Scielo RSS <![CDATA[Revista de Administração Pública]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0034-761220160006&lang=es vol. 50 num. 6 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122016000600889&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The paradox of the reform of the Judiciary: clashes between the new public administration and the organizational culture of the "jeitinho"]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122016000600893&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste trabalho é analisar a reforma do Judiciário, considerando-se aspectos de sua cultura organizacional, a partir das percepções dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Inicialmente, são abordadas a reforma do Estado brasileiro e a reforma do Poder Judiciário. Depois, são tratados aspectos da cultura brasileira e suas relações com a cultura organizacional. Em seguida, são discutidos e tratados com análise de conteúdo os dados obtidos por meio de entrevistas com 37 servidores. O trabalho é encerrado com reflexões sobre compatibilidades e incompatibilidades entre o modelo de reforma adotado pelo Judiciário e sua cultura organizacional.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es analizar la reforma de la Judicatura, considerándose aspectos de su cultura organizacional, a partir de percepciones de servidores públicos del Tribunal de Justicia del Estado de la Bahía. Inicialmente, son abordadas la reforma del Estado brasileño y la reforma del Poder Judicial. Después, son tratados aspectos de la cultura brasileña y sus relaciones con la cultura organizacional. Entonces, son discutidos y tratados con análisis de contenido los datos obtenidos mediante entrevistas con 37 servidores. El artículo es cerrado con reflexiones acerca de compatibilidades e incompatibilidades entre el modelo de reforma adoptado per la Judicatura y su cultura organizacional.<hr/>Abstract The objective of this paper is to analyze the reform of the Judiciary, considering aspects of its organizational culture on the basis of the perceptions of the civil servants in the Bahia State Courts of Justice. We begin by looking at the reform of the Brazilian State and of the Judiciary. We then look at aspects of Brazilian culture and their relationship with organizational culture. Using content analysis, we follow this by reviewing the data obtained through interviews with 37 civil servants. The paper ends with reflections regarding compatibilities and incompatibilities between the reform model adopted by the Judiciary and its organizational culture. <![CDATA[Iseb, una escuela de gobierno: desarrollismo y la formación de técnicos y líderes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122016000600913&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo investiga a atuação do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb) como instituição federal de ensino e pesquisa com base no conceito de desenvolvimentismo da área de história do pensamento econômico brasileiro (HPEB). O desenvolvimentismo é o fio condutor para a investigação historiográfica utilizada nesta pesquisa. O Iseb atuou como uma escola de governo que, através do seu Curso Regular, formou técnicos e dirigentes em nível de pós-graduação, e produziu pesquisas que embasaram políticas públicas. Técnicos e dirigentes era a designação dada aos gestores públicos na época. As proposições do Iseb fazem parte da tradição do pensamento social crítico brasileiro e influenciaram a administração pública, tanto na formação de profissionais quanto nas decisões de dirigentes. Destarte, o Iseb está inserido na história da educação em administração e o resgate de sua atuação como uma escola de governo, que atuou de forma autônoma e independente, pode colaborar para a discussão atual - e perene - sobre o papel do Estado e, em particular, do administrador público.<hr/>Resumen Este artículo investiga el Instituto de Estudios Superiores Brasileños (Iseb) como una institución federal de educación e investigación con base en el concepto de desarrollismo del área de historia del pensamiento económico brasileño. Desarrollismo es el hilo conductor para la investigación historiográfica utilizada en esta investigación. Iseb actuó como una escuela de gobierno que, por medio del Curso Regular, formó técnicos y líderes en nivel de pos-graduación, y que produjo investigaciones que sirvieron de base a políticas públicas. Técnicos y líderes era como eran designados los administradores públicos de entonces. Las propuestas de Iseb son parte de la tradición del pensamiento social crítico brasileño e influenciaron la administración pública, sea en la formación de profesionales sea en la decisión de líderes públicos. Así, Iseb es parte de la historia de la educación en administración, y la recuperación de suya actuación como una escuela de gobierno, que actuó de forma independiente y autónoma, puede contribuir a la discusión actual - y perenne - sobre el papel del Estado y, en particular, del administrador público.