Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Médica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0100-550220140003&lang=en vol. 38 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Medical training in the 21st century</b>: <b>changes in the graduate profile</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Medical humanities</b>: <b>Decorative or substantive? The case of literature and medicine</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Las humanidades médicas han sido proclamadas como esenciales en la educación y en la práctica de la medicina, a pesar de lo cual tienen una posición muy frágil en el currículo médico, siendo consideradas como materias "blandas" frente al currículo nuclear y las asignaturas "duras". El auge de la biomedicina ha enfatizado el carácter cientifista y basado en evidencia, marginando aún más las disciplinas de las humanidades. Basado en la distinción de Whitehead y Latour, entre asuntos fácticos - matters of fact - y asuntos de importancia - importance - o de preocupación - matters of concern. La sociología médica, antropología médica y bioética fundamental (basada en conocimientos de conceptos éticos) logran desarrollar una asignatura con fundamentos empíricos que les permite ingresar al currículo como disciplinas fácticas. Se sugiere una tercera categoría de asuntos de preocupación fáctica - matters of factual concern - para incorporar disciplinas que reflexionan sobre hechos - filosofía e historia de la medicina - , y fomentan la reflexión sobre la medicina, como es la literatura en sus diversas expresiones (narrativa, ensayística, crítica, testimonial). Se propone aquí transmitir esta categoría como conocimiento tácito basado en interacción personal.<hr/>As humanidades médicas foram apregoadas como essenciais na educação e na prática da medicina, embora tenham tido uma posição muito fraca no curriculum médico, sendo consideradas matérias "brandas" em comparação com o currículo nuclear e as disciplinas "duras". O auge da biomedicina enfatizou o caráter cientista baseado na evidência, marginando, ainda mais, as disciplinas das humanidades. Baseado na distinção de Whitehead e Latour, entre assuntos fáticos - matters of fact - e assuntos de importância - importance - ou de preocupação - matters of concern - , a sociologia médica, a antropologia médica e a bioética fundamental (baseada em conhecimentos de conceitos éticos) conseguem desenvolver uma disciplina com fundamentos empíricos que permite a sua entrada no currículo como disciplinas fáticas. O presente trabalho sugere uma terceira categoria de assuntos de preocupação fática - matters of factual concern - para incorporar disciplinas que reflitam sobre fatos - filosofia e historia da medicina - , e fomentem a reflexão sobre a medicina, como é a literatura nas suas diversas expressões (narrativa, ensaística, crítica, testemunhal). A proposta é transmitir essa categoria como conhecimento tácito baseado na interação pessoal.<hr/>Medical humanities have been proclaimed as essential in medical training and practice, yet have achieved no more than a fragile position in medical curricula, being understood as "soft" disciplines in comparison to the core curriculum emphasized by evidence-based biomedicine. Based on Whitehead/Latour's distinction between matters of fact and modes of importance or matters of concern, core curriculum has incorporated medical sociology and medical anthropology as disciplines have been consolidated by empirical knowledge. This paper suggests a third category named "matters of factual concern", which incorporates disciplines that deliberate over facts - philosophy and the history of medicine. Literature also belongs to this category, in its diverse forms of expression: narrative, essayistic, critical and testimonial. Such disciplines are best imparted as tacit knowledge based on personal interaction. <![CDATA[<b>Paulo Freire</b>: <b>contributions to the changing strategies for teaching medicine</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio discute possíveis contribuições advindas do pensamento de Paulo Freire para a transformação das escolas médicas no Brasil, tendo como referência o perfil profissional preconizado pelasDiretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Considerando que apenas mudanças de método são insuficientes para atingir as competências humanísticas preconizadas, apresenta-se a educação como prática de liberdade de Paulo Freire como um fundamento apropriado para definir estratégias e práticas voltadas à formação de um profissional crítico, reflexivo, com senso de responsabilidade social e cidadania. Com amparo no pensamento freireano, propõe-seque a inserção na comunidade, a democratização da relação docente-discente e a utilização do portfólio podem beneficiar o processo de formação médica.