Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Médica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0100-550220160004&lang=en vol. 40 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[I Forum of Paulista Medical Student Support Services — Forsa Paulista — “The Letter of Marília”]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400537&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO No dia 12 de maio de 2016, estiveram reunidos na cidade de Marília, no I Fórum de Serviços de Apoio aos Estudantes de Medicina (Forsa), realizado durante o 10° Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM), representantes de serviços de apoio discente, bem como docentes e estudantes de Medicina, a fim de discutir e elencar estratégias de fortalecimento dos serviços de apoio à saúde discente, estritamente necessárias no contexto violento em que se inserem as escolas médicas. Foi criado um documento, denominado “A Carta de Marília”. Em 13 de outubro de 2016, esse documento foi referendado pelo XI Fórum Cobem dos Serviços de Apoio (Forsa Cobem) durante o 54º Congresso Brasileiro de Educação Médica na cidade de Brasília.<hr/>ABSTRACT On May 12, 2016 the first Forum for Support Services for Medical Students (Forsa) held in the city of Marilia during the 10th Paulista Congress of Medical Education (CPEM), gathered representatives of student support services, as well as teachers and medical students in order to discuss and rank strategies to enhance the services to support student health, strictly necessary in the violent setting in which medical schools operate. A document was created and named “The Letter of Marilia.” On October 13, 2016, this document was endorsed by the XI COBEM Forum for Support Services (FORSA COBEM) during the 54th Brazilian Medical Education Congress in Brasília. <![CDATA[Palliative Care and Curriculum Guidelines: Necessary Inclusion]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400540&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Cuidado Paliativo (CP) é uma abordagem multiprofissional que visa à qualidade de vida de pacientes com doenças ameaçadoras de vida e de seus familiares. Com o avanço das doenças crônico-degenerativas, estima-se que mais de 20 milhões de pacientes no mundo têm necessidade deste perfil de cuidado. No que tange à formação médica direcionada a essa demanda crescente, há escassa menção nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Contudo, ao se avaliar o texto oficial, observam-se diversas congruências das orientações gerais com os princípios do CP, como: formação humanística, priorização de pacientes em vulnerabilidade, valorização da dignidade humana, bioética, respeito à autonomia do paciente, abordagem centrada na pessoa, trabalho em equipe, abordagem familiar, comunicação, condutas baseadas em evidência. O estudo destes pontos em comum evidencia o CP como potencial espaço formador para aquisição de habilidades e competências requeridas pelas orientações oficiais. Neste sentido, a inserção na graduação ampliará a formação profissional de futuros médicos, podendo contribuir ainda com a garantia de uma assistência de qualidade a pacientes com doenças graves, em especial na fase final de vida.<hr/>ABSTRACT Palliative Care (PC) is a multidisciplinary team approach that deals with patients and their families under conditions of life-threatening illness aimed at improving their quality of life. With the increase of chronic-degenerative diseases, it is estimated that 20 million patients in the world require this type of care. With regard to medical training geared toward this demand there is scarce mention of PC in the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Medical Courses. However, when the official text is reviewed, several parallels can be drawn between the general guidelines and the principles of PC, such as humanistic training, prioritization of vulnerable patients, valuing human dignity, bioethics, respect for the patient’s autonomy, person-centered approach, team work, family approach, communication and evidence-based practices. The study of these common points shows PC to be a potential educational strategy for the acquisition of required skills and competencies according to the official guidelines. In this regard, the inclusion of PC in undergraduate medical courses will broaden the professional training of future physicians, as well as helping guarantee quality care for seriously ill patients, especially those in the final stages of their lives. <![CDATA[Training and Qualification of Health Professionals: Factors Associated to the Quality of Primary Care]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400547&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As mudanças nos setores da educação e da saúde no século XX influenciaram as concepções e práticas dos profissionais de saúde, em especial na Atenção Primária à Saúde (APS). Esta pesquisa analisou o perfil de formação e qualificação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e os fatores associados com a qualidade dos serviços de APS da região noroeste de Goiânia. Trata-se de um estudo transversal, realizado por entrevista, incluindo a aplicação do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (PCATool). Participaram do estudo 92 profissionais (48 médicos e 44 enfermeiros) das equipes da ESF. Os dados foram analisados por meio dos testes U de Man-Whitney, Qui-Quadrado, Fischer e Regressão de Poisson. Os resultados apontaram diferenças significativas (p &lt; 0,05) entre o perfil de formação e qualificação de médicos e enfermeiros. A avaliação dos atributos da APS resultou em alto escore geral de APS (6,7). Conclui-se que a qualidade dos serviços de atenção primária possui associação com o maior tempo de trabalho de médicos na mesma equipe e com a percepção de capacitação dos profissionais de saúde da região noroeste de Goiânia.<hr/>ABSTRACT The changes wtinessed in health and education in the twentieth century influenced the work of health professionals, particularly those in primary health care, on a conceptual and practical level. This research investgiated the training and qualifications of professionals that work with the Family Health Strategy (FHS), and factors related to the quality of primary health care services in the northwest region of Goiânia. The research is classified as a cross-sectional study, conducted using interviews that included the application of the Primary Care Assessment Tool (PCATool). Ninety-two professionals from FHS teams participated in the study (48 physicians and 44 nurses). The data analysis involved methods such as the Mann-Whitney U test, chi-squared test, Fisher test and Poisson Regression. The results indicated significant differences (p&lt;0.05) between the training profile and qualifications of doctors and nurses. Assessment of the primary health care attributes resulted in a general high score (6.7). It was concluded that the quality of the primary health care services can be correlated to doctors who work for a longer period of time in the same teams, as well as the perception of health professional training and qualifications in the northwest region of Goiânia. <![CDATA[Comparing the Efficiency of Training in Orotracheal Intubation with Educational Video Versus Checklist]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400560&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo relata uma experiência de desenvolvimento, por estudantes de Medicina, de vídeos educacionais que visam aprimorar o aprendizado e fortalecer o embasamento teórico e prático da entubação orotraqueal. Objetivo O objetivo do estudo é avaliar a retenção do aprendizado dos alunos da graduação por meio do uso de vídeos no ensino de procedimentos médicos no curso de Medicina. Métodos Foram avaliados 30 alunos da graduação do curso de Medicina, randomizados em dois grupos de estudo, um com vídeo e outro com material teórico (checklist), para estudo individualizado do tema de entubação orotraqueal. Resultados Todos os alunos melhoraram o conhecimento teórico e prático do procedimento de entubação orotraqueal (p &lt; 0,00). Não houve diferença entre a execução do procedimento entre os grupos (p = 1). Quanto ao conhecimento teórico, o grupo de estudo com vídeos apresentou melhor desempenho na avaliação teórica (p &lt; 0,041). Conclusão As duas ferramentas pedagógicas forneceram ganho de conhecimento ao aluno, sendo que o conteúdo teórico do procedimento foi superior no grupo de estudo com vídeos, mas o preparo e a execução do procedimento foram semelhantes entre os grupos.