Scielo RSS <![CDATA[Religião & Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0100-858720190002&lang=en vol. 39 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Ativismo político de grupos religiosos e luta por direitos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872019000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Catholic Episcopate versus 3rd National Human Rights Program: An analysis of current ecclesiastical discourses on sex and reproduction]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872019000200031&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente esforço investigativo visa esquadrinhar discursos reproduzidos pelo episcopado católico em oposição ao lançamento do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Ao analisar reações do alto escalão da Igreja, procura-se sondar o repertório que pauta a institucionalidade católica em suas intervenções políticas contemporâneas, que dizem respeito, no mais das vezes, ao campo da moralidade, com especial predileção pela moralidade de cunho sexual. Na trincheira contrária ao PNDH-3, bispos chancelaram seus posicionamentos com o uso de justificativas laicas. Iniciativas episcopais revelaram-se respaldadas por uma gramática fundada no jusnaturalismo e na Constituição. Em suma, adotou-se o repertório dos direitos com a finalidade mesma de cercear direitos.<hr/>Abstract: The investigation aims to examine discourses reproduced by the Catholic episcopate in opposition to the launching of the Brazilian 3rd National Human Rights Program (PNDH-3). In analyzing the reactions of the highest echelon of the Church, the idea is to probe the repertoire that guides the Catholic institution in its contemporary political interventions, which, most of the time, concern the field of morality, with special predilection for sexual morality. Opposed to the PNDH-3, bishops backed up their positions with the use of lay justifications. Episcopal initiatives were supported by a grammar based on jusnaturalism and on the Constitution. In sum, the repertoire of rights was adopted with the purpose of restricting rights. <![CDATA[Abortion and struggle for human rights in ALERJ (Legislative Assembly of the State of Rio de Janeiro): religious and feminists in dispute]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872019000200049&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo procura analisar o debate sobre aborto na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro entre os anos de 2015 e 2017, considerando a luta por direitos humanos e a presença de agentes religiosos e laicos nessas disputas. Trata-se de pesquisa qualitativa com análise documental dos discursos e proposições legislativas no período sob análise, localizados por meio de busca por palavras-chave no site da ALERJ. Será analisado o tipo de argumentação usada. Observa-se o protagonismo de atores religiosos.<hr/>Abstract: This article will analyze the debate about abortion in the Legislative Assembly of the State of Rio de Janeiro from 2015 to 2017, considering the struggle for human rights and the presence of religious and lay agents in these disputes. It is a qualitative research with documentary analysis of the speeches and legislative propositions in the period under analysis located through search of keywords in the ALERJ website. The type of argument used will be analyzed. The protagonism of religious actors is observed. <![CDATA[The rights of nature and the commandments about creation: tensions between Catholic ecology and secular environmental movements]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872019000200078&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Para cavar um nicho na discussão pública sobre o meio ambiente, cujo surgimento e propagação foram alheios à interferência de qualquer religião, os líderes da Igreja Católica vêm formulando desde o papado de Paulo VI uma concepção ecológica própria, que tem como fundamento a conexão de aspectos físicos da crise ambiental com o diagnóstico de uma degradação moral. A natureza “agredida” não é só a que está “fora”, mas a que está “dentro” do ser humano. Partindo de sentidos e diagnósticos diferentes, essa ecologia católica acaba colidindo, em diversos aspectos, com postulados dos movimentos ambientalistas seculares. Este artigo procura mapear a formação dessa visão ecológica a partir do núcleo oficial católico, analisando sociologicamente os seus pontos de tensão com outras concepções ambientalistas.<hr/>Abstract: To find a place in public discussion about the environment, whose emergence and propagation were alien to the interference of any religion, Catholic Church leaders have been formulating their own ecological conception since the papacy of Paul VI. This conception is based on the connection of physical aspects of the environmental crisis with the diagnosis of a moral degradation. The “corrupted” nature is not only “outside” but “inside” the human being. Starting from different diagnoses and meanings, this Catholic ecology ends up colliding, in many aspects, with postulates of secular environmental movements. This article aims to map the formation of this ecological vision from the Catholic official nucleus, analyzing sociologically its points of tension with other environmentalist conceptions. <![CDATA[“That all may have life, and life in abundance”: catholic missionary activity in defense of the rights of quilombola communities]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872019000200100&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: À luz das discussões antropológicas contemporâneas acerca das relações entre o religioso e o secular, este artigo faz uma descrição da atividade missionária católica na região do Vale do Ribeira (São Paulo) em defesa dos direitos de comunidades negras e quilombolas. Neste contexto, atuam duas importantes entidades - MOAB e EAACONE - cujas fundação e atuação estão intimamente associadas aos trabalhos desenvolvidos por missionários católicos que, em defesa da vida e da dignidade, e sob inspiração de categorias bíblicas, mobilizam lideranças comunitárias, ressignificam práticas, promovem encontros e manifestações a fim de reclamar os direitos das comunidades negras e quilombolas no espaço público. Por meio da descrição da atividade missionária desses religiosos, pretende-se lançar luz sobre sua participação na produção da política e sobre a maneira como constroem sua experiência religiosa em intersecção com a política e o Estado.