Scielo RSS <![CDATA[Trans/Form/Ação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-317320160002&lang=pt vol. 39 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Palavra do Editor]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732016000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Los Sofistas y la Antilogía. Sobre las Estructuras Argumentales en los "Discursos Dobles" y en Gorgias]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732016000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN: Se examina la estructura lógica de la antilogía como forma de pensamiento ejercida por los sofistas. Se sostiene que, si bien en los argumentos antilógicos se encuentran falacias de tipo no formal, al menos algunos de tales razonamientos no son falacias desde un punto de vista simbólico formal, sino que poseen estructuras que hoy se pueden reconstruir como esquemas con validez lógica. Se analizan específicamente dos lugares de argumentaciones sofistas: los denominados Discursos dobles, textos anónimos del IV AC, y la obra principal de Gorgias. Se identifican en ellos 8 argumentos con estructura lógica válida.<hr/>ABSTRACT: The basic structure of antilogic is examined as a way of thinking exercised by the Sophists. It is sustained that, although fallacies of the non-formal type may be found in antilogic arguments, they have structures that currently may be reconstructed as schemes of logical validity. Specifically, two examples of Sophist argumentation are analyzed: the so-called Double Discourses, anonymous texts from the 4th century b.c., and Gorgias' main works. Eight arguments of valid logical structure are identified in them. <![CDATA[Dos Paradigmas Hermenéuticos del Pensamiento Político de Tomás de Aquino: sus Virtudes, Limitaciones y Virtualidades]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732016000200031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN: El presente trabajo examina dos de los principales modelos de exposición del pensamiento político de Tomás de Aquino vigentes en el siglo XX. Uno, en cuya representación se ha escogido la obra de Eschmann, mira a la relación de la obra del Aquinate con sus predecesores; el otro, adecuadamente representado por Ullmann, mira a la relación de dicha obra con el pensamiento que se proyecta a partir de él hacia la Modernidad. Al determinar tanto las virtudes cuanto limitaciones propias de estos modelos hermenéuticos, se hace posible advertir las virtualidades presentes en los mismos, abriendo nuevos caminos de investigación que superen la tensión concebida entre el poder eclesiástico y el civil, así como el temor por reanimar un concepto que, si bien embrionario en la obra del autor medieval, es imprescindible para comprender cabalmente su reactivación del republicanismo aristotélico. Tal es el concepto de nación.<hr/>ABSTRACT: The present paper deals with two of the main 20th Century hermeneutic models that explain the political thought of Thomas Aquinas. One, well represented by the work of I. Th. Eschmann, regards the relation between Aquinas and his predecessors. The other, well represented by W. Ullmann, looks at the relation between Aquinas and modern thought. In demarcating the virtues as well the limitations of these two hermeneutic models, it is possible to understand the potentialities present in them and to discover new ways for overcoming, on the one hand, the imagined strain between the power of ecclesiastical and the civil authorities, and, on the other hand, fears regarding the concept of nation. This last concept, although embryonic in Aquinas' works, is essential to not misunderstanding his Aristotelian republicanism. <![CDATA[A Obra Científica de Leonardo da Vinci: Controvérsias na Historiografia da Ciência]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732016000200053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Os intérpretes dos manuscritos de Leonardo da Vinci partilham dos mesmos sentimentos de espanto e de fascínio quando examinam sua contribuição para a ciência moderna. Podemos, contudo, perceber uma constante tentativa em prol de uma revisão histórica acerca do papel desempenhado por Leonardo. Observando a história dessas revisões, é possível detectar aspectos significativos das perspectivas históricas e historiográficas dos envolvidos nessa discussão. É o que pretendemos fazer neste trabalho, focando a controvérsia entre Duhem, por um lado, e Sarton, Koyré e Rossi, por outro. Ao fazer isso, buscamos discutir alguns traços que marcam a distinção entre uma historiografia mais antiga e a nova historiografia da ciência, tal como exposta por Thomas Kuhn.