Scielo RSS <![CDATA[Revista da Escola de Enfermagem da USP]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0080-623420160011&lang=pt vol. 50 num. SPE lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Compreendendo os currículos à luz dos norteadores da formação em saúde no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objective To analyze Pedagogical Projects Courses (PPCs) from the healthcare field in light of the National Curriculum Standards (NCS) policies on healthcare training. Method Exploratory descriptive study of qualitative approach, in which were carried out analyzes of PPPs of Nursing, Pharmacy, Medicine, Nutrition and Dentistry of a federal university in the Midwest region of Brazil. As technical analysis of documentary sources, adopted the content analysis in the thematic mode. Results The analysis of PPC showed the general aspects of PPC as the course features the historical percursso and construction, professional skills and competences required for professional performance and the guiding principles of formation characterized by technical, professional practice, articulation theory/ practice, interdisciplinarity and ethical / social training. Conclusions PPC presented is consistent with the proposals set out in DCN and carry training policies in health in Brazil, providing adequate training for health professionals, the demands of the population and the National Health System.<hr/> Objectivo Analizar Proyectos Pedagógicos de Curso (PPC) de la salud a la luz de las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) y la inducción de la formación de las políticas de salud en Brasil. Método Estudio descriptivo exploratorio de abordaje cualitativo, en el cual se llevaron a cabo análisis de las PPC de Enfermería, Farmacia, Medicina, Nutrición y Odontología de la Universidad Federal de la región del Medio Oeste de Brasil. Como el análisis técnico de las fuentes documentales, adoptado el análisis de contenido en la modalidad temática. Resultados El análisis de PPC mostraron los aspectos generales de la PPC como el curso cuenta con el percursso histórico y la construcción, las habilidades y las competencias profesionales requeridas para el desempeño profesional y los principios rectores de la formación se caracteriza por técnica, práctica profesional, la teoría de la articulación / práctica, la interdisciplinariedad y la formación ética / social. Conclusión PPC presentada es consistente con las propuestas que figuran en el DCN y llevar a las políticas de formación en materia de salud en Brasil, proporcionando una formación adecuada para los profesionales de la salud, las demandas de la población y el Sistema Único de Salud.<hr/> Objectivo Analisar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) da área da saúde à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e das políticas indutoras de formação em saúde do Brasil. Método Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, na qual foram realizadas análises dos PPC dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia de uma instituição federal de ensino superior da região Centro-Oeste do Brasil. Como técnica de análises das fontes documentais, adotou-se a análise de conteúdo, na modalidade temática. Resultados As análises dos PPC evidenciaram os aspectos gerais dos PPC como as características do curso, o percursso histórico e sua construção, habilidades e competências profissionais requeridas para o desempenho profissional e os princípios norteadores da formação caracterizados pela técnica, prática profissional, articulação teoria/prática, interdisciplinaridade e formação ética/social. Conclusão Os PPC apresentaram-se condizentes com as propostas previstas nas DCN e com as políticas indutoras de formação em saúde do Brasil, proporcionando a formação adequada para os profissionais de saúde, as demandas da população e do Sistema Único de Saúde. <![CDATA[Análise das atividades de integração ensino-serviço desenvolvidas nos cursos de saúde da Universidade Federal da Bahia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt is study aimed to raise and discuss the data about the integration of health courses teaching and service activities o ered at the Federal University of Bahia (UFBA), pre- senting scenarios practices and major di culties existing in the relationship between the university and the services of health. is was a qualitative study of descriptive explo- ratory character, using a questionnaire as a research tool applied to the coordinators of selected health courses. e selection was by reading the political pedagogical project, the following courses were selected: nursing, physical therapy, speech therapy, medicine, nu- trition, dentistry and public health. e results indicated eight types of teaching-service integration activities, 57 scenarios of practice and the main di culties. It was concluded that these courses are sticking to changes in academic training in health, in view of the large number of basic health units in the teaching service process. us, it emphasizes that the UFBA includes activities in health care that enable the integration-education in the higher education process, although there are some di culties in this relationship indicated by the coordinators.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo plantear y discutir los datos sobre la integración de las actividades de salud cursos de enseñanza y de servicios que se ofrecen en la Universidad Federal de Bahía (UFBA), la presentación de las prácticas de los escenarios y las principales di cultades que existen en la relación entre la universidad y los servicios salud. Este fue un estudio cualitativo de carácter exploratorio descriptivo, mediante un cuestionario como herramienta de investigación aplicada a los coordinadores de los cursos de salud seleccionados. La selección fue leyendo el proyecto político pedagógico, se seleccionaron los siguientes cursos: enfermería, terapia física, terapia del habla, la medicina, nutrición, odontología y salud pública. Los resultados indicaron ocho tipos de actividades de integración docencia-servicio, 57 escenarios de práctica y las principales di cultades. Se concluyó que estos cursos están pegando a los cambios en la formación académica en la salud, en vista del gran número de unidades básicas de salud en el proceso de servicio de la enseñanza. Por lo tanto, se hace hincapié en que la UFBA incluye actividades en la atención de salud que permiten la integración en la educación en el proceso de la educación superior, aunque hay algunas di cultades en esta relación indicada por los coordinadores.<hr/>Esse estudo teve como objetivo levantar e discutir os dados acerca das atividades de integração ensino-serviço de cursos de saúde oferecidos na Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentando os cenários de práticas e as principais di culdades existentes na relação entre a uni- versidadeeosserviçosdesaúde.Tratou-sedeumapesquisaqualitativa,decaráterdescritivoexploratório,utilizando-seumquestionáriocomo instrumento de investigação aplicado aos coordenadores dos cursos de saúde selecionados. A seleção foi mediante a leitura do projeto político pedagógico, sendo selecionados os seguintes cursos: enfermagem, sioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia e saúde coletiva. Os resultados indicaram 8 tipos de atividades de integração ensino-serviço, 57 cenários de prática e as principais di culdades. Concluiu-se que esses cursos estão aderindo às mudanças na formação acadêmica em saúde, tendo em vista o grande número de unidades básicas de saúde que integram o processo de ensino serviço. Dessa forma, ressalta-se que a UFBA contempla atividades na área de saúde que viabilizam a integração-ensino no processo de formação superior, embora existam algumas di culdades nesta relação apontadas pelos coordenadores. <![CDATA[Formação de médicos e enfermeiros da estratégia Saúde da Família no aspecto da saúde do trabalhador]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considering the worker’s health one of the Unified Health System (SUS) tasks, the Primary Health Care (PHC) and the Family Health Strategy (FHS) play an important role in the development of health actions in the field health-work. In Brazil, where the number of informal and domiciled jobs is high, the FHS becomes a reference in the workers’ health actions. Therefore, if the FHS is not attentive to the relation between professional occupation and disease, several diseases that affect workers can overload the system without obtaining a cure. The aim of this study is to evaluate doctors and nurses recognition of the Family Health Strategy on occupational diseases in Aparecida de Goiânia. This is a qualitative descriptive study and the data analysis was done by content analysis. The setting for this study contemplates FHS units in the municipality of Aparecida de Goiânia, Goiás. There were 8 Basic Health Units and 16 health professionals were interviewed. The data was collected in the participants of the interview workplaces, from February through April, 2013, after being approved by the Ethics and Research Committee. The discourses were analyzed according to Minayo (2007), using thematic analysis. The interviews were recorded and later transcribed for analysis. Among the 16 professionals interviewed we observed that only 3 (18.75%) received professional training on occupational health in their Institution, however the aim of the courses were towards situations of biological hazards and not about workers care. Practitioners reported lack of knowledge in the occupational health area, and also observed that the area is still undervalued and underexplored in the academic and professional fields, and even by the Municipality health management. Evaluating the academic education it is possible to observe the inadequacy of the subject workload, where professionals reported the lack of knowledge in the area and the low workload of the subject in the academic field. Conclusion: There is a need to raise awareness and interest of the municipality health managers and the health professionals, doctors and nurses, towards the relations work-health-disease and the need to capacitate these professionals, in order to assist the workers in a better way.