Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Médica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0100-550220090003&lang=en vol. 33 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>The Unified National Health System as a School</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Minor psychiatric disorders and the search for care by medical students</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A carreira médica pode desencadear alterações patológicas na saúde mental, que podem ter início já na graduação. O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de Transtornos Psiquiátricos Menores (TPMe) e a procura por ajuda em estudantes de um curso de Medicina. Trata-se de um estudo transversal, com uma população de 343 estudantes da primeira à quarta série, maiores de 18 anos. Foram realizadas entrevistas, em salas de aula, por meio de dois questionários estruturados, o Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) e outro elaborado pelos autores. Análises descritiva, univariada, bivariada e estatística foram utilizadas mediante o programa Microsoft Excel. Os resultados evidenciaram que, entre os acadêmicos com TPMe, 41,6% (a maioria) moravam sozinhos e 75% eram mulheres. Entre os acometidos, 59,2% não conheciam qualquer programa e apenas 9,1% procuraram ajuda. O uso de medicamento foi duas vezes mais prevalente em mulheres com TPMe do que em homens, sendo antidepressivos e ansiolíticos os mais usados. A prevalência de 26,1% de TPMe nos alunos, associada a baixa procura por cuidados e a relatos de automedicação, demonstra a inefetividade dos atuais programas de apoio.<hr/>The medical career can trigger pathological changes in mental health that may even begin during undergraduate medical training. The purpose of this study was to identify the prevalence of minor psychiatric disorders (MPD) and the search for counseling by medical students. This was a cross-sectional study of a sample of 343 1st to 4th-year medical students 18 years and older. Interviews were conducted in the classroom using two structured questionnaires, the Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) and another prepared by the authors. Descriptive, univariate and bivariate analyses were performed using Microsoft Excel. Among students with MPD, 41.6% lived alone and 75.0% were women. Among the ill, 59.2% were unfamiliar with any counseling program, and only 9.1% sought help. Medication for PMD was twice as prevalent in females as compared to males (with antidepressants and anxiolytics as the most frequently used medicines). The 26.1% prevalence rate of students with MPD, plus the frequent self-medication and low demand for professional care, demonstrated the ineffectiveness of current psychological support programs. <![CDATA[<B>Professors' opinions concerning a manual on domestic violence</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en INTRODUÇÃO: O Ministério da Saúde publicou o manual técnico Violência intrafamiliar: orientações para a prática em serviço como uma estratégia para identificar e intervir de forma adequada nas situações de violência intrafamiliar e preveni-las. OBJETIVOS: Identificar percepções, críticas e sugestões de docentes da saúde sobre esse manual. METODOLOGIA: Fez-se um estudo exploratório pautado na triangulação de métodos. Aplicou-se um questionário a uma amostra de conveniência de docentes de faculdades de Medicina e de Enfermagem das cidades do Rio de Janeiro e Cuiabá, com questões abertas e fechadas sobre as características e aplicabilidade do manual. RESULTADOS: O manual foi bem avaliado quanto às características e aplicabilidade. Contudo, a grande maioria dos docentes não o usa em suas aulas e considera seu conteúdo insuficiente para a formação do profissional em relação ao tema. Conclusão: Sugere-se usar este material em disciplinas oferecidas no início dos cursos da área da saúde, objetivando chamar a atenção dos graduandos para alguns aspectos epidemiológicos, clínicos e de prevenção da violência intrafamiliar, sem a pretensão de capacitá-los para o atendimento das vítimas.<hr/>INTRODUCTION: The Brazilian Ministry of Health has published a technical manual entitled Domestic Violence: Guidelines for Health Services as a strategy to help identify, intervene in, and prevent domestic violence. OBJECTIVES: To identify insights, criticisms, and suggestions from professors of the various health fields concerning the manual. METHODOLOGY: An exploratory study was conducted, using the three-point method. A questionnaire was given to appropriate health field professors in the cities of Rio de Janeiro and Cuiabá, containing open-ended and closed questions on the manual's characteristics and practicality. RESULTS: The manual's characteristics and practicality were both evaluated as good. However, most professors did not use the manual in their classes, finding its content insufficient for training health professionals. Conclusion: The manual is recommended for use in classes offered at the beginning of academic programs in the various health fields. The aim is to attract the attention of undergraduates in relation to epidemiological and clinical aspects and prevention of domestic violence, without intending to train them to treat victims. <![CDATA[<b>Career satisfaction among medical school professors</b>: <b>a case study in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJECTIVE: To investigate the career satisfaction of medical school professors in relation to initial motivation, satisfaction factors, and the desire to remain in the profession. METHODOLOGY: A qualitative methodology was used, based on questionnaires and semi-structured interviews with faculty members at a federal institution of higher education in Brazil. RESULTS: For 42.86% of the sample, teaching began while they were medical students; 80% had chosen teaching either as a vocation or due to influence from families or professors; 20% chose teaching as a professional opportunity. The majority, 57.14%, stated they were happy with teaching, and 51.42% did not plan to leave the career. Factors involved in satisfaction with teaching were: the possibility of remaining up-to-date in the medical profession, the feeling of doing their duty, their contribution to training future doctors, and contact with young people and the university setting. Factors leading to dissatisfaction were pedagogical (33.33%), economic (30.95%), institutional (14.28%), and relational (14.28%). CONCLUSIONS: Subjects expressed a positive attitude towards teaching, and because of their great personal satisfaction with the career, they did not plan to leave it. These findings should shed light on factors that interfere with career satisfaction and help increase those that promote satisfaction, thus improving the productivity and well-being of medical professors.