<hr/>Abstract: In light of contemporary anthropological discussions about the relationship between the religious and the secular, this article describes catholic missionary activity in the Ribeira Valley region in defense of the rights of quilombola communities. In this context, two important entities act - MOAB and EAACONE -, whose foundation and work are closely associated with the work of catholic missionaries who, in defense of life and dignity, and under the inspiration of biblical categories, mobilize community leaders, redefine practices, promote meetings and political demonstrations to claim the rights of quilombola community in public space. By describing the missionary activity of these religious, it is intended to shed light on their participation in the production of politics and on how they build their religious experience in intersection with politics and the state. <![CDATA[Public religions and demands for recognition: reflections from research data with young participants of mass religious movements in the city of Rio de Janeiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872019000200122&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste artigo, procuramos inventariar o perfil e o posicionamento público dos jovens participantes de eventos religiosos de massa, ocorridos na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 2013 e 2016. Mais especificamente, trata-se de tornar público e aprofundar as análises de um conjunto de dados auferidos pelo projeto “As novas configurações da religião no século XXI”. Para os objetivos que perseguimos neste artigo, focaremos nossas atenções no conjunto de dados que permitem traçar o perfil sociodemográfico dos participantes, bem como os que revelam a sua opinião a respeito de temas controversos. Neste sentido, pretendemos compreender o contraste entre a opinião pública de grupos religiosos ligados às igrejas pentecostais e a de grupos ligados a outras denominações religiosas.<hr/>Abstract: In this paper we try to catalog the profile and the public positioning of the young participants of religious mass events that took place in the city of Rio de Janeiro, between the years of 2013-2016. More specifically, it is a matter of making public and deepen the analyzes of a set of additional data obtained by the project “The New Configurations of Religion in the XXI Century”. For the goals that we pursue in this article, we will focus our attention on the set of data that allows us to trace the demographic profile of the participants, as well as those that reveal their opinion about controversial topics. In this sense, we intend to understand the contrast between the public opinion of religious groups linked to Pentecostal churches and groups linked to other religious denominations. <![CDATA[“Pentecostals in movement for housing: the case of “Ocupação Glória” in Uberlândia (MG)”]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872019000200152&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo trata da relação entre a composição de um movimento social por moradia e o pentecostalismo. Partindo de uma pesquisa realizada entre 2015 e 2017 na “Ocupação do Glória”, localizada na cidade de Uberlândia (MG), analisamos como a demanda pelo direito à moradia se entrelaça às dinâmicas e à cosmologia pentecostais. Trata-se de examinar como o pentecostalismo contribui para o estabelecimento das condições de possibilidade das ocupações urbanas, e configura uma imbricação entre luta política e batalha espiritual. Argumentamos que, no caso do Glória, o pentecostalismo potencializa o movimento pela moradia, constituindo uma dimensão relevante de mediação entre ocupantes e coordenação, bem como de acionamentos e contornamentos de referentes morais, embora institucionalmente não se confunda com o movimento social.<hr/>Abstract: This article addresses the connection between Pentecostalism and a movement of people who had occupied urban land in an effort to gain legal residence. Based on an investigation of the “Ocupação Glória” land settlement between 2015 and 2017 in the city of Uberlândia (MG), we analyse the ways in which demands for the right to housing are associated with Pentecostal dynamics and cosmologies. We examine how Pentecostals establish an overlapping of political struggle and spiritual battle. We argue that in the case of Glória, Pentecostalism strengthens the movement for housing, constituting a relevant dimension of mediating between occupants and coordination, as well as of drives and contours of moral referents, although institutionally it is not confused with the social movement. <![CDATA[Religion, politics and sexual rights: public controversies around “cura gay”]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872019000200175&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A partir de declarações públicas de atores que emergem como lideranças religiosas pentecostais e neopentecostais no Brasil, tenho