<hr/>ABSTRACT: Interpreters of Leonardo da Vinci's manuscripts share the same feelings of astonishment and fascination when they examine his contribution to modern science. However, it is possible to perceive an ongoing attempt towards a historical revision of the role played by Leonardo. Observing the history of this ongoing revision, it is possible to detect significant aspects of the historical and historiographical perspectives of those involved in this discussion. This article deals with the controversy between Duhem's point of view, on the one hand, and the views of Sarton, Koyré, and Rossi on the other. It aims to show some features that distinguish an older historiography from the new historiography of science as presented by Thomas Kuhn. <![CDATA[Intentionalism and the Problem of the Object of Perception]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732016000200087&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT: In this paper, I intend to review the intentionalist account of perceptual experience in order to deal with some difficulties that it faces in adequately specifying the nature and object of perceptual experience. My aim is to show that it is possible for the intentionalists to incorporate the disjunctivist thesis that the object of perception is part of perceptual experiences, without renouncing the common factor principle. I argue that, in order to do this, it is necessary to engage with the concept of biological function and to review the concept of a perceptual object.<hr/>RESUMO: Este artigo visa a abordar algumas das dificuldades que o intencionalismo perceptivo enfrenta, ao especificar a natureza da experiência perceptiva e o objeto da percepção. Meu objetivo é mostrar que o intencionalista pode incorporar a tese associada ao disjuntivismo de que o objeto da percepção é parte da experiência perceptiva, sem abrir mão do princípio do fator comum. Eu defendo que, para fazer isso, é necessário recorrer ao conceito de função biológica e realizar uma revisão do conceito de objeto da percepção. <![CDATA[Máquinas Nomológicas, Modelos e Intervención: su Problemática en el Campo de lo Social]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732016000200101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN: En el presente trabajo se hará una crítica al enfoque de máquinas nomológicas desarrollado por Nancy Cartwright para el caso de las ciencias sociales. Se argumentará que los fenómenos sociales no responden a una lógica de "capacidades", sino de "árboles de posibilidades" o "resultados de final abierto". La estabilidad o invarianza, si bien es posible en el reino de lo social, parece ser más la excepción que la regla. Esto tiene consecuencias importantes para los propósitos de intervención y control. De acuerdo con las corrientes manipulabilistas tradicionales la invarianza es una herramienta fundamental para cumplir cualquier propósito intervencionista, ya que permite prever con un buen grado de confianza el resultado de una manipulación. Sin embargo, en este trabajo se intentará mostrar que, a pesar de que no sea del todo plausible obtener un conocimiento invariante en el reino de lo social, las intervenciones pueden ser igualmente eficaces. Para ello, será fundamental reemplazar la noción "ex-ante" de intervención por una que involucre continuidad o sistematicidad. También será clave tener en cuenta aquellas cláusulas o condiciones especificadas dentro de los modelos, ya que estos últimos cumplen el rol de ser anteproyectos para la generación de resultados.<hr/>ABSTRACT: In the present paper, a critique of Nancy Cartwright's nomological machines approach in the social sciences will be made. It is argued that social phenomena do not correspond to the logic of "capacities", but to the logic of "possibility trees" or "open-ended results". Stability or invariance, although possible in the social realm, seem to be more the exception than the rule. This has important implications for the purposes of intervention and control. According to traditional manipulabilistic accounts, invariance is essential for achieving any interventionist purpose, because it allows predicting the result of a manipulation with a high degree of confidence. However, in this paper it will be shown that even though the obtaining of invariant knowledge is not entirely plausible in the social realm, interventions may be effective. To do this, it will be necessary to replace the "ex-ante" notion of intervention with another notion that involves continuity. It will also be crucial to take into account the clauses or conditions specified in models, since such models play the role of being blueprints for generating results. <![CDATA[Da Psicologia à Questão da "Morte do Homem" em Michel Foucault]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732016000200119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O presente artigo pretende problematizar, preliminarmente, o "problema antropológico" segundo a arqueologia de Michel Foucault. Partindo de teses populares da Psicologia, em particular, e das ciências humanas, em geral, sobre o "Homem" (seu caráter historicamente privilegiado e sua objetividade intemporal), este texto primeiramente correlaciona essas teses com as problemáticas dos textos foucaultianos dos anos 1950, a Introdução a Sonho e Existência e Maladie Mentale et Personnalité (cada qual encarregado de oferecer um projeto de fundação sobre o Homem), para então mostrar como os textos "arqueológicos" do autor se configuram como respostas iniciais às questões dos textos de 1954, já começando pelos textos publicados em 1957. Os exemplares privilegiados são História da Loucura e As Palavras e as Coisas: após circunscrever aspectos singulares de cada argumentação, o artigo pretende explorar em que sentido os textos se reúnem sob a questão mais geral de uma crítica arqueológica à questão antropológica dos "saberes" modernos.