Scielo RSS <![CDATA[Cadernos CEDES]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-326220150001&lang=pt vol. 35 num. 95 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Formação continuada e práticas formadoras]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Formação Continuada e suas implicações: entre a lei e o trabalho docente]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute questões relativas à formação de professores, com ênfase na formação continuada, a partir da análise das Metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024, anexo à Lei 13005/14, evidenciando a influência da LDB 9.394/96, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena e da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Nossa análise está ancorada no pressuposto de que a formação continuada é condição necessária no processo de formação ao longo da carreira, mas não suficiente para o pleno exercício da docência garantida pela formação inicial de qualidade. Defendemos que o trabalho docente afiance ao professor autonomia em suas práticas pedagógicas, voltadas para o desenvolvimento intelectual, cultural e científico, de caráter emancipatório, buscando superar a concepção dualista e economicista da educação. <hr/>This article discusses issues related to teacher training, with emphasis on continuing education, based on the analysis of Targets 15 and 16 of the National Education Plan - PNE 2014-2024, appended to Law 13005/14, showing the influence of LDB 9.394/96 (the law that regulates Education in Brazil), the National Curricular Guidelines for the Formation of Basic Education Teachers in upper level undergraduate programs, full degree, and the National Network of Continuing Teacher Education. Our analysis is anchored on the assumption that continuing education is a necessary condition in the training process throughout a career, but not enough for the full exercise of teaching given by an initial quality training. We argue that the teaching work should guarantee the teacher's autonomy in his/her teaching practices, aimed at intellectual, cultural and scientific development, of an emancipatory nature, in search of overcoming the dualistic and economic conception of education. <![CDATA[A Formação Inicial e a Continuada: diferenças conceituais que legitimam um espaço de formação permanente de vida]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo discute o conceito de formação continuada apoiado em Canário (2013), Cavaco (2002, 2013), Nóvoa (1992, 1988) e Freire (1993, 1996, 1997, 2000, 2001, 2003), refletindo sobre os desdobramentos do discurso ideológico que reforça investidas de formação continuada apartadas de uma prática permanente de vida. Essa reflexão permite desmistificar o entendimento de formação continuada como treinamento e reparação, implícito em muitas ações governamentais, que deslocam os investimentos da formação inicial para a continuada, política que aligeira e fragiliza a formação inicial, uma vez que docentes com formação precária são mais facilmente aparelháveis com pacotes pedagógicos e materiais instrucionais. Neste texto, defendemos que uma formação continuada não reparadora/supletiva, mas de caráter eletivo, demandaria dos professores três aspectos essenciais: (1) uma formação inicial que lhes possibilitasse traçar rumos para suas trajetórias; (2) autonomia para decidir quando, onde e como continuarão a se formar; (3) condições materiais para frequentar cursos, desenvolver pesquisas e produzir propostas de intervenção.<hr/>This paper discusses the concept of continuing education based on Canário (2013), Cavaco (2002. 2013), Nóvoa (1992, 1988) and Freire (1993, 1996, 1997, 2000, 2001, 2003), reflecting on the consequences of ideological discourses that reinforce investments in a model of continuing education which is set apart from a permanent practice of life. This reflection allows to demystify the understanding of continuing education as training and repair, implicit in many government actions, which shift investments from basic training to continuing education, a policy that expedites and weakens the initial training, since teachers with poor training are more easily trainable with educational packages and instructional materials. In this paper, we argue that a continuing education which is not reparative/supplementary, but elective, would require three essential aspects: (1) initial training that would enable teachers to draw paths for their careers; (2) autonomy to decide when, where and how they will continue to be formed; (3) material conditions to attend courses, conduct research and make intervention proposals. <![CDATA[Para pensar sobre a formação continuada de professores é imprescindível uma teoria crítica de formação humana]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100057&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A formação continuada de professores na década de 1990 passou a ser considerada uma das estratégias fundamentais para o processo de construção de um novo perfil profissional do professor. Neste contexto, a concepção crítico-reflexiva foi defendida como a orientação mais adequada para a renovação dos sistemas de formação continuada de professores no Brasil. No entanto, ao longo de duas décadas, diferentes estudos indicam que esta orientação teórico-metodológica operou mudanças pouco significativas nas práticas formativas. A partir de uma revisão sobre a tendência denominada de Epistemologia da Prática, este ensaio propõe um deslocamento da formação continuada de professores do campo das políticas públicas para o campo da formação humana. Nesta direção, procuramos apontar qual a contribuição da teoria crítica da formação humana para os processos de formação continuada de professores na contemporaneidade.<hr/>Teachers' continuing education in the 1990s came to be considered one of the fundamental strategies for the process of constructing a new professional profile for the teacher. In this context, the critical-reflexive conception was defended as the most adequate orientation to renew systems of continuing education for teachers in Brazil. Nevertheless, through two decades, different studies have indicated that this theoretical-methodological orientation made way for changes of little significance in the practice of capacitating teachers. Setting out from a revision of the tendency denominated Epistemology of Practice, this work proposes a change in the continuing education of teachers, from the field of policies to the field of human capital formation. In this direction, we sought to point out what the contribution of the critical theory of human capital formation would be for contemporary processes of continuing formation in teaching <![CDATA[Formação de educadores numa perspectiva de construção do saber - contributos da abordagem biográfica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100075&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem o objectivo de analisar uma prática de formação de educadores em que se recorreu à abordagem biográfica, procurando compreender a especificidade desta abordagem formativa e o seu contributo no desenvolvimento profissional dos atores envolvidos. A análise enquadra-se numa investigação qualitativa, que recorreu a dois tipos de dados empíricos - a explicitação de uma prática de formação e as narrativas biográficas elaboradas pelos educadores. A formação é entendida como um processo amplo, que ocorre em todos os espaços e tempos da vida, operando-se um distanciamento crítico face à forma escolar. A investigação revela a importância da formação ser entendida como um processo de apropriação individual e colectiva do vivido, o que confirma a pertinência da formação de educadores se basear na análise das suas experiências, através da superação da forma escolar, com o entendimento que sujeitos são autores na produção de conhecimento.