Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Enfermagem]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0034-716720120003&lang=en vol. 65 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Expansion of courses/places for Nursing Graduation and the quality of nurse's education process</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Re(thinking) Nursing carative projects through the light of population health needs</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O conceito de necessidades é central no trabalho de Enfermagem. A Teoria das Necessidades Humanas Básicas, formulada por Wanda Horta, influenciou várias gerações de enfermeiras brasileiras e, possivelmente, ainda é a mais presente no ensino e na prática de Enfermagem no Brasil. Entretanto, há outras concepções de necessidades que podem iluminar o trabalho em saúde que, em geral, está organizado para responder a essas necessidades por meio da oferta de serviços padronizados, verticais e prescritivos. Ressignificar o cuidado em saúde e, em especial, os projetos cuidativos da Enfermagem à luz das necessidades em saúde da população requer adotar uma concepção de saúde e doença capaz de interligar aspectos individuais e coletivos.<hr/>The concept of needs is central to the work of Nursing. The Basic Human Needs Theory, formulated by Wanda Horta, influenced several generations of Brazilian nurses and possibly still is the most widespread in education and nursing practice in Brazil. However, there are other conceptions of needs that can illuminate health work that is, in general, organized to meet health needs through standardized, vertical and prescriptive service offerings. Reframing health care, specially nursing carative projects, demands to adopt a concept of health and disease capable of linking individual and collective aspects.<hr/>El concepto de necesidades es fundamental para el trabajo de Enfermería. La Teoría de las Necesidades Humanas Básicas, formulada por Wanda Horta, ha influenciado a varias generaciones de enfermeras brasileñas y, posiblemente, es el más usado en la práctica y en la educación de enfermería en Brasil. Sin embargo, hay otras concepciones de las necesidades que pueden iluminar el trabajo en salud que, en general, se organiza para satisfacer las necesidades de salud a través de ofertas de servicios estandarizados, verticales y prescriptivos. El replanteamiento del cuidado en salud, especialmente los procesos cuidativos de Enfermería, demanda adoptar un concepto de salud y la enfermedad capaz de vincular aspectos individuales y colectivos. <![CDATA[<b>Expansion of Undergraduate Nursing and the labor market</b>: <b>reproducing inequalities?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi analisar a relação entre a expansão dos cursos de graduação de enfermagem e o mercado de trabalho dos enfermeiros em Minas Gerais. Estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa, que utilizou fontes de dados secundários sobre os cursos de Graduação em Enfermagem, número de profissionais ocupados, vínculos em estabelecimentos de saúde e empregos formais de enfermeiros no Estado. A evolução dos cursos de Graduação em Enfermagem revela sinais de declínio na procura e oferta nos anos recentes, que pode estar relacionado ao mercado de trabalho do enfermeiro. Este, por sua vez, é marcado por contradições expressas pelo quantitativo excedente de profissionais, em especial nas regiões menos desenvolvidas do Estado, bem como pela baixa proporção de enfermeiros para atender as necessidades de saúde da população. Visualiza-se que estes aspectos reproduzem desigualdades e carecem discussões quanto à regulação da formação e à criação de novos postos de trabalho.<hr/>This study aimed to analyze the relationship between the increase in the number of degree courses in nursing and the nursing job market. It is a descriptive exploratory study with a quantitative approach, which used data on Undergraduate Nursing courses, supply of nurses, connection with health facilities, and formal jobs in nursing in the state of Minas Gerais. The evolution of Undergraduate Nursing courses reveals a supply and demand decline in recent years. Such context is determined by the nurse's labor market being influenced by the contradiction of a professional quantitative surplus, particularly in the state's less developed areas, as opposed to a low percentage of nurses to care for the population's health. These characteristics of the nursing labor market reproduce inequalities furthermore aspects such as the regulation of nursing education and the creation of new jobs need to be discussed further.<hr/>El objeto del presente estudio fue analizar la relación entre la expansión de los cursos de grado y el mercado laboral de los enfermeros. Estudio exploratorio descriptivo con enfoque cualitativo cuya fuente de información fueron datos sobre los cursos de grado en enfermería, cantidad de enfermeros, vínculos en establecimientos de salud y puestos de trabajo formales de enfermeros del Estado de Minas Gerais. La evolución de los cursos indica disminución de oferta y demanda en los últimos años, contexto determinado por el mercado laboral del enfermero, infuenciado por la contradicción entre el número excedente de profesionales, especialmente en las regiones menos desarrolladas del Estado, y su baja proporción para atender a la población Se percibe que estos aspectos reproducen desigualdades y que debe debatirse más tanto la regulación de la formación del curso como la creación de nuevos puestos de trabajo. <![CDATA[<b>Health education in the job of nurses in Santarém of Pará, Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Trata-se de pesquisa qualitativa, cujos objetivos foram analisar os saberes e as práticas educativas realizadas por enfermeiras em unidades de Saúde da Família, em Santarém-PA, Brasil, e a utilização da educação em saúde no processo de trabalho. Realizamos entrevistas semiestruturadas com 15 enfermeiras e observação das suas práticas educativas. Da análise de conteúdo emergiram os temas: concepções sobre educação em saúde; práticas educativas no processo de trabalho; tendência à educação popular. A maioria absoluta das enfermeiras é especialista em saúde da família, contudo referem carência do conteúdo teórico da educação em saúde em sua formação. O modelo tradicional predomina nas concepções e nas práticas. O processo de trabalho é predominantemente organizado a partir dos programas ministeriais. Nas ações de saúde, pode-se reconhecer uma discreta tendência à educação popular, com tentativas de reorientar as práticas educativas, estabelecendo parcerias com outros cuidadores e lideranças da comunidade.