<hr/>This essay discusses possible contributions of Paulo Frere's thinkingtoward the transformation of medical schools in Brazil, based on the reference of the professional profile advocated by the national curriculum guidelines for the undergraduate course in medicine. Considering that merely methodological changes are insufficient to achieve the intended humanistic skills, education is presented as Paulo Freire'spractice of freedom as a basis for the development of strategies and practices geared to the trainingof a critical, reflexiveprofessional with sense of social responsibility and citizenship. Supported by Freire's thinking, insertion in the community, a democratized teacher-student relationship and the use of the portfolio could improve medical training. <![CDATA[<b>Dissertation publication by medical students at a peruvian university</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: Describir las características y tiempo de publicación de los trabajos de investigación desarrollados para fines de obtención de grado por estudiantes de medicina humana de una universidad peruana. MÉTODOS: Se recolectó información de los trabajos de investigación para obtener el grado académico de bachiller en medicina de una universidad peruana sustentados durante los años 2006, 2007 y 2008. Dos autores realizaron una búsqueda sistemática de dichos trabajos en Pubmed, BVS y Google académico de acuerdo al año de sustentación. Así mismo, dos autores de forma independiente evaluaron si los resultados de las búsquedas correspondían a los trabajos de investigación originales. RESULTADOS: 192 trabajos de investigación fueron recolectados, de los cuales 38 (19.79%) se publicaron en revistas indizadas, 32 en revistas nacionales (84.21%) y 6 en revistas extranjeras (15.79%). El tiempo medio desde la sustentación del trabajo de investigación hasta su publicación fue de 10.55 trimestres (31.65 meses, DE: 4.14 trimestres ±12.42 meses). No se evidenciaron asociaciones estadísticas entre las variables estudiadas. CONCLUSIONES: La frecuencia y tiempo de publicación es comparable a la producción de estudiantes de postgrado descritos en la literatura. Si bien no se consideró la calidad de la información u otros factores, la producción científica aparentaría no estar relacionada con un mayor nivel académico de los autores. Es importante mejorar los procesos asociados a la investigación, así como estimularlay promoverla desde etapas tempranas de la formación profesional.<hr/>OBJETIVO: Descrever as características e tempo de publicação de trabalhos de conclusão de curso realizado com a finalidade de obtenção do título de bacharel em Medicina em umauniversidade peruana. MÉTODOS: Os dados foramobtidoscom base emtrabalhos de pesquisa de conclusão de curso para o título de bacharel em Medicina durante os anos de 2006, 2007 e 2008. Dois autores conduziramuma busca sistemática dos referidos trabalhosno sitePubMed, Google Scholar e BVS e de acordocom o ano de referência. Da mesmaforma, doisoutros autores avaliaramindependentemente se os resultados da pesquisa correspondiam à pesquisa original. RESULTADOS: Foramobtidos192 trabalhos de pesquisa, dos quais 38 (19,79%) foram publicados em revistas indexadas, 32 em revistas nacionais (84,21%) e 6 em revistas estrangeiras (15,79%). O tempo médiodecorridoentre a execução da pesquisa esuapublicaçãofoi de 10,55 trimestres (31,65 meses, desvio padrão: 4,14 meses ±12,42 meses). Não houve significância estatística entre essas variáveis. CONCLUSÕES: A publicação de trabalhos científicos por alunos de graduação em Medicina é comparável em número às publicações de diferentes programas de pós-graduação. Apesar de não serconsiderada aqualidade da informaçãoououtros fatores, aprodução científicaparecenãoestarrelacionadacom o grau acadêmico mais elevadodos autores. É importantemelhoraros processos associadosà pesquisae promovê-laa partir dosestágios iniciais deformação.<hr/>Ojective: To describe thecharacteristics and time to publish research forobtaininga degree in medicine at a private Peruvian medical school. Methods: Data was collected from research work formedicine degrees from a Peruvian university published between 2006 and 2008. A systematicreview of the studies was conducted by two of the authors using Pubmed, BVS and Google Scholar. Likewise, two authors independently assessed whether theresults of the publication corresponded to the original work. Results: Data for 192 research works were collected, 38 (19.79%) of which were published in indexed journals, 32 (84.21%) in Peruvian and 6 (15.79%) in international journals. The average time between writing the dissertation and its publication was 10.55 quarters (31.65 months, SD: 4.14 quarters ± 12.42 months). No significant statistical association was found betweenthe variables. Conclusion:The frequency and timing of these publications is comparable to publications by graduate students described in the literature. Althoughthe quality of the information and other factors were not considered, the publication of research would not seem to be related to a higher academic level of the authors. It is important to improve the processes associated with research and to encourage this practice from the early stages of professional training. <![CDATA[<b>Contemporary reflections on anamnesis in the view of medical students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa analisa a compreensão dos estudantes de Medicina da terceira e sexta