<hr/>ABSTRACT: This article aims to discuss, on a preliminary basis, the "anthropological question" in the context of Michel Foucault's "archeological" texts. The paper starts with some popular assertions and postulates regarding "man" in the human sciences (his privileged character and objectivity), based on historical examples in the history of psychology. Secondly, the article correlates these postulates with Foucauldian texts published in the 1950s (the introduction to Dream and Existence, and Maladie Mentale et Personnalité), each one providing a singular project for an anthropological view. Finally, it is shown how the "archaeological" texts can be read as initial responses to the questions formulated in 1954 and 1957. The analysis concentrates on Madness and Civilization and The Order of Things, exploring the differences of each argument and discussing how each book contemplates the general question of an archaeological criticism of the anthropological problem. <![CDATA[Deleuze em Diálogo com Frémont: Tentativas de ler Leibniz]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732016000200147&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Durante os anos oitenta, o filósofo francês Gilles Deleuze se concentra na leitura do pensador alemão do século XVII, G.W. Leibniz. Como resultado, publica em 1988 Le Pli, obra que forma parte da série de estudos dedicados à filosofia moderna. Nela, evidencia-se, no entanto, como em nenhum outro estudo, a atenção de Deleuze a respeito das interpretações dos comentadores contemporâneos da filosofia moderna, nesse caso, da filosofia leibniziana. Surge, assim, um diálogo com Christiane Frémont, comentadora e tradutora de Leibniz para o francês. Considerando esse breve, porém importante, diálogo sustentado por Deleuze e Frémont sobre as suas respectivas interpretações de Leibniz, tenciona-se nesta pesquisa dar conta dos principais tópicos presentes na referida conversa. De forma preliminar, podemos dizer que esses tópicos envolvem: (1) o problema do corpo e do vinculum substantiale, (2) a questão das singularidades, (3) o princípio de economia e a incompossibilidade, e (4) o conceito deleuziano de vice-dicção. A hipótese que conduz nosso estudo é que as leituras feitas por ambos a respeito do pensador alemão estão mutuamente entrelaçadas. É fundamental, assim, para apoiar essa hipótese, fazer a demarcação precisa das relações entre tais leituras. Para tanto, nosso artigo se concentra fundamentalmente no estudo das obras Singularités, individus et relations dans le système de Leibniz (2003), de Frémont, e Le Pli (1988), de Deleuze. Dessa forma, esperamos determinar os tópicos principais que emergem do diálogo e, ademais, precisar as convergências e divergências de interpretação que se apresentam.<hr/>ABSTRACT: Gilles Deleuze's research during the 1980s focused on the 17th century German thinker G. W. Leibniz. In 1988, Deleuze published Le Pli, which forms part of a series of works on modern philosophy. This book displays Deleuze's attention to the interpretations of contemporary commentators on modern philosophy, in this case, on Leibniz. In this context, there occurred a brief and important dialogue between Deleuze and Christiane Frémont, the French commentator and translator of Leibniz, with regard to their respective interpretations of the great German philosopher. This article intends to give an account of the main topics present in that conversation. Firstly, we can say they involve 1) the problem of body and the Leibnizian vinculum substantiale, 2) the question of singularities, 3) the principle of economy and incompossibility, and 4) the Deleuzian concept of vice-diction. Our hypothesis in this study is that the readings made ​​by both authors of the German thinker are mutually involved. It is essential, in order to support this hypothesis, to make precise the demarcations of relations between such readings. For this reason, our research will focus on Frémont's study Singularités, individus et relations dans le système de Leibniz (2003) and on Deleuze's work Le Pli (1988). We hope to determine the topics that emerge in the relationship, and to specify convergences and divergences of interpretation. <![CDATA["O Primeiro Beijo": sobre a Origem da Filosofia nos <em>Fichte-Studien</em> de Novalis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732016000200175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Fruto de longa maturação filosófica desde a sua estada em Jena, e instado a isso pelas influências de Karl