Scielo RSS <![CDATA[Revista de Administração de Empresas]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0034-759020170001&lang=pt vol. 57 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[NOSSO FUTURO DEMANDA MAIS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902017000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[REPOSICIONANDO CONCEITOS: A ORGANIZAÇÃO FORA DOS EIXOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902017000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O estudo das organizações de resistência, multiplicidade de experiências sociais desperdiçadas pelo discurso organizacional dominante, é uma das ações políticas da crítica no contexto dos estudos organizacionais. Ainda que o Brasil tenha uma longa trajetória crítica na análise das organizações, as alternativas são frequentemente abordadas de modo abstrato, conceitual. Assim, por meio de um estudo de caso do tipo intrínseco, analisamos a dinâmica organizacional do Circuito Fora do Eixo (FDE), um agrupamento de coletivos de produção cultural independente, como uma organização que se encontra no limite da formação social discursiva dominante. Por meio da análise do FDE, procuramos demonstrar os limites do quadro teórico dominante no estudo sobre organizações, apresentando abordagens alternativas que parecem mais adequadas para dar conta da ordem social em que vivemos.<hr/>ABSTRACT The study of resistance organizations, multiplicity of social experiences squandered by the dominant organizational discourse, is one of the critical political actions in the context of organizational studies. Although Brazil has a long critical path in critical analysis of organizations, the alternatives are often addressed in an abstract and conceptual mode. Thus, through an intrinsic case study, we analyzed the organizational dynamics of the Off Axis Circuit (FDE), a grouping of collectives that make independent cultural production, as an organization at the limit of the dominant discursive social formation. Through FDE analysis, we seek to demonstrate the limits of the dominant theoretical framework in the study of organizations, presenting alternative approaches that seem more appropriate to explain the social context in which we live<hr/>RESUMEN El estudio de las organizaciones de resistencia, multiplicidad de experiencias sociales desperdiciadas por el discurso organizacional dominante, es una de las acciones políticas de la crítica en el contexto de los estudios organizacionales. Aunque Brasil tenga una larga trayectoria crítica en el análisis de las organizaciones, las alternativas frecuentemente se abordan de modo abstracto, conceptual. Así, por medio de un estudio de caso de tipo intrínseco, analizamos la dinámica organizacional del Circuito FDE - Fora do Eixo (Fuera del Eje Rio de Janeiro-São Paulo), un agrupamiento de colectivos de producción cultural independiente, como una organización que se encuentra en el límite de la formación social discursiva dominante. Por medio del análisis del FDE, buscamos demostrar los límites del cuadro teórico dominante en el estudio sobre organizaciones, presentando abordajes alternativos que parecen más adecuados para entender el orden social en que vivimos. <![CDATA[Dinâmica competitiva e vantagem do pioneiro em recessões econômicas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902017000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT In light of the recent macroeconomic instability in global markets, we examine the evolution of competitive dynamics and firm profitability when industries are subject to recessions. Although ordinary intuition leads most to view recessions as harmful, we highlight conditions under which they enhance the relative value of industry-level supply-side isolating mechanisms, thereby affording early movers significant and sustainable profit advantages vis-à-vis laggards. We observe that the distribution of firm size within the industry switches from a bi-modal distribution (i.e., one dominated by both small and large firms) to a right-skewed one (i.e., dominated mostly by large firms) in these contexts, thereby signaling the rise of important opportunities in the form of less rivalrous competitive contexts for survivors of recessions. We derive our results from formal modeling and multiple simulation runs.<hr/>RESUMO À luz da recente instabilidade macroeconômica nos mercados globais, examinamos a evolução da dinâmica competitiva e da rentabilidade das empresas quando indústrias estão sujeitas a recessões. Embora a intuição comum leve a maioria das pessoas a enxergar as recessões como prejudiciais, destacamos condições sob as quais elas melhoram o valor de mecanismos de isolamento em nível de indústria e do lado da oferta, proporcionando aos pioneiros vantagens de lucro significativas e sustentáveis em comparação com seguidores. Observamos que a distribuição do tamanho das empresas passa de uma distribuição bimodal (ou seja, dominada tanto por empresas grandes quanto pequenas) a uma distribuição enviesada à direita (ou seja, predominantemente dominada por empresas grandes) nesses contextos, sinalizando a emergência de importantes oportunidades na forma de contextos de concorrência com menor rivalidade para os sobreviventes das recessões. Derivamos nossos resultados de execuções de modelagem formal e múltiplas simulações.