<hr/>ABSTRACT The paper reports on an experience by medical students to develop educational videos which aim to improve learning and strengthen the theoretical and practical foundations of orotracheal intubation. Objective The objective of this study is to evaluate the learning retention of undergraduate medical students through the use of educational videos containing medical procedures. Methods 30 undergraduate medical students were randomized in two study groups, one received educational videos and other received theoretical material (checklist). A comparison was made to evaluate and compare their learning in relation to the orotracheal intubation procedure. Results All the students demonstrated improved practical and theoretical knowledge of the orotracheal intubation procedure. (p &lt; 0.00), no difference was found in the procedure execution between the groups (p = 1) and, regarding theoretical knowledge, the study group that used videos presented superior performance in the evaluation (p &lt; 0.041). Conclusion The two pedagogical tools both enhanced the students’ knowledge, where the group that used videos showed deeper theoretical knowledge of the procedure, but procedure execution was identical between groups. <![CDATA[Factors Associated with Stress in Medical School]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400565&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo O presente trabalho objetivou identificar a ocorrência de estresse, traços de personalidade e repertório de habilidades sociais de estudantes de Medicina de duas escolas médicas no Tocantins no período do internato. Metodologia Numa amostra de 50 internos de Medicina, foram aplicados um questionário para dados biográficos e sobre o internato e três testes psicológicos: Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp, Bateria Fatorial de Personalidade e Inventário de Habilidades Sociais. Resultados Identificou-se que parte da população estudada apresentava estresse (52%), com predominância de sintomas psicológicos e numa fase potencialmente adoecedora, mas pouco vista como tal (fase de resistência). Observaram-se também características de personalidade como baixa abertura a ideias e baixo nível de comunicação, bem como alto empenho e instabilidade. Em paralelo, identificou-se um repertório de habilidades sociais baixo nas habilidades necessárias à autoafirmação na expressão de sentimentos positivos. Viu-se também que alguns alunos necessitaram de ajuda especializada (psicólogo e psiquiatra) durante o curso, mesmo que com queixas não direcionadas a este. Conclusão As análises correlacionais realizadas sugerem que o fator neuroticismo e as facetas nível de comunicação e confiança nas pessoas são diferentes nas pessoas com estresse. Esse aspecto e a dificuldade de expressar afetos positivos indicam uma das direções quanto aos fatores predisponentes ao desenvolvimento de estresse no estudante de Medicina. Aliam-se características de personalidade, que indicam uma tendência de comportamento, a uma das fases mais tensas do curso médico (internato).<hr/>ABSTRACT Objective This study aimed to identify stress, personality traits and social skills among students at two medical schools in Tocantins during their clerkship period. Methodology A sample of 50 clerkship students was given a questionnaire on biographical data and aspects of the clerkship, along with three psychological tests: Lipp’s Stress Symptoms Inventory, the Personality Factorial Battery, and the Social Skills Inventory. Results The population under study showed signs of stress (52%), with a predominance of psychological symptoms potentially constituting an illness, but rarely seen as such (resistance phase). Personality characteristics such as low openness to ideas, poor communication skills, high commitment, and instability were also registered. Parallel to this was our identification of a repertoire of low social skills in terms of the self-assertion skills required in the expression of positive feelings. Some students also needed expert (psychologist and psychiatrist) assistance during the course with complaints unaddressed. Conclusion The correlational analyses suggest that neuroticism and levels of communication and trust in others are different in people experiencing stress. This aspect, along with a difficulty in expressing positive emotions, indicates one way a predisposing factor may develop into stress among medical students. This may be added to personality traits and their associated behavior trends, during one of the tensest phases of medical school (clerkship). <![CDATA[Medical Students’ Mental Health under Different Educational Models]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400574&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivos Avaliar a saúde mental dos estudantes, estratégias defensivas, fontes de estresse e alívio associadas a diferentes processos educacionais. Método Estudo qualitativo e transversal realizado em fevereiro de 2014 por meio de grupos focais e questionário semiestruturado com 78 estudantes do terceiro semestre de duas escolas médicas numa mesma universidade pública: uma com 53 anos, na capital, com modelo de ensino tradicional, e a outra com três anos, no interior,com modelo de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Foi realizada análise descritiva dos dados sociodemográficos, psicoemocionais e processo educacional do questionário e análise de conteúdo temática, além de interpretação psicodinâmica dos dados dos grupos focais. Resultados Responderam ao questionário 38 alunos da escola tradicionale 40 daABP, sendo a maioria do sexo masculino (52,6%), com idade 22+2 anos e solteiros (85%). Dois grupos focais com oito alunos de cada escola revelaram motivações, fontes de estresse e de alívio semelhantes entre os alunos, porém sofrimento psíquico menor nos alunos da ABP, que também referiram maior aproximação de seus professores e pactuação das tarefas. Conclusão O processo educacional foi associado a sofrimento psíquico por alunos de ambos os grupos.<hr/>ABSTRACT Objectives To evaluate student mental health, defensive strategies, sources of stress, and relief associated with different educational processes. Methods A qualitative and cross-sectional study was carried out in February 2014 through focus groups and semi-structured questionnaireson 78 students in the 3rd semester at two medical schools in the same public university: one with a 53-year history based in the state capital and that uses traditional teaching models, and the other founded only 3 years ago, located in the interior of the state and using Problem Based Learning (PBL). We carried out a descriptive analysis of the dataemergent from the questionnaire andperformed thematic content analysis, along with a psychodynamicinterpretationof data fromfocus groups. Results 38 students from the traditional school and 40 students from the PBL school answered the questionnaire. Most were men(52.6%) aged 22+2years and single(85%). Twofocus groups with8students fromeach schoolrevealedsimilar motivations, sources of stress andreliefamong students, but less psychological distresswas registered inPBLstudents,who reported greatercloseness with teachersand agreementon tasks. Conclusion Educationalprocesseswere associated withpsychological distress amongstudentsin both groups. <![CDATA[Canceled Enrollments on the UFMG Medical Course: Symptoms of Psychological Distress]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400583&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar o sofrimento psíquico apresentado nas justificativas dos trancamentos semestrais de matrícula informados pelos estudantes de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e identificar fatores e contextos associados. Estudo retrospectivo e transversal, qualitativo e quantitativo, dos 141 requerimentos de trancamentos ocorridos entre julho de 2007 e julho de 2013, solicitados por 97 estudantes do primeiro ao 12º período do curso. Verificou-se predominância de requerimentos no ciclo básico (55,3%) e como motivação prevalente (59,6%) o sofrimento psíquico. Os trancamentos podem se revelar como sintomas do sofrimento psíquico dos estudantes, associados a fatores como adoecimento psíquico, reprovações, dúvida na escolha do curso, desentendimentos familiares e uso considerado abusivo de drogas. As motivações apresentadas nos pedidos de trancamentos alertam para a necessidade e importância de investimento institucional nos serviços de cuidado e atenção ao aluno de Medicina.<hr/>ABSTRACT The objective of the study was to investigate psychological distress given as justification by students to have canceled their enrollment on semesters of the Federal University of Minas Gerais medical course, and to identify associated factors and contexts. A retrospective, cross-sectional, qualitative and quantitative study was performed on the 141 claims made during the period of July 2007 to July 2013 by 97 students from the 1st to the 12th period of the course. Cancellations predominated in the Basic Cycle (55.3%) with psychological distress the main motivation (59.6%). The cancellations may prove to be symptoms of student psychological distress, associated with factors such as mental illness, failures, doubts over course selection, family disagreements, and what may be deemed as drug abuse. The reasons given for such cancellations warn of the need and importance of institutional investment into welfare services for medical students. <![CDATA[Tutorial Group and Mental Health in Medical Education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400591&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Esta pesquisa objetivou investigar a presença de conteúdos de saúde mental no currículo real do ensino médico nos quatro primeiros anos da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trata-se de um estudo quantitativo e documental de caráter descritivo que avaliou esses conteúdos nos objetivos de aprendizagem dos problemas utilizados na estratégia de ensino-aprendizagem denominada tutoria nos quatro primeiros anos do curso. Como resultado, menos de 15% dos problemas estudados apresentou conteúdos de saúde mental em seus objetivos de aprendizagem no primeiro, segundo e quarto anos do curso. No terceiro ano, 36% dos problemas apresentaram tais conteúdos. A pesquisa não permite concluir o nível de exploração desses temas, bem como o aprendizado sobre eles, porém diagnostica o empobrecimento da exploração dos temas de saúde mental que permeiam o ensino médico das doenças clínicas e cirúrgicas.