séries sobre a abordagem biopsicosócio-ambiental (BPSA) contida na anamnese e sua contribuição para o cuidado na perspectiva da integralidade. É uma pesquisa transversal, exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Marília, sob o protocolo nº 1.400/11. Participaram 80 estudantes, 40 da terceira e 40 da sexta série do curso de Medicina. A coleta de dados foi realizada por um questionário com duas perguntas abertas sobre o tema proposto. Os resultados foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, Modalidade Temática. A análise apontou, na questão 1, três categorias: saúde e formação médica, processo saúde-doença e relação médico-paciente. Na questão 2, cinco categorias: teoria e prática na formação médica, competência profissional, raciocínio clínico, necessidades de saúde e humanização. Os estudantes das duas séries valorizam a abordagem BPSA na elaboração da anamnese e apontam que ela pode subsidiar o cuidado nessa perspectiva, mas indicam lacunas e dificuldades na prática da aprendizagem.<hr/>This research investigates second and third year medical students' understanding of the biopsychosocial and environmental approach in anamnesis, and its contribution to developing integrated care. It is a cross-sectional, exploratory and descriptive study with a qualitative approach approved by the Research Ethics Committee of the Marilia Medical School (Famema) under protocol number 1400/11. Eighty students took part in the survey; 40 second-year and 40 third-year students. Data was collected by a questionnaire with two open-ended questions on the proposed theme. The results were analyzed by thematic content analysis. For the first question, three categories were identified: health and medical education, the health-disease process, and the doctor-patient relationship. For the second question, five categories: theory and practice in medical education, professional competence, clinical reasoning, health needs, and humanization. All the students demonstrated that they valued the biopsychosocial and environmental approach in anamnesis and indicate that it can support care, but they also identified gaps and difficulties in the learning practice. <![CDATA[<b>Adherence to the essential medicines lists by brazilian physicians in the unified health system</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: Investigou-se a adesão de médicos brasileiros em atuação no SUS a listas de medicamentos essenciais (LME), buscando conhecer o papel das LME na prática prescritiva e identificar a aceitação e barreiras para sua utilização no Brasil. MÉTODOS: O estudo, de âmbito nacional, entrevistou médicos da Atenção Primária e da hospitalar de 30 unidades públicas de saúde de municípios com e sem LME definida. Na análise dos dados foram utilizadas técnicas da pesquisa qualitativa em saúde. As categorias finais de análise foram: (i) contato com diferentes LME; (ii) utilização das LME na prática clínica; (iii) percepção do conceito de medicamentos essenciais. RESULTADOS: Foram ouvidos 58 médicos, sendo 11 do Nordeste e do Centro-Oeste e 12 do Sudeste, Norte e Sul. Apenas 17 dos 58 médicos entrevistados informaram contato anterior com uma LME, a maior parte referindo-se à lista municipal. Quando perguntados se utilizavam a Rename em sua prática clínica, todos os entrevistados responderam que não. Dentre os motivos citados, estão (i) a indisponibilidade dos medicamentos (da lista) no momento requerido; (ii) a falta de orientação necessária para o uso; (iii) a impressão de que a composição da lista é inadequada à demanda clínica. CONCLUSÕES: Os resultados das falas expõem desconhecimento e baixa adesão a LME. Ainda que tenham tido algum contato prévio com uma LME, esta não é valorizada como fonte de informações para a prescrição baseada em evidências.<hr/>OBJECTIVE: To investigate the adherence to the essential medicines lists (EML) by Brazilian physicians practicing in the public health system and the role of the EML in prescribing practices, identifying barriers to their use in Brazil. METHODS: A nationwide study interviewed physicians from diverse public healthcare settings in 30 facilities, in municipalities with different statuses in regard to the existence of EMLs. Research data was analyzed through content analysis and perception analysis techniques. The final analytical categories were (i) physician's contact with different EMLs, (ii) use of EMLs in clinical practice and (iii) physician's perceptions regarding the essential medicines concept. RESULTS: A total of 58 physicians were interviewed, from all five Brazilian regions: eleven from the Northeast, eleven from the Mid-West, and twelve each from the Southeast, the North and the South. Seventeen of the 58 physicians reported previous contact with an EML, most of which had occurred with municipal lists. All physicians informed that they did not use the Brazilian Essential Medicines List (RENAME) in their clinical practices. Among the main reasons for this were: (i) unavailability of listed medicines at required moment, (ii) the lack of necessary information and training for adequate use of EML, and (iii) the perception that the composition of the EML is inadequate for clinical demands. CONCLUSIONS: Results from content analysis exposed low awareness regarding EMLs and the essential medicines concept, in addition to a low level of adherence to EMLs. Even though some physicians reported having previous contact with an EML, this tool is not valued as an evidence-based information source for writing prescriptions. <![CDATA[<b>Evaluative indicators of individual care</b>: <b>subsidies for competence-guided medical training</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en No processo de formação dos profissionais da área da saúde, as DCN orientam a organização de um modelo curricular pautado no desenvolvimento de competência profissional. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de conferência de consenso, com o objetivo de elaborar indicadores para avaliar o processo de ensino-aprendizagem na área de cuidado individual. Uma matriz foi organizada com base nos desempenhos contidos nos manuais de cada série e formatos de avaliação. Em seguida, os avaliadores analisaram esta matriz e a discutiram na conferência de consenso, para a consolidação dos indicadores. A análise dos resultados permitiu olhar para as ações desenvolvidas no curso a partir da compreensão de que, durante essas atividades, os estudantes têm a oportunidade de realizar o cuidado na perspectiva da integralidade, como preconizado no Sistema Único de Saúde e nas DCN. Dessa maneira, foram construídos indicadores relacionados a história clínica, exame físico e raciocínio clínico para o monitoramento do processo de ensino-aprendizagem. No contexto do currículo orientado por competência, esses indicadores podem nortear o processo de planejamento educacional, bem como permitir a participação ativa e a corresponsabilidade dos envolvidos para o alcance de uma aprendizagem significativa, que permita ao futuro profissional a realização de um cuidado qualificado em saúde.<hr/>The National Curriculum Guidelines (NCG) recommend a professional competence-based curricular model for health care undergraduate education. A descriptive study with a qualitative approach was conducted through the use of a consensus conference to develop evaluative indicators of the teaching and learning process in the area of individual care. A matrix was organized based on performances obtained from manuals of each year of study and formats of evaluation. The evaluators then analyzed the matrix and discussed it in the consensus conference in order to consolidate the indicators. The analyzed results allowed the activities of the course to be considered based on the understanding that these actions offer students the opportunity to fulfill the comprehensive health care as recommended by the NCG and the Unified Health System. Therefore indicators were constructed related to clinical history, physical examination and clinical reasoning for monitoring the teaching and learning process. In the context of a competence-guided curriculum, these indicators can guide the educational planning, as well as enable active participation and co-responsibility of those involved in order to achieve meaningful learning that will allow the future professional to ensure qualified health care. <![CDATA[<b>Medical training at UFSB</b>: <b>I. Interdisciplinary bachelor in healthas first cycle degree</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta série de artigos aborda diretrizes, estrutura curricular e estratégias pedagógicas de um novo modelo de curso de Medicina proposto pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Este artigo inicial apresentao Bacharelado Interdisciplinar em Saúde como primeiro ciclo para a formação médica. Em primeiro lugar, avaliam-se resultados de uma prospecção de modelos avançados de formação médica no cenário internacional e o potencial de sua aplicação à realidade da educação médica brasileira. Em segundo lugar, descrevem-se a estrutura e o funcionamento do Bacharelado Interdisciplinar como formação geral em Artes, Saúde, Humanidades e Ciências. Em terceiro lugar, discute-se o BI-Saúde como formação específica, com especial atenção para o conceito de Área de Concentração, que pode funcionar como etapa propedêutica para o curso médico em regime de ciclos. Finalmente, avalia-se a formação em Saúde no primeiro ciclo como oportunidade de uma escolha vocacional mais madura, aprendizagem para o trabalho em equipe, atualização científica e prática, uso consciente e crítico de tecnologias de cuidado em saúde, com base em valores éticos, políticos e humanísticos.