Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0100-157420140002&lang=pt vol. 44 num. 152 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Assistência e educação, desigualdades e políticas sociais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Assistência e família na América Latina</b>: <b>vínculos sociais, intimidade e gênero</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Gênero e trabalho</b>: <b>perspectivas sobre um programa de emprego</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo será analizada la puesta en práctica de un programa de capacitación y empleo dirigido a trabajadoras domésticas en un Municipio del Área Metropolitana de Buenos Aires. Prestaremos especial atención a la manera en que las inequidades de género son problematizadas en el marco de esta iniciativa pública. En efecto, veremos que una de sus características es que busca generar una reflexión en torno al carácter sexuado de la ocupación, la desvalorización del trabajo doméstico y se propone desnaturalizar los roles femeninos tradicionales. Sobre la base de un estudio cualitativo, estudiaremos las características del programa y la perspectiva de género que adopta, su funcionamiento y las prácticas y apropiaciones de las beneficiarias.<hr/>The implementation of a training and work program for female domestic workers in a municipality of the metropolitan area of Buenos Aires is analysed with focus on how gender inequity issues are discussed in this context. The program aims to provoke a reflection regarding gender-related employment characteristics, the devaluation of domestic work, and to denaturalize the traditional female roles. The characteristics of the program and the gender perspective it adopts, as well as its functioning, practices and representations will be analyzed here based on a qualitative study.<hr/>Neste artigo será analisada a implementação de um programa de capacitação e emprego destinado a trabalhadoras domésticas em um município da área metropolitana de Buenos Aires. Prestaremos especial atenção à maneira como as inequidades de gênero são problematizadas no contexto dessa iniciativa pública. Veremos que uma das suas características é provocar uma reflexão a respeito do caráter sexuado da ocupação, da desvalorização do trabalho doméstico, visando a desnaturalizar os papéis femininos tradicionais. Sobre a base de um estudo qualitativo, estudaremos as características do programa e a perspectiva de gênero que adota, seu funcionamento, bem como as práticas e representações. <![CDATA[<b>Que "boa família"?</b>: <b>assistência e solidariedade familiar em Cuba</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O reforço da assistência e da intervenção sociais em Cuba responde mais aos efeitos sociais da crise econômica e das transformações estruturais que a acompanham do que ao crescimento da pobreza. Este artigo examina as práticas de intervenção social à luz das normas familiares subjacentes: que "boa família" elas prometem? De que modo a assistência e a intervenção sociais abordam estruturas familiares fragilizadas quando se exacerba a contradição entre individualização e igualdade, de um lado, e necessidade de família e de solidariedade, de outro? A assistência em Cuba não está mais no tempo dos princípios, mas em um momento pragmático de contenção dos problemas sociais que precisa muito da família.<hr/>Reinforcing social welfare and intervention in Cuba responds to the social effects of the economic crisis and structural transformations, rather than aiming at alleviating poverty. This paper examines social intervention practices in the light of the family norms underlying it: what "good family" are they advocating? How do social assistance and intervention address weakened family structures, when the contradiction sharpens between individualization and equality, on the one hand, and need for family and solidarity, on the other? We shall see that social assistance in Cuba has moved beyond a time of principles, to a pragmatic time of social issues containment, which places a heavy burden on the family.<hr/>El refuerzo de la asistencia y la intervención sociales en Cuba responde más a los efectos sociales de la crisis económica y de las transformaciones estructurales que la acompañan que al crecimiento de la pobreza. Este texto examina las prácticas de intervención social a la luz de las normas familiares que la subentienden: ¿qué "buena familia" ellas prometen? ¿De qué modo la asistencia y la intervención sociales abordan estructuras familiares fragilizadas cuando se exacerba la contradicción entre individualización e igualdad, por un lado, y necesidad de familia y de solidaridad, por otro? La asistencia en Cuba ya no está en el tiempo de los principios, sino en un momento pragmático de contención de los problemas sociales que necesita mucho de la familia.