Scielo RSS <![CDATA[Revista da Escola de Enfermagem da USP]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0080-623420110005&lang=en vol. 45 num. 5 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>O ano dos 70 anos da EEUSP</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Prenatal care protocol</b>: <b>actions and the easy and difficult aspects dealt by Family Health Strategy nurses</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos enfermeiros acerca do uso do protocolo de suas atribuições na assistência pré-natal, identificando as ações de saúde desenvolvidas por esses profissionais, assim como os pontos facilitadores e dificultadores no uso do referido protocolo. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido junto aos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família do município de Divinópolis, Minas Gerais. Para o levantamento dos dados, foram realizadas entrevistas com cinco enfermeiros. Os dados foram analisados pelo conteúdo, na modalidade temática. Os resultados demonstraram a necessidade de investimentos na formação de pessoal qualificado para o atendimento à mulher no ciclo gravídico-puerperal, assim como a criação e a incorporação de protocolos que promovam uma melhor interação do trabalho médico e de enfermagem.<hr/>The objective of this study was to learn the perception that nurses have about the protocol of their attributions in prenatal care, identifying the health actions they develop, as well as the easy and difficult aspects in using the referred protocol. This qualitative study was developed with Family Health Strategy nurses in Divinópolis, Minas Gerais. The data survey was performed through interviews with five nurses. The data was submitted to thematic content analysis. Results showed the need for investments in professional qualification for women's health care in the pregnancy-postpartum cycle, as well as to create and implement protocols that promote a better interaction between the medical and nursing work.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo conocer la percepción de los enfermeros acerca del uso del protocolo de sus atribuciones en la atención prenatal, identificando las acciones de salud desarrolladas por estos profesionales, así como los puntos que facilitan o dificultan el uso del referido protocolo. Se trata de n estudio cualitativo, desarrollado junto a los enfermeros de la estrategia de salud de la familia del municipio de Divinópolis-MG. Para la recolección de datos se realizaron entrevistas con cinco enfermeros. Los datos fueron sometidos a análisis de contenido, en la modalidad temática. Los resultados demuestran la necesidad de inversiones en la formación de personal calificado para la atención de la mujer en el ciclo gravídico-puerperal, así como la creación e incorporación de protocolos que promuevan una mejor interacción del trabajo médico y de enfermería. <![CDATA[<b>The companions' perception about the humanization of assistance at a neonatal unit</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção das mães acompanhantes na unidade neonatal em relação às ações humanizadoras. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com enfoque qualitativo, desenvolvido na unidade neonatal do Hospital da Universidade de São Paulo com as acompanhantes dos bebês que permaneceram internados a partir do quinto dia de vida até a alta hospitalar. O período estudado foram os meses de outubro de 2007 a janeiro de 2008. Foram realizadas 18 entrevistas, analisadas segundo o referencial de Bardin, o que permitiu a construção das categorias: assistência recebida, relacionamento com os profissionais e condições institucionais. Constatou-se satisfação quanto à assistência recebida e ao apoio da equipe, mas foram apontadas necessidades de mudanças na estrutura física do setor, para proporcionar uma assistência mais humanizada.<hr/>The objective of this study was to learn the perception of accompanying mothers at the neonatal unit as to humanizing actions. This is an exploratory descriptive study, with a qualitative focus, developed at the neonatal unit of the University of São Paulo Hospital with the accompanying mothers of hospitalized babies, from their fifth day of life until discharge. The study was performed from October 2007 to January 2008. A total 18 interviews were performed and analyzed according to Bardin's framework, which permitted to develop the following categories: assistance received, relationship with professionals and conditions of the institution. It was found that there was satisfaction regarding the received assistance and team support, and there is a need to make changes in the physical structure of the sector, to provide assistance that is more humanized.<hr/>Estudio que objetivó conocer la percepción de madres acompañantes en unidad neonatal, en relación a acciones humanitarias. Investigación exploratoria descriptiva, con enfoque cuantitativo, desarrollada en unidad Neonatal del Hospital Universitario de la Universidad de São Paulo con las acompañantes de bebés internados a partir del quinto día de vida hasta su alta hospitalaria. El período estudiado fueron los meses de octubre 2007 a enero 2008. Se realizaron 18 entrevistas, analizadas según el referencial de Bardin, lo que permitió la construcción de las categorías: atención recibida, relación con los profesionales y condiciones institucionales. Se constató satisfacción en cuanto a la atención recibida y apoyo del equipo; y fueron señaladas necesidades de cambio en la estructura física del sector, para proporcionar una atención más humanizada. <![CDATA[<b>Portuguese school children breastfeeding experiences</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudo descritivo e transversal, utilizando um questionário, com 1.078 crianças entre 7 e 12 anos de idade, dos terceiros e quartos anos do primeiro ciclo do ensino básico, de escolas públicas, para estudar as vivências de amamentação. A maioria delas, 918 (85,2%), sabia que tinha sido amamentada e 895 (83,0%) usaram chupeta. Um pequeno número viu a mãe amamentar e presenciou o pai junto da mãe quando amamentava ou respondeu que na escola os enfermeiros passaram algum conteúdo sobre amamentação. Além disso, a maioria das meninas não brincava de amamentar suas bonecas e 771 (71,5%) crianças disseram que esses brinquedos tinham mamadeira, e outras, chupetas, sendo que nas brincadeiras fingiam alimentar as bonecas com a mamadeira. Elas dizem que gostariam de amamentar, mas que teriam vergonha de fazê-lo em público. Os livros e desenhos animados com que estas crianças têm contato não apresentam figuras de mulheres amamentando. Grande número das crianças considera o leite materno como o melhor alimento para o bebê, mas verificou-se a presença de falsos conceitos e que nem todos sabiam o que era amamentar.<hr/>Descriptive cross-sectional study on breastfeeding experiences, using a questionnaire with 1078 children aged between 7 and 12 years, in the 3rd and 4th years of primary education in public schools. Most children knew that they and their siblings had been breastfed and had used a pacifier. Few had seen their mother breastfeeding, seen their father close to their mother while breastfeeding their siblings, or reported that nurses in the school had talked to them about breastfeeding. Furthermore, when playing with their dolls, most girls did not pretend to breastfeed, and 771 (71.5%) reported their dolls had bottles, or pacifiers, and pretended to feed their dolls with a bottle. They say they would enjoy breastfeeding, but where embarrassed of doing that in public. The books and cartoons that these children usually read and watch do not show women breastfeeding. Many children consider breast milk to be the best food for the baby, but they have several misconceptions, and not all the children knew what breastfeeding was.<hr/>Estudio descriptivo transversal, utilizando cuestionario, con 1.078 niños de 7 a 12 años, de 3º y 4º grado de Enseñanza Primaria de escuelas públicas, estudiándose experiencias de amamantamiento. La mayoría, 918 (85,2%) recordaba su amamantamiento; 895 (83%) utilizaron chupete. Unos pocos vieron a su madre amamantar, percibiendo la presencia paterna; o refirió que los enfermeros en la escuela exhibieron contenidos acerca del amamantamiento. Asimismo, la mayoría de las niñas no jugaba a amamantar a sus muñecas, 771 niños (71,5%) refirieron que tales juguetes poseían mamaderas o chupetes, siendo que los juegos consistían en fingir alimentar muñecas con dichas mamaderas. Relatan que les gustaría amamantar, pero no en público, por vergüenza. Los libros y dibujos animados seguidos por estos niños no muestran figuras de mujeres amamantando. Muchos niños consideran a la leche materna como el mejor alimento para el bebé. Se verifican falsos conceptos, varios ni sabían qué es amamantar. <![CDATA[<b>Adolescents' attitudes and behaviors regarding the consumption of alcohol</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pesquisa descritiva qualitativa que teve como objetivo analisar as atitudes dos adolescentes diante da ingestão de bebidas alcoólicas. Foram realizadas entrevistas com 40 adolescentes vinculados a uma instituição de apoio no Pará. A análise de conteúdo temático levou à seguinte categoria: atitudes e comportamentos em relação à ingestão de bebidas alcoólicas. O consumo da bebida alcoólica está associado a diversão, mas também significa um modo de não pensar nos problemas. Os adolescentes utilizaram outros tipos de drogas em alguns momentos, porém o uso do álcool é unanimidade. Concluiu-se que, para o adolescente, o álcool favorece a socialização e o prazer e que isso pode levar ao uso abusivo e contato com drogas ilícitas, como a maconha, a cocaína e o tíner.<hr/>The objective of this descriptive qualitative study was to analyze the attitudes of adolescents before drinking alcohol. Interviews were conducted with 40 adolescents from a support institution in the state of Pará. Thematic content analysis resulted in the category: attitudes and behavior related to drinking alcohol. Alcohol consumption is associated with fun, but it is also a way to avoid thinking about problems. The adolescents used other types of drugs at times, but the use of alcohol was unanimous. In conclusion, alcohol promotes socialization and enjoyment for adolescents, and it may lead to abuse and the contact with illicit drugs, such as marijuana, cocaine and thinner.<hr/>Investigación descriptiva cualitativa que tuvo como objetivo analizar las actitudes de los adolescentes ante la ingesta de bebidas alcohólicas. Se realizaron entrevistas con 40 adolescentes vinculados con una institución de apoyo en Pará. El análisis de contenido temático determinó la siguiente categoría: Actitudes y comportamientos en relación a la ingestión de bebidas alcohólicas. El consumo de bebidas alcohólicas está asociado con la diversión, pero también expresa un modo de no pensar en los problemas. Los adolescentes utilizaron otros tipos de drogas en algún momento, sin embargo, el abuso de alcohol es unánime. Se concluyó en que para el adolescente, el alcohol favorece su socialización y placer, y que eso puede llevar a su abuso y al contacto con drogas ilegales, como marihuana, cocaína y solventes aspirables. <![CDATA[<b>An association between forms of coping and the socio-demographic variables of people on chronic hemodialysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este é um estudo seccional que objetiva verificar a associação entre os modos de enfrentamento das pessoas em hemodiálise crônica e as variáveis sociodemográficas. Foram utilizados um instrumento semiestruturado e o Inventário de Estratégias de Enfrentamento de Folkman e Lazarus. A amostra constituiu-se por 107 adultos, predominantemente do sexo masculino (62,4%), em hemodiálise ambulatorial há mais de seis meses. Os modos de enfrentamento mais referidos foram relacionados ao fator reavaliação positiva (enfrentamento focado na emoção); sendo que os escores médios mais elevados foram para as mulheres em todos os fatores e para as pessoas que expuseram ter companheiro, morar com familiares e ter apoio no tratamento; e foram comuns os maiores escores para os fatores confronto, autocontrole e suporte social. O conhecimento dos modos de enfrentamento prepara o enfermeiro para reforçar ou buscar, junto às pessoas em hemodiálise, a escolha de modos de enfrentamento positivos e propor ações que permitam o desenvolvimento dos mecanismos adaptativos do paciente.