Scielo RSS <![CDATA[Revista de Administração (São Paulo)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0080-210720140003&lang=en vol. 49 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Scientific journals management: case studies in business administration journals</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na pesquisa relatada neste artigo, teve-se como objetivo analisar a gestão editorial de periódicos científicos da área de Administração no contexto brasileiro e propor uma tipologia de seus modelos de gestão. Adotou-se uma abordagem qualitativa e utilizou-se o método de estudo de casos múltiplos dos seguintes periódicos: RAE, RAC, RAUSP, O&S e BAR. Identificou-se que o modelo de gestão dos periódicos está fortemente vinculado a seu tipo de instituição mantenedora (associação científica, instituição de ensino superior [IES] pública, IES privada), a qual influencia nas questões financeiras, administrativas e científicas das revistas.<hr/>This research aimed to examine the editorial management of Brazilian scientific journals in the administration field and propose a typology of their management models. We adopted a qualitative approach and used the multiple case study method with the following journals: RAE, RAC, RAUSP, O&S and BAR. It was identified that the management model of the journals is strongly linked to the type of supporting entity (scientific association, public/private higher education institution), which influences the financial, administrative and scientific issues of the journals.<hr/>El objetivo en este estudio es analizar la gestión editorial de revistas científicas del área de Administración en el contexto brasileño y proponer una tipología de sus modelos de gestión. Se adoptó un enfoque cualitativo y se utilizó el método de estudio de casos múltiples de las siguientes revistas: RAE, RAC, RAUSP, O&S y BAR. Se comprobó que el modelo de gestión de las publicaciones está fuertemente relacionado con el tipo de entidad que las apoya (asociación científica, institución de educación superior pública o privada), lo que influye en las cuestiones financieras, administrativas y científicas de las revistas. <![CDATA[<b>Business valuation and probability of insider information trading in the Brazilian capital market</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo no estudo apresentado neste artigo foi investigar a influência da assimetria de informação na avaliação de empresas no mercado brasileiro de capitais. Para tanto, foi realizado um estudo com base na mensuração da assimetria de informação na negociação de ações e no modelo de avaliação de empresas proposto por Ohlson (1995). Analisou-se a relação da assimetria informacional e os preços de 198 ações listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), durante os quatro trimestres do ano de 2011. Os resultados sugerem que a assimetria de informações tem conteúdo informacional adicional na avaliação de empresas, principalmente para aquelas companhias não listadas nos segmentos diferenciados de governança corporativa.<hr/>The aim of this study was to investigate the information asymmetry influence on business valuation in Brazilian capital market. For this, a study was conducted based on information asymmetry measurement on stock trading and the Ohlson model (1995) for business valuation. This study analyzed the relationship between information asymmetry and the prices of 198 stocks listed on BM&FBovespa, during the four quarters of 2011. The results suggest that information asymmetry have additional informational content on business valuation, mainly for those companies unlisted in the differentiated segments of corporate governance.<hr/>En este estudio se investiga la influencia de la asimetría de información en la evaluación de empresas en el mercado brasileño de capitales. Para ello, se realizó un estudio con base en el análisis de la asimetría de información en la negociación de acciones y el modelo de evaluación de empresas propuesto por Ohlson (1995). Se analizó la relación entre la asimetría de información y los precios de 198 acciones listadas en la Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), durante los cuatro trimestres del año 2011. Los resultados sugieren que la asimetría de información conlleva contenido informacional adicional en la valoración de empresas, especialmente para las compañías no listadas en los segmentos diferenciados de gobernanza corporativa. <![CDATA[<b>Restructuring of the National Health Service in Portugal: evaluation of the corporatization of the Portuguese public hospitals</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em resultado de pressões diversas associadas ao movimento de New Public Management (NPM), iniciado na década de 1980 no Reino Unido, Portugal começou nos primeiros anos do século XXI uma importante reestruturação de seu Serviço Nacional de Saúde (SNS). Nesse âmbito uma grande parcela dos hospitais públicos portugueses foram corporatizados e transformados em sociedades anónimas (S.A.) e, logo depois, em entidades públicas empresariais (EPE). Neste artigo, pretende-se descrever no que consistiu a empresarialização dos hospitais públicos portugueses entre 2002 e 2005, bem como efetuar uma análise do impacto da introdução do managerialismo no sector. Na análise realizada, mostra-se que existem sinais de melhoria da eficiência dos hospitais públicos portugueses após sua conversão em EPEs, mas que são necessários mais estudos no futuro para consolidar essa perspetiva.