L. Reinhold e Johann G. Fichte, o poeta Novalis produz, a partir do outono de 1795, um conjunto de anotações fragmentárias sobre a filosofia de Fichte, hoje conhecidas como Fichte-Studien. De entre os importantes temas aí abordados, um revela-se particularmente interessante: o tema do estatuto da Filosofia no seio do problema da autocompreensão do Eu -, e mais concretamente, o necessário pensar da filosofia sobre si própria, as alterações que no processo têm de sobrevir à própria filosofia e a repercussão disto na compreensão de si próprio do Eu. Nesta senda, o seguinte ensaio propõe-se mostrar como, para Novalis, a filosofia é o natural pensar do homem, e como para além disto é a própria filosofia, com o decorrer do seu pensamento sobre si própria, que molda o curso da compreensão de si próprio do Eu: quer tendo com o Eu uma origem comum, nascendo com ele, lançando-o para o mundo e cindindo a união originária em que ele de outro modo sempre estaria, quer, por fim, afirmando-se como carência deste, ou como algo por que o Eu e a própria filosofia têm de passar no seu curso, para que possam experienciar a perda, e almejar à recuperação dessa origem.<hr/>ABSTRACT: Fruit of a long philosophical maturation that began with his stay in Jena, and encouraged by the influence of Karl L. Reinhold and Johann G. Fichte, the poet Novalis produced, from autumn 1795 on, a set of fragmentary notes on the philosophy of Fichte. These are now known as Fichte-Studien. Among the important issues treated in the notes, one appears particularly interesting: the treatment of the theme of philosophy within the problem of the self-understanding of the "I" - and, more specifically, the need for philosophy to think about itself, about the changes that must come upon philosophy during this process, and about the impact of these on the self-understanding of the "I". The present article aims to show how, for Novalis, philosophy is the natural thought of man. Furthermore, it aims to show how philosophy, in the course of its thought on itself, shapes the course of the self-understanding of the "I", having with the "I" a common origin, being born with it, launching it into the world, cleaving the original union in which it otherwise would always be, and finally asserting itself as a lack of this union, something through which the "I" and philosophy itself must pass in their course so they can experience this loss and aim to recover its source. <![CDATA[Reversões da Metafísica Moral: Algumas Formas da Alteridade em <em>A Convidada</em>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732016000200197&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. O romance A convidada, de Simone de Beauvoir, não é ainda a manifestação sensível da moral da ambiguidade propriamente dita. É possível, no entanto, compreender a relação entre alguns conceitos fundamentais que povoam a forma romanesca e a concepção da metafísica moral, tal como Merleau-Ponty a concebe, tanto no ensaio que o filósofo consagrou ao romance, quanto em suas anotações, em O visível e o invisível. A partir dessa relação, destacaremos três momentos distintos e complementares: das imagens negativas à tomada de decisão; as formas abstratas da alteridade e a alteridade concreta; da sedimentação dos conteúdos em movimento à forma da reversibilidade.<hr/>ABSTRACT: Simone de Beauvoir's novel L'invitée (She Came to Stay) is not yet the sensible manifestation of a morals made up of ambiguities in the strict sense. However, it is possible to comprehend the relationship between some fundamental concepts that abide in the novelistic form and in a conception of moral metaphysics, as these are conceived by Merleau-Ponty in his essay dedicated to de Beauvoir's novel and in his notes on The Visible and the Invisible. From this relationship, we will highlight three distinct but complimentary moments: from negative images to the making of decisions; abstract forms of alterity and concrete alterity; from the sedimentation of contents in movement to the form of reversibility. <![CDATA[Claude Lefort: Democracia e Luta por Direitos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732016000200217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Tendo como eixo organizador o debate acerca da noção de direitos do homem e do cidadão e a eficácia destes no que se refere à luta política por novos direitos, o artigo investiga o caráter inovador da democracia moderna. Em sua abordagem do tema, C. Lefort combate três teses: a de que a defesa de direitos humanos universais representaria um perigo à política vigorosa, instituída em Estados benevolentes; a de que esses direitos seriam a expressão mais acabada da ideologia do individualismo burguês e corresponderiam a formalidades vazias, cujo sentido seria apenas o de escamotear a violência social e sacralizar privilégios; e, por fim, a tese segundo a qual as instituições democráticas visariam somente a reproduzir as relações de propriedade e força vigentes no capitalismo e não permitiriam que as contradições sociais fossem expressas ou mesmo resolvidas no campo da política. Trata-se de retomar a filosofia política proposta por C. Lefort, a qual enfatiza o caráter inédito da democracia moderna, para então explicitar, contrariando tais críticas, a perspectiva histórica de luta por direitos aberta pela invenção democrática.