rate of elective surgeries cancellations is lower than that of other hospitals with similar characteristics, it is still possible to reduce it from 6.79% to 1.36%, considering that 80% of the reasons for cancellation are avoidable.<hr/>RESUMEN Objetivo: Caracterizar las cancelaciones quirúrgicas electivas según motivos clínicos y no clínicos y verificar la influencia estacional y la estimativa de reducción del índice. Método: Estudio cuantitativo, descriptivo y retrospectivo con datos secundarios, extraídos del banco de datos de un Hospital Público del Estado de São Paulo. Resultados: Del 100% (8.443) de las cirugías electivas marcadas, se realizaron 7.870 (93,21%) y se suspendieron 573 (6,79%). Del 100% (573), 48,33% se cancelaron por razones clínicas y el 46,40%, por razones no clínicas. Entre los motivos no clínicos, preponderaron los relacionados a razones médicas, categorizados como: pedido del cirujano/cambio de conducta (17,93%), seguida de no internación del paciente (8,96%). No hubo indicación de influencia estacional para la cancelación durante el período analizado. Conclusión: A pesar de que el porcentaje de cancelación quirúrgica electiva fue menor que la de otros hospitales de características similares, todavía es posible reducirla del 6,79% al 1,36%, considerando que el 80% de los motivos de la cancelación pueden ser prevenidos.<hr/>RESUMO Objetivo: Caracterizar cancelamentos cirúrgicos eletivos segundo motivos clínicos e não clínicos, assim como verificar a influência sazonal e a estimativa de redução do índice. Método: Estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo com dados secundários, extraídos de banco de dados de Hospital Público do Estado de São Paulo. Resultados: Das 8.443 (100%) cirurgias eletivas agendadas, realizaram-se 7.870 (93,21%) e suspenderam-se 573 (6,79%). Destas 573 (100%), 48,33% foram por razões clínicas e 46,40% não clínicas. Dentre os motivos não clínicos de cancelamento cirúrgico, preponderaram os relacionados às razões médicas, categorizadas como: a pedido do cirurgião/mudança de conduta (17,93%), seguida por paciente não internou (8,96%). Não houve indicação de sazonalidade quanto à ocorrência de motivos de cancelamento no período analisado. Conclusão: Apesar de a taxa de cancelamento cirúrgico eletivo apresentar-se menor que de outros hospitais de características semelhantes, ainda é possível reduzi-la de 6,79% para 1,36%, considerando que 80% das razões de cancelamento são preveníveis. <![CDATA[Contribuições da Saúde Coletiva para o trabalho de enfermeiros]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300543&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: Analyze the perceptions of undergraduate nursing students about the contributions of public health to nursing practice in the Unified Health System. Method: Qualitative Descriptive Study. Data collection was carried out through semi-directed interviews with 15 students. The language material was analyzed according to content and thematic analysis. Results: Thematic categories were established, namely: "Perceptions about Public Health" and "Contribution of Public Health to nursing practice in the Unified Health System". Final considerations: Perceptions about Public Health are diversified, but converge to the recognition of this field as the basis for training nurses qualified to work in the SUS with technical competence, autonomy and focusing on the integrality in health care.<hr/>RESUMEN Objetivo: Analizar las percepciones de los estudiantes de la educación superior en Enfermería acerca de las contribuciones de Salud Pública para el trabajo del personal de enfermería en el Sistema Único de Salud. Método: Investigación descriptiva con un enfoque cualitativo. La recolección de datos se realizó mediante la técnica de entrevistas semiestructuradas con 15 alumnos. El material lingüístico se analizó de acuerdo con la técnica del análisis de contenido categorial temático. Resultados: Los temas producidos fueron 'Las percepciones sobre la Salud Pública' y 'La contribución de Salud Pública para el trabajo de los enfermeros en el Sistema Único de Salud'. Consideraciones finales: Las percepciones sobre la salud pública son plurales, pero convergen en el reconocimiento de este campo como un apoyo para la formación de los enfermeros calificados para trabajar en el SUS con competencia técnica, autonomía y enfoque en la integralidad de la atención sanitaria.<hr/>RESUMO Objetivo: Analisar as percepções de alunos do curso de bacharelado em Enfermagem acerca das contribuições da Saúde Coletiva para o trabalho de enfermeiros no Sistema Único de Saúde. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada mediante a técnica da entrevista semidirigida com 15 alunos. O material de linguagem foi analisado segundo a técnica de análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: Foram produzidas as categorias temáticas "Percepções acerca da Saúde Coletiva" e "Contribuição da Saúde Coletiva ao trabalho do enfermeiro no Sistema Único de Saúde". Considerações finais: As percepções sobre a Saúde Coletiva são plurais, mas convergem para o reconhecimento desse campo como base de sustentação da formação de enfermeiros habilitados a trabalhar no SUS com competência técnica, autonomia e com foco na integralidade do cuidado em saúde. <![CDATA[A experiência de famílias rurais frente ao adoecimento por câncer]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300550&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To understand the meanings of cancer within the experience of rural families and how such meanings influence family dynamics. Method: Qualitative study guided by Symbolic Interactionism as a theoretical framework and Grounded Theory as a methodological framework. Six rural families (18 participants) undergoing the experience of having a relative with cancer participated in the interview. Results: Constant comparative analysis of data allowed the elaboration of an explanatory substantive theory, defined by the main category Caregiving to support the family world, which represents the family's symbolic actions and strategies to reconcile care for the patient and care for family life. Final considerations: Throughout the experience, rural families seek to preserve the interconnected symbolic elements that provide support for the family world: family unit, land, work and care.<hr/>RESUMEN Objetivo: Entender los significados del padecimiento por cáncer en la experiencia de las familias campesinas, y cómo influyen en el entorno familiar. Método: Estudio cualitativo con base teórica en el Interaccionismo Simbólico y metodológica en la Teoría Fundamentada en los Datos. Se entrevistaron a seis familias campesinas (18 participantes) que pasaban por la experiencia de tener un familiar con cáncer. Resultados: El análisis comparativo constante de los datos posibilitó la elaboración de una teoría explicativa de la experiencia, con la categoría Cuidando para que se mantenga sostenido el mundo de la familia, que representa las acciones y estrategias simbólicas de la familia con el fin de conciliar el cuidado del familiar enfermo con el cuidado de la vida familiar. Consideraciones finales: Durante la experiencia, la familia campesina intenta preservar los elementos simbólicos que interconectados constituyen el sostenimiento del mundo de la familia: la unidad familiar, la tierra, el trabajo y el cuidado.