<hr/>This qualitative study aimed to analyze the knowledge and educational practices of nurses in the Family Health Units, in Santarém-PA, North of Brazil, and their utilization of health education tools within the labour process. We conducted semi-structured interviews and observation of educational activities of 15 nurses. From the content analysis, the following themes emerged: conceptions of health education; educational practices within the work process; and a trend to the Popular Education theoretical framework. Despite most of the nurses were Family Health specialists, they mentioned a gap in their professional education in terms of theoretical knowledge about health education. The traditional models were predominant in the conceptions and practices. The labour process is strongly based on Ministry of Health's programs. It was possible to recognize a discrete trend to Popular Education, with attempts to a reorientation of their educational practices, establishing partnerships with other care providers and community leaderships.<hr/>Investigación cualitativa cuyos objetivos fueron analizar los conocimientos y las prácticas educativas realizadas por los enfermeros en las unidades de salud de la familia en Santarém, Brasil y el uso de la herramienta de educación en salud en el proceso de trabajo. Realizamos entrevistas semi estructuradas con 15 enfermeras y observación de sus prácticas educativas. De la análisis de contenido ha surgido los temas: concepciones de la educación en salud; prácticas educativas en lo proceso de trabajo y tendencia a la educación popular. La mayoría absoluta de las enfermeras es especialista en salud de la familia, aunque refieran carecimiento de la teoría sobre la educación en su formación. El modelo tradicional domina las concepciones y las prácticas. El proceso de trabajo predominante se basa en programas ministeriales. En las acciones sanitarias existe una moderada tendencia para la educación popular, con intentos de reorientar las prácticas educativas, estableciendo participaciones com otros cuidadores e líderes comunitarios. <![CDATA[<b>Educational actions in a Community Healthcare Agents Program</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve por objetivo identificar e analisar as ações educativas realizadas por um Programa de Agentes Comunitários de Saúde de uma cidade do interior do estado de São Paulo, considerando as concepções pedagógicas e os aspectos intervenientes que aproximam e afastam a equipe da mudança de prática pretendida pelo programa. É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo, modalidade temática. O estudo evidenciou que a concepção pedagógica predominante é a da transmissão de informações voltada para prevenção de doenças, embora existam algumas ações próximas da pedagogia participativa. A organização do trabalho e o vínculo com a população também interferem no trabalho educativo. Conclui-se que as ações educativas ainda são alicerçadas no preventivismo com desafios para promoção da saúde e carecem de investimentos em formação e na organização da rede assistencial.<hr/>This study aimed to identify and analyze the actions performed by an educational program of Community Health Agents of a city in the state of Sao Paulo, Brazil, considering the educational concepts, the team approach and aspects which influence in desired change by the program. It is a qualitative research using case study. Semi-structured interviews were conducted that were treated with content analysis, thematic modality. The study showed that the predominant pedagogical concept is the transmission of information aimed at disease prevention, although there are some actions near the participative pedagogy. The organization of work and the link with the population also influence the educational work. It is concluded that educational activities are still grounded in Preventive challenges for health promotion and lack of investment in training and organization of health care network.<hr/>Este estudio tuve por objetivo identificar y analizar las acciones educativas realizadas por un Programa de Agentes Comunitarios de Salud de una ciudad del estado de São Paulo, considerando las concepciones pedagógicas que las nortean y los aspectos intervinientes que aproximan y apartan el equipo del cambio pretendido. Esta investigación cualitativa del tipo estudio de caso utilizó entrevista semi estructurada y análisis temático. El estudio evidencio que la concepción pedagógica predominante es la de la transmisión de informaciones dirigidas a la prevención de enfermedades, aunque existan algunas acciones próximas de la pedagogía participativa. La organización del trabajo y el vínculo con la población también interfieren en el trabajo educativo. Las acciones educativas todavía son basadas en la prevención, con desafíos para la promoción de la salud y hay carencia de inversión en formación y organización de la red de atención de salud. <![CDATA[<b>Nakedness of the patient from the perspective of students of Fundamental Nursing</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo que teve como objetivo analisar a visão de estudantes sobre o desnudamento do corpo para cuidar. Pesquisa qualitativa do tipo descritiva cujos sujeitos foram 21 estudantes de três cursos, do 3º ao 5º períodos. As informações foram produzidas pela transcrição das vinte e uma entrevistas semiestruturadas e analisadas com base no pensamento de Foucault. Os temas foram: Cuidar do corpo nu implica observância do princípio bioético da autonomia; A escola como reprodutora da relação de poder no ato de desnudar; Lidar com o nu do outro exige cuidados; Cuidar do corpo nu "mexe" com a própria sexualidade; As relações de poder com o corpo nu. Foi possível compreender o exercício do poder pelos estudantes no momento de desnudar, como resposta à insegurança advinda da preparação escolar insuficiente.<hr/>The study aimed to analyze the speech of students, their view of the denudation of the body to handle. It was a descriptive qualitative research, whose subjects were 21 students from three courses of 3 to 5 semesters. The information was produced by transcribing the twenty-one semi-structured interviews and analyzed on the basis of Foucault's thought.The themes were: Care of the naked body implies observance of bioethical principle of autonomy as the school's reproductive power relationship in the act of stripping, naked Coping with the other requires care, Care of the naked body "moves" with their sexuality; Power relations with the naked body. It was possible to understand the exercise of power by students at the time of stripping, as response to insecurity arising from inadequate school preparation.