<hr/>OBJETIVO: Investigar a satisfação com a carreira docente de professores de medicina em relação à: motivação inicial, fatores de satisfação e desejo de permanência da profissão. METODOLOGIA: Utilizou-se metodologia qualitativa; foram aplicados questionários e entrevista semi-estruturada aos professores de uma instituição federal de ensino superior. RESULTADOS: 42,86% iniciou-se na docência como estudantes de medicina; 80% escolheram a docência por vocação, influência familiar e influência de professores e 20% por oportunidade; 57,14% consideram-se satisfeitos com a docência e 51,42% não pretendem se aposentar. Foram considerados como fatores de satisfação: possibilidade de atualização profissional, sensação de dever cumprido, contribuição com formação médica, contacto com jovens e com ambiente universitário. Os fatores de insatisfação citados foram os pedagógicos (33,33%), econômicos (30,95%), institucionais (14,28%) e relacionais (14,28%). CONCLUSÕES: Os pesquisados manifestaram atitude positiva frente à carreira docente e não possuem desejo de abandonar a carreira, pela grande satisfação pessoal. Esses achados podem contribuir com a reflexão sobre fatores que interferem na (in)satisfação da carreira docente e contribuir para que fatores de satisfação sejam aumentados, melhorando a produtividade e o bem estar de professores de medicina. <![CDATA[<B>Assessing quality of sleep in medical students</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os estudantes de Medicina compõem um grupo susceptível aos transtornos do sono, em razão da carga curricular em horário integral, das atividades extracurriculares e da forte pressão e estresse, com exigência de alto rendimento e tempo demandado em estudos. O objetivo deste trabalho foi avaliar os hábitos do sono dos estudantes da graduação e residentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, a fim de identificar os principais fatores que afetam a qualidade do sono. Foram analisados 276 estudantes, sendo 234 (84,7%) acadêmicos e 42 (18,2%) residentes. Aplicou-se o questionário Índice de Qualidade do sono de Pittsburg (PSQI) e a escala de sonolência de Epworth. A análise dos questionários revelou associação estatisticamente significante entre sonolência e qualidade do sono (RR:1,108; IC 95% 1,0047 - 1,2240). O trabalho demonstrou que estudantes com sonolência diurna excessiva apresentam pior qualidade de sono; e uma variação significativa da prevalência da sonolência diurna excessiva e da qualidade ruim do sono entre as amostras de primeiro ano de graduação e residentes.<hr/>As a group, medical students are particularly susceptible to sleep disorders, due to their full-time course load, extracurricular activities, and heavy pressure and stress, with the demand for high yield and extensive study time. The aim of this study was to evaluate the sleeping habits of medical students and residents at the School of Medicine, Federal University in Goiás, in order to identify the principal factors that affect quality of sleep. The study analyzed a sample of 276 individuals, including 234 (84.7%) undergraduate medical students and 42 (18.2%) residents. The study used the questionnaire for the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) and the Epworth Sleepiness Scale (ESS). Analysis of the questionnaires showed a statistically significant association between sleepiness and quality of sleep (RR: 1.108; 95%CI 1.0047 - 1.2240). The study showed that students with excessive daytime sleepiness present worse quality of sleep, and that there was a significant variation in the prevalence of excessive daytime sleepiness and poor quality of sleep when comparing first year undergraduates and residents. <![CDATA[<B>Experiences and impacts of Learning Homeopathy</B>: <B>reports by medical graduates of a specialization course in homeopathy</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nas últimas décadas, a insatisfação com o cuidado médico contribuiu para a valorização de formações médicas mais abrangentes e humanizadas e para a busca das medicinas complementares e alternativas (CAM) como opções de tratamento. Desde 2003, o Curso de Pós-Graduação em Homeopatia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (PGH-FMJ) oferece o ensino da Homeopatia para médicos, integrando-a à medicina convencional. Este estudo analisa as experiências de aprendizado em Homeopatia dos egressos das duas primeiras turmas do Curso de Especialização em Homeopatia da PGH-FMJ, totalizando 14 participantes. A metodologia compreendeu questionários de múltipla escolha, entrevistas não estruturadas e a técnica de História Oral. Os resultados revelaram que os egressos adquiriram competências para o exercício da especialidade, com ganhos nas dimensões afetivas, intelectivas e de atitude, maior satisfação profissional e pessoal, e melhora na relação médico-paciente.