Scielo RSS <![CDATA[Revista da Escola de Enfermagem da USP]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0080-623420050005&lang=pt vol. 39 num. SPE lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Comemorando 30 anos de Pós-Graduação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<B>Teses produzidas nos programas de Pós-Graduação em Enfermagem de 1983 a 2001</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo descreve a relação das teses de doutorado em enfermagem defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem, no Brasil, com as linhas de pesquisas definidas pela área da Enfermagem, em três campos: profissional, assistencial e organizacional. É uma pesquisa descritiva-exploratória, com base nos relatórios dos programas de Pós-Graduação, avaliados pela Capes e no Catálogo Informações sobre Pesquisas e Pesquisadores em Enfermagem CEPEn/ABEn, referentes ao período de 1983-2001, totalizando 448 resumos. O campo assistencial alberga o maior número de produção, seguido do organizacional e do profissional. As investigações evidenciam uma tendência para estudos de abordagem qualitativa, descortinando possibilidades de aprofundamento do conhecimento da realidade ou compreensão de fenômenos sociais que tangenciam a prática da enfermagem, porém, os estudos de intervenção na prática profissional e de desenvolvimento de tecnologia ainda estão em fase de construção.<hr/>This study describes the relationship between nursing doctoral dissertations and research lines defined by the Brazilian Nursing field in three areas: professional, care and organizational. It isa descriptive-exploratory research, based on reports of Graduate Programs evaluated by Capes and on The Informative Guide of Nursing Research and Researchers CEPEn/ABEn, from 1983 to 2001, totalling 448 abstracts. The care field includes the greatest production, followed by the organizational and professional areas. The studies disclose tendency towards the qualitative approach revealing possibilities for a more profound knowledge about reality or a more through understanding of social phenomena related to nursing practice. On the other hand, studies on interventions in professional practice and technological development are still under construction.<hr/>Este estudio ofrece una descripción de la relación de tesis de doctorado en enfermería sustentadas en los Programas de Post Grado en Enfermería, en el Brasil, con las líneas de investigación definidas por el área de Enfermería, en tres campos: profesional, asistencial y organizacional. Es una investigación descriptiva-exploratoria, basada en los informes de los programas de Post-Grado, evaluados por la CAPES y en el Catálogo Informaciones sobre Investigaciones e Investigadores en Enfermería CEPEn/ABEn, referentes al período de 1983-2001, totalizando 448 resúmenes. El campo asistencial alberga el mayor número de producción, seguido del organizacional y del profesional. Las investigaciones evidencian una tendencia hacia estudios de abordaje cualitativo, develando posibilidades de profundización del conocimiento de la realidad o comprensión de fenómenos sociales que tangencian la práctica de la enfermería, a pesar que los estudios de intervención en la práctica profesional y de desarrollo de la tecnología se encuentren, aún, en fase de construcción. <![CDATA[<B>A trajetória histórica do programa interunidades de doutoramento em enfermagem e sua contribuição para a enfermagem brasileira</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivou-se descrever a trajetória histórica do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem nos campi de São Paulo e de Ribeirão Preto, no período de 1981 a 2004. Coletou-se dados através de documentos existentes do Programa (resoluções, pareceres, as fichas do alunos matriculados, relatórios, dentre outros). O Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem foi aprovado pela Câmara de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo em 25 de maio de 1981. Durante muitos anos, até por volta do início da década de 1990, a demanda principal de candidatos era das próprias Unidades res-ponsáveis pelo curso, seguida de professores de outras Escolas de Enfermagem do Brasil. O Programa Interunidades tem formado pesquisadores para diversas Universidades brasileiras e da América do Sul, que formam e lideram células de pesquisa, dando origem a novos programas de pós-graduação.