<hr/>El estudio tuvo como objetivo analizar el discurso de los estudiantes, su visión de la denudación del cuerpo de manejar. Fue un estudio cualitativo de tipo descriptivo, cuyos sujetos fueron 21 estudiantes de tres cursos de 3 a 5 semestres. La información ha sido producido por la transcripción de los veintiún entrevistas semi estructuradas y analizadas sobre la base del pensamiento de Foucault. Los temas fueron: El cuidado del cuerpo desnudo implica observancia del principio bioético de autonomía como la relación de la escuela el poder de reproducción en el acto de hacer frente pela, desnudo y con la otra requiere cuidado, cuidado del cuerpo desnudo "se mueve" con su sexualidad, relaciones de poder con el cuerpo desnudo. Es posible entender el ejercicio del poder por los estudiantes en el momento de pelar, como respuesta a la inseguridad derivada de la preparación escolar inadecuado. <![CDATA[<b>Health promotion in the Pankararu indigenous community</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi conhecer como os indígenas Pankararu percebem sua situação de saúde, e identificar que ações priorizam como necessárias para a promoção da saúde em sua comunidade. Pesquisa qualitativa. Os depoimentos coletados foram submetidos à técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Na percepção dos indígenas, quanto à situação de saúde de sua comunidade, foi ressaltado uma carência de assistência geral e falta de profissionais para atender conforme suas necessidades. Em relação às ações que os indígenas priorizam como necessárias para a promoção à saúde da comunidade foram destacadas a oferta de postos de saúde com profissionais capacitados e o acesso às ações de educação em saúde. Foi proposta uma reformulação das organizações e estabelecimentos dos subsistemas na promoção à saúde indígena.<hr/>The objective of the study was to know how the Pankararu indigenous perceive their health situation and identify actions they prioritize as necessary to promote health in their community. Qualitative research, in which the declarations collected were subjected to the technique of analyzing the Collective Subject Discourse. It was identified that in the indigenous perception, as the health status of their community, there is a lack of general assistance, and a lack of professionals to assist them meeting their needs. In relation to actions that the Indigenous prioritize as necessary to promote the health of their community, it was highlighted provision of health unit with trained professionals and access to health education actions. It was, thus, proposed an overhaul of the organizations and establishments of the subsystems in promoting indigenous health.<hr/>El estudio tuvo como objetivo conocer como los Indígenas Pankararu perciben su situación de salud e identificar que acciones de salud ellos priorizan como necesarias para la promoción de la salud de su comunidad. Investigación con abordaje cualitativo. Las declaraciones colectadas fueron sometidas a la técnica de análisis del Discurso del Sujeto Colectivo. Fue identificado en la percepción de los indígenas, en relación a la situación de salud de su comunidad, la falta de asistencia general y la falta de profesionales para atender de acuerdo con las necesidades de los indios. En relación a las acciones que los indígenas priorizan como necesarias para promover la salud de su comunidad se pusieron de relieve, la provisión de puestos con profesionales capacitados y el acceso a las acciones de educación en salud. Así pues, se propuso una reforma de las organizaciones y establecimientos de los subsistemas en la promoción de la salud indígena. <![CDATA[<b>Assistance for people with hypertension in the perspective of the health professional</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se conhecer a assistência prestada às pessoas com hipertensão arterial na Atenção Básica sob a ótica dos trabalhadores da saúde. A coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais, em cinco municípios do Noroeste do estado do Paraná. Observou-se que, apesar de o estudo ter sido realizado com equipes de diferentes municípios, os significados e percepções relativos ao atendimento prestado e às dificuldades experenciadas são semelhantes em muitos aspectos. De modo geral, as Unidades Básicas de Saúde atendem às necessidades mais urgentes dos usuários, apesar de a adoção de estratégias para adesão ao tratamento, por vários motivos, não conseguirem atingir toda a população, o que prejudica a qualidade da assistência, mesmo havendo empenho da equipe.<hr/>The study aimed at learning about the care provided to people with hypertension in primary care from the perspective of health workers. The data was collected through focus groups in five cities in the northwest of the state of Paraná. It was observed that, although the study was conducted with teams of different municipalities, the meanings and perceptions regarding the care provided and the difficulties experienced are similar in many aspects. In general, the Basic Health Units meet the most urgent needs of users, despite the adoption of strategies for treatment adherence, for various reasons, cannot reach the entire population, undermining the quality of care, even with the commitment of the team.<hr/>El objetivo del estudio fue conocer la asistencia prestada a las personas con hipertensión arterial en la Atención Básica en Salud bajo la óptica de los trabajadores. La recogida de datos ocurrió por medio de grupos focales, en cinco municipios en el noroeste del Estado de Paraná. Se observó que a pesar del estudio haber sido realizado con equipos de diferentes municipios, los significados y percepciones con relación a la atención prestada y las dificultades experimentadas son semejantes en muchos aspectos. De una manera general, las Unidades Básicas de la Salud estudiadas atienden las necesidades más urgentes de los usuarios. A pesar de la adopción de estrategias para adhesión al tratamiento, no consiguen alcanzar toda la población por varios factores, implicando en la calidad de la asistencia, mismo habiendo comprometimiento del equipo. <![CDATA[<b>Health related quality of life of chronic patients with immune system diseases</b>: <b>a pilot study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Health related quality of life (HRQL) and survival are two important outcome measures in chronic diseases. This study aimed to compared HRQL in patients with different chronic diseases of immune system and normative data from the general Portuguese Population. It was selected 103 out-patients, by convenience, to complete SF-36v2. The lowest scores were found among measures for general health (41.0), vitality (47.5), bodily pain (51.0), mental health (56.4); women, except for role-physical, and patients with auto-immune diseases have had the worse scores on all assessed dimension of subjective health, when compared with normative data. Highest scores were obtained in the following scales: physical functioning (69.1), social functioning (66.9), role-emotional (64.9). Living with chronic immune disease have impact on HRQL and it can be expected that the Portuguese version of SF-36v2 provide valid and reliable HRQL data.