<hr/>ABSTRACT This study aimed to investigate the presence of mental health content on the curriculum of the first four years of the medical degree at the Faculty of Medical Sciences and Health at the Pontifical Catholic University of São Paulo (FCMS PUC-SP). By means of a quantitative, descriptive, and document-based study, we evaluated the mental health content in the learning objectives of problems used as part of the teaching and learning strategy known as ‘tutorial groups’. The results showed that less than 15% of the problems studied in the weekly tutorial sessions featured mental health content in their learning objectives for the first, second and fourth years of the course, while in the third year, such content only featured in 36% of problems. The research does not allow us to make conclusions on the degree to which mental health issues are explored, or the learning on them, but does point to the neglect of mental health issues pervading medical education on clinical and surgical diseases. <![CDATA[The “Bê-Á-Bá” of Team-Based Learning]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400602&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE) é uma estratégia educacional que tem sido empregada na educação de profissionais de saúde para o desenvolvimento de competências fundamentais, como a responsabilização do aluno pela aquisição do próprio conhecimento, a tomada de decisão e o trabalho colaborativo e efetivo em equipe. Levando em consideração que, no Brasil, poucos artigos nacionais explicam como realizar esta estratégia educacional, o objetivo deste artigo foi descrever os conceitos, os princípios, o planejamento e o processo detalhado para aplicação da ABE.<hr/>ABSTRACT Team-Based Learning (TBL) is an educational strategy that has been used in the education of health professionals for the development of fundamental skills, such as the student’s responsibility for the acquisition of their own knowledge, the decision-making process, and collaborative and effective teamwork. Due to the relative lack of Brazilian articles explaining how to execute this educational strategy, the objective of this article was to describe in Portuguese the concepts, principles, and the detailed process for the application of TBL. <![CDATA[Profile of Knowledge on HPV and its Prevention among Students at a Private University in Curitiba]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400611&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O HPV é a doença sexualmente transmissível mais frequente no mundo e entre jovens e sexualmente ativos, sendo que 50% dos casos novos ocorrem nos primeiros três anos após o início da atividade sexual. A infecção por este vírus é a principal alteração necessária à ocorrência do câncer do colo do útero. Este trabalho visa avaliar o nível de conhecimento de acadêmicos de uma universidade particular de Curitiba, dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Medicina, sobre o HPV. É um estudo transversal observacional descritivo com coleta prospectiva, por meio da aplicação de 527 questionários a estudantes da Universidade Positivo de Curitiba de junho a agosto de 2014. Pertenciam ao sexo masculino 29,5% (N = 155) dos alunos e ao sexo feminino 70,4% (N = 369), com média de idade de 21,85 anos (DP = 4,38). A quantidade de acertos foi maior no curso de Medicina em quase todas as questões sobre conhecimento. Quanto à prevenção do HPV, a maior parte dos estudantes conhecia os meios de transmissão do HPV, sendo que 56,6% (N = 272) citaram corretamente mais de um método preventivo e 41,3% (N = 212) afirmaram que a vacina é o método mais eficaz de prevenção. Sobre o conhecimento das situações que aumentam o risco de transmissão, mais estudantes consideraram que múltiplos parceiros representam maior risco que o não uso de preservativo. Apesar de 86,4% (N = 434) afirmarem já ter ouvido falar do HPV, 76,8% (N = 398) afirmaram que o HPV pode apresentar sintomas, e somente 13% (N = 69) conheciam os efeitos a longo prazo. Do total de estudantes sexualmente ativos, 75,57% (N = 396) usam algum método contraceptivo, sendo o anticoncepcional oral o mais utilizado, com 61% (N = 137), seguido do preservativo masculino, com 33% (N = 73). Das alunas sexualmente ativas com parceiro fixo, 63% (N = 193) realizam visitas anuais ao ginecologista e, destas, 14% (N = 44) nunca fizeram o preventivo. Os estudantes estiveram acima da média esperada na maioria das questões.<hr/>ABSTRACT HPV (human papillomavirus) is the world’s most common sexually transmitted disease among people who are sexually active, with 50% of new cases occurring in the first three years after the onset of sexual activity. Infection with this virus is the main alteration required for the occurrence of cervical cancer. This study aims to evaluate the academic level of knowledge among students at a private university in Curitiba, using questionnaires on nursing, dentistry and medicine courses. By means of a descriptive, observational, cross-sectional study, prospective data was collected through a questionnaire given to students at the Universidade Positivo in Curitiba from June to August, 2014. 527 questionnaires were given to students, with 29.5% (N = 155) of respondents male and 70.4% (N = 369) female, and a mean age of 21.85 years (SD = 4.38). The number of correct answers was higher in medical school in nearly all questions. In terms of preventing HPV, most students knew how HPV is transmitted, with 56.6% (N = 272) correctly quoting more than one preventive method and 41.3% (N = 212) reporting that the vaccine is the most effective preventive method. In terms of knowledge of situations that increase the risk of transmission, most students felt that multiple partners represented a greater risk than not using condoms. Although 86.4% (N = 434) stated that they have heard of HPV, 76.8% (N = 398) reported that HPV may have symptoms and only 13% (N = 69) knew the long-term effects. Of all sexually active students, 75.57% (N = 396) used contraceptive methods, with the oral contraceptive used by 61% (N = 137), followed by the male condom with 33% (N = 73). 63% (N = 193) of sexually active female students with a regular partner conducted annual visits to their gynecologist, and of these, 14% (N = 44) never used prevention. The students scored above the expected average on most issues. <![CDATA[The Evolution of Medical Students’ Interest in Primary Healthcare throughout their Degree Course]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400621&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina de 2001 evidenciaram a necessidade de mudanças na educação médica para a formação desses profissionais. As novas Diretrizes de 2014 vieram reforçar as mudanças para maior integração ensino-serviço. A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promoveu uma mudança, inserindo o estudante em atividades de Atenção Primária à Saúde (APS) desde o primeiro ano, incluindo no quarto ano a disciplina Atenção Integral à Saúde, na qual se vivencia a realidade da assistência em Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o ano letivo. Objetivo Avaliar o interesse do estudante em atuar como médico na APS. Método Questionário estruturado enviado ao terceiro, quarto, quinto e sexto anos de Medicina no ano de 2012, antes, durante e após a disciplina. A disciplina Atenção Integral à Saúde foi criada e implementada durante a reforma curricular com a intenção de que os estudantes tivessem uma imersão na APS com responsabilidade e vínculo médico-paciente, atendendo às DCN e formando médicos para as necessidades da população. As outras disciplinas de inserção ensino-serviço que já existiam no internato tiveram adaptações durante a reforma sem transformações. Resultados Observa-se uma mudança no interesse em trabalhar na APS, que passou de 20,9% no terceiro ano de Medicina, dado confirmado por estudos anteriores, para 47% no sexto ano. Foram comparadas e analisadas estatisticamente respostas das turmas vinculadas ao estudo, mostrando que a inserção mais cedo na rede pública com integração ensino-serviço foi efetiva quanto à mudança de intenção de atuar como profissional médico na APS. O cuidado com o ensino nos estágios nas UBS com professores e preceptores, mostrando qualidade e resolutividade no atendimento, pode ter auxiliado nesta mudança nas intenções de atuar futuramente como profissionais na rede municipal de Saúde.