<hr/>This sectional study was performed with the objective to verify the association between the forms of coping used by people on chronic hemodialysis and their socio-demographic variables. A semi-structured instrument and the Folkman and Lazarus' Coping Strategies Inventory were used. The sample consisted of 107 adults, mostly male (62.4%), on ambulatory hemodialysis for over six months. The most commonly referred forms of coping were related to the positive reevaluation factor (coping centered on emotions); with the highest mean scores among women for all factors and for people who reported having a partner, living with their families and receiving support in their treatment, and the highest scores were common for the factors control, self-control, and social support. Knowing the forms of coping prepares nurses to reinforce or seek, with patients on hemodialysis, choosing positive forms of coping and propose actions that permit patients to develop adaptive mechanisms.<hr/>Estudio seccional que objetiva verificarla asociación entre modos de enfrentamiento de pacientes en hemodiálisis crónica y variables sociodemográficas. Fueron utilizados un instrumento semiestructurado e Inventario de Estrategias de Enfrentamiento de Folkman y Lararus. La muestra se constituyó de 107 adultos, en hemodiálisis ambulatoria con más de seis meses, predominantemente de sexo masculino (62,4%). Los modos de enfrentamiento más referidos referenciaron al factor reevaluación positiva (enfrentamiento focalizado en emociones), resultando que los puntajes medios más elevados fueron para mujeres en todos los factores, y para personas que manifestaron tener compañero, residir con familiares y tener apoyo en el tratamiento. Fueron comunes mayores puntajes para los factores Confrontación, Autocontrol y Soporte Social. El conocimiento de modos de enfrentamiento prepara al enfermero para reforzar o buscar, junto al paciente en hemodiálisis, la elección de modos de enfrentamiento positivos y a proponer acciones que permitan el desarrollo de los mecanismos adaptativos de la persona. <![CDATA[<b>Evaluation of the educational practices in promoting self-management in type 2 diabetes mellitus</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo visa avaliar as ações educativas na promoção do autogerenciamento dos cuidados em diabetes mellitus. Vinte e sete indivíduos com diabetes tipo 2, atendidos no programa educativo do hospital-escola de Belo Horizonte, Minas Gerais, foram acompanhados durante quatro meses no ano de 2008. As ações educativas nos grupos consistiam de três encontros mensais, nos quais eram desenvolvidas dinâmicas lúdicas e interativas, e o atendimento individual realizado por meio da educação dialógica. A avaliação foi feita mediante questionário específico: autogerenciamento dos cuidados e exames clínicos no tempo inicial e após quatro meses da intervenção. Os indivíduos tinham idade média de 60,9 ±8,4 anos; o tempo médio da doença de 8,7±6,7 anos, tinham Ensino Fundamental incompleto e renda familiar de um a três salários mínimos 55, 6% (27). Os resultados foram satisfatórios no teste de autogerenciamento dos cuidados. Observou-se redução nos níveis de HbA1c e que as ações educativas favoreceram o autocuidado e o autocontrole da doença.<hr/>The objective of this is study to evaluate the educational practices in promoting the self-management of diabetes mellitus. Subjects were twenty-six individuals with type 2 diabetes, who participated in the educational program at a teaching hospital in Belo Horizonte, Minas Gerais. The subjects were followed for four months in 2008. The educational group practices consisted of three monthly meetings, in which recreational and interactive dynamics were performed, and individual sessions were held using dialogic education. The evaluation was performed using a specific questionnaire: self-care and clinical exams in the beginning and four months after the intervention. The mean age of the subjects was 60.9 ±8.4 years; the mean time of disease was 8.7±6.7 years; most (55.6% or 27 individuals) had incomplete primary education and a family income between 1 and 3 minimum salaries. Satisfactory results were found in the self-care test. It was also observed that HbA1c levels dropped down and the educational practices improved self-care and self-management of the disease.<hr/>Estudio que apunta a evaluar acciones educativas promotoras de autogerenciamiento de cuidados en diabetes mellitus. Veintisiete individuos con diabetes tipo 2, atendidos en programa educativo del hospital/escuela de Belo Horizonte-MG, fueron seguidos durante cuatro meses en el año 2008. Las acciones educativas en los grupos consistieron en tres encuentros mensuales, en los que se desarrollaban dinámicas lúdicas interactivas y la atención individual se realizaba mediante educación dialógica. Se evaluó mediante cuestionario específico: autogerenciamiento de cuidados y exámenes clínicos en momento inicial y después de cuatro meses de la intervención. La media etaria de los individuos era 60,9±8,4 años, tiempo medio de la enfermedad 8,7±6,7 años, con educación primaria incompleta y renta familiar de 1 a 3 salarios mínimos (55,6%=27 individuos). Los resultados fueron satisfactorios en el test de autogerenciamiento de cuidados. Se observó reducción en niveles de HbA1c y las acciones educativas favorecieron el autocuidado y autocontrol de la enfermedad. <![CDATA[<b>The neurological state and cognition of patients after a stoke</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se investigar por meio de uma equipe multidisciplinar o estado neurológico e o desempenho cognitivo de pacientes pós-AVC mediante um estudo transversal com 45 pacientes em processo de reabilitação após um AVC agudo. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados uma ficha de avaliação, o Mini Mental-MEEM e o National International Health Stroke Scale-NIHSS. Amostra mostrou-se predominantemente feminina (55,6%), AVC Isquêmico (86,7%), hemisfério cerebral direito (60%) e Escolarizados (68,8%). A média do MEEM para escolarizados e analfabetos foi de 19,3 ± 5,0 e 15,92 ± 3,7, respectivamente. A média geral do estado neurológico encontrado foi 13,0±4,8. Houve diferença significativa entre as médias cognitivas dos pacientes quanto à escolaridade (p valor=0,017) e relação significativa entre o estado neurológico e o desempenho cognitivo (r=-0,44 p valor=0,002). O estado neurológico e o nível cognitivo de pacientes pós-AVC agudo parecem estar diretamente relacionados, o que evidencia a necessidade de maior atenção à questão cognitiva envolvida no início do processo de reabilitação.<hr/>The objective of this study was to have a multidisciplinary team investigate the neurological state and cognitive performance of patients after a stroke, through a cross-sectional study with 45 patients in rehabilitation after having an acute stroke. The data collection instruments used were an assessment sheet, the Mini Mental-MEEM, and the National International Health Stroke Scale-NIHSS. The sample consisted mostly of women (55.6%), Ischemic Stroke (86.7%), right hemisphere of the brain (60%) and Educated (68.8%). The mean MEEM for educated and illiterate patients was 19.3 ± 5.0 and 15.92 ± 3.7, respectively. The overall mean of the neurological state was 13.0±4.8. A significant difference was found between the cognitive means of patients in terms of education (p value=0.017), and there was a significant relationship between the neurological state and cognitive performance (r=-0.44 p value=0.002). It appears to be a direct relationship between the neurological state and cognition performance of patients after an acute stroke, which evinces the need for greater attention to the cognitive issue involved early in rehabilitation.<hr/>Se objetivó investigar mediante equipo multidisciplinario el estado neurológico y el desempeño cognitivo de pacientes post-ACV. Estudio transversal con 45 pacientes post-ACV agudo en proceso de rehabilitación. Se utilizaron para recolección de datos una ficha de evaluación; el Mini Mental-MEEM y el National International Health Stroke Scale-NIHSS. Muestra predominantemente femenina (55,6%), ACV Isquémico (86,7%), Hemisferio cerebral derecho (60%) y Escolarizados (68,8%). La media de MEEM para escolarizados y analfabetos fue 19,3±5,0 y 15,92±3,7 respectivamente. La media general del estado neurológico encontrado fue 13,0±4,8. Existió diferencia significativa entre las medias cognitivas de pacientes respecto de escolaridad (pvalor=0,017), y relación significativa entre el estado neurológico y el desempeño cognitivo (r=0,44 pvalor=0,002). El estado neurológico y el nivel cognitivo de pacientes post-ACV agudo parecen estar directamente relacionados, lo que evidencia la necesidad de mayor atención a la cuestión cognitiva involucrada en el inicio del proceso de rehabilitación. <![CDATA[<b>The excessive use of urinary catheters in patients hospitalized in university hospital wards</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo de corte incluiu 254 pacientes adultos que usaram cateter vesical (CV) durante a hospitalização em enfermarias de um hospital universitário. Foram avaliados: utilização do cateter, indicação, tempo de permanência, densidade de infecção urinária, mortalidade e permanência hospitalar. Durante o período de estudo, 14% dos pacientes internados usaram CV, totalizando 1.735 CV-dia. Em 23% dos casos, o procedimento não foi prescrito, nem sua indicação foi documentada. O tempo médio de uso do CV foi de 6,8 dias. Entre os pacientes clínicos, a indicação do CV foi inadequada em 29%; o tempo de permanência foi considerado inadequado em 49% dos pacientes clínicos e em 66,9% dos pacientes cirúrgicos. Pacientes com uso inadequado do CV tiveram mais infecção do trato urinário (RR 1,86 IC95% 1,4 a 3,04) e maior tempo de permanência hospitalar (11,9 e 8,9 dias, p=0,002). O estudo permitiu identificar no processo assistencial falhas potencialmente modificáveis e importantes para a prevenção da infecção do trato urinário por cateter vesical.<hr/>This cohort study included 254 adult patients who used a urinary catheter (UC) during their hospitalization in a university hospital ward. The following were evaluated: catheter use, indication, time of permanence, urinary infection density, mortality, and hospital stay. Throughout the studied period, 14% of the hospitalized patients received UC, totaling 1735 UC-day. In 23% of cases, the procedure had not been prescribed, and neither was its indication documented. The average time of UC use was 6.8 days. Among clinical patients, the indication for UC was inadequate in 29%; time of permanence was considered inadequate in 49% of clinical patients and in 66.9% of surgical patients. Patients with inadequate UC use had more urinary tract infections (RR 1.86 IC95% 1.4 to 3.04) and longer hospital stay (11.9 and 8.9 days, p=0.002). This study permitted to identify flaws in the care process that are potentially changeable and important to avoid urinary tract infection by urinary catheter use.