<hr/>Considerando la salud del trabajador una de las atribuciones del Sistema Único de Salud (SUS), la Atención Primaria a la Salud (APS) y la Estrategia Salud de la Familia (ESF) asumen papel importante en el desarrollo de acciones en el campo salud- trabajo. En Brasil, como es grande el número de trabajadores informales y domiciliados, la ESF se convierte en referencia en las acciones de salud del trabajador. Por lo tanto, si el ESF no es consciente de la relación entre actividad profesional y la enfermedad, varias de ellas, las enfermedades, afectarán a los trabajadores y podrán sobrecargar el sistema sin obtener cura. El objetivo de este estudio fue evaluar el reconocimiento de médicos y enfermeros de la Estrategia Salud de la Familia de Aparecida de Goiânia sobre enfermedades ocupacionales. Trátase de um estudio cualitativo descriptivo, el análisis de los datos se hizo mediante el análisis del contenido. El escenario de este estudio consta de las unidades de ESF del municipio de Aparecida de Goiânia, Goiás. Fueron 8 unidades Básicas de Salud seleccionadas y 16 profesionales de salud encuestados. Los datos fueron recogidos en sus respectivos lugares de trabajo de los participantes de la encuesta, en los meses de febrero a abril de 2013, después de la aprobación por el Comité de Ética e Investigación. Los discursos se analizaron según Minayo (2007), utilizando el análisis temático. Las encuestas fueron grabadas y posteriormente, transcriptas para su análisis. De los 16 profesionales encuestados, observamos que sólo 3 (18.75%) han recibido entrenamiento profesional en salud del trabajador en la Institución, pero los cursos se centraban para situaciones de riesgos biológicos y no para el atendimiento al trabajador. Los profesionales informaron falta de conocimiento en el área de salud del trabajador, observaron cómo el área está aún desvalorado y poco explotado en medio académico, profesional y hasta mismo por la gestión de salud del municipio. En la evaluación de la formación académica es posible observar la inadecuación de la carga horaria de la asignatura, donde los profesionales relataron poco conocimiento en el área, la baja carga horaria de la asignatura en el espacio académico. Conclusión: Obsérvase la necesidad de despertar el interés de gestores de salud del municipio y de los profesionales, médicos y enfermeros, para las relaciones trabajo-salud-enfermedad y la necesidad de formación de esos profesionales para el mejor atendimiento al trabajor.<hr/>Considerando a saúde do trabalhador uma das atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Estratégia Saúde da Família (ESF) assumem papel importante no desenvolvimento de ações no campo saúde-trabalho. No Brasil, como é grande o número de trabalhos informais e domiciliados, a ESF se torna referência nas ações de saúde do trabalhador. Assim, se a ESF não estiver atenta à relação entre atividade profissional e o adoecimento, várias doenças que acometem os trabalhadores podem sobrecarregar o sistema sem a obtenção de cura. O objetivo deste estudo foi avaliar o reconhecimento de médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de Aparecida de Goiânia sobre doenças ocupacionais. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, a análise dos dados foi feita pela análise de conteúdo. O cenário deste estudo constitui-se das unidades de ESF do município de Aparecida de Goiânia, Goiás. Foram 8 Unidades Básicas de Saúde selecionadas e 16 profissionais de saúde entrevistados. Os dados foram coletados nos respectivos locais de trabalho dos participantes da entrevista, nos meses de fevereiro a abril de 2013, após aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Os discursos foram analisados de acordo com Minayo (2007), utilizando a análise temática. As entrevistas foram gravadas e posteriormente, transcritas para sua análise. Dos 16 profissionais entrevistados, observamos que somente 3 (18,75%) passaram por capacitação profissional em saúde do trabalhador na Instituição, porém os cursos eram voltados para situações de riscos biológicos e não para o atendimento ao trabalhador. Os profissionais relataram falta de conhecimento na área de saúde do trabalhador, observaram o quanto a área ainda é desvalorizada e pouco explorada no meio acadêmico, profissional e até mesmo pela gestão de saúde do município. Na avaliação da formação acadêmica é possível observar a inadequação da carga horária da disciplina, onde os profissionais relataram o pouco conhecimento na área, a baixa carga horária da disciplina na área acadêmica. Conclusão: Observa-se a necessidade de despertar o interesse dos gestores de saúde do município e dos profissionais, médicos e enfermeiros, para as relações trabalho-saúde-doença e a necessidade de capacitação desses profissionais para o melhor atendimento ao trabalhador. <![CDATA[O desenvolvimento das habilidades comunicativas e a atuação do professor na perspectiva do aluno de enfermagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100032&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objective To understand experiences in the development of communication skills and the teacher’s role in this teaching-learning process under the perspective of undergraduate nursing students by considering two types of curriculum organization. Method Descriptive study with a qualitative approach conducted in two public schools located in São Paulo state, Brazil. Data were collected by means of self-completed forms from 81 students in the second and fourth years of the undergraduate program. Results were analyzed in light of Content Analysis. Results Results showed that the development of such skills is related to: students’ individual characteristics, patients’ characteristics, those of the health-disease process, the health-care team’s profile and the theoretical knowledge acquired on communication in health-care provision and nursing. The teacher’s role was perceived as one that supports and encourages interactions with patients and health-care teams by teaching and providing orientation about interpersonal communication. Conclusions Students identify and value the importance of their teachers’ performance in the development and acquisition of communication skills. Additionally, students who experience active teaching-learning methodologies acknowledge the teacher as essential to provide opportunities for students to express their knowledge and thoughts.<hr/> Objetivo Comprender bajo la óptica de los estudiantes de enfermería de pregrado las experiencias en el desarrollo de habilidades de comunicación y la actuación del profesor en este proceso de enseñanza y aprendizaje, considerando dos tipos de organización curricular. Método Investigación descriptiva con enfoque cualitativo, realizada en dos instituciones de educación públicas, ubicadas en el interior de San Pablo, Brasil. La recolección de los datos fue hecha con el auto llenado de un formulario por 81 alumnos del segundo y cuarto año de pregrado. Los resultados se examinaron con base en el Análisis de Contenido. Resultados Revelaron que el desarrollo de esta habilidad está relacionado a: las características individuales de los alumnos, de los pacientes, del proceso de salud y enfermedad, al perfil del equipo y de los conocimientos teóricos adquiridos sobre comunicación en salud y en enfermería. El papel del profesor fue percibido apoyando e incentivando las interacciones con pacientes y equipos de salud, enseñando y orientando sobre la comunicación interpersonal. Conclusión Los alumnos identifican y valorizan que tan importante es la actuación de sus profesores en el desarrollo y adquisición de habilidades en la comunicación. Por otra parte, los estudiantes que experimentaron las metodologías activas de enseñanza y aprendizaje reconocen al docente parte esencial para crear oportunidades en la expresión de conocimientos y pensamientos de los estudiantes.