Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Política Internacional]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0034-732920130002&lang=en vol. 56 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Brazilian cooperation policy with Sub-Saharan Africa on rural sector</b>: <b>transfer and innovation on the diffusion of public policies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292013000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata das dinâmicas da cooperação Sul-Sul, com foco nas relações entre o Brasil e o continente africano no setor agrícola. São analisadas a construção da política brasileira de cooperação e a influência da dualidade de modelos de desenvolvimento rural e agrícola na identificação dos projetos. Verificou-se a presença da lógica de transferência de soluções políticas e do auxílio à elaboração de políticas públicas na formulação dessas iniciativas.<hr/>The article addresses the dynamics of South-South cooperation developed between Brazil and the African continent in the agricultural sector. We analyze the construction of the Brazilian cooperation policy and the influence of dual model of rural and agricultural development in the identification of projects. We verify the presence of the logic of transfer of policy solutions and of the contribution to the elaboration of public policy in shaping these initiatives. <![CDATA[<b>India, Latin America, and the Caribbean during the Cold War</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292013000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en In this period, the key to the relationship between India and Latin America and the Caribbean (LAC) was based in the political nature of this liaison: it was a "uni-multilateral" relationship, centered in India, where LAC countries operated as a group of autonomous entities (an "island chain" structure), and not as a unit of a supranational character with unified international conduct (an island structure). As we will see, faced with uniform and consistent Indian policies, LAC had national policies which make it impossible to discuss a regional policy towards India. The goal of this work is to form a general characterization of the bilateral policies during the period of the Cold War with the intent of identifying the key explanatory factors of the process. While this may be a limited objective, it addresses the non-existence of an academic debate surrounding the topic. We intend to contribute an analysis which in this phase is primarily descriptive.<hr/>Neste período, a chave para o relacionamento entre a Índia e a América Latina e o Caribe foi baseada no caráter político dessa ligação: Era uma relação "uni-multilateral", centrada na Índia, onde os países da América Latina e o Caribe operavam como um conjunto de entidades autônomas (uma estrutura de "cadeia de ilhas"), e não como uma unidade de um caráter supranacional com conduta internacional unificada (uma estrutura de ilha). Como veremos, confrontados com políticas indianas uniformes e consistentes, a América Latina e o Caribe tiveram políticas nacionais que tornam impossível discutir uma política regional para a Índia. O objetivo deste trabalho é formar uma caracterização geral das políticas bilaterais durante o período da Guerra Fria, com a intenção de identificar os principais fatores explicativos do processo. Embora isso possa ser um objetivo limitado, aborda a não existência de um debate acadêmico em torno do tema. Pretendemos contribuir com uma análise que nesta fase é basicamente descritiva. <![CDATA[<b>Heterodox Autonomy Doctrine</b>: <b>realism and purposes, and its relevance</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292013000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en The Autonomy Doctrine, elaborated by Juan Carlos Puig, is a realist point of view of International Relations. It is an analysis, from the periphery, about the structure of world power, and a roadmap (from a theoretical point of view) for the longing process of autonomization-regarding hegemonic power-for a country whose ruling class would decide to overcome dependency. The elements its author took into account when analyzing its own context are explained in this text and, afterwards, are reflected over its relevance nowadays. For that purpose, it is necessary to answer certain questions, such as which are the concepts and categories that may explain its relevance, its applicability to regional integration and cooperation models and projects, and what would be the analytical method to compare reality versus ideas, among others. The methodological proposal to analyze the relevance of Puig's doctrine is to compare it to different visions of regionalism that are currently in effect in Latin America.