Scielo RSS <![CDATA[Religião & Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0100-858720170001&lang=es vol. 37 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872017000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<em>Singing and dancing for Jesus</em>: sexuality, gender and religion in inclusive pentecostal churches]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872017000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Desde o início dos anos 2000, desponta no Brasil um movimento que ficou conhecido pela alcunha de “igrejas inclusivas”. Trata-se de alternativa religiosa que abarca uma pluralidade de grupos evangélicos autônomos. Essas igrejas produzem discursos que conciliam diversidade sexual e vida eclesial, ao remover a homossexualidade do campo do pecado para situá-la no terreno das sexualidades legítimas. O artigo coloca em foco o modo como dimensões do gênero são cruciais na produção de significações positivas em torno da diversidade de gênero e sexual. O objetivo é discutir entrecruzamentos de linguagens religiosas e invenções do gênero a partir das expressões musicais e corporais em rituais inclusivos. Exploro a maneira como o feminino está em destaque como potência criadora, através de atividades religiosas que possibilitam expressões plurais do gênero.<hr/>Abstract In the 2000s, a religious movement that became known as gay churches emerged in Brazil. These religious alternatives remove homosexuality from the area of sin and situate it as a legitimate and natural form of sexuality. The objective of this article is to discuss interconnections between religion and gender transitions based on an analysis of worship. I explore the way in which the feminine is highlighted as a creative power, as worship is a religious activity allowing for plural expressions of identity and gender. I examine the meaning of this experience for its subjects and the way in which subjectivities, politics and gender are interwoven within this context. <![CDATA["Sacred Prostitution" and the Prostitute as the Preferential Object of Conversion of "Protestants"]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872017000100034&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Pretende-se mostrar a complexidade da “prostituição”, enquanto fenômeno social, especificamente em suas relações com a religião, em dois contextos: na instituição histórica da prostituição sagrada e no caso das prostitutas convertidas ao pentecostalismo nos dias de hoje. A intenção é perceber como a “prostituição” e a figura da “prostituta” acumulam camadas de sentido distintas, distantes e até paradoxais. Desta maneira, sua rica constituição não será bem traduzida se se concebe o fenômeno de forma achatada ou simplificada, como atividade/identidade moralmente condenada. As religiões, enquanto matrizes morais, orientam construções de sentido a respeito da prostituição que extrapolam este entendimento da condenação moral. Respaldada em fontes de múltiplas naturezas (históricas, teológicas, etnográficas), indico formas pelas quais acontece esta apropriação religiosa do tema.<hr/>Abstract We intend to show the complexity of “prostitution”, as a social phenomenon, specifically in its relations with religion, in two contexts: in the historical institution of sacred prostitution and in the case of prostitutes converted to Pentecostalism nowadays. The intention is to understand how “prostitution” and the figure of the “prostitute” accumulate distinct, distant and even paradoxical layers of meaning. In this way, its rich constitution will not be well translated if you conceive this phenomenon in a flat or simplified form, like a morally condemned activity/identity. Religions, as moral matrices, guide constructions of meaning regarding prostitution that extrapolate this understanding of moral condemnation. Based on sources of different natures (historical, theological, ethnographic), I indicate ways in which this religious appropriation of the theme takes place. <![CDATA[<em>Ovejas apartadas</em>: Sexualidades disidentes, religiosidad y familia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872017000100047&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El artículo se propone analizar las negociaciones entre la creencia y la sexualidad a través de relatos biográficos de dos mujeres que mantienen relaciones sexo-afectivas con otras mujeres y que se identifican como creyentes cristianas. Considerando que las instituciones religiosas en América Latina juegan un rol importante a la hora de prescribir ciertos modos de vivir la sexualidad dentro de la norma familiar, heteronormativa y reproductiva, nos interesa acceder a ese universo de sentidos en el cual se tensionan y negocian los modos de creer y de vivir la sexualidad. Haremos hincapié en la categoría nativa de “cristiano apartado” y se reflexionará sobre el control de la sexualidad en los espacios religiosos y familiares.