Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0100-157420070002&lang=es vol. 37 num. 131 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<B>Professora Maria José Grcia Werebe in memoriam</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<B>Unstable tuning</B>: <B>religion, morality and civism in Brazil - 1931/1997</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo examina as relações observadas entre as disciplinas Ensino Religioso e Educação Moral e Cívica no ensino básico no Brasil. Analisa o Ensino Religioso particularmente no currículo das escolas públicas e a Educação Moral e Cívica no conjunto das escolas. Para isso, a legislação federal foi examinada como produto de alianças e conflitos entre o campo político e o campo religioso, naquilo que concerne ao campo educacional. O autor conclui que, no período estudado, ambas as disciplinas expressaram diferentes sentidos, em somatório ou em alternância, no jogo de forças entre o campo político e o campo religioso.<hr/>The article analyzes the relationship between Religious Education and Moral and Civic Education in the basic schooling in Brazil, focusing the attention, in the first case on the public school curriculum, and, in the second one, on that of all schools. The federal legislation, as the product of alliances and conflicts between the religious and the political fields, was examined in the light of education. The author concluded that, during the studied period, both subjects have accomplished different roles, complementing or alternating with one another, in the power game between the political and religious fields. <![CDATA[<B>Uneasiness over religious education in public scholls</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em 14 escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, onde se analisou o processo de implementação do ensino religioso confessional como disciplina regular. Os depoimentos de 96 professores demonstraram que ainda que predomine o apoio à disciplina, há um mal-estar nas escolas quanto ao seu caráter confessional. O estudo mostrou também que a expectativa de reforço do controle social foi a base para a aceitação da disciplina pelos professores.<hr/>The article presents the findings of a research conducted in 14 state public schools in Rio de Janeiro, aiming to analyze the process of implementing confessional Religious Education as a regular discipline. The testimony of 96 teachers shows that, despite the support granted to the discipline, its confessional nature causes uneasiness in the schools. The study shows also that teachers' acceptance of the discipline was based on the expectation of social control reinforcement. <![CDATA[<B>Between believers and non-believers</B>: <B>religious teaching in São Paulo</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo procura refletir sobre as estratégias de atuação dos atores envolvidos no processo de implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas do Estado de São Paulo, tendo como foco as relações instituídas no interior do campo estudado. Com a análise da interpretação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) e a posterior modificação de seu artigo n. 33 pela Lei n. 9.475/97, algumas questões envolvendo a escolha dos conteúdos, capacitação docente e formação do professor aparecem como indicativas para se entender o posicionamento dos grupos envolvidos. Pela participação de grupos como o Conselho de Ensino Religioso de São Paulo, a Associação dos Professores de Ensino Religioso de São Paulo, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Conselho Estadual de Educação é possível compreender a formação do campo de disputa decorrente da implantação da disciplina nas escolas públicas.<hr/>The article seeks to reflect upon the strategies pursued by the actors involved in the process of introducing Religious Education in public schools in the State of São Paulo, focusing the relationships instituted within the field under study. By analyzing the interpretation of the National Education Guidelines (Act n. 9.394/96) and the subsequent changes in its article 33 by Act n. 947/97, some issues in volving the selection of curricular contents as well as teachers' training and formation appear as hints to understand the positioning of the groups in volved. The participation on those groups, such as the Religious Education Council of São Paulo, the Association of Religious Teachers of São Paulo, the São Paulo State Education Secretariat and the State Education Council, allows understanding the constitution of this disputed field as consequence of the adoption of this discipline in public schools. <![CDATA[<B>Ethics, moral and civism</B>: <B>a difficult consensus</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es As discussões que envolvem o conceito de ética, moral e civismo estiveram e ainda estão presentes no campo educacional, seja através de disciplinas como Educação, Moral e Cívica; Organização Social e Política Brasileira, Estudo dos Problemas Brasileiros; pela via do Ensino Religioso, ou, mais recentemente por meio dos temas transversais. Entre os anos de 1997 e 2006, 13 proposições foram apresentadas por congressistas, procurando reintroduzir nas escolas o estudo da educação moral e civismo, ou introduzir disciplina que contemple a ética e cidadania, em busca do resgate de valores supostamente perdidos pela sociedade. Realizamos uma pesquisa sobre essas proposições, seus autores e suas justificativas. Buscamos problematizar a ambigüidade no discurso e na prática política dos parlamentares e refletir sobre as dificuldades de consenso em torno dos valores pretendidos pelos projetos parlamentares.