<hr/>This series of papers discusses guidelines, curriculum and pedagogical strategies of a new medical education model implemented by the Federal University of Southern Bahia (UFSB). This opening article is aimed at introducing the Interdisciplinary Bachelorin Health as a first-cycle degree for medical training. First, a survey of advanced medical education models in the international arena is presented in order to evaluate their potential application to Brazilian higher education. Secondly, the structure and functioning of the Interdisciplinary First Cycle Degreeis described in terms of general education in the Arts, Health, Humanities and Sciences. Thirdly, emphasizing the concept of Area of Concentration, the Interdisciplinary Bachelor is discussed as a specifictrainingprogram and preparatory step for the 2-cycle medicine course. Finally, first cycle training in health care is analyzed as an opportunity to ensure more mature vocational choices, active learning, teamwork,up-to-date scientific and practical knowledge, and the conscious and critical use of health care technologies, based on ethical, political and humanistic values. <![CDATA[<b>Scientific research in pediatrics produced at the CNPq</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: Analisar o perfil e a produção científica de pesquisadores da área da Pediatria contemplados com bolsas de produtividade em pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. MÉTODOS: Foram analisados os currículos Lattes de 47 pesquisadores da Pediatria, com bolsas ativas no triênio 2010-2012. As variáveis analisadas foram: gênero, categoria do bolsista, instituição de origem, artigos nacionais e internacionais com o respectivo Qualis, publicações de livros e capítulos de livros, orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado e produção de patente. RESULTADOS: Houve predominância do gênero masculino (66%) e de bolsistas na categoria 2 (51%) entre os pesquisadores da área da Pediatria. Os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram responsáveis por aproximadamente 90% dos pesquisadores. Os bolsistas em Pediatria publicaram no triênio estudado 1.174 artigos, sendo que 274 foram veiculados em periódicos com classificação Qualis B2. CONCLUSÕES: Os pesquisadores na área da Pediatria apresentam produção científica relevante do ponto de vista quantitativo. Entretanto, novos estudos são necessários para dimensionar o impacto do aumento da produção científica na área de Pediatria no País.<hr/>OBJECTIVE: To evaluate the profiles and works of scientific researchers in pediatrics who are registered as fellows of scientific productivity by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). METHODS: The lattes curricula of 47 researchers in pediatrics who were awarded grants between 2010 and 2012 were analyzed. The variables analyzed included gender, categories of scholarship, institutions, national and international articles produced for their Qualis, their publications and books, book chapters and guidelines for undergraduates, Master's and doctoral production patents. RESULTS: Out of a total of 529 medical researchers, 47 (8.8%) were identified in the field of pediatrics. Approximately 90% of the researchers were in the states of São Paulo, Rio Grande do Sul and Minas Gerais. Pediatric researchers published 1,174 articles in the period of investigation, 274 of which were broadcast in journals with a Qualis B2 rating. Conclusions: The researchers in pediatrics present relevant scientific production from a quantitative point of view. However, further studies are needed to measure the impact of the increased scientific production in the field of pediatrics in Brazil. <![CDATA[<b>University portal</b>: <b>access and use in dermatology education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Modalidades de aprendizagem virtual combinadas com métodos convencionais de ensino podem contribuir na educação médica. Este estudo investigou o perfil de acesso e uso de portal universitário no ensino da Dermatologia. Trata-se de pesquisa quantitativa com questionário para avaliar emprego do portal universitário, perfil tecnológico dos estudantes, necessidades informacionais e uso de base de dados. A amostra foi composta por 122 acadêmicos na faixa etária de 23,7 ± 3,1 anos, com domínio da língua inglesa (93,4%) e acesso ao portal via internet domiciliar (77,9%) e dispositivos móveis (43,4%). As vantagens foram obtenção do conteúdo das aulas, recursos didáticos oferecidos e disponibilidade permanente. As dificuldades residiram em disponibilidade de rede no hospital-escola, aspectos técnicos e operacionais. Os acessos preferidos foram: aulas ilustradas, cronograma de provas e trabalhos, avisos editados, leituras obrigatórias, artigos, textos anexados e consultas a bibliotecas virtuais e revistas médicas. As bases de dados mais utilizadas foram: UpToDate (84,4%), Pubmed (77,9%) e Scielo 94 (77%). O portal atendeu as demandas informacionais dos graduandos,porém a utilidade percebida e a facilidade de uso deste recurso didático podem ser potencializadas para aplicação mais ampla na medicina.