Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Política Internacional]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0034-732920100003&lang=es vol. 53 num. SPE lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>An assessment of the Lula era</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Brazil's rise on the international scene</b>: <b>Brazil and the World</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Since Cardoso and during Lula's Administration, the international order has undergone significant changes. These changes have allowed the Brazilian foreign policy to mitigate internal effects of an order established by others and, at the same time, to become an active participant in the formulation of the new order. To democratize globalization became the mainspring of Brazilian foreign policy. In the scope, President Lula has maintained the tradition of formulating and programming foreign policy as a State policy, and also has fostered the logistic strategy of incorporation of Brazil into the international scene.<hr/>Do governo Cardoso ao governo Lula, a ordem internacional passou por significativas mudanças. Essas mudanças permitiram a política externa brasileira mitigar os efeitos interno da ordem estabelecida pelos outros ao mesmo tempo em que participa ativamente na formulação de uma nova ordem. Democratizar a globalização tornou-se motivação da política externa brasileira. Nesse escopo, o Presidente Lula manteve a tradição de formular e programar a política externa brasileira como política de Estado, mas também aprofundou a estratégia logística de inserção do Brasil no cenário internacional. <![CDATA[<b>Brazilian external sector so far in the 21<sup>st</sup> century</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Although Brazil has traditionally been characterized by a culture of inward-looking policy making, the presence of foreign firms in the Brazilian productive sector has always been significant. The share of foreign-owned firms is one of the highest that can be found among developing countries. This article discusses the main features of the external sector of the Brazilian economy, regarding trade flows, foreign investment, the internationalization of Brazilian entrepreneurial groups and the short-term financial requirements in foreign currencies<hr/>Apesar de o Brasil ser tradicionalmente caracterizado por ter cultura de fazer políticas voltadas para dentro, a presença de empresas estrangeiras no setor produtivo brasileiros é significativa. A porção de firmas estrangeiras no país é uma das maiores entre os países em desenvolvimento. Este artigo discute as principais características do setor externo da economia brasileira, tendo em perspectiva o fluxo de capital, o investimento externo, a internacionalização de grupos empreendedores e os requerimentos de curto-prazo de moedas estrangeiras <![CDATA[<b>Brazil and the economic, political, and environmental multilateralism</b>: <b>the Lula years (2003-2010)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es This article discusses Brazil's multilateral policy under Luiz Inácio Lula da Silva's administration, highlighting economic, political and environmental themes. The main argument is that Brazil's multilateral relations during this government reached a new significance with the reinforcement of international coalitions and the articulation with the country's new development model. The country has been using multilateral forums as a way to achieve international projection and support for its development project, highlighting bargaining aspects, variable geometry coalitions and the strengthening of South-South cooperation<hr/>Nesse artigo, discute-se a política multilateral do Brasil no governo de Luís Inácio Lula da Silva, destacando os temas econômicos, políticos e ambientais. O argumento central é que as relações multilaterais do Brasil durante este governo alcançaram um novo significado com o reforço de coalizões internacionais e a articulação com o novo modelo de desenvolvimento econômico do país. O País tem usado fóruns multilaterais como meio de alcançar projeção internacional e apoio para seu desenvolvimento econômico, enfatizando os aspectos de barganha, coalizões de geometria variável e o fortalecimento da cooperação sul-sul <![CDATA[<b>When emergent countries reform global governance of climate change</b>: <b>Brazil under Lula</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Due to its recent economic success, Brazil is considered an emerging country, but is it an emerging power concerning global environmental governance? This article argues that although Brazil has a sui generis profile, it can only be considered an emerging power in some environmental regimes, such as global climate change. Thus, international relations theory needs more analytical instruments to assess the impact of emerging powers in global environmental governance<hr/>Por causa de seu recente sucesso econômico, o Brasil é considerado um país emergente. Isso vale também para a governança ambiental? Este artigo argumenta que, apesar de o Brasil ter um perfil sui generis, o País pode ser considerado uma potência emergente em alguns regimes ambientais, como o de mudanças climáticas. Portanto, as teorias de relações internacionais precisam de mais instrumentos analíticos para lidar com o impacto de potências emergentes na governança ambiental global <![CDATA[<b>Security issues during Lula's administration</b>: <b>from the reactive to the assertive