<hr/>Estudio de coorte incluyendo 254 pacientes adultos que recibieron catéter vesical (CV) durante hospitalización en enfermerías de hospital universitario. Se evaluó: utilización del catéter, indicación, tiempo de permanencia, densidad de infección urinaria, mortalidad y permanencia hospitalaria. Durante el período de estudio, 14% de los internados usaron CV, totalizando 1753 CV-día. En 23% de los casos no fue prescripto, ni documentada su indicación. El tiempo medio de uso del CV fue 6,8 días. Entre pacientes clínicos, la indicación del CV fue inadecuada en 29%; el tiempo de permanencia se consideró inadecuado en 49% de pacientes clínicos y en 66,9% de pacientes quirúrgicos. Los pacientes con uso inadecuado del CV sufrieron más infecciones del tracto urinario (RR 1,86 IC95% 1,4 a 3,044) y mayor permanencia hospitalaria (11,9 y 8,9 días, p=0,002). El estudio identificó fallas del proceso asistencial, potencialmente modificables, importantes para prevención de infección del tracto urinario por catéter vesical. <![CDATA[<b>Patients' symptoms before a first hospitalization due to Acute Coronary Syndrome</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou caracterizar os pacientes quanto ao relato da presença de sintomas de dor torácica, dispneia e limitação das atividades diárias uma semana antes da primeira hospitalização por Síndrome Coronariana Aguda, segundo a forma de apresentação clínica, e compará-las. Estudo transversal, descritivo e correlacional. Utilizou-se um instrumento de avaliação clínica que investigou a presença e a gravidade dos sintomas de dispneia, precordialgia e restrição física decorrentes da isquemia do miocárdio. Com relação à limitação para realização de atividades físicas, pacientes com diagnóstico de angina instável mostraram maior comprometimento na semana que antecedeu a internação, assim como relataram a presença de dispneia e precordialgia com maior frequência do que os pacientes infartados em situações que vão desde realizarem grandes esforços como, por exemplo, caminhar na subida ou muito rápido no plano, até situações de repouso ou de pequenos esforços.<hr/>The objective of this study was to characterize and compare patients regarding their report of experiencing chest pain, dyspnea and limitation of the daily life activities one week before their first hospitalization due to Acute Coronary Syndrome, according to the clinical presentation form, and compare them. This is a cross-sectional, descriptive and correlational study. A clinical evaluation instrument was used to investigate the presence and severity of dyspnea, chest pain and physical restriction due to myocardial ischemia. Regarding the limitation to carry out physical activities, patients diagnosed with unstable angina showed lower capacity the week before hospitalization, and reported experiencing dyspnea and chest pain more frequently than patients who had an infarction in situations ranging from making strong efforts, such as walking uphill or on a flat surface but very quickly, to resting and in situations of little effort.<hr/>Estudio que objetivó caracterizar a pacientes en cuanto al relato de presencia de síntomas de dolor torácico, disnea y limitación de actividades diarias una semana antes de la primera hospitalización por Síndrome Coronario Agudo, según la forma de presentación clínica, y compararlas. Estudio transversal, descriptivo y correlacional. Se utilizó un instrumento de evaluación clínica que investigó la presencia y gravedad de síntomas de disnea, precordialgia y restricción física derivadas de isquemia de miocardio. En relación a limitaciones para realización de actividades físicas, pacientes con diagnóstico de angina inestable mostraron mayor compromiso en la semana que antecedió a la internación, así como relataron la presencia de disnea y precordialgia con mayor frecuencia que en los pacientes infartados en situaciones tales como realizar grandes esfuerzos como, por ejemplo, caminar en pendiente ascendiente o muy rápido en el llano, hasta situaciones de reposo o pequeños esfuerzos. <![CDATA[<b>Factors associated to sleep pattern in heart failure patients</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo teve como objetivo descrever o padrão de sono em pacientes com insuficiência cardíaca (IC) e analisar associações do sono com as seguintes variáveis: sexo, idade, fadiga, fadiga ao esforço, atividade física, classe funcional, terapia medicamentosa, dispneia e índice de massa corporal. A amostra não probabilística foi de 400 pacientes (idade média 57,8 anos; 64,8% eram homens; escolaridade média de 6,1 anos; 82,5% em classe funcional II ou III). A prevalência de maus dormidores foi de 68,5% e 46,5% classificou o sono como ruim ou muito ruim. Escores que sugerem categoria de mau dormidor foram associados a: sexo feminino, não empregados, fadiga, fadiga ao esforço, dispneia e classes funcionais mais elevadas da IC. A proporção de maus dormidores entre os pacientes com IC está entre as mais altas nas doenças crônicas. Dispneia e fadiga, sintomas comuns a essa enfermidade, aumentam significativamente a chance de ser mau dormidor.<hr/>The objective of this study was to describe sleep patterns in patients with heart failure (HF) and analyze associations between sleep and the following variables: gender, age, fatigue, fatigue on exertion, physical activity, functional class, drug therapy, dyspnea, and body mass index. The nonprobability sample consisted of 400 patients (mean age 57.8 years; 64.8% were men, average schooling of 6.1 years; 82.5% Functional Class II or III). The prevalence of poor sleepers was 68.5%, and 46.5% rated sleep as poor or very poor. Scores suggest that the bad sleeper category was associated with: female, unemployed, fatigue, fatigue on exertion, dyspnea and higher functional classes of HF. The proportion of poor sleepers among patients with HF is among the highest in chronic diseases. Dyspnea and fatigue, common symptoms of this disease, significantly increase the chance of being a bad sleeper.<hr/>Estudio que objetivó describir el patrón de sueño en pacientes con insuficiencia cardíaca y analizar asociaciones del sueño con las siguientes variables: sexo, edad, fatiga, fatiga ante esfuerzo, actividad física, clase funcional, terapia medicamentosa, disnea e índice de masa corporal. La muestra no probabilística fue de 400 pacientes (edad media 57,8 años; 64,8% hombres, escolaridad media de 6,1 años; 82,5% en clase funcional II o III). La prevalencia de afectados por transtornos del sueño fue de 68,5%, y 46,5% clasificó su sueño como malo o muy malo. Puntajes que sugieren categoría de transtornos del sueño se asociaron con: sexo femenino, desempleados, fatiga, fatiga ante esfuerzo, disnea y clases funcionales más elevadas del IC. La proporción de afectados por transtornos del sueño entre pacientes con IC está entre las más altas en enfermedades crónicas. Disnea y fatiga, síntomas comunes en esa enfermedad, aumentan significativamente la chance de sufrir alteraciones del sueño. <![CDATA[<b>The use of aromatherapy to improve self-esteem</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os objetivos deste estudo foram verificar se a inalação dos óleos essenciais de rosa e de ylang-ylang alteram a percepção da autoestima e comparar a eficácia dos mesmos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital da Universidade de São Paulo. Participaram 43 funcionários dos setores de Higienização e da Central de Materiais e Esterilização durante os meses de maio a julho de 2009. Os sujeitos foram randomizados em três grupos: dois que receberem os óleos essenciais e outro que recebeu placebo (essência de rosa). A avaliação da autoestima foi feita através de uma escala já validada no Brasil, sendo aplicada antes do uso dos aromas, depois de 30 dias de uso e ao completar 60 dias. Dentre os resultados, verificou-se que a amostra era constituída por 88,6% de indivíduos com média e alta autoestima e que os óleos essenciais em questão não alteraram de forma significativa a percepção da autoestima.<hr/>The objectives of this study were to verify if inhaling rose and ylang-ylang essential oils has any effect on one's perception of self-esteem, and compare their efficiency. The study was approved by the University of São Paulo Hospital Research Ethics Committee. Participants were 43 workers from the Sanitation Department and from the Materials and Sterilization Center, and the study took place from May to July 2009. Subjects were randomly assigned to one of three groups: two that received the essential oils and a third that received placebo (rose essence). The self-esteem evaluation was performed using a scale validated in Brazil, which was applied before using the aromas, as well as 30 and 60 days after the use. Results showed that the sample consisted of 88.6% individuals with medium and high self-esteem, and that the essential oils did not make any significant changes to their perception of self-esteem.<hr/>Estudio que objetivó verificar si la inhalación de aceites esenciales de Rosa y de Ylang-ylang altera la percepción de la autoestima, y comparar la eficacia de ambos. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación del Hospital Universitario de la Universidad de São Paulo. Participaron 43 empleados de los sectores de Higienización y Central de Materiales y Esterilización, de mayo a julio de 2009. Los sujetos fueron randomizados en tres grupos: dos recibieron los aceites esenciales y el otro placebo (esencia de Rosa). La evaluación de autoestima se realizó mediante escala ya validada en Brasil, aplicándosela inicialmente, luego de 30 días de uso y al completarse 60 días. Según los resultados, se verificó que la muestra estaba constituida por 88,6% de individuos con media y alta autoestima y que los aceites esenciales en cuestión no alteraron significativamente la percepción de la autoestima. <![CDATA[<b>Financial challenges to access tuberculosis treatment in Ribeirão Preto - São Paulo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500013&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente pesquisa objetivou analisar as barreiras econômicas na acessibilidade dos doentes aos Centros de Referência e Atenção à Tuberculose (TB) no município de Ribeirão Preto. Realizou-se inquérito de opinião a partir da adaptação do instrumento Primary Care Assessment (PCAT) com 100 doentes em tratamento e 16 profissionais de saúde dos Centros de Referência à TB em Ribeirão Preto. Aplicaram-se os testes Anova, Kruskall Wallis e Qui-quadrado. Predominaram doentes do sexo masculino e profissionais de saúde do sexo feminino. Identificaram-se diferenças entre os centros C e A, sendo que em C (p=0, 028) é oferecido o vale-transporte e em A (p=0,010) o paciente arca com os custos de deslocamento. O indicador consulta médica em 24 horas apresentou-se com nível satisfatório. Houve divergências entre os relatos dos doentes e dos profissionais de saúde em relação ao oferecimento de vale-transporte. O doente encontra barreiras para o tratamento, como gastos com transportes ou atrasos no emprego, acarretando prejuízos na renda familiar.<hr/>The objective of this study was to analyze the financial challenges that patients have to deal with to access the Tuberculosis (TB) Care Reference Centers in Ribeirão Preto. Adjustments were made to the Primary Care Assessment (PCAT) and an opinion poll was made with one-hundred patients following treatment and 16 health care professionals working at TB Reference Centers in Ribeirão Preto. Anova, Kruskall Wallis and chi-square tests were used. Most patients were males and most health care professionals were female. Differences were found between Centers C and A, in that Center C (p=0.028) offers a bus pass, and in A (p=0.010) patients paid for their own transportation. The indicator medical appointment in 24 hours showed a satisfactory level. There were disagreements between the reports from patients and health professionals as to the center offering the bus pass. Patients face challenges in their treatment, such as costs with transportation or being late for work, which result in losses in the family income.