<hr/>This article aims to analyze the practice of teacher training. During this analysis we used a biographical approach, seeking to understand the specificity of this formative approach and how it contributes to the professional development of the actors involved. For this qualitative research, two types of empirical data were used - the specification of a practical training and the biographical narratives, elaborated by the educators. Teacher education is herein understood as a broad process, which occurs in all spaces and phases of the educator's life, operating at a critical distance from the schooling model. This investigation reveals the importance of understanding teacher education as an individual and collective process of appropriation of what has been experienced, confirming the relevance of a teacher training model based on the analysis of their experiences, overcoming the schooling model, and understanding that the subjects are actors in the production of knowledge. <![CDATA[O discurso do sujeito-professor em formação: (des)construindo subjetividades]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100091&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, a proposta é analisar o discurso de histórias de vida do sujeito-professor, para compreender a subjetividade que envolve a sua formação. O gesto de leitura e de interpretação é guiado pelos conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, que nos permitem compreender que o sujeito-professor é atravessado por uma multiplicidade de vozes que o fazem heterogêneo. Compreendemos os relatos de histórias de vida como uma escritura de si, o que nos permite mostrar, pelo equívoco, pelos furos da linguagem, como funciona, no dizer dos professores, a subjetividade e a identidade desses sujeitos.<hr/>This article seeks to analyze the discourse of life stories of the subject-teacher in order to understand the subjectivity that involves his/her formation. The reading and interpretation gesture is guided by French Discourse Analysis concepts, which allow us to understand that the teacher-subject is constituted by a multiplicity of voices that render him/her heterogeneous. Life story descriptions are understood as personal writings which allow us to demonstrate, through equivocations, through slips of language, how the subjectivity and identity of these subjects operate in the teachers' discourse. <![CDATA[Língua portuguesa na escola: (re)fazendo um percurso de formação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de meados da década de 1980, a tese de que o texto se constitui em unidade de ensino para a aprendizagem de língua é tema recorrente em estudos e em eventos acadêmico-científicos da área, em documentos oficiais, na formação inicial e continuada de professores. Neste artigo, pretende-se analisar alguns efeitos de cursos de formação continuada na prática docente, com base no planejamento elaborado por uma professora, em três momentos distintos de trabalho com o texto em sala de aula. O objeto de análise são três atividades representativas da prática pedagógica dessa professora: uma, realizada em contexto anterior à participação em processos de formação continuada e, duas, realizadas em contextos de formação continuada. A análise evidencia significativa mudança no trabalho com a produção de textos na aula de Língua Portuguesa nos três momentos analisados. O que os diferencia é o conceito de texto que a professora assume e a forma de abordá-lo nas atividades de escrita. O estudo indica que a formação continuada pode contribuir para a construção de outra realidade para o ensino e a aprendizagem de língua na escola.<hr/>From the 1980's decade on, the thesis that the text is a teaching unit for language learning is a recurring theme in academic studies and scientific events of the area, as well as in official documents and in initial and continuing teacher training. This article intends to analyse some of the effects of continuing education courses on the teaching practice, based on the planning elaborated by a teacher in three distinct moments of working with texts in class. The object of analysis is composed by three activities which represent the pedagogical practice of this teacher: one conducted in a context previous to the participation in continuing education programs, and two within contexts of continuing education. The analysis shows a significant change in the work with text production in the Portuguese Language classroom in the three moments analysed. What distinguished them is the concept of text adopted by the teacher and the way of approaching this concept in writing activities. The study indicates that continuing education may contribute for the construction of another reality for teaching and learning languages at school. <![CDATA[Formação continuada de professores: reflexões sobre a participação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100127&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este relato aborda o Programa do Governo Federal, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que visa alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, final do 3º ano do Ensino Fundamental, objetivando melhorar os índices de educação do país. Considera-se o modelo de Educação Continuada proposto ao ressaltar os desafios da Formação Continuada, bem como variáveis relacionadas às peculiaridades de cada região quanto a sua implementação e execução, no que diz respeito às condições materiais e pedagógicas.<hr/>This report addresses the Federal Government Program, National Pact for Alphabetization at Correct Age (PNAIC), whose objective is that all children be alphabetized by the age of eight, or, by the end of the 3rd year of elementary school, aiming to improve the education indexes of the country. It discusses the Continuing Education model proposed by PNAIC by highlighting the challenges of Continuing Education, as well as the variables related to the peculiarities of each region regarding its implementation and enforcement, in respect to the material and pedagogical conditions.