<hr/>Le renforcement de l'assistance et l'intervention sociales à Cuba répond plus aux effets sociaux de la crise économique et des transformations structurelles qui l'accompagnent qu'à l'essor de la pauvreté proprement dit. Ce texte interroge les pratiques de l'intervention sociale au regard des normes familiales qui la sous-tendent: quelle « bonne famille » promeuvent-elles? Comment l'assistance et l'intervention sociales sollicitent-elles des structures familiales fragilisées, alors que s'exacerbe la contradiction entre individualisation et égalité, d'un côté, et besoin de famille et de solidarité, de l'autre? On verra que l'assistance à Cuba n'en est plus au temps des principes, mais bien plutôt à un moment pragmatique d'endiguement des problèmes sociaux, qui sollicite fortement la famille. <![CDATA[<b>Sexualização e subjetivação nas práticas de assistência no Chile</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante la última década, en Chile se ha consolidado un modelo de gestión de las vulnerabilidades que posicionó a la familia como un agente central de la política social. A partir de un estudio cualitativo sobre las prácticas de intervención domiciliaria y sobre las formas de administración de la asistencia en los hogares, indago cómo estas políticas de la vulnerabilidad transforman y estructurar sexuadamente las dinámicas familiares. Analizando tres actos-dispositivos característicos de este tipo políticas - focalizar, transferir y visitar - , muestro cómo la intervención produce e induce valoraciones al lugar asignado a los géneros a partir de los cuales las familias organizan sus relaciones sociales "puertas adentro".<hr/>Over the last decade, a vulnerability management model in which the family was positioned as the central agent of social policy has been consolidated in Chile. A qualitative study regarding home intervention practices and home assistance management programs support the view that these policies transform and shape family dynamics, in a gender-related way. Analyzing three dispositive acts, which are characteristic of this type of policies, - to focus, to transfer and to visit - , it can be highlighted how the intervention produces and induces valuations of the place assigned to gender and the mode families organize their social relations "behind closed doors".<hr/>Durante a última década, consolidou-se no Chile um modelo de gestão das vulnerabilidades a partir do qual a família foi posicionada como agente central da política social. Um estudo qualitativo sobre as práticas de intervenção domiciliar e sobre as formas de administração da assistência nos lares sustenta a indagação de como essas políticas de vulnerabilidade transformam e estruturam de forma sexuada as dinâmicas familiares. Analisando três atos-dispositivos característicos desse tipo de políticas - focar, transferir e visitar - , mostro como a intervenção produz e induz valorações do lugar atribuído aos gêneros a partir do qual as famílias organizam suas relações sociais "com as portas fechadas". <![CDATA[<b>Emoções de idosos beneficiários de programas sociais na metrópole de Guadalajara</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo se analizan las emociones y los significados que ancianos en situación de pobreza establecen respecto a los programas sociales de los que son beneficiarios. Este estudio etnográfico se realizó en la zona metropolitana de Guadalajara México a partir de entrevistas abiertas y observaciones no participantes en las viviendas de los adultos mayores. La información se trabajó con análisis de contenido temático. En los resultados se analiza de qué manera los programas sociales de gobierno impactan el bienestar emocional y el posicionamiento familiar y social del envejecido.<hr/>This article analyzes the emotions and meanings that poor old beneficiaries from social programs in Guadalajara Metropolitan Area attribute to these programs. This ethnographic study was realized by means of open interviews and direct observation at old people's homes. The thematic content analysis of the data shows how the government social programs impact the beneficiaries emotional wellbeing their family status and social position.<hr/>Este artigo analisa as emoções e os significados atribuídos por idosos em situação de pobreza aos programas sociais de que são beneficiários. O estudo etnográfico na zona metropolitana de Guadalajara (México) foi realizado por meio de entrevistas abertas e de observação direta nas residências dos idosos. A análise de conteúdo temática dos resultados mostra que os programas sociais do governo têm impacto sobre o bem-estar emocional e a posição social e familiar do idoso. <![CDATA[<b>Idosas cuidadoras, redes e estratégias no uso de programas sociais</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo identificamos las situaciones específicas que experimentan aquellas mujeres adultas mayores que se hacen cargo del cuidado de sus familiares, también ancianos, con graves problemas de salud. Con esta finalidad entrevistamos a cuidadoras familiares que, producto de esta situación de cuidado, necesitaron el apoyo de programas sociales específicos. Las entrevistas han tenido como finalidad detectar las estrategias que han ideado para dar respuesta a las necesidades del anciano dependiente, los costos de tipo tanto económico, como afectivo y de salud que estas estrategias implican para las cuidadoras y una evaluación del éxito o fracaso de las mismas en función de la calidad de vida tanto del anciano cuidado como de la cuidadora mayor de edad. Para ello se analizan el tipo y redes de apoyo en el cuidado, las tensiones familiares, los aspectos financieros (el peso en el presupuesto familiar) y el papel de los recursos comunitarios.