<hr/>As a result of several pressures associated with the movement of New Public Management (NPM) for economic efficiency, started in the 1980s in the UK, Portugal has begun in the early years of the current century, a major restructuring of its National Health Service (NHS). As result of NHS reestruturation a large number of Portuguese public hospitals were converted into companies (limited companies) and later into "public entreprise entities". This article aims to describe the process of corporatisation of Portuguese public hospitals in the period between 2002 and 2005, and furthermore to analyse the impact of managerialism in the sector. The study evidences efficiency improvement in the hospitals converted into "public enterprise entities", although further analyses are needed to confirm this view.<hr/>Como resultado de diversas presiones relacionadas con el movimiento New Public Management, que se inició en los años 1980 en el Reino Unido, Portugal comenzó, a principios del siglo XXI, una importante reestructuración de su Servicio Nacional de Salud (SNS). En este marco, la mayor parte de los hospitales públicos portugueses fueron corporativizados y se convirtieron en sociedades anónimas (S.A.) y, posteriormente, en entidades públicas empresariales (EPE). En este artículo se describe en qué consistió la corporativización de los hospitales públicos portugueses, entre 2002 y 2005, además, se realiza un análisis del impacto de la introducción del gerencialismo en el sector. Los resultados muestran que existen señales de mejora en la eficiencia de los hospitales públicos portugueses tras su conversión en EPEs, sin embargo, son necesarios más estudios en el futuro que consoliden esta perspectiva. <![CDATA[<b>From print to screen: changes and challenges facing the Brazilian publishing industry</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en As novas tecnologias mudam drasticamente o modo como livros são produzidos e consumidos, evidenciando uma quebra de paradigma na indústria editorial. Neste estudo, procura-se compreender como a indústria editorial brasileira está enfrentando essas transformações, capazes de alterar profundamente seu modelo de negócios. Entrevistas em profundidade com os principais executivos de alguns dos principais atores da indústria editorial foram realizadas a fim de coletarem-se dados sobre como esses gestores percebem as mudanças em seu ambiente de negócios e como vão responder a essas transformações. Os resultados sugerem um panorama caracterizado por novos players chegando ao mercado brasileiro e por grande ansiedade decorrente da chegada dos livros digitais, que podem alterar de forma significativa questões relativas à gestão de direitos autorais e à precificação, potencialmente redefinindo o papel de um editor no processo de publicação. Como reflexo, os editores vêm construindo alianças como uma tentativa de preservar seu valor no mercado, ainda que se mantenham firmemente agarrados aos modelos de negócio tradicionais.<hr/>The publishing industry is at a turning point. Facing the first major disruptive innovation in five centuries, its long-established structure and business model are at stake. Building on literature based on the pitfalls for incumbents, we interviewed key executives from the major publishers in Brazil to understand their perspective. We find that not only are they facing those pitfalls, but we also propose a new one, The Industry View Trap, concerning challenges created by convergence, the difficulty to deal with changes in the ecosystem and the fact that the very definition of the industry you're part of might have changed.