Scielo RSS <![CDATA[Cadernos CEDES]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-326220170003&lang=en vol. 37 num. 103 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Para romper a invisibilidade da educação infantil em territórios rurais: uma homenagem à Fúlvia Rosemberg]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000300295&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Childhood Education and families living in rural areas: demands and conceptions in two municipalities of Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000300303&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo tem por objetivo refletir sobre a educação infantil no Brasil e o direito das crianças e famílias residentes em áreas rurais a essa etapa da educação básica. Discutiu-se a educação da criança pequena como objeto das lutas e práticas sociais urbanas. Em seguida, foram analisadas as condições de oferta e ponto de vista de famílias moradoras de áreas rurais de dois municípios, de modo a evidenciar os dilemas e as tensões da implementação da educação institucional de crianças de zero até seis anos residentes no campo.<hr/>ABSTRACT: This article aims to reflect on childhood education in Brazil and the right of access to it of children and families living in rural areas. The early childhood education as an object of urban social struggles and practices is discussed. Subsequently, the conditions of supply and the point of view of the families living in rural areas in two municipalities are presented and discussed, in order to highlight the tensions and dilemmas around the introduction of institutional education of children from zero to six years of age in rural areas. <![CDATA[Childhood education from countryside and teacher training]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000300319&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo tematiza a educação infantil do campo (EIC), focalizando a formação de professores a partir de pesquisa que objetivou compreender como se efetiva a formação continuada dos educadores que atuam em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os dados indicam que a EIC carece de fortalecimento, em especial na parceria entre as ações do MST e a responsabilidade dos municípios, com vistas a encaminhar as ações formativas com os educadores, implicadas com o pertencimento ao trabalho na EIC.<hr/>ABSTRACT: This article thematizes the childhood education in the countryside (EIC), focusing on teacher education, based on a research that aims at providing how the continuous training of educators working in settlements of the Movement of Landless Rural Workers (MST) is effective. The data indicate that the EIC needs to be strengthened, especially in the partnership between the actions of the MST and the responsibility of the municipalities, in order to forward the formative actions with educators, implicated in the work affiliation in the EIC. <![CDATA[Offer of Early Childhood Education in rural areas in the state of Paraíba: quantitative aspects]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000300335&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: A realidade educacional das crianças pequenas que residem em área rural do país, com idade para frequentar a educação infantil, mostra-se um desafio à política de educação brasileira. A produção de conhecimento recente aponta que o acesso delas à educação infantil é desigual e insuficiente quando comparado ao acesso que crianças da mesma faixa etária e residentes em área urbana têm a essa etapa da educação básica. O artigo lança luz sobre a oferta de educação infantil no estado da Paraíba, com ênfase no contexto rural.<hr/>ABSTRACT: The educational reality of young children living in rural areas of Brazil, who are old enough to attend early childhood education, is a challenge to Brazilian education policy. Recent knowledge production indicates that their access to early childhood education is unequal and insufficient when compared to the access that children of the same age group and who live in urban areas have to this stage of basic education. The article throws light on the offer of early childhood education in the state of Paraíba, Brazil, with emphasis on the rural context. <![CDATA[Memories and actualities of early childhood education in the Vila Nova settlement, Santa Rosa do Sul, Santa Catarina, Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000300347&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo apresentou parte de uma pesquisa realizada no assentamento rural de Vila Nova, município de Santa Rosa do Sul, Santa Catarina, e teve por objetivo central compreender a educação infantil nessa comunidade tendo em vista o contexto histórico e social. Foram realizadas: revisão de bibliografias e pesquisas; entrevistas com profissionais da educação, moradores e agentes comunitários; observações; questionários às famílias assentadas e análise de relatórios dos agentes comunitários de saúde locais. Foi percorrido o acervo histórico do Museu do Instituto Federal Catarinense, com acesso a depoimentos de antigos moradores do assentamento. O estudo revelou elementos do passado e do presente na escola rural de Vila Nova que constituem uma trajetória contínua e com contradições que não diferem da realidade brasileira na educação infantil do campo: promessas de melhores condições de vida para a população rural que não se concretizam, infraestrutura precária, atendimento insuficiente que exclui a creche, as grandes distâncias, o problema do transporte escolar e a falta de planejamento para o trabalho nas escolas no campo.