<hr/> Objetivo Compreender, sob a ótica de graduandos de enfermagem, as experiências no desenvolvimento de habilidades comunicativas e a atuação do professor neste processo de ensino-aprendizagem, considerando dois tipos de organização curricular. Método Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada em duas instituições de ensino públicas, situadas no interior do estado de São Paulo, Brasil. A coleta dos dados foi realizada pelo autopreenchimento de formulário por 81 alunos de segundo e quartos anos da graduação. Os resultados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Resultados Revelaram que o desenvolvimento desta habilidade está relacionado à: características individuais dos alunos, dos pacientes, do processo saúde-doença, perfil da equipe e dos conhecimentos teóricos sobre comunicação em saúde e em enfermagem. O papel do professor foi percebido apoiando e incentivando as interações com pacientes e equipes de saúde e ensinando e orientando sobre comunicação interpessoal. Conclusão Os alunos identificam e valorizam a importância da atuação de seus professores no desenvolvimento e aquisição de habilidades comunicativas. Além disso, os estudantes que vivenciaram as metodologias ativas de ensino-aprendizagem reconhecem o docente essencial para oportunizar a expressão de conhecimentos e pensamentos dos alunos. <![CDATA[Percepção de docentes de enfermagem sobre o cuidado: uma construção heideggeriana]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objective To understand the perceptions of nursing teachers about care in the light of Heidegger’s framework. It was used as theoretical and methodological reference Hei- degger’s hermeneutics. Method To capture the meanings we used phenomenological interviews with 11 teachers. e data analysis is based on heideggerian hermeneutic. Results The way to be a nurse determines their way of life to the care that re ects the construction of experiences in the nursing worldliness. The existence of the nurse for nursing care is evidenced in care relations established between being careful and being caregiver, deciding the mode of being-there of the nurse who has before him and on the other the possibilities of care. Conclusions It is being in the world that the being-nurse is manifested in their subjectivity in care for sensitive, is the objectivity of scienti c care, and is in the interrelationship with being careful is that manifests the being of choices and existing decisions in his way of being.<hr/> Objetivo Comprender las percepciones de los docentes de enfermería sobre la atención a la luz del marco de Heidegger. Fue utilizado como hermenéutica referente teórico y metodológico de Heidegger. Método Para capturar los significados que utilizamos entrevistas fenomenológicas con 11 profesores. El análisis de datos se basa en la hermenéutica heideggeriana. Resultados La manera de ser enfermera determina su modo de vida al cuidado que refleja la construcción de experiencias en la mundanidad de enfermería. La existencia de la enfermera para el cuidado de enfermería se evidencia en las relaciones que se establecen entre el cuidado de cuidado y ser cuidador, de decidir el modo de ser-ahí de la enfermera que tiene delante de él y por el otro las posibilidades de atención. Conclusión Es estar en el mundo que el ser-enfermera se manifiesta en su subjetividad en el cuidado para pieles sensibles, es la objetividad de la atención científica, y está en la interrelación con cuidado es que se manifiesta el ser de las elecciones y decisiones existentes en su forma de ser.<hr/> Objetivo Compreender as percepções dos docentes de enfermagem sobre o cuidado à luz do referencial de Heidegger. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico hermenêutica heideggeriana. Método Para captar os significados utilizou-se entrevista fenomenológica realizada com 11 docentes. A análise dos dados baseou-se na hermenêutica heideggeriana. Resultados O modo de ser enfermeiro determina seu modo de ser para o cuidado, que é reflexo da construção das experiências na mundaneidade da enfermagem. A existência do ser enfermeiro para o cuidado de enfermagem é evidenciado nas relações de cuidado estabelecidas entre o ser cuidado e o ser cuidador, decidindo o modo de ser-aí do enfermeiro que tem diante de si e do outro as possibilidades de cuidado. Conclusão É ser-no-mundo que o ser-enfermeiro se manifesta, em sua subjetividade no cuidar sensível, é na objetividade do cuidar científico, e é na inter-relação com o ser cuidado é que manifesta o ser de escolhas e decisões existindo em seu modo de ser. <![CDATA[A Experiência do Adoecer: Os Cuidados Paliativos diante da Impossibilidade da Cura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper presents a reflection about being terminally ill and the various ways that the subject has at its disposal to deal with this event. The objective is to understand the experience of palliation for patients undergoing no therapeutic possibilities of cure. The methodology of this study has the instruments to semi-structured interview, the participant observation and the field diary, and the Descriptive Analysis of Foucault’s inspiration how the narratives of the subjects were perceived. The Results of paper there was the possibility of looking at the experience of illness through the eyes of a subject position assumed by the very sick. As conclusion we have than when choosing palliative care, the terminally ill opts for a way to feel more comfortable and resists the impositions of the medical model of prolonging life.<hr/>Este artículo presenta una reflexión acerca de ser un enfermo terminal y las diversas formas que el sujeto tiene a su disposición para hacer frente a este evento. Nuestro objetivo fue comprender la experiencia de pacientes sin posibilidad terapéuticas de cura, sometidos a los cuidados paliativos. La metodología de este estudio cuenta con los instrumentos de entrevista semiestructurada, la observación participante y el diario de campo. Las narrativas de los sujetos han sido analizadas bajo la analítica descriptiva de inspiración foucaultiana. Os Resultados nos dicen que la posibilidad de ver la experiencia de la enfermedad a través de la óptica de una posición de sujeto asumida por el propio enfermo. La conclusión es que es posible el sujeto enfermo terminal elegir los cuidados paliativos como una manera de sentirse más cómodo y para resistir a las imposiciones del modelo médico de la prolongación de la vida.<hr/>O presente trabalho traz uma reflexão a respeito do ser um doente terminal e das várias maneiras que o sujeito tem a seu dispor para lidar com esse acontecimento. Nosso objetivo foi compreender a experiência da paliação por sujeitos doentes sem possibilidades terapêuticas de cura. A metodologia deste estudo teve como instrumentos a Entrevista Narrativa, a Observação Participante e o Diário de Campo, sendo a Análise Descritiva de inspiração foucaultiana o modo como as narrativas dos sujeitos foram percebidas. O resultado do estudo mostrou a possibilidade de olhar a experiência do adoecer através da ótica de uma posição de sujeito assumida pelo próprio enfermo. E concluímos que ao escolher os cuidados paliativos, o doente terminal opta por um modo de se sentir mais confortável e resiste às imposições do modelo médico de prolongamento da vida. <![CDATA[Aplicabilidade do conceito de adesão ao tratamento no contexto da saúde mental brasileira]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100054&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objective To present reflections on the type of research conducted on a treatment adherence among users of Public Mental Health System in Brazil and discuss the applicability of the concept of adherence to treatment in this context. Method Literature review in SciELO, LILACS, Cochrane Library and PubMed / MEDLINE using the Health Sciences Descriptors (DeCS) treatment, adhesion and “mental health” and the specific vocabulary of the Medical Subject Headings (MeSH) “patient compliance/psychologist” y “mental health”. They were included for review the complete texts and theses published between 2007-2012 in Portuguese, English and Spanish. Results 127 articles were recovered, 32 specifically related to mental health. Eight were excluded for duplicates and after reading the remaining 24 articles were selected for this study 10 conducted in the field of Mental Health in Brazil. No investigations have been identified with focus on adherence to psychosocial treatment offered in public mental health. Conclusions disregard of the mental health legislation and reinforce the asylum model of assistance.