<hr/>RESUMO Objetivo: Compreender os significados do câncer presentes na experiência de famílias rurais e como esses significados influenciam a dinâmica familiar. Método: Estudo qualitativo orientado pelo Interacionismo Simbólico como referencial teórico e pela Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. Participaram, por meio de entrevista, seis famílias rurais (18 participantes) que estavam vivendo a experiência de ter um familiar com câncer. Resultados: A análise comparativa constante dos dados permitiu a elaboração de uma teoria substantiva explicativa da experiência, definida pela categoria central Cuidando para manter o mundo da família amparado, que representa as ações e estratégias simbólicas da família visando a conciliar o cuidado do familiar doente e o cuidado da vida familiar. Considerações finais: Ao longo da experiência, a família rural procura preservar os elementos simbólicos que, conectados, constituem o amparo do mundo da família: a unidade familiar, a terra, o trabalho e o cuidado. <![CDATA[Validação do questionário de adesão do paciente renal crônico brasileiro em hemodiálise]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300558&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To validate the evaluation questionnaire on adherence of chronic kidney disease (CKD) patients under hemodialysis. Method: We verified the following psychometric properties of the instrument: reliability (stability and internal consistency) and validity (face, content, and construct). Results: The intraclass correlation coefficient reached a value of 0.98 for the adherence questions and 0.91 for the perception questions. Regarding the kappa of the 14 questions examined, 12 had a value &gt; 0.8, whereas the Cronbach's alpha had a value of 0.57. Experts ensured the face and content validity of the instrument, giving it an overall content validity index of 0.96. Construct validity, analyzed by Mann-Whitney test, was achieved as all domains showed a significant association with p&lt;0.01. Conclusion: We verified, by the presented results, that the instrument has been validated for use in Brazil.<hr/>RESUMEN Objetivo: Comprobar la validez del cuestionario de adhesión del paciente con enfermedad renal crónica en hemodiálisis para Brasil. Método: Se evaluaron las siguientes propiedades psicométricas del instrumento: confiabilidad (estabilidad y consistencia interna) y validez (predictiva, de contenido y de constructo). Resultados: Los valores de la correlación intraclase fueron de 0,98 para las cuestiones de adhesión y de 0,91 para las de percepción. En relación a la kappa de las 14 cuestiones evaluadas, 12 resultaron un valor mayor que 0,8. Mientras que el Alfa de Cronbach fue de 0,57. Los expertos pudieron garantizar la validez predictiva y de contenido del instrumento, en la que el puntaje de validez de contenido global fue de 0,96. Se obtuvo la validez de constructo, evaluada a través de la prueba de Mann-Whitney, cuando todos los dominios presentaron una asociación significativa con p &lt; 0,01. Conclusión: Desde los resultados observados es posible afirmar que el instrumento todavía no tiene validez para emplearse en Brasil.<hr/>RESUMO Objetivo: Validar o questionário de avaliação sobre a adesão do portador de doença renal crônica em hemodiálise. Método: Foram verificadas as seguintes propriedades psicométricas do instrumento: confiabilidade (estabilidade e consistência interna) e validade (de face, de conteúdo e de construto). Resultados: O coeficiente de correlação intraclasse atingiu valor de 0,98 para as questões de adesão e 0,91 para as questões de percepção. Quanto ao kappa das 14 questões analisadas, 12 obtiveram um valor &gt; 0,8. Já o alfa de Cronbach obteve valor de 0,57. Os especialistas asseguraram a validade de face e de conteúdo do instrumento, conferindo-lhe um índice de validade de conteúdo global de 0,96. A validade de construto, analisada por meio do teste de Mann-Whitney, foi alcançada na medida em que todos os domínios apresentaram uma associação significativa com p &lt; 0,01. Conclusão: Verifica-se, pelos resultados apresentados, que o instrumento foi validado para uso no Brasil. <![CDATA[High prevalence of enteroparasites in children from Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300566&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To determine the prevalence of intestinal parasites and possible associated factors. Method: Cross-sectional epidemiological study of 962 children (3-12-years) from an area within the scope of a basic health unit in Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil. Data were collected by home interviews and three-sample stool analysis and evaluated with the chi-square and Fisher's exact tests (p&lt;0.05). Results: The prevalence of intestinal parasites was significantly high (57.5%). Giardia lamblia was the most prevalent (50.8%), followed by Ascaris lumbricoides (17.8%), Entamoeba histolytica, Hymenolepis nana, Entamoeba coli and Enterobius vermiculares (5.6-7.3%) and other parasites of lower prevalence, such as Schistosoma japonicum (1%) and Schistosoma mansoni (0.5%). No statistically significant associations were detected between prevalence and the risk factors analyzed. Conclusion: Since the area presents good conditions of environmental sanitation, health education programs should be implemented that emphasize hygiene procedures for the hands and for food and water to be consumed by the population.<hr/>RESUMO Objetivo: Determinar a prevalência de parasitas intestinais e possíveis fatores associados. Método: Estudo epidemiológico de corte transversal, população de 962 crianças (3-12 anos) residentes em uma área de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas domiciliares e exame de fezes (três amostras). A análise de dados aplicou testes Qui-quadrado e Fisher (p&lt; 0,05). Resultados: A prevalência de parasitas foi significativamente elevada (57,5%). Giardia lamblia foi a mais prevalente (50,8%), seguida por Ascaris lumbricoides (17,8%), Entamoeba histolytica, Hymenolepis nana, Entamoeba coli e Enterobius vermiculares (5,6 -7,3%) e outros parasitas, como o Schistosoma japonicum (1%) e Schistosoma mansoni (0,5%). Não houve associações estatisticamente significativas entre a prevalência e os fatores de risco analisados. Conclusão: Como a área apresenta boas condições de saneamento, programas de educação em saúde devem ser implementados, enfatizando o consumo de água filtrada.<hr/>RESUMEN Objetivo: Determinar la prevalencia y posibles asociaciones de enteroparasitosis con posibles factores asociados. Método: Estudio epidemiológico, corte transversal, muestra de 962 niños (3-12 años) en un área de cobertura de una Unidad de Salud de la Familia en Ribeirão Preto-São Paulo, Brasil. Los datos fueron recogidos mediante la aplicación de entrevistas y exámenes de heces con tres muestras/niño, que fueron analizados utilizando Chi-cuadrado y Fisher (0,05%). Resultados: La prevalencia de enteroparasitosis fue alta (57,5%). Giardia lamblia fue el parásito más frecuente (50,8%), seguido por Ascaris lumbricoides (17,8%), Entamoeba histolytica, H. nana, E. coli y Enterobius vermicularis (5,6-7,3%) y otros parásitos con frecuencias más bajas. No se encontró asociación estadísticamente significativa entre prevalencia y factores de riesgo analizados. Conclusión: Aunque el área del estudio tenga buenas condiciones socioeconómicas y demográficas, existe la necesidad de implementar acciones con enfoque en la promoción de la salud de esta población. <![CDATA[Objeto e ambiente virtual de aprendizagem: análise de conceito]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300572&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To analyze the concept of virtual learning object and environment according to Rodgers' evolutionary perspective. Method: Descriptive study with a mixed approach, based on the stages proposed by Rodgers in his concept analysis method. Data collection occurred in August 2015 with the search of dissertations and theses in the Bank of Theses of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Quantitative data were analyzed based on simple descriptive statistics and the concepts through lexicographic analysis with support of the IRAMUTEQ software. Results: The sample was made up of 161 studies. The concept of "virtual learning environment" was presented in 99 (61.5%) studies, whereas the concept of "virtual learning object" was presented in only 15 (9.3%) studies. Conclusion: A virtual learning environment includes several and different types of virtual learning objects in a common pedagogical context.