<hr/>A qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS) e sobrevivência são dois desfechos importantes nas doenças crónicas. Este estudo objetivou comparar a QVRS de pacientes com diferentes patologias crónicas do sistema imune e com os dados normativos da população Portuguesa. Foram seleccionados 103 pacientes para a amostra por conveniência, para completar o SF-32v2. As pontuações mais baixas foram encontradas entre as medidas para a saúde geral (41,0), vitalidade (47,5), dor (51,0) e saúde mental (56,4); as mulheres, exceto na função física, e os doentes com doenças autoimunes obtiveram piores escores em todas as dimensões, quando comparados com os dados normativos. Os escores mais altos foram obtidos nas dimensões: função física (69,1), funcionamento social (66,9) e função emocional (64,9). Viver com doenças crónicas imunológicas apresenta impacto sobre a QVRS e a versão Portuguesa do SF-36v2 fornece dados válidos e confiáveis na mensuração da QdV destes doentes.<hr/>Calidad de vida relacionada con la salud (CVRS) y la supervivencia son dos resultados importantes en las enfermedades crónicas. El objetivo de este estudio fue comparar la calidad de vida relacionada con la salud (CVRS) de los pacientes con diferentes patologías del sistema inmunológico y los datos normativos de la población portuguesa. 103 pacientes fueron seleccionados al acaso para completar el cuestionario SF-32v2. Las más bajas mensuras se encuentran entre las medidas de salud en general (41,0), vitalidad (47,5), dolor (51,0) y salud mental (56,4) que las mujeres en la función física y los pacientes con enfermedades autoinmunes también obtuvieron peores puntuaciones, en todas las dimensiones en comparación con los datos normativos. Las puntuaciones más altas se obtuvieron en las dimensiones: función física (69,1), funcionamiento social (66,9), función emocional (64,9). Vivir con enfermedades crónicas inmunológicas ten un impacto en la CVRS y la versión portuguesa del cuestionario SF 36v2 aporta datos válidos y confiables para medir la CdV de estos pacientes. <![CDATA[<b>Professional practice of nurses who care for cancer patients in general hospitals</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo trata de um estudo qualitativo que buscou compreender o típico da prática profissional de enfermeiras que cuidam de pacientes com câncer em hospitais gerais. Para descobrir os motivos que impulsionam a ação desses profissionais e colocar em evidência o que há de original, significativo, específico e típico nesse fenômeno, julgamos que os pressupostos do filósofo Alfred Schütz dariam subsídios para desvelá-los. Os dados obtidos por meio da entrevista semiestruturada mostraram que as enfermeiras reconhecem não possuir o conhecimento teórico necessário e a experiência ou prática suficiente, para cuidar de pacientes com câncer. Assim, não se sentem capazes de desenvolver ações que influenciem positivamente o cuidado a esses pacientes e seus familiares.<hr/>The present article discusses a qualitative study which aimed to understand the typical of nurses' professional practice caring for patient with cancer in general hospitals. In order to find out the reasons that motivate nurse's action, and to put in evidence what is original, significant, specific and typical about this phenomenon, we have taken into consideration the premises of the philosopher Alfred Schütz, which provide us with subsidies to unveil them. The data collected through semi-structured interviews reported that nurses admit not having the required theoretical knowledge and experience or enough practice to take care of a cancer patient. Thus, they don't feel capable of developing actions which may positively influence care on patients and their family members.<hr/>El presente artículo trata de un estudio cualitativo que buscó comprender lo típico de la práctica profesional de enfermeras que cuidan de pacientes con cáncer en hospitales generales. Para descubrir los motivos que impulsan la acción de esos profesionales y evidenciar lo que hay de original, significativo, específico y típico en ese fenómeno, consideramos que las presuposiciones del filósofo Alfred Schütz nos darían subsidios para desvelarlos. Los datos obtenidos por medio de entrevista semi estructurada mostraron que las enfermeras reconocen que no poseen el conocimiento teórico necesario y la experiencia o práctica suficientes para cuidar de pacientes con cáncer. Así, no se sienten capaces de implementar acciones que influyan de modo positivo el cuidado a esos pacientes y a sus familiares. <![CDATA[<b>Assessment of Wiki technology</b>: <b>a tool for accessing information on mechanical ventilation in Intensive Care</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O desenvolvimento e a aplicabilidade da informática influenciam todas as áreas do conhecimento, possibilitando novas formas de aprendizagem. O Wiki é uma ferramenta da informação e comunicação disponibilizada pela tecnologia da WEB 2.0 que pode ser explorada e utilizada no ensino, aprendizagem, cuidado e na pesquisa na área da Enfermagem. Assim, este estudo, de natureza quantitativa, do tipo descritivo e exploratório, objetivou avaliar com os acadêmicos de enfermagem os critérios de Ergonomia e Usabilidade da ferramenta Wiki como tecnologia de acesso à informação sobre os cuidados de enfermagem em ventilação mecânica na Unidade de Terapia Intensiva. A ferramenta foi avaliada como "excelente" quanto aos critérios de Ergonomia e Usabilidade, sendo considerada uma nova tecnologia emergente apropriada para o uso educacional.<hr/>The development and application of information technology influence all areas of knowledge, enabling new ways of learning. The Wiki is a tool of information and communication technology provided by the Web 2.0 that can be exploited and used in teaching, learning, care and research in nursing education. Thus, this quantitative study is a descriptive and exploratory objective was to evaluate the nursing students with the criteria of Ergonomics and Usability of the tool Wiki as a technology to access information on nursing care in mechanical ventilation in the Intensive Care Unit. The tool was evaluated as "excellent" in the criteria for Ergonomics and Usability, and is considered a new emerging technology suitable for educational use.<hr/>El desarrollo y aplicación de tecnología de la información influyen en todas las áreas del conocimiento, lo que permite nuevas formas de aprendizaje. El Wiki es una herramienta de información y tecnología de comunicación proporcionados por la Web 2.0, que puede ser explotada y utilizada en la enseñanza, el aprendizaje, la atención y la investigación en educación en Enfermería. Así, este estudio cuantitativo, descriptivo y exploratorio, objetivó evaluar, junto a los estudiantes de enfermería, los criterios de Ergonomía y Usabilidad de la herramienta Wiki, como una tecnología para acceder a la información sobre los cuidados de enfermería en ventilación mecánica en la Unidad de Cuidados Intensivos. La herramienta fue evaluada como "excelente" en los criterios de Ergonomía y Usabilidad, siendo considerada una nueva tecnología adecuada para el uso educativo. <![CDATA[<b>Use of alteplase in the treatment of acute ischemic stroke</b>: <b>what nurses know?