<hr/>Las nuevas tecnologías han cambiado drásticamente el modo de producción y consumo de libros, lo que señala un claro cambio de paradigma en la industria editorial. En este estudio se busca entender cómo la industria editorial en Brasil está haciendo frente a estos cambios que afectan significativamente su modelo de negocio. Se llevaron a cabo entrevistas en profundidad con ejecutivos de los principales actores de la industria editorial y se recopilaron datos sobre cómo perciben los cambios en su ambiente de negocios y cómo responderán a estas transformaciones. Los resultados sugieren un panorama que se caracteriza por los nuevos jugadores que llegan al mercado brasileño y por la ansiedad que produce el advenimiento de los libros digitales, lo que puede cambiar de manera significativa cómo tratar cuestiones que se relacionan con la de gestión de derechos de autor y la fijación de precios, y redefinir el mismo papel del editor en el proceso de publicación. Como resultado, los editores están forjando asociaciones que tratan de mantener su valor en el mercado, aunque se aferren firmemente a los modelos de negocio tradicionales. <![CDATA[<b>The use of the resource based view theory based in rural properties</b>: <b>a systematic review of the literature</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A teoria da Visão Baseada em Recursos (VBR) tem se destacado como uma das mais importantes correntes teóricas da estratégia. O uso da teoria dos recursos mostra-se promissor para a análise das propriedades rurais, permitindo avançar no conhecimento do potencial a ser explorado em torno dos recursos internos. No presente estudo, contribui-se com um levantamento da literatura sobre os principais recursos e/ou fatores-chave determinantes para o desempenho de propriedades rurais por meio da análise de trabalhos que utilizaram a teoria da VBR como base teórica. Com esse levantamento, pretende-se verificar quais recursos foram considerados estratégicos pela literatura da área. A metodologia utilizada foi de revisão sistemática. Os resultados indicaram que o uso da teoria em estudos de empreendimentos agropecuários ainda é incipiente. Foram levantados 14 artigos em fazendas em geral e, dentre esses, três estudos em fazendas produtoras de leite que mostram resultados consistentes quanto ao impacto dos recursos sobre o desempenho. Recursos humanos e organizacionais foram os mais citados como estratégicos e fundamentais para o desempenho. Os recursos físicos foram citados mais vezes em artigos que analisaram o meio rural se comparado à literatura geral do uso da VBR, talvez pela maior dependência de aspectos naturais no desempenho das fazendas em relação aos outros setores da economia. Contudo, devido ao pequeno número de trabalhos encontrados e à diversidade de abordagens em torno da teoria, não é possível realizar inferências, somente concluir que existe um gap de conhecimento nessa área que deve ser suprido por meio de novas e amplas pesquisas.<hr/>The theory of the resource based view (RBV) has been one of the most important theoretical current of strategy. The use of this theory has been promising to the analysis of rural properties and has allowed the knowledge development of the potential which is going to be explored concerning internal resources. This work aims at contributing with a survey of the literature about the main resources and/or main reasons which are determinants to the performance of rural properties through the analysis of the work which used the resource based view theory as theoretical basis. The survey aims at verifying which resources were considered strategic by the literature of the area. The methodology used the systematic review. The results showed that the use of the theory in agriculture enterprises is still very incipient. Fourteen articles were reviewed and among these three studies in farms which are milk producer the results were consistent concerning the impact of the resources over performance. Human and Organizational Resources were the most referred ones as being strategic and fundamental to performance. The physical resources were more referred in articles which analyzed the rural area if we take into consideration the general literature of the RBV use. Maybe this happened because of a greater dependence of natural aspects in the performance of the farms in relation to other economy sectors. But due to the small number of work found and due to the diversity of approaches concerning this theory it is not possible to make inferences yet conclude that there is a knowledge gap in this area which must be supplied through new researches.<hr/>La teoría de la visión basada en recursos (VBR) se ha destacado como una de las más importantes corrientes teóricas de la estrategia. El uso de la teoría de los recursos se muestra adecuado para el análisis de las propiedades rurales, dado que permite avanzar en el conocimiento potencial en lo que se refiere a recursos internos. Este trabajo contribuye con un estudio de la literatura sobre los principales recursos y/o factores claves determinantes del desempeño de propiedades rurales, por medio del análisis de trabajos en que la teoría de la visión basada en recurso es la base teórica. Se pretende verificar cuáles recursos fueron considerados estratégicos en la literatura del área. La metodología utilizada fue la de revisión sistemática. Los resultados indicaron que el uso de la teoría en estudios de empresas agropecuarias es todavía incipiente. Se analizaron 14 artículos en que se estudiaron haciendas en general y, entre estos, tres