<hr/>RESUMEN Objetivo: Analizar el concepto de objeto y de ambiente virtual de aprendizaje en la visión evolutiva de Rodgers. Método: Estudio descriptivo de abordaje mixto, realizado a partir de las etapas propuestas por Rodgers en su modelo de análisis conceptual. Datos recolectados en agosto de 2015, sobre búsqueda de disertaciones y tesis en Banco de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior. Los datos cuantitativos fueron analizados mediante estadística descriptiva simple, y los conceptos, por análisis lexicográfico con soporte IRAMUTEQ. Resultados: La muestra estuvo constituida por 161 estudios. El concepto de "ambiente virtual de aprendizaje" estuvo presente en 99 estudios (61,5%); mientras que el de "objeto virtual de aprendizaje", sólo en 15 (9,3%). Conclusión: Se concluye en que un ambiente virtual de aprendizaje reúne varios diferentes tipos de objetos virtuales de aprendizaje en un contexto pedagógico común.<hr/>RESUMO Objetivo: Analisar o conceito de objeto e de ambiente virtual de aprendizagem na perspectiva evolucionária de Rodgers. Método: Estudo descritivo, de abordagem mista, realizado a partir das etapas propostas por Rodgers em seu modelo de análise conceitual. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2015 com a busca de dissertações e teses no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os dados quantitativos foram analisados a partir de estatística descritiva simples e os conceitos pela análise lexicográfica com suporte do IRAMUTEQ. Resultados: A amostra é constituída de 161 estudos. O conceito de "ambiente virtual de aprendizagem" foi apresentado em 99 (61,5%) estudos, enquanto o de "objeto virtual de aprendizagem" em apenas 15 (9,3%). Conclusão: Concluiu-se que um ambiente virtual de aprendizagem reúne vários e diferentes tipos de objetos virtuais de aprendizagem em um contexto pedagógico comum. <![CDATA[Relações de poder na equipe de saúde da família: foco na enfermagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300580&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: to analyze the power relations that permeate the work of the family health team, and to discuss perspectives of emancipation of these subjects, focusing on nursing and community health agents. Method: a qualitative study with a family health team from a municipality in the countryside of the state of São Paulo. Data were collected through systematic observation and interview with workers. A thematic content analysis was performed. Results: three categories were identified: the work of the family health team and power relations; power relations between the nurse and the healthcare team; and the relations among the nursing team and between community agents and the nurse. The team produces relations of power moved by hierarchical knowledge that move in the search for the reordering of powers. Final considerations: it is necessary to review the contradictions present in the performance scenario of the family health teams, with a view toward making power relations more flexible.<hr/>RESUMEN Objetivo: analizar las relaciones de poder que permean el trabajo del equipo de salud familiar y discutir perspectivas de emancipación de tales sujetos, con enfoque en la enfermería y agentes comunitarios de salud. Método: estudio cualitativo con equipo de salud familiar de municipio del interior paulista. Datos recolectados mediante observación sistemática y entrevista con los trabajadores. Se realizó análisis de contenido temático. Resultados: fueron identificadas tres categorías: el trabajo del equipo de salud familiar y las relaciones de poder; la relación de poder entre la enfermera y el equipo de salud; las relaciones de la enfermería y los agentes comunitarios con la enfermera. El equipo determina relaciones de poder movilizadas por conocimientos jerarquizados, en constante movimiento en búsqueda del reordenamiento de los poderes. Consideraciones finales: es necesario revisar las contradicciones presentes en el escenario de actuación de los equipos de salud familiar, apuntando a flexibilizar las relaciones de poder.<hr/>RESUMO Objetivo: analisar as relações de poder que permeiam o trabalho da equipe de saúde da família e discutir perspectivas de emancipação desses sujeitos, com enfoque na enfermagem e agentes comunitários de saúde. Método: estudo qualitativo com equipe de saúde da família de município do interior paulista. Os dados foram coletados por meio de observação sistemática e entrevista com os trabalhadores. Foi realizada análise de conteúdo temática. Resultados: foram identificadas três categorias: o trabalho da equipe de saúde da família e as relações de poder; a relação de poder entre enfermeira e equipe de saúde; as relações da enfermagem e agentes comunitários com a enfermeira. A equipe produz relações de poder movidas por saberes hierarquizados que se movimentam na busca pelo reordenamento dos poderes. Considerações finais: é necessário rever as contradições presentes no cenário de atuação das equipes de saúde da família, com vistas à flexibilidade nas relações de poder. <![CDATA[Validação do <em>self-assessment of communication skills and professionalism</em> para enfermeiros]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300588&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objectives: to translate, adapt cross-culturally and validate into Brazilian Portuguese the following instrument: "Self-assessment of communication skills and professionalism in residents" for the nursing professional, and to determine if personal characteristics and performance of the nurse interfere in the self-assessment about professionalism and interpersonal communication. Method: quantitative study. Results: the sample consisted of 110 nurses with mean age of 32 years old (± 7.3), most of them were women (n = 80; 72.7%). The internal consistency of the scale "Autoavaliação sobre profissionalismo e comunicação interpessoal entre enfermeiro e paciente" presented moderate and satisfactory reliability (α=0,712). Factorial analysis identified four factors: Interpersonal Skills, Exchange of Information, Honesty in the Relationship and Professionalism. Conclusion: the instrument is valid and reliable in Portuguese and for Brazilian culture. Interpersonal Skills changed with gender and marital status. Ability to exchange information was influenced by gender and working sector. Self-assessment of professionalism changed with marital status.