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo objetivou analisar o conhecimento de enfermeiros acerca do uso de alteplase no tratamento do acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico agudo. Estudo descritivo-exploratório realizado em uma unidade de AVE de um hospital público localizado na cidade de Fortaleza-CE, durante o mês de outubro de 2010. Participaram do estudo dez enfermeiros, com idade média de 25 anos. Os benefícios da medicação foram apresentados em justaposição com as limitações do uso. Estratégias para ampliar a utilização de alteplase foram apontadas pelos enfermeiros. O conhecimento da realidade investigada contribui na construção do saber de enfermagem e pode auxiliar o enfermeiro que presta assistência direta ao paciente que se submete a este tratamento.<hr/>The study aimed at analyzing the knowledge of nurses about the use of alteplase in the treatment of acute ischemic stroke. An exploratory descriptive study was conducted in a stroke unit of a public hospital in the city of Fortaleza, Brazil, in the month of October 2010. The study included ten nurses, with a mean age of 25 years. The benefits of medication were presented in juxtaposition with the limitations of use. Strategies to expand the use of alteplase were pointed out by nurses. The knowledge of the investigation may contribute to the construction of nursing knowledge and help nurses who provide direct care to patients who undergo this treatment.<hr/>El estudio tuvo como objetivo analizar el conocimiento de los enfermeros sobre el uso de alteplase en el tratamiento del accidente cerebrovascular isquémico agudo. Estudio exploratorio descriptivo, realizado en una unidad de accidente cerebrovascular de un hospital público en la ciudad de Fortaleza, en el mes de octubre de 2010. Participaron diez enfermeros del estudio, con edad media de 25 años. Los beneficios de la medicación se presentaron en yuxtaposición con las limitaciones de uso. Las estrategias para ampliar el uso de alteplase han sido señaladas por los enfermeros. El conocimiento de la realidad investigada puede contribuir en la construcción del conocimiento de enfermería y ayudar a los enfermeros que prestan atención directa a los pacientes que se someten a este tratamiento. <![CDATA[<b>Epidemiological, clinical and of functional independence profile of an institutionalized elderly population</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudo descritivo transversal com objetivo de descrever características sócio-demográficas, clínicas e o nível de independência funcional de 97 idosos institucionalizados nas duas instituições de longa permanência de Itaúna-MG. Utilizou-se instrumento com variáveis sócio-demográficas e clínicas, além da Escala de Independência em Atividade da Vida Diária de Katz. Observou-se predomínio de idosas (59%), média de idade de 77 anos, analfabetos (55%), brancos (67%), solteiros (63%), sem filhos (68%) e 30% que moravam sozinhos e tinham dificuldades para realizar atividades de vida diária, sendo este o motivo principal da institucionalização. A maioria dos idosos (72%) apresentava doenças cardiovasculares; 80,4% usavam neurolépticos/psicotrópicos; 2,1% não usavam medicamentos e 23% eram independentes para realizar atividades de vida diária. Estes idosos demandam cuidados mais qualificados, justificados pela dependência, patologias, riscos de complicações e medicamentos utilizados.<hr/>Descriptive and sectional study to describe socio-demographic, clinical and functional independence profile of 97 institutionalized elderly in two nursing homes of Itaúna-MG. A socio-demographic and clinical data and Independence Daily Living Activity of Katz instruments were used. It was found a predominance of elderly women (59%), mean age of 77, illiterate (55%), white (67%), single (63%), without children (68%) and 30% lived alone and had difficulty to perform daily living activities, which is the main reason for institutionalization. The majority of elderly people (72%) had cardiovascular disease; 80.4% used neuroleptics/ psychotropic drugs, only 2.1% did not use drugs and 23% were independent to perform daily living activities. These seniors require more skilled care, justified by addiction, diseases, risk of complications and medications used.<hr/>Estudio descriptivo de corte transversal, para describir perfil socio-demográfico, clínico y de independencia funcional de 97 ancianos institucionalizados en dos residencias de ancianos de Itaúna, Minas Gerais. Fueron utilizados instrumentos con dados socio-demográficos y clínicos y de Independencia en actividades de vida diaria de Katz. Se encontró un predominio de mujeres con edad avanzada (59%), media de 77 años, analfabetos (55%), blancos (67%), solo (63%) y sin hijos (68%) y 30% tenía dificultad para realizar las actividades de vida diaria, razón principal para institucionalización. La mayoría de las personas de edad avanzada (72%) tenían enfermedad cardiovascular, 80,4% utilizan neurolépticos o drogas psicotrópicas y 2,1% no usó drogas. 23% eran independientes para realizar las actividades de vida diaria. Estos adultos mayores requieren más atención especializada, justificado por la adicción, enfermedades, riesgo de complicaciones y medicamentos utilizados. <![CDATA[<b>Environmental factors as supportive components in communication and care for hospitalized elderly</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudo exploratório com abordagem qualitativa desenvolvido com 117 graduandos e profissionais da área da saúde, no interior paulista, com o objetivo de identificar os fatores ambientais que interferem na comunicação do profissional da saúde com o idoso. As respostas puderam ser ordenadas e analisadas em sete agrupamentos: fatores sonoros e vibratórios, decorativos e espaciais, luminosos, cores e texturas, térmicos e ventilatórios, higiênicos e de segurança profissional e sinalizadores visuais. Considera-se que a utilização dos fatores ambientais durante o processo de cuidar seja uma possibilidade efetiva do cuidado, uma vez que interfere no bem estar do idoso, na sua recuperação e no relacionamento entre o binômio profissional-idoso.