<hr/>La investigación objetivó analizar las barreras económicas en la accesibilidad de enfermos a Centros de Referencia y Atención de Tuberculosis (TB) en municipio de Ribeirão Preto. Se realizó averiguación de opinión a partir de adaptación de instrumento Primary Care Assessment (PCAT), con 100 enfermos en tratamiento y 16 profesionales de los Centros de Referencia de TB en Ribeirão Preto. Se aplicaron los tests Anova, Kruskall Wallis y Qui-cuadrado. Predominaron enfermos masculinos y profesionales femeninos. Se identificaron diferencias entre los centros C y A, en C (p=0,028) se ofrece vale transporte, en A (p=0,010) los pacientes afrontan cargo de traslado. El indicador consulta médica en 24 horas presentó nivel satisfactorio. Existieron divergencias entre relatos de enfermos y profesionales en relación al ofrecimiento de vale transporte. El enfermo encuentra obstáculos en su tratamiento, como gastos de movilidad o atrasos en su empleo, acarreando perjuicios a la renta familiar. <![CDATA[<b>Nursing practice in view of adverse events following vaccination</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivos identificar eventos adversos pós-vacinação, foco da prática da enfermagem, em base de dados do Sistema de Informação de Eventos Adversos Pós-Vacinação e discutir a atuação do enfermeiro na sua vigilância. Utilizaram-se dados secundários referentes às vacinas aplicadas na rede pública de saúde brasileira, no período de 1999 a 2008, totalizando 65.442 registros, sendo 59.899 confirmados e 1.403 associados com outra vacina. Os 16 eventos de atuação da enfermagem perfizeram 21.727 registros. Embora representem 35,4% dos registros, os dados não refletem a realidade, pois sua fidedignidade depende da rede de conhecimento que engloba diagnóstico, notificação e inclusão no sistema. Discutiram-se as intervenções para os eventos de maior prevalência: febre e eventos locais. A maioria das intervenções estabelecidas no manual de eventos adversos estava de acordo com a literatura, porém verificaram-se diferenças de conteúdo entre as condutas para um mesmo evento decorrente de vacinas diferentes.<hr/>The objectives of this article are to identify the adverse events following vaccination, the focus if nursing practice, using the Post-Vaccination Adverse Events Information System database, and discuss on the nurses' practice on the surveillance for those events. Secondary data were those regarding the vaccines applied in the Brazilian public health system, in the period from 1999 to 2008, totaling 65,442 registers, 59,899 of which were confirmed and 1,403 were associated with another vaccine. The 16 nursing practice events totaled 21,727 registers. Although they account for 35.4% of the registers, the data do not reflect the reality, because their reliability depends on the knowledge network that comprises diagnosis, notification and inclusion in the system. Discussions were made on interventions for the most prevalent events: fever and local events. Most interventions established in the adverse events manual was in agreement with the literature, though there were differences in the content between conducts for the same event due to different vaccines.<hr/>Este artículo objetiva identificar eventos adversos post-vacunación, foco de la práctica de enfermería, en base de datos del Sistema de Información de Eventos Adversos Post-Vacunación y discutir la actuación del enfermero en su vigilancia. Se utilizaron datos secundarios referentes a vacunas aplicadas en red pública de salud brasileña de 1998 a 2008, totalizando 65.442 registros, estando 59.899 confirmados y 1.403 asociados con otra vacuna. Los 16 eventos de actuación de enfermería completaron 21.727 registros. A pesar de representar el 35,4% de registros, los datos no reflejan la realidad, su veracidad depende de la red de conocimiento que engloba diagnóstico, notificación e inclusión en sistema. Se discutieron intervenciones para eventos de mayor prevalencia: fiebre y eventos locales. La mayoría de las intervenciones establecidas en el manual de efectos adversos concordaba con la literatura, sin embargo se verificaron diferencias de contenido entre las conductas para un mismo evento derivado de vacunas diferentes. <![CDATA[<b>The concept and practice of comprehensiveness in Primary Health Care</b>: <b>nurses' perception</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo é debater o discurso das enfermeiras sobre o conceito da integralidade em saúde e como operacionalizar na prática a integralidade na Atenção Básica. Considerando a integralidade como um dos pilares do SUS e tomando a força de trabalho em enfermagem como um contingente considerável de pessoas para operar na construção do SUS, considerou-se importante identificar as bases conceituais e práticas que direcionam o trabalho das enfermeiras para a construção da integralidade na saúde. Neste estudo qualitativo exploratório, foram entrevistadas 10 enfermeiras que atuam na atenção básica em três municípios do interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo a técnica do discurso do sujeito coletivo. Os resultados mostraram que as concepções que as enfermeiras possuem sobre integralidade estão diretamente relacionadas à prestação de assistência e que estas profissionais colocam a integralidade em prática ao executar seu processo de trabalho cotidiano.<hr/>The objective of this study is to debate on the nurses' discourse on the concept of health comprehensiveness and how to implement it in primary health care practice. Considering that comprehensiveness is one of the pillars of the Brazilian public health system (SUS) and taking nursing work force as a considerable commission of people to work for the construction of the SUS, the authors considered important to identify the conceptual bases and practices that guide nurses' work towards in the construction of health comprehensiveness. In this qualitative, exploratory study interviews were performed with 10 nurses working in primary health care centers in three cities in the interior state of São Paulo. Data collection was performed through semi-structured interviews and analyzed according to the collective subject discourse technique. Results showed that the nurses' conceptions on comprehensiveness are directly relates with providing care, and that these professionals put comprehensiveness into practice through their everyday work.<hr/>Se objetivó discutir el discurso de enfermeras sobre el concepto de integralidad en salud y cómo operacionalizar en la práctica la integralidad en Atención Básica. Constituyéndose la integralidad como uno de los pilares del SUS y tomando la fuerza laboral de enfermería como un contingente razonable de personas para operar en la construcción del SUS, se consideró importante identificar las bases conceptuales y prácticas que orientan el trabajo de enfermeras para la constitución de la integralidad en salud. Estudio cualitativo, exploratorio. Fueron entrevistadas 10 enfermeras actuantes en Atención Básica en tres municipios del estado de São Paulo. Se recolectaron datos a través de entrevistas semiestructuradas, analizadas según técnica del Discurso del Sujeto Colectivo. Los resultados mostraron que las concepciones de las enfermeras acerca de la integralidad están directamente relacionadas a la prestación de atención y que estas profesionales colocan a la integralidad en práctica al ejecutar su laboral cotidiano. <![CDATA[<b>Racism and health</b>: <b>social representation of women and professionals about the color/race issue</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Trata-se de um estudo com abordagem multimetodológica apoiado na Teoria das Representações Sociais, com o objetivo de apreender as representações que o quesito cor tem para usuárias e profissionais de serviços públicos de saúde. Foi realizado em Unidades Básicas de Saúde do município de Salvador com 103 sujeitos. Os dados foram coletados por meio do Teste de Associação Livre de Palavras e da entrevista semiestruturada. Utilizou-se Análise Fatorial de Correspondência e análise temática. Os resultados mostram oposição de respostas entre pessoas que se autoclassificaram como brancas e pretas e oposição entre as pessoas mais jovens e mais velhas do estudo. As representações sobre o quesito cor retratam a complexidade da classificação racial e a necessidade de efetivação de trabalhos sobre políticas de saúde e de raças brasileiras.<hr/>This is a multimethodology study founded on the Social Representations Theory, with the objective of aprehending the representations that the color issue has for the users and professionals of public health care services. The study was performed at Public Basic Health Units in Salvador, with 103 subjects. Data collection was performed using the Free Word-Association Test and semi-structured interviews. Factorial Correspondence Analysis and thematic analysis was used. Results showed an opposition of answers among people who classified themselves as white and black, and an opposition between the younger and older people. Representations about the color issue portray the complexity involved in racial classification and the need to implement studies on health policies and Brazilian races.<hr/>Se trata de un estudio con abordaje multimétodos, apoyado en la Teoría de las Representaciones Sociales, objetivando entender las representaciones que ostenta la cuestión color para pacientes y profesionales de servicios públicos de salud. Se realizó en Unidades Básicas de Salud del municipio de Salvador, con 103 sujetos. Datos recolectados mediante Test de Asociación Libre de Palabras y de entrevista semiestructurada. Se utilizó Análisis Factorial de Correspondencia y análisis temático. Los resultados muestran oposición de respuestas entre personas autoclasificadas como blancas y negras y oposición entre las personas mayores y menores del estudio. Las representaciones sobre la cuestión color retratan la complejidad de la clasificación racial y la necesidad de efectivización de trabajos sobre políticas sanitarias y raciales brasileñas. <![CDATA[<b>Evaluation of users' satisfaction regarding mental health care in the Family Health Strategy</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa objetiva avaliar a satisfação de usuários portadores de sofrimento psíquico acompanhados pela Estratégia Saúde da Família, com vistas à integralidade. Foi um estudo de caso desenvolvido a partir de uma pesquisa de avaliação com abordagem qualitativa em uma unidade de saúde da família no município de Chapecó, SC. Os sujeitos do estudo foram 13 usuários com algum tipo de transtorno mental. Para avaliação da satisfação, foram utilizados sete domínios: autonomia, confidencialidade, comunicação, tratamento respeitoso, pronto-atendimento, condições das instalações básicas e acesso à redes de apoio social. Ao final do estudo, identificou-se que os usuários percebem os pontos fortes e os fracos da organização do serviço e do cuidado prestado: o vínculo, a relação entre a equipe e a comunidade, o cuidado com a família, as visitas domiciliares e o olhar integral do profissional de saúde no exame físico foram relatados como motivos de satisfação dos usuários.<hr/>The objective of this study is to evaluate the satisfaction of patients with mental suffering regarding the comprehensiveness of the treatment they received from the Family Health Strategy. This case study was developed based on an evaluation study with a qualitative approach at a family health care unit in Chapecó, Santa Catarina. Subjects were 13 users with some kind of mental disorder. The following seven domains were used to evaluate satisfaction: autonomy, confidentiality, communication, respectful treatment, immediate treatment, basic facility conditions, and accessibility to social support networks. It was found that users perceived the strengths and weaknesses of service organization and of the care that was provided: the attachment, the relationship between the team and the community, care with the family, home visits, and the health professionals comprehensive view in the physical exam were reported to be reasons for the users' satisfaction.