<hr/>In this article we identify the specific situations that experience those old adult women who take charge of attending their relatives, also elderly, with serious health problems. To this purpose we interviewed family attendants that, due to this situation of caring, needed the support of specific social programs. The interviews have had the purpose of detecting the strategies they have devised to give answer to the needs of the dependent elder, the costs just economic as well as emotional and of health that these strategies imply for the attendants and an evaluation of their success or failure in relation with the life quality of the elder attended and the elder attendant. To this end, the type and support networks in the care, the family tensions, the financial aspects (the weight in the family budget) and the role of the community resources are analysed.<hr/>Neste artigo identificamos as situações específicas experimentadas por mulheres idosas que se encarregam de cuidar de seus familiares também idosos, com graves problemas de saúde. Com essa finalidade entrevistamos cuidadoras que, em função dessa situação, precisaram do apoio de programas sociais específicos. A finalidade das entrevistas foi detectar as estratégias elaboradas para responder às necessidades do idoso dependente, os custos, tanto econômicos como afetivos e de saúde, que essas estratégias implicam para as cuidadoras, e uma avaliação de seu sucesso ou fracasso em função da qualidade de vida, tanto do idoso cuidado quanto da cuidadora idosa. Para isso foram analisados o tipo e redes de apoio no cuidado, as tensões familiares, os aspectos financeiros (o peso no orçamento familiar) e o papel dos recursos comunitários. <![CDATA[<b>Feminização e coletivização do cuidado de idosos no México</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se analiza la problemática del cuidado a partir de la perspectiva de mujeres beneficiarias de programas sociales. La metodología empleada está centrada en el paradigma construccionista y se utilizaron acercamientos cualitativos. Los hallazgos muestran la intersección compleja, a partir del análisis del cuidado, entre los procesos de precarización/empobrecimiento en los entornos urbanos y los procesos demográficos de envejecimiento poblacional así como la fragmentación e insuficiencia de las políticas y los programas dirigidos a la población adulta mayor. Destaca la imprescindible colectivización del cuidado a través de relaciones complementarias entre las instituciones del estado y su función de protección social incluyente, el mercado y la necesaria regulación del mismo, la sociedad civil y sus organizaciones, así como las familias en su heterogeneidad y a partir de un nuevo contrato de género que redistribuya las cargas de cuidado desde el principio de la equidad.<hr/>This paper analyzes the problem of care from the perspective of women who benefit from social programs. The methodology used is based on a constructionist paradigm using a qualitative approach. The findings show the complex intersection, based on the analysis of care, between uncertain/impoverished processes in urban environments and the demographic processes of an aging population, as well as the fragmentation and lack of policies and programs for the elderly population. This paper highlights the urgent collectivization of care through complementary relations between state institutions and their inclusive social protection function, the market and its need for regulation, the civil society and its organizations, and the heterogeneity within families and from a new gender contract which redistributes the burden of care on the basis of the principle of equity.<hr/>A problemática do cuidado é analisada da perspectiva de mulheres beneficiárias de programas sociais. A metodologia usada está centrada no paradigma construcionista e foi utilizada uma abordagem qualitativa. Os achados mostram a interseção complexa, a partir da análise do cuidado, entre os processos de precarização/empobrecimento nos ambientes urbanos e os processos demográficos de envelhecimento populacional, assim como a fragmentação e insuficiência das políticas e programas destinados à população idosa. Destaca-se a imprescindível coletivização do cuidado através de relações complementares entre as instituições estatais com sua função de proteção social inclusiva, o mercado e sua necessária regulação, a sociedade civil e suas organizações, bem como as famílias em sua heterogeneidade a partir de um novo contrato de gênero que redistribua os encargos do cuidado em função do princípio da equidade. <![CDATA[<b>Família, trabalho e religião das mulheres assistidas em São Paulo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe abrir a "caixa preta" de famílias assistidas pelos novos programas sociais brasileiros criados com base no princípio da matricialidade sociofamiliar. Estes encontram sucesso graças à colaboração das mães, que obedecem às regras para poder usufruir dos serviços e dos benefícios. Contudo, pouco se conhece sobre as famílias atendidas e, particularmente, sobre as mulheres titulares desses programas - suas trajetórias, valores e subjetividades. Por meio de entrevistas com titulares foi possível revelar as dificuldades que elas enfrentam de acesso ao trabalho, por serem insubstituíveis cuidadoras do lar. E ainda, o papel da religião e das ações assistenciais na organização de seu cotidiano e na manutenção da respeitabilidade familiar.