<hr/>This exploratory work with a qualitative approach was performed with 117 health professionals and undergraduate students in São Paulo State countryside. The goal was to identify environmental factors that could play a role in health professionals' communication with elderly patients. The findings were organized and grouped in seven categories: sound and vibration factors, decorative and spatial factors, light factors, colors and textures, heat and ventilation factors, hygiene and personal safety factors, and visual signs. It was found that making use of environmental factors while providing care services to the elderly may lead to effective health care. These factors not only interfere with patients' welfare and recovery, but also play a role in the relationship between health professionals and elderly patients<hr/>Estudio exploratorio con abordaje cualitativo desarrollado con 117 estudiantes y profesionales del área de la salud, en una provincia de São Paulo, con el objetivo de identificar los factores ambientales que interfieren en la comunicación del profesional de salud con el anciano. Las respuestas pudieron ser ordenadas y analizadas en siete grupos: factores sonoros y vibratorios, decorativos y espaciales, luminosos, colores y texturas, térmicos y de ventilación, higiénicos y de seguridad profesional y señalizadores visuales. Se considera que la utilización de los factores ambientales durante el proceso de cuidar sea una posibilidad de efectiva asistencia, ya que interfiere en el bienestar del anciano, en su recuperación y en el relacionamiento entre el binomio profesional-anciano. <![CDATA[<b>Nurses and clientele with anorexia and bulimia</b>: <b>a case study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Investigação que objetivou identificar a interação de enfermeiros e clientes portadores de bulimia e anorexia. Utilizamos o estudo de caso como recurso, para o qual coletamos dados de prontuários e fizemos entrevistas com oito de quatorze enfermeiros, que foram nossos sujeitos-objeto. De acordo com os enfermeiros, os clientes se isolavam do mundo, vivendo num mundo sem fome e de espelhos que refletiam um corpo sempre acima do "peso ideal"; eram pessoas solitárias, que perderam o brilho pessoal, emitindo sinais de que podiam extinguir a vida deles a qualquer momento. Com o estudo, foi possível identificar a maneira pela qual os enfermeiros interagiam e percebiam os clientes e, em decorrência disso, explicitamos uma prática de cuidar peculiar na enfermagem.<hr/>The research aimed to identify the interaction of nurses and clients suffering from bulimia and anorexia. We use the case study as a resource in which we collect clinical data and did interviews with eight of fourteen nurses, who have been our subject-object. According to the nurses, clients are isolated from the world living in a world without hunger and mirrors reflecting a body always above the "ideal weight", they were lonely people, personnel who have lost their shine, sending signals that could extinguish their lives at any time. In the study, was possible to identify the manner in which nurses interacted and perceived customers and, as a result, we elucidate a peculiar practice in nursing.<hr/>Investigación, cuyo objetivo es identificar la interacción de las enfermeras y los pacientes con bulimia y anorexia. Nosotros usamos el estudio de caso como un recurso en el que se recogen datos de los registros médicos e hizo ocho entrevistas, que han sido nuestros sujetos-objeto. Según las enfermeras, los clientes están aislados del mundo que viven en un mundo sin hambre y espejos que reflejan un cuerpo siempre por encima del peso "ideal", eran gente solitaria, gente que ha perdido su brillo, el envío de señales de que podrían extinguir el sus vidas en cualquier momento. Con el estudio, fue posible identificar la manera en que las enfermeras y los clientes interactúan percibido, y como resultado, una práctica peculiar de enfermería. <![CDATA[<b>Qualitative assessment of the relationship of social actors with madness in a substitutive mental health service</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem por objetivo avaliar qualitativamente a relação de atores sociais com a loucura a partir das experiências produzidas em um Centro de Atenção Psicossocial no contexto brasileiro. Trata-se de um recorte de um estudo de avaliação qualitativa realizado em um Centro de Atenção Psicossocial do Sul do Brasil. Baseou-se na utilização do referencial teórico-filosófico da Avaliação de Quarta Geração. Como dispositivo metodológico, aplicou-se uma versão adaptada do Círculo Hermenêutico-Dialético. Os depoimentos perseguem a desinstitucionalização como paradigma da atenção em saúde mental, evidenciando a necessidade de combater os vícios carregados de condutas cristalizadas e excludentes, típicas do modelo manicomial. No entanto, ainda é possível visualizar na prática uma mescla de modelos, responsáveis por práticas ampliadas e inovadoras, além de outras cristalizadas e excludentes. Esperamos que ele possa problematizar o cotidiano dos mesmos, abrindo caminhos para compreender melhor a loucura, o louco e suas relações.<hr/>This study aims to evaluate qualitatively the relationship between social actors and the madness. It was based in experiences produced in a Psychosocial Care Center in the Southern Brazilian context. This is a clipping from an evaluative and qualitative study. Was utilized the Fourth Generation Evaluation as a theoretical-philosophical framework. The methodological device applied was a adapted version of the Hermeneutic-dialectic circle. The statements haunt deinstitutionalization as a paradigm of mental health care, highlighting the need to combat the vices born of crystallized and exclusionary conduct, the typical model asylum. However, we can still see in practice a mixture of models, responsible for enhanced and innovative practices, and other crystallized and exclusive. Hopefully he can discuss the daily life of them, opening the way for understanding best madness, crazy and their relationships.<hr/>Este estudio pretende evaluar cualitativamente la relación de actores sociales con la locura, a partir de experiencias producidas en un Centro de Atención Psicosocial brasileño. Se trata de un recorte de un estudio de evaluación cualitativa realizado en un Centros de Atención Psicosocial del Sur de Brasil. Se basó en el referencial teórico-metodológico de la Evaluación de Cuarta Generación. Como dispositivo metodológico, se aplicó una versión adaptada del círculo hermenéutico-dialéctico. Los discursos persiguen la desinstitucionalización como paradigma de atención en salud mental, evidenciando la necesidad de combatir los vicios cargados de conductas cristalizadas y que excluyen, típicas del modelo manicomial. Todavía, aún es posible visualizar en la práctica una mescla de modelos, responsables por prácticas ampliadas e innovadoras, además de otras cristalizadas y excluyentes. Esperamos que pueda problematizar el cotidiano de los mismos, abriendo caminos para comprender mejor la locura, el loco y sus relaciones. <![CDATA[<b>Childcare in Nursing</b>: <b>profile and main problems found in children less than one year</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudo descritivo exploratório que teve por objetivos descrever o perfil da população menor de um ano atendida na consulta de enfermagem em Puericultura em uma Unidade Básica de Saúde, em Rio Grande-RS, e avaliar a associação entre situação nutricional e presença de candidíase oral, candidíase perineal e dermatite irritativa das fraldas. A amostra foi constituída por 96 prontuários das crianças menores de um ano que realizaram consulta de enfermagem em puericultura. A maioria das crianças era do sexo feminino e encontrava-se eutrófica; todas as que necessitaram de avaliação pediátrica foram encaminhadas; a dermatite irritativa das fraldas foi a alteração mais frequente e esteve associada à situação nutricional desfavorável; o aleitamento materno foi realizado, no máximo, até o sétimo mês de vida do bebê. O estudo aponta a necessidade de sensibilizar a população a respeito da importância da puericultura para a prevenção de agravos e promoção da saúde das crianças.