<hr/>Investigación que objetiva evaluar la satisfacción de usuarios portadores de sufrimiento psíquico seguidos por la Estrategia Salud de la Familia, apuntando a la integralidad. Estudio de caso desarrollado a partir de investigación de evaluación cualitativa, en unidad de salud de la familia del municipio de Chapecó-SC. Los sujetos del estudio fueron 13 usuarios con algún tipo de transtorno mental. Se utilizaron siete dominios para evaluar la satisfacción: autonomía, confidencialidad, comunicación, tratamiento respetuoso, rápida atención, condiciones de instalaciones básicas y acceso a redes de apoyo social. Al final del estudio se identificó que los usuarios perciben los puntos fuertes y débiles en la organización del servicio y del cuidado brindado. El vínculo; la relación entre equipo y comunidad; el cuidado a la familia; las visitas domiciliarias; la visión integral del profesional de salud en el examen físico, fueron resaltados como motivos de satisfacción de los usuarios. <![CDATA[<b>The Psychosocial Care Center in the everyday lives of its users</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500018&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo teve por objetivo compreender o cotidiano de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como referencial teórico-metodológico a sociologia fenomenológica de Alfred Schutz. O campo do estudo foi um CAPS localizado em Porto Alegre e os sujeitos entrevistados constituíram-se em 13 usuários. A coleta de dados ocorreu entre abril e junho de 2008, por meio de entrevista com uma questão norteadora. Na análise compreensiva dos depoimentos, emergiram cinco categorias concretas e este artigo relata sobre a categoria denominada: Os usuários consideram o CAPS como uma dimensão do seu cotidiano. Com essa pesquisa pôde-se compreender as concepções que os usuários têm acerca do seu cotidiano, demonstrando que estão (re)adquirindo o convívio social em diversos espaços da sociedade. Considera-se que os CAPS estão promovendo, além do atendimento, a reabilitação psicossocial dos seus usuários.<hr/>The objective of this study was to understand the everyday lives of users of a Psychosocial Care Center (CAPS, Centro de Atenção Psicossocial). This is a qualitative study, with Alfred Schutz's phenomenological sociology as the theoretical framework. The studied field was a CAPS located in Porto Alegre, and the interviewed subjects were 13 users. Data collection was performed between April and June 2008, through interviews performed using a guiding question. The comprehensive analysis of the subjects' testimonials resulted in five concrete categories, and this article reports on the category named: Users consider the CAPS to be a dimension of their everyday life. Through this research it was possible to understand the conceptions that users have about their everyday life, showing that they are re(acquiring) social living in the various social environments. In conclusion, besides providing care, the CAPS are promoting the psychosocial rehabilitation of their users.<hr/>El estudio objetivó comprender el cotidiano de pacientes de un Centro de Atención Psicosocial (CAPS). Estudio cualitativo que utilizó como referencial teórico-metodológico la sociología fenomenológica de Alfred Schutz. El campo de estudio fue un CAPS en Porto Alegre, y los sujetos entrevistados consistieron en 13 usuarios. La recolección de datos se realizó entre abril y junio de 2008, mediante entrevista con pregunta orientadora. En el análisis comprensivo de los testimonios, emergieron cinco categorías concretas. Este artículo se explaya en la categoría denominada: Los usuarios consideran al CAPS como una dimensión de su cotidiano. Con esta investigación pueden comprenderse las concepciones que los pacientes tienen acerca de su cotidianeidad, demostrando que están (re)adquiriendo la convivencia social en diversos espacios de la sociedad. Se considera que los CAPS están promoviendo, además de atención, la rehabilitación psicosocial de sus pacientes. <![CDATA[<b>Characterization of patients in psychiatric hospitalization units according to the degree of dependence on nursing care</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve por objetivo caracterizar o grau de dependência em relação ao cuidado de enfermagem dos pacientes internados na unidade de psiquiatria de um hospital de ensino, utilizando um instrumento para classificação do nível de dependência em enfermagem psiquiátrica. Foram classificados 11,07 pacientes/dia na enfermaria de psiquiatria (EPQU) e 7,76 pacientes/dia na enfermaria de psiquiatria de internação breve (EPIB), sendo a taxa média de ocupação dos leitos nestas unidades de 79,1% e 86,3%, respectivamente. Houve predominância de pacientes do sexo feminino (55,8%) e da faixa etária entre 20 a 30 anos (34,8%). O grau discreto de cuidado de enfermagem prevaleceu tanto na EPQU (62,7%) como na EPIB (61,8%). A investigação possibilitou conhecer as demandas de cuidados de enfermagem dessa clientela e forneceu elementos que apontaram para a necessidade de novos estudos referentes à composição do quadro de pessoal de enfermagem para esta unidade.<hr/>The objective of this study was to characterize the degree of dependence in relation to nursing care of patients hospitalized in a Psychiatric Unit of a teaching hospital, using the Instrument to Classify the Level of Dependence in Psychiatric Nursing. In total, 11.07 patients/day were classified in the Psychiatric Ward (EPQU) and 7.76 patients/day in the brief intervention Psychiatric Ward (EPIB). The average rate of bed occupancy in these units was 79.1% and 86.3%, respectively. Most patients were female (55.8%) and aged between 20 and 30 years (34.8%). The modest degree of nursing care prevailed both at EPQU (62.7%) and at EPIB (61.8%). The research permitted knowing this clientele's demands of nursing care and provided elements that showed the need of new studies regarding the composition of the nursing staff at this unit.<hr/>Estudio que objetivó caracterizar el grado de dependencia en relación al cuidado de enfermería de pacientes internados en Unidad Psiquiátrica de Hospital de Enseñanza, utilizando Instrumento para Clasificación de Nivel de Dependencia en Enfermería Psiquiátrica. Fueron clasificados 11,07 pacientes/día en Enfermería Psiquiátrica (EPQU) y 7,76 pacientes/día en Enfermería Psiquiátrica de Internación Breve (EPIB). La media de ocupación de camas en las unidades fue de 79,1% y 86,3% respectivamente. Hubo predominio de pacientes de sexo femenino (55,8%) y de faja etaria entre 20 y 30 años (34,8%). Prevaleció el grado discreto de cuidados de enfermería tanto en EPQU (62,7%) como en EPIB (61,8%). La investigación posibilitó conocer demandas de cuidados de enfermería de estos pacientes y proveyó elementos que determinaron la necesidad de nuevos estudios referentes a la composición del cuadro de personal de enfermería para esta unidad. <![CDATA[<b>The challenges of comprehensive care in a Psychosocial Care Center and the development of therapeutic projects</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem por objeto a produção dos projetos terapêuticos realizados pela equipe de um Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III. Considera o processo de criação e expansão do Sistema Único de Saúde - SUS e da Reforma Psiquiátrica do país. Nesse contexto, os trabalhadores têm o desafio de produzir um cuidado a partir de um projeto terapêutico individual que considere as necessidades das pessoas e seu contexto de vida real. O objetivo do estudo foi analisar e descrever as potencialidades e dificuldades da equipe na construção dos projetos terapêuticos tendo como base o método cartográfico e a técnica do grupo focal, do qual participaram trabalhadores de um CAPS III do município de Diadema - SP. Na análise realizada a partir dos dados provenientes das discussões nos grupos focais, identificamos, sobretudo, a cisão entre a equipe noturna e a diurna e a falta de espaços sistemáticos de conversa para elaboração e discussão dos projetos terapêuticos.<hr/>The object of this study is the development of therapeutic projects by the team working in a Psychosocial Care Center (CAPS III). It takes into consideration the creation and expansion process of the Brazilian public health system (SUS) and Psychiatric Reform. In this context, workers are challenged to develop care through an individual therapeutic project that considers the true needs and life context of the people involved. The objective of the study was to analyze and describe the strengths and weaknesses of a to develop the therapeutic projects based on the cartographic model and on the focal group technique. Participants were workers from a CAPS III center from Diadema, São Paulo. By analyzing the data collected through focal groups, the authors found, above all, a rupture between the night and day teams, and a lack of systematic space for conversation to develop and discuss on the therapeutic projects.<hr/>Estudio que objetiva la generación de proyectos terapéuticos realizados por el equipo de un Centro de Atención Psicosocial-CAPS III. Considera el proceso de creación y expansión del Sistema de Salud-SUS y de la Reforma Psiquiátrica del país. En tal contexto, los trabajadores enfrentan el desafío de brindar una atención a partir de un proyecto terapéutico individual, considerando las necesidades personales y su contexto de la vida real. El objetivo fue analizar y describir las potencialidades y dificultades del equipo en la construcción de proyectos terapéuticos. Usó como base el método cartográfico y la técnica de grupo focal. Participaron trabajadores de un CAPS III del municipio de Diadema-SP. En el análisis efectuado a partir de los datos generados en discusiones de los grupos focales, identificamos sobre todo, la escisión entre el equipo nocturno y diurno y la falta de espacios sistemáticos de conversación para elaboración y discusión de proyectos terapéuticos. <![CDATA[<b>Work capacity evaluation among nursing aides</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Work force aging generates the need to develop studied with the purpose to evaluate work capacity. The objective of this study was to analyze the work capacity of the nursing aides of a public health institute. A cross-sectional study was developed on the work capacity of these professionals regarding their demographic, work and lifestyle characteristics (n=241). A univariate logistic regression analysis was performed with inadequate work capacity (score below 37) as the dependent variable. There was an association with age (the eldest), work time at the institution (the oldest), body mass index (obesity) and item 1 of the work capacities index: present work capacity. This information can be used to create preventive measures and restore work capacity.<hr/>O envelhecimento da força de trabalho gera a necessidade de se desenvolver estudos a fim de avaliar a capacidade para o trabalho. O objetivo deste estudo foi analisar a capacidade para o trabalho de auxiliares de enfermagem de uma instituição pública de saúde. Foi desenvolvido um estudo transversal sobre capacidade para o trabalho desses profissionais em relação às características demográficas, de trabalho e estilo de vida (n=241). Uma análise de regressão logística univariada foi desenvolvida tendo a capacidade para o trabalho inadequada (menor que 37 pontos) como variável dependente. Foi encontrada associação em relação à idade (os mais velhos), ao tempo de trabalho na instituição (o mais antigo), o índice de massa corpórea (obesidade) e o item 1 do índice de capacidade para o trabalho: capacidade de trabalho atual. Essas informações podem ser utilizadas para medidas preventivas e para restaurar a capacidade para o trabalho.