<hr/>Combined with conventional learning methods, forms of e-learning can help improve medical education. This study investigated the access profile and use of a University portal by Dermatology students. Quantitative research with a questionnaire was conducted to assess use of the University portal, the students' technological profile, informational needs and use of the database. The sample was formed by 122 students aged 23.7 ± 3.1 years, who spoke English (93.4%) and had access to the portal via internet at home (77.9%) and mobile devices (43.4%). The advantages identified were obtaining the materialfrom classes, educational resources offered and permanent availability. The difficulty resided in network availability at the teaching hospital as well astechnical and operational aspects. The most commonly accessed resources were: illustrated lessons, exam and coursework calendars, published bulletins, compulsory reading lists, articles and attached texts and consultations in thevirtual libraries and medical journals. The most-used databases were: UpToDate(84.4%), PubMed (77.9%) and Scielo 94 (77%). The portal metthe students' informational demands, however the perceived usefulness and usability of this educationalresource can be leveraged for broader application in medicine. <![CDATA[<b>The role of faculty members in nutrition teacher training</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: Investigar a formação de novos docentes de Nutrição por meio do aprendizado com antigos mestres e traçar um panorama desses conhecimentos, despertando para a importância de uma formação específica em docência. MÉTODOS: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 11 docentes de Nutrição de uma instituição federal de ensino superior de Goiânia. O questionário e a entrevista semiestruturada foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Os dados obtidos no questionário foram analisados pela estatística descritiva simples, e os das entrevistas, pela análise de conteúdo. RESULTADOS: As características apontadas como importantes para a formação dos docentes foram dedicação e compromisso com a docência, atualização profissional aliada ao ensino e à pesquisa, organização e disciplina, gosto pela docência, ética, bom relacionamento com os alunos, associação entre teoria e prática docente, rigor científico e interdisciplinaridade no momento do ensino. CONCLUSÃO: O estudo constata a importância da aprendizagem com os antigos mestres, sem descartar a necessidade de uma formação específica em docência.<hr/>OBJECTIVE: To investigate nutrition teacher training through learning with their old mentors and outlining an overview of such knowledge, to appreciate the importance of specific teacher training. METHODS: This is a qualitative, descriptive and exploratory study conducted with 11 Nutrition teachers from a federal university in Goiânia. Date was collected through a questionnaire and semi-structured interviews. The data collected through the questionnaire were analyzed through simple descriptive statistics and the interviews through content analysis. RESULTS: The characteristics identified as important for training teachers were dedication and commitment to teaching, continued professional enhancement allied to teaching and research, organization and discipline, enjoying teaching, ethics, good relationship with students, linking theoretical to practical learning, scientific accuracy and an interdisciplinary approach when teaching. CONCLUSION: The study found that learning with the old mentors was important, without dispensing of the need for specific teacher training. <![CDATA[<b>Bioethics and work in family health strategy</b>: <b>a proposal for education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem representado, na atualidade, um importante modo de reorientação da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, pautando-se na territorialização e na reorganização das ações de saúde junto às comunidades, a partir do trabalho de distintos profissionais. Nesse âmbito, a relação de proximidade e de continuidade da ESF com a coletividade tem permitido a emergência de problemas bioéticos de díspares ordens, os quais necessitam ser abordados pelos profissionais da ESF com as ferramentas teóricas adequadas. Com base nessas ponderações, o presente artigo apresenta elementos para a construção de um processo de formação bioética para os trabalhadores da ESF, enfatizando (1) o que abordar - os problemas bioéticos na ESF com base na literatura atual: (a) relações entre profissionais e usuários e suas famílias; (b) relações entre os profissionais da própria equipe; (c) relações entre profissionais e o sistema de saúde; (2) o como abordar - pressupostos pedagógicos e métodos de ensino-aprendizagem; (3) o desenho de uma oficina de formação bioética, de acordo com os pressupostos bioéticos e pedagógicos apresentados. Espera-se que as proposições do manuscrito possam ser úteis para o encaminhamento daquele que é, provavelmente, o grande desafio da bioética na APS/ESF: a incorporação dos conceitos éticos à ação do profissional, de modo a embasar as decisões autônomas dos membros da equipe.