approach</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Brazil's security agenda during Lula's administration was not homogeneous through the two mandates: the first tenure (2002-2006) revealed a reactive approach towards security topics, while the second one (2006-2010) was more assertive. More specifically, the shift occurred in terms of both its geographical scope - once it incorporated global issues in a more systematic way -, and instruments through which the security agenda was exercised, given the multilateral initiative of Unasur's CDS<hr/>A agenda de segurança do governo Lula não foi homogênea durante os dois mandatos: o primeiro período (2002 - 2006) revelou uma postura reativa quanto às questões de segurança, enquanto o Segundo mandato (2006 - 2010) foi postura mais assertiva. Mais especificamente, a mudança ocorreu em termos de escopo geográfico - uma vez incorporadas as questões globais de maneira mais sistemática - e em termos de instrumentos por meio dos quais a agenda de segurança foi exercida - dada a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano <![CDATA[<b>Brazil's strategic partnerships</b>: <b>an assessment of the Lula era (2003-2010)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es This article examines the priority bilateral relations of Brazil, named "strategic partnerships", both because of their tradition and historical relevance and due to the existence of political and economic cooperation projects. An assessment of these relationships, especially under Lula's administration, is made in this work, bearing in mind the concept of "strategic partnerships" and its development in Brazilian foreign policy. There will be considered partnerships with the US; Argentina; Japan; China; India; South Africa and the European Union. In the article, the meaning of the increase in these relationships is interpreted on the grounds of its significance to the international insertion strategy of Brazil<hr/>No trabalho são examinados os relacionamentos bilaterais prioritários do Brasil, que receberam a denominação de "parcerias estratégicas", tanto por causa da sua tradição e relevância histórica, quanto por causa da existência de projetos de cooperação política e econômica. A partir da elaboração do conceito de "parcerias estratégicas", e de como ela se construiu na política externa brasileira, neste trabalho se propõe um balanço desses relacionamentos especialmente durante a administração Lula da Silva (2003-2010). São examinadas as parcerias com os Estados Unidos, Argentina, Japão, China, Índia, África do Sul e União Européia. Propõe-se uma interpretação sobre o significado que o incremento desses vínculos possui para a estratégia de inserção internacional do País <![CDATA[<b>A new Strategic Dialogue</b>: <b>Brazil-US relations in Lula's presidency (2003-2010)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es The aim of this article is to examine Brazil and the United States bilateral relations from 2003/2010 and their strategic patterns during the Presidency of Luis Inácio Lula da Silva. The goal is to understand the development of this dialogue in the 21st century and its previous background in the Post Cold War world, identifying its evolution and change due to Brazil's growing regional and global role and US relative position<hr/>O objetivo deste artigo é examinar as relações entre o Brasil e os Estados Unidos 2003 e 2010 e os seus padrões estratégicos durante a presidência de Luis Inácio Lula da Silva. Busca-se compreender o desenvolvimento deste diálogo, no século 21 e sua formação anterior no mundo pós-Guerra Fria, identificando a sua evolução e transformação, devida ao crescimento do papel regional e global desempenhado pelo Brasil com relação aos Estados Unidos <![CDATA[<b>Brazilian foreign policy towards South America during the Lula administration</b>: <b>caught between South America and Mercosur</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es The aim of this article is to analyze Brazil's foreign policy towards the South American region during President Lula's administration. As such, the article intends to highlight two specific dimensions: the extent to which foreign policy during this period has differed from previous periods and the relative importance granted by Brazilian diplomacy to recent cooperation and integration efforts, more specifically the Unasur and Mercosur. The article argues that the Lula administration has behaved differently from its predecessors by prioritizing the building up of Brazilian leadership in South America on several different fronts, especially by strengthening multilateral institutions in the region<hr/>O objetivo deste artigo é analisar a política externa para a região sul-americana durante o governo de Lula. Assim, no artigo, pretende-se destacar duas dimensões específicas: a extensão pela qual a política externa durante esse período diferenciou-se dos períodos anteriores e a importância relativa dada pela diplomacia brasileira à cooperação e à integração regional, mais especificamente a importância dada à Unasul e ao Mercosul. No artigo, argumenta-se que o governo Lula comportou-se diferentemente do seu predecessor, priorizando a construção de liderança na América do Sul em várias frentes, especialmente fortalecendo instituições regionais <![CDATA[<b>The new Africa and Brazil in the Lula era</b>: <b>the rebirth of Brazilian Atlantic Policy</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es In the post-Cold War world, Africa has been an important focus of Brazilian foreign policy. Having a significant