<hr/>Authors aimed at describing the history of the Nursing Interunits Doctoral Program offered at the São Paulo and Ribeirão Preto campi from 1981 to 2004. Data were collected based on the Program documents (resolutions, opinion, students' records, reports, etc). The Nursing Interunits Doctoral Program was approved by the University of São Paulo Graduate Council in May 25, 1981. During the past several years, until the beginning of the 1990s, the demand was centered in the students from the Schools responsible for the Program, followed by faculty from other Nursing Schools in Brazil. The Program has resulted in the formation of researchers from different Brazilian and South American Universities, leading the creation of research groups and originating new graduate programs.<hr/>En este estudio se tuvo como objetivo describir la trayectoria histórica del Programa Interuni-dades de Doctorado en Enfer-mería en los campus de São Paulo y de Ribeirão Preto, en el período de 1981 a 2004. Los datos fueron recolectados a través de documentos existentes del Programa (resoluciones, constancias, fichas de alumnos matriculados, informes, entre otros). El Programa Interunidades de Doctorado en Enfermería fue aprobado por la Cámara de Post Grado de la Universidad de São Paulo el 25 de mayo de 1981. Durante muchos años, hasta el inicio de la década de 1990, la demanda principal de candidatos era de las propias Unidades responsables del curso, seguida de profesores de otras Escuelas de Enfermería de Brasil. El Programa Interunidades ha formado investi-gadores para diversas Universi-dades brasileñas y de América del Sur, que forman y lideran células de investigación, dando origen a nuevos programas de Post Grado. <![CDATA[<B>Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem</B>: <B>21 anos construindo ciência</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem foi o primeiro a ser criado na América Latina e titulou 290 enfermeiros, até o primeiro semestre de 2004. Este estudo apresenta algumas características das teses defendidas no programa, focalizando as áreas temáticas e métodos de pesquisa utilizados. Foram analisados os resumos de 287 teses, defendidas até o primeiro semestre de 2004. As áreas mais investigadas, até o momento foram: Saúde da Criança, da Mulher, do Adulto/Idoso e Educação. O método de pesquisa quantitativo predominou até final da década de 1980, havendo uma intensa produção de pesquisas no método qualitativo a partir desse período. Ainda na primeira década do programa, os temas passaram a versar sobre os aspectos que relacionam a prática da enfermagem aos contextos políticos e sociais, convergindo para o atual eixo paradigmático do programa: "Bases teóricas, filosóficas, históricas do saber e da prática de enfermagem".<hr/>The Doctoring Interunits in Nursing Program was the first created in Latin America and has titled 290 nurses until the second semester of 2004. This study presents some thesis characteristics upheld in the program, focusing the thematic areas and research methods used. The summaries of 287 theses supported until the first semester of 2004, have been analyzed. The most investigated fields up to now were: Children, Woman, Adult/Elderly Health and Education. The quantitative research method predominated until the end of the 80's, since then an intense production of qualitative method researches started to occur. Still in the first decade of the program, the themes started to talk about the aspects that connect the practice of nursing to the political and social contexts, converging to the current program's paradigmatic axis: "Theoretical, philosophical, historical bases of knowledge and of the nursing practice."<hr/>El Programa Interunidades de Doctorado en Enfermería fue el primero en ser creado en América Latina habiendo graduado a 290 enfermeros, hasta el primer semestre del 2004. En este estudio se presenta algunas características de las tesis sustentadas en el programa, enfocando las áreas temáticas y métodos de investigación utilizados. Fueron analizados los resúmenes de 287 tesis, sustentadas hasta el primer semestre del 2004. Las áreas más investigadas, hasta el momento fueron: Salud del Niño, de la Mujer, del Adulto/Anciano y Educación. El método de investigación cuantitativa predominó hasta fines de la década de 1980, habiendo una intensa producción de investi-gaciones en el método cualitativo a partir de ese período. Aún en la primera década del programa, los temas pasaron a versar sobre aspectos que relacionan la práctica de la enfermería a los contextos políticos y sociales, convergiendo hacia el actual eje paradigmático del programa: "Bases teóricas, filosóficas, históricas del saber y de la práctica de enfermería". <![CDATA[<b>História da Pós-Graduação na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo trata da história da criação e desenvolvimento do programa de pós-graduação na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e a participação das primeiras orientadoras, desde a instalação do curso de mestrado em 1973. As fontes de pesquisa foram os documentos e registros existentes na secretaria da Pós-Graduação, publicações, além da memória viva de alguns docentes. São apresentadas as transformações ocorridas como a criação dos cursos de doutorado, o aumento das áreas de concentração e a expansão para outras instituições fora do Estado de São Paulo e a identificação nominal das doutoras pioneiras e as que estas formaram, dando origem à segunda geração de doutores que, por sua vez, formaram mestres e doutores da terceira geração e assim sucessivamente, constituindo-se em verdadeira árvore genealógica de mestres e doutores.