<hr/>In recent decades, dissatisfaction with medical care has led to greater appreciation of a more comprehensive and humanistic medical education and to the search for other treatment options among complementary and alternative medicines (CAM). Since 2003, the Jundiaí School of Medicine offers graduate education in homeopathy (PGH-FMJ) for medical doctors, combining homeopathy and conventional medicine. The aim of this paper was to analyze the learning experiences of graduate students from the two first classes at the PGH-FMJ, with a total of 14 participants. The methodology included multiple-choice questionnaires, non-structured interviews, and the oral history technique. The results showed that the learning of homeopathy at the Jundiaí School of Medicine developed specific professional skills and led to new humanistic, affective, intellectual, and attitudinal insights among participants, as well as to greater professional and personal satisfaction and an improved physician-patient relationship. <![CDATA[<B>Medical training, science, and end-of-life care</B>: <B>a legacy at issue</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa foi realizada em instituição pública universitária com o objetivo de melhor conhecer visões, valores e atitudes dos médicos docentes em relação aos pacientes em processo de morrer. Trabalhou-se com o conceito de representação social (Moscovici) e a metodologia qualitativa de análise do discurso do sujeito coletivo (DSC) proposta por Lefèvre e Lefèvre. Os discursos dos investigados revelaram que sofrem muito os médicos, os estudantes e os pacientes diante da morte. Articulados com o predomínio da ótica da biomedicina, prevalecem o despreparo profissional e a ausência de reflexão mais abrangente sobre a morte. Os investigados parecem não perceber relações entre o que falam de si próprios e o que dizem dos estudantes. Alterações na vida institucional parecem necessárias para o enfraquecimento de uma herança não percebida e que envolve médicos, pacientes e estudantes.<hr/>This study was conducted in a public university with the aim of learning the views, values, and attitudes of medical professors toward end-of-life treatment for patients. The study focused on the concept of social representation (Moscovici) and the qualitative methodology of collective subject discourse analysis, as proposed by Lefèvre & Lefèvre. The subjects' discourses revealed that end-of-life entails extensive suffering for physicians, medical students, and patients. The predominant view of biomedicine is associated with a lack of professional preparedness and absence of more in-depth reflection on death and dying. The subjects appeared not to perceive the relations between what they say about themselves and what they say about their students. Changes in the teaching hospital's institutional life appear necessary in order to mitigate an unperceived legacy involving physicians, patients, and medical students. <![CDATA[<B>Work in small groups makes easy the Biochemical teaching and learning</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en El objetivo de este trabajo fue analizar la nueva propuesta de enseñanza de Bioquímica en la carrera de Medicina, que incluyó cambios en las estrategias de enseñanza-aprendizaje y de evaluación. Las clases expositivas fueron reemplazadas por la Discusión en Pequeños Grupos (DPG), en la que diez alumnos discuten situaciones del proceso salud-enfermedad. Los exámenes parciales individuales fueron reemplazados por la Evaluación en Pequeños Grupos (EPG) con la presentación de situaciones problema para la discusión y el análisis grupal. La información del presente estudio, de abordaje cualitativo, se obtuvo a partir de entrevistas semiestructuradas con docentes y alumnos. Los núcleos de análisis fueron: motivación, relaciones interpersonales, trabajo en grupo, construcción de conocimientos, comunicación, integración teórico-práctica y evaluación. La articulación de la DPG con las demás estrategias didácticas, como Clases de Consolidación, Seminarios Científicos, Trabajos Prácticos de Laboratorio y EPG motivó a docentes y alumnos, permitió la recuperación de conocimientos previos, la búsqueda activa de conocimientos e incentivó las relaciones interpersonales colaborativas y la integración conceptual. De esta forma, la incorporación de estrategias problematizadoras en grupos favoreció los procesos de aprendizaje significativo promoviendo las readecuaciones.<hr/>The objective of this work was the analysis of the new biochemistry teaching proposal presented in the Medicine Career. This proposal included changes in the teaching-learning and evaluation strategies. Explanatory lessons were replaced for Discussions in Small Groups (DSG) where groups of ten students discuss different issues related to situations in the health-illness process. At the same time, individual mid-term exams were changed for Evaluations in Small Groups (ESG) with presentation of problematic situations for discussion and group analysis. The qualitative information contained herein was obtained from organized meetings with teachers and students. The data analysis was directed by: motivation, interpersonal relationships, group work, knowledge building, communication, theoretical and practical integration and evaluation. The DSG together with other didactic strategies of the department such as Consolidation Lessons, Scientific Seminars, Laboratory Written Assignments and ESG motivated teachers and students, allowed the recovery of previous knowledge and the active search for it, encouraged the interpersonal relationships and the conceptual integration. In this way, the inclusion of this type of strategies benefited the significant learning processes and promoted changes.