estudios de haciendas productoras de leche que demostraron resultados consistentes en cuanto al impacto de los recursos sobre el desempeño. Los recursos humanos y organizacionales fueron los más citados como estratégicos y fundamentales para el desempeño. Los recursos físicos fueron citados más veces en artículos que analizaron el medio rural, en comparación con la literatura general del uso de la VBR, tal vez por una mayor dependencia de aspectos naturales en el desempeño de las haciendas en relación con los otros sectores de la economía. Sin embargo, debido al pequeño número de trabajos encontrados y a la diversidad de enfoques sobre la teoría, no es posible realizar inferencias, pero puede concluirse que existe una laguna de conocimiento en esa área que debe ser rellenada por medio de nuevos estudios. <![CDATA[<b>Drivers of human resource management competences development in Brazilian multinational subsidiaries</b>: <b>a multilevel research</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, tem-se por objetivo investigar os fatores associados ao desenvolvimento de competências de gestão de recursos humanos (GRH) em subsidiárias estrangeiras de multinacionais brasileiras. Essas competências são essenciais por permitirem às unidades estrangeiras adotar práticas de GRH consistentes com os países ou mercados nos quais operam. Uma pesquisa multinível foi realizada, envolvendo as matrizes e subsidiárias de empresas brasileiras; na análise empírica empregou-se modelagem hierárquico-linear. Apesar do debate recorrente sobre estandardização global versus adaptação local, identificou-se que a integração de políticas de GRH (focando simultaneamente diretrizes globais e resposta local) pode estimular o desenvolvimento de competências. Além disso, a interação com redes externas no país hospedeiro pode intensificar o desenvolvimento de competências de GRH. No entanto, determinados fatores culturais da empresa podem inibir tal desenvolvimento nas subsidiárias estrangeiras.<hr/>This article aims to verify the factors associated with the development of human resource management (HRM) competences in foreign subsidiaries of Brazilian multinationals. These competences are essential in that they allow foreign units to adopt HRM practices that are consistent with the countries or markets in which they operate. A multilevel research was conducted, involving headquarters and subsidiaries of major Brazilian companies; the empirical analysis employed hierarchical linear modelling. Despite the recurrent debate on global standardisation versus local adaptation, it was identified that the integration of international HRM policies (addressing simultaneously global guidelines and local response) may stimulate competences development. In addition, interaction in external networks in the host country may enhance the development of HRM competences in the subsidiaries. However, specific cultural factors of the company may inhibit development activity in units abroad.<hr/>El objetivo en este artículo es analizar los factores asociados con el desarrollo de competencias de gestión de recursos humanos (GRH) en subsidiarias extranjeras de multinacionales brasileñas. Estas competencias son fundamentales, pues permiten que las unidades extranjeras adopten prácticas de GRH que estén en consonancia con los países o mercados en los que operan. Se llevó a cabo un estudio multinivel, con la participación de matrices y subsidiarias de empresas brasileñas. Para el análisis empírico se utilizaron modelos lineales jerárquicos. A pesar del recurrente debate sobre la estandarización global en oposición a la adaptación local, se verificó que la integración de las políticas de GRH (con enfoque simultáneo en directrices globales y respuesta local) puede estimular el desarrollo de competencias. Asimismo, la interacción con redes externas en el país de acogida puede incrementar el desarrollo de competencias de GRH. Sin embargo, algunos factores culturales de la empresa pueden inhibir el desarrollo de esas competencias en sus subsidiarias en el extranjero. <![CDATA[<b>Evaluation of the effectiveness and predictors of a distant training in a large bank</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Treinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por uma instituição bancária de grande porte para seus funcionários. Foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação à educação a distância, avaliação de necessidade do treinamento, suporte à aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórias e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. Nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior suporte na aplicação do treinamento, que tinham atitudes mais favoráveis à educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. Os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos.<hr/>Evaluating corporate training via intranet is a challenge for researchers and professionals since it has been increasingly frequent. This study aimed to verify the effectiveness of a distance training. A course in commercial area offered by a Brazilian bank for their employees was evaluated. Five scales were applied to 742 employees - participants' attitudes on distance education, training needs assessment, support for implementation of training, training impact at work (depth and breadth). Principal components and exploratory factor analyses, internal consistency, t-test, correlation and multiple regression were conducted. Results indicated that participants who perceived greater support for the implementation of the training, who had more favorable attitudes to distance education and, above all, those who perceived greater need of training, reported a higher occurrence of training impact at work. Findings suggest that it should be given a greater attention to the diagnostic phase of training needs and continue to spread distance education advantages in enterprise environments.<hr/>Capacitaciones corporativas realizadas por medio de la intranet son cada vez más frecuentes y el reto de evaluarlas se presenta a investigadores y profesionales. En este estudio el objetivo es investigar la eficacia de una capacitación a distancia. Se evaluó un curso en el área comercial ofrecido por una gran institución bancaria a sus empleados. Cinco escalas fueran aplicadas a 742 empleados - actitud de los participantes hacia la educación a distancia, evaluación de la necesidad de la capacitación, apoyo a la aplicación de la capacitación, impacto de la capacitación en el trabajo (profundidad y alcance). Se llevaron a cabo análisis de componentes principales, análisis factoriales exploratorios y de consistencia interna, prueba t, correlación y regresión múltiple estándar. Los resultados indicaron que los participantes que percibieron un mayor apoyo en la aplicación de la capacitación, que presentaron actitudes más favorables a la educación a distancia y, sobretodo, los que percibieron una mayor necesidad de la capacitación, declararon observar una mayor incidencia de impacto de la capacitación en el trabajo. Los hallazgos sugieren que la etapa de diagnóstico de necesidad de capacitación debe recibir más atención, así como la continua propagación de las ventajas de la educación a distancia en ambientes corporativos. <![CDATA[<b>Test of a theoretical model on the perceived value of a product price</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en No estudo relatado neste artigo, o objetivo foi testar um modelo teórico proposto por De Toni e Mazzon visando à mensuração do valor percebido do preço de um produto ou serviço. Com base em um framework conceitual, avaliou-se o impacto das dimensões antecedentes funcional, emocional positiva e negativa, de justiça, axiomática, simbólica e social sobre o valor percebido do preço e consequente intenção de compra. Para tanto, propuseram-se escalas para mensuração desses construtos, tendo-se efetuado a purificação dessas escalas com base em testes e análises estatísticas aplicadas a dois estudos piloto. Em seguida foram analisados indicadores da aplicação de análise fatorial confirmatória, com o propósito de aferir a confiabilidade e a validade das escalas propostas, tomando-se por base uma amostra de 337 casos válidos. Pôde-se verificar, tanto em relação aos indicadores de ajuste do modelo teórico quanto no teste das hipóteses propostas, que os resultados obtidos se mostraram válidos e confiáveis para a situação analisada. Como contribuição teórica do estudo, apresentam-se a operacionalização do framework integrativo proposto e as respectivas escalas com a medida do impacto relativo que cada construto tem no valor percebido do preço e na intenção de compra de um bem ou serviço.<hr/>This study aims to test a theoretical model proposed by De Toni and Mazzon designed to measure the price perceived value of a product or service. Then, we assess the impact of various antecedent dimensions - functional, emotional (positive and negative), justice, axiomatic, symbolic and social - on the price perceived value and the effect on purchase intention. Scale items were defined to measure the constructs in the model, which were purified through statistical tests and analyses applied to two pilot researches. The proposed scales were tested for reliability and validity through a confirmatory factor analysis on a sample of 337 valid cases. Analyses of the theoretical model adjustment indicators and the proposed hypotheses confirm that the results yielded are valid and reliable. In terms of theoretical contribution, this study demonstrates how to operationalize the proposed model and its scales, measuring the relative impact of each construct on the price perceived value and the effect on a product or service purchase intention.