<hr/>ABSTRACT: This article presents part of a research carried out in the rural settlement of Vila Nova, municipality of Santa Rosa do Sul, Santa Catarina, Brazil, and had as main objective to understand the infant education in this community in view of the historical and social context. The following were carried out: review of bibliographies and research; interviews with education professionals, residents and community agents; comments; questionnaires to settled families; and analysis of reports of local health agents. The historical collection of the Museum of the Federal Institute of Santa Catarina was visited, with access to testimonies of former residents of the settlement. The study reveals elements of past and present in the rural school of Vila Nova, which constitute a continuous trajectory with contradictions that do not differ from Brazilian reality in the rural childhood education: promises of better living conditions for the rural population that do not materialize, precarious infrastructure, insufficient care that excludes day care, great distances, the problem of school transportation and lack of planning for work in schools in the countryside. <![CDATA[The children of the rural and their experiences: what their plays and toys show]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000300361&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo analisar, a partir do brincar, elementos que podem contribuir para a observação da vivência das crianças do campo. Participou da pesquisa uma turma com oito crianças da Educação Infantil do Campo de uma escola no município de Vitória da Conquista, Bahia. Como procedimentos de investigação, foram empregados observação direta, com registros fotográficos, e rodas de conversa. O material produzido pelas crianças nas rodas de conversa (a partir das fotos) permitiu identificar significados e alguns sentidos do contexto das crianças, tais como a integração com elementos da natureza e com animais, assim como uma vivência com elementos específicos do seu cotidiano doméstico, como a lenha, a espingarda e os meios de transporte da região. As discussões apontam que a escola não oferece o contato com elementos da natureza que fazem parte do meio rural em que as crianças vivem.<hr/>ABSTRACT: The present research had as objective to analyze, from the play, elements that can contribute to the analysis of the children’s experience from rural areas. A group of eight children from kindergarten in rural areas of the city of Vitória da Conquista, Bahia, participated in the study. The following research procedures were employed: direct observation with photographic record, and round of conversation. The material produced by children in the conversation rounds (from the photos) made it possible to identify me]anings and some senses of the context of the children, such as integration with elements of nature and animals, as well as experience with specific aspects of its domestic everyday life, as the firewood, the shotgun and means of transportation in the region. The discussions denounce that the school does not offer the contact with elements of the nature that are part of the rural environment where the children live. <![CDATA[The narrative curriculum in rural childhood education: reflections for a pedagogical dialogue]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000300377&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Neste ensaio, aproximamos as concepções de currículo narrativo e educação infantil do campo para propor um diálogo pedagógico em torno dos bebês e das crianças pequenas residentes em áreas rurais do Brasil. O desafio está no complexo atendimento às crianças do campo, face à sua diversidade, bem como de práticas pedagógicas. Questionamo-nos a respeito da constituição de um currículo narrativo, articulador de saberes e fazeres das crianças, organicamente vinculado aos modos de ser/estar e produzir a vida no campo.<hr/>ABSTRACT: In this essay we approximate the conceptions of narrative curriculum and children’s education in the countryside to propose a pedagogical dialogue about infants and young children living in rural areas of Brazil. The challenge is the complex care given to the diversity of the rural children and the pedagogical practices. We inquire about the constitution of a narrative curriculum, articulator of children’s knowledge and actions, organically linked to the ways of being and producing life in the field. <![CDATA[PLACE-BASED LEARNING: MAKING USE OF NATURE IN YOUNG CHILDREN’S LEARNING IN RURAL AREAS IN NORWAY AND SCOTLAND]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000300393&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Dois estudos de caso de aprendizagem ao ar livre, da Noruega e da Escócia, ilustram maneiras pelas quais as comunidades podem ajudar no desenvolvimento e na conformação de suas escolas e serviços de educação infantil. Apresentados em seus contextos geográficos e históricos, incluindo uma análise descritiva de seus sistemas pré-escolares e educacionais, argumenta-se que o uso criativo dos ambientes rurais na aprendizagem de crianças pequenas ilustra o poder da parceria com as comunidades. No entanto, o “experimentalismo democrático” criativo desse tipo de educação requer flexibilidade no currículo e uma cultura educacional de apoio.<hr/>ABSTRACT: Two case studies in outdoor learning from Norway and Scotland illustrate ways in which communities can help in developing and shaping their Early Childhood Education and Care (ECEC) services and schools. Presented in their geographical and historical context, including a descriptive analysis of their preschool and education systems, it is argued that their creative use of rural environments in the learning of young children illustrate the power of partnership with communities. However, creative “democratic experimentalism” of this kind requires flexibility within the curriculum and a supportive educational culture. <![CDATA[THE CHALLENGE OF RURAL CHILDCARE IN CANADA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000300419&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: No Canadá, o atendimento à infância é pouco desenvolvido, apesar de o país ser uma federação rica. Ao contrário de muitas políticas sociais bem desenvolvidas, os serviços de atendimento à infância são principalmente ofertados por meio de mercados voluntários, comerciais ou sem fins lucrativos, em vez de iniciativas governamentais. Essa estrutura política desfavorece todas as crianças e famílias e tem consequências severas, particularmente para canadenses de áreas rurais, remotas e do norte do país. Este artigo fornece uma visão geral dos servidos de atenção à infância fora das cidades, considerando (a) como o sistema político canadense de federalismo e (b) sua arquitetura política liberal de bem-estar social trabalham contra a alta qualidade e equidade dos serviços.<hr/>ABSTRACT: Childcare is underdeveloped in Canada even though the country is a rich federation. Unlike many better-developed social policies, childcare services are delivered primarily through voluntary, non-profit or commercial markets rather than by governments. This policy framework is disadvantageous for all children and families, and has particularly severe consequences for rural, remote and northern Canadians. This article provides an overview of childcare services outside of towns and cities, considering how Canada’s political system of federalism and its liberal social welfare policy architecture work against high quality and equitable childcare services.