<hr/>It reports the history of creation and development of the graduate program at this School, as well as participation the first group of advisers, since the creation of the masters´course in 1973. Research sources were documents and data registration at the Graduate Program´s secretariat, publications, and also the living memory of some faculty members. Evolutions occurred with the creation of the doctoral program, the increasing of the study fields and its expansion to other institutions outside of the São Paulo State are presented as well as the identification of the nurse-pioneers doctors who they formed giving origin to the second generation of doctors in nursing, who in their turn formed other masters and doctors of the third generation, and so successively, conforming a true genealogical tree of masters and doctors.<hr/>El estudio trata de la historia de la creación y desarrollo del programa de postgrado de la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo y la participación de las primeras asesoras, desde la instalación dl Programa de maestría en 1973. Las fuentes de investigación fueron los documentos y registros existentes en la secretaría del Postgrado, publicaciones, además de la memoria viva de algunos docentes. Son presentadas las transformaciones ocurridas como la creación de los cursos de doctorado, el aumento de las áreas de concentración y la expansión hacia otras instituciones fuera del Estado de São Paulo y la identificación nominal de las doctoras pioneras y las que éstas formaron, dando origen a la segunda generación de doctores que, a su vez, formaron magísteres y doctores de la tercera generación y así sucesivamente, constituyéndose en un verdadero árbol genealógico de maestros y doctores. <![CDATA[<B>A produção do conhecimento na área de Administração de Serviços de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar a produção do conhecimento na área de concentração Administração de Serviços de Enfermagem, no Curso de Mestrado e Doutorado da EEUSP. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, retrospectivo, pautado na análise documental. A população foi constituída por 128 produções científicas, sendo 102 (79,7%) dissertações de mestrado e 26 (20,3%) teses de doutorado produzidas no período de 1977 a março de 2004. Esses estudos foram analisados de acordo com o agrupamento dos temas, nas categorias propostas por Castro e Ciampone (2002). Os resultados permitiram visualizar a distribuição da produção por temática, década, método e correntes de pensamento adotadas nesses estudos. Permitiram, também, traçar considerações a respeito da trajetória, necessidades e perspectivas das pesquisas em Gerenciamento em Enfermagem no âmbito do Programa.<hr/>The study at hand had as an objective the identification and analysis of the production of knowledge in the field of Management of Nursing Services, in the Master and Doctorate Courses of the Graduate Program at the Nursing School of the University of São Paulo. It is an exploratory, descriptive, retrospective and documentary study. The population was constituted of 128 scientific productions, namely, 102 (79.7%) master dissertations and 26 (20.3%) doctorate theses produced between 1977 and March 2004. These works were analyzed according to theme groups in the proposed categories. Results allowed us to visualize the distribution of that production in terms of theme, decade, method and lines of thought adopted in such works. Results also allowed us to make considerations as to the trajectories, needs and perspectives of research in Nursing Management within the Program.<hr/>En el presente estudio se tuvo como objetivos identificar y analizar la producción del conocimiento en el área de Administración de Servicios de Enfermería, en el Curso de Maestría y Doctorado del Programa de Post-Grado de la Escuela de Enfermería de la USP (EEUSP). Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo, retrospectivo y documental. La población estuvo constituida por 128 producciones científicas, siendo 102 (79,7%) tesis de maestría y 26 (20,3%) tesis de doctorado producidas en el período de 1977 a marzo del 2004. Estos estudios fueron analizados de acuerdo al agrupamiento de temas, en las categorías propuestas. Los resultados permitieron visualizar la distribución de la producción por temática; década; método y corrientes de pensamiento adoptadas en esos estudios. Permitieron, también, trazar consideraciones sobre la trayectoria, necesidades y perspectivas de las investigaciones en Gerencia en Enfermería en el ámbito del Programa. <![CDATA[<B>Construindo o conhecimento em saúde coletiva</B>: <B>uma análise das teses e dissertações produzidas</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Realizou-se um estudo com objetivo de analisar a produção do saber da enfermagem em saúde coletiva, resultante da pós-graduação vinculada ao Departa-mento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, no período de 1992 a 2004. Foram produzidas 86 teses e dissertações sobre múltiplos objetos, principalmente sobre os perfis epidemiológicos e de reprodução social, articulados aos processos de saúde-doença dos grupos sociais. Houve predomínio de análises qualitativas e do referencial teórico-metodológico materialista-histórico e dialético. Grupos populacionais de determinados territórios constituíram a fonte empírica mais freqüente. Concluiu-se que a adoção de categorias analíticas relativas à produção e reprodução social, assim como gênero e geração, possibilitaram a aproximação real do objeto para interpretar e intervir, contribuindo para o avanço dos conheci-mentos em saúde coletiva.<hr/>The aim of this study was to analyze scientific production in Collective Health developed by Collective Health Nursing Department of the School of Nursing Sao Paulo University within 1992 and 2004. A total of 86 master dissertations and doctoral thesis were produced, concerning a variety of study objects, mainly epidemiologic profiles and social reproduction, connected to health-illness processes of social groups. Qualitative analysis predominated, as well as the historical and dialectical theoretical referential. Empirical data were obtained predominantly from different social groups of specific territories. The adoption of analytical categories such as social production and reproduction, gender and generation enabled approaching to comprehend and propose intervention on the study objects, thus improving Collective Health scientific knowledge.<hr/>En el presente estudio se tuvo como objetivo analizar la producción del saber de la enfermería en salud colectiva, resultante del post grado vinculado al Departamento de Enfermería en Salud Colectiva de la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo, en el período de 1992 al 2004. Fueron producidas 86 tesis de maestría y doctorado sobre múltiples objetos, principalmente sobre los perfiles epidemiológicos y de reproducción social, articulados a los procesos de salud-enfermedad de los grupos sociales. Hubo predominio de análisis cualitativos y del referencial teórico-metodológico, materialista-histórico y dialéctico. Grupos poblacionales de determinados territorios constituyeron la fuente empírica más frecuente. Se concluyó que la adopción de categorías analíticas relativas a la producción y reproducción social, así como género y generación, hicieron posible la aproximación real del objeto para interpretar e intervenir, contribuyendo en el avance de los conocimientos en salud colectiva. <![CDATA[<B>O conhecimento produzido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem</B>: <B>a enfermagem psiquiátrica</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após quase 30 anos de criação da Área de Concentração Enfermagem Psiquiátrica, no Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da USP, é importante olhar a produção científica gerada para que fundamentem reflexões sobre este ensino. Este estudo é descritivo-exploratório, usou como fonte os registros do Serviço de Pós-Graduação, resumos de dissertações e teses; memorandos e ofícios; os dados coletados foram analisados à luz das transformações ocorridas na estrutura que titulou 60 alunos, dos quais 50 cursaram mestrado e 10 doutorado e que vem reestruturando suas disciplinas, linhas de pesquisa e projetos com o objetivo de atender as avaliações internas e externas e às diretrizes das agências de fomento do País. A produção científica, atualmente, evidência alinhamento com as diretrizes da Reforma Psiquiátrica e tendência de produzir conhecimentos a partir das práticas concretas dos trabalhadores nos campos da assistência, a gestão e ensino de Saúde Mental.