<hr/> Objetivo Apresentar reflexões sobre o tipo de pesquisa que são realizados sobre a adesão ao tratamento entre os usuários do Sistema de Saúde Mental Pública no Brasil e discutir a aplicabilidade do conceito de adesão ao tratamento neste contexto. Método Evisão da literatura nas bases SciELO, LILACS, Cochrane Library e PubMed/MEDLINE utilizando os descritores de Ciências da Saúde (DeCS) tratamento, adesão e “saúde mental” e o vocabulário específico do Medical Subject Headings (MeSH) “patient compliant/psychologist” e “mental health”. Foram inclusos para revisão os textos completos e as teses publicadas entre 2007-2012, em Português, Inglês e Espanhol. Resultados 127 artigos foram recuperados, 32 especificamente relacionados com a saúde mental. Oito duplicados foram excluídos, dos 24 restantes foram selecionados para este estudo os 10 realizados no campo da Saúde Mental no Brasil. Não se identificaram pesquisas com foco na adesão ao tratamento de perspectiva psicossocial oferecido na saúde mental pública. Conclusão As pesquisas analisadas desconsideram o contexto e a complexidade do tratamento oferecido, desconhecem a legislação de saúde mental em vigor e reforçam o modelo manicomial de assistência.<hr/> Objetivo Presentar reflexiones sobre el tipo de investigaciones realizadas en Brasil sobre la adhesión al tratamiento de los usuarios del Sistema Público de Salud Mental y discutir la aplicabilidad del concepto de adhesión al tratamiento en dicho contexto. Método Revisión bibliográfica en las bases SciELO, LILACS, Biblioteca Cochrane y PubMed/MEDLINE utilizando los descriptores de Ciencias de la Salud (DeCS) adhesión, tratamiento y “salud mental” y el vocabulario específico de Medical Subject Headings (MeSH) “patient compliance/psychologist” y “mental health”. Se incluyeron los textos completos y las tesis publicadas entre 2007-2012, en portugués, inglés y español. Resultados F1eron recuperados 127 artículos, 32 específicamente de la salud mental. Se excluyeron los 8 duplicados y de los 24 restantes fueron seleccionados para el presente trabajo los 10 realizados en Brasil. No se identificaron enfoques sobre la adhesión al tratamiento de perspectiva psicosocial ofrecido en la red pública de salud mental. Conclusión Las investigaciones analizadas desconsideran el contexto y la complejidad del tratamiento ofrecido desconociendo la legislación en salud mental vigente y reforzando el modelo de atención asilar. <![CDATA[Percepção de hipertensos sobre a sua não adesão ao uso de medicamentos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This qualitative study aims to analyze the perception of patients with hypertension on their non-adherence to medication. 13 participants were interviewed, classified as non-adherent.The analysis was performed using the technique of thematic content analysis. Data points to contradictions in the approach of what is being adherent or not, the difficulty of adhering to the use of medication due to lifestyle habits, that forgetting is understood as a justification for non-compliance, and reinforces factors that hinder such practice, such as the use of many drugs, the presence of signs and symptoms and changes in daily routine. With complex conditions that involve non-adherence to treatment and the current context of the predominance of chronic diseases, it is essential to invest in innovative strategies of care for such people.<hr/>Estudio cualitativo que se propone a analizar la percepción del portador de hipertensión arterial sobre su no adhesión al tratamiento medicamentoso. Fueron entrevistados trece participantes clasificados como no adherente. El análisis fue realizado por la técnica de análisis de contenido modalidad temática. Los datos apuntan para contradicciones en el abordaje sobre lo que es ser o no adherente, la dificultad de adherir al uso de los medicamentos debido al hábito de vida, que el olvido se comprende como una justificativa para la no adhesión, además de reforzar factores que dificultan tal práctica, como el uso de muchos medicamentos, presencia de señales y síntomas y mudanzas en la rutina diaria. Las complejas condiciones que involucran la no adhesión al tratamiento y al actual contexto de predominio de enfermedades crónicas, es primordial que se invierta en estrategias innovadoras de cuidado a tales personas.<hr/>Estudo qualitativo que se propõe a analisar a percepção do portador de hipertensão arterial sobre a sua não adesão ao tratamento medicamentoso. Foram entrevistados treze participantes classificados como não aderente. A analise foi realizada pela técnica de analise de conteúdo modalidade temática. Os dados apontam para contradições na abordagem sobre o que é ser ou não aderente, a dificuldade de aderir ao uso dos medicamentos devido ao hábito de vida, que o esquecimento é compreendido como uma justificativa para a não adesão, além de reforçarem fatores que dificultam tal prática, como o uso de muitos medicamentos, presença de sinais e sintomas e mudanças na rotina diária. As complexas condições que envolvem a não adesão ao tratamento e ao o atual contexto de predomínio de doenças crônicas, é primordial que se invista em estratégias inovadoras de cuidado a tais pessoas. <![CDATA[Representações Sociais acerca dos Programas de Tamisação de Câncer Ginecológico em mulheres Equatorianas: Um Estudo Qualitativo desde a Percepção das Usuárias dos Serviços de Atenção Primária de Saúde]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100068&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The purpose of this work was to explore: knowledge, attitudes, and beliefs regarding gynecologic cancer screening on Ecuadorian women users of primary care facilities, to identify the social representations that users of health services make about these programs and their influence on the decision to undergo a screening. An exploratory and qualitative research design was held using focus groups and in-depth interviews for data collection. A narrative content analysis of the results was conducted. Women’s knowledge on gynecological cancer screening was confusing. Most frequent misconceptions related to the pap smear were: the belief that it could be useful for detecting pregnancy, ovarian cysts or infections. Most of the participants stated that the pap smear procedure is a traumatic and painful experience. Regarding to mammography women said it was used for sick woman and this procedure by itself may cause cancer.<hr/>O propósito desta investigação foi explorar os conhecimentos e crenças respeito aos programas de detecção do câncer ginecológico, entre usuárias de centros de atenção primaria de saúde, para identificar as representações sociais que as usuárias dos centros de saúde elaboram acerca de estes programas e dos diferentes procedimentos que compreendem. O desenho da investigação foi exploratório e qualitativo, mediante grupos focais e entrevistas a profundidade, com a respectiva análise narrativa e interpretativa do conteúdo. Encontrou-se conhecimento confuso acerca dos programas de tamisação de câncer ginecológico e dificuldades associadas à realização dos procedimentos. Os significados mais frequentes acerca dos programas foram o uso da citologia cérvico-vaginal para detectar gravidez, quistos ováricos ou infecções. A maioria das participantes associava este procedimento com una experiência dolorosa e traumática. Respeito ao autoexame de mamas, o identificaram como uma massagem preventiva-terapêutica e à mamografia, como perigosa porque poderia desenvolver câncer.<hr/>El propósito de esta investigación fue explorar los conocimientos, actitudes y creencias respecto a los programas de detección del cáncer ginecológico entre usuarias de centros de atención primaria de salud para identificar las representaciones sociales que las usuarias de los servicios de salud elaboran acerca de estos programas y de los diferentes procedimientos que comprenden. El diseño de la investigación fue exploratorio y cualitativo, mediante grupos focales y entrevistas a profundidad, con el respectivo análisis narrativo e interpretativo del contenido. Se encontró conocimiento confuso acerca de los programas de tamizaje de cáncer ginecológico y dificultades asociadas a la realización de los procedimientos. Los significados más frecuentes acerca de los programas fueron: el uso de la citología cérvico-vaginal para detectar embarazo, quistes ováricos o infecciones. La mayoría de los participantes asociaba este procedimiento con una experiencia dolorosa y traumática. Respecto al autoexamen de mamas, lo calificaron como un masaje preventivo-terapéutico y a la mamografía como peligrosa porque podría desarrollar cáncer. <![CDATA[Percepção de docentes de enfermagem sobre o cuidado: uma construção heideggeriana]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100074&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In the 30 years of the AIDS pandemic in Brazil, it is recognized the HIV virus internalization of the phenomenon as a challenge to care and current health policies. In this sense, it aimed to verify sex practices and social representations that rural towns residents have about the disease. Attended by 789 people, men and women, between 18 and 90 years old, residents in 41 towns with fewer than 11,000 inhabitants in the state of Paraiba / Brazil. Data were collected by a questionnaire and the free association of words test. The results showed low concern about disease, perception of invulnerability to HIV infection and not using condoms during sexual intercourse, and confidence in the major reason related partner. Also showed endure derogatory and stereotypical representations, revealing that still persist in rural areas, beliefs and representations concerning the beginning of the epidemic. From these findings, it is possible to point out deficiencies in the care provided by the health services in these localities, which may result in increased vulnerability of this population to diseases, so there is the need to intensify information campaigns and intervention. The results reveal the existence of three different types of modes of learning health literacy skills in informal context: : i) learning that takes place in action, in achieving daily tasks; ii) learning processes that result from problem solving; iii) learning that occurs in an unplanned manner, resulting from accidental circumstances and, in some cases, devoid of intentionality.