Scielo RSS <![CDATA[Cadernos CEDES]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-326219970001&lang=en vol. 18 num. 42 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Nota da organizadora</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>What will become of them?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Quais são, para as pessoas comuns, representantes de grupos sem porta-voz oficial como os jovens, os desempregados, os pobres etc., os efeitos da passagem pela televisão? A análise da série televisiva "O que eles se tornarão?", que acompanha desde 1984 os alunos de uma classe atualmente na 5ª série de uma escola parisiense, permitiu observar como a televisão provoca transformações nos corpos, na apresentação de si e mesmo na orientação escolar e profissional destas celebridades anônimas.<hr/>What are the effects of appearing on television, for ordinary people, representatives of groups without official spokesmen, such as the young, the unemployed, the poor, etc.? Analysis of the television series "Que deviendront-ils?", which since 1984 has followed the progress of a class of children then in the first year of a Paris lycée, shows how television transforms the bodies, the self-presentation and even educational and occupational choices of these "anonymous celebrities". <![CDATA[<b>Family Metaphors in the transmission of political power</b>: <b>Methodical questions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Como explicar o uso feito pela sociedade democrática de um vocabulário político que funciona sobre bases de alusões à família como princípio de realidade social? Atualizadas pela mídia, essas alusões (afilhado político, os pais do partido, herança partidária, herdeiro político...) oferecem uma visão esparsa de significação da democracia e revelam a existência possível de duas esferas teoricamente inconciliáveis, onde uma se realiza mascarando a outra: as idéias de democracia, partido moderno e eleições dissimulando os sinais de família, isto é, do mundo social no político. Com base numa pesquisa empírica realizada sobre a transmissão do poder político em Minas Gerais, o artigo discute um método para examinar os fundamentos da indagação acima, com reflexões sobre as fontes de dados para realizar tal estudo. Não se trata de considerar essas fontes como caso técnico, mas como uma problemática diretamente ligada à metodologia da sócio- história do político.<hr/>How do we explain the use made in a democratic society of political vocabulary that functions by alluding to the family as the principal of social reality? Updated by the media, these references offer a scattered vision of the significance of democracy and reveal the possible existence of two theoretical fields that are irreconcilable. One of these fields masks the other; the democratical ideas, modern party and elections dissimulating familial characteristics, i.e., the political-social world characteristics. Based on an empirical research about the transmission of political power in Minas Gerais, the article discusses a method to examine the fundamentals of the above investigation. The sources of information used in the study are also commented on. The text does not consider these sources as technical cases, but as problems directly linked to the methodology of political socio-history. <![CDATA[<b>Childhood and schooling in black families in São Paulo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo discute a visão sobre infância e escola presente entre homens e mulheres de diferentes idades e moradores da cidade de São Paulo. O comum entre todos, o fato de serem negros e, como tal, partilharem das trajetórias de suas famílias, como imersas no espaço da cor e da raça. Disto resultam desafios e conquistas que, por sua vez, revelam perdas e ganhos fundamentais em termos das posições sociais que essas famílias hoje ocupam.<hr/>This article discusses the childhood and schooling of men and women of different ages, living in the city of São Paulo. They all share one common factor - being black and, as such, share the trajectory of their families, once merged in the same space of colour and race. Thereof come challenges and conquests in terms of the social positions that these families have at the present moment. <![CDATA[<b>Reflections on a story lived between philosophy and the kitchen</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto foi escrito buscando estudar, com base na memória biográfica, problemas específicos da realidade social, neste caso, o lugar da escola e da família na definição do destino profissional. Trata-se aqui da história de um chefe de cozinha, com formação universitária em filosofia e filho de família de tradicionais cozinheiros na rede hoteleira da região de São Paulo. Estão em estudo, neste trabalho, os hábitos da família, a formação profissional em escola técnica e a escola como espaço de socialização, desejos e sonhos individuais associados aos projetos familiares e as condições oferecidas pela sociedade em dado momento histórico. O estudo realiza também uma reflexão sobre a memória como fonte de pesquisa em sociologia da educação.<hr/>This text was written seeking to study, based on biographic memory, specific problems of social reality. In our case, we have analyzed schooling and the role of the family in the definition of professional destiny. We have also focused on the story of a chef with a university degree in Philosophy, who happened to be the son of a traditional family of chefs in a hotel network in the São Paulo region. The family's habits and professional achievements at a technical school have also been studied. School as a social environment, desires and individual dreams associated with family projects, and the conditions offered by society at a given historic moment, are among other issues studied in this work. Furthermore, our reflection was on memory as a source of research in education sociology. <![CDATA[<b>Social memory and citizenship</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretende-se expor como as investigações que se desenvolvem em torno de uma problemática de pesquisa referente à formação em escolas de ofício católicas e à organização e estrutura do campo religioso no Rio Grande do Sul/ Brasil (séculos XVIII, XIX, XX), tem procurado preservar os diversos suportes da memória social visto que se trata de uma forma de ampliar os "espaços de possibilidades" voltados à construção da cidadania.<hr/>The paper claims to expose the investigations that developed around a problematic research. The research in question looked at education in the Catholic offices schools and at the structure of the religious area in Rio Grande do Sul in Brazil (in the XVIII, XIX, and XX centuries). It tries to support the different social memories that amplify space and possibility that turned into the making of citizenship.