<hr/>El envejecimiento de la fuerza laborar genera la necesidad de desarrollar estudios que evalúen la capacidad para el trabajo. Este estudio objetivó analizar la capacidad para el trabajo de auxiliares de enfermería de una institución pública de salud. Se desarrolló estudio transversal sobre capacidad para el trabajo de auxiliares de enfermería en relación a características demográficas, laborales y estilo de vida (n=241). Fue efectuado un análisis de regresión logística univariada, teniendo la capacidad inadecuada para el trabajo (<37 puntos) como variable dependiente. Se encontró asociación relacionada a la edad (los mayores), al tiempo de trabajo en la institución (el más prolongado), al índice de masa corporal (obesidad); y el ítem del índice de capacidad para el trabajo, capacidad de trabajo actual. Estas informaciones pueden utilizarse para generar medidas preventivas y para restaurar capacidades laborales. <![CDATA[<b>Driving and hindering forces for team work in a Material and Sterilization Center of a teaching hospital</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500022&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudo transversal descritivo exploratório que objetivou analisar forças impulsoras e restritivas para trabalho em equipe em um Centro de Material e Esterilização (CME) de um hospital escola, a partir de aproximação da Teoria de Campo de Kurt Lewin, em Goiânia, Goiás. Participaram 35 profissionais, que responderam a um questionário autoaplicável, baseado na referida teoria, que prevê que situações grupais são permeadas por forças que mobilizam positiva ou negativamente seus movimentos e dizem respeito ao envolvimento do sujeito (Eu), a interação do grupo (Outro) e ao ambiente de trabalho (Ambiente). Foi utilizada análise de conteúdo no tratamento dos dados distribuídos nas dimensões predefinidas. Os resultados consolidaram 1.990 registros, categorizados como maioria (59,3%) de forças impulsoras, predominantes na dimensão Eu. Nas dimensões Outro e Ambiente observou-se equilíbrio entre as forças. O delineamento do campo de forças permitiu uma visão objetiva, concreta das limitações, potenciais da equipe estudada e possibilidades para promover mudanças.<hr/>The objective of this descriptive, cross-sectional study was to analyze the driving and hindering forces for team work at a Material and Sterilization Center (MSC) of a teaching hospital, through an approximation of Kurt Lewin's Field Theory,in Goiânia, Goiás. Participants were 35 professionals, who answered a self-administered questionnaire based on the referred theory, which establishes that group situations are permeated by forces that have a positive or negative influence on the individuals' movements, and concern the subjects' involvement (I), the groups interaction (Other) and the working environment (Evnironment). The data were submitted to content analysis, and distributed in the predefined dimensions. Results consolidated 1990 registers, with most (59.3%) being categorized as driving forces, mostly in the I dimension. It was observed there was balance between forces in the Other and Environment dimensions. Outlining the force field permitted an objective, concrete view of the strengths and weaknesses of the studied team, and the possibilities to promote changes.<hr/>Estudio transversal, descriptivo, exploratorio, que objetivó analizar fuerzas impulsoras y restrictivas para trabajo en equipo en Centro de Materiales y Esterilización (CME) de hospital escuela, partiendo de aproximación de la Teoría de Campo de Kurt Lewin, en Goiania-GO. Participaron 35 profesionales que respondieron cuestionario autoaplicable, basado en la referida teoría, que prevé que situaciones grupales son alteradas por fuerzas que movilizan positiva o negativamente sus acciones y testimonian la inclusión del sujeto (Yo), la interacción del grupo (Otro) y el ambiente de trabajo (Ambiente). Se utilizó análisis de contenido en tratamiento de datos, distribuyéndoselos en las dimensiones predefinidas. Los resultados consolidaron 1990 registros, categorizados como mayoría (59,3%) de fuerzas impulsoras, predominantes en la dimensión Yo. En las dimensiones Otro y Ambiente se observó equilibrio entre las fuerzas. El delineamiento del campo de fuerzas permitió una visión objetiva, concreta, de limitaciones potenciales del equipo estudiado y posibilidades para promover cambios. <![CDATA[<b>Stress among nursing professionals: effects of the conflict on the group and on the physician's power</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500023&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo propôs-se a investigar o impacto das percepções de conflito intragrupal e de bases de poder do médico sobre o estresse de profissionais de enfermagem. Para tanto, foram aplicados em 124 técnicos e auxiliares de enfermagem de um hospital universitário as Escalas de Estresse no Trabalho, de Percepção de Bases de Poder do Supervisor e de Percepção de Conflitos Intragrupais e um formulário de dados sóciodemográficos. A maioria apresentou baixos níveis de estresse (58%), percebeu conflito intragrupal numa gradação média e o poder legítimo como o mais utilizado pelos médicos. Resultados de análises de regressão stepwise revelaram que conflito de tarefa e poder de coerção são preditores diretos de estresse, enquanto idade revelou-se preditor inverso. Destacam-se a importância do papel do médico responsável pela percepção de estresse na equipe de enfermagem e a necessidade de buscar soluções para os conflitos de tarefa e, consequentemente, reduzir o estresse nesses profissionais.<hr/>This study was performed with the purpose to investigate the impact of perceptions regarding intragroup conflicts and physician power bases on the stress of nursing professionals. To do this, 124 nursing aides and technicians of a university hospital answered Scales on Work Stress, Supervisor Power Bases Perception, and Intragroup Conflict Perception, and a form containing socio-demographic data. Most subjects presented low stress levels (58%), perceived a medium level of intragroup conflict and legit power as the most often used by physicians. Stepwise Regression Analysis results revealed that the task conflict and coercion power are direct predictors of stress, whereas age appears as an inverse predictor. The physician in charge has an important role on the nursing team's perception of stress and the need to seek solutions for task conflicts and, therefore, reduce the stress of these professionals.<hr/>Se objetivó investigar el impacto de percepciones de conflicto intragrupal y de bases de poder del médico sobre estrés de profesionales de enfermería. Para ello, se aplicaron en 124 técnicos y auxiliares de enfermería de hospital universitario las Escalas de Estrés Laboral, de Percepción de Bases de Poder del Supervisor y de Percepción de Conflictos Intragrupales, más formulario de datos sociodemográficos. La mayoría presentó bajos niveles de estrés (58%), percibió conflicto intragrupal grado medio y de poder legítimo como el más utilizado por los médicos. Resultados de análisis de regresión stopwise revelaron que conflicto de tareas y poder de coerción son predictores directos de estrés, mientras que la edad se reveló como predictor inverso. Se destaca la importancia del papel del médico responsable en la percepción de estrés del equipo de enfermería y la necesidad de buscar soluciones para conflictos de tareas y, consecuentemente, reducir el estrés en dichos profesionales. <![CDATA[<b>Sick leave and nursing personnel management</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500024&lng=en&nrm=iso&tlng=en As licenças médicas da equipe de enfermagem exigem ações gerenciais imediatas quando a meta é a assistência de qualidade. Este estudo, descritivo-exploratório e quantitativo, busca caracterizar esse fenômeno em um hospital universitário entre 2003 e 2007. As licenças médicas somaram 3.207 afastamentos e 32.022 dias perdidos. Afastamentos de até dois dias representaram 54% do total e 7% dos dias perdidos; afastamentos acima de 15 dias, 5% do total e 66% dias perdidos. Assim, as licenças médicas constituem importante ferramenta no gerenciamento de pessoal de enfermagem.<hr/>Sick leaves in the nursing team demand immediate managerial actions when health care has quality as a goal. This descriptive-exploratory, quantitative study was performed with the purpose of characterizing that phenomenon in a university hospital between 2003 and 2007. The medical leaves added up to 3,207 leaves and 32,022 days lost. Leaves lasting up to two days accounted for 54% of the total leaves and to 7% of the days lost; leaves of more than 15 days, 5% of the total, and 66% of the lost days. Hence, sick leaves consist of an important tool in nursing personnel management.<hr/>Las licencias médicas del equipo de enfermería exigen acciones gerenciales inmediatas cuando la meta es la calidad de la atención. Este estudio descriptivo exploratorio y cuantitativo busca caracterizar dicho fenómeno en un Hospital Universitario en período entre 2003 y 2007. Las licencias médicas totalizaron 3207 solicitudes y 32.022 días perdidos. Las licencias de hasta dos días representan el 54% del total y 7% de los días perdidos; las licencias por encima de quince días, 5% del total y 66% de los días perdidos. De tal modo, las licencias médicas constituyen una importante herramienta en el gerenciamiento del personal de Enfermería. <![CDATA[<b>Professors' perception of students' feelings in the classroom: an analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500025&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo teve como objetivo verificar a diferença na percepção dos sentimentos dos alunos pelos professores antes e depois de uma apresentação explicativa sobre o tema. Estudo de natureza exploratória de fonte primária, abordagem quantitativa com 13 professores de Enfermagem e Medicina. Um vídeo com a imagem dos alunos foi apresentado aos professores que responderam ao questionário de identificação de sentimentos e, após uma apresentação explicativa sobre comunicação não verbal e sentimentos, assistiram ao mesmo vídeo e responderam novamente ao questionário. Quanto à identificação de sentimentos, a alegria, a ansiedade e o interesse foram os mais identificados. Encontramos valores estatisticamente significantes em relação à média da pontuação total antes e depois da apresentação explicativa (p=0,02). O professor é capaz de identificar os sentimentos, porém, após a apresentação explicativa, sua percepção melhorou e ele conseguiu identificá-los mais vezes.<hr/>The objective of this study is to verify the difference in professors' perception of students' feelings before and after an explanatory presentation on the theme. This is an exploratory study using a primary source, and a quantitative approach with 13 Nursing and Medicine professors. A vide showing student images was presented to the professors, who answered a feeling-identification questionnaire, and, after an explanatory presentation about non-verbal communication and feelings, the professors watched the same video and answered the questionnaire again. As to the identification of feelings, joy, anxiety, and interest were the most often identified. We found statistically significant values regarding the mean total score before and after the explanatory presentation (p=0.02). The professor is capable of identifying the feelings, but after the explanatory presentation, their perception improved and they were able to make identifications more often.