<hr/>ABSTRACT The National Curriculum Guidelines for the 2001 medical course highlighted the need for changes in medical education for training professionals. The new 2014 Guidelines strengthened the changes in order to promote greater integration between teaching and service. One change instigated by UNICAMP Faculty of Medical Sciences was to place students in Primary healthcare (PHC) activities from the first year, including the addition of an Integral Healthcare subject in the fourth year, where students experience the reality of primary healthcare in Basic Health Units (UBS) over the course of the academic year. Objective To assess student interest in working as doctors in APS. Method A structured questionnaire was sent to students in the 3rd, 4th, 5th, and 6th years of medical school in 2012, before, during, and after the course. The Integral Healthcare subject was created and implemented as part of the curriculum reform with the aim that the students would be immersed in APS, with responsibilities and doctor-patient bonds, meeting the DCNs and training physicians to the population’s needs. The other subjects related to teaching-service integration that were already part of the residency underwent adjustments during the reform but no transformations. Results A change in student interest in working in PHC was registered, rising from 20.9% in the 3rd year of medicine, as confirmed by previous studies, to 47% in the 6th year. The group responses were statistically compared and analyzed, and suggested that the earlier inclusion in the public healthcare network with teaching-service integration was effective at shifting the students’ desire to work as medical professionals in PHC. Care with teaching during residencies at UBS with teachers and tutors demonstrating quality and resoluteness in attending the public may have influenced this change in the will to work as professionals in the Municipal Health Network in the future. <![CDATA[Views on the Health-Disease Process Among Physiotherapy Students to Have Participated in Problem-Based Learning]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400627&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste ensaio foi investigar a concepção dos docentes e discentes fisioterapeutas que participam do Ensino Baseado em Problemas (PBL) sobre o processo saúde-doença. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, por meio do estudo de caso numa escola de ensino superior de Fisioterapia em Portugal. A técnica de coleta de dados foi o questionário. Os dados coletados foram analisados pela Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram as categorias saúde como ausência de doença, saúde como bem-estar, saúde relacionada aos determinantes sociais e a percepção do sujeito. É possível no PBL uma prática pedagógica em prol de uma formação mais humana e crítica, desde que seja vivenciado enquanto método ativo de ensino nos moldes apontados na literatura.<hr/>ABSTRACT The objective of the study was to investigate views on the health-disease process among physiotherapy teachers and students participating in PBL. This study was qualitative, taking its case study as a higher education school of Physical Therapy in Portugal. Data collection was performed by means of questionnaires, with the collected data analyzed via content analysis. PBL facilitates the possibility of pedagogical practices in favor of more humane and critical training, as long as it is experienced as the active method of teaching described in the literature. <![CDATA[Training and Practice of the Medicine Teacher: a Study Performed at the Federal University of Rondônia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400635&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Analisar a formação e prática pedagógica do médico-professor situada no contexto dos cursos de Medicina das três instituições de ensino superior que oferecem a formação médica em Porto Velho (RO), tendo como referência as percepções dos próprios médicos-professores. Métodos A pesquisa teve abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa, sendo composta de duas fases. A primeira foi constituída pela aplicação de um questionário, e a segunda foi efetivada com a realização de entrevistas semiestruturadas. Resultados O estudo permitiu identificar que os saberes docentes são construídos com as vivências de cada professor e não necessariamente por meio de cursos específicos. Conclusão Os médicos-professores estão satisfeitos com o seu conhecimento e a experiência adquirida durante os anos de docência. Para os entrevistados, ter uma formação docente específica não é um pré-requisito para ser um “bom” professor de Medicina.<hr/>ABSTRACT Objective To analyze the training and teaching practice of medical teachers within the context of medical courses of the three higher education institutions that offer medical training in Porto Velho, with reference to the perceptions of medical teachers themselves. Methods The study took both a quantitative and qualitative approach, consisting of two phases. The first involved the application of a questionnaire and the second consisted of semi-structured interviews. Results The study revealed that teachers’ knowledge is constructed from the experiences of each professional and not necessarily through specific courses. Conclusion The medical teachers are satisfied with their knowledge and experience gained through years of teaching. For the interviewees, specific teacher training is not a prerequisite for being a “good” teacher of Medicine. <![CDATA[Validating a Subject Assessment Tool at a Brazilian Medical School]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400644&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo O estudo tem como objetivo avaliar o desempenho do questionário de avaliação das disciplinas da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS Famed) em relação às propriedades psicométricas de validade e confiabilidade. Métodos Estudo transversal, exploratório e contemporâneo, com avaliação qualitativa e quantitativa. As disciplinas foram avaliadas pelos alunos de forma anônima, opcional e individual durante um período de aula de grande grupo logo após a conclusão das mesmas. Foram incluídos os questionários respondidos por acadêmicos matriculados entre o primeiro e o oitavo semestre e registrados nas atas finais da unidade, nas 22 disciplinas do currículo, no ano de 2011, que aceitaram realizar a avaliação da disciplina. Resultados Foram estudadas 1.205 respostas de um total possível de 1.606 alunos matriculados. A validação convergente demonstrou forte correlação entre o escore total de satisfação e os campos quantitativos correspondentes. A confiabilidade demonstrou um valor de alfa de Cronbach de 0,753 no escore total. Conclusão O estudo mostrou que o questionário de avaliação de disciplinas é válido e confiável.<hr/>ABSTRACT Aim The study aims to evaluate a questionnaire on the subjects taught at the Faculty of Medicine of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), in terms of the psychometric properties of validity and reliability. Methods A cross-sectional, exploratory, and contemporary study was conducted using qualitative and quantitative evaluation. The subjects were evaluated by the students in an anonymous, optional and individual fashion during a large group class. The questionnaires were answered by PUCRS academics enrolled on the I-VIII semesters in 2011, who agreed to perform the evaluation immediately after completing the subject and who were registered in the final minutes for the units of the 22 subjects available. Results 1,205 responses were studied out of a possible 1,606 students enrolled on the course. The convergent validation demonstrated a strong correlation between the total score for satisfaction and the quantitative fields. Reliability demonstrated Cronbach alpha from the total score of 0.753. Conclusion The study showed that the questionnaire for subject evaluation is valid and reliable. <![CDATA[Tutorial Groups as a Strategy for Meaningful Learning among Medical Students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400653&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo analisar a estratégia da Tutoria inserida em um currículo médico com tendência ao tradicional, não orientado por problemas, utilizando as falas de estudantes de Medicina de uma instituição de ensino superior brasileira. Para a compreensão do campo-tema, optou-se por desenvolver uma pesquisa com abordagem qualitativa. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados discutem os processos de ensino-aprendizagem e da área de linguagem e análise de discurso. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas as técnicas de Roda de Conversa, diário de campo e observações. Foram identificados os repertórios linguísticos das falas dos sujeitos, com foco nas controvérsias do discurso, que conformaram sete conjuntos de sentidos. Conclui-se que, com base nas falas dos estudantes, a inserção da estratégia da Tutoria, de inspiração na Aprendizagem Baseada em Problemas, em currículos mais tradicionais pode ser uma alternativa para iniciar processos de mudança curricular no caminho da construção de uma aprendizagem significativa, desde que haja planejamento coerente com a proposta pedagógica do curso, resultando no desenvolvimento de autonomia, criticidade, respeito e aprendizado com as diferenças, que são competências importantes a serem desenvolvidas pelo futuro médico.