Scielo RSS <![CDATA[Cadernos CEDES]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-326220140001&lang=pt vol. 34 num. 92 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>"Jornal papel"</b>: <b>documento e dispositivo pedagógico</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os jornais estão presentes na escola em diversas situações didáticas, reforçando o papel da leitura e da escrita como definidoras de uma cultura escolar. É nisso que se fundamenta a escolha do jornal impresso como objeto de estudo. Nosso foco voltou-se para a relação texto verbal escrito e texto imagético constitutiva dessa mídia nas seções dedicadas à divulgação da ciência, buscando compreender as relações entre esses textos, na formação de estruturas que explicitam determinados modelos de ciência e possibilitam o desenvolvimento de práticas educativas. Os jornais escolhidos foram os de grande circulação nacional, referentes ao período de 2006 a 2011. As leituras indicaram que a estrutura expressa na relação texto verbal e imagético tem marcadores no sentido de controlar a polissemia, mas em outros marcadores exploram possibilidades de diferentes leituras, encaminhando uma concepção de ciência afirmativa ou de ciência indagativa.<hr/>Newspapers are inside schools reinforcing the role of reading and writing as components of a school culture, which made us choose the newspaper as an object of study. The focus was the relationship between text and image at the sections dedicated to the popularization of science, by which it is possible to investigate how they establish structures that make certain models of science explicit and enable the development of educational practices. The newspapers that were chosen are of large national circulation. We analyzed the samples from 2006 to 2011, noting that sometimes the structure expressed in the relationship between text and image has markers in order to control polysemy but in other cases they stimulate other possibilities of readings. In the first case a conception of science without a doubt is defined, in the second case another way of understanding science takes place, more speculative and less rigid. <![CDATA[<b>Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considera a divulgação científica como ponto central no desenvolvimento da educação científica. Focaliza o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) e o ideário da Escola Nova com relação ao uso de filmes em processos educativos. Analisa o filme O oxigênio para subsidiar a discussão, delineando as representações ligadas ao fazer científico. O filme apresenta três partes harmônicas: a) contextualização: apresentação genérica da substância; b) segmento experimental: espaço do laboratório e dos experimentos; c) consolidação: destaque para a presença da substância oxigênio em diferentes instâncias, inclusive a militar. Considerando uma nova concepção de processo educativo, à época, destacam-se, das análises: a percepção da Física com sua estrutura experimental e o uso do laboratório; a ideia de aceleração nos campos sociais e econômicos, levando à sensação de transformação; a divulgação científica sendo focalizada como elemento principal nos processos de educação científica.<hr/>Considering the popularization of science as a central point in the development of Science education we focus on the National Institute of Educational Cinema (Instituto Nacional de Cinema Educativo - Ince) and the ideals of the Escola Nova regarding the use of films in educational processes. The discussion is supported by the analysis of the film Oxygen, which reveals the representations related to scientific production. The film features three harmonic parts: a) context: general presentation of the substance, b) the experimental segment: the lab and experiments space and c) consolidation: highlighting the presence of the substance oxygen in different applications, including military ones. Considering a new conception of the educational process we emphasize: the perception of Physics with its experimental structure and laboratory use, the idea of accelerating social and economics fields leading to a feeling of transformation and the disclosure of scientific findings as the main element in the processes of science education. <![CDATA[<b>Educação em ciência e em audiovisual</b>: <b>olhares para a formação de leitores de ciências</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentamos reflexões teóricas pertinentes à formação de leitores de ciências, tomando como exemplo a circulação, incluindo a midiática, e textualizações do tema "mudanças climáticas". As bases teóricas que compõem nossa visão sobre linguagem e ciências e articulam nossa defesa da necessidade de pensar a formação de leitores de ciências simultaneamente à formação em ciências provêm da Análise de Discurso de linha francesa e dos Estudos Sociológicos e Epistemológicos das Ciências. Buscamos compreender o audiovisual nas especificidades discursivas de seu funcionamento como espaço por meio do qual nossos estudantes constroem simultaneamente sentidos para as ciências, para as mudanças climáticas e para o vídeo. Para concluir, afirmamos a importância destes espaços e linguagens nas histórias de leituras dos estudantes e a necessidade de construirmos estratégias de ensino que englobem outras textualizações, no caso, audiovisuais, também como fins educacionais e não apenas como meios.