<hr/>ABSTRACT: Having as the central theme the debate about the notion of human and citizen rights and the effectiveness of these in relation to the political struggle for new rights, this article investigates the innovative character of modern democracy. In his approach to the subject, C. Lefort argues three theses: the idea that the defense of universal human rights represents a danger to vigorous politics in benevolent States; the thesis which says that these rights would be the most complete expression of the ideology of bourgeois individualism and correspond to empty formalities whose meaning would be simply to hide social violence and enshrine privileges; and, finally, the argument that democratic institutions would aim to only reproduce the property relations and forces existing in capitalism and not allow the expression of social contradictions or their resolution in the field of politics. The article reviews the political philosophy proposed by Lefort, which emphasizes the unprecedented nature of representative democracy, and then explains the historical perspective of struggle for rights opened by the democratic invention. <![CDATA[The Rhetoric Imaginary of the Postmodern Discursiveness]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732016000200235&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT: This paper underlines the relationship between rhetoric and postmodernism. In lack of (and in spite of) a unique definition, postmodernism is seldom described as a non-centred set of rhetorical, critical and discursive practices; rhetoric offers a fertile frame for the interpretation of postmodernism. In my approach, I analyze both the type of rhetoric through which we can grasp the current of postmodernism (the rhetoric of postmodernism) and the use of rhetoric inside the postmodern discursiveness (postmodern rhetoric). The former was born out of its relationship with modernism and from this standpoint I am interested in investigating the rhetorical relevance of themes such as rupture, continuity, palimpsest, anamnesis, incompleteness. The latter is discussed mainly by focusing on the effects of the repositioning of rhetoric in postmodernism. These analyses create a cluster of motifs that constitute the nucleus of the contemporary rhetoric imaginary.<hr/>RESUMO. Este trabalho evidencia a relação entre a retórica e o pós-modernismo. Na ausência (e apesar) de uma definição única, o pós-modernismo é muitas vezes como sendo um conjunto não centrado de práticas retóricas, críticas e discursivas. Dessa maneira, a retórica oferece um ambiente fértil de uma adequada interpretação do pós-modernismo. Dentro da minha abordagem, analisei tanto o tipo de retórica através do qual podemos entender o movimento pós-moderno (a retórica pós-modernista), quanto o uso de retórica dentro da discursividade pós-moderna (a retórica pós-moderna). O primeiro tipo de retórica nasceu do relacionamento com o modernismo e, nesse contexto, é investigada a relevância retórica de alguns temas como a ruptura, continuidade, palimpsesto, anamnese, incompletude. O segundo tipo de retórica é investigado especialmente através da concentração sobre os efeitos do reposicionamento da retórica no pós-modernismo. Essas análises se amparam em um conglomerado de razões que constitui o núcleo do imaginário da retórica contemporânea. <![CDATA[Ário Dídimo, Epítome de Ética Estoica, 2.7.5A- 2.7.5B]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732016000200255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Tradução dos passos 2.7.5A- 2.7.5B da Epitome de Etica Estoica, do filósofo estoico e doxógrafo alexandrino Ário Dídimo (acme 30 a.C.). Não há traduções em língua moderna das obras completas de Ário Dídimo. Assim, para esta tradução, usamos a fixação da exposição sobre a ética estoica presente em Estobeu (Florilegio), realizada por Pomeroy (1999). A seção que traduzimos versa sobre o conceito estoico de excelência, explicando o que ela é, quais as virtudes que dela participam, e como. Por antítese, Ário Dídimo também elucida o conceito estoico de vício, o que ele é e qual a sua taxonomia.<hr/>ABSTRACT: Translation of 2.7.5A- 2.7.5B of the Epitome of Stoic Ethics by the Stoic philosopher and Alexandrian doxographer Arius Didymus (fl. 30 BC). There are no translations of Arius Didymus' complete works into modern languages. Thus for this translation we utilized Pomeroy's fixation of the exposition of Stoic ethics found in Stobaeus' Florilegium (1999). Parts 2.7.5A- 2.7.5B deal with the Stoic concept of excellence, explaining what excellence is, what virtues participate in it, and how. Arius Didymus also explains the Stoic concept of vice, what it is, and its taxonomy.