<hr/>After almost 30 years since the creation of the Psychiatric Nursing Concentration Area in the Graduate Program of the University of São Paulo Nursing School, it is important to take a look at its scientific production in order to substantiate reflection about teaching. This is a descriptive-exploratory study. It used as sources the registers of the Graduate Service, abstracts from theses and dissertations, and memoranda and official correspondence. The data collected were analyzed in the light of the transformations occurred in this structure that has graduated 60 students, of which 50 obtained a Master's Degree and 10 a PhD, and that has been restructuring its disciplines, research lines and projects with the objective of responding to internal and external evaluations and adjusting to the guidelines of the country's fostering agencies. Current scientific production points out to an alignment with the guidelines of the Psychiatric Reform, and a tendency to produce knowledge through the concrete practice of the workers in the assistance field, the management and the teaching of Mental Health.<hr/>Después de casi 30 años de creación del Área de Concentración de Enfermería Psiquiátrica, en el Programa de Postgrado de la Escuela de Enfermería de la USP, es importante mirar la producción científica generada que fundamenten las reflexiones sobre esta enseñanza. En este estudio descriptivo exploratorio, se usó como fuente los registros del Servicio de Postgrado, resúmenes de tesis de maestría y doctorado; memorandums y oficios; los datos recolectados fueron analizados a la luz de las transformaciones ocurridas en la estructura que graduó a 60 alumnos, de los cuales 50 cursaron maestría y 10 doctorado y que vienen reestructurando sus disciplinas, líneas de investigación y proyectos con el objetivo de atender a las evaluaciones internas y externas y a las directivas de las agencias de fomento del País. La producción científica, actualmente, evidencia alineamiento con las directrices de la Reforma Psiquiátrica y tendencia a producir conocimientos a partir de las prácticas concretas de los trabajadores en los campos de la asistencia, la gestión y la enseñanza de Salud Mental. <![CDATA[<B>A pós-graduação na área de saúde do adulto e sua mobilização de recursos cognitivos</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo apresenta uma análise da produção científica no período de 1994 a 2002 da área em questão, evidenciando as potencialidades do processo de desenvolvimento cognitivo de seus pesquisadores na área de Enfermagem. Identifica, ainda, os desafios que se apresentam no sentido de responder às interlocuções teóricas mais sintonizadas com a matriz geradora de distintas expressões de vida, de saúde e de doença dos adultos, foco dos investimentos de seus docentes.<hr/>This study analyses the scientific production of the adult health between 1994 and 2002, showing the potentialities of the process of cognitive development in researchers in the Nursing area. It also identifies the challenges for answering the theoretical dialogues between the generative matrix of different life, health and illness expressions, which is the aim of its faculty.<hr/>En este estudio se presenta un análisis de la producción científica en el período de 1994 al 2002 del área en cuestión, evidenciando las potencialidades del proceso de desarrollo cognitivo de sus inves-tigadores en el área de Enfermería. Identifica, aún, los desafíos que se presentan en el sentido de responder a las interlocuciones teóricas que más sintonizan con la matriz generadora de distintas expresiones de vida, de salud y de enfermedad de los adultos, foco de inversión de sus docentes. <![CDATA[<B>Perfil dos alunos e conhecimentos produzidos no Programa de Pós-Graduação de Enfermagem na Saúde do Adulto</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo propôs avaliar o perfil dos alunos e os conhecimentos produzidos no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA), por meio de um estudo documental, exploratório e descritivo, desde a criação do Programa (2000) até setembro de 2004. A demanda dos alunos do PROESA no período analisado foi, predominantemente, de egressos do curso de graduação da EEUSP (46,5%), sem experiência em iniciação científica, com elevada média de tempo de formado, desempenhando prática assistencial. No período analisado foram concluídas 43 produções (2,4 produções / docente). Dentre as linhas de pesquisa, o destaque foi para a linha "Tecnologia na saúde do adulto". Quanto ao delineamento das pesquisas prevaleceu o não intervencionista e a maioria de trabalhos descritivos. A divulgação dos conhecimentos está sendo ampliada paulatinamente, frente à identificação de que o maior agente dificultador é o longo período de espera para a concretização das publicações e o pequeno número de periódicos com Qualis A e B CAPES, preferencialmente internacional, na área da enfermagem.