Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de PolĂ­tica Internacional]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0034-732920140001&lang=es vol. 57 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Brazil and the cooperation in defense: building a regional identity in the South Atlantic]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa a cooperação que o Brasil vem desenvolvendo ao longo do Atlântico Sul, mostrando que o País vem desempenhando o papel de region-builder na construção de uma identidade sul-atlântica com posição de destaque para si. Tais esforços começam a ser contestados por outros atores de dentro e fora da região.<hr/>This article analyzes the cooperation that Brazil has been developing across the South Atlantic, showing that Brazil has adopted the role of region-builder, working to construct a South Atlantic identity while it secures for itself a position of preeminence. Such efforts begin to be contested by other actors from within and outside the region. <![CDATA[The South American Defense Council (SDC) confidence measures: a Defense expenditures analysis (2009-2012)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000100022&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisamos a metodologia de aferição de gastos em Defesa do Conselho de Defesa Sul-americano (CDS). Discutimos fundamentos, inovações, limitações e perfil de gastos. Na região, a folha de pagamento de pessoal e encargos previdenciários consumiram 60% do total dos gastos em Defesa entre 2006 e 2010, enquanto as pesquisas em tecnologia apenas 0,5%. Sobre esse diagnóstico, defendemos a modernização das FA e os Ministérios da Defesa da região, sobretudo uma racional e equalizada distribuição dos gastos por objeto, antes de aumentar as verbas para o setor.<hr/>We analyze the combined methodology developed by the South-American Defense Council (SDC) for assessing Defense expenditures. We examine its backgrounds, its limitations, its innovations and the profile of Defense budget expenditure. In this region, up to 60% of total Defense budget was allocated to personnel and their social security payroll; on the other hand, research and technology were allocated only 0.5%. From the results, we defend the modernization of both Armed Forces and Defense Ministries in South America, specially a sensible equalization of their expenditure by subject, as a requisite for increasing the sector's budget. <![CDATA[From Tegucigalpa to Teheran: Brazil's diplomacy as an emerging Western country]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000100040&lng=es&nrm=iso&tlng=es This paper reviews Brazil's pursuit for international insertion by: discussing its search for new partners; presenting an overview of the historical, cultural, and political features that render it the most Western of the emerging nations; and analyzing its participation in the management of two major international crises, the Honduran constitutional crisis and the Iranian nuclear crisis.<hr/>Este artigo revisa a busca do Brasil pela inserção internacional ao: discutir a procura do País por novos parceiros; expor, brevemente, características históricas, culturais e políticas que o tornam o mais ocidental das nações emergentes; e analisar sua participação no manejo de duas grandes crises internacionais, a crise constitucional hondurenha e a crise nuclear iraniana. <![CDATA[Discourses in dispute: an alternative reading of the dilemmas experienced by international actors in Somalia during the 1990s]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000100059&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda os dilemas enfrentados pelos atores internacionais nas operações de paz levadas a cabo na Somália na década de 1990. Busca-se evidenciar as narrativas divergentes articuladas pelos Estados Unidos e pelas Nações Unidas vis-à-vis o "Outro" somali. Sugere-se que os principais dilemas experimentados pela ONU e pelos Estados Unidos na Somália não foram de natureza técnica, concernente a problemas de coordenação entre as principais forças envolvidas, como usualmente se argumenta. Diferentemente, argumenta-se que existiu uma disputa de natureza política entre os Estados Unidos e a ONU na Somália, amparada por discursos distintos sobre o "Outro" somali.