<hr/>The Family Health Strategy (FHS) has represented an important form of reorganization of primary health care (PHC) in Brazil, based on the 'territorialization' and reorganization of health care in communities, drawing on the work of professionals from different fields. In this context, the tight and continued relationship between the FHS and the community has allowed the emergence of various bioethical issues, which need to be addressed by FHS professionals with the appropriate theoretical tools. Based on these considerations, this paper aims to present elements for constructing a bioethics training process for FHS professionals, emphasizing (1) what should be addressed: bioethical issues in the FHS based on existing literature [(a) relations between professionals and users and their families, (b) relations between professionals belonging to the same team, and (c) relations between professionals and the health system], (2) how to address the issues: pedagogical assumptions and teaching and learning methods, and (3) the design of a bioethics training workshop, according to the bioethical and pedagogical assumptions presented. The propositions made in the paper may be useful for mapping the route of what is probably the greatest challenge of bioethics in the FHS/PHC: the incorporation of ethical concepts to the professional's work in order to form a basis for autonomous decisions made by the health team members. <![CDATA[<b>Patients' perception about practical medical classes</b>: <b>hearing another opinion</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Considerando as novas diretrizes curriculares da educação médica, há necessidade de humanizar a prática médica, sendo importante discutir a relação paciente-aluno de Medicina. O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos pacientes internados em hospital-escola durante as aulas práticas do módulo de Habilidades Médicas V (Semiologia/Clínica Médica) do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza. Foi realizado um estudo transversal, com aplicação de um questionário que abordou questões socioeconômicas, diagnóstico, tempo de internação e percepções dos pacientes sobre sua participação nas aulas práticas com a presença de estudantes de Medicina. A maioria dos pacientes aceita de maneira satisfatória participar das aulas práticas e sente-se bem em ajudar os futuros médicos.<hr/>Considering the new guidelines for medical education, medical practice needs to be humanized and it is important to discuss the student doctor-patient relationship. The aim of this paper was to evaluate the opinions of patients admitted to a teaching hospital regarding their participation in medical classes (Semiology/General Medicine) of the University of Fortaleza Medicine Course. A cross-sectional study was conducted using a questionnaire with questions about social-economic aspects, diagnosis, length of hospital stay and the patients' perceptions about their participation in medical classes with student doctors. The majority of the patients accepted their participation in medical classes without misgiving and were pleased to be able to help future doctors. <![CDATA[<b>Medical education and the brazilian unified health system</b>: <b>proposals and practices from specialized literature</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en INTRODUÇÃO: A partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em Medicina, algumas escolas de Medicina têm procurado integrar o treinamento médico dos alunos aos serviços públicos de saúde. OBJETIVO: Identificar na literatura experiências de treinamento de alunos de Medicina no SUS. MÉTODOS: Artigos publicados entre janeiro de 2002 e dezembro de 2012 foram selecionados de buscas realizadas nos bancos de dados Scielo, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), usando-se os termos "educação médica", "graduação em Medicina" e "Sistema Único de Saúde". Os autores avaliaram a elegibilidade dos artigos. RESULTADOS: Foram incluídos e categorizados 31 artigos. As experiências práticas no SUS foram associadas a currículos integrados, currículos tradicionais, a currículos tradicionais em fase de adequação às novas DCN e a práticas médicas inseridas em projetos extracurriculares. CONCLUSÃO: A literatura revisada desenha um cenário positivo para o treinamento de alunos de Medicina no SUS, destacando a integração entre docentes e profissionais de saúde como um caminho para a formação médica atual.<hr/>INTRODUCTION: Since the creation of the Unified Health System (SUS) and the new National Curriculum Guidelines (DCN) for undergraduate courses in Medicine, some Medical Schools in Brazil have been trying to integrate medical training with public health services. OBJECTIVE: To identify in the literature experiences of undergraduate medical training within the SUS. METHODS: Articles published between January 2002 and December 2012 were selected from searches of the Scielo, PubMed and Virtual Health Library (BVS) databases, using the terms "medical education", "undergraduate medical education" and "Unified Health System". The reviewers assessed the eligibility of the articles. RESULTS: Thirty-one articles were included and categorized. Practical experiences in the SUS were associated with integrated curricula, traditional curricula, with traditional curricula in the process of being adapted to the new DCN and with extracurricular projects. CONCLUSION: The reviewed literature paints a positive picture for undergraduate medical training in the Unified Health System, emphasizing integration between medical educators and health professionals as a pathway for current medical training. <![CDATA[<b>Telemedicine</b>: <b>an instrument for pediatric health education and