<hr/>O objetivo de este trabalho foi analisar a nova proposta de ensino de Bioquímica na carreira de Medicina, incluindo as mudanças nas estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação. As aulas expositivas foram substituídas pela Discussão em Pequenos Grupos (DPG), em que dez alunos discutem situações do processo saúde-doença. As provas parciais individuais foram substituías pela Avaliação em Pequenos Grupos (APG) com a apresentação de situações problema para a discussão e a análise grupal. As informações para este estudo, de abordagem qualitativa, foram obtidas a partir de entrevistas semi-estruturadas com docentes e alunos. Os núcleos de análise foram: a motivação, as relações interpessoais, o trabalho em grupo, a construção de conhecimentos, a comunicação, a integração teórico-prática e a avaliação. A articulação da DPG com as demais estratégias didáticas, como as Aulas de Consolidação, Seminários Científicos, Trabalhos Práticos de Laboratório e APG motivou docentes e alunos, permitiu a recuperação de conhecimentos prévios, a busca ativa de conhecimentos e incentivou as relações interpessoais colaborativas e a integração conceitual. Desta forma, a incorporação de estratégias problematizadoras em grupos, tem favorecido os processos de aprendizagem significativa promovendo as readequações. <![CDATA[<B>Physicians in the Family Health Program</B>: <B>academic training, perspectives, and routine clinical work</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho investiga a formação acadêmica e a motivação de médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) para atuarem na área e as vivências adquiridas. Trata-se de estudo exploratório, descritivo e qualitativo. As categorias de análise foram: carência de formação em atenção básica na escola médica e início da carreira; trabalho cotidiano do médico; visita domiciliar; relação multiprofissional na equipe; trabalho médico - realização profissional, rotatividade e falta de perspectivas; compreensão da população acerca do PSF. Os profissionais optaram pelo PSF por motivações pessoais, havendo pouco destaque e preparação para a atividade na graduação. Foi mencionada a importância dos agentes comunitários, do trabalho em grupos e das visitas domiciliares, apesar de alguns referirem impossibilidade de efetuar os dois últimos itens. Há insatisfação profissional devido a sobrecarga de trabalho, dificuldades no relacionamento multiprofissional, falta de retorno financeiro e de reconhecimento de outros profissionais e da população. Foram apontados falta de apoio e vontade política necessários ao êxito do programa. A pesquisa permitiu identificar falta de articulação entre escola médica e gestão municipal na formação de profissionais para atuação no PSF.<hr/>This study focuses on the academic training, motivations, and experiences of physicians participating in Brazil's Family Health Program (FHP). This was a descriptive and exploratory study, and the categories under analysis were: lack of training in primary care during medical school and in the early medical career; the physician's routine work; home visits; multidisciplinary teamwork; medical work - professional fulfillment, staff turnover, and lack of perspectives; the population's knowledge of the FHP. Professionals chose to work in the FHP as a result of their personal motivation, and there was little specific emphasis or preparation during their undergraduate medical training. They highlighted the importance of community health agents, group activities, and home visits in the FHP, although some reported difficulty in performing the latter two. Professional dissatisfaction exists as a result of work overload, difficulties in multidisciplinary relations, and insufficient financial compensation and acknowledgment by other professionals and the population. Interviewees emphasized the lack of support and political will that are necessary for the program's success. The study allowed identifying a lack of collaboration between medical schools and municipal health system management in training professionals to work in the FHP. <![CDATA[<B>The understanding of rheumatology residents concerning for fibromyalgia patients</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo busca a compreensão do residente médico em reumatologia no atendimento ao fibromiálgico. A síndrome é de difícil diagnóstico, e a dor é o fator mais importante. OBJETIVOS: Entender como o residente compreende o atendimento; desvendar o que este atendimento gera. MÉTODOS: Estudo qualitativo baseado na fenomenologia hermenêutica, com entrevista individual, gravada, sobre o tema da interrogação: "O que é isto para você: atender o fibromiálgico?". São feitas análises das significações dos residentes. O estudo foi realizado em três hospitais-escola públicos, com todos os residentes médicos do segundo ano. RESULTADOS: O atendimento causa frustração, traz sentimento de impotência e gera indignação; o paciente sofre preconceito devido a idiossincrasias, a componentes sociais e à não adesão ao tratamento; o médico necessita de preparo emocional para atender - são requisitos necessários: saber ouvir e compreender a relação paciente-doença; o diagnóstico é marcado pela falta de comprovação laboratorial e subjetividade da anamnese; o médico necessita do apoio da psicologia, e o tratamento requer uma equipe multidisciplinar. CONCLUSÃO: O atendimento é frustrante e gera sentimento de impotência, sendo preciso maior preparo psicológico na formação médica e uma atuação mais integrada entre medicina, psicologia e fisioterapia.<hr/>This study focuses on the understanding of rheumatology residents in caring for fibromyalgia patients. The syndrome is difficult to diagnose, and pain is the most important symptom. OBJECTIVES: Understand how residents understand the care, and discover what this care leads to. METHODS: Qualitative study based on hermeneutic phenomenology, with taped individual interviews answering the key question: "What does it mean to you to treat fibromyalgia patients?" The study analyzed the meanings provided by the residents. The research was performed in three public university hospitals, with second-year medical residents. RESULTS: Care for fibromyalgia patients proved to be a source of frustration, bringing a feeling of powerlessness and indignation; patients suffer from prejudice due to idiosyncrasies, social components, and non-adherence to treatment; the physician needs to be emotionally prepared to provide care - requirements include knowing how to listen and understand the patient-illness relationship; the diagnosis is marked by lack of laboratory confirmation and subjectivity in the work-up; the physician needs support from