<hr/>Discussions around the concept of ethics, moral and civism have been and still are present in the educational field, either through disciplines such as Education, Moral and Civics Education, Brazilian Social and Political Organization, Studies of Brazilian Problems, either through Religious Education or, more recently, through the adoption of transversal themes. Between 1997 and 2006, 13 proposals were presented by congressmen to reintroduce in schools studies of moral education and civics or to introduce a discipline that encompasses ethics and citizenship, seeking to restore values that have supposedly been lost by society. A research about these goals, their proponents and the rationales supporting them has been made. It tried to show the problems that the ambiguity in the congressmen's discourse and political practices bring to the area, also discussing the difficulties to reach a consensus over the values to be reached. <![CDATA[<B>Globalization and identity in the context of school and curriculum</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo pretende discutir a globalização e a identidade no contexto da escola e do currículo, como dois espaços posicionais que configuram as políticas de ensino, concretamente ao nível da organização escolar. Defendemos que a globalização contribui de modo efectivo, contrariamente ao que a construção das identidades escolares pressupõe, não só para o reforço da homogeneização escolar, incluindo as práticas curriculares, como também para o reforço da noção de currículo como facto. Os resultados que se apresentam dizem respeito às práticas de elaboração de projectos educativos (político-pedagógicos) configurando a existência de projectos que são trabalhados escolarmente pelos professores numa lógica normativa e num ritual de cumprimento de macrodecisões, mesmo que a sua justificação seja feita na base da autonomia das escolas e de identidades curriculares locais.<hr/>This article intends to discuss from the point of view of school and curriculum, globalization and identity as two position spaces that concretely configure the education politics at the level of the school organization. We defend that the globalization contributes in an effective way not only for the reinforcement of the school homogenization, including the curriculum practices, but also for the reinforcement of the curriculum concept as a fact. This view is, consequently, against what the construction of the school identity presupposes. The results presented here are concerned with the practices of elaboration of educational projects (political-pedagogical ones). It was found that the teachers develop some of these projects according to a normative logic and following a ritual whose aim is to implement macro-decision. This is done even in name of schools' autonomy and/or the constitution of the identity of local curriculum. <![CDATA[<B>Access to education by age groups, according to income and race/skin colour in Brazil</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es São analisadas as contribuições da situação econômica e da raça/cor da pele no acesso à escola, até o ensino superior, considerando as principais transições escolares e grupos etários, usando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2003. As variáveis renda e raça/cor afetam com intensidades diferentes as diversas faixas etárias e transições escolares. As restrições que levam ao reduzido percentual de jovens com acesso ao ensino superior dependem do número de vagas neste nível de ensino, mas parecem ser mais determinadas pelo pequeno contingente de jovens brasileiros que consegue completar o ensino médio, atingindo a qualificação formal necessária para o acesso ao ensino superior. Somente 40% dos jovens de 18 a 24 anos possuem o ensino médio completo, sendo que 13% tiveram acesso ao ensino superior. A situação econômica é um determinante mais importante do que a variável raça/cor, embora essa última variável apresente influência em todas as faixas de renda. Finalmente, estuda-se a distribuição dos alunos de ensino superior nesta faixa etária nos estabelecimentos públicos e privados.<hr/>Data from the National Sample Household Survey - PNAD 2003 was employed to analyse the role of economic status and race/skin colour in access to school, including higher education. Income and race/skin colour variables have a strong impact on the various age groups and school transitions. Constraints that resulted in only a small percentage of young people having access to higher education are dependent upon the number of places the school has to offer at this level of education and even more by the reduced' number of youngBrazilians who manage to finish high school, achievingthe required formal qualification to have access to higher education. Only 40% of youths from 18 to 24 years of age complete high school and a mere 13% of which have access to college. The economic status plays a more important role than race/skin colour, although the latter has an influence throughout all income groups. Finally, the article analyzes the distribution of higher education students within this age group in public and private schools. <![CDATA[<B>Public management, education and identity of early child education professionals</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo trata da gestão da educação infantil e das políticas de formação de profissionais da área. Buscou resgatar histórias de formação das profissionais responsáveis pela gestão da educação infantil nas Secretarias Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro. O texto está estruturado em três partes. A primeira contextualiza a pesquisa, traz questões de natureza metodológica sobre o questionário aplicado nos municípios e sintetiza dados obtidos com esse instrumento. A segunda aborda as entrevistas realizadas com as profissionais no que diz respeito ao referencial teórico-metodológico, traz aspectos práticos da sua realização e apresenta uma síntese das principais categorias que emergiram dos relatos. A terceira parte focaliza o tema da gestão, identidade e formação. As entre vistadas falam do contexto em que atuam, de hierarquia e poder, revelando situações em que a precariedade, a falta de condições materiais e humanas, o despreparo e o improviso convivem com a dedicação, o idealismo e o compromisso profissional.