<hr/>Abstract This article looks at the Higher Institute of Brazilian Studies (Instituto Superior de Estudos Brasileiros - Iseb) as a federal teaching and research institution based on the concept of developmentalism taken straight from the historical annals of Brazilian economic thinking. Developmentalism provides the motivation behind the historiographical investigation used in this research. Iseb functioned as a school of government that, through its Standard Course, helped qualify technicians and administrators at a post-graduate level, and produced research that was the basis of public policies. Technicians and administrators was how public managers were designated at that time. The ideas put forward by Iseb are part of the tradition of Brazilian critical social thinking and have influenced public administration, both in terms of qualifying professionals and in the decisions taken by administrators. The Iseb is, therefore part of the history of education in administration and reviving its activities as a school of government, which were autonomous and independent, may contribute to the present, and perennial debate over the role of the State and, in particular, that of the public administrator. <![CDATA[e-Presupuestos Participativos como iniciativas de e-solicitud: una prospección de los principales casos y reflexiones sobre la e-Participación]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122016000600937&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo realiza uma prospecção das principais experiências de orçamentos participativos eletrônicos (e-OPs) realizadas entre 2001 e 2013. Foi utilizada a técnica "bola de neve" para mapear as principais ocorrências. O estudo visa contribuir para a compreensão de como os e-OPs se relacionam a outros projetos de e-participação, no que tange a participantes, atividades e a possibilidade de uso de métodos mistos (online/presencial) para mitigar a exclusão digital. Os resultados indicam a existência de 170 iniciativas de e-OPs em 101 localidades, sendo 139 iniciativas mistas. Ao contrário do que é apontado pela literatura, significativa parte dos e-OPs não concerne à decisão política diretamente, mas sim ao envio de sugestões e solicitações pelos cidadãos (e-Solicitação). Conclui-se que a adição de TICs aos OPs não levou, necessariamente, a uma melhoria de tais processos. No entanto, defende-se que e-OPs podem oferecer novos caminhos e questões para os estudos de e-participação.<hr/>Resumen En este artículo se lleva a cabo una prospección de las principales experiencias de presupuestos participativos electrónicos (e-PPs) realizadas entre 2001 y 2013. Le metodología para encuentro de los casos es la técnica "bola de nieve". El estudio trata de dar su opinión sobre cómo los e-PPs se relacionan con otros proyectos de e-participación, lo que se refiere a participantes, actividades y la posibilidad de usar métodos mixtos (online/presencial) para mitigar la brecha digital. Los resultados indican que hay 170 iniciativas de e-PPs en 101 lugares, con 139 iniciativas mixtas. Contrariamente a lo que dice la literatura, una parte significativa de los e-PPs no se refiere directamente a decisión política, pero a las sugerencias y peticiones (e-Solicitud). Se concluye que la adición de TICs para PPS no ha conducido necesariamente a una mejora de tales procesos. Sin embargo, se argumenta que e-PPs pueden ofrecer nuevas vías y cuestiones para estudios de e-participación.<hr/>Abstract This article goes prospecting for some of the main experiences of using e-participatory budgeting (e-PB) that occurred between 2001 and 2013. We used the snowball technique to map out these occurrences. The aim of the study was to contribute to a better understanding of how such e-PB relates to other e-participation projects, in terms of participants, activities and the possibility of using mixed methods (online/on location) to mitigate any digital exclusion. The results indicated that there were 170 e-PB initiatives operating in 101 locations, of which 139 were mixed initiatives. Contrary to what is suggested in literature on the subject, most of these e-PBs do not address decision-making processes directly, but instead deal with the suggestions and requests of citizens (e-requests). The conclusion was then that the addition of ICTs to the e-PBs did not necessarily lead to an improvement in such processes. Nevertheless, one can argue that e-PBs can indeed offer new avenues and questions of relevance to the study of e-participation. <![CDATA[Análisis de políticas públicas en Brasil: de una práctica non nombrada a la institucionalización del "campo de públicas"]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122016000600959&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo reconstitui a trajetória da análise de políticas públicas no Brasil, com base na literatura que distingue policy studies e policy analysis e na teoria do campo científico. Trata-se de pesquisa bibliográfica, centrada em estudos sobre intervenção estatal e sobre burocracia. A