psychology, and the treatment requires a multidisciplinary team. CONCLUSION: Care is frustrating and generates a feeling of powerlessness. It requires greater psychological preparation during medical training and a more integrated approach between medicine, psychology, and physical therapy. <![CDATA[<B>How medical students and recent medical graduates deal with death and dying</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en A compreensão do papel da morte como uma condição intrínseca e inegável da vida sempre foi de grande relevância para o mundo ocidental, levando a diferentes atitudes, especialmente entre aqueles que precisam encarar a morte como parte de sua rotina profissional. Isto é particularmente aplicável aos médicos, que, muitas vezes, se acham diante da responsabilidade de tomar decisões sobre as condições de saúde e a vida de seus pacientes. Os objetivos deste estudo foram verificar o comportamento do estudante de Medicina e do médico recém-formado diante da morte e do morrer, identificar as condições e deficiências da relação médico-paciente-morrer-morte, comparar tais posturas entre os estudantes de Medicina e os médicos recém-formados, e propor atividades que possibilitem a sensibilização quanto aos processos internos com base em teoria, prática e desenvolvimento pessoal. Isso foi feito por meio da aplicação de questionários aos 100 alunos do terceiro ano e aos 120 residentes do CCMB-PUC-SP.<hr/>Understanding death as an intrinsic and ultimately inevitable condition of human life has always been highly relevant to the Western world and has led to various attitudes, especially among those who deal with it as part of their routine professional practice. This is particularly true for physicians, who often have to make crucial health-related (and even life-and-death) decisions for their patients. The current study aimed to observe the behavior of medical students and recent medical graduates in dealing with their patients' end-of-life moments and death, identifying the conditions and deficiencies permeating the relationship between physician, patient, and death and dying and the behavioral differences between medical students and recent medical graduates. The study concludes by recommending methods to render internal processes sensitive to this issue by means of theoretical and practical approaches aided by personal development. This study was based on questionnaires answered by 100 third-year medical students and 120 interns at the School of Medicine of the Catholic University in São Paulo, Brazil. <![CDATA[<B>Physicians in public health in the Amazon</B>: <B>gaps in undergraduate training and health services</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en A formação médica para Saúde Pública é tema que ganha visibilidade na literatura, conforme este profissional se confronta com a prática na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para investigar se a formação do médico no Estado do Amazonas está em consonância com o preconizado para a atuação nesse modelo, empreendeu-se uma pesquisa empírica qualitativa, utilizando-se grupo focal e entrevista individual semiestruturada com acadêmicos do último período do curso de Medicina de uma universidade pública no referido Estado. Uma vez que os médicos recém-formados preenchem as vagas existentes na ESF no interior, estudar sua formação para atuar na atenção primária tem sua importância justificada. As informações levantadas indicam a deficiência do modelo pedagógico no ensino superior em Medicina quanto à formação em Saúde Coletiva e para a prática na ESF.<hr/>Medical training in public health is a topic that has gained increasing visibility in the literature, to the extent that such professionals have worked under the Family Health Strategy (FHS). To investigate whether medical training in the State of Amazonas, Brazil, is consistent with the guidelines for working under the FHS, a qualitative empirical study was conducted, using a focus group and semi-structured individual interviews with students from the last year of medical school at a public university in that State. Since recent medical graduates fill the FHS positions in the interior of the State, it is important to study their training in primary care. The resulting information points to gaps in the pedagogical model in medical school, in terms of training in public health and medical practice in the FHS. <![CDATA[<B>Scientific production in medicine through research projects funded by the Minas Gerais State Research Foundation</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) é a única agência de fomento à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação do Estado. Em decorrência da escassez de estudos sobre a produção científica e sua relação com o fomento de projetos pela Fapemig, este estudo tem por objetivo estabelecer os produtos científicos na área de medicina (artigos científicos nacionais e estrangeiros publicados em periódicos indexados, apresentação de resumos científicos em congressos nacionais e internacionais, e formação de recursos humanos qualificados - orientação de iniciação científica, mestrado, doutorado) verificados a partir do financiamento de projetos de pesquisa do Edital Universal da Fapemig. Com base nos arquivos da agência, foram reportadas as características dos projetos aprovados, bem como a produtividade científica médica gerada entre 1986 e 2002. Nesse período, a Fapemig aprovou 183 projetos na área da medicina. Destes, seis foram retirados do estudo, visto que os coordenadores não tiveram seus currículos Lattes encontrados, por motivos como aposentadoria. Os 177 projetos analisados tiveram 118 pesquisadores distintos como coordenadores, sendo 63,2% do gênero masculino e 36,7% do feminino. Cem por cento dos projetos aprovados foram de instituições públicas, incluindo universidades e outros órgãos públicos. Verificou-se um montante de 630 produtos científicos, sendo o mais comum a apresentação de trabalhos em eventos científicos (41,13%), seguida da orientação de iniciação científica e pós-graduação (29,57%). O indicador menos observado foi a publicação de artigos científicos nacionais e estrangeiros (29,26%). No tocante à publicação de artigos científicos, houve similaridade entre periódicos nacionais e estrangeiros. Entre os periódicos nacionais, destacaram-se: Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Cadernos de Saúde Pública. Entre os estrangeiros, destacaram-se Journal of Clinical Pathology e Journal of Medical Microbiology.