<hr/>The article addresses early child education and the policies set forth for the professional formation in this field. It sought to rescue stories about the education of professionals in charge of the management of early child education at the Municipal Secretariats of Education of the State of Rio de Janeiro. The text consists of three sections. The first contextualizes the research, addressing issues of methodological nature related to the questionnaire employed in the municipalities and summarizes the data thus obtained. The second section deals with the interviews conducted with these professionals, discussing the theoretic-methodological framework employed, practical aspects related to the conduction of the interviews, and the main categories that emerged from the reports. The third part focuses on the themes of management, identity and education. The interviewed speak about the context within which they work, about hierarchy and power, disclosing situations in which the precariousness, the lack of material and human resources, the lack of preparation, and decisions made on the spur of the moment coexist with dedication, idealism and professional commitment. <![CDATA[<B>Teachers' professional readings and appropriation of academic-educational knowledge</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo focaliza processos relacionados ao movimento atual de "universitarização " da docência, procurando caracterizar modos pelos quais professoras das quatro primeiras séries do ensino fundamental leram e se apropriaram de textos acadêmico-educacionais em um contexto de educação continuada. As análises apresentadas foram elaboradas no âmbito de uma investigação etnográfica, realizada em dois pólos do Programa de Educação Continuada - PEC - Formação Universitária (São Paulo). Observou-se que a atuação de diversos dispositivos em tais contextos, assim como nos textos lidos, favoreceu a instauração de um "novo padrão de leitura " entre as professoras. As posturas e os procedimentos por elas assumidos, por sua vez, sugeriram a existência de uma leitura profissional propriamente docente, caracterizada entre outros aspectos por uma racionalidade prática que possibilitava às professoras subvertera ordem dos discursos presente nos textos. A centralidade dossaberes e interesses práticos das docentes para a configuração de suas leituras de caráter profissional reafirma a importância da cultura pedagógica compartilhada no magistério como fonte de conhecimentos mais pertinentes para o ensino e como eixo da formação docente.<hr/>The article focus on processes related to the current movement towards teaching "universitarization", seeking to characterize the modes by which first to four grade teachers read academic-educational texts and got hold of them, within a continuing education context. An ethnographic approach was adopted and the data were collected in two poles of the Continuing Education Program - PEC - University Education (São Paulo, Brazil). It has been observed that the role of several mechanisms within such contexts, as well as the texts read, favoured the implementation of a "new reading pattern" among the teachers. On the other hand, the attitudes and procedures adopted by them suggested the existence of a professional reading peculiar to teachers, characterized, among other aspects, by a practical rationality which enabled teachers to subvert the order of the discourses in the texts. The centrality of the knowledge and practical interests of the teachers for the configuration of their professional readings reaffirm the importance of the pedagogical culture shared in the teaching profession both as a source of knowledge more appropriate for teaching and as the core for teacher education. <![CDATA[<B>Discipline, surveillance and pedagogy</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto, apoiado em narrativas de livro de ocorrência utilizado em uma escola pública de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visa problematizar a dimensão de vigilância exercida pelo tipo de lógica disciplinar que neles se apóia, articulando-a com um certo tipo de tradição pedagógica, ainda fortemente localizável no cotidiano escolar. A perspectiva é a de que tal tradição, apoiada em pressupostos de infantilização das crianças - que enfatizam características universais e necessárias, acentuando traços de dependência, imaturidade e desprestígio - acabam por gerar a necessidade de constante vigilância e controle sobre elas por parte das autoridades escolares. Quanto mais há o que vigiar, mais vigilância é necessária e mais se estende o campo para as transgressões e para a produção da criança indisciplinada.