<hr/>RESUMEN Objetivos: traducir, adaptar culturalmente y certificar para la lengua portuguesa el instrumento de Autoevaluación de las Habilidades de Comunicación y Profesionalismo de residentes para el enfermero profesional y evaluar si las características personales y de actuación del enfermero interfieren en la autoevaluación del profesionalismo y de la comunicación interpersonal. Método: trata-se de un estudio metodológico cuantitativo. Resultados: La muestra estaba formada por 110 enfermeros con edad promedio de 32 años (±7,3) y la mayoría eran mujeres (n=80; 72,7%). La consistencia interna da la escala "Autoevaluación sobre profesionalismo y comunicación interpersonal entre enfermero y paciente" demostró confiabilidad moderada y satisfactoria (α=0,712). El análisis factorial identificó cuatro factores: Habilidad Interpersonal, Intercambio de Información, Sinceridad en las Relaciones y Profesionalismo. Conclusión: el instrumento es válido y confiable en la lengua portuguesa y para la cultura brasileña. La habilidad interpersonal osciló en relación con el sexo y el estado civil. El intercambio de informaciones fue influenciado por el sexo y el sector de actuación. La autoevaluación del profesionalismo sufrió variaciones según el estado civil.<hr/>RESUMO Objetivos: traduzir, adaptar culturalmente e validar para o português o instrumento Self-assessment of communication skills and professionalism in residents para o profissional enfermeiro e avaliar se características pessoais e de atuação do enfermeiro interferem na autoavaliação sobre o profissionalismo e comunicação interpessoal. Método: estudo metodológico quantitativo. Resultados: A amostra foi de 110 enfermeiros com média de idade de 32 anos (±7,3) e a maioria mulheres (n=80; 72,7%). A consistência interna da escala "Autoavaliação sobre profissionalismo e comunicação interpessoal entre enfermeiro e paciente" apresentou confiabilidade moderada e satisfatória (α=0,712). A análise fatorial identificou quatro fatores: Habilidade Interpessoal, Troca de Informação, Sinceridade na Relação e Profissionalismo. Conclusão: o instrumento é válido e confiável na língua portuguesa e para a cultura brasileira. A habilidade interpessoal modificou-se com sexo e estado civil. A troca de informações foi influenciada pelo sexo e setor de atuação. A autoavaliação do profissionalismo modificou-se com estado civil. <![CDATA[Uso de tecnologias na terapia intravenosa: contribuições para uma prática mais segura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300595&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objectives: To identify what are the difficulties of the nursing staff in the management of technologies during intravenous therapy (IVT) and discuss the difficulties identified under the perspective of patient's safety. Method: Descriptive study of qualitative approach with data collected by semi-structured interview and analyzed by the Alceste software. Results: The greatest difficulty of cognitive and technical emphasis was the lack of training; and regarding administrative emphasis, the greatest difficulty was the lack of material and human resources. Infusion pumps and their proper use were highlighted as the technological resource that most contributed to patient safety. Final considerations: The lack of training is presented as the greatest difficulty of nursing professionals and permeates safety issues of both patient and professional when using the hard technologies in IVT. Training is essential to the development of techniques, considered nursing tools.<hr/>RESUMEN Objetivos: Identificar las dificultades del personal de enfermería en utilizar tecnologías durante la terapia intravenosa (TIV) y discutir las dificultades encontradas bajo el punto de vista de la seguridad del paciente. Método: estudio cualitativo, de tipo descriptivo, en el cual se empleó entrevista semiestructurada para la recolección de los datos y los analizó por el programa Alceste. Resultados: La dificultad de énfasis cognitiva y técnica más frecuente fue la ausencia de capacitación para utilizar la tecnología; y la de énfasis administrativa fue la ausencia de recursos materiales y humanos. El recurso tecnológico que más contribuye para garantizar la seguridad del paciente fue las bombas de infusión y su correcto empleo. Consideraciones finales: El personal de enfermería relató que la ausencia de capacitación es la dificultad que más enfrentan, y que les va a influir en la seguridad del paciente y del profesional al emplear las tecnologías en la TIV. Las capacitaciones son esenciales para el desarrollo de las técnicas, consideradas las herramientas de hacer enfermería.<hr/>RESUMO Objetivos: Identificar quais são as dificuldades da equipe de Enfermagem no manejo das tecnologias durante a terapia intravenosa (TIV) e discutir as dificuldades identificadas sob a perspectiva da segurança do paciente. Método: abordagem qualitativa, do tipo descritivo com dados coletados por entrevista semiestruturada e analisados pelo programa Alceste. Resultados: A maior dificuldade de ênfase cognitiva e técnica foi a falta de treinamento; e de ênfase administrativa, foi a falta de recursos materiais e humanos. As bombas de infusão e sua utilização adequada foram destacadas como o recurso tecnológico que mais contribuiu para a segurança do paciente. Considerações finais: A falta de treinamento é apresentada como a maior dificuldade dos profissionais de Enfermagem e permeia as questões de segurança do paciente e do profissional ao utilizar as tecnologias duras na TIV. O treinamento é imprescindível para o desenvolvimento das técnicas, consideradas como ferramentas do fazer da Enfermagem. <![CDATA[Avaliação do ensino-aprendizagem sobre a CIPE <sup>®</sup> utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300602&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: Evaluating the teaching-learning process of undergraduates and nursing professionals on the International Classification for Nursing Practice (ICNP®) through a course on Moodle Platform. Method: Mixed research conducted with 51 nursing students and nurses. Many technological and educational resources were used. To collect data, two semi-structured questionnaires were applied and focus groups were carried out. Statistical and thematic analysis of the data was performed. Results: There was a correlation between the Wiki variable, the Animation Video (p = 0.002) and the Arch Method (p = 0.04), as well as a correlation between the Forum, the Virtual Book (P &lt; 0.001) and time (p = 0.009). Three topics emerged: innovation in the application of technological resources, distance education in the professional education and permanent education and the teaching-learning process on the ICNP® in a collaborative way. Conclusion: Teaching-learning strategies and technological resources used were pointed out as innovative and helped students have a better performance.<hr/>RESUMEN Objetivo: Evaluar la enseñanza-aprendizaje de universitarios y profesionales de enfermería sobre la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería (CIPE®) a través de un curso en la plataforma Moodle. Método: Estudio de tipo mixto, del cual participaron 51 estudiantes de enfermería y enfermeros. Se emplearon varios recursos tecnológicos y educacionales. Para la recolección de datos se emplearon dos cuestionarios semiestructurados aplicados en grupos de discusión. Luego se realizó el análisis estadístico y temario de los datos. Resultados: Se presentó correlación entre la variable Wiki con Animación de video (p=0,002) y con el Método del Arco (p=0,04), así como el Foro con el Libro virtual (p&lt;0,001) y el tiempo (p=0,009). Surgieron tres temas: innovación en la aplicación de los recursos tecnológicos, educación a distancia en la formación profesional y educación permanente y el proceso enseñanza-aprendizaje sobre la CIPE® de forma colaborativa. Conclusión: Se consideraron innovadoras las estrategias de enseñanza-aprendizaje y los recursos tecnológicos utilizados, pues también contribuyeron para un buen rendimiento de los estudiantes.