<hr/>Abstract The aim of the article isto analyze the negotiations between beliefs and sexuality through the biographical recounts of two women who have sex-affective relations with other women and identify themselves as Christian. Since religious institutions in Latin America play an important role in prescribing the ways of living sexuality within the familiar, heteronormative and reproductive norm; we are interested in approaching the universe of meanings in which modes of believe and live the sexuality are stressed and negotiated. Through the native category of “Scattered Christian” the article will reflect on the control of sexuality in religious and family spaces. <![CDATA[Gospel eroticism: markets and limits of sexuality among evangelicals at Complexo do Alemão<sup>1</sup>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872017000100065&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Entre os meses de maio de 2013 e fevereiro de 2014, pude acompanhar o cotidiano de uma loja que comercializava produtos destinados a apimentar relações. Localizada no Complexo do Alemão (conjunto de favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro), a boutique sensual, como sua proprietária preferia nomear, vendia objetos, cosméticos, lingeries e fantasias, além de oferecer aulas e palestras voltadas para a aprendizagem de “técnicas” relacionadas à sedução, com acentuado consumo por parte de mulheres. No presente artigo, busquei refletir sobre um evento ocorrido durante o trabalho de campo, o “Projeto Gospel para sex shops”, com o objetivo de compreender como convenções sexuais e moralidades são agenciadas no encontro entre questões de gênero, sexualidade, religião e mercado.<hr/>Abstract In the period between May 2013 and February 2014, I was able to observe the daily routine of an erotic products store that aimed to spice up relationships. Located at Complexo do Alemão (one of the biggest favelas of Rio de Janeiro), the sexy boutique, as the owner would rather call it, usually sells objects, cosmetics, lingerie and erotic costumes. Besides these products, the store also offered themed classes and workshops focusing on the learning of seduction “techniques”, all directed to women. In the present paper, I intend to analyze an event that happened during my fieldwork, “The Gospel Project for Sex Shops”, willing to comprehend how sexual conventions and moralities are agencied in the context of gender, sexuality, religion and market issues. <![CDATA[Sexuality, Spirituality and conjugality in Brazilian Wicca]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872017000100085&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo propõe uma análise do papel da sexualidade nas práticas da Wicca, religião neopagã surgida na Inglaterra entre 1940 e 1950. Atualmente, a Wicca é um movimento mundial multifacetado, que segue inúmeras vertentes. Esta pesquisa investiga concepções e práticas ligadas à sexualidade presentes entre grupos que praticam a Wicca publicamente em diversas capitais do Brasil. Esses grupos estão organizados em tradições (grupos religiosos com viés iniciático) que comandam associações civis com fins de resguardar direitos e promover eventos públicos para divulgação e troca de conhecimento entre praticantes da religião. Os resultados do estudo mostram que a Wicca postula uma relação intrínseca entre sexualidade, espiritualidade e liberdade, sendo suas práticas herdeiras de movimentos intelectuais diversos, como o esoterismo, a contracultura e a filosofia oriental.<hr/>Abstract This article proposes an analysis of the role of sexuality in Wicca’s practices. Wicca is a contemporary pagan religion that arose in England between 1940 and 1950. Nowadays, it is a multifaceted global movement, which follows several strands. This research investigates conceptions and practices related to sexuality among Brazilian Wicca groups who practice this religion publicly in various Brazilian cities. They organize themselves in closed groups, the traditions, who command civil associations. Those associations aim to protect rights and promoting public events for dissemination and exchange of knowledge among religious practitioners. The research results show that Wicca posits an intrinsic relationship between sexuality, spirituality and freedom. Their sources belong from various intellectual movements such as esotericism, the counterculture and Eastern philosophy. <![CDATA[Westernized Hinduism and their perceptions about sex: the Hare Krishna movement and the Rajneesh movement]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872017000100104&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Tematizando o Movimento Hare Krishna e o Movimento Rajneesh, o texto analisa, comparativamente, o tratamento dado por essas duas modalidades religiosas indianas ao tema “sexo” em seu processo de difusão pelo Ocidente. Busca-se avaliar de que forma cada um desses movimentos apresentam alternativas discursivas ao campo religioso ocidental que, como se sabe, opera com uma forte antinomia entre sexo e religião.