<hr/>This text, based on narratives registered on an "occurrence book" employed by an elementary public school (1st to 4th grades), intends to discuss the level of surveillance exerted by type of disciplinary logic that inspires them, articulating it with a kind of pedagogic tradition, which is strongly attached to the school's routine. The point to be made is that this tradition, supported by ideas that infantilized the children by considering dependency, immaturity and discredit as universal traits of infancy, end up promoting the need of continuous surveillance and control over them by school authorities. The more to survey, more surveillance is in need and more ample the area for transgressions and for the constitution of the undisciplined children. <![CDATA[<B>Pedagogia como ciência da educação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto, apoiado em narrativas de livro de ocorrência utilizado em uma escola pública de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visa problematizar a dimensão de vigilância exercida pelo tipo de lógica disciplinar que neles se apóia, articulando-a com um certo tipo de tradição pedagógica, ainda fortemente localizável no cotidiano escolar. A perspectiva é a de que tal tradição, apoiada em pressupostos de infantilização das crianças - que enfatizam características universais e necessárias, acentuando traços de dependência, imaturidade e desprestígio - acabam por gerar a necessidade de constante vigilância e controle sobre elas por parte das autoridades escolares. Quanto mais há o que vigiar, mais vigilância é necessária e mais se estende o campo para as transgressões e para a produção da criança indisciplinada.<hr/>This text, based on narratives registered on an "occurrence book" employed by an elementary public school (1st to 4th grades), intends to discuss the level of surveillance exerted by type of disciplinary logic that inspires them, articulating it with a kind of pedagogic tradition, which is strongly attached to the school's routine. The point to be made is that this tradition, supported by ideas that infantilized the children by considering dependency, immaturity and discredit as universal traits of infancy, end up promoting the need of continuous surveillance and control over them by school authorities. The more to survey, more surveillance is in need and more ample the area for transgressions and for the constitution of the undisciplined children. <![CDATA[<B>Pedagogia e pedagogos, para quê?</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto, apoiado em narrativas de livro de ocorrência utilizado em uma escola pública de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visa problematizar a dimensão de vigilância exercida pelo tipo de lógica disciplinar que neles se apóia, articulando-a com um certo tipo de tradição pedagógica, ainda fortemente localizável no cotidiano escolar. A perspectiva é a de que tal tradição, apoiada em pressupostos de infantilização das crianças - que enfatizam características universais e necessárias, acentuando traços de dependência, imaturidade e desprestígio - acabam por gerar a necessidade de constante vigilância e controle sobre elas por parte das autoridades escolares. Quanto mais há o que vigiar, mais vigilância é necessária e mais se estende o campo para as transgressões e para a produção da criança indisciplinada.<hr/>This text, based on narratives registered on an "occurrence book" employed by an elementary public school (1st to 4th grades), intends to discuss the level of surveillance exerted by type of disciplinary logic that inspires them, articulating it with a kind of pedagogic tradition, which is strongly attached to the school's routine. The point to be made is that this tradition, supported by ideas that infantilized the children by considering dependency, immaturity and discredit as universal traits of infancy, end up promoting the need of continuous surveillance and control over them by school authorities. The more to survey, more surveillance is in need and more ample the area for transgressions and for the constitution of the undisciplined children. <![CDATA[<B>A hora da eugenia</B>: <B>raça, gênero e nação na América Latina</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto, apoiado em narrativas de livro de ocorrência utilizado em uma escola pública de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visa problematizar a dimensão de vigilância exercida pelo tipo de lógica disciplinar que neles se apóia, articulando-a com um certo tipo de tradição pedagógica, ainda fortemente localizável no cotidiano escolar. A perspectiva é a de que tal tradição, apoiada em pressupostos de infantilização das crianças - que enfatizam características universais e necessárias, acentuando traços de dependência, imaturidade e desprestígio - acabam por gerar a necessidade de constante vigilância e controle sobre elas por parte das autoridades escolares. Quanto mais há o que vigiar, mais vigilância é necessária e mais se estende o campo para as transgressões e para a produção da criança indisciplinada.<hr/>This text, based on narratives registered on an "occurrence book" employed by an elementary public school (1st to 4th grades), intends to discuss the level of surveillance exerted by type of disciplinary logic that inspires them, articulating it with a kind of pedagogic tradition, which is strongly attached to the school's routine. The point to be made is that this tradition, supported by ideas that infantilized the children by considering dependency, immaturity and discredit as universal traits of infancy, end up promoting the need of continuous surveillance and control over them by school authorities. The more to survey, more surveillance is in need and more ample the area for transgressions and for the constitution of the undisciplined children.