<hr/>The purpose of this article is to open the "black box" of families in new Brazilian social programs based on the principle of "socio-familial matrix". Thanks to the collaboration of mothers fulfilling their obligations to get services and benefits, the programs have been quite successful. Nevertheless, very few aspects about these women are known: their biographies, values and subjectivity. Interview with beneficiaries of these program, reveal their difficulty to access the labor market due to their irreplaceable function in managing their households. The role of religion and social assistance in the organization of everyday life and in the maintainance of family respectability is assessed.<hr/>Este trabajo se propone abrir la "caja negra" de las familias asistidas de los nuevos programas sociales de Brasil con base en el principio de la matriz social y familiar. Estos logran éxito gracias a la colaboración de las madres que obedecen las reglas para recibir los servicios y beneficios. Sin embargo, poco se sabe acerca de las familias atendidas, y en particular a las mujeres titulares de dichos programas - sus trayectorias, valores y subjetividades. A través de entrevistas con ellas fue posible revelar las dificultades que enfrentan en el acceso al trabajo, ya que son las cuidadoras insustituibles de casa. Y, sin embargo, el papel de la religión y de la asistencia en la organización de su vida cotidiana y en el mantenimiento de la respetabilidad de la familia. <![CDATA[<b>Incentivos monetários para professores</b>: <b>avaliação, gestão e responsabilização na educação básica</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No âmbito da reforma educacional brasileira, o crescente interesse dos governos e legisladores pelas políticas de responsabilização dos professores e das escolas reflete no deslocamento de foco das investigações e pesquisas, que passou da avaliação externa da educação básica à avaliação como mecanismo de gestão educacional por resultados. A presente revisão crítica da literatura visa a situar a polêmica acerca da utilização dos resultados de testes padronizados como instrumentos de gestão educacional e regulação do trabalho escolar por meio dos incentivos monetários por desempenho. O artigo mostra que os discursos dos especialistas oscilam entre dois extremos: de um lado, estão os que criticam tais propostas e buscam investigar os reflexos da reforma política sobre a organização da educação e do ensino; de outro, os que defendem sua implementação como meio de responsabilização dos profissionais e de uma suposta melhoria da qualidade educacional. Entre essas duas posições, há aqueles que demandam mais evidências científicas sobre a efetividade de tais propostas sobre o aprendizado dos alunos.<hr/>Under Brazilian educational reform, the growing interest of governments and legislators regarding accountability policies for teachers and schools reflects on the change of the focus of investigation and research, which moved from external evaluation of basic education to evaluation as a mechanism of results-based management in education. This critical review of literature aims to contextualize the controversy about the use of the results of standardized tests as instruments of educational management and the regulation of school work by means of monetary incentives for performance. The article shows that experts' discourses oscillate between two extremes: on the one hand, there are those who criticize such proposals and seek to investigate the impact of political reform on educational and teaching organization; and on the other hand, those who argue for the implementation of such reforms as a means of holding professionals accountable and of a supposed improvement of educational quality. Between these two positions, there are those that require more scientific evidence about the effectiveness of such proposals on student learning outcomes.