<hr/>ABSTRACT This research project aimed to analyze the strategy of usingtutorial groupsas part of a medical degree curriculum mostly traditional in style instead of problem-guided, according to views expressed orally by medical students at a Brazilianhigher education institution. To better understand the subject, we chose to developqualitative research. The theoretical and methodological references used are authors who discuss the teaching-learning and language area processes, as well as discourse analysis. Instruments employed includeconversation circle techniques, field diaries and observations. Language repertoires were identified from the students’ comments, with a focus on the controversies of the speech, which formed seven sets of directions. Based on the students’ opinions, our conclusion is that the use of atutoring strategy inspired by Problem-Based Learning in more traditional curricula may serve as an alternative for instigating curricular change processes in order to build more meaningful learning, provided there is coherent planning with the course’s teaching goals, resulting in the development of autonomy, critical thinking, respect and learning from differences, which are important skills to be developed by future doctors. <![CDATA[Medical Students’ Adaptation in the Early Years of College]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400663&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO No início e no decorrer da graduação, problemas de adaptação, competitividade, decepção, solidão e dificuldade nos relacionamentos constituem importantes fontes de sofrimento para os graduandos de Medicina. Este estudo tem como objetivo descrever o perfil sociodemográfico e percepções de acadêmicos do segundo ano de Medicina de uma faculdade do interior do Estado de São Paulo quanto a motivações na escolha do curso e instituição, dificuldades de adaptação à vida universitária e saída de casa. Foram incluídos 38 alunos, que responderam a um questionário semiestruturado, elaborado pelos pesquisadores, que continha dados de identificação, levantamento socioeconômico e perguntas sobre o curso, disciplinas, faculdade e vida fora de casa. Nos resultados, quanto à motivação para escolha do curso, destaca-se a afinidade pela área da saúde (n = 27). As principais dificuldades de adaptação à graduação citadas foram excessivo número de atividades (n = 24) e falta de organização pessoal (n = 17). Em relação à saída de casa, relataram saudade do convívio familiar (n = 35), associada a maior liberdade (n = 19). Com relação à faculdade, destaca-se a falta de assistência/organização para receber os alunos (n = 11), sugerindo que se dê maior atenção ao acolhimento e apoio no período de adaptação.<hr/>ABSTRACT Significant sources of suffering for medical students at the beginning and during the degree course include adaptation problems, competitiveness, disappointment, loneliness, and difficulties in relationship. This study aims to describe the socio-demographic profiles and perceptions of second-year students at a medical school in the state of São Paulo in terms of their reasons for selecting the course and institution and difficulties in adapting to university life and leaving home. We interviewed 38 students who answered a semi-structured questionnaire developed by the researchers containing identification data, a socio-economic survey, as well as questions on the course, subjects, college, and their lives away from home. The results reveal that the main motivation for choosing the course was an affinity for the field of healthcare (n = 27). The main difficulties in adapting to the course were due to the excessive number of activities (n = 24) and lack of personal organization (n = 17). Regarding leaving home, (n = 35) reported that they miss their families, associated with greater freedom (n = 19). With regard to college, (n = 11) stated that there is a lack of support/organization for students, suggesting greater attention and support are needed in the adaptation period. <![CDATA[The Meaning of Health and Illness for Medical Students during the Undergraduate Course]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400669&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO No início da graduação, a compreensão sobre saúde e doença do aluno depende de seus conhecimentos e experiências prévias, bem como do grau de contato com a prática médica e a realidade que envolve esse tema. Neste estudo, pretende-se compreender qual é a visão de saúde e doença que permeia a mente dos futuros médicos e traçar que relações são estabelecidas entre a noção de saúde e doença com as experiências pessoais e profissionais do aluno ao longo da graduação. Foi realizado um estudo qualitativo, utilizando-se um questionário psicossocial e entrevista semiestruturada com alunos do primeiro, terceiro e sexto ano de um mesmo ano letivo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM). O material foi submetido à análise de conteúdo. As experiências e características pessoais de cada participante, assim como as experiências curriculares e extracurriculares e o currículo oculto influenciam tanto a visão que possuem de saúde e doença quanto a escolha profissional. Nota-se certo esfriamento na relação médico-paciente e uma postura de maior desconfiança em relação aos pacientes ao longo da graduação. Os alunos têm o conhecimento de uma visão mais global e humana dos pacientes, mas não conseguem colocá-la em prática. Observa-se que essa problemática está vinculada ao fato de terem dificuldade de entrar em contato com os aspectos emocionais despertados na relação médico-paciente.<hr/>ABSTRACT Medical students’ views on health and illness in the early stages of their degree course depend on their knowledge and past experiences as well as the amount of contact with medical practice and the reality surrounding this issue. The aim of this study was to understand the view of health and illness in the minds of future doctors and to delineate the relationships established between the notion of health and illness, the school curriculum, personal experiences, and the social and professional students’ trajectory throughout the course. A qualitative study was conducted, with a psychosocial questionnaire and semi-structured interviews used on students in the first, third, and sixth year at the Federal University of São Paulo (Unifesp-EPM) in 2008. The material was subjected to content analysis, identifying the experiences and personal characteristics of each participant, as well their curricular and extracurricular experiences, and determining how the hidden curriculum influences both their views on health and illness as well as their career choice. A certain coldness may be noted in the doctor-patient relationship, as well as a greater distrust of patients. Graduating students demonstrated a need to protect feelings aroused by their experiences of the medical course. It is clear that students are aware of a more global and human view of their patients, however, it seems that they know this merely cognitively and are emotionally unable to put it into practice. This issue may be linked to the fact that they experience difficulties dealing with the emotional aspects of the doctor-patient relationship. <![CDATA[Stress among Medical Students and Academic Performance]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400678&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente estudo objetivou verificar a prevalência do estresse entre estudantes de Medicina, a relação entre morar ou não com a família e sua repercussão sobre o rendimento acadêmico. Realizou-se um estudo transversal com os alunos do ciclo básico e clínico do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com aplicação do Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp, um questionário com perguntas gerais sobre o tema, além da realização de um grupo focal. A amostra foi composta por 456 estudantes, 68,05% daqueles que cursavam do primeiro ao oitavo período de Medicina no momento da pesquisa. Verificou-se a presença de estresse em 60,09% (n = 274) da amostra e estresse extremo em 20,83% (n = 95). Não houve correlação entre estresse e aprendizado em relação a morar longe da família.<hr/>ABSTRACT This study aimed to determine the prevalence of stress among medical students, its relationship with whether or not the student lived with family and the impact of stress on academic performance. A cross-sectional observational study was carried out on students in the basic and clinical cycles of UFPR’s medicine course, applying the Inventory of Stress Symptoms for Adults by Lipp, a questionnaire with general questions on the subject, and conducting a focus group. 78.35% (n = 525) of the 670 academics participated and the final sample was 68.05% (n = 456). Stress was found to affect 60.09% (n = 274) and extreme stress 20.83% (n = 95). There was no correlation between stress, learning, and living far away from family. <![CDATA[Medical Aspirations: Analysis of Medical Students Boarding at Higher Education Institutions of Para]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400685&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este estudo tem como objetivo analisar a aspiração profissional dos alunos do internato de medicina das instituições de ensino superior do Estado do Pará. Foi realizado um estudo comparativo, prospectivo e analítico com 255 alunos, por meio de protocolos próprios, que contêm informações sobre as intenções dos futuros médicos. Observou-se que 100% desejam se especializar, sendo que para 85,9% dos estudantes da instituição privada e 76,5% das instituições públicas o primeiro objetivo após o término do curso é a residência médica. As principais especialidades escolhidas foram, em ordem decrescente: Cirurgia Geral, Pediatria e Oftalmologia. Um percentual significativo dos participantes pretende seguir a carreira docente e 67,4% e 70% dos alunos das instituições privada e pública, respectivamente, almejam ingressar no mestrado e doutorado. Conclui-se que a maioria dos estudantes das IES do Pará pretende se especializar por meio da residência médica, mestrado/doutorado e seguir a carreira docente, sendo motivados, principalmente, pela afinidade com a área escolhida, estimulados pelos professores das áreas afins.