<hr/>En los 30 años de pandemia de Sida en Brasil, se reconoce el fenómeno de la interiorización del virus VIH como un desafío al ciudadano y a las políticas de salud actuales. En este sentido, se objetivó conocer a prácticas sexuales y a las representaciones sociales que residentes en ciudades rurales tienen acerca de la enfermedad. Participaron 789 personas, hombres y mujeres, entre 18 y 90 años de edad, residentes en 41 ciudades con menos de 11.000 habitantes en el estado de Paraíba/ Brasil. Los datos fueran recolectados por medio de un cuestionario y el test de asociación libre de palabras. Los resultados demuestran una baja preocupación con la enfermedad, percepción de invulnerabilidad a la contaminación por el VIH y el no uso de preservativos en las relaciones sexuales, siendo la confianza en la pareja la principal razón relacionada. También mostraron perdurar representaciones de naturaleza peyorativa y estereotipada, revelando que aún perduran en el medio rural, creencias y representaciones referentes al inicio de la epidemia. A partir de tales hallados es posible apuntar deficiencias en términos de cuidados ofrecidos por los servicios de salud en estas localidades, lo que puede resultar en mayores vulnerabilidades de esa población a la enfermedad, habiendo así la necesidad de la intensificación de campañas de información e intervención.<hr/>Nos 30 anos da pandemia da Aids no Brasil, reconhece-se o fenômeno da interiorização do vírus HIV como um desafio ao cuidado e às politicas de saúde atuais. Neste sentido, objetivou-se conhecer práticas sexuais e as representações sociais que residentes de cidades rurais têm acerca da doença. Participaram 789 pessoas, homens e mulheres, entre 18 e 90 anos de idade, residentes em 41 cidades com menos de 11.000 habitantes no estado da Paraíba/Brasil. Os dados foram coletados por um meio de um questionário e o teste de associação livre de palavras. Os resultados mostraram baixa preocupação com doença, percepção de invulnerabilidade à contaminação pelo HIV e o não uso do preservativo nas relações sexuais, sendo a confiança no parceiro o principal motivo relacionado. Também mostraram perdurar representações de natureza pejorativa e estereotipada, revelando que ainda perduram, no meio rural, crenças e representações referentes ao início da epidemia. A partir de tais achados, é possível apontar deficiências em termos de cuidados oferecidos pelos serviços de saúde nestas localidades, o que pode resultar em maiores vulnerabilidades dessa população ao adoecimento, havendo assim a necessidade da intensificação de campanhas de informação e intervenção. <![CDATA[Experência familiar de cuidado na situação crônica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt An essay that aims to reflect on the family experience of care in chronic situation, increasing the understanding of the family as the primary caregiver. It is based on comprehensive approach in studies conducted in three matrix searches from family care experiences. We have taken three axes to organize our reflections: a) conformation of family care in chronic situation, highlighting the multiple costs incurred to the family, which can exhaust the potential of care and establish or increase its vulnerability if it is not backed by networks support and sustenance; b) family rearrangements for the care, giving visibility to care cores in which many loved family members share the care, dynamic, plural and changeable way; c) self care modeling family care, pointing to the range of possibilities of the person taking care of diseased conditions supported by people close to them. We learn that the family takes care of itself in everyday life and in the illness experience, creating networks that can provide you support and sustenance. Thus, professionals in health practices should shape up in a longitudinal and very personal way, by reference to the family care, supporting him in what is his own.<hr/>Estudio tuvo como objetivo reflexionar sobre la experiencia familiar de lo cuidado en situación crónica, aumentando la comprensión de la familia como el cuidador principal. Se basa en la comprensión e fuera realizado en tres búsquedas principales sobre experiencias de cuidado familiar. Tomamos três ejes para organizar nuestro piensamento: a) conformación de atención a la familia en situación crónica, esta situación crea múltiples costos para la familia, que puede agotar el potencial de la atención y establecer o aumentar su vulnerabilidad si no está respaldada por el apoyo y soporte in sus redes; b) reordenamientos de la familia para el cuidado, dando visibilidad a núcleos del cuidado en los que muchos miembros de la familia lo comparten de manera dinámica, plural y cambiante; c) autocuidado en la familia que hace el cuidado adecuado, apunta a la gama de posibilidades para el cuidar en las condiciones enfermas con el apoyo de las personas cercanas a ellos. Nos enteramos de que la familia ocupa de sí mismo y de su vida cotidiana y, en él, la experiencia de la enfermedad, la creación de redes que las sostien al longo del tiempo. Los profesionales en las prácticas de salud deben tener como referencia el cuidado de la familia, dando el apoyo a él en lo que es la suya.<hr/>Ensaio que tem por objetivo refletir sobre a experiência familiar de cuidado na situação crônica, ampliando a compreensão da família como cuidadora primária. Embasa-se em estudos de abordagem compreensiva realizados em três pesquisas matriciais que abordaram experiências familiares de cuidado. Tomamos três eixos para organizar nossas reflexões: a) conformação do cuidado familiar na situação crônica, destacando os múltiplos custos gerados à família, que podem exaurir seus potenciais de cuidado, instaurando ou ampliando sua vulnerabilidade se não for amparada por redes de apoio e sustentação; b) rearranjos familiares para o cuidado, dando visibilidade aos núcleos de cuidado compartilhados pelos diversos entes familiares, de modo dinâmico, plural e mutável; c) cuidado próprio modelando o cuidado familiar, apontando a gama de condições de possibilidades da pessoa adoecida se cuidar apoiada pelas pessoas que lhe são próximas. Compreendemos que a família cuida de si e de seus entes no bojo da vida, assim como na experiência de adoecimento, tecendo redes que a sustentem ao longo do tempo. As práticas profissionais em saúde precisam modelar-se, então, tendo por referência o cuidado familiar, amparando-o naquilo que lhe seja próprio. <![CDATA[Sofrimento Moral na Estratégia de Saúde da Família: vivências desveladas no cotidiano]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100089&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objective Understanding the Moral Suffering experiences expressed in the daily life of the Family Health Strategy. Method This is a case study with a qualitative approach, conducted between August and October 2014 in a municipality of Minas Gerais. The sample was represented by 28 professionals of family health teams. Data were collected through interviews with semi-structured questionnaires, observation, projective technique and submitted to thematic content analysis. Results The results indicate that routine issues of the health care system lead professionals to experience a challenging practice in dealing with daily situations that contradict their ethical precepts and can compromise the quality of work, becoming triggers of Moral Distress. Conclusions Social vulnerabilities such as domestic violence, poor socioeconomic conditions and organizational weaknesses of the health system were the main triggers of Moral Distress. Therefore, it is necessary to amplify this reflection by workers of the Family Health Strategy, aiming to encourage the minimization of suffering experiences, considering their ethical values.<hr/> Objetivo La comprensión de las experiencias de Sufrimiento Moral expresadas en la vida cotidiana de la Estrategia Salud de la Familia. Método Es un estudio de caso con un enfoque cualitativo, realizado entre agosto y octubre de 2014, cuyo escenario fue un municipio de Minas Gerais. Con la asistencia de 28 profesionales de los equipos de salud de la familia. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas con, la observación, la técnica semiestructurada proyectiva y sometidos a análisis de contenido temático. Resultados Los resultados mostraron que los problemas de servicio de salud de rutina conducen los profesionales experimentar una práctica difícil en el trato diario con situaciones que contradicen sus preceptos éticos que pueden comprometer la calidad del trabajo por lo que es desencadena el sufrimiento moral. Conclusión Las vulnerabilidades sociales como la violencia doméstica y las malas condiciones socioeconómicas a través de los puntos débiles de la organización del sistema de salud fueron los principales generadores de sufrimiento moral. Por lo tanto, considera que es necesario ampliar la reflexión sobre el tema de los trabajadores del Estrategia Salud de la Familia, con el objetivo de fomentar la minimización de sufrir experiencias y la práctica profesional en consonancia con sus valores éticos.<hr/> Objetivo Compreender as vivências de Sofrimento Moral expressas no cotidiano da Estratégia de Saúde da Família. Método Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, realizado entre os meses de agosto a outubro de 2014, cujo cenário foi um município de Minas Gerais. Participaram 28 profissionais das equipes de saúde da família. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, observação, técnica projetiva e, submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados Os resultados apontaram que as questões rotineiras do serviço de saúde levam os profissionais a vivenciarem uma prática desafiadora ao lidarem diariamente com situações que contradizem seus preceitos éticos capazes de comprometer a qualidade do trabalho tornando-se disparadores de Sofrimento Moral. Conclusão As vulnerabilidades sociais, como violência doméstica e condições socioeconômicas precárias, além das fragilidades organizacionais do Sistema de Saúde, foram os principais geradores de Sofrimento Moral. Assim, considera-se necessária a reflexão ampliada sobre a temática por parte dos trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família, com intuito de propiciar a minimização de vivências de sofrimento e uma prática profissional em consonância com seus valores éticos. <![CDATA[Mudanças dos hábitos alimentares entre os Akwen Xerente]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100096&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The research aimed to identify the current feed of Xerente people in Indian villages Porteira and Funil in the city of Tocantinia / TO. It was used a qualitative ethnographic approach. Conducted from September 2013 to August 2014. The data were presented in a diary, through participant observation of food practices with the guidance of a script. A process of dietary change that permeates the culture of this people is taking place. Factors such as the deficit in the planting gardens, the recent arrival of energy, and therefore the technology has allowed access to processed foods. But some families still maintain the farming of cassava, yam, and beans. The main animals that are hunted in the village are peccary, deer and armadillo. It was possible to point which foods are inserted in the Xerente feed and factors related to this situation.<hr/>La investigacion tuvo como objetivo identificar los vinculos actuales de los indios Xerente en las aldeas indias Porteira y Funil en el municipio de Tocantinia / TO . Se utilizo un enfoque cualitativo etnografico. Llevado a cabo entre septiembre de 2013 y agosto de 2014. Los datos fueron presentados em un diario, a traves de la observacion participante de las practicas de los alimentos con la guia de un guion. Esta llevando a cabo un proceso de cambio en la dieta que impregna la cultura de este pueblo. Factores como el deficit de la plantacion de los jardines, la llegada de la energia, y por lo tanto la tecnologia ha permitido el acceso a los alimentos procesados . Pero algunas familias aun mantienen los yuca, name, frijoles de paloma. Los principales animales que se cazan en el pueblo son pecari, venado y armadillo. Fue posible senalar los alimentos que se inseriran en el poder de Xerente y los factores relacionados con esta situacion.<hr/>A pesquisa objetivou identificar a alimentação atual do povo Xerente, nas aldeias indígenas Porteira e Funil, no município de Tocantínia / TO. Utilizou-se uma abordagem etnográfica qualitativa. Realizada entre setembro de 2013 a agosto de 2014. Os dados foram descritos através de um diário de campo, por meio da observação das práticas alimentares com a orientação de um roteiro. Está ocorrendo um processo de mudança alimentar na cultura deste povo. Fatores como o déficit no plantio das roças, a chegada da energia, e consequentemente a tecnologia, permitiu o acesso a alimentos industrializados. Mas algumas famílias ainda mantem o cultivo de mandioca, inhame, feijão andu. Os principais animais que são caçados na aldeia são caititu, veado e tatu. Foi possível encontrar a presença de alimentos industrializados inseridos na alimentação do Xerente e isso tem provocado alterações nos hábitos desse povo. <![CDATA[Mapa mínimo da Rede Social Institucional: uma estratégia multidimensional de investigação na Enfermagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objective To analyze the use of methodological strategies in qualitative research - Minimum Maps of Social Institutional Network, as proposed to understand the phenomena in the multidimensional perspective. Method Methodological theoretical essay in which we aimed to reflect on the use of innovative methodological strategies in nursing research, supported in Complex Paradigm fundamentals. Results The minimum map of Social Institutional External Network aims to identify institutional linkages and gaps for the intervention work of the surveyed institutions. The use of these maps provided important advances in know-how qualitative research in Health and Nursing. Conclusions In this perspective, the use of minimum Social Intitutional Network maps can be stimulated and enhanced to meet the current demands of the contemporary world, particularly for its flexibility in adapting to various research subjects; breadth and depth of discussion; and possibilities with health services.<hr/> Objetivo Analizar el uso de estrategias metodológicas en la investigación cualitativa - Mapa mínimo de la Intitucional de la Red Social, tal como se propone para comprender los fenómenos en la perspectiva multidimensional. Método Ensayo teórico metodológico en el que hemos tratado de reflexionar sobre el uso de estrategias metodológicas innovadoras en la investigación en enfermería, apoyados en los fundamentos del Pensamiento Complejo. Resultados El mapa mínimo de Red Externa Institucional Social tiene como objetivo identificar los vínculos institucionales y carencias para el trabajo de intervención de las instituciones encuestadas. El uso de estos mapas proporcionan importantes avances en los conocimientos técnicos de investigación cualitativa en salud y enfermería. Conclusión En esta perspectiva, el uso de mapas mínimos Institucional de red social puede ser estimulada y mejorada para satisfacer las demandas actuales del mundo contemporáneo, sobre todo por su flexibilidad para adaptarse a diferentes sujetos de la investigación; amplitud y profundidad de la discusión; y posibilidades con servicios de la salud.<hr/> Objetivo Analisar o uso de estratégias metodológicas em pesquisas qualitativas - Mapa mínimo da Rede Social Institucional, como proposta para compreender os fenômenos na perspectiva multidimensional. Método Ensaio teórico metodológico em que buscou-se refletir sobre o uso de estratégias metodológicas inovadoras de pesquisa na enfermagem, sustentada nos fundamentos do Pensamento Complexo. Resultados O mapa mínimo da Rede Social Institucional Externa tem o objetivo de identificar os vínculos institucionais e lacunas para o trabalho de intervenção das instituições pesquisadas. O uso destes mapas proporcionou avanços importantes no saber-fazer pesquisa qualitativa em Saúde e Enfermagem. Conclusão Nessa perspectiva, o uso de mapas mínimos da Rede Social Institucional pode ser estimulado e potencializado para responder às atuais demandas da contemporaneidade, em especial pela sua flexibilidade na adequação a diversos objetos de pesquisa; amplitude e profundidade de discussão; e possibilidades de articulação com a prática dos serviços. <![CDATA[As Redes Sociais dos Familiares Acompanhantes durante Internação Hospitalar de Crianças]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objective To identify and analyze the significant networks of family, social and hospital support described by the family caregivers of hospitalized children 5-12 years during the hospital stay. Method Descriptive study, exploratory and qualitative study conducted with 20 caregivers of children hospitalized in a hospital in a city in southern Brazil, through semi-structured interviews and significant social networks maps, tailored to the hospital setting. Results Data analysis showed that the most active social network was comprised of families through emotional support, material aid and services. Relations with hospital health care team and the hospital context were cited as providing support to the caregivers of the hospitalized child. Conclusions The identification of social networks in the child’s hospitalization course enables equip professionals working in the institution aiming at better targeting of actions and care for the family and hospitalized children.