<hr/>RESUMEN En vista de la reciente inestabilidad macroeconómica en los mercados globales, analizamos la evolución de la dinámica competitiva y rentabilidad firme cuando las industrias están sujetas a recesiones. Aunque la intuición común lleva mayormente a considerar las recesiones dañinas, enfatizamos las condiciones en las que mejoran el valor relativo de mecanismos aislantes de suministros a nivel de la industria, por lo tanto, proporcionándoles a los precursores ventajas provechosas significativas y sostenibles con respecto a los rezagados. Observamos que la distribución de tamaño firme dentro de la industria cambia de una distribución bimodal (es decir, una dominada tanto por pequeñas como por grandes empresas) a una sesgada hacia la derecha (es decir, dominada mayoritariamente por grandes empresas) en dichos contextos, por lo tanto indicando el surgimiento de importantes oportunidades en la forma de contextos menos rivales para sobrevivientes de recesiones. Derivamos nuestros resultados de modelado formal y ejecuciones de simulaciones múltiples. <![CDATA[Capacidade transacional: Evidências do sistema financeiro peruano]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902017000100037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Aunque existen algunos esfuerzos por integrar las perspectivas de capacidades y la economía de los costos de transacción, los avances en esa dirección son escasos. La integración de esas dos perspectivas es una emergente área de estudio llamada capacidad transaccional. Este artículo tiene por objetivo examinar la capacidad transaccional de firmas que operan en el sistema financiero peruano. El método escogido para la búsqueda de evidencias en ese sector es el estudio de casos múltiples. La unidad de análisis fue el contrato de préstamo de consumo, correspondiente a cada una de las diez firmas estudiadas. Los resultados encontrados demuestran la existencia de la capacidad transaccional en las tres dimensiones analizadas: relación con los clientes, poder de negociación y diseño de contratos. Tales evidencias son relevantes porque, además de demostrar la existencia de la capacidad transaccional, sustentan la posibilidad de continuar con la consolidación de este nuevo constructo.<hr/>RESUMO Embora existam alguns esforços no sentido de integrar as perspectivas de capacidades e a economia dos custos de transação, os avanços nessa direção são escassos. A integração dessas duas perspectivas é uma área de estudo emergente denominada capacidade transacional. O presente artigo tem por objetivo examinar a capacidade transacional de firmas que atuam no sistema financeiro peruano. O método escolhido para a busca das evidências nesse setor é o estudo de múltiplos casos. A unidade de análise foi o contrato de empréstimo de consumo referente a cada uma das dez firmas estudadas. Os resultados encontrados demonstram a existência da capacidade transacional nas três dimensões analisadas: relação com os clientes, poder de negociação e elaboração de contratos. Essas evidências são relevantes porque, além de demonstrarem a existência da capacidade transacional, indicam a possibilidade de continuar a consolidação desse novo construto.<hr/>ABSTRACT Although there are some efforts to integrate the capabilities and economy of transaction costs perspectives, advances in this direction are scarce. The integration of these two perspectives is an emerging area of ​​study called transactional capability. This article aims to examine the transactional capabilities of firms operating in the Peruvian financial system. The method chosen, for the search for evidence in that sector, is the study of multiple cases. The unit of analysis was the contract agreement corresponding to each of the ten firms surveyed consumption. The results show the existence of transactional capability in the three dimensions analyzed: customer relations, bargaining power and design contracts. Such evidence is relevant because, besides demonstrating the existence of the transactional capabilities, points to the possibility of continuing the consolidation of this new construct. <![CDATA[Utilização da análise de importância-desempenho para medir a satisfação de franqueados de agências de viagens]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902017000100051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT This study contributes to the limited literature on the satisfaction of travel agency franchisees. Specifically, it aims to identify strengths and weaknesses of the system from the perspective of the franchisee. This study would enable franchisors to identify areas in which franchisees are less satisfied. If franchisees are satisfied with numerous aspects that influence the franchisor-franchisee relationship, the latter may have a high degree of loyalty towards their franchisors and this would benefit the entire network. This article uses a variant of the classic importance-performance model from Martilla and James (1977) and others (Ábalo, Varela, &amp; Rial, 2006; Picón, Varela, &amp; Braña, 2011). The results show that the attributes travel agency franchisees feel more dissatisfied with are: chain advertising, ongoing support from franchisors, the initial franchisor support, delivery from the franchisors, and training provided by franchisors.