Scielo RSS <![CDATA[Revista de Administração de Empresas]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0034-759020090002&lang=en vol. 49 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Payment of dividends vs. the price of mature and expanding shares, according to <i>Kohonen Maps</i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo investiga se a política de distribuição de resultados seria capaz de alterar os preços das ações de uma empresa. O objetivo deste trabalho é discutir os impactos do pagamento de proventos sobre os preços das ações, na data ex direito, de empresas maduras e de empresas em expansão, considerando-se ainda o efeito da classe da ação (ordinária ou preferencial) sobre os resultados. Para tal, adotou-se a metodologia de dados em painel, segmentando a amostra a partir dos Mapas Auto-organizáveis de Kohonen. Os resultados revelam que a estratégia de curto prazo de comprar ações na última data com, vender na primeira data ex e embolsar os dividendos é capaz de gerar perdas de capital que superam em até quatro vezes o ganho líquido decorrente do provento embolsado.<hr/>This study investigates if the results distribution policy is capable of changing the price of a company's shares. The objective of this work is to discuss the impact that paying dividends has on the share price on the ex dividend date of mature and expanding companies; it also considers the effect that the type of share (ordinary or preference) has on the results. To do so the panel data methodology was adopted, which segmented the sample from Kohonen's self-organizing maps. The results reveal that the short term strategy of buying shares on the last with dividend date and selling on the first ex-dividend date and collecting the dividends is capable of producing capital losses that are up to four times larger than the net gain from the dividends that are received. <![CDATA[<b>The forerunners of relationship and performance in supply chain companies</b>: <b>structuring and applying structural equations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O relacionamento entre empresas constitui importante questão na gestão de cadeias de suprimentos. Vários aspectos relacionados ao fluxo e à troca de informações ao longo da cadeia são considerados como tendo influência decisiva no sucesso desse relacionamento. O objetivo central deste trabalho foi estruturar e testar alguns modelos de vínculos entre aspectos dessa natureza com o desempenho e com o relacionamento comprador-fornecedor na cadeia de suprimentos. Foram investigados aspectos pertinentes à comunicação e ao uso de tecnologia da informação no relacionamento entre as empresas. A relação do desempenho com o relacionamento também foi investigada. A pesquisa realizada foi calcada em dados empíricos apurados por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram que alguns aspectos contribuem de forma significativa para o sucesso do relacionamento, enquanto outros, que a priori seriam considerados importantes, não evidenciam contribuição.<hr/>The relationship between companies is an important issue in the management of supply chains. Several aspects relating to the flow and exchange of information along the chain are considered as having a decisive influence on the success of this relationship. The main objective of this work was to structure and test models that link aspects of this nature with performance and the purchaser-supplier relationship in the supply chain. Aspects relevant to communication and the use of IT in relationships between companies were investigated. The importance of performance in this relationship was also investigated. The research was based on empirical data obtained by means of structural equation modeling. The results show that some aspects contribute in a significant way to the success of this relationship while others that, a priori, are considered important make no contribution. <![CDATA[<b>Strategical and organizational determinants of the internationalization degree of Brazilian companies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo identificar determinantes organizacionais e estratégicos que influenciam o grau de internacionalização da firma, tendo em vista a extensão e a distribuição das operações realizadas no mercado estrangeiro. Pretende, também, revelar os determinantes organizacionais que afetam o processo de formação de estratégias internacionais. Realizou-se um survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que determinantes organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. Concluiu-se que a experiência internacional, o modo deliberado de formação estratégica (top-down) e a constituição de parcerias internacionais são fatores que influenciam o grau de internacionalização em que as empresas estudadas se encontram.