<hr/>ABSTRACT The study aims to analyze the professional aspiration of students in medical internships from Higher Education Institutions (HEI) of Para. A comparative, prospective and analytical study was conducted with 255 students using a survey which gathered information about the intentions of the future physicians. It was found that 100% of the students want to specialize, and for 85.9% of students from private institutions and 76.5% from public institutions, the primary aim after concluding the course is to complete a medical residency. The most popular specialties were, in descending order: general surgery, pediatrics and ophthalmology. A significant percentage of the participants intend to follow a teaching career and 67.4% and 70% of students from private and public institutions, respectively, aim to continue to study for a Masters Degree and PhD. In conclusion, most higher education medical students in Para intend to specialize by means of residency, MD/PhD and follow a teaching career, being primarily motivated by their affinity to the chosen area. <![CDATA[Social Representations of Health Professionals regarding Learning and the Internet]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400694&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar o núcleo central e os elementos periféricos das representações sociais de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas sobre aprender com apoio da internet. Na pesquisa, foi utilizada a técnica das evocações livres, fundamentada na abordagem estrutural. Identificou-se que a representação social dos sujeitos sobre a temática apresenta uma estrutura da qual participam elementos avaliados pelos próprios sujeitos positivamente e que estão interligados, observando-se uma coerência entre os elementos evocados. Os prováveis elementos que compõem o núcleo central identificados pelos termos “facilidade” e “praticidade” demonstram o caráter funcional e normativo da representação. A primeira e segunda periferias apresentam elementos que complementam e reforçam o possível núcleo central com termos ligados à cultura do fast food. A fim de reverter um possível uso reduzido das tecnologias, conclui-se que a inserção da temática sobre o uso da internet deve estar presente de forma transversalizada às disciplinas dos cursos de formação inicial e permanente dos profissionais de saúde.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to present the central core and the peripheral elements of social representations of doctors, nurses and dentists about learning with support from the internet. In the survey we used the technique of free evocation based on the structural approach. We inferred that the social representation of the subjects on the theme presents a framework which brings together elements positively assessed by the subjects themselves, and that are interconnected, observing consistency between the evoked elements. The elements that likely make up the central core identified by the terms “ease” and “practicality” demonstrate the functional and regulatory nature of the representation. In order to reverse a possible reduced use of technology, it is concluded that the topic of Internet usage should be included across the spectrum of disciplines that form the courses for the initial and ongoing training of health professionals. <![CDATA[The Patient and the Experience of Bedside Teaching]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400704&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Analisar os significados atribuídos pelos pacientes à vivência das visitas médicas realizadas em grupo à beira do leito na enfermaria de Clínica Médica. Método Utilizou-se o método qualitativo, por meio da técnica de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 11 pacientes, internados em um hospital-escola localizado no Recife. As entrevistas foram submetidas à técnica de análise de conteúdo, e as categorias analíticas foram embasadas na psicologia da saúde, com enfoque biopsicossocial. Resultados e discussão Os entrevistados perceberam a visita como algo bom, que auxilia na aprendizagem dos estudantes, porém alguns a consideraram algo negativo e desconhecido. Os participantes interpretaram a visita como um espaço dos médicos, do qual eles não devem participar, sendo a comunicação centrada nos médicos e estudantes. Essa postura pode desfavorecer a construção do vínculo médico-paciente e contribuir para um sentimento de passividade dos pacientes. Conclusão Embora a maioria dos pacientes tenha avaliado a visita médica de forma positiva, como a comunicação está centrada nos médicos-estudantes, limita-se a participação do paciente durante a visita médica.<hr/>ABSTRACT Objective To analyze the meanings attributed to the experience of bedside teaching in groups on hospital wards. Methods This research used a qualitative method with semi-structured interviews. The sample was composed of eleven patients hospitalized in a hospital in Recife. The interviews were subjected to content analysis and the formation of the categories was based on health psychology, employing a biopsychosocial approach. Results and discussion The participants perceived the bedside teaching as a good thing, which helps the students’ learning, but some considered it as negative and unfamiliar. Furthermore, the participants interpreted the bedside teaching as a space for physicians, in which they should not participate, where communication is centered on the student doctors. This attitude may not favor the construction of the doctor-patient relationship and, thus, contribute to a feeling of passivity among patients. Conclusion Although most the patients evaluated the bedside teaching positively, since communication was focused on the student doctors, it limited the patients’ participation during the activity. <![CDATA[E-Learning and Simulation on a Pré-Hospital Emergency Course: A Participant’s Perspective]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400713&lng=en&nrm=iso&tlng=en ABSTRACT The use of simulation and e-learning has increased considerably in healthcare related educational activities, enabling the acquisition of skills ethically and safely. The objective is to describe the design and evaluation of a semi-distance pre-hospital emergency course for physicians and nurses at the Public Health Department of Belo Horizonte City, Minas Gerais, Brazil. The course comprised 13 online lessons and ten stations, which used simulated scenarios. The participants answered a semi-structured questionnaire using the Likert scale to evaluate the course. Course participation included 203 (63.6%) physicians and 116 (36.4%) nurses; most physicians (72.1%) had finished their studies over five years prior to the study, and had little practice (72.9%) on advanced life support measures. The distance course was well evaluated in terms of general quality, video quality, use of images and animations and usability. The e-learning system was considered to be user friendly by doctors and nurses, and the practical activities were well rated. The course used methodology based on simulation and distance education, and received positive evaluations. The system was rated as good and easy to use.<hr/>RESUMO O uso da simulação e da educação a distância tem aumentado consideravelmente na área da saúde, permitindo o desenvolvimento de competências de forma ética e segura. O objetivo deste artigo é descrever a concepção e a avaliação de um curso semipresencial de emergência pré-hospitalar para médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Brasil. O curso a distância foi composto por 13 aulas, e a parte presencial por dez estações temáticas. Os participantes responderam a um questionário semiestruturado (escala de Likert) como forma de avaliar o curso. Participaram do curso 203 (63,6%) médicos e 116 (36,4%) enfermeiros. A maioria dos médicos (72,1%) tinha terminado seus estudos havia mais de cinco anos e tinha pouca prática (72,9%) em medidas de suporte avançado de vida. O curso a distância foi bem avaliado quanto a qualidade geral e dos vídeos, uso de imagens e animações, e usabilidade do sistema. A plataforma de ensino foi considerada amigável. A parte de simulação foi bem avaliada. O curso utilizou metodologia baseada em simulação e educação a distância, sendo bem avaliado. A plataforma de ensino foi classificada como boa e de fácil utilização. <![CDATA[Meaningful Learning and the Electronic Reflective Portfolio in Medical Education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400720&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A pesquisa-intervenção analisou o uso do portfólio reflexivo eletrônico (PRE) na educação médica, no contexto do internato em Anestesiologia, pela perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa. Objetivos Investigar o papel do PRE na prática reflexiva e no processo de aprendizagem; identificar as percepções dos alunos sobre ele e como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) contribuíram nesse processo. A tipologia utilizada na investigação da aprendizagem significativa (AS) baseia-se na avaliação das articulações conceituais feitas pelos alunos para representar e qualificar seus conhecimentos. Resultados 60% dos alunos referiram refletir ao elaborar o PRE e documentaram reflexão em suas narrativas; os portfólios de todos os alunos possibilitaram a recursividade; 60% dos alunos evidenciaram AS em suas narrativas; foi possível conhecer o processo individual de elaboração do PRE, os aspectos positivos e limitantes em seu uso pedagógico, e as contribuições das TICs nesse processo. Esses resultados sugerem que o PRE favorece e estimula a reflexão, facilitando o processo de AS e contribuindo no acompanhamento contínuo do aprendizado consolidado pelo aluno, não só no internato em Anestesiologia, como em outros contextos essencialmente práticos.