<hr/>RESUMO O presente estudo contribui para a limitada literatura sobre satisfação de franqueados de agências de viagens. Mais especificamente, destina-se a identificar os pontos fortes e fracos do sistema, da perspectiva do franqueado. Este estudo permitiria aos franqueadores identificar as áreas em que os franqueados estão menos satisfeitos. Se os franqueados estão satisfeitos com numerosos aspectos que influenciam o relacionamento franqueador-franqueado, este pode ter um alto grau de lealdade para com seus franqueadores, o que beneficiaria toda a rede. O artigo utiliza uma variação do clássico modelo importância-desempenho de Martilla e James (1977) e outros (Ábalo, Varela, &amp; Rial, 2006; Picón, Varela, &amp; Braña, 2011). Os resultados mostram que os atributos com os quais os franqueados de agências de turismo sentem-se mais insatisfeitos são: propaganda da rede, suporte continuado por parte do franqueador, suporte inicial pelo franqueador, cumprimento efetivo por parte do franqueador, e treinamento fornecido pelo franqueador.<hr/>RESUMEN El presente estudio contribuye a la limitada literatura sobre la satisfacción de franquiciados de agencias de viajes. Específicamente, tiene como objetivo identificar las fortalezas y debilidades del sistema de la perspectiva del franquiciado. Este estudio les permitirá a los franquiciadores identificar áreas en las que los franquiciados están menos satisfechos. Si los franquiciados están satisfechos con numerosos aspectos que influyen en la relación franquiciador-franquiciado, el último puede tener un alto grado de lealtad para con sus franquiciadores y esto beneficiaría a la red como un todo. Este artículo usa la variante del modelo clásico de importancia-performance de Martilla y James (1977) y otros (Ábalo, Varela, y Rial, 2006; Picón, Varela y Braña, 2011). Los resultados demuestran que los atributos con los que los franquiciados de agencias de viajes están más insatisfechos son: publicidad en cadena, apoyo continuo de los franquiciadores, el apoyo inicial del franquiciador, entrega de los franquiciadores y capacitación dada por los franquiciadores. <![CDATA[Estratégias de coopetição na educação superior brasileira]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902017000100065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Coopetition is a relationship strategy between firms or institutions that compete and cooperate simultaneously in different areas. Coopetition occurs in several inter-organizational arrangements. This article establishes theoretical propositions about coopetition strategies based on the Consortium of Community Universities in the South of Brazil (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung), which is formed of 15 higher education institutions (HEIs) located in the South of Brazil. This article investigates a single case with multiple analysis units conducted through in loco interviews with the President of the Comung and the managers of the HEIs, along with secondary data. The results indicate that coopetition has been used as a mechanism for market protection and to gain access to unavailable resources individually from the dynamic interactions between the Comung HEIs.<hr/>RESUMO A coopetição é uma estratégia de relacionamento entre empresas ou instituições que competem e cooperam simultaneamente, porém em áreas distintas, que se evidencia em diversos arranjos interorganizacionais. Logo, o objetivo deste artigo é gerar proposições teóricas sobre estratégias de coopetição com base no Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), composto por 15 Instituições de Educação Superior (IES), localizado no sul do Brasil. Trata-se de uma investigação de um caso único com múltiplas unidades de análise, realizado por meio de entrevistas in loco com o Presidente do Consórcio e os gestores das IES pesquisadas, além de dados secundários. Os resultados mostram que a coopetição tem sido utilizada como mecanismo de proteção de mercado e acesso a recursos indisponíveis individualmente, de acordo com as interações dinâmicas entre as IES que integram o Comung.