historical weight in building our nation, African countries are also part of the moves adopted by Brazil's foreign policy. The main purpose of the present text is to show this relevant regional dimension regarding Brazil's international insertion during the Lula era. The work is divided in two parts: the first part approaches Africa's international insertion throughout recent years and the second analyses the dimension occupied by African affairs in Brazil during the Lula era. The main argument is that the new role played by Africa in the international scene coincides with a global Brazil<hr/>No mundo pós-Guerra Fria, a África tem tido um papel de destaque para política externa brasileira. Além de ter significativo peso histórico na formação da nação, os países africanos também são parte do movimento adotado pela política externa brasileira. O propósito central deste texto é mostrar essa dimensão regional relevante da inserção internacional do Brasil na era Lula. O trabalho está dividido em duas partes: a primeira versa sobre a inserção internacional da África em anos recentes e a segunda analisa a dimensão ocupada pelo continente na política externa brasileira. O argumento central é que o novo lugar ocupado pela África no cenário internacional coincide com o Brasil global <![CDATA[<b>Emerging global partnership</b>: <b>Brazil and China</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es The Lula era has witnessed a changing bilateral strategic partnership between China and Brazil, having the interlocutions between both countries became more substantial, comprehensive and influential. To enlarge the global impacts of the partnership, both countries should inject more regional and global components into their bilateral agenda. In doing so, both sides need to enhance the ties not only in terms of economic cooperation but also of social interaction<hr/>A era Lula testemunhou que a parceria estratégica entre China e Brasil tornou-se substantiva, ampla e influente. Para aumentar o impacto dessa parceria, os dois países devem inserir mais componentes regionais e globais na agenda bilateral. Fazendo isso, os dois lados fortalecem os laços não só em termos de cooperação econômica, mas também em termos de interação social <![CDATA[<b>International thought in the Lula era</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es In the last fifty years, Brazil began a rapid process of structural transformation, following the first stage of industrial development in the 1930s. Currently the country integrates the small group of countries which evolved from an initial peripheral and subordinate insertion dating back to the nineteenth century, part of the most dynamic segment of the semiperiphery. But this category, intermediate between the "maturity" and "backwardness", according Modernization theorists, or between the "center" and "periphery", as theorists of the Dependence defend, has undergone a process of overcoming considerable positive progress in the direction of the group of states that dominate the current world system. In this way, during the years 2003-2010, foreign policy, along with the formulation of a new regionalism as a strategy of global integration and a new ideal model of State, has been a key factor<hr/>Nos últimos 50 anos, o Brasil passou por um processo de rápidas transformações estruturais, seguidas do primeiro estágio de desenvolvimento industrial nos anos 30. Atualmente, o Brasil integra um pequeno número de países que saiu da condição de periferia e subordinação do século XIX para um grupo mais dinâmico de semi-periferia. Porém, essa é uma categoria intermediária entre maturidade e atraso, de acordo com teóricos da modernização; ou uma categoria entre centro e periferia, segundo teóricos da Dependência. Esse é um estágio do processo de superação de progressivas considerações positivas na direção de um grupo de Estados que dominam o sistema mundial atual. Nesse sentido, durante os anos 2003- 2010, a política externa tem se tornado um fator fundamental, junto com sua formulação de um novo regionalismo como estratégia de integração global e um novo modelo de Estado <![CDATA[<b>Brazilian foreign policy under President Lula (2003-2010)</b>: <b>an overview</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Foreign Minister of Brazil since 2003, Ambassador Celso Amorim outlines the main guidelines and accomplishments of Brazil's foreign policy under President Luiz Inácio Lula da Silva. The article provides a full-fledged, although not exhaustive, narrative of a number of diplomatic initiatives championed by Brazil over the last eight years: from the gathering of the group of developing countries in a World Trade Organization (WTO) meeting in Cancun to the negotiations that led to the Declaration of Tehran, as well as the challenges the country has been facing as its international weight grows.<hr/>Ministro das Relações Exteriores do Brasil desde 2003, o Embaixador Celso Amorim descreve neste artigo as principais orientações e realizações de política externa no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O artigo apresenta uma narrativa completa, embora não exaustiva, de uma série de iniciativas diplomáticas defendidas pelo Brasil nos últimos oito anos: desde o agrupamento de países em desenvolvimento na conferência da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Cancún até as negociações que levaram à Declaração de Teerã, bem como os desafios que o país vem enfrentando na medida em que a sua visibilidade internacional aumenta.