<hr/>We synthesized ideas about the importance of forming Science readers taking, as an example, the circulation of texts related to climate change in the media. The theoretical foundations that compose our vision of language and Science and influence our advocacy of Science readers' formation, along with Science education, comes from the fields of French Discourse Analysis, and of sociological and epistemological studies of Science. We aim to comprehend visual discourses in their specific ways of operation, as a space through which our students simultaneously construct meanings for Science and climate change as well as for the video language. We conclude by stating the importance of these spaces and languages in the students' reading history and the need to create teaching strategies that cover audiovisual texts not only as educational means but also as educational goals. <![CDATA[<b>A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de física</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse estudo apresentamos, primeiramente, aspectos dos processos de mudança de paradigma que ocorrem nas ciências naturais e suas influências nos manuais didáticos (KUHN, 2005). Em seguida, expomos resultados de um levantamento acerca de pesquisas que abordam imagens fixas no ensino de Física, buscando compreender o que tem sido considerado importante em seu uso, em especial, nos livros didáticos. Dos artigos analisados pelo presente trabalho, percebemos uma carência na discussão sobre os paradigmas da ciência transmitidos por meio de imagens em livros didáticos de Física. Pensamos ser essa uma reflexão importante, uma vez que trata da visão de mundo da ciência com que estudantes entram em contato em sua formação acadêmica e que, de alguma forma, influenciará sua atuação na vida.<hr/>In this study we present, firstly, aspects of the processes of paradigm change that occur in the natural sciences and their influence in textbooks (KUHN, 2005). Next, we expose results of a survey concerning research that approaches fixed images in Physics teaching, searching to understand what has been considered as important in its use, especially in textbooks. As from the articles analyzed by the present work, we notice a lack of discussion on the paradigms of science transmitted through images in Physics textbooks. We highlight the importance of this reflection, because it deals with the world view of science with which students get in touch in their academic life and that, somehow, will influence their performance in life. <![CDATA[<b>Imagens em guias alimentares como recursos para a educação alimentar em aulas de ciências</b>: <b>reflexões a partir de uma análise visual</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presença de imagens em materiais didáticos e seus diversos usos em contextos de ensino-aprendizagem vêm sendo discutidos pela pesquisa em educação em ciências. Diante da importância e uso frequente dessas imagens e das escassas discussões promovidas em torno do seu uso como ferramenta didática no contexto do ensino de ciências, o presente trabalho se propõe a contribuir na ampliação dessas discussões. Elegemos o tema alimentação, que está presente de forma marcante no debate contemporâneo e nos currículos. Para tal, alguns guias alimentares usados como recurso didático em um curso de formação continuada de professores foram analisados para ressaltar os limites e as possibilidades do uso dessas imagens para a educação alimentar de alunos do ensino fundamental. A análise demonstrou contradições e questões que abrangem os contextos sociais e culturais de produção e leitura dessas imagens, cuja relevância é inquestionável para as práticas educativas no ensino de ciências.<hr/>The presence of images in educational materials and their uses in teaching-learning contexts have been discussed by Science education research. Given the importance and frequent use of these images and sparse discussions around such use as a didactic tool in the context of Science education, this paper aims at contributing to the expansion of these discussions. Food education was selected as the main thematic context for its recurring presence in contemporary educational debate and curricula. To this end, food guides which were used as a teaching resource in a continuing education course for teachers were analyzed to highlight the limits and possibilities of the use of these images for nutritional education in elementary schools. The analysis showed contradictions and questions covering social and cultural contexts of production and reading of these images, whose relevance is unquestionable for educational practices in Science education. <![CDATA[<b>What do textbooks talk about?</b>: <b>the problem of identifying referents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mostramos el resultado de nuestra investigación sobre la función didáctica de libros de texto escritos ya en el marco de los nuevos currículos de "ciencias para todos". Nos ha interesado analizar la relación entre el texto y las inscripciones para identificar a) el tipo de referentes que construyen y su idoneidad (el caso de las "ondas") y b) la secuencia didáctica en el libro de texto y su posible relación con el ciclo de aprendizaje.<hr/>We show the result of our research on the didactic function of textbooks written in the context of the new curriculum "Science for all". We have been interested in analyzing the relationship between text and inscriptions to identify a) the type of referents that they build and their suitability (the case of 'waves') and b) the teaching sequence in the textbook and its possible relation to the learning cycle. <![CDATA[<b>Imagens científicas e ensino de ciências</b>: <b>uma experiência docente de construção de representação simbólica a partir do referente real</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mostramos el resultado de nuestra investigación sobre la función didáctica de libros de texto escritos ya en el marco de los nuevos currículos de "ciencias para todos". Nos ha interesado analizar la relación entre el texto y las inscripciones para identificar a) el tipo de referentes que construyen y su idoneidad (el caso de las "ondas") y b) la secuencia didáctica en el libro de texto y su posible relación con el ciclo de aprendizaje.<hr/>We show the result of our research on the didactic function of textbooks written in the context of the new curriculum "Science for all". We have been interested in analyzing the relationship between text and inscriptions to identify a) the type of referents that they build and their suitability (the case of 'waves') and b) the teaching sequence in the textbook and its possible relation to the learning cycle.