<hr/> Objetivo Identificar y analizar las redes sociales significativas de la familia, el apoyo social y del hospital descrito por los miembros de la familia que se acompañan de los niños hospitalizados con 5-12 años durante la estancia hospitalaria. Método Estudio descriptivo, exploratorio y estudio cualitativo, realizado con 20 acompañantes de niños hospitalizados en un hospital en una ciudad en el sur de Brasil, a través de entrevistas semi-estructuradas y mapas de las redes sociales significativas, adaptadas al entorno hospitalario. Resultados El análisis de datos mostró que la red social más activa se compone de familias a través de apoyo emocional, ayuda material y servicios. Relaciones con equipo de atención médica hospitalaria y el contexto hospitalario fueron citados como la prestación de apoyo a la acompañante del niño hospitalizado. Conclusión La identificación de las redes sociales en curso de la hospitalización del niño permite dotar a los profesionales que trabajan en la institución con el objetivo de una mejor focalización de las acciones y el cuidado de la familia y de los niños hospitalizados.<hr/> Objetivo Identificar e analisar as redes significativas de suporte familiar, social e hospitalar descritas pelos familiares acompanhantes de crianças hospitalizadas de 5 a 12 anos, durante o período de internação. Método Estudo descritivo, exploratório e de cunho qualitativo realizado com 20 acompanhantes de crianças hospitalizadas em uma unidade hospitalar em uma cidade do Sul do Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas e dos Mapas de Redes sociais significativas, adaptado para o contexto hospitalar. Resultados A análise dos dados demonstrou que a rede social mais atuante foi composta por familiares, através de apoio emocional, ajuda material e de serviços. As relações com a equipe de saúde do hospital e com o contexto hospitalar foram citadas como capazes de fornecer apoio ao acompanhante da criança internada. Conclusão a identificação das redes sociais no curso da hospitalização da criança possibilita instrumentalizar os profissionais que atuam na instituição objetivando um melhor direcionamento de ações e cuidados destinados à família e a criança hospitalizada. <![CDATA[Temas educativos para escolares sob a perspectiva dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100114&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objective To systematize, with professionals from the Mobile Emergency Care Service of Santa Catarina municipality, the main issues for the development of an educational tool of attention to the emergency room, dedicated to the school-age population. Method Qualitative study, conducted through meetings in the focus group format, with 19 professionals who develop their activities in the city Emergency Mobile Emergency Service. Data were categorized and analyzed using thematic analysis technique. Results The contents discussed at the meetings were grouped into four thematic categories: The Mobile Emergency Service and the school: education and health promotion for children; As the Mobile Emergency Care Service works: What is important to know ?; Something’s wrong, what now? and; We are nearly finished, give your opinion. Conclusions The specific issues arising from the meetings contributed to the production of an educational tool on the activities of the Mobile Emergency Service, which may be used by the School Health Program to promote health education in the care area to the emergency room with the population schoolchildren.<hr/> Objectivo sistematizar, con profesionales del Servicio de Atención Móvil de Urgencia del municipio de Santa Catarina, los principales problemas para el desarrollo de una herramienta educativa de atención a la sala de emergencias, dedicada a la población en edad escolar. Método Estudio cualitativo, llevado a cabo a través de reuniones en el formato de grupos focales, con 19 profesionales que desarrollan sus actividades en la ciudad Servicio de Emergencia Móvil de Urgencia. Los datos fueron clasificados y analizados mediante la técnica de análisis temático. Resultados Los contenidos tratados en las reuniones se agruparon en cuatro categorías temáticas: El Servicio de Emergencia Móvil y de la escuela: la educación y la promoción de la salud para los niños; Como funciona el Servicio de Atención Móvil de Urgencia:? Lo que es importante saber; Algo está mal, ¿y ahora qué? y; Estamos cerca de terminar, dar su opinión. Conclusión Los problemas específicos que surgen de las reuniones contribuyeron a la producción de una herramienta educativa en las actividades del Servicio de Atención Móvil de Urgencia, que puede ser utilizado por el Programa de Salud Escolar para promover la educación para la salud en el área de atención a urgencias con la población los escolares.<hr/> Objetivo Sistematizar, junto aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de um município catarinense, os principais temas para a elaboração de um instrumento educativo sobre atenção às urgências, dedicado à população em idade escolar. Método Estudo qualitativo, realizado por meio de encontros no formato de grupo focal, com 19 profissionais que desenvolvem suas atividades no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência municipal. Os dados foram categorizados e analisados com a técnica de análise temática. Resultados Os conteúdos debatidos nos encontros foram agrupados em quatro categorias temáticas: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a escola: educação e promoção da saúde para as crianças; Como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funciona: o que é importante saber?; Tem algo errado, e agora? e; Estamos quase concluindo, dê sua opinião. Conclusão Os temas específicos resultantes dos encontros contribuíram para a produção de um instrumento educacional sobre as atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que poderá ser utilizado pelo Programa Saúde na Escola para promover educação em saúde na área de atenção às urgências junto à população em idade escolar. <![CDATA[Cuidando do neonato que está morrendo e sua família: vivências do enfermeiro de terapia intensiva neonatal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100122&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objective To understand the experiences of nurses when caring for dying newborns and their families in the NICU; and redeem their perceptions about acting before the death and grieving process. Method A descriptive exploratory study with a qualitative approach, developed with nine nurses at the ICU of a hospital in São Paulo (SP), Brazil. Data was collected through semi-structured interviews and analyzed using the Collective Subject Discourse (CSD). Results Caring for newborns who are dying and their families is very difficult for nurses, due to the intense involvement. They seek strategies to deal with the situation and, before the newborn’s death, despite the suffering, express the feeling of accomplishment. Conclusions Facing death and grief triggers mechanisms that emerge life references, coming across painful issues. Learning to deal with these questions is a daily challenge for nurses of the NICU.<hr/> Objetivo Conocer las experiencias de las enfermeras en el cuidado de los recién nacidos que están muriendo y sus familias en la NICU y redimir sus percepciones acerca de la actuación antes de la muerte y el proceso de duelo. Método Estudio descriptivo exploratorio con abordaje cualitativo, desarrollado con nueve enfermeras en la unidad de cuidados intensivos de un hospital de São Paulo (SP), Brazil. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semi-estructuradas y analizados mediante el Sujeto Colectivo Discurso (CSD). Resultados El cuidado de los recién nacidos que están muriendo y sus familias es muy difícil para las enfermeras, debido a la intensa participación. Buscar estrategias para hacer frente a la situación y, antes de la muerte del recién nacido, a pesar del sufrimiento, expresó el sentimiento de logro. Conclusion rente a la muerte y el dolor desencadena mecanismos que surgen referencias vida, encontrando con problemas dolorosos. Aprender a lidiar con estas preguntas es un reto diario para las enfermeras de la UCIN.