como escopo mapear a produção da controvérsia pública em torno da “cura gay”. A alcunha “cura gay” diz respeito ao debate, veiculado publicamente em diferentes instâncias e mídias, acerca da possibilidade de reorientação da homossexualidade em direção à heterossexualidade por meio de programas psicoterapêuticos e conversão religiosa. Pressupondo que casos como esse geram disputas e associações entre atores sociais que discursam a partir de campos heterogêneos, proponho, neste artigo, o mapeamento e a reconstrução das discussões em torno da Resolução 01/99 do Conselho Federal de Psicologia, que proíbe psicólogos brasileiros de colaborar com eventos e serviços que ofereçam tratamento e cura das homossexualidades. Ao final, aponto para o modo como esses atores, atentos à importância crescente da normatividade legal e do ideário dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea, passaram a pautar seus discursos e formas de atuação em direção à produção de um monopólio argumentativo em espaços institucionais voltados à discussão dos Direitos Humanos e de Minorias.<hr/>Abstract: From public statements made by some Pentecostal and neopentecostal religious leaders in Brazil, I propose to map the production of the public controversy "Gay Cure". The category "Gay Cure" refers to the controversy published in different media about t possibility of redirecting homosexuality to heterosexuality through psychotherapeutic programs and religious conversion. I assume that public controversies generate disputes and associations between social actors who speak from heterogeneous fields. As a specific case, I propose to reconstruct the dispute of these different actors around the Resolution of the Federal Council of Psychology No. 1 of March 23, 1999, which prohibits Brazilian psychologists from collaborating with events and services that propose treatment and cure of homosexualities. My argument refers to the way in which these actors, aware of the growing importance of legal normativity and the idea of human rights in contemporary society, began to direct their discourses and forms of action in order to produce a field of disputes for argumentative monopoly in institutional spaces focused on the discussion of Human Rights and Minorities. <![CDATA[The politics of the Brazilian ayahuasca religions: drug, religion and rights]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872019000200200&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O artigo apresenta uma análise sobre o processo de construção dos relacionamentos entre as religiões ayahuasqueiras e o Estado brasileiro. Estas religiões utilizam a bebida psicoativa ayahuasca, sendo associadas ao debate público contemporâneo sobre drogas. Ampliando seus direitos, conforme constroem sua legitimidade social elas passam a se afastar do tema das drogas. A conquista do direito do uso religioso da ayahuasca e a possibilidade de inclusão deste tema nas políticas culturais do Estado brasileiro são expressões das escolhas, estratégias e projetos políticos das religiões abordadas no presente artigo. Pretende-se traçar algumas comparações entre a política das religiões ayahuasqueiras com a de outras expressões religiosas brasileiras.<hr/>Abstract: The article presents an analysis on the process of building relationships between the ayahuasca religions and the Brazilian State. These religions use the ayahuasca psychoactive drink, and are associated with the contemporary public discussion concerning drugs. However, as they build their social legitimacy and broaden their rights, they are moving away from the drug issue. The conquest of the right of religious use of ayahuasca and the inclusion of this theme in the cultural policies of the Brazilian State are expressions of the political choices, strategies and projects of the religions commented on in this article. It is also intended to draw some comparisons between the politics of the ayahuasca religions and that of other Brazilian religious expressions. <![CDATA[Novas perspectivas nos estudos do espiritismo e da espiritualidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872019000200222&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O artigo apresenta uma análise sobre o processo de construção dos relacionamentos entre as religiões ayahuasqueiras e o Estado brasileiro. Estas religiões utilizam a bebida psicoativa ayahuasca, sendo associadas ao debate público contemporâneo sobre drogas. Ampliando seus direitos, conforme constroem sua legitimidade social elas passam a se afastar do tema das drogas. A conquista do direito do uso religioso da ayahuasca e a possibilidade de inclusão deste tema nas políticas culturais do Estado brasileiro são expressões das escolhas, estratégias e projetos políticos das religiões abordadas no presente artigo. Pretende-se traçar algumas comparações entre a política das religiões ayahuasqueiras com a de outras expressões religiosas brasileiras.<hr/>Abstract: The article presents an analysis on the process of building relationships between the ayahuasca religions and the Brazilian State. These religions use the ayahuasca psychoactive drink, and are associated with the contemporary public discussion concerning drugs. However, as they build their social legitimacy and broaden their rights, they are moving away from the drug issue. The conquest of the right of religious use of ayahuasca and the inclusion of this theme in the cultural policies of the Brazilian State are expressions of the political choices, strategies and projects of the religions commented on in this article. It is also intended to draw some comparisons between the politics of the ayahuasca religions and that of other Brazilian religious expressions.