<hr/>RESUMO Objetivo: Avaliar o ensino-aprendizagem de graduandos e profissionais de enfermagem sobre a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) por meio de um curso na Plataforma Moodle. Método: Pesquisa mista realizada com 51 graduandos de enfermagem e enfermeiros. Utilizaram-se diversos recursos tecnológicos e educacionais. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários semiestruturados e realizados grupos focais. Procedeu-se à análise estatística e temática dos dados. Resultados: Houve correlação entre a variável Wiki com o Vídeo de Animação (p = 0,002) e com o Método do Arco (p = 0,04) e do Fórum com o Livro Virtual (P &lt; 0,001) e com o tempo (p = 0,009). Três temas emergiram: inovação na aplicação de recursos tecnológicos, educação à distância na formação profissional e educação permanente e o processo de ensino-aprendizagem sobre a CIPE® de forma colaborativa. Conclusão: As estratégias de ensino-aprendizagem e os recursos tecnológicos utilizados foram apontados como inovadores e auxiliaram no melhor desempenho dos alunos. <![CDATA[Utilização do Modelo Difusão da Inovação em úlceras venosas por profissionais especializados]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300610&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To analyze the influence of the evidence and of the opinion of peers on the decisions of specialists regarding the agreement with recommendations for prevention and treatment of venous ulcer. Methods: This is a quasi-experimental study with two interventions: provision of studies with the evidence of the recommendations and provision of the opinion of peers, with sample of 73 specialized doctors and nurses. Delphi technique was used in the search for agreement, with three rounds. Results: The participants evaluated 82 recommendations organized into eight domains: evaluation of patient and wound; documentation of clinical findings; care with the wound and surrounding skin; indication of dressing; use of antibiotics; improvement of venous return and prevention of recurrence; referrals of patients; and professional training. The interventions resulted in statistically significant changes in four domains. Conclusion: The interventions were able to change the opinion of participants, leading them to agreement regarding the recommendations, regardless of the level of evidence.<hr/>RESUMEN Objetivo: Analizar la influencia de evidencias y la opinión de dúos en las decisiones de los profesionales de salud sobre el consenso de las recomendaciones para prevenir y tratar las úlceras venosas. Método: Estudio cuasi-experimental con dos intervenciones: acceso a estudios con evidencias de las recomendaciones y de la opinión de los dúos, con el muestreo de 73 profesionales entre médicos y enfermeros. Se empleó el método Delphi para buscar un consenso, con tres turnos. Resultados: Los participantes analizaron 82 recomendaciones organizadas en ocho dominios: el examen del paciente y de su lesión; la documentación de los resultados clínicos; el cuidado de la lesión y de la piel alrededor; la indicación de la cobertura; el empleo de antibióticos; la mejora del retorno venoso y la prevención de recaídas; el traslado de los pacientes; y la capacitación profesional. Las intervenciones presentaron valores estadísticamente significativos en cuatro dominios. Conclusión: Las intervenciones produjeron cambios de opinión en los participantes, quienes llegaron a un consenso sobre las recomendaciones, independiente del nivel de evidencia.<hr/>RESUMO Objetivo: Analisar a influência das evidências e da opinião dos pares sobre as decisões dos especialistas quanto à concordância com recomendações para prevenção e tratamento de úlcera venosa. Método: Estudo quase-experimental com duas intervenções: fornecimento de estudos com as evidências das recomendações e opinião dos pares, com amostra de 73 especialistas médicos e enfermeiros. Utilizou-se a técnica Delphi na busca de concordância, com 3 rodadas. Resultados: Os participantes avaliaram 82 recomendações organizadas em 8 domínios: avaliação do paciente e de sua lesão; documentação dos achados clínicos; cuidado com a lesão e pele ao redor; indicação da cobertura; uso de antibiótico; melhoria do retorno venoso e prevenção de recidiva; encaminhamentos dos pacientes; e capacitação profissional. As intervenções resultaram em mudanças estatisticamente signifi cativas em 4 domínios. Conclusão: As intervenções foram capazes de modificar a posição dos participantes, levando-os para a posição de concordância a respeito das recomendações, independentemente do nível de evidência. <![CDATA[Resíduos de insulinoterapia produzidos no domicílio de diabéticos acompanhados na Atenção Primária]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300618&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To analyze the insulin therapy waste disposal produced in the households of people with diabetes mellitus (DM). Method: Cross-sectional study with 105 Primary Care patients. Socio-demographic and clinical variables and insulin therapy practice were analyzed through the absolute and relative frequencies, Fisher's exact test and prevalence ratio (PR). Results: The association between types of insulin (60.0%), administered with a disposable syringe attached to a needle (80.9%), and a high percentage of reuse and disposal in normal household waste (57.1%) stood out. The professionals who most frequently provided guidance to people with diabetes were the nurses. Patients who had received instructions about disposal were 21 times more likely to dispose of waste properly than those who had not (PR 21.5; P &lt; 0.0001). Age, gender, skin color, education, marital status, occupational status and type of DM did not interfere in the disposal (P &gt; 0.05). Conclusion: People with diabetes served in Primary Health Care require guidance and material resources to carry out the appropriate disposal of insulin therapy waste.<hr/>RESUMEN Objetivo: Analizar la eliminación de los residuos de la terapia con insulina en las viviendas de personas con diabetes mellitus (DM). Método: Estudio transversal, del cual participaron 105 pacientes asistidos en atención primaria. Se analizaron las variables sociodemográficas, clínicas y la administración de la terapia con insulina a través de las frecuencias absoluta y relativa, la prueba exacta de Fisher y la razón de prevalencias (RP). Resultados: Se destacaron la asociación entre insulinas (60,0%) aplicadas con jeringuillas desechables pegadas a la aguja (80,9%), su elevado porcentaje de reutilización y su eliminación en la basura doméstica común (57,1%). Los enfermeros fueron los profesionales que más orientaron a los pacientes con diabetes. Los pacientes orientados presentaron más de 21 posibilidades de eliminar correctamente los residuos que los que no recibieron orientación (RP 21,5; p&lt;0,0001). La edad, sexo, etnia, nivel de instrucción, estado civil, situación laboral y tipo de DM no influyeron en los resultados para la eliminación de estos residuos (p&gt;0,05). Conclusión: Las personas con diabetes asistidas en atención primaria carecen de recomendaciones y recursos materiales que les informen la correcta eliminación de los residuos de la terapia con insulina.