<hr/>The article approaches the dilemmas experienced by international agents in peace operations deployed in Somalia during the 1990s. It highlights the diverging narratives used by international actors (United States and United Nations) vis-à-vis the Somali "Other". It is argued that the main dilemmas experienced during UN and US operations in Somalia were not of technical nature, concerning coordination problems between the main forces involved, as usually claimed. Differently, the article identifies a dispute of political nature between the United States and the UN, created by their divergent conceptions on the Somali "Other" <![CDATA[A harder edge: reframing Brazil's power relation with Africa ]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000100077&lng=es&nrm=iso&tlng=es Brazil's rapprochement with Africa during the last decade has been mostly explained as an attempt to improve political dialogue, raise economic interactions, and provide technical cooperation assistance. This article, however, argues that such framework does not sufficiently account for the use of Brazilian material resources in order to attain harder strategic goals towards the continent. By focusing on defense cooperation ties, it highlights an important niche in South-South relations that has also grown exponentially, with important consequences on how Brazil exerts power across the Atlantic.<hr/>A reaproximação do Brasil com a África durante a última década tem sido explicada em grande parte como uma tentativa de melhorar o diálogo político, aumentar as interações econômicas e fornecer assistência de cooperação técnica. Este artigo, entretanto, argumenta que esse arcabouço não representa suficientemente o uso de recursos materiais para atingir metas estratégicas mais difíceis para o continente. Focando nos laços de cooperação em defesa, ressaltamos um importante nicho nas relações Sul-Sul que também cresceram exponencialmente, com importantes consequências sobre como o Brasil exerce poder através do Atlântico. <![CDATA[Towards an uncertain future? The strengthening of Japan's autonomy in Asia-Pacific]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000100098&lng=es&nrm=iso&tlng=es Recently, Japan has been increasing tensions with China regarding the Pinnacle Senkaku/Diaoyu islands. Due to the Chinese military development, Japan has been working on its political and military strengthening in Asia. This essay presents two possible scenarios for Japan.<hr/>Recentemente, o Japão tem aumentado as tensões com a China com relação às ilhas Pinnacle/Senkaku/Diaoyu. Por causa do desenvolvimento militar chinês, o Japão tem trabalhado no seu fortalecimento político e militar na Ásia. Este artigo apresenta dois possíveis cenários para o Japão. <![CDATA[Considerations about the recommendations of the Commission on the Limits of the Continental Shelf on the Amazon fan]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000100117&lng=es&nrm=iso&tlng=es In 2004, Brazil submitted to the Commission on the Limits of the Continental Shelf (CLCS) a Submission for the outer limit of the Brazilian continental shelf for its extension beyond the limits of 200 nautical miles. In 2007, the CLCS presented its recommendations, however it did not recommend four areas proposed by Brazil, the Amazon Fan among them. The objective of this study is to present the main legal and technical aspects of the controversy about the Amazon Fan, in order to evaluate some alternatives for a future submission, new or revised.<hr/>Em 2004, o Brasil submeteu à Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) uma proposta para o limite exterior da plataforma continental brasileira para extensão além das 200 milhas náuticas. Em 2007, a CLPC apresentou suas recomendações; no entanto, não recomendou quatro áreas propostas pelo Brasil, entre elas o Cone do Amazonas. O objetivo deste estudo é apresentar os principais aspectos legais e técnicos da controvérsia sobre o Cone do Amazonas a fim de avaliar algumas alternativas para uma futura submissão, nova ou revisada. <![CDATA[Chinese multinational corporations in Brazil: strategies and implications in energy and telecom sectors]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000100143&lng=es&nrm=iso&tlng=es This study aims to understand how Chinese enterprises acted in Brazilian energy and telecommunication sectors in the past ten years and whether they would be leading to an increase in the asymmetries between Brazil and China. It argues that the asymmetries presented in the relations are due in large part to successful Chinese enterprises' strategies.<hr/>Este estudo tem como objetivo compreender como empresas chinesas agiram nos setores brasileiros de energia e de telecomunicações nos últimos dez anos e se elas estariam levando a um aumento das assimetrias entre o Brasil e a China. Argumenta-se que as assimetrias apresentadas nas relações resultam em grande medida de estratégias bem-sucedidas usadas por empresas chinesas. <![CDATA[Exploring the interplay between Framing and Securitization theory: the case of the Arab Spring protests in Bahrain]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000100162&lng=es&nrm=iso&tlng=es This article advances the theoretical integration between securitization theory and the framing approach, resulting in a set of criteria hereby called security framing. It seeks to make a twofold contribution: to sharpen the study of the ideational elements that underlie the construction of threats, and to advance towards a greater assessment of the audience's preferences. The case study under examination is the 2011 military intervention of the countries of the Gulf Cooperation Council in Bahrain. The security framing of this case will help illuminate the dynamics at play in one of the most important recent events in Gulf politics.