<hr/>The Minas Gerais State Research Foundation (Fapemig) is the only agency that promotes scientific research, technological development, and innovation in the State of Minas Gerais, Brazil. Due to the scarcity of studies on scientific production and its relationship to project funding by Fapemig, the current study aims to identify the scientific outputs in the field of medicine (national and international scientific articles published in indexed journals, presentation of scientific abstracts at national and international congresses, and training of qualified human resources - supervision of monographs and Master's and PhD theses), based on research funding through the Fapemig call for projects. The agency's archives were used as the data source to report on the characteristics of projects approved for funding, as well as on the resulting medical scientific productivity from 1986 to 2002. During this period, Fapemig approved 183 projects in the field of medicine. Of these, six were removed from the study, since their coordinators' CVs could not be located in the Lattes database, for reasons such as retirement. The 177 projects that were analyzed had 118 different researchers as coordinators (63.2% males and 36.7% females). One hundred percent of the approved projects were from public institutions, including universities and government agencies. There were a total of 630 scientific outputs, the most common being presentation of papers at scientific events (41.13%), followed by supervision of undergraduate monographs and graduate theses (29.57%). The least frequent indicator was publication of national and international scientific articles (29.26%). There was a balance between Brazilian and international periodicals. The former included Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, and Cadernos de Saúde Pública. Foreign periodicals included Journal of Clinical Pathology and Journal of Medical Microbiology. <![CDATA[<B>Problem-Based Learning in medical education and the development of traditional medicine</B>: <B>a review of the literature</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa estudos que comparam a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na formação médica com o desenvolvimento de currículo tradicional de Medicina. O desenho metodológico, caracterizado como uma revisão da literatura sobre o assunto, realizada a partir de uma abordagem qualitativa, apoia-se na busca de artigos em bases de dados e bibliotecas virtuais, publicados de 1998 a 2008, com os termos medicina, graduação, aprendizagem baseada em problemas e ensino tradicional. O material foi estudado a partir da técnica de análise de conteúdo temática. A discussão se desenvolve a partir dos resultados acerca do uso da ABP na graduação médica em comparação aos resultados de cursos de currículo tradicional. Conclui-se que o uso da ABP na graduação médica pode ser uma alternativa na implementação das diretrizes brasileiras para a formação médica.<hr/>This article examines studies that compare the use of problem-based learning (PBL) in medical training with the development of the traditional medical curriculum. The methodological design, a literature review of the subject with a qualitative approach, was based on an article search in databases and virtual libraries, with publications from 1998 to 2008, using the terms "medicine", "undergraduate education", "problem-based learning" and "traditional education". The material was studied using thematic content analysis. The discussion is based on results with use of PBL in undergraduate medical training, compared to the traditional medical curriculum. In conclusion, PBL in undergraduate medical education can be an alternative to traditional Brazilian curricular guidelines for medical training. <![CDATA[<B>Student evaluation in the context of medical training in Brazil</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo aprofundar a discussão acerca da avaliação no ensino superior no contexto atual das escolas médicas brasileiras, com vistas a estimular a reflexão e a discussão de todos aqueles que de uma forma ou de outra estejam envolvidos no processo educativo. Entendemos que pesquisas a respeito da temática nos permitem repensar práticas e construir propostas mais participativas, voltadas aos processos, considerando a própria experiência, as diversidades e a complexidade da instituição. Discute-se, portanto, o processo autoavaliativo, ético e responsável, para que a instituição de ensino médico possa fazer uma reflexão crítica e participativa sobre suas ações, conhecer seu efetivo papel no engajamento com a comunidade e sua verdadeira contribuição para o seu desenvolvimento. Pretende-se explicitar a avaliação como força transformadora, que considera a relação mútua existente entre os aspectos qualitativos e quantitativos, a natureza da relação pedagógica e os objetivos que se propõe a alcançar, tendo em vista a complexidade e o dinamismo do processo de ensino.