<hr/>El estudio objetivó verificar la diferencia en la percepción de los sentimientos de los alumnos por los profesores antes y después de una presentación explicativa sobre el tema. Estudio exploratorio de fuente primaria, abordaje cuantitativo con 13 profesores de Enfermería y Medicina. Un video con la imagen de los alumnos se presentó a los profesores que respondieron el cuestionario de identificación de sentimientos y, luego de una presentación explicativa sobre comunicación no-verbal y sentimientos, vieron el mismo video y respondieron nuevamente el cuestionario. Respecto de identificación de sentimientos, alegría ansiedad e interés fueron los más identificados. Encontramos valores estadísticamente significativos en relación a la media de puntuación total antes y después de la presentación explicativa (p=0,02). El profesor es capaz de identificar los sentimientos, sin embargo luego de la presentación explicativa, su percepción mejoró y le fue posible identificar sentimientos mayor cantidad de veces. <![CDATA[<b>Educational chat in nursing</b>: <b>possibilities of interaction in the virtual environment</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500026&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pesquisa documental com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que analisou os diálogos produzidos por alunos de Enfermagem em um contexto mediado por chat educacional em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os dados constituíram-se de oito discussões promovidas por alunos, professores e monitores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no chat do AVA TelEduc® sobre a atividade denominada Cliente Virtual. Para a categorização dos dados, utilizou-se o software NVivo®; e para a análise das informações, a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram sentimentos como ansiedade, medo e motivação perante a prática hospitalar, bem como o posicionamento dicotômico dos alunos frente à atividade proposta: alguns gostaram das discussões virtuais, enquanto outros preferiram as presenciais. O artigo apresenta recomendações para o uso de chat educacional no ensino de Enfermagem.<hr/>This documental case study was performed using a qualitative approach, and analyzed the dialogues of Nursing students in a context mediated by an educational chat in a Virtual Learning Environment (VLE). The data consisted of eight discussions among students, professors and monitors of the Rio Grande do Sul Federal University College of Nursing on the TelEduc® VLE chat on the activity called Virtual Client. The data were categorized using NVivo® software; and the information was analyzed using the Content Analysis technique. The results revealed feelings such as anxiety, fear and motivation towards hospital practice, as well as the dichotomous position of students regarding the proposed activity: some enjoyed the virtual discussions, while others preferred having discussions in person. This article presents recommendations for using educational chats in Nursing education.<hr/>Investigación documental de abordaje cualitativo del tipo estudio de caso, que analizó los diálogos mantenidos por alumnos de Enfermería en un marco contextual de chat educativo en Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA). Los datos se constituyeron a partir de ocho discusiones promovidas por alumnos, profesores y monitores de la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal de Río Grande do Sul, en el chat del AVA TelEduc® sobre la actividad denominada Cliente Virtual. Para la categorización de datos, se utilizó el software NVivo®; y para analizar las informaciones, la técnica de Análisis de Contenido. Los resultados revelaron sentimientos como ansiedad, miedo y motivación delante de la práctica hospitalaria, así como el posicionamiento dicotómico de los alumnos frente a la actividad propuesta: algunos gustaron de las discusiones virtuales, mientras que otros prefirieron las presenciales. El artículo presenta recomendaciones para el uso de chat educativo en enseñanza de Enfermería. <![CDATA[<b>Conceptions of performance evaluation in a competence-centered curriculum</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500027&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi identificar concepções de avaliação dos docentes no Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP). Foram analisados 155 instrumentos de avaliação preenchidos pelos docentes e filmados os EAPP de quatro estudantes de primeira e terceira séries. Para análise dos dados, utilizou-se o Método de Interpretação dos Sentidos. As concepções de avaliação expressas pelos docentes aproximaram-se da abordagem de competência dialógica, valorizando tanto produto quanto processo, o que contribui para diminuir os efeitos negativos da avaliação. Mudanças nas concepções de avaliação requerem um processo de construção institucional, com participação ativa da comunidade acadêmica, considerando as concepções existentes e buscando produzir consensos.<hr/>The objective of this study was to identify faculty conceptions on evaluation in the Professional Practice Evaluation Exercise (PPEE). An analysis was performed on 155 evaluation instruments answered by the faculty, and video-recordings of four PPEE answered by 1st and 3rd year students. Data analysis was performed using the Meaning Interpretation Method. The expressions expressed by the faculty on their conceptions of evaluation were close to the dialogic competence approach, valuing product as much as process, which help reduce the negative effects of an evaluation. Changes on conceptions of evaluation require a process of institutional construction, with an active participation of the academic community, taking into consideration their existing conceptions and seeking to reach consensus.<hr/>El objetivo de este estudio fue identificar concepciones de evaluación de los docentes en el Ejercicio de Evaluación de la Práctica Profesional (EAPP). Fueron analizados 155 instrumentos de evaluación rellenados por los docentes, y se filmaron los EAPP de cuatro estudiantes de primero y tercer año. Para el análisis de los datos, se utilizó el Método de Interpretación de los Sentidos. Las concepciones de evaluación expresadas por los docentes se aproximaron al abordaje de competencia dialógica, valorizando tanto producto como proceso, lo que contribuye a la disminución de los efectos negativos de la evaluación. Cambios en las concepciones de evaluación requieren de un proceso de construcción institucional con participación activa de la comunidad académica, considerando las concepciones existentes y buscando generar consensos. <![CDATA[<b>Permanent education in nursing in a university hospital</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500028&lng=en&nrm=iso&tlng=en A educação permanente enfatiza a interdisciplinaridade da equipe de saúde, focaliza a prática como fonte do conhecimento e coloca o profissional para atuar ativamente no processo educativo. Este estudo objetivou identificar demandas e expectativas, fatores que interferem na qualificação de trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário e propor práticas de capacitação na perspectiva da educação permanente. O processo investigativo fundamentado nos princípios da pesquisa-ação foi realizado no período de 2007 a 2008, tendo como sujeitos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os dados foram obtidos em oficinas de capacitação com 114 trabalhadores de enfermagem. Os resultados permitiram identificar as condições institucionais em que as ações educativas ocorrem, a possibilidade de mobilização dos trabalhadores para identificação e resolução de problemas no trabalho e a necessidade de mudanças nas práticas de capacitação. Esta pesquisa subsidiou a elaboração da proposta de um Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem para a instituição.<hr/>Permanent education emphasizes on the interdisciplinarity of the health team, focuses on practice as the source of knowledge and places professionals as active actors of the educational process. The objective of this study was to identify demands and expectations, i.e. factors that interfere in the qualification of nursing workers of a university hospital, and propose capacitation practices from the perspective of permanent education. The investigation process founded on the principles of action-research was performed from 2007 to 2008. Subjects were nurses, nursing technicians and nursing aides. Data collection was performed in training workshops with 114 nursing workers. The results permitted to identify the institutional conditions in which educational actions take place, the possibility of mobilizing workers to identify and solve problems at works, and the need to make changes in training practices. This study provided support for elaborating a proposal of a Center for Permanent Education in Nursing at the institution.<hr/>La capacitación permanente enfatiza la interdisciplinaridad del equipo de salud, focaliza la práctica como fuente de conocimiento y coloca al profesional para trabajar activamente en el proceso educativo. Estudio que objetivó identificar demandas y expectativas, factores que interfieren en la calificación de trabajadores de enfermería de un hospital universitario, y proponer prácticas de capacitación permanente en perspectiva de educación permanente. El proceso investigativo fundamentado al principio de la pesquisa-acción se realizó entre 2007 y 2008, siendo sujetos enfermeros, técnicos y auxiliares de enfermería. Datos obtenidos en talleres de capacitación con 114 trabajadores de enfermería. Los resultados identificaron las condiciones institucionales en que se efectúan las acciones educativas, la posibilidad de movilización de trabajadores para identificación y resolución de problemas laborales y la necesidad de cambios en prácticas de capacitación. Esta investigación respaldó la elaboración de la propuesta del Núcleo de Educación Permanente en Enfermería para la institución. <![CDATA[<b>The family in mental health</b>: <b>support for clinical nursing care</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500029&lng=en&nrm=iso&tlng=en Trata-se de reflexão teórica sobre cuidado clínico de enfermagem em saúde mental dado à família. Diante da existência de um membro em sofrimento psíquico, a família delegava ao manicômio o cuidado do seu parente, cabendo à enfermagem colaborar com o trabalho médico, organizando o ambiente e garantindo o isolamento familiar e social. Com o advento da Reforma Psiquiátrica, pautada na proposta de atenção psicossocial, a família passa a ser alvo de atenção dos profissionais de saúde. Enquanto subsídios para o cuidado clínico de enfermagem em saúde mental, acredita-se na necessidade de mudança conceitual, na implementação da educação em saúde, no trabalho interdisciplinar e na clínica ampliada, garantindo a integralidade e a autonomia dos sujeitos. Compreende-se que o cuidado clínico de enfermagem deve permear a politização dos sujeitos, na qual os atores militam em busca da produção de autonomia e as práticas envolvem dignidade, criatividade, acolhimento, interdisciplinaridade, escuta e compartilhamento de saberes.<hr/>This is a theoretical reflection on the clinical nursing care in mental health that is offered to the family. In view of having a family member with mental suffering, the family would delegate the care to that relative to the mental institution, thus there should be collaboration between the nursing and medical team to organize the environment and ensure family and social isolation. With the Psychiatric Reform, based on the proposal for psychosocial care, the family becomes the center of attention for health care professionals. The necessary support for clinical nursing care includes making conceptual changes in implementing health education, interdisciplinary work, and in the broadened clinic, so as to ensure comprehensiveness and subjects' autonomy. Clinical nursing care should permeate the subjects' politicalization, in which the actors militate to reach autonomy, and the practices involve dignity, creativity, welcoming, interdisciplinarity, hearing, and knowledge sharing.