<hr/>En el ámbito de la reforma de la educación brasileña, el creciente interés de los gobiernos y legisladores por las políticas de responsabilización de los profesores y de las escuelas repercute en el desplazamiento del foco de las investigaciones y estudios, que pasó de la evaluación externa de la educación básica a la evaluación como mecanismo de gestión educativa por resultados. La presente revisión crítica de la literatura tiene como objetivo situar la controversia sobre el uso de los resultados de los tests estandarizados como instrumentos de gestión educativa y regulación del trabajo escolar a través de incentivos monetarios por desempeño. El artículo muestra que los discursos de los expertos oscilan entre dos extremos: por un lado están los que critican estas propuestas y tratan de investigar los efectos de la reforma política en la organización de la educación y la enseñanza; por otro, los que abogan por su aplicación como medio de responsabilización de los profesionales y de una supuesta mejora de la calidad educativa. Entre estas dos posiciones, hay quienes exigen más evidencias científicas en lo que concierne a la efectividad de este tipo de propuestas sobre el aprendizaje de los estudiantes. <![CDATA[<b>Ensino superior de curta duração</b>: <b>a experiência norte-americana dos community colleges</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo descreve inicialmente o lugar do community college no sistema de ensino superior norte-americano. Narra sua origem, crescimento, as fontes de renda, articulação com as demais instituições de ensino superior. Em seguida, registra alguns dos problemas do sistema - ao lado da ampliação do acesso, as análises têm apontado a fragilidade do sucesso, isto é, da performance dos estudantes, bem como da equidade, isto é, da forte estratificação e hierarquização do sistema educativo americano. Assim, argumenta-se que os dilemas e problemas não são estritamente localizados no sistema escolar, mas em uma formação social em que a desigualdade é particularmente aguda.<hr/>Initially, the article tries to describe the role of Community Colleges in the American system of higher education. It describes its origin, growth, income sources, and relationship with other higher education institutions. After that, it shows some of the problems of the system - alongside the increase in access, the analyses have pointed to the fragility of the success, i.e., students' performance, as well as equity showing the strong stratification and hierarchy of the American educational system. Therefore, it is argued that the dilemmas and problems are not strictly related to the school system, but to a social formation in which inequality is particularly high.<hr/>El artículo describe inicialmente el lugar del community college en el sistema de educación superior norteamericano. Narra su origen, crecimiento, las fuentes de ingreso, así como su articulación con las demás instituciones de educación superior. En seguida, registra algunos de los problemas del sistema - al lado de la ampliación del acceso, los análisis han señalado la fragilidad del éxito, es decir, del desempeño de los estudiantes, así como de la equidad, o sea, la fuerte estratificación y jerarquización del sistema educativo norteamericano. De este modo, se argumenta que los dilemas y problemas no se localizan estrictamente en el sistema escolar, sino en una formación social en que la desigualdad es particularmente aguda. <![CDATA[<b>Por uma antropologia da infância</b>: <b>pesquisando o recreio</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo descreve inicialmente o lugar do community college no sistema de ensino superior norte-americano. Narra sua origem, crescimento, as fontes de renda, articulação com as demais instituições de ensino superior. Em seguida, registra alguns dos problemas do sistema - ao lado da ampliação do acesso, as análises têm apontado a fragilidade do sucesso, isto é, da performance dos estudantes, bem como da equidade, isto é, da forte estratificação e hierarquização do sistema educativo americano. Assim, argumenta-se que os dilemas e problemas não são estritamente localizados no sistema escolar, mas em uma formação social em que a desigualdade é particularmente aguda.<hr/>Initially, the article tries to describe the role of Community Colleges in the American system of higher education. It describes its origin, growth, income sources, and relationship with other higher education institutions. After that, it shows some of the problems of the system - alongside the increase in access, the analyses have pointed to the fragility of the success, i.e., students' performance, as well as equity showing the strong stratification and hierarchy of the American educational system. Therefore, it is argued that the dilemmas and problems are not strictly related to the school system, but to a social formation in which inequality is particularly high.<hr/>El artículo describe inicialmente el lugar del community college en el sistema de educación superior norteamericano. Narra su origen, crecimiento, las fuentes de ingreso, así como su articulación con las demás instituciones de educación superior. En seguida, registra algunos de los problemas del sistema - al lado de la ampliación del acceso, los análisis han señalado la fragilidad del éxito, es decir, del desempeño de los estudiantes, así como de la equidad, o sea, la fuerte estratificación y jerarquización del sistema educativo norteamericano. De este modo, se argumenta que los dilemas y problemas no se localizan estrictamente en el sistema escolar, sino en una formación social en que la desigualdad es particularmente aguda.