<hr/>The article aims at identifying the strategic and organizational determinants that influence the degree of internationalization of the firm, concerning the extent and the distribution of the operations carried out in the foreign market. It is also intended to reveal which are the determinants that affect the process related to the formation of the international strategies. A quantitative study was carried out with the Brazilian companies in the manufacturing sector that develop international business through different ways, from the export to direct foreign investment. The findings enhance that the organizational factors associated with the size of the company influence the international strategic process of the companies researched significantly, and the development of this process is marked out by rational and centralizing elements. The results showed that the degree of internationalization in which the companies researched in this study are has been influenced by the international experience, by deliberate strategy formation mode (top-down) and by the set up of international partnerships. <![CDATA[<b>Conditions and challenges for the rise of communities of practice in organizations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ao realizar a revisão teórica sobre comunidades de prática, percebemos certa fragilidade na literatura que toma por certo o surgimento espontâneo dessas estruturas sociais no contexto organizacional, independentemente das variáveis culturais, das relações sociais e trabalhistas. Partindo dessa lacuna, este artigo objetiva examinar como emergem as comunidades de prática no contexto organizacional. Para levar a cabo nosso propósito de pesquisa, utilizamos a abordagem qualitativa e o estudo de caso do tipo múltiplo como estratégia metodológica. Constatamos que as comunidades de prática foram pouco verificadas nos casos estudados. Isso nos permitiu perceber que há elementos que funcionam como inibidores à geração de condições fecundas ao desenvolvimento dessas comunidades. Nesse sentido, propomos a noção de "cultura organizacional de aprendizagem socioprática" para melhor entender a criação de condições propícias à emergência de comunidades de prática.<hr/>In carrying out a theoretical review into communities of practice we saw a certain weakness in the literature that assumes that these social structures arise spontaneously within the organizational context, regardless of the cultural, social relation and labor-law variables. Using this omission as its starting point this article aims to examine how communities of practice spring up within the organizational context. To achieve our research purpose we used the qualitative approach with a multiple case-study as our methodology strategy. We saw there were few communities of practice in the cases we studied. We noticed that there are certain elements that inhibit the generation of fertile conditions for the development of these communities. We propose, therefore, the notion of the "organizational culture of social practice learning" in order to better understand the creation of the conditions necessary for the appearance of communities of practice. <![CDATA[<b>Disclosure via the corporate website</b>: <b>an examination of financial and governance information in the Brazilian market</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo objetiva analisar a relação entre a disseminação voluntária de informações relevantes nos websites de empresas abertas com suas características, tendo como amostra 282 empresas não financeiras listadas na Bovespa. Com base na relevância de informações corporativas (financeira e de governança) avaliadas pelos intermediários de informações, que embasaram a constituição de índices ponderados de disclosure, os resultados sugerem que há maior disclosure: i) quanto maior a firma e quanto maior o retorno das ações da empresa; ii) em empresas de governança corporativa diferenciada; iii) em categorias de informações corporativas mais requeridas pelas agências de ratinge pelas corretoras; iv) em empresas mais endividadas.<hr/>The objective of this paper is to analyze the relationship between the voluntary disclosures of relevant information on the websites of a sample of 282 non-financial Bovespa-listed publicly-quoted companies. Based on the relevance of the corporate information (financial and governance) assessed by the information intermediaries and that provide the basis for constituting weighted disclosure indices the results suggest that there is more disclosure: i) the bigger the firm is and the bigger the return on company shares; ii) in companies that have a special type of corporate governance; iii) for those categories of corporate information that are more requested by the rating agencies and by stock brokers; iv) in companies with larger debts. <![CDATA[<b>Mergers and acquisitions in Brazilian companies</b>: <b>value creation and operating synergies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo foi avaliar se as fusões e aquisições de empresas brasileiras resultaram em sinergias operacionais e criaram valor para os acionistas. Além disso, buscou-se identificar a existência de correlação entre três medidas utilizadas de criação de valor, visando justificar o seu uso como proxies alternativas do desempenho empresarial. Assim, realizou-se um estudo descritivo que utizou os testes Wilcoxon Signed Rank Test e do Rank Test para analisar dados trimestrais de 72 processos de F&A's ocorridos entre jan./96 e dez./04. As F&A's estudadas resultaram em sinergias operacionais e na maximização do valor de mercado das empresas pesquisadas, e, aparentemente, da riqueza dos acionistas. Foram, ainda, encontradas correlações significativas entre as variáveis de criação de valor.