<hr/>El objetivo en este estudio es poner a prueba un modelo teórico propuesto por De Toni y Mazzon que permite medir la percepción del valor del precio de un producto o servicio. Con base en un marco conceptual, se evaluó el impacto de las dimensiones antecedentes funcional, emocional positiva y negativa, de justicia, axiomática, simbólica y social sobre la percepción del precio y la consecuente intención de compra. Para ello, se propusieron escalas para medir estos constructos y se refinaron dichas escalas mediante pruebas y análisis estadísticos aplicados a dos estudios experimentales. A continuación, se analizaron indicadores de confiabilidad y validez de las escalas propuestas, por medio de la aplicación del análisis factorial confirmatorio, con base en una muestra de 337 casos válidos. Fue posible comprobar, tanto con relación a los indicadores de ajuste del modelo teórico como en la prueba de las hipótesis propuestas, que los resultados obtenidos son válidos y confiables para la situación examinada. Como contribución teórica, se presenta la operacionalización del marco integrador propuesto y sus escalas con la medida del impacto relativo que cada constructo tiene en el valor percibido del precio y en la intención de compra de un bien o servicio. <![CDATA[<b>Perceptions of unfairness in price increases: an experimental study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en This experimental study investigates antecedents and consequences of perceptions of price unfairness in a price increase situation. The proposed theoretical model states that consumer dependence on the service provider as well as the relevance the consumer attributes to the service (for the consumer's life) will affect his/her degree of (a) unfairness price perception, (b) anger, and (c) intention to complain and retaliate. The results support all the hypotheses specified in the model. The findings not only indicate that some situations of unfairness price perception lead to stronger emotions and more dramatic reactions from consumers, but also allow us to predict which situations of perceived unfairness offer greater risks and have greater potential for conflict.<hr/>Neste artigo, apresenta-se experimento realizado com o objetivo de investigar os antecedentes e as consequências da percepção de injustiça em uma situação de aumento de preço. No modelo teórico proposto afirma-se que a dependência do consumidor em relação ao fornecedor do serviço e a relevância que o consumidor atribui ao serviço afetarão os graus de percepção quanto à injustiça de preços, de raiva e de intenções de reclamar e retaliar. Os resultados dão suporte a todas as hipóteses especificadas no modelo. Os resultados indicam que certas situações de percepção de injustiça não apenas levam a emoções mais fortes e reações mais dramáticas por parte de consumidores, mas também permitem que se antecipem quais as situações de injustiça percebida que oferecem maiores riscos e maior potencial de conflito.<hr/>En este artículo se presenta un estudio en que se analizan los antecedentes y las consecuencias de la percepción de injusticia en una situación de aumento de precio. En el modelo teórico propuesto se afirma que la dependencia del consumidor con relación al proveedor del servicio y la relevancia que el consumidor atribuye al servicio afectarán el grado de percepción cuanto a injusticia de precios, rabia e intenciones de queja y represalia. Los resultados sostienen todas las hipótesis especificadas en el modelo e indican que determinadas situaciones de percepción de injusticia no sólo conducen a emociones más fuertes y reacciones más dramáticas por parte del consumidor, sino que también permiten que se anticipen aquellas situaciones de injusticia percibida que presenten mayores riesgos y alto potencial de conflicto. <![CDATA[<b>Strategic positioning in response to regulatory restrictions on the greenhouse gas emissions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en No trabalho relatado, analisa-se a estratégia de redução das emissões dos gases do efeito estufa (GEE) em uma empresa de distribuição de energia elétrica. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com a presidência da empresa e com os gestores das áreas de planejamento e controle, marketing, regulação, meio ambiente, responsabilidade social, e pesquisa e desenvolvimento. Tendo-se como ponto de partida o resultado do inventário de emissões de GEE, os gestores foram questionados sobre as iniciativas e os benefícios dos projetos de mitigação das emissões de GEE, as pressões dos stakeholders e o papel da regulamentação na remediação e na prevenção dos impactos decorrentes da mudança climática. Os resultados indicam que os gestores não reconhecem oportunidades de investimentos em projetos de redução das emissões de gases do efeito estufa. A empresa adota uma estratégia instrumental e atua em um ambiente de negócios com restrições regulatórias incipientes de controle das emissões de GEE. No estudo, revela-se que a empresa adota uma estratégia climática evasiva e explora a ausência de prioridade do setor elétrico brasileiro na redução do impacto ambiental ou da vulnerabilidade à mudança climática.