<hr/>RESUMO Objetivo: Analisar o descarte de resíduos da insulinoterapia produzidos no domicílio de pessoas com diabetes mellitus (DM). Método: Estudo transversal com amostra de 105 pacientes da Atenção Primária. Variáveis sociodemográficas, clínicas e prática de insulinoterapia foram analisadas por meio das frequências absoluta e relativa, teste exato de Fisher e razão de prevalência (RP). Resultados: Destacou-se associação entre insulinas (60,0%), administradas com seringa descartável acoplada à agulha (80,9%), alto percentual de reutilização e descarte no lixo doméstico comum (57,1%). Os profissionais que mais orientaram os diabéticos foram os enfermeiros. Pacientes orientados sobre descarte tiveram 21 vezes mais chances de descartarem resíduos adequadamente que os não orientados (RP 21,5; P &lt; 0,0001). Idade, sexo, cor da pele, escolaridade, estado civil, situação ocupacional e tipo de DM não interferiram no descarte (P &gt; 0,05). Conclusão: Diabéticos atendidos na Atenção Primária necessitam de orientações e recursos materiais para realizarem descarte adequado dos resíduos da insulinoterapia. <![CDATA[Administração de analgésicos opioides em pacientes com suspeita de uso de drogas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300626&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To identify the prevalence of patients suspected of drug use according to the nursing professionals' judgement, and compare the behavior of these professionals in opioid administration when there is or there is no suspicion that patient is a drug user. Method: A cross-sectional study with 507 patients and 199 nursing professionals responsible for administering drugs to these patients. The Chi-Square test, Fisher's Exact and a significance level of 5% were used for the analyzes. Results: The prevalence of suspected patients was 6.7%. The prevalence ratio of administration of opioid analgesics 'if necessary' is twice higher among patients suspected of drug use compared to patients not suspected of drug use (p = 0.037). Conclusion: The prevalence of patients suspected of drug use was similar to that of studies performed in emergency departments. Patients suspected of drug use receive more opioids than patients not suspected of drug use.<hr/>RESUMEN Objetivo: Identificar la prevalencia de pacientes con sospecha de uso de drogas de acuerdo con la opinión de los profesionales de enfermería y comparar el comportamiento de estos profesionales en la administración de opioides cuando hay o no hay sospecha de que el paciente sea un consumidor de drogas. Método: Estudio transversal con 507 pacientes y 199 enfermeras responsables de la administración de medicamentos a estos pacientes. Para el análisis se utilizó la prueba de Chi-cuadrado, la prueba exacta de Fisher y un nivel de significación del 5%. Resultados: La prevalencia de pacientes con sospecha de uso de drogas fue del 6,7%. La razón de prevalencia de la administración de analgésicos opioides 'si es necesario' es dos veces mayor entre los pacientes con sospecha de uso de drogas en comparación a las personas sin sospecha de uso de drogas (p = 0,037). Conclusión: La prevalencia de los sospechosos fue similar a los estudios llevados a cabo en los servicios de urgencias. Los pacientes sospechosos de uso de drogas reciben más opioides que los no sospechosos.<hr/>RESUMO Objetivo: Identificar a prevalência de pacientes com suspeita de uso de drogas conforme opinião de profissionais de enfermagem e comparar a conduta desses profissionais na administração de opioides quando há ou não suspeita de que o paciente seja usuário de drogas. Método: Estudo transversal com 507 pacientes e 199 profissionais de enfermagem responsáveis pela administração de medicamentos a esses pacientes. Para as análises foram utilizados os testes de Qui-Quadrado, Exato de Fisher e um nível de significância de 5%. Resultados: A prevalência de pacientes suspeitos foi 6,7%. A razão de prevalência de administração de analgésicos opioides "se necessário" é duas vezes maior entre os pacientes suspeitos em relação aos não suspeitos (p=0,037). Conclusão: A prevalência de suspeitos foi semelhante à de estudos realizados em departamentos de emergência. Os suspeitos de serem usuários de drogas recebem mais opioides do que os não suspeitos. <![CDATA[Legibilidade de prospecto facilitador e letramento em saúde de indivíduos com marcapasso]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300633&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To verify the comprehension of the education handout and the level of Functional Health Literacy of individuals with cardiac pacemaker (PM) and whether there is correlation between the comprehension and Functional Health Literacy (FHL). Method: Cross-sectional study with 63 individuals with PM who answered to comprehension tests of the handout, literacy assessment (SAHLPA-50) and cognition (MMSE). Measurements of dispersion, Pearson correlation and multiple linear regression were calculated. Results: Most women, study time ≤ 9 years, 66.21 (average age) presented no cognitive changes. An adequate literacy level was evidenced in 50.8% individuals with PM and satisfactory comprehension of the handout. No correlation was identified between FHL, handout comprehension, age, years of study and cognition. Conclusion: The handout comprehension assessed by individuals with appropriate FHL indicated that it can be a printed material suitable for use, aiming to improve care process and knowledge of individuals with PM.<hr/>RESUMEN Objetivo: Verificar la comprensibilidad de prospecto de facilitación del aprendizaje y nivel de Instrucción Funcional en Salud de individuos con marcapasos cardíaco (MP), y la existencia de correlación entre comprensibilidad e Instrucción Funcional en Salud (IFS). Método: Estudio transversal, con 63 individuos con MP, que respondieron testes de comprensibilidad del prospecto, de evaluación de instrucción (SAHLPA-50) y cognición (MEEM). Se calcularon medidas de dispersión, correlación de Pearson y regresión lineal múltiple. Resultados: Mayoría de mujeres, escolarización ≤ 9 años, media etaria de 66,21 años, sin alteraciones cognitivas. Evidenciado nivel adecuado de instrucción en 50,8% de individuos con MP y comprensibilidad satisfactoria del prospecto. No se identificó correlación entre IFS, comprensibilidad del prospecto, escolarización y cognición. Conclusión: La comprensibilidad del prospecto evaluada por individuos con IFS adecuada indicó que resulta potencial impreso educativo utilizable, en pos de mejorar el proceso de cuidar y el conocimiento de los individuos con MP.