<hr/> Objetivo Compreender as experiências vivenciadas por enfermeiros ao cuidar de neonatos que estão morrendo e seus familiares na UTIN; e resgatar as suas percepções sobre a atuação diante do processo de morte e luto. Método Estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, desenvolvido com nove enfermeiras da UTIN de um hospital de São Paulo (SP), Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e analisados pela técnica do Discurso de Sujeito Coletivo (DSC). Resultados Cuidar de neonatos que estão morrendo e suas famílias é muito difícil para as enfermeiras, devido ao intenso envolvimento. Buscam estratégias para lidar com a situação e, diante do óbito do neonato, apesar do sofrimento, manifestam o sentimento de dever cumprido. Conclusión Enfrentar a morte e o luto aciona mecanismos que afloram referências de vida, deparando-se com questões dolorosas. Aprender a lidar com essas questões é um desafio diário para os enfermeiros de UTIN. <![CDATA[Análise de uma Clínica da Família, visão dos enfermeiros do serviço]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100130&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objective to know the practice of the Family Clinic in Cuiaba and its relationship with the precepts of the expanded clinic, from the perspective of the service nurses. Method qualitative descriptive research, data collection with semi-structured interviews and results analyzed according to the method of thematic content analysis. Results for nurses working in the service, this assumes a differentiated and innovative proposal, which seeks to correlate with shared management in its three spheres. Although most do not know the Enlarged Clinic term in his speech cited its main principles and its tools. The greatest potential described were related to the Support Center for Health and popular participation, and as challenges, the lack of community health worker, the national health establishment registration and the difficulty of operation due to the profile of the professionals technical level arising from secondary care. Conclusions The clinic has positive aspects that can contribute to the advancement of the profession, to train health professionals and an innovative primary care model. Therefore, it emphasizes the need for implementation of continuing education in order to realize its proposal, and further studies on site.<hr/> Objetivo conocer la práctica de la Clínica Familiar en Cuiaba y su relación con los preceptos de la clínica ampliada, desde la perspectiva de las enfermeras de servicio. Método: investigación descriptiva cualitativa, la recopilación de datos con entrevistas y resultados semiestructuradas analizadas según el método de análisis de contenido temático. Método investigación descriptiva cualitativa, la recopilación de datos con entrevistas y resultados semiestructuradas analizadas según el método de análisis de contenido temático. Resultados para las enfermeras que trabajan en el servicio, esto supone una propuesta diferenciada e innovadora, que busca que se correlaciona con la gestión compartida en sus tres esferas. Aunque la mayoría no sabe el término Clínica ampliada en su discurso citó sus principios y sus herramientas. El mayor potencial descrito se relaciona con el Centro de Apoyo a la Salud y la participación popular, y como desafíos, la falta de personal de salud de la comunidad, el registro nacional de establecimientos de salud y la dificultad de la operación debido al perfil de los profesionales nivel técnico derivado de la atención secundaria. Conclusión La clínica cuenta con aspectos positivos que pueden contribuir al avance de la profesión, para capacitar a profesionales de la salud y un innovador modelo de atención primaria. Por lo tanto, se hace hincapié en la necesidad de implementación de la educación permanente, para darse cuenta de su propuesta, y estudios adicionales en el lugar.<hr/> Objetivo conhecer a prática da Clínica da Família em Cuiabá e sua relação com os preceitos da clínica ampliada, sob a perspectiva dos enfermeiros do serviço. Método pesquisa descritiva qualitativa, coleta de dados com entrevista semi-estruturada e resultados analisados segundo o método de análise de conteúdo do tipo temática. Resultados para os enfermeiros atuantes no serviço, este assume uma proposta diferenciada e inovadora, no qual busca se correlacionar com a gestão compartilhada em suas três esferas. Apesar de a maioria não conhecer o termo Clínica Ampliada em suas falas citaram seus principais preceitos e suas ferramentas. As maiores potencialidades descritas foram a relação com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família e a participação popular, e como desafios, a falta de agente comunitário de saúde, do cadastro nacional de estabelecimento de saúde e a dificuldade de atuação devido ao perfil dos profissionais de nível técnico advindos da atenção secundária. Conclusão a clínica possui aspectos positivos que podem contribuir para o progresso da profissão, para a formação de profissionais da saúde e para um modelo de assistência de nível primário inovador. Logo, enfatiza-se a necessidade de implantação da educação permanente com o objetivo de concretizar sua proposta, além de estudos posteriores no local. <![CDATA[Sofrimento psíquico e a abordagem da comunidade na voz do agente comunitário de saúde]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016001100139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The user in psychological distress needs a service that provides a targeted assistance, that welcomes when required, acting as originator care device to the user on the network of health care. This study aimed to describe how people in psychological distress are perceived by the community in the voice of the community health worker. It is a qualitative research conducted with eighteen Community Health Agents, a Primary Care Unit Health (UAP) located in BE IV, in Fortaleza, Ceará. We used a semi-structured and individual interview. Data processing was due to the content analysis. Ethical and legal aspects on the advice No. 957,595. Through the speeches of ACS, it describes how the community perceives the person in psychic suffering and how it positions itself in the face of your everyday problems, as regards the rejection, prejudice, discrimination ne loss of identity. However it is emphasized that, because of being inserted in the community, the community health worker realizes more accurate way in which this social group is the person in mental distress. The rejection of the person who became ill is seen as a fairly common reaction, accompanied by prejudice and discrimination, marginalizing her from society.<hr/>El usuario de la angustia psicológica necesita un servicio que proporciona una asistencia específica, que da la bienvenida cuando sea necesario, que actúa como dispositivo de cuidado de autor para el usuario en la red de atención de la salud. Este estudio tuvo como objetivo describir cómo la gente en los trastornos psicológicos son percibidos por la comunidad en la voz del trabajador de salud comunitario. Se trata de una investigación cualitativa realizada con dieciocho Agentes Comunitarios de Salud, una Atención Primaria de la Unidad de Salud (UAP), ubicado en BE IV, en Fortaleza, Ceará. Se utilizó una entrevista semiestructurada e individual. El procesamiento de datos se debió al análisis de contenido. Aspectos éticos y legales en el asesoramiento Nº 957.595. A través de los discursos de ACS, que describe cómo la comunidad percibe la persona en sufrimiento psíquico y cómo se posiciona frente a sus problemas cotidianos, en cuanto al rechazo, perjuicio, pérdida ne la discriminación de la identidad. Sin embargo, se hizo hincapié en que, debido a su inserción en la comunidad, el personal de salud de la comunidad se da cuenta de manera más precisa en la que este grupo social es la persona a la angustia mental. El rechazo de la persona que se enfermaron es visto como una reacción bastante común, acompañado por el prejuicio y la discriminación, la marginación de su parte de la sociedad.<hr/>O usuário em sofrimento psíquico necessita de um serviço que proporcione uma assistência direcionada, que acolha no momento necessário, atuando como dispositivo ordenador do cuidado ao usuário na rede de atenção a saúde. Objetivou-se descrever como as pessoas em sofrimento psíquico são percebidas pela comunidade na voz do agente comunitário de saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada junto a dezoito Agentes Comunitários de Saúde, de uma Unidade de Atenção Primaria a Saúde (UAPS) situada na SER IV, em Fortaleza-Ceará. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada e individual. O processamento dos dados deu-se pela análise de conteúdo. Aspectos éticos e legais sob parecer Nº 957.595. Através dos discursos dos ACS, descrevemos como a comunidade percebe a pessoa em sofrimento psíquico e como está se posiciona frente às problemáticas do seu cotidiano, no que se refere a rejeição, preconceito, discriminação e perda de identidade. Contudo destaca-se que, pelo fato de estar inserido na comunidade, o agente comunitário de saúde percebe de forma mais apurada como tal grupo social trata a pessoa em sofrimento mental. A rejeição da pessoa que adoeceu é observada como uma reação bastante comum, acompanhada do preconceito e discriminação, marginalizando-a da sociedade.