reconstituição da atividade de análise, entendida como geração e mobilização de conhecimento para políticas, baseou-se nas seguintes categorias analíticas, desenvolvidas para este trabalho, tendo por referência a literatura de política pública: tipo de conhecimento mobilizado, lócus da análise, atores e instituições envolvidos, audiência a que se destina e metodologia adotada. O artigo mostra que a análise de políticas públicas ocorre no país desde a década de 1930, mas sem ser acompanhada pela institucionalização de um campo científico. A expansão da produção e de cursos sobre política pública a partir dos anos 2000 mudou este quadro, conduzindo à institucionalização do "campo de públicas", no qual a orientação para políticas públicas - a policy analysis - ocupa um lugar central.<hr/>Resumen El artículo reconstituye la evolución del análisis de las políticas públicas a partir de la diferenciación entre policy studies y policy analysis y de la teoría del campo científico. La metodología del estudio ha sido la pesquisa bibliográfica, centrada en el examen de la literatura sobre el sobre Estado y sobre la burocracia en Brasil, a partir de las siguientes categorías analíticas, desarrolladas para esta investigación, con base en la literatura de políticas públicas: tipo de conocimiento movilizado, locus del análisis, actores e instituciones participantes, audiencia a que se destina y metodología adoptada. El artículo muestra que la actividad de análisis, entendida como la generación y movilización de conocimiento para la política pública, ocurre desde los años 1930, pero no ha sido acompañada por la institucionalización de un campo científico. La centralidad de las políticas públicas desde los años 2000 cambia este escenario. La expansión de la producción académica y de cursos de pregrado y postgrado con foco en política pública, a partir de los años 2000, ha sido acompañada por la institucionalización de un nuevo campo - el "campo de públicas" - en lo cual la orientación a la práctica ocupa un lugar central.<hr/>Abstract This article addresses the path of policy analysis in Brazil based on literature that distinguishes between policy studies and policy analysis. This is essentially a work of bibliographic research focused on studies about state intervention and bureaucracy. The reconstitution of policy analysis, understood as the generation and mobilization of knowledge for policy, was based on the following analytical categories developed for this work using literature on public policy as reference: type of knowledge mobilized, locus of analysis, actors and institutions involved, target audience and used methodology. This article shows that policy analysis has been present in Brazil since the 1930s, but was not institutionalized as a scientific field. Since the 2000s, the expansion of academic production and courses on public policy has changed this dynamic, leading to the institutionalization of the "public field" where guidance for public policy - that is, policy analysis - occupies a central place. <![CDATA[Evaluación de las políticas públicas en Brasil y Estados Unidos: análisis de las investigaciones en los últimos 10 años]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122016000600981&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This study compares research on evaluation of public policies in Brazil and the United States. To examine the extent to which evaluation research has been established in these countries, this article uses the methods of bibliometric and social network analysis to compare recent use of evaluation research in these countries. The results show that Brazil and the United States have focused on the same areas of research, especially the areas of health, education and social welfare. It was also observed that researchers from both countries use research methods, although American researchers make more use of quanti-quali methods, and that research networks on policy evaluation in the two country have similar characteristics, although the average size and density of networks in Brazil is less than that in the United States. On the basis of the evidence, it is concluded that evaluation research in Brazil evolved during the period investigated and is becoming consolidated as a field of study and practice.<hr/>Resumen Este estudio hace una comparación entre la investigación sobre la evaluación de políticas públicas en Brasil y en Estados Unidos. Con el objetivo de examinar el grado en que la investigación en evaluación se establece en los ya citados países, este artículo utiliza los métodos bibliométricos y de análisis de red social para comparar las publicaciones recientes de la investigación en evaluación en ambos países. Los resultados muestran que Brasil y Estados Unidos han investigado y publicado en las mismas áreas, en especial en las áreas de salud, educación y el bienestar social. También se observó que los investigadores de los dos países utilizan métodos de investigación similares, aunque los estadounidenses hacen un mayor uso de métodos cuanti-cuali, y que sus redes de investigación tienen características similares, aunque las redes americanas son de un tamaño y una mayor densidad maiores. A partir de las evidencias encontradas, se concluye que la evaluación de la investigación en Brasil ha evolucionado durante el período de investigación y está en el proceso de consolidación como un campo de estudio y práctica.