<hr/>The aim of this study was to evaluate the profile of the students and the knowledge produced in the Adult Health Nursing Graduate Program (PROESA) of the Nursing College of the University of São Paulo (EEUSP). A documental, exploratory and descriptive study from 2000 to 2004 was conducted. Results identified that the students of the PROESA in the period analyzed were graduated at the EEUSP (46.5%), they had a long time as nursing practitioners and no previous experience in scientific research. It were concluded 43 academic production (2.4 production/sponsor) and the principal area of investigation was "Technology in adult health". The research designs of most quantitative studies were classified as non-intervention with a high frequency of descriptive studies. The long time to accomplish the publication and the restricted assort of qualified journals in nursing areas were the most important identified factors to limit the publications of the academic production.<hr/>La propuesta en este estudio fue evaluar el perfil de los alumnos y los conocimientos producidos en el Programa de Postgrado en Enfermería en Salud del Adulto (PROESA), por medio de un estudio documental, exploratorio y descriptivo, desde la creación del Programa (2000) hasta setiembre del 2004. La demanda de alumnos del PROESA en el período analizado fue, predominantemente, de egresados del curso de pregrado de la EEUSP(46,5%), sin experiencia en iniciación científica, con elevado promedio de tiempo de egresado, que desempeñaban práctica asistencial. En el período analizado se concluyeron 43 producciones (2,4 producciones/docente). Entre las líneas de investigación, se destacó la de "Tecnología en la salud del adulto". En cuanto al delineamiento de las investigaciones prevaleció el no intervencionista y la mayoría de trabajos fueron descriptivos. La difusión de los conocimientos está siendo ampliada paulatinamente, frente a la identificación del mayor agente dificultador que es el largo período de espera para la concretización de las publicaciones y el pequeño número de revistas con Cualis A y B CAPES, de preferencia internacional, en el área de la enfermería. <![CDATA[<B>O conhecimento científico como valor no agir do enfermeiro</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo teve como finalidade conhecer o valor que sustenta o agir do enfermeiro. Optou-se pela pesquisa qualitativa, pautada na hermenêutica. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com oito enfermeiras que atuam em unidades de internação do Hospital São Paulo. Pela análise dos significados apreendidos nos discursos foi possível identificar o conhecimento científico como valor e como meio de obter segurança no agir e assegurar o poder.<hr/>This study with the objective to know the as values that supports the action of the nurse. It was a qualitative research based on hermeneutic. Data were obtained by means of an interview recorded by eight nurses working at the Hospitalization Units of the Hospital São Paulo. By means of the meaning obtained from speeches, it was possible to identify knowledge scientific a mean to obtain safety in the acting and to assure power.<hr/>La finalidad de este estudio fue conocer el valor que sustenta el actuar del enfermero. Se optó por la investigación cualitativa, basada en la hermenéutica. Los datos fueron obtenidos por medio de entrevista grabada a ocho enfermeras actuantes en las unidades de internamiento del Hospital São Paulo. Por el análisis de los significados aprehendidos en los discursos fue posible identificar el conocimiento científico como medio para obtener seguridad en el actuar y asegurar el poder. <![CDATA[<B>Os recursos humanos de enfermagem da perspectiva da força de trabalho</B>: <B>análise da produção científica</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se de pesquisa sobre recursos humanos em enfermagem, particularmente na perspectiva da força de trabalho, com os objetivos de identificar a produção científica nacional sobre recursos humanos em enfermagem; analisar, particularmente, as publicações sobre força de trabalho de enfermagem; e elaborar uma série histórica sobre a composição e a distribuição dessa força de trabalho no país. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados LILACS, PeriEnf, DEDALUS, BDENF, PAHO, MS, ADSAUDE, ENSP, FSP, TEXTOC, SIDORH e nos Catálogos do CEPEn, no período de 1958 a 2001. Identificaram-se 469 publicações, 345 (73,6%) com o descritor recursos humanos de enfermagem, 79 (16,8%) e 45 (9,6%) respectivamente com os unitermos força de trabalho de enfermagem (FTE) e mercado de trabalho de enfermagem. Observa-se uma concentração da produção na segunda metade dos anos 80 e toda a década de 90.