<hr/>A Doutrina da Autonomia, elaborado por Juan Carlos Puig, é um ponto de vista realista de Relações Internacionais. É uma análise, a partir da periferia, sobre a estrutura de poder mundial, e um roteiro (do ponto de vista teórico) para o processo de desejo de autonomização - relativo ao poder hegemônico - para um país cuja classe dominante iria decidir superar a dependência. Os elementos que seu autor levou em conta ao analisar seu próprio contexto são explicados neste texto e, posteriormente, reflete-se sobre a sua relevância nos dias de hoje. Para tal, é necessário responder a algumas questões, como quais são os conceitos e categorias que podem explicar a sua relevância, a sua aplicabilidade para a integração regional e os modelos e projetos de cooperação, e o que seria o método analítico para comparar realidade versus ideias, entre outros. A proposta metodológica para analisar a relevância da doutrina Puig é compará-la com as diferentes visões de regionalismo que estão agora em vigor na América Latina. <![CDATA[<b>Changing political materialization mechanisms of national identities</b>: <b>the Spanish Autonomic State and the emergence of the Basque and Catalan nation-autonomies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292013000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo visa a abordar a forma como duas identidades nacionais concretas, a basca e a catalã, potencializadas pelos respectivos nacionalismos e pelo processo de democratização espanhol, conseguiram materializar-se política e legalmente naquilo que qualificamos como autonomias-nação. Para chegar à análise deste estudo de caso, começa por percorrer o papel do Estado-nação e a relação entre os conceitos de Estado e nação. Destaca de forma especial a emergência de novas unidades políticas, que o autor denomina autonomias-nação, que constituem um autêntico desafio ao conceito tradicional de soberania.<hr/>This article aims to address how two specific national identities-Basque and Catalan-, enhanced by their nationalisms and by the Spanish democratization process, were able to materialize politically and legally in what is qualified as nation-autonomies. To analyze this case study we start covering the role of the nation-State and the relationship between the concepts of State and nation. It specially highlights the emergence of new political units, which the author classifies as nation-autonomies, which constitute a real challenge to the traditional concept of sovereignty, focusing the Spanish case. <![CDATA[<b>Deterrence, reduction of nuclear weapons and missile defense in Bush and Obama administrations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292013000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo é analisar as perspectivas das administrações de George W. Bush e Barack Obama com relação à dissuasão, à redução de armas nucleares e às defesas antimísseis. Sustenta-se que ambas as administrações reafirmaram o papel fundamental das armas nucleares para a dissuasão, comprometeram-se com a redução de armas nucleares acompanhada de iniciativas para modernização e reconheceram a importância de defesas antimísseis na proteção dos EUA e de aliados. Tais perspectivas estão relacionadas à necessidade contínua de ampliar a flexibilidade para lidar com ameaças contemporâneas e à manutenção de opções diversificadas para o enfrentamento desses desafios.<hr/>The aim is to analyze the views of the administrations of George W. Bush and Barack Obama regarding deterrence, the reduction of nuclear weapons and missile defense. It is argued that both administrations reaffirmed the fundamental role of nuclear weapons for deterrence, committed themselves to reducing nuclear weapons with initiatives for modernization and recognized the importance of missile defense to protect the US and its allies. Such views are related to the ongoing need to expand the flexibility to deal with contemporary threats and maintain diverse options for addressing these challenges. <![CDATA[<b>Reflections on Brazil and the Pan-Amazonian challenges</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292013000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é o estudo das interações regionais e desafios internacionais sobre a Pan-Amazônia, uma região considerada estratégica para o Brasil. Sua importância se verifica em múltiplos campos, com destaque para o ambiental e para o econômico - aliás, duas perspectivas que, mesmo não sendo excludentes, revelam-se de difícil compatibilização, sobretudo quando o assunto converge para a exploração dos diversos recursos naturais existentes na Pan-Amazônia e para o exercício da soberania nacional sobre os seus territórios. Mas o escopo temático do artigo é ainda mais amplo, haja vista que um dos principais objetivos do estudo é tentar articular as questões ambientais e econômicas conexas à Pan-Amazônia com aspectos políticos relacionados à segurança regional e nacional em torno da hileia, partindo do pressuposto que estamos diante de um quadro complexo apreendido em sua dimensão regional. Por fim, realiza-se um exercício sobre prováveis cenários envolvendo a Pan-Amazônia, tanto na perspectiva regional como na internacional.<hr/>The aim of this paper is to study the interactions of regional and international pressure on the Pan-Amazon, a region considered strategic for Brazil. Its importance lies in multiple fields, with emphasis on the environment and the economy. Two perspectives, although not incompatible, reveal themselves difficult to harmonize, especially when it converges to the exploitation of natural resources in the Pan-Amazon and the exercise of national sovereignty over their territories. But the thematic scope of the article is even wider, since one of the main objectives of the study is to try to articulate the environmental and economic issues related to the Pan-Amazon with policy issues related to regional security and national levels around the Brazilian Amazon, assuming that the issue is even more complex when contemplated in its regional dimension. Finally, we carried out an exercise on scenarios involving the Pan-Amazon at both the regional and the international levels. <![CDATA[<b>The National Defense Strategy of Brazil and other BRICs in a comparative perspective</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292013000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente artigo é examinar as Estratégias Nacionais de Defesa dos quatro países que formam o grupo dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, e China) com vistas a verificar como os quatro países avaliam o cenário estratégico do século 21, especialmente no tocante ao equilíbrio de forças entre as grandes potências, aos seus entornos geográficos imediatos e à relação com os EUA. As semelhanças e diferenças de avaliação e o como isso se reflete nas respectivas políticas de defesa serão abordadas. Dentre os quatro casos, o brasileiro será especialmente enfocado.