<hr/>Resumo Este estudo compara a pesquisa sobre avaliação de políticas públicas no Brasil e nos Estados Unidos. No intuito de examinar o grau em que a pesquisa em avaliação está estabelecida nesses países, este artigo usa os métodos bibliométrico e de análise de rede social para comparar as publicações recentes da pesquisa em avaliação em ambos os países. Os resultados mostram que o Brasil e os Estados Unidos têm pesquisado e publicado nas mesmas áreas, em especial, nas áreas de saúde, de educação e de bem-estar social. Observou-se também que os pesquisadores dos dois países utilizam métodos de investigação similares, embora os americanos façam maior uso de métodos quanti-quali e suas redes de pesquisa apresentem características semelhantes, apesar de as redes americanas serem de tamanho e densidade maiores. A partir das evidências encontradas, conclui-se que a pesquisa em avaliação no Brasil evoluiu durante o período investigado e que está em vias de consolidação como um campo de estudo e prática. <![CDATA[El nuevo método histórico-comparado y sus aportes a la ciencia política y a la administración pública]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122016000601003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste manuscrito, procuramos identificar os aportes do novo método histórico-comparativo à ciência política e à administração pública. Tentamos contribuir com o fortalecimento das pesquisas de orientação qualitativa dessas duas disciplinas no Brasil, ao mostrar como os recentes avanços daquele método podem gerar ganhos analíticos por meio do estabelecimento mais preciso de condições causais e da utilização dos testes associados ao chamado process tracing. Para dar conta desse objetivo, o trabalho, em primeiro lugar, disseca os principais elementos do referido método. Depois, relemos e, por assim dizer, reorganizamos Sessenta e quatro: anatomia da crise, livro clássico de Wanderley Guilherme dos Santos, à luz dos preceitos do referido método. Em seguida, também relemos e reorganizamos alguns estudos sobre a política externa argentina sob a mesma luz. Destacamos os ganhos gerados pela aplicação disciplinada do método histórico-comparativo. Na conclusão, identificamos as potencialidades e limitações do método, oferecendo também considerações a respeito da importância que sua aplicação pode ter para a ciência política e a administração pública brasileiras.<hr/>Resumen En este manuscrito, buscamos contribuir al fortalecimiento metodológico de la ciencia política y de la administración pública de orientación cualitativa en Brasil, mostrando cómo los recientes avances del nuevo método histórico-comparativo pueden generar ganancias analíticas a través del establecimiento más preciso de las condiciones causales y el uso de los criterios de evaluación asociados a lo llamado process tracing. Para alcanzar este objetivo, el trabajo, en el primer lugar, analiza los principales elementos de este método. Luego leemos y, por así decirlo, reorganizamos Sessenta e quatro: anatomia da crise, libro clásico de Wanderley Guilherme dos Santos, a la luz de los preceptos de ese método. En seguida, también releemos y reorganizamos algunos estudios sobre la política exterior argentina bajo la misma luz. Destacamos las ganancias generadas por la aplicación disciplinada del método histórico-comparativo. En la conclusión, identificamos el potencial y las limitaciones del método y ofrecemos consideraciones acerca de la importancia que su aplicación puede tener para la ciencia política y la de administración pública de Brasil.<hr/>Abstract This article seeks to identify the contributions that the new comparative-historical method (CHM) has made to political science and public administration. By showing how recent advances in CHM can generate analytical gains through establishing causal conditions and tests associated with process tracing, we hope this will contribute to strengthening qualitative-based research of these two disciplines in Brazil. To achieve this, the paper begins by dissecting the main elements of this method. Then we review the classic work entitled Sessenta e quatro: anatomia da crise (Sixty-four: anatomy of the crisis) by Wanderley Guilherme dos Santos in light of the method's precepts. The paper also reviews a number of studies on Argentine foreign policy and highlights the gains that can be generated by the disciplined application of CHM. In the conclusion, the potential and limitations of the method are identified and some considerations are made with regard to the importance of its application to Brazilian political science and public administration.