<hr/>ABSTRACT This intervention-research project analyzed the use of the electronic reflective portfolio (ERP) in medical education within the context of anesthesiology internship, based on the perspective derived from the Theory of Meaningful Learning. Objectives To investigate the ERP’s role in reflective practice and in the learning process and to identify students’ perceptions on the ERP and how information and communication technologies (ICT) have contributed to this process. The typology adopted in the investigation into meaningful learning (ML) is based on an evaluation of conceptual statements made by students to represent and qualify their knowledge. Results 60% of students reported reflections while developing the ERP and documented reflections in their narratives; all students’ portfolios allowed for recursion and 60% showed evidence of ML in their narratives. It was therefore possible to identify the individual process of developing the ERP, the positive and limiting aspects in its pedagogical use, and the contribution made by ICT in this process. These results suggest that ERP favors and stimulates reflection, facilitating the ML’ process and contributing to the continuous follow-up of the student’s consolidated learning, not only during the anesthesiology internship, but also in other essentially practical contexts. <![CDATA[How do Graduates Approved for a Medical Residency Evaluate the Experience?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400731&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivos Descrever a influência do Programa de Valorização do Profissional da atenção básica (Provab)na aprovação no processo seletivo da residência médica da Secretaria de Saúde de Pernambuco 2014. Métodos Estudo transversal com 67 médicos que realizaram o Provab e foram aprovados na residência médica. Foi aplicado um questionário semiestruturado, com questões sociodemográficas e sobreatividades do programa. Resultados O principal motivo alegado para participação no Provab foi o bônus para aprovação na residência (70,14%), enquanto o interesse em participar na Estratégia de Saúde da Família foi apontado como sem nenhuma importância por 35 dos residentes (52,23%). Quanto à participação e frequência da supervisão, 34,32% afirmaram que teve muita importância e a sua frequência foi adequada. As condições físicas da Unidade Básica de saúde foram consideradas insatisfatórias ou muito insatisfatórias por 56,7% dos residentes. Dos candidatos que utilizaram o adicional na nota da prova de residência, 30 (44,77%) dependeram desse bônus para sua aprovação. Conclusões A principal motivação dos residentes para a realização do Provab foi a bonificação para o processo seletivo da residência médica. São necessárias melhorias nas questões relativas a supervisão e infraestrutura para que seu êxito seja duradouro.<hr/>ABSTRACT Objectives To describe the influence of the Provab programin the approval of candidates to have participated in the selection process for residency at the Health Department of Pernambuco in 2014. Methods A cross-sectional study was conducted on 67 physicians to have participated in the Provab program and been acceptedon a residency program. A semi-structured questionnaire was applied in February 2014, inquiring into socio-demographic issuesand the program activities. Results The main reason given for participation in the program was the bonus for approval in residency programs selection tests (70.14%), while an interest in participatingin family health strategy was considered as unimportant by 35 physicians (52.23%). In terms of participation and frequency of supervision, 34.32% affirmed these to be highly important, with thefrequency adequate. The physical conditions of the basic health units were considered unsatisfactory or very unsatisfactory by 56.7% of physicians. Of the candidates who used the bonus on the residency test, 30 (44.77%) depended on it for their approval. Conclusions The main motivation for joining the Provab program was the bonus in the selection process used in public service residency programs. The program still needs improvements on issues concerning supervision and infrastructure,in order to demonstrate its success and remain successful in the long term. <![CDATA[Pró-PET-Saúde/Urgency and Emergency Service: a Case Report on Field Experience within a Teaching-Service-Learning Process]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400739&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivo Este estudo objetiva relatar a experiência da acadêmica do curso de Fisioterapia e extensionista do Pró-PET-Saúde da Universidade Federal do Ceará no Instituto Dr. José Frota de Fortaleza. Metodologia Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, com descrição de visitas supervisionadas, realizadas pela extensionista do Pró-PET-Saúde da Universidade Federal do Ceará no Instituto Dr. José Frota de Fortaleza durante 26 meses. Resultados Foi vivenciada a rotina hospitalar de diversos profissionais da saúde na unidade concedente. Os procedimentos realizados eram efetuados pelo preceptor/profissional, e o aluno o observava, correlacionando os conhecimentos teóricos adquiridos com a prática visualizada. Conclusões Nesse processo de vivência hospitalar, a visão inter- e multidisciplinar é abordada de maneira a beneficiar a formação acadêmica e de saudável convivência, expondo o aluno a inúmeras situações necessárias e benéficas. Observou-se a importância da inserção da fisioterapia na equipe profissional, auxiliando na reabilitação, bem-estar e melhora da qualidade de vida desses indivíduos.<hr/>ABSTRACT Objectives This study aims to report the experience of a Physical Therapy graduate from the Federal University of Ceará working as part of the Pro-PET Saude program in the Dr. José Frota Institute (JFI). Methodology This is a case report with a qualitative approach, using descriptive data from supervised visits to JFI. Results By staying in a certain hospital unit, the graduate was able to experience the routine of the health care professionals, observe how several procedures were executed and then correlate to previously acquired knowledge and visual practice. Conclusions In this process of experiencing a hospital routine, multi and interprofessional practice is approached in a way to benefit the academic training process and the building of a healthy coexistence between professionals by exposing graduates to several routine and positive situations. Insertion of Physical Therapy was seen as important within a health care group since these professionals are able to assist in rehabilitation, thus improving the patients’ quality of life. <![CDATA[Governador Valadares (MG) in extension: interfaces for the promotion and exploitation of the extension scenario in a newly deployed campus]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400743&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente estudo se propôs a analisar, por meio de um relato de experiência, a eficiência da implantação da “Oficina de instrumentalização e dinamização de projetos de extensão: a integração do ensino e da pesquisa científica em cenários extensionistas” como instrumento pedagógico indutor para a dinamização e instrumentalização dos espaços extensionistas do recém-implantado Campus Avançado-UFJF em Governador Valadares (MG). Após o percurso metodológico descrito, pôde-se concluir que a oficina se consagrou como um primeiro passo dado em direção ao reconhecimento da importância da extensão universitária para uma formação acadêmica mais contextualizada e voltada às aflições da população brasileira. Afinal, extensão é inserir vida no ensino superior, é dinamizar espaços em prol da coletividade.<hr/>ABSTRACT This aim of the study was to use an experience report to analyze the efficiency of the implementation of the “Instrumentalization workshop and promotion of extension projects: the integration of education and scientific research in extension scenarios” as an educational tool for promoting and instrumentalizing extension spaces at the newly deployed Advanced Campus-UFJF, in Governador Valadares, MG. After using the described methodological approach, it may be concluded that this workshop was consecrated as a first step towards the recognition of the importance of university extension in more contextualized academic training that is oriented toward afflictions affecting the Brazilian population. Extension does, after all, mean inserting life into higher education and making spaces more dynamic for the public good. <![CDATA[New ECG Training Methodology: Demystifying Theory in Practice – Practical Teaching of ECG]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400751&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O eletrocardiograma é um método diagnóstico de simples execução, de grande utilidade nos diagnósticos das doenças cardiovasculares, sobretudo as agudas, como as arritmias e o infarto agudo do miocárdio. O seu entendimento não é claro, provavelmente porque a base da explicação é voltada para conceitos básicos da física, atrelado ao ensinamento mais teórico que prático aos estudantes de medicina. A presente experiência mostra o modelo criado e adotado para explicar um método de ensino desenvolvido com os devidos materiais fornecidos à população alvo do ensino: estudantes de medicina e médicos residentes de cardiologia e outras especialidades clínicas, que fazem prática de estágio obrigatório dos seus respectivos programas de aprendizagem em uma emergência cardiológica de um hospital universitário em Recife/PE.