<hr/>RESUMO Objetivo: Verificar a legibilidade de prospecto facilitador da aprendizagem e o nível de Letramento Funcional em Saúde de indivíduos com marcapasso cardíaco (MP) e se há correlação entre a legibilidade e Letramento Funcional em Saúde (LFS). Método: Estudo transversal com 63 indivíduos com MP, que responderam testes de legibilidade do prospecto, de avaliação do letramento (SAHLPA-50) e cognição (MEEM). Foram calculadas medidas de dispersão, correlação de Pearson e regressão linear múltipla. Resultados: Maioria mulheres, tempo de estudo ≤ 9 anos, idade média de 66,21 anos, sem alteração cognitiva. Evidenciado nível adequado de letramento em 50,8% dos indivíduos com MP e legibilidade satisfatória do prospecto. Não foi identificada correlação entre LFS, legibilidade do prospecto, idade, anos de estudo e cognição. Conclusão: A legibilidade do prospecto avaliada por indivíduos com adequado LFS indicou que pode ser um impresso educativo apropriado para uso, visando aprimorar o processo de cuidar e o conhecimento dos indivíduos com MP. <![CDATA[Condições de saúde e desempenho da memória: um estudo com idosas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300640&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: to verify the correlation between health condition and memory performance of older adult women in the community. Method: Analytical cross-sectional study developed with 28 older adult women living in Cuiabá-MT. They answered the Mini-Mental State Examination (MMSE), and a shortened Geriatric Depression Scale (GDS-15) to screen for dementia and depression symptoms. Memory skills were assessed through Rey Auditory Verbal Learning Test (RAVLT). Results: The mean age was 66.36 years and 75% of the participants had educational level higher than 7 years. The MMSE mean score was 28.45. The correlations found were: educational level and immediate memory (r = 0.49; p = 0.008); delayed recall and immediate memory (r = 0.71; p &lt; 0.001); memory recognition and immediate memory (r = 0.43; p = 0.021) and recognition memory with delayed recall (r = 0.47; p = 0.012). Conclusion: High scores in the MMSE and a satisfactory health perception among the participants were evident. There was no correlation between memory performance and health perception.<hr/>RESUMEN Objetivo: Comprobar la interrelación entre las condiciones de salud y el desempeño de la memoria de mujeres mayores de la comunidad. Método: Estudio transversal analítico, realizado con 28 mujeres mayores residentes en Cuiabá-Mato Grosso. Dichas mujeres se sometieron a sondeo para demencias y síntomas depresivos por medio del Mini Test del Estado Mental (MEEM, sigla en inglés) y de la Escala de Depresión Geriátrica Abreviada (GDS-15). La evaluación de las habilidades de la memoria se realizó por medio de la Prueba de Aprendizaje Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT). Resultados: La edad promedio era de 66,36 años y 75% poseían escolaridad mayor que siete años. La media del MEEM fue del 28,45. Las interrelaciones encontradas fueron las siguientes: escolaridad y memoria inmediata (r = 0,49; p = 0,008); evocación tardía y memoria de reconocimiento con memoria inmediata (r = 0,71; p &lt; 0,001 y r = 0,43; p = 0,021) y memoria de reconocimiento con evocación tardía (r = 0,47; p = 0,012). Conclusión: Se hizo evidente el marcador elevado del MEEM y la percepción de salud satisfactoria entre los participantes. No hubo interrelación entre el desempeño de la memoria y la percepción de la salud.<hr/>RESUMO Objetivo: Verificar a correlação entre condições de saúde e desempenho da memória de idosas da comunidade. Método: Estudo transversal analítico, realizado com 28 idosas residentes em Cuiabá-MT. Essas foram submetidas a rastreio para demências e sintomas depressivos por meio do Miniexame do Estado Mental (MEEM) e Escala de Depressão Geriátrica Abreviada (GDS-15). A avaliação das habilidades de memória ocorreu por meio do Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT). Resultados: A idade média foi de 66,36 anos e 75% possuíam escolaridade maior que sete anos. A média do MEEM foi 28,45. As correlações encontradas foram: escolaridade e memória imediata (r = 0,49; p = 0,008); evocação tardia e memória de reconhecimento com memória imediata (r = 0,71; p &lt; 0,001 e r = 0,43; p = 0,021) e memória de reconhecimento com evocação tardia (r = 0,47; p = 0,012). Conclusão: Evidenciou-se escore elevado no MEEM e percepção de saúde satisfatória entre os participantes. Não houve correlação entre desempenho da memória e percepção de saúde. <![CDATA[Influência de anticoncepcionais hormonais e ocorrência de acidente vascular cerebral: revisão integrativa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300647&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To identify scientific evidence regarding the influence of hormonal contraceptive use and the occurrence of stroke. Method: Integrative review of the literature, through database search using the descriptors "contraceptive agents", "contraceptive devices", "contraceptives, Oral" and "Stroke". Original studies in Portuguese, Spanish and English, published in full and available online were included. Studies that did not answer our guiding questions and duplicated studies were excluded. Results: Women using combined oral contraceptives have higher risk of stroke, even with a lower hormonal dosage and different types of progestogen, regardless of the duration of use. The use of contraceptives associated with smoking, hypertension, migraine, hypercholesterolemia, obesity and sedentary lifestyle increases the chance of stroke. Contraceptive patch and vaginal ring are associated to increased risk. Conclusion: Use of combined hormonal contraceptives, except for the injectable and the transdermal ones, increases the chance of occurrence of the event. Progestogen-only contraceptives were considered safe.<hr/>RESUMEN Objetivo: Estudiar las evidencias científicas acerca de la influencia del uso de anticonceptivos hormonales en el acaecimiento de accidentes cerebrales vasculares (ACV). Método: Revisión integradora de la literatura, realizada mediante investigación científica en bases de datos, utilizando los descriptores "anticonceptivos", "dispositivos anticonceptivos", "anticonceptivos orales" y "derrame cerebral". Se incluyeron artículos originales en los idiomas portugués, español e inglés, publicados en su totalidad y disponibles electrónicamente. Se excluyeron los artículos repetidos y aquéllos que no respondían a las cuestiones orientadoras. Resultados: Las usuarias de anticoncepcional oral combinado presentan un riesgo mayor de ACV, inclusive con dosis hormonal menor y diferentes tipos de progestágeno, independientemente del tiempo de utilización. La presencia del tabaquismo, hipertensión arterial, jaqueca, hipercolesterolemia, obesidad y sedentarismo aumenta la probabilidad de ese desenlace. El adhesivo anticonceptivo y el anillo vaginal están relacionados con el aumento de ese riesgo. Conclusión: La utilización de anticonceptivos hormonales combinados aumenta la probabilidad del acaecimiento del evento, excepto con el inyectable y el transdérmico. Los exclusivos de progestágeno se consideran seguros.<hr/>RESUMO Objetivo: Identificar evidências científicas acerca da influência do uso de anticoncepcionais hormonais na ocorrência do acidente vascular cerebral (AVC). Método: Revisão integrativa da literatura, com pesquisa em bases de dados, utilizando os descritores "contraceptive agents", "contraceptive devices", "contraceptives, Oral" e "stroke". Foram incluídos artigos originais nos idiomas português, espanhol e inglês, publicados na íntegra e disponíveis eletronicamente. Foram excluídos artigos que não respondiam às questões norteadoras e repetidos. Resultados: Usuárias de anticoncepcional oral combinado apresentam risco maior de AVC, mesmo com dosagem hormonal menor e diferentes tipos de progestágeno, independente do tempo de uso. A presença associada de tabagismo, hipertensão arterial, enxaqueca, hipercolesterolemia, obesidade e sedentarismo aumenta a chance desse desfecho. Adesivo anticoncepcional e anel vaginal são relacionados ao aumento desse risco. Conclusão: A exposição aos anticoncepcionais hormonais combinados aumenta a chance de ocorrência do evento, exceto o injetável e o transdérmico. Os exclusivos de progestágeno foram considerados seguros. <![CDATA[Educação permanente em saúde sob a perspectiva de Agostinho de Hipona]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300656&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To reflect about continuing education from the perspective of Augustine of Hippo and his theories based on the construction of knowledge and the learning process. Method: This is a theoretical reflection study whose aim is to propose dimensions of analysis, emphasizing the history and challenges of continuing education. Such dimensions analyze the production of knowledge in Augustinian pedagogy, its historical aspects and its close relationship with lifelong education in health professions. Results: The results show the difficulty of continuing education to reach adequate importance in health services, and that of academia in appropriating the thoughts of renowned philosophers such as Augustine. This is a result of ignorance about the convergence of these principles and their relevance. Final considerations: Continuing education and Augustinian pedagogy walk hand in hand in terms of care, meeting the needs that originate from practice and that are reflected in it, challenging isolated knowledge and putting different areas of knowledge to work together.