<hr/>This paper analyzes the strategy of reducing the greenhouse gases emissions (GHG) in a company distributing electricity. The research was conducted through semi-structured interviews with the president of the company and the managers in the areas of planning and control, marketing, regulatory, environmental, social responsibility, and research and development. Taking as starting point the results of the inventory of GHG emissions, managers were asked about the initiatives and benefits of mitigation projects GHG emissions, pressures from stakeholders and the role of regulation in the remediation and prevention of the impacts of climate change. The results indicate that managers do not recognize opportunities to invest in projects to reduce greenhouse gases emissions. The company adopts an instrumental strategy and operates in a business environment with incipient regulatory restrictions control GHG emissions. The study indicates that the company adopts an evasive climate strategy and explores the lack of priority of the Brazilian electrical sector in reducing the impact or vulnerability towards climate changes.<hr/>En este trabajo se analiza la estrategia de reducción de las emisiones de gases de efecto invernadero (GEI) en una empresa de distribución de energía eléctrica. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con el presidente de la compañía y los gestores de las áreas de planificación y control, marketing, regulación, medio ambiente, responsabilidad social y de investigación y desarrollo. Tomando como punto de partida los resultados del informe de emisiones de GEI, se hicieron a los gestores preguntas acerca de las iniciativas y los beneficios de los proyectos de mitigación de emisiones de GEI, las presiones de grupos de interés y el papel de la reglamentación en la reparación y prevención de los impactos del cambio climático. Los resultados indican que los gestores no reconocen las oportunidades para invertir en proyectos de reducción de emisiones de gases de efecto invernadero. La empresa adopta una estrategia instrumental y opera en un ambiente de negocios en que las restricciones regulatorias de control de emisiones de GEI son todavía incipientes. Se verifica que la empresa adopta una estrategia climática evasiva y explota la falta de prioridad del sector eléctrico de Brasil en la reducción del impacto ambiental o de la vulnerabilidad al cambio climático. <![CDATA[<b>Development of a scale to assess the degree of green Information Technology uses by the organizations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Questões relacionadas à sustentabilidade ambiental têm-se mostrado cada vez mais importantes na pesquisa e na prática das organizações ao longo das últimas décadas. Especificamente, a área de Tecnologia da Informação (TI) tem sido responsável por parte dos problemas ambientais com que a sociedade se depara atualmente. Nesse sentido, a TI Verde aparece como uma forma de aliar recursos disponíveis a políticas de sustentabilidade e economia nas organizações, gerando benefícios para o meio ambiente e para as empresas. Neste trabalho, o objetivo é desenvolver e validar um instrumento para avaliar o grau de utilização da TI Verde pelas organizações. Verificou-se que a TI Verde pode ser mensurada: pela efetividade das ações sustentáveis aplicadas à área de TI; pelo grau de orientação ambiental e pelo nível de consciência socioambiental da organização; pelo monitoramento das atividades de TI; e pelo grau de expertise ambiental na área de TI. A orientação ambiental e as ações de TI Verde aparecem como as dimensões mais efetivas, sugerindo serem as principais desencadeadoras da presença da TI Verde nas organizações. A onsciência socioambiental é, por sua vez, a dimensão menos efetiva, indicando que as questões ambientais ainda não são prioridade para as empresas investigadas.<hr/>Issues related to sustainability have received more importance in the research and practice of organizations over the last decades. Specifically, the area of Information Technology (IT) has been responsible for some of the environmental problems that society faces today. In this sense, Green IT appears as a way of combining available resources to sustainable and economic policies in organizations, generating benefits for environment and business. This study aimed to develop and validate a tool for assessing the degree of Green IT use by organizations. We found that Green IT can be measured by the effectiveness of sustainable actions applied to IT field, environmental orientation and environmental awareness of the organization, IT activities monitoring, and environmental expertise of IT organization. Environmental orientation and Green IT actions appear as the most developed dimensions, suggesting they are the main triggers of the Green IT presence in the organization. Environmental awareness, in turn, stands out as the less effective dimension assessed, indicating that environmental issues are not a priority for the investigated companies.