<hr/>Reflexión teórica sobre cuidado clínico de enfermería en salud mental a la familia. Ante un miembro en sufrimiento psíquico, la familia delegaba al manicomio el cuidado de su pariente, correspondiendo a la enfermería colaborar con el trabajo médico, organizando el ambiente y garantizando el aislamiento familiar y social. Con el advenimiento de la Reforma Psiquiátrica, pautada en la propuesta de atención psicosocial, la familia pasa a ser foco de atención del profesional de salud. Como adyuvantes del cuidado clínico de enfermería en salud mental, se cree en la necesidad de cambio conceptual, en la implementación de educación en salud, en el trabajo interdisciplinario y en la Clínica ampliada, garantizando integralidad y autonomía de los sujetos. Se comprende que el cuidado clínico de enfermería debe facilitar la politización de los sujetos, para que los actores militen por la autonomía y las prácticas involucren dignidad, creatividad, respaldo, interdisciplinaridad; escuchar y compartir conocimientos. <![CDATA[<b>Sterilization with ozone in health care</b>: <b>an integrative literature review</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500030&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudo de revisão integrativa da literatura com o objetivo de buscar evidências que subsidiem a incorporação do ozônio como agente esterilizante de produtos para saúde. A busca foi realizada nas bases MEDLINE, SCOPUS, COCHRANE, COMPENDEX, INSPEC E ENGINEERING RESEARCH DATABASE, utilizando-se os descritores ozone e sterilization. Foram obtidas cinco publicações, entre 1990 e 2008, que testaram o ozônio como esterilizante. Todas utilizaram o mesmo tipo de investigação (experimental laboratorial) e alcançaram esterilização pelo ozônio, porém com variados escopos e produtos testados, além de diversos procedimentos metodológicos. Tendo em vista a incessante tecnologia de novos produtos, com ampla variedade de conformações e matéria-prima, os achados denotam o ozônio um método promissor, porém ainda em fase inicial de investigação. Mais estudos experimentais ainda são necessários, de maneira a subsidiar evidências mais amplas sobre suas possibilidades e limitações.<hr/>The objective of this integrative literature review was to find evidence to support using ozone as a sterilizing agent for health products. The search was performed on the following bases: MEDLINE, SCOPUS, COCHRANE, COMPENDEX, INSPEC and ENGINEERING RESEARCH DATABASE; using ozone and sterilization as descriptors. Five articles were found between 1990 and 2008, which tested ozone as a sterilizer. All studies used the same type of investigation (experimental laboratory study) and achieved sterilization with ozone, but with different scopes and products, besides using different methodological procedures. Considering the ever-growing technology for new products, with the vast range of forms and materials, the findings point at ozone sterilization as a promising method, but still in an initial phase of investigation. Further experimental studies are needed to provide broader evidence regarding the possibilities and limitations of ozone sterilization.<hr/>Estudio de revisión integradora de literatura objetivando buscar evidencias que respalden la incorporación del ozono como agente esterilizante de productos para la salud. La búsqueda se realizó en las bases MEDLINE, SCOPUS, COCHRANE, COMPENDEX, INSPEC y ENGINEERING RESEARCH DATABASE, utilizándose los descriptores ozone y sterilization. Se rescataron cinco publicaciones entre 1990 y 2008 que testearon al ozono como esterilizante. Todas utilizaron el mismo tipo de investigación (experimental laboratorial) y consiguieron la esterilización mediante el ozono; sin embargo, con variados objetivos y productos probados, además de diversidad de procedimientos metodológicos. Teniendo en cuenta la alta tecnología de nuevos productos, con amplia diversidad de conformaciones y materias primas, los hallazgos determinan al ozono como método promisorio, no obstante que aún esté en fase inicial de investigación. Se necesitan más estudios experimentales, para respaldar con evidencias ampliadas sus posibilidades y limitaciones. <![CDATA[<b>Approaching the family in the Family Health Strategy: an integrative literature review</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500031&lng=en&nrm=iso&tlng=en Atualmente, a ideia de que as condições de saúde-doença dos membros da família e a família como unidade influenciam-se mutuamente já é consolidada. Atuar em saúde tendo como objeto do cuidado a família é uma forma de reversão do modelo hegemônico voltado à doença, que fragmenta o indivíduo e separa-o de seu contexto e de seus valores socioculturais. A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi implantada para reorganizar o Sistema Único de Saúde, e nela cada equipe é levada a conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável. Nesse sentido, elaborou-se uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar o conceito de família e os fatores associados à abordagem familiar na ESF. Foram identificados aspectos que contribuem para a manutenção da abordagem fragmentada na ESF, assim como aspectos que podem contribuir para a superação em direção a um modelo de abordagem com foco na família.<hr/>Today there is consensus regarding the idea that there is mutual influence between the health-disease conditions of family members and family union. Establishing health practice centered on family care is a way to revert the hegemonic disease-centered model, which divides individuals and separate them from their context and socio-cultural values. The Family Health Strategy (FHS) was implemented to reorganize the Brazilian public health system (Sistema Único de Saúde), an each of its teams becomes acquainted with the true situation of the families for which they are responsible. In this sense, an integrative literature was performed to identify the concept of family and the factors associated with the family approach in the FHS. The review identified aspects that contribute to maintaining the fragmented approach in the FHS, as well as aspects that could help overcome towards a model using a family-centered approached.<hr/>Actualmente, la idea de que las condiciones de salud-enfermedad de los miembros de la familia y la familia como unidad se influencian mutuamente está consolidada. Actuar en salud teniendo como objeto de cuidado a la familia es una forma de reversión del modelo hegemónico enfocado en la enfermedad que fragmenta al individuo y lo separa de su contexto y valores socioculturales. La Estrategia de Salud de la Familia (ESF) se implantó para reorganizar el Sistema Único de Salud; cada equipo es instado a conocer la realidad de las familias por las cuales es responsable. En este sentido, se elaboró una revisión integradora de literatura objetivando identificar el concepto de familia y los factores asociados al abordaje familiar en la ESF. Se identificaron aspectos contributivos para la manutención del abordaje fragmentado en la ESF, así como aspectos que pueden favorecer la superación hacia un modelo de abordaje enfocado en la familia. <![CDATA[<b>Rectal ulceration due to using the Fexi-Seal fecal management system</b>: <b>a case report</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500032&lng=en&nrm=iso&tlng=en El Sistema Fexi-Seal es un dispositivo desarrollado para proporcionar mejores cuidados a los pacientes críticos con incontinencia fecal. Existen trabajos que demuestran la seguridad y eficacia del dispositivo, siendo escasos los relatos relacionados con eventos adversos. El presente artículo presenta dos casos de pacientes críticos portadores de Fexi-Seal que desarrollaron complicaciones con su uso. El sistema se mostró eficaz para el tratamiento, sin embargo, es necesaria atención especial en su manejo, particularmente en cuanto al alivio periódico de la presión de la ampolla rectal y al posicionamiento correcto de la bolsa colectora en la cama para evitar tracción excesiva. El Sistema Flexi-Seal permite manejar adecuadamente la diarrea en pacientes críticos, mejorando su bienestar y disminuyendo las complicaciones asociadas a ella, aunque se torna necesario aumentar el conocimiento sobre las complicaciones relacionadas con su empleo.<hr/>O Sistema Fexi-Seal é um dispositivo desenvolvido com o objetivo de proporcionar melhores cuidados aos pacientes críticos com incontinência fecal. Existem trabalhos que demonstram a segurança e a eficácia do dispositivo, sendo, porém, escassos os relatos relacionados aos eventos adversos. O presente artigo apresenta dois casos de pacientes críticos portadores de Fexi-Seal que desenvolveram complicações com seu uso. O Sistema mostrou-se eficaz para o tratamento, no entanto, é necessária atenção especial no seu manejo, particularmente quanto ao alívio periódico da pressão na ampola retal e o posicionamento correto da bolsa coletora na cama para evitar tração excessiva. O Sistema Fexi-Seal permite manejar adequadamente a diarreia em pacientes críticos, melhorando o bem-estar e diminuindo as complicações associadas a ela, porém faz-se necessário aumentar o conhecimento sobre as complicações relacionadas ao seu emprego.<hr/>The Flexi-Seal Fecal Management System is a device designed to offer improved care to critical care patients with fecal incontinence. Studies have proven the safety and effectiveness of the device, but there are scarce reports on the adverse events. This article presents two cases of critical care patients who developed complications associated with the use of the Flexi-Seal FMS. The System proved to be effective for the treatment; however, it requires special care in the handling, particularly regarding the periodical relief of pressure from the retention balloon and the correct positioning of the collection bag on the bed, so as to avoid excessive traction. The Flexi-Seal is useful to manage diarrhoea in critical patients, improving their well-being and reducing associated complications. Nevertheless, there is a need to improve knowledge related to the complications that may occur. <![CDATA[<b>Systematic review</b>: <b> general notions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000500033&lng=en&nrm=iso&tlng=en A revisão sistemática é uma metodologia útil em saúde, dado que possibilita identificar as melhores evidências e sintetizá-las, para fundamentar propostas de mudanças nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Este artigo tem como objetivo oferecer subsídios para o planejamento da revisão sistemática respondendo às seguintes perguntas: O que é Prática Baseada em Evidências? O que é revisão sistemática? A revisão sistemática deve estar ancorada em pesquisas qualitativas ou quantitativas? Quais são as fontes de informação pertinentes para identificar as evidências? O que é evidência? Quais os procedimentos para validar a revisão sistemática? Como avaliar a qualidade das evidências? Qual metodologia é empregada para a síntese das evidências? Como planejar a revisão sistemática?<hr/>Systematic review is a useful methodology in health, as it makes it possible to identify the best evidence and sumamrize them so as to found proposals for changes in the areas of prevention, diagnosis, treatment and rehabilitation. The purpose of this article is to provide support for planning systematic reviews by answering the following questions: What is evidence-based practice? What is systematic review? Should systematic reviews be anchored on qualitative or quantitative research? What are the pertinent information sources to identify the evidence? What is evidence? What are the procedures to validate a systematic review? How can the quality of evidence be evaluated? What methodology is used to summarize the evidence? How should a systematic review be planned?<hr/>La revisión sistemática es una metodología útil en salud, dado que posibilita identificar las mejores evidencias y sintetizarlas para fundamentar propuestas de cambio en las áreas de prevención, diagnóstico, tratamiento y rehabilitación. Este artículo tiene como objetivo ofrecer ayuda para la planificación de la revisión sistemática, respondiendo a las siguientes preguntas: ¿Qué es la Práctica Basada en Evidencias? ¿Qué es la revisión sistemática? ¿La revisión sistemática debe estar respaldada por investigaciones cualitativas o cuantitativas? ¿Cuáles son las fuentes de información pertinentes para identificar las evidencias? ¿Qué es evidencia? ¿Cuáles son los procedimientos para validar la revisión sistemática? ¿Cómo evaluar la calidad de las evidencias? ¿Qué metodología es utilizada para la síntesis de las evidencias? ¿Cómo planificar la revisión sistemática?