promotion</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo descreve a experiência de uso da telemedicina no processo de ensino-aprendizagem em Pediatria. Trata-se de relato de experiência da prática de telemedicina em Pediatria do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal do Ceará Campus Cariri. A telemedicina em Pediatria foi desenvolvida pela Rede Universitária de Teleconferência em parceria com instituições federais de ensino médico. O projeto desenvolveu-se mediante programação semestral com sessões de temas relevantes em Pediatria. Entre as etapas de sua realização, destacaram-se os debates, desenvolvimento de grupo focal e avaliação dos conteúdos abordados na teleconferência. As sessões ocorreram na universidade, com participação de professores, estudantes de Medicina do terceiro ano, internos e residentes em Pediatria. Os resultados evidenciaram a teleconferência como recurso para a consolidação de metodologias ativas do processo de ensino-aprendizagem, com protagonismo dos estudantes em sua formação acadêmica, como um instrumento importante na integração ensino-serviço e como tecnologia inovadora para a problematização pedagógica de práticas clínicas. Conclui-se que a telemedicina representa uma possibilidade ampliada de construção do conhecimento e aponta-se a necessidade de maior investimento nesta tecnologia.<hr/>This study reports on the experience of using telemedicine to teach pediatrics as part of the undergraduate course in Medicine at the Federal University of Ceará, Cariri Campus. Telemedicine in pediatrics was developed by the Teleconference University Network in partnership with other federal medical schools. The project was developed through six-monthly scheduling of sessions focused on relevant pediatric topics. The project was developed through debates, focus groups and teleconference content evaluation. The sessions were held at the university, with the participation of teachers, third-year medical students, pediatric internists and residents. The results revealed that teleconference could be used as a resource to consolidate active learning methodologies, with a student-centered approach to academic training, as well as an important tool in service-learning integration and innovative technology for pedagogical critical questioning of medical practice. It can be concluded that telemedicine represents a great opportunity for knowledge construction and shows the need for more investment in technology. <![CDATA[<b>Candies in the study of non-inferiority trials</b>: <b>a creative pedagogic experiment</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os novos desafios na área da educação surgem com o próprio desenvolvimento do conhecimento. Novas técnicas de pesquisa possibilitaram grandes descobertas na ciência e, com isso, uma crescente complexificação dos temas estudados. Os alunos, inseridos no universo dinâmico da internet, também evoluíram e não se encaixam mais nas prescrições da pedagogia tradicional. Para essas novas realidades, a forma de educar no século XXI exige dos educadores um esforço de criatividade para transmitir um conhecimento cada vez mais complexo. Para ilustrar essa nova situação, relatamos uma experiência pedagógica que buscou, com a criatividade de uma intervenção fictícia, favorecer o ensino dos ensaios clínicos de não inferioridade. A experiência demonstra a utilidade de tais ensaios clínicos quando se necessita testar a eficácia de tratamentos. A utilização dos docinhos e a participação dos alunos como sujeitos do ensaio configuraram-se como uma metodologia ativa, de aproximação entre os educandos e seu objeto de estudo. O exercício realizado está de acordo com os modelos pedagógicos sugeridos pela teoria da aprendizagem significativa e pode servir de referência para iniciativas semelhantes.<hr/>New challenges in education parallel with knowledge expansion. New research techniques have enabled major discoveries in science, together with a growing complexity of the studied themes. Students, part of the dynamic universe of the Internet, have also evolved and no longer fit the requirements of traditional pedagogy. For these new realities the way to educate in the twenty-first century requires a creative effort from educators, in order to convey knowledge that is increasingly complex. As an illustration of this new situation, we bring the report of a pedagogical experiment that sought, with the creativity of a fictitious intervention, to support the teaching of non-inferiority clinical trials. The experiment managed to show the usefulness of such clinical trials when there is the need to test the efficacy of treatments. The use of sweets and the participation of students as the test subjects constitute an active methodology, bringing students closer to their subject of study. The exercise conducted is in line with the pedagogical models suggested by the meaningful learning theory and can be used as a benchmark for similar initiatives. <![CDATA[<b>About Carl G. Jung</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto trata-se de uma resenha sobre o livro "Jung", de Anthony Stevens.<hr/>This is a book review of "Jung", by Anthony Stevens.