<hr/>ABSTRACT The electrocardiogram is a straightforward diagnostic method, which is very useful to diagnose cardiovascular diseases, particularly acute ones, such as arrhythmias and acute myocardial infarction. Its understanding is unclear, probably because the basis of the explanation is focused on basic concepts of physics, bound to a more theoretical than practical teaching approach for the medical students. This experience shows the model created and adopted to explain a teaching method developed with the proper materials provided to the target group: medical students and medical residents in cardiology and other clinical specialties that require the student to undertake practical training in a cardiac emergency unit of a teaching hospital in Recife / PE. <![CDATA[Experience Report of Building a Proposal for Evaluation of Professional Practice a Course Oriented Skills]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400757&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem metodologia ativa em seu currículo e proporciona amplas possibilidades de avaliação dos estudantes na prática profissional. No desafio para avaliar a prática profissional de estudantes do curso de Medicina num currículo orientado por competências, criaram-se mecanismos que envolvem o ambiente presencial e à distância, seguindo as Diretrizes Nacionais para os cursos de Medicina e somando o que especialistas internacionais padronizaram como conteúdos essenciais para a avaliação de alunos em sua relação médico-paciente. As competências que os estudantes devem obter vão do âmbito cognitivo ao afetivo e psicomotor. As atividades vão desde a prática médica com preceptores em contextos de diferentes cenários práticos, em diferentes áreas, a atividades em sala de aula – formando um grupo de tutoria com o professor e o Ambiente Virtual de Aprendizagem, realizado na Plataforma Moodle. Todas as atividades da prática profissional da educação médica têm algum grau de dificuldade no momento da avaliação. Apresenta-se uma experiência, realizada em parte no Ambiente Virtual de Aprendizagem, como modelo para estimular o raciocínio clínico-epidemiológico dos estudantes e ajudar os professores no momento da avaliação. Este estudo tem por objetivo mostrar a construção de uma proposta para avaliação da prática profissional do terceiro e quarto anos de um curso de Medicina orientado por competências.<hr/>ABSTRACT The medical course at the Federal University of São Carlos (UFSCar) has an innovative curriculum with active methodologies that give students a variety of possibilities for assessment in the practical field. Due to the challenge of evaluating student practice on a medical course with a competence-based curriculum, mechanisms were set up involving the classroom and the internet environment. National guidelines for medical courses were followed, as were standards set by international experts for essential elements in the evaluation of students in terms of their doctor-patient relationship. Student competencies must be assessed in fields of knowledge that range from the cognitive and affective to the psychomotor. The student activities ranged from medical practice with preceptors and contexts of different practical scenarios in different areas, to activities in the classroom, via a tutoring group with the teacher and the Virtual Learning Environment held on the Moodle Platform. All activities used as part of the students’ professional practice involved some degree of difficulty at the time of evaluation. An experiment performed (in part) in the Virtual Learning Environment is outlined as a model to stimulate the students’ clinical and epidemiological reasoning and assist teachers at the time of assessment. This study aims to show the construction of a proposal for the evaluation of professional practice among students in the third and fourth years of medical school guided by competence. <![CDATA[Trajectory of the Pro-PET Program – Family Health in Everyday Health Promotion]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400765&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Relata-se a experiência de construção e implementação do PET – Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. É importante enfatizar a construção das intervenções, o processo, o conhecimento produzido, as potencialidades, as dificuldades encontradas e as perspectivas futuras. A atuação se dá em atividades coletivas com idosos, adolescentes e escolares, estendendo-se à comunidade. Estimulam-se comportamentos saudáveis, evitam-se os de risco e busca-se fortalecer o protagonismo dos usuários na vida e saúde. Constitui um desafio conciliar horários e diferentes visões. A experiência aponta a necessidade de fortalecimento da integração docente-assistencial, da inserção de outros cursos na atenção básica e do trabalho interdisciplinar, propiciando ao usuário atenção integral. A reflexão sobre a realidade e o diálogo entre profissionais e docentes têm gerado mudanças gradativas na formação e na construção dos currículos, com consequente repercussão na melhoria da qualidade da assistência prestada.<hr/>ABSTRACT This is a case report on the construction and implementation of the PET – Family Health program of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) with the Municipal Health Department of Florianópolis. It is important to emphasize that the construction was based on interventions, processes, knowledge produced, potentials, difficulties encountered and future prospects. These actions take place in collective activities with the elderly, teenagers and students, extending throughout the community. Healthy behaviors are encouraged, risk is avoided and a user-centered approach to life and health is strengthened. It was a challenge to reconcile schedules and different views. The aims were to strengthen teaching assistance integration, the inclusion of other courses in primary care, interdisciplinary work, providing the patient with comprehensive care. Reflections on the situation and dialogues between health professionals and teachers have generated incremental changes in training, construction of curricula and consequent impact on improving the quality of care. <![CDATA[A Review of Literature on Suicide among Doctors and Medical Students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400772&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Objetivos O presente estudo tem como objetivo construir uma revisão integrativa de literatura sobre o suicídio em médicos e estudantes de Medicina com base em uma análise de artigos científicos sobre o tema. Métodos Foi realizada uma pesquisa nos bancos de dados PubMed, Lilacs e SciELO com os descritores “suicide”, “physicians”, “doctors” e “students” entre os anos de 2000 e 2014 em língua inglesa, alemã, portuguesa e espanhola. Resultados Os resultados indicaram que as taxas de suicídio nessa população são maiores do que as da população geral e de outros grupos acadêmicos. As principais causas apontadas nos estudos foram maior incidência de transtornos psiquiátricos, como depressão e abuso de substâncias, e sofrimento psíquico relacionados a vivências específicas da profissão, como grande carga de trabalho, privação do sono, dificuldade com pacientes, ambientes insalubres, preocupações financeiras e sobrecarga de informações. Conclusões A prevenção do suicídio é possível, porém o problema não tem recebido a atenção necessária. É preciso que haja outros estudos sobre o tema a fim de formular intervenções e políticas de prevenção e tratamento específico para essa população.<hr/>ABSTRACT Objectives This study aims to construct an integrative review of suicide among physicians and medical students based on an analysis of scientific articles on the subject. Methods A search was conducted in the PubMed, Lilacs and SciELO databases using the keywords “suicide”, “physicians”, “doctors”, and “students” between 2000 and 2014 in English, German, Portuguese, and Spanish. Results The results indicated that suicide rates in this population are higher than those of the general population and other academic groups. The main causes identified in the study were a higher incidence of psychiatric disorders such as depression and substance abuse, and psychological distress related to specific situations involved with the profession, such as high workload, sleep deprivation, difficulty with patients, unhealthy environments, financial worries, and information overload. Conclusions Suicide prevention is possible, but the problem is not receiving the necessary attention. Additional research on the subject is required to formulate policies and interventions for prevention and specific treatment for this population.