<hr/>The objective of this article was to assess if mergers and acquisitions in Brazilian companies resulted in operating synergies and created value for shareholders. An attempt was also made to identify the existence of the correlation between three value creation measures used, with the aim of justifying their use as alternative proxies for corporate performance. A descriptive study was carried out that used the Wilcoxon Signed Rank Test and the Rank Test for analyzing the quarterly data of 72 Mergers & Acquisitions processes that occurred between January 1996 and December 2004. The Mergers & Acquisitions studied resulted in operating synergies and maximization of the market value of the companies surveyed and apparently of shareholder wealth. Significant correlations were also found between the value creation variables. <![CDATA[<b>Looking for information in marketing</b>: <b>the information science perspective</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com base nas perspectivas do marketing a da ciência da informação, o artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o processo de inovação em três indústrias brasileiras. Os objetivos do estudo foram: a) descrever os processos internos associados à concepção e ao desenvolvimento de inovações incrementais de produtos; b) identificar os atores envolvidos em cada etapa desses processos; c) descrever os contextos nos quais esses atores interagem; d) identificar e descrever as interfaces existentes entre esses atores; e) identificar e descrever os comportamentos de busca e uso da informação em cada etapa dos processos de inovação incremental de produto; e f) descrever as fontes de informação utilizadas em cada etapa. Os resultados demonstraram, dentre outros aspectos, a influência de aspectos relativos à tarefa sobre a extensão e o número de ciclos de busca, bem como o tipo de informação procurada.<hr/>Based on marketing and information science perspectives the article reports the results of a survey into the innovation process in three Brazilian industries. The objectives of the study were a) to describe the internal processes associated with the conception and development of incremental product innovation; b) to identify the players involved in each of these process steps; c) to describe the contexts within which these players interact; d) to identify and describe the interface that exists between these players; e) to identify and describe the search behavior and the use of information at each stage of the incremental product innovation process; and f) to describe the information sources used in each step. Among other aspects the results showed the influence of aspects related to the task on the extent and number of search cycles, as well as the type of information sought. Another discovery that is worth highlighting is the importance of the personal choices of corporate leaders on the information behavior of their subordinates. <![CDATA[<b>Ganhos em transparência versus novos instrumentos de manipulação</b>: <b>o paradoxo das modificações trazidas pela lei nº 11.638</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com base nas perspectivas do marketing a da ciência da informação, o artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o processo de inovação em três indústrias brasileiras. Os objetivos do estudo foram: a) descrever os processos internos associados à concepção e ao desenvolvimento de inovações incrementais de produtos; b) identificar os atores envolvidos em cada etapa desses processos; c) descrever os contextos nos quais esses atores interagem; d) identificar e descrever as interfaces existentes entre esses atores; e) identificar e descrever os comportamentos de busca e uso da informação em cada etapa dos processos de inovação incremental de produto; e f) descrever as fontes de informação utilizadas em cada etapa. Os resultados demonstraram, dentre outros aspectos, a influência de aspectos relativos à tarefa sobre a extensão e o número de ciclos de busca, bem como o tipo de informação procurada.<hr/>Based on marketing and information science perspectives the article reports the results of a survey into the innovation process in three Brazilian industries. The objectives of the study were a) to describe the internal processes associated with the conception and development of incremental product innovation; b) to identify the players involved in each of these process steps; c) to describe the contexts within which these players interact; d) to identify and describe the interface that exists between these players; e) to identify and describe the search behavior and the use of information at each stage of the incremental product innovation process; and f) to describe the information sources used in each step. Among other aspects the results showed the influence of aspects related to the task on the extent and number of search cycles, as well as the type of information sought. Another discovery that is worth highlighting is the importance of the personal choices of corporate leaders on the information behavior of their subordinates. <![CDATA[<b>Passado, presente e futuro das teorias motivacionais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com base nas perspectivas do marketing a da ciência da informação, o artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o processo de inovação em três indústrias brasileiras. Os objetivos do estudo foram: a) descrever os processos internos associados à concepção e ao desenvolvimento de inovações incrementais de produtos; b) identificar os atores envolvidos em cada etapa desses processos; c) descrever os contextos nos quais esses atores interagem; d) identificar e descrever as interfaces existentes entre esses atores; e) identificar e descrever os comportamentos de busca e uso da informação em cada etapa dos processos de inovação incremental de produto; e f) descrever as fontes de informação utilizadas em cada etapa. Os resultados demonstraram, dentre outros aspectos, a influência de aspectos relativos à tarefa sobre a extensão e o número de ciclos de busca, bem como o tipo de informação procurada.