<hr/>RESUMEN Objetivo Reflexionar sobre la educación permanente según la perspectiva de Agostinho de Hipona y sus teorías basadas en la construcción del conocimiento y el proceso de aprendizaje. Método: Reflexión teórica apuntando a proponer dimensionas de análisis, destacando la historia y los desafíos de la educación continua. Dichas dimensiones analizan la producción del conocimiento en la pedagogía agostiniana, sus aspectos históricos y su relación cercana a la educación continua en salud. Resultados: Revelan la dificultad de la educación continua para que su dimensión se alcance en el servicio de salud, y la de que los académicos se apropien del pensamiento de filósofos renombrados como Agostinho, merced al desconocimiento de la convergencia de tales presupuestos y su relevancia. Consideraciones finales: La educación continua y la pedagogía agostiniana caminan juntas en el cuidar, atendiendo las necesidades devenidas de la práctica reflejada en ella, confrontando los saberes aislados y operando conjuntamente con ellos.<hr/>RESUMO Objetivo: Refletir sobre a educação permanente na perspectiva de Agostinho de Hipona e suas teorias pautadas na construção do conhecimento e no processo de aprendizagem. Método: Trata-se de uma reflexão teórica cujo intuito é propor dimensões de análise, enfatizando a história e os desafios da educação permanente. Tais dimensões analisam a produção do conhecimento na pedagogia agostiniana, seus aspectos históricos e sua relação próxima com a educação permanente em saúde. Resultados: Revela a dificuldade da educação permanente em ter sua dimensão alcançada noserviço de saúde, tal qual a da academia de apropriar-se do pensamento de filósofos renomados como Agostinho, fruto do desconhecimento da convergência desses pressupostos e de sua relevância. Considerações Finais: Considera-se que a educação permanente e a pedagogia agostiniana caminham juntas no cuidar, atendendo às necessidades advindas da prática e nela refletida, confrontando os saberes isolados e com eles operando em conjunto. <![CDATA[Raciocínio clínico em enfermagem: estratégias de ensino e instrumentos de avaliação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300662&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To present the concept and development of teaching strategies and the assessment tools regarding clinical reasoning for accurate practice. Method: This is a theoretical reflection based on scientific studies. Results: Comprehension of the essential concepts of the thought process and its articulation with the different teaching strategies and the assessment tools which has allowed presenting ways to improve the process of diagnostic or therapeutic clinical reasoning. Conclusion: The use of new strategies and assessment tools should be encouraged in order to contribute to the development of skills that lead to safe and effective decision making.<hr/>RESUMEN Objetivo: Presentar el concepto de razonamiento clínico, su desarrollo, las estrategias para su enseñanza y los instrumentos de evaluación para una práctica esmerada. Método: Se trata de una reflexión teórica fundamentada en estudios científicos. Resultados: La comprensión de los conceptos esenciales del proceso de pensamiento y su articulación con diferentes estrategias de enseñanza y con diversos instrumentos de evaluación, permitió ejemplificar medios para la mejoría del razonamiento clínico en el proceso del diagnóstico o en el terapéutico. Conclusión: Es necesario valerse de estrategias nuevas y de instrumentos de evaluación para estimular el desarrollo de habilidades que lleven a la toma de decisiones seguras y eficaces.<hr/>RESUMO Objetivo: Apresentar o conceito de raciocínio clínico, seu desenvolvimento, as estratégias para seu ensino e os instrumentos de avaliação para uma prática acurada. Método: Trata-se de uma reflexão teórica fundamentada em estudos científicos. Resultados: A compreensão dos conceitos essenciais do processo de pensamento e sua articulação com as diferentes estratégias de ensino e com os instrumentos de avaliação permitiram exemplificar meios de aprimorar o processo de raciocínio clínico diagnóstico ou terapêutico. Conclusão: A utilização de novas estratégias e instrumentos de avaliação deve ser estimulado para contribuir com o desenvolvimento das habilidades que culminam na tomada de decisão segura e eficaz. <![CDATA[A importância da empatia no cuidado em saúde e enfermagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300669&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Objective: To present the concept and development of teaching strategies and the assessment tools regarding clinical reasoning for accurate practice. Method: This is a theoretical reflection based on scientific studies. Results: Comprehension of the essential concepts of the thought process and its articulation with the different teaching strategies and the assessment tools which has allowed presenting ways to improve the process of diagnostic or therapeutic clinical reasoning. Conclusion: The use of new strategies and assessment tools should be encouraged in order to contribute to the development of skills that lead to safe and effective decision making.<hr/>RESUMEN Objetivo: Presentar el concepto de razonamiento clínico, su desarrollo, las estrategias para su enseñanza y los instrumentos de evaluación para una práctica esmerada. Método: Se trata de una reflexión teórica fundamentada en estudios científicos. Resultados: La comprensión de los conceptos esenciales del proceso de pensamiento y su articulación con diferentes estrategias de enseñanza y con diversos instrumentos de evaluación, permitió ejemplificar medios para la mejoría del razonamiento clínico en el proceso del diagnóstico o en el terapéutico. Conclusión: Es necesario valerse de estrategias nuevas y de instrumentos de evaluación para estimular el desarrollo de habilidades que lleven a la toma de decisiones seguras y eficaces.<hr/>RESUMO Objetivo: Apresentar o conceito de raciocínio clínico, seu desenvolvimento, as estratégias para seu ensino e os instrumentos de avaliação para uma prática acurada. Método: Trata-se de uma reflexão teórica fundamentada em estudos científicos. Resultados: A compreensão dos conceitos essenciais do processo de pensamento e sua articulação com as diferentes estratégias de ensino e com os instrumentos de avaliação permitiram exemplificar meios de aprimorar o processo de raciocínio clínico diagnóstico ou terapêutico. Conclusão: A utilização de novas estratégias e instrumentos de avaliação deve ser estimulado para contribuir com o desenvolvimento das habilidades que culminam na tomada de decisão segura e eficaz.