<hr/>The focus of this research is on human resources in nursing, particularly from the perspective of workforce. The objectives are to identify the national scientific production on human resources in nursing, analyze particularly those publications about work-force in nursing, and give a historical perspective on the composition of nursing workforce and the distribution of nursing workers throughout the country. In this bibliographic research LILACS, PeriEnf, DEDALUS, BDENF, PAHO, MS, ADSAUDE, ENSP, FSP, TEXTOC and SIDORH's databases were consulted, as well as CEPEn's catalogues, from 1958 to 2001. 469 publications were identified: 345 (73,6%) utilized human resources in nursing as a descriptor, while 79 (16,8%) and 45 (9,6%) utilized, respectively, the keywords nursing workforce (FTE) and nursing work market. There is a higher concentration of scientific production in the second half of the 80's and throughout the 90's.<hr/>Este estudio es una investigación sobre recursos humanos en enfermería, particularmente en la perspectiva de la fuerza de trabajo, realizado con los objetivos de identificar la producción científica nacional sobre recursos humanos en enfermería; analizar, particularmente, las publicaciones sobre fuerza de trabajo de enfermería; y elaborar una serie histórica sobre la composición y la distribución de esa fuerza de trabajo en el país. La investigación bibliográfica fue realizada en las bases de datos LILACS, PeriEnf, DEDALUS, BDENF, PAHO, MS, ADSAUDE, ENSP, FSP, TEXTOC, SIDORH y en los Catálogos del CEPEn, en el período de 1958 al 2001. Se identificaron 469 publicaciones, 345 (73,6%) con el descriptor recursos humanos de enfermería, 79 (16,8%) y 45 (9,6%) respectivamente con los unitérminos fuerza de trabajo de enfermería (FTE) y mercado de trabajo de enfermería. Se observa una concentración de la producción en la segunda mitad de los años 80 y toda la década del 90. <![CDATA[<B>A utilização da categoria processo de trabalho pela enfermagem brasileira</B>: <B>uma análise bibliográfica</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse estudo foi identificar, através da produção bibliográfica, como a enfermagem brasileira tem abordado a categoria "Processo de Trabalho" para analisar sua prática. A busca bibliográfica foi realizada na base LILACS, no período de janeiro de 1993 a dezembro de 2003, nos periódicos: Acta Paulista de Enfermagem, Nursing (SP), Revista Brasileira de Enfermagem, Revista da Escola de Enfermagem da USP, Revista Latinoamericana de Enfermagem e Revista Texto e Contexto Enfermagem. Utilizou-se como palavras-chaves: "processo e trabalho e assistência"; "processo e trabalho e enfermagem". Foram encontrados 40 artigos publicados utilizando essa categoria de análise; destes, a maioria discutia os instrumentos do processo de trabalho da enfermeira; a revista que mais registrou artigos sobre essa temática foi a Revista Brasileira de Enfermagem e o ano de 2000 registrou o maior número publicações relativas ao Processo de Trabalho da enfermagem.<hr/>The aim of this study was to identify, in bibliographic production, how Brazilian nurses have been discussed "work process" in nursing practice. The bibliographic research was realized in Lilacs, in a period from January of 1993 to December of 2003, and focus the periodics: Acta Paulista de Enfermagem, Nursing (SP), Revista Brasileira de Enfermagem, Revista da Escola de Enfermagem da USP, Revista latino-americana de Enfermagem e Revista Texto e contexto de Enfermagem. The key words used were: process and work and care; process and work and nursing. The results show that is small the bibliographic production that using "work process" like a category of analysis of nursing practice, and there are a concentration of this production in articles that focus tools of nursing work In this study were find 40 articles and the most of them was published in Revista Brasileira de Enfermagem in the year of 2000.<hr/>El objetivo en este estudio fue identificar, a través de la producción bibliográfica, cómo la enfermería brasileña ha abordado la categoría "Proceso de Trabajo" para analizar su práctica. La búsqueda bibliográfica fue realizada en la base LILACS, en el período de enero de 1993 a diciembre del 2003, en las revistas: Acta Paulista de Enfermagem, Nursing (SP), Revista Brasileira de Enfermagem, Revista de la Escuela de Enfermagem da USP, Revista Latinoamericana de Enfermagem y Revista Texto y Contexto de Enfermagem. Se utilizó como palabras claves: "proceso y trabajo y asistencia"; "proceso y trabajo y enfermería". Fueron encontrados 40 artículos publicados utilizando esa categoría de análisis, en la mayoría de éstos se discutía los instrumentos del proceso de trabajo de la enfermera, siendo la revista que más registró artículos sobre esa temática la Revista Brasileira de Enfermagem, que en el año 2000 registró el mayor número de publicaciones relativas al Proceso de Trabajo de la enfermería.