<hr/>Este artigo levanta a integração teórica entre a teoria da securitização e a abordagem de enquadramento, resultando num conjunto de critérios aqui chamado de enquadramento de segurança. Busca-se fazer uma contribuição em dois vieses: aguçar o estudo dos elementos ideacionais que subjazem a construção de ameaças e seguir rumo a uma avaliação das preferências da audiência. O estudo de caso examinado é a intervenção militar em 2011 dos países do Conselho de Cooperação do Golfo em Bahrain. O enquadramento de segurança deste caso ajudará a iluminar a dinâmica envolvida em um dos mais importantes eventos recentes na política do Golfo. <![CDATA[Revisionism of relations with the United States and its variables in progressive governments in South America]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000100177&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo identifica e analisa os diferentes tipos de política revisionista, e suas gradações, desenvolvidos pelos governos progressistas da América do Sul em relação aos Estados Unidos nos últimos 13 anos. Para isso, tem como ponto de partida conceitos fundamentais para o melhor entendimento sobre o comportamento dos países da região em relação à grande potência: "revisionismo periférico", de Cesar Guimarães, e "confrontação autônoma" e "confrontação antagônica", ambos de Helio Jaguaribe. A partir dos desdobramentos desses conceitos foi desenvolvido um modelo teórico com diferentes tipos de revisionismos periféricos, o que permitiu uma espécie de sintonia fina de classificações das políticas externas do período.<hr/>This paper identifies and analyzes the different types of revisionist politics, and its levels, developed by progressive governments in South America toward the United States over the past 13 years. For such, it uses as starting points concepts that are fundamental for better understanding the behavior of South American countries in relation with the great power: "peripheral revisionism," by Cesar Guimarães, and "autonomous confrontation" and "antagonistic confrontation," both by Helio Jaguaribe. From the developments of these concepts, a theoretical model was developed with different types of peripheral revisionisms, which allowed for fine-tuning the classifications of foreign policies in the period. <![CDATA[Economic sanctions and human rights: an analysis of competing enforcement strategies in Latin America]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292014000100197&lng=es&nrm=iso&tlng=es This article addresses the consequences of economic sanctions for the protection of human rights in Latin America. The literature on sanctions and compliance informs three hypotheses, which investigate the relationship between sanctions and the level of rights protection in two groups of countries: those that were targeted by sanctions and those that were not. Using data from the Political Terror Scale (PTS) and from Freedom House, I find empirical evidence that sanctions do improve the level of protection in countries that were not targeted. This finding can be explained by the deterrent effect attributed to sanctions by the compliance literature, broadly interpreted. The presence of economic sanctions in a given year increases the probability of observing better human rights practices by almost 50%. These results hold for the 12 Latin American countries that were not subject to economic sanctions for the period 1976-2004.<hr/>O presente artigo trata das consequências das sanções para a proteção dos direitos humanos na América Latina. A literatura sobre sanções econômicas e sobre cumprimento orienta três hipóteses, que investigam a relação entre sanções econômicas e o nível de proteção aos direitos humanos em dois grupos de países: aqueles que foram objeto de sanções e aqueles que não sofreram sanções. Com base em dados da Political Terror Scale (Escala de Terror Político) e da Freedom House, encontra-se evidência empírica de que sanções melhoram o nível de proteção em países que não foram objeto dessa forma de pressão econômica. Esse resultado pode ser explicado pelo efeito inibidor atribuído às sanções econômicas pela literatura sobre cumprimento. A presença de uma sanção em um dado ano aumenta a probabilidade de se observar melhores práticas de direitos humanos em quase 50%. Esse resultado vale para todos os 12 países latino-americanos que não foram objeto de sanção no período de 1976-2004.