Scielo RSS <![CDATA[Cadernos CEDES]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-326219980