<hr/>The main purpose of this paper is to examine the National Defense Strategies of the BRIC countries (Brazil, Russia, India, and China) in order to verify how the four countries evaluate the strategic landscape of this century, especially regarding the balance of power between the Great Powers, their immediate geographical surroundings and their relationship with the US. This work addresses specifically the similarities and differences among them and how these differences reflect in their respective defense policies. Among the four cases, the Brazilian one will be in especial focus. <![CDATA[<b>The essential role of democracy in the Bush Doctrine</b>: <b>the invasions of Iraq and Afghanistan</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292013000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Everyone knows that democracy played a role in the Bush Doctrine. What not everyone knows is that this role was essential for the doctrine to be put into operation under which the Iraq invasion was prepared and launched. We argue moreover that, even if aggressive, the Bush doctrine is compatible with the American Liberal Tradition. To demonstrate these arguments we analyze the links between democracy, security, and the US national interests as expressed in the pillars of the American foreign policy since the end of Cold War. The consequential belief of the Bush Administration on the positive effect of exporting democracy by the use of force to Afghanistan and Iraq to fight terrorism will be remarked. It will be shown, however, that in the first years of the Bush Administration, among the justifications for the military interventions in the two countries, security reasons prevailed over democratic concerns, although the latter was significantly present since the early hours after September 11. It was only when it became clear that WMDs did not exist in Iraq that the exporting of democracy as the ultimate weapon to fight terrorism grew remarkably and prevailed over security reasons to invade those rogue states. The paper uses quantitative and qualitative content analysis of the speeches of President Bush and his Secretaries of State and Defense.<hr/>Todos sabem que a democracia teve um papel importante na Doutrina Bush. O que nem todos sabem é que esse papel foi essencial para que a doutrina pudesse ser posta em operação, sob a qual a invasão do Iraque foi preparada e conduzida. Será argumentado também que, ainda que agressiva, a Doutrina Bush é compatível com a Tradição Liberal americana. Para demonstrar esses argumentos, serão analisados os vínculos entre democracia, segurança e os interesses nacionais americanos, conforme identificados nos pilares da política externa americana desde o fim da Guerra Fria. A crença da administração Bush nos efeitos positivos da exportação de democracia pela força para o Afeganistão e para o Iraque no combate ao terrorismo será destacada. Será mostrado, contudo, que entre as justificativas e motivações para as intervenções militares nos dois países, as razões de segurança prevaleceram sobre preocupações democráticas, embora esta última esteja significativamente presente desde as primeiras horas após o 11 de setembro. Depois que se tornou claro, no entanto, que as armas de destruição em massa não existiam no Iraque, a exportação de democracia como arma definitiva de combate ao terrorismo cresceu significativamente como justificativa para as invasões dos rogue states e se sobrepôs às motivações de segurança. O artigo usa a análise de conteúdo qualitativa e quantitativa dos discursos do Presidente Bush e de seus Secretários de Estado e Defesa. <![CDATA[<b>Discovering "os ianques do sul"</b>: <b>towards</b><b> an entangled Luso-Hispanic history of Latin America</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292013000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en The article reconstructs the largely forgotten role of key Brazilian intellectuals in the Latins-versus-Anglo-Saxons debates that developed around 1898, emphasizing the embeddedness of their thinking in the transnational crossings of men and ideas within South America. It thus challenges the common depiction of late-nineteenth-century Latin Americanism as a purely Spanish American phenomenon and of the United States as its major catalyst, allowing a more nuanced understanding of this movement' s nature.<hr/>O artigo reconstrói o papel esquecido de intelectuais brasileiros nos debates latinos-contra- anglo-saxões que se desenvolveram em torno de 1898, enfatizando o enraizamento de seus pensamentos nos cruzamentos transnacionais de homens e ideias na América do Sul. Assim, desafia a representação comum do latino-americanismo do fim do século 19 como um fenômeno puramente hispano-americano e dos Estados Unidos como seu principal catalisador, permitindo uma compreensão mais sutil deste movimento.