<hr/>Descriptive exploratory study that aimed to describe the profile of a population less than one year old of age, assisted in the nursing appointment in Childcare at a Health Basic Unit, in Rio Grande-RS; and to evaluate the association between the nutritional situation and the presence of oral candidiasis, perineal candidiasis and irritative dermatitis due to the diapers. The sample was constituted by all the children's charts (96 overall) who were less than one year old and who were assisted in a nursing appointment in Childcare. Most of the children were girls and were found eutrophic; all the ones who needed a pediatric evaluation were sent to the proper evaluation; the irritative dermatitis of the diapers was the most frequent alteration, and it was associated to the unfavorable nutritional situation; breastfeeding took place, at most, up to the seventh month of the baby. The study indicates the need to sensitize the population to about the importance of childcare for the prevention of injuries and promotion of child health.<hr/>Estudio descriptivo-exploratorio que tuvo como objetivo describir el perfil de la población con edad menor que un año, atendida en una consulta de enfermería en el Cuidado del Niño en una Unidad Básica de Salud, en Rio Grande (RS), y evaluar la asociación entre el estado nutricional y la presencia de candidiasis bucal, candidiasis perineal y dermatitis causadas por pañales. La muestra se ha constituido por 96 relatos clínicos de los niños menores de un año que realizaron consulta de enfermería en el Cuidado del Niño. La mayoría de los niños eran del sexo femenino y estaban bien nutridos; todos los que necesitaron de evaluación pediátrica fueron encaminados; la dermatitis causada por el uso de pañales fue la alteración más frecuente y estaba asociado con el estado nutricional desfavorable; la lactancia materna fue realizada, hasta el séptimo mes de vida del bebé. El estudio pone de relieve la necesidad de sensibilizar la población acerca de la importancia del Cuidado del Niño para la prevención de enfermedades y promoción de la salud de los niños. <![CDATA[<b>Nursing and the relationship with the mothers of newborns in the Neonatal Intensive Care Unit</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en As relações estabelecidas com a enfermagem frente à experiência do nascimento prematuro de um filho influencia a vivência da mulher. O objetivo deste estudo foi delinear a relação entre a equipe de enfermagem e as mães com bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, apresentada em artigos publicados entre 2005 e 2010. Foram utilizadas as bases de dados CINAHL, MEDLINE e LILACS, com estudos publicados entre 2005 e 2010 com os descritores: Neonatal Nursing, Premature, Mothers and Nursing Care, totalizando 21 artigos organizados nas categorias: Fases Enfrentadas pelos Pais durante a Estadia do Bebê na UTIN; Relação entre Enfermeira e Mãe; Suporte da Enfermagem; Descuidado na Relação entre Enfermeira e Mãe e Ações de Educação em Saúde. Os estudos apontam a necessidade das mães por suporte o que inclui apoio emocional, envolvimento nos cuidados ao bebê, disponibilidade para estar e conversar.<hr/>The relationships with the nursing experience of premature birth of a child, influences the experience of women. The aim of this study is to delineate the relationship between nursing staff and mothers with babies admitted to the Neonatal Intensive Care Unit presented in articles published between 2005 and 2010. We used the databases CINAHL, MEDLINE and LILACS for studies published between 2005 and 2010 with the following keywords: Neonatal Nursing, Premature, Mothers and Nursing Care, a total of 21 articles organized into categories: Phases Faced by Parents during the stay in the Baby NICU; Relationship between Nurse and Mother; Support of Nursing; Careless on the Relationship Between Mother and Nurse Education and Action in Health Studies point to the need of mothers for support that includes emotional support, involvement in caring for the baby, ready to come and talk.<hr/>Las relaciones con la experiencia de enfermería de un parto prematuro de un niño, influye en la experiencia de las mujeres. El objetivo de este estudio es delinear la relación entre el personal de enfermería y las madres con los bebés ingresados ​​en la Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales presentado en los artículos publicados entre 2005 y 2010. Se utilizaron las bases de datos CINAHL, MEDLINE y LILACS para estudios publicados entre 2005 y 2010 con las siguientes palabras: Enfermería neonatal, prematuros Madres, y de Atención de Enfermería, un total de 21 artículos organizados en categorías: Fases que enfrentan los padres durante la estancia en el bebé UCIN, relación entre la enfermera y la madre, el apoyo de enfermería; descuidado en la relación entre la madre y la formación de enfermería y la acción en Salud punto de Estudios sobre la necesidad de las madres de apoyo que incluye apoyo emocional, la participación en el cuidado del bebé, listo para entrar y hablar. <![CDATA[<b>Knowledge production about nurse education</b>: <b>a bibliometric study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo busca identificar as produções de teses e dissertações de enfermagem catalogadas no Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem - CEPEN, que abordem a formação do enfermeiro considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais na perspectiva da formação para o SUS. Estudo bibliométrico e descritivo realizado no CEPEN nos catálogos de 2003 a 2007. Foram selecionados 27 trabalhos, analisados quantitativamente quanto à instituição de ensino, ano de publicação, titulação da pesquisa (dissertação ou tese), tipo de pesquisa, e, qualitativamente os temas e referencial teórico filosófico e metodológico. Os resultados evidenciam 100% dos trabalhos desenvolvidos em instituições públicas, com uma produção maior em teses; há poucos estudos que tratam do perfil do egresso, bem como da formação para o SUS.