<hr/>Abstract Based on the thematization of the Hare Krishna movement and the Rajneesh movement, the present text is a comparative analysis of how both models of Indian religious traditions have dealt with the theme of “sex” throughout their processes of diffusion in the Western world. Our purpose is to consider the extent to how each of these religious movements presents their discursive alternatives to the Western religious field that, as far as we know, is heavily operated by an antinomy between sex and religion. <![CDATA[<em>Contra naturam, contra connubium</em>: Christianity and the Sex]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872017000100122&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo trata das ideias e práticas cristãs a respeito da sexualidade, conectando dados numa série histórica de longa duração: a identificação do pecado original com o sexo, a instituição do celibato e da multiplicação dos impedimentos ao matrimônio entre consanguíneos, o conflito entre clero e laicado em volta dessas questões. Antes da Reforma, a Igreja criou um panteão (a Trindade e a Sagrada Família) baseado em relações consanguíneas e excluindo a reprodução sexual, e se adequou a esse modelo, como uma irmandade utópica de fiéis. A moral sexual cristã deriva desta invenção de uma utopia social mais que de uma ética sexual patriarcal. Nesse sentido, há marcados paralelos com tendências atuais a respeito de sexo, gênero e família.<hr/>Abstract This paper examines the Christian ideas and practices concerning sexuality. It connects a wide array of long-term historical facts: the identification of the Original Sin to sex, the institution of Celibacy for the clergy, the growing canonical impediments to the marriage between kinsfolk and the conflicts it aroused between laity and clergy. The Christian Church, prior to the Reform, created a Pantheon (the Trinity and the Holy Family) based on kin relationships, excluding sexual reproduction, and shaped itself after this model, as an utopian brotherhood of believers. The Christian sexual morals derive from this invention of an utopian society rather than from archaic patriarchal ethics. In this sense, there are sheer parallels to current trends concerning sex, gender and family. <![CDATA[Civic and moral values at stake in the Chamber of Deputies: the voting about the impeachment of the President of the Republic]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872017000100145&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Trata-se de analisar o conteúdo valorativo dos discursos dos parlamentares votantes a respeito da admissibilidade do processo de impeachment da Presidente da República na Câmara Federal brasileira, com ênfase nas características das referências à religião e à família, consideradas como sintoma do poder de argumentos morais num contexto em que deveriam prevalecer os valores cívicos típicos da ideologia republicana moderna. Por meio de alguns modelos analíticos procede-se a uma discussão sobre a cultura política brasileira, particularmente no que concerne às classes populares.<hr/>Abstract This is an analysis of the values underlying the speeches of the parliamentarians who voted about the impeachment of the President of the Republic in the Brazilian National Chamber of Deputies, in what regards especially the references to religion and family; considered here as a symptom of the strength of moral criteria in a context where the civic values characteristic of modern republican ideology should prevail. Some analytical models allow for a discussion of Brazilian political culture, mostly in what regards the lower strata of society. <![CDATA[Secular affections]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872017000100167&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Trata-se de analisar o conteúdo valorativo dos discursos dos parlamentares votantes a respeito da admissibilidade do processo de impeachment da Presidente da República na Câmara Federal brasileira, com ênfase nas características das referências à religião e à família, consideradas como sintoma do poder de argumentos morais num contexto em que deveriam prevalecer os valores cívicos típicos da ideologia republicana moderna. Por meio de alguns modelos analíticos procede-se a uma discussão sobre a cultura política brasileira, particularmente no que concerne às classes populares.<hr/>Abstract This is an analysis of the values underlying the speeches of the parliamentarians who voted about the impeachment of the President of the Republic in the Brazilian National Chamber of Deputies, in what regards especially the references to religion and family; considered here as a symptom of the strength of moral criteria in a context where the civic values characteristic of modern republican ideology should prevail. Some analytical models allow for a discussion of Brazilian political culture, mostly in what regards the lower strata of society. <![CDATA[Is there a secular body?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872017000100175&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste ensaio, pretendo seguir uma linha de investigação sobre o secularismo e o secular aberta – de modos diferentes – pelos trabalhos pioneiros de William Connolly e Talal Asad: a saber, em que medida o desenvolvimento do secularismo tem implicado historicamente – dentre suas várias dimensões – uma configuração ímpar do sensório humano. Para ambos os autores, o secularismo não deve ser abordado simplesmente por meio da doutrina da separação entre Igreja e Estado, tampouco através da sociologia da diferenciação social e do declínio da religião, mas, alternativamente, em termos do cultivo de distintas sensibilidades, afetos, e disposições encorporadas que embasam formas seculares de julgamento e prática. Em minha discussão, levanto duas questões. Quais respostas encontramos na obra desses dois autores para a questão: O que é um corpo secular? E o que tais respostas – ou recusas em responder – poderiam nos dizer sobre os contornos práticos e conceituais do secular e do secularismo?