<hr/>A lo largo de las últimas décadas, se ha dado más importancia a cuestiones concernientes a la sustentabilidad en la investigación y la práctica de las organizaciones. Específicamente, el área de Tecnología de la Información (TI) ha sido responsable de algunos de los problemas ambientales que la sociedad enfrenta actualmente. En este sentido, la tecnología verde o Green IT aparece como una forma de combinar los recursos disponibles con políticas de desarrollo sostenible y economía en las organizaciones, lo que puede generar beneficios para el medio ambiente y los negocios. El objetivo en este estudio es desarrollar y validar un instrumento para evaluar el grado de utilización de Green IT por las organizaciones. Se encontró que Green IT puede medirse por medio de: la eficiencia de las acciones sostenibles aplicadas al área de TI; el grado de orientación ambiental y conciencia socioambiental de la organización; el control de las actividades de TI; y la experiencia ambiental en el área de TI. La orientación ambiental y las acciones de Green IT figuran como las dimensiones más desarrolladas, lo que sugiere que son los principales factores que desencadenan la presencia de Green IT en las organizaciones. La conciencia socioambiental, por otra parte, aparece como la dimensión menos eficaz, lo que indica que las cuestiones ambientales no son todavía una prioridad para las empresas estudiadas. <![CDATA[<b>Evidences of the relationship between the environmental management evolution and the adoption of green supply chain management practices in the Brazilian electronics sector</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na pesquisa apresentada, teve-se como objetivo verificar se a evolução da gestão ambiental se relaciona positivamente com a adoção de práticas de green supply chain management (GSCM) por empresas do setor eletroeletrônico do Brasil. Para fazer frente ao objetivo exposto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de um levantamento survey, com cem empresas do setor eletroeletrônico brasileiro. Os dados coletados foram processados por meio de técnicas estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais. Os resultados mais importantes da pesquisa foram: na amostra, práticas de GSCM orientadas para a recuperação dos investimentos das empresas, como a revenda de materiais inservíveis e outros resíduos, além da adequação à legislação e à auditoria ambiental, obtiveram médias elevadas; e a hipótese de pesquisa (H1) foi confirmada e considerada estatisticamente válida, indicando que a evolução da gestão ambiental influencia a adoção de práticas de GSCM.<hr/>The objective of this research is to examine if the environmental management evolution is positively related towards the adoption of green supply chain management practices (GSCM) by companies in the electronics sector in Brazil. To reach this objective, a quantitative research was conducted by survey with 100 companies in the electronics sector in Brazil. The collected data were processed using descriptive statistics, Exploratory Factor Analysis and Structural Equation Modeling. The most important results are: in the sample, GSCM practices to the recovery of investment, as the resale of scrap and other waste materials, and the adequacy with legislation and auditing, obtained high scores; and research hypothesis (H1) was confirmed and considered statistically valid, indicating that, in fact, the evolution of environmental management influences the adoption of GSCM practices.<hr/>El objetivo en este estudio es comprobar si la evolución de la gestión ambiental se relaciona positivamente con la adopción de prácticas de gestión de la cadena de suministro verde o green supply chain management (GSCM) por parte de empresas del sector eléctrico electrónico en Brasil. Para ello, se realizó un estudio cuantitativo, por medio de una encuesta realizada en 100 empresas brasileñas del sector. Los datos obtenidos se procesaron mediante técnicas estadísticas descriptivas, análisis factorial exploratorio y modelos de ecuaciones estructurales. Los resultados más relevantes indican que, en la muestra, prácticas de GSCM orientadas hacia la recuperación de la inversión de las empresas, tales como la reventa de chatarra y otros desechos, además de cumplir con la legislación y auditoría ambiental, obtuvieron puntuación alta; asimismo, la hipótesis de investigación (H1) se confirmó y se consideró estadísticamente válida, lo que demuestra que, efectivamente, la evolución de la gestión ambiental influye en la adopción de prácticas de GSCM.