<hr/>This study aims to identify the nursing theses and dissertation production catalogued in the Center for Study in Nursing Research - CEPEN, which treats nurse formation according to the National Curricular Directives on the SUS formation approach. This is a bibliometric and descriptive study performed on the theses and dissertations catalog of CEPEN, between 2003 and 2007. Twenty seven papers were selected, and quantitatively analyzed according to institution, year of publication, degree of research (dissertations or theses), type of research, and qualitatively analyzed according to themes, philosophical theory, and methodological reference. The results show 100% of the work performed in public institutions, with increased production in theses, there are few studies that deal with the profile of graduates, as well as training for SUS.<hr/>Este estudio intenta identificar las pesquisas de enfermería catalogadas en el Centro de Estudios y Pesquisas de Enfermería - CEPEN, que aborden la formación de enfermero considerando las Directrices Curriculares Nacionales con la perspectiva de la formación para el SUS. Estudio bibliométrico y descriptivo de los catálogos del 2003 al 2007 del CEPEN, siendo seleccionados 27 trabajos, analizados cuantitativamente en cuanto a la institución de enseñanza, año de publicación, titulación de la pesquisa (disertación o tesis), tipo de pesquisa y, cualitativamente los temas y referencial teórico, filosófico y metodológico. Los resultados muestran que el 100% de los trabajos realizados en las instituciones públicas, con el aumento de la producción de tesis, son pocos los estudios que abordan el perfil de los egresados, así como la capacitación para él SUS. <![CDATA[<b>Brazilian scientific production based on Orem's Nursing Theory</b>: <b>integrative review</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, SciELO e BDENF, de janeiro de 2005 a maio de 2009, com o objetivo de sumarizar a produção científica brasileira fundamentada na Teoria de Enfermagem de Orem. Obtiveram-se 23 artigos, analisados pela estatística descritiva simples. Constatou-se que 100% dos estudos se voltaram para adultos. Deste total, 65,22% voltavam-se aos portadores de patologias crônicas. Em 39,15% das pesquisas, a teoria foi utilizada na íntegra e em 34,80% um dos construtos. 91,30% das publicações objetivaram a construção e implantação da prática de cuidado estruturada e teoricamente fundamentada. Concluiu-se que a teoria vem sendo utilizada como base teórico-filosófica para fundamentar a práxis da Enfermagem em uma multiplicidade de situações, de modo a salientar o papel do enfermeiro no cuidado.<hr/>Integrative review, held in the databases LILACS, SciELO and BDENF from January 2005 to May 2009, aimed to summarize the Brazilian scientific production based on Orem's Nursing Theory. We obtained 23 articles, analyzed by simple descriptive statistics. It was found that 100% of the studies focused on adults. Of this total, 65,22% returned to the chronicle diseases. In 39,15% of the searches, the theory was used in full and in 34,80% one of the constructs. 91,30% of publications aimed to the construction and deployment of the structured and theoretically grounded practice of care. It was concluded that the theory has been used as theoretical and philosophical basis to justify the practice of nursing in a variety of situations in order to emphasize the role of the nurse in the care.<hr/>Revisión integradora, que se celebró en las bases de datos LILACS, SciELO y BDENF, de enero 2005 a mayo 2009, con el objetivo de resumir la producción científica de enfermería basada en la Teoría de Orem. Se obtuvieron 23 artículos, analizados por estadística descriptiva simple. Se encontró que el 100% de los estudios se volvió hacia los adultos. De este total, 65,22% volvieron a las enfermedades crónicas. En 39,15% de las búsquedas, la teoría fue utilizada en su totalidad y en 34,80% una de las construcciones. 91,30% de las publicaciones se destinaran a la construcción y implantación de la práctica del cuidado estructurada y fundamentada teóricamente. Se concluyó que la teoría se ha utilizado como base teórica y filosófica para justificar la práctica de la enfermería en una variedad de situaciones con el fin de destacar el papel de la enfermera en el cuidado. <![CDATA[<b>Limits and possibilities of the nursing auditory and its theoretical and practical aspects</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000300021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem o objetivo de fazer uma análise crítico-reflexiva a respeito da auditoria em enfermagem com análise dos limites e possibilidades e seus aspectos teóricos e práticos. A auditoria em enfermagem, na atualidade, é exercida e difundida nas instituições públicas e privadas, objetivando minimizar desperdício de materiais, medicamentos, equipamentos e recursos humanos. Ressalta-se a importância do registro da equipe de enfermagem, fundamental ao processo de auditoria. Ao profissional enfermeiro em auditoria compete a garantia da qualidade da assistência prestada ao usuário. São muitos os desafios a enfrentar para o desenvolvimento da auditoria em enfermagem, tais como a descoberta de uma identidade profissional e a integração com auditores enfermeiros de todo o país, entre outros.<hr/>This article aims to make a critical-reflexive analysis about the nursing auditory, observing its limits and possibilities as well as its theoretical and practical aspects. The nursing auditory, nowadays, is practiced and advertised in public and private institutions, aiming to minimize material, medication, equipment and human resources loss. It is important to mention the presence of the nursing group which was fundamental to the auditory process. The professional nurse in auditory is responsible for the quality of the assistance directed towards the patient. There are many challenges involving the development of the nursing auditory, such as the discovery of a professional identity and the integration with auditory nurses all over the country, among others.<hr/>Este artículo tiene como objetivo hacer un análisis crítico - reflexivo a respecto de la auditoría en enfermería con análisis de los límites y posibilidades y sus aspectos teóricos y prácticos. La auditoría en enfermería, en la actualidad, es ejercida y difundida en las instituciones públicas y privadas, con el objetivo de minimizar el desperdicio de materiales, medicamentos, equipamientos y recursos humanos. Cabe destacar la importancia del registro del equipo de enfermería, fundamental para el proceso de auditoría. Al profesional enfermero en auditoría compete garantizar la calidad de la asistencia prestada al usuario. Son muchos los desafíos a enfrentar para el desarrollo de la auditoría en enfermería, tales como el descubrimiento de una identidad profesional y la integración con auditores enfermeros de todo el país, entre otros.