<hr/>Based on marketing and information science perspectives the article reports the results of a survey into the innovation process in three Brazilian industries. The objectives of the study were a) to describe the internal processes associated with the conception and development of incremental product innovation; b) to identify the players involved in each of these process steps; c) to describe the contexts within which these players interact; d) to identify and describe the interface that exists between these players; e) to identify and describe the search behavior and the use of information at each stage of the incremental product innovation process; and f) to describe the information sources used in each step. Among other aspects the results showed the influence of aspects related to the task on the extent and number of search cycles, as well as the type of information sought. Another discovery that is worth highlighting is the importance of the personal choices of corporate leaders on the information behavior of their subordinates. <![CDATA[<b>Para compreender o mundo do trabalho</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com base nas perspectivas do marketing a da ciência da informação, o artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o processo de inovação em três indústrias brasileiras. Os objetivos do estudo foram: a) descrever os processos internos associados à concepção e ao desenvolvimento de inovações incrementais de produtos; b) identificar os atores envolvidos em cada etapa desses processos; c) descrever os contextos nos quais esses atores interagem; d) identificar e descrever as interfaces existentes entre esses atores; e) identificar e descrever os comportamentos de busca e uso da informação em cada etapa dos processos de inovação incremental de produto; e f) descrever as fontes de informação utilizadas em cada etapa. Os resultados demonstraram, dentre outros aspectos, a influência de aspectos relativos à tarefa sobre a extensão e o número de ciclos de busca, bem como o tipo de informação procurada.<hr/>Based on marketing and information science perspectives the article reports the results of a survey into the innovation process in three Brazilian industries. The objectives of the study were a) to describe the internal processes associated with the conception and development of incremental product innovation; b) to identify the players involved in each of these process steps; c) to describe the contexts within which these players interact; d) to identify and describe the interface that exists between these players; e) to identify and describe the search behavior and the use of information at each stage of the incremental product innovation process; and f) to describe the information sources used in each step. Among other aspects the results showed the influence of aspects related to the task on the extent and number of search cycles, as well as the type of information sought. Another discovery that is worth highlighting is the importance of the personal choices of corporate leaders on the information behavior of their subordinates. <![CDATA[<b>Comunicação no contexto organizacional</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com base nas perspectivas do marketing a da ciência da informação, o artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre o processo de inovação em três indústrias brasileiras. Os objetivos do estudo foram: a) descrever os processos internos associados à concepção e ao desenvolvimento de inovações incrementais de produtos; b) identificar os atores envolvidos em cada etapa desses processos; c) descrever os contextos nos quais esses atores interagem; d) identificar e descrever as interfaces existentes entre esses atores; e) identificar e descrever os comportamentos de busca e uso da informação em cada etapa dos processos de inovação incremental de produto; e f) descrever as fontes de informação utilizadas em cada etapa. Os resultados demonstraram, dentre outros aspectos, a influência de aspectos relativos à tarefa sobre a extensão e o número de ciclos de busca, bem como o tipo de informação procurada.<hr/>Based on marketing and information science perspectives the article reports the results of a survey into the innovation process in three Brazilian industries. The objectives of the study were a) to describe the internal processes associated with the conception and development of incremental product innovation; b) to identify the players involved in each of these process steps; c) to describe the contexts within which these players interact; d) to identify and describe the interface that exists between these players; e) to identify and describe the search behavior and the use of information at each stage of the incremental product innovation process; and f) to describe the information sources used in each step. Among other aspects the results showed the influence of aspects related to the task on the extent and number of search cycles, as well as the type of information sought. Another discovery that is worth highlighting is the importance of the personal choices of corporate leaders on the information behavior of their subordinates.