<hr/>RESUMEN Coopetición es una estrategia de relación entre empresas o instituciones que compiten y cooperan simultáneamente en diferentes áreas. La coopetición ocurre en varios arreglos interorganizacionales. El presente artículo establece propuestas teóricas sobre estrategias de coopetición basadas en el Consorcio de Universidades Comunitarias del Sur de Brasil (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung), que está formado por 15 instituciones de educación superior (IES) localizadas en el sur de Brasil. Este artículo investiga un único caso con análisis múltiples conducidos a través de entrevistas in situ con el presidente del Comung y los gerentes de las IES, junto a datos secundarios. Los resultados indican que la coopetición se ha utilizado como mecanismo para proteger al mercado y para obtener acceso a recursos indisponibles individualmente de las interacciones dinámicas entre las IES del Comung. <![CDATA[MODELO ESTRUTURAL DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO PARA BANCOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902017000100079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A indústria bancária é reconhecida por ser uma das que mais investem em tecnologia da informação (TI) no Brasil e no mundo, por possuir processos de negócios bem definidos e por ser dinâmica na adoção de novas tecnologias e processos. Nesse contexto, com os dados provenientes de uma pesquisa survey, realizada com os executivos de TI de bancos que atuam no Brasil, foi testado um modelo de regressão estrutural de governança da informação (GI). O objetivo do trabalho é validar um modelo de GI para os bancos. Os resultados permitiram concluir que, na percepção dos executivos de TI que participaram da pesquisa, os fatores da GI - políticas, sistemas (SI/TI) e estrutura - têm efeitos diretos e indiretos sobre o valor.<hr/>ABSTRACT The banking industry is recognized as one of the highest information technology (IT) investments in Brazil and worldwide, by having well-defined business processes, and its dynamism in adopting new technologies and processes. In this context, with data from a survey conducted with IT executives of banks operating in Brazil, a structural regression model of information governance (IG) was tested. The main objective is to validate a GI model for banks. The results showed that, in the perception of the IT executives surveyed, the information governance factors - Policies, Systems (IS / IT) and Structure - have direct and indirect effects on value.<hr/>RESUMEN La industria bancaria es reconocida por ser una de las que más invierten en TI en Brasil y en el mundo, por poseer procesos de negocios bien definidos y por ser dinámica en la adopción de nuevas tecnologías y procesos. En ese contexto, con los datos provenientes de una encuesta (survey), realizada con los ejecutivos de TI de bancos que actúan en Brasil, se probó un modelo de regresión estructural de gobernanza de la información (GI). El objetivo del trabajo es validar un modelo de GI para los bancos. Los resultados permitieron concluir que, para los ejecutivos de TI que participaron en la encuesta, los factores de GI -políticas, sistemas (SI/TI) y estructura- tienen efectos directos e indirectos sobre el valor. <![CDATA[UNVEILING THE ENIGMA OF BEHAVIORAL FINANCE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902017000100096&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A indústria bancária é reconhecida por ser uma das que mais investem em tecnologia da informação (TI) no Brasil e no mundo, por possuir processos de negócios bem definidos e por ser dinâmica na adoção de novas tecnologias e processos. Nesse contexto, com os dados provenientes de uma pesquisa survey, realizada com os executivos de TI de bancos que atuam no Brasil, foi testado um modelo de regressão estrutural de governança da informação (GI). O objetivo do trabalho é validar um modelo de GI para os bancos. Os resultados permitiram concluir que, na percepção dos executivos de TI que participaram da pesquisa, os fatores da GI - políticas, sistemas (SI/TI) e estrutura - têm efeitos diretos e indiretos sobre o valor.<hr/>ABSTRACT The banking industry is recognized as one of the highest information technology (IT) investments in Brazil and worldwide, by having well-defined business processes, and its dynamism in adopting new technologies and processes. In this context, with data from a survey conducted with IT executives of banks operating in Brazil, a structural regression model of information governance (IG) was tested. The main objective is to validate a GI model for banks. The results showed that, in the perception of the IT executives surveyed, the information governance factors - Policies, Systems (IS / IT) and Structure - have direct and indirect effects on value.<hr/>RESUMEN La industria bancaria es reconocida por ser una de las que más invierten en TI en Brasil y en el mundo, por poseer procesos de negocios bien definidos y por ser dinámica en la adopción de nuevas tecnologías y procesos. En ese contexto, con los datos provenientes de una encuesta (survey), realizada con los ejecutivos de TI de bancos que actúan en Brasil, se probó un modelo de regresión estructural de gobernanza de la información (GI). El objetivo del trabajo es validar un modelo de GI para los bancos. Los resultados permitieron concluir que, para los ejecutivos de TI que participaron en la encuesta, los factores de GI -políticas, sistemas (SI/TI) y estructura- tienen efectos directos e indirectos sobre el valor.