<hr/>This article aims to contribute to the discussion on student evaluation in higher education in the current context of Brazilian medical schools, with a view toward stimulating reflection and discussion by those involved in the educational process. In our view, research on the theme allows us to rethink practices and develop more participatory and process-oriented proposals, considering the institution's own experience, diversity, and complexity. We thus discuss the self-evaluation approach in an ethical and responsible light, for the medical school to achieve a critical and participatory reflection on its actions and identify the actual role in its involvement with the community and the contribution to its development. The aim is to describe student evaluation as a force for change, considering the relationship between qualitative and quantitative aspects, the nature of the pedagogical relationship, and the objectives, in light of the complexity and dynamism in the teaching process. <![CDATA[<B>Possible contributions of the homoeopathic model to humanization of medical training</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em virtude da valorização dos aspectos técnico-científicos no modelo biomédico, aspectos subjetivos da individualidade foram desprezados, tornando a medicina moderna desumanizada e reducionista na abordagem do processo de adoecimento humano. Com o intuito de resgatar a relação médico-paciente e a atenção integral ao indivíduo enfermo, com nítidos reflexos na qualidade e eficácia dos serviços prestados, a preocupação com a humanização da saúde passou a ser uma prioridade dos sistemas públicos, com a implantação de iniciativas nos diversos níveis de atenção. Desta forma, propostas humanísticas estão sendo incorporadas à formação médica nos cursos de graduação em Medicina e na rede de Atenção Básica em Saúde, visando contemplar, entre outros aspectos, "a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo do processo saúde-doença". Neste contexto, o modelo homeopático, por aplicar em sua prática clínica diária uma abordagem semiológico-terapêutica individualizante e humanística na compreensão do processo saúde-doença e no tratamento das enfermidades, valorizando os determinantes éticos, filosóficos, antropológicos, psicológicos e socioambientais, poderia contribuir de forma adjuvante e complementar a humanização da formação médica, desde que seus preceitos sejam incorporados de forma regular e gradativa ao processo ensino-aprendizagem das instituições públicas e acadêmicas.<hr/>To the extent that technical and scientific aspects of the biomedical model assumed increasing importance, subjective characteristics of individuality were neglected, and modern medicine became dehumanized and narrow-minded in its approach to the processes involved in human illness. A current priority for government-run health systems is the determination to reclaim the physician-patient relationship, with comprehensive concern for patients and a clear effect on the quality and effectiveness of the services provided in an effort to achieve a more humane health system. Several new initiatives have been implemented at different levels of care. Humane propositions are thus being incorporated into medical training, in both undergraduate education and the public primary care system, with the aim of understanding the social, cultural, behavioral, psychological, environmental, ethical, and legal determinants of the health-disease process at the individual and community levels. In daily clinical practice, the homeopathic model applies a humane and individualized semiological-therapeutic approach to understanding the health-disease process and treatment of diseases, with attention to the value of ethical, philosophical, anthropological, and socio-environmental determinants and thus the potential for contributing positively to assisting and complementing medical education, as long as the model's principles are progressively incorporated into the teaching and learning process of public and academic institutions. <![CDATA[<B>The Family Physician</B>: <B>to be or not to be? Dilemmas related to career choice</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Estratégia Saúde da Família é responsável por reorganizar o Sistema Único de Saúde brasileiro por meio da Atenção Primária. O aumento substancial de programas e vagas para residência em Medicina de Família e Comunidade, ocorrido desde 2002, é uma das estratégias para suprir o crescente mercado de trabalho correspondente. Entretanto, menos da metade dessas vagas são ocupadas. A literatura brasileira apresenta poucas evidências sobre o motivo desta baixa procura. Alguns países que optaram pelo fortalecimento da Atenção Primária em seu sistema de saúde também experimentam uma crise aparente na escolha desta carreira pelos egressos médicos. Neste ensaio, revisamos algumas questões envolvidas nesta escolha, apontando sua complexidade e a necessidade de investigações sistematizadas sobre as motivações dos alunos de graduação em optarem ou não por esta especialidade médica, particularmente no Brasil.<hr/>The Family Health Strategy is responsible for supporting the reorganization of Brazil's Unified National Health System (SUS) through primary care. A substantial increase in available residency positions in family and community medicine is one of the main strategies for supplying the growing professional demand related to this health policy. However, few medical students have chosen the family health career in recent years, and more than half of the vacancies remain unoccupied. The Brazilian literature shows little evidence to explain this fact. Some countries with a strong background in primary health care have also experienced a crisis in the primary care career choice. The current article discusses several arguments involved in this issue, emphasizing its complexity and the need for more scientific data concerning undergraduate students' motivations in choosing this medical specialty as compared to others, particularly in Brazil. <![CDATA[<b>For a Pedagogy of Liberation</b>: <b>the case of medical education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en A redemocratização brasileira vem promovendo mudanças na educação e nas práticas médicas, que ainda se encontram aquém da realidade e das necessidades nacionais. As escolas médicas não conseguem desenvolver um novo modelo que permita superar esse estágio de insatisfação da sociedade e de seus alunos. A violência escolar perpetrada por suas práticas pedagógicas e educacionais não permite o desenvolvimento de um ambiente satisfatório ao processo ensino-aprendizagem: burocracia, excesso de regulamentações, ausência de diálogo e de instâncias participativas, imposição de conteúdos e disciplinas, arquitetura (muros, grades, catracas e sirenes) tornam professores e alunos reféns do discurso da ordem e da produtividade. Não é mais possível admitir e permitir que o cotidiano da escola opere completamente à revelia dos anseios de seus atores constitutivos. A escola, por meio de seus gestores, precisa trabalhar no fortalecimento da sua capacidade de transformação, de autocrítica e aperfeiçoamento, assim como espera de seus estudantes. Não há democracia sem emancipação, sem uma formação que permita aos sujeitos uma atuação crítica, política e ética.<hr/>The redemocratization of Brazil has led to changes in medical education and practice, which are nevertheless still out of step with the country's reality and needs. Medical schools have proven incapable of developing a new model that allows them to overcome this stage of dissatisfaction by society and their students. The violence practiced in school through its pedagogical and educational practices impedes the development of a satisfactory environment for the teaching-learning process, with excessive red tape, rules and regulations, absence of dialogue and participatory spaces, imposition of contents and disciplines, inappropriate architecture (walls, gratings, turnstiles, and sirens), leaving faculty and students hostage to the discourse of order and productivity. It is no longer conceivable to allow the school's daily routine to proceed in complete disaccord with the wishes of its various constituents. The school, through its administrators, needs to work to strengthen its capacity for change, self-criticism, and improvement, just as it expects of its students. There is no democracy without emancipation, without a pedagogy that allows subjects to act critically, politically, and ethically. <![CDATA[<B>Medical students ans counseling</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300019&lng=en&nrm=iso&tlng=en O perfil do estudante de Medicina que procura ajuda psicológica é um tema de estudos de extrema relevância para os serviços de assistência psicológica e para aqueles que se dedicam ao ensino e formação de médicos O objetivo deste ensaio é contribuir para se conhecer como essa ajuda é oferecida, para aperfeiçoá-la, pois conseguir obter ajuda psicológica durante a formação médica tem implicações, significados e resultados importantes para a saúde mental do médico. A contribuição se estende ao conhecer o perfil do aluno que procura ajuda psicológica, suas dificuldades mais frequentes e o modo como a ajuda é oferecida no Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Grapal). A discussão tem como base a teoria psicanalítica, para relacionar as características da vida emocional do estudante com a ajuda que é prestada. Conclui-se que é necessário um suporte para o estudante vencer dificuldades, evitando o adoecer. Se essa oportunidade de melhorar é aproveitada, uma nova perspectiva, a de transformação, é adquirida, fazendo parte do modo de ser do futuro médico.<hr/>The profile of medical students that seek psychological counseling is an extremely relevant object of study for both mental health services and those working with medical education and training. The current study aims to shed light on how such counseling is provided, and to improve its provision, since psychological support during medical training has important implications for physicians' mental health. This contribution includes understanding the profile of medical students that seek psychological support, their most frequent complaints and difficulties, and the way such care is provided by the Group for Student Psychological Counseling at the School of Medicine, University of São Paulo (Grapal). The discussion draws on psychoanalytical theory to compare the characteristics of the student's emotional life with the care provided. The study concludes that support is needed to help students overcome their difficulties and avoid falling ill. If full advantage is taken of this opportunity, a new perspective, that of transformation, is acquired and incorporated into the future physician's life. <![CDATA[<B>Considerations on medical education and its affective and emotional impact on medical students in Brazil</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Faz-se uma revisão não exaustiva da evolução do ensino médico no Brasil desde sua origem, passando pelas inúmeras reformas praticadas, que buscam melhorar a formação técnica dos estudantes. Chama-se a atenção para o fato de nessas reformas nunca terem sido referidas questões como o bem-estar e a saúde mental dos alunos. O curso de Medicina sempre foi considerado estressante, mas a preocupação com esse aspecto é recente na história. Alguns estudos tentam identificar a fase do curso mais estressante, e a maioria indica a primeira série do ciclo clínico. Outros tentam apontar os fatores mais responsáveis pelo estresse, buscando-os nas características dos alunos e do curso. São apontados os diagnósticos mais frequentes citados na literatura e sugestões para minimizar esse processo no âmbito das escolas médicas.<hr/>This article provides a non-exhaustive review of the evolution in medical education in Brazil since its origins, touching on the various curricular reforms that have sought to improve medical students' technical training. Interestingly, such reforms have never addressed the students' mental health and well-being. Medical training has always been considered stressful, but real concern over this aspect is recent. Some studies have attempted to identify the most stressful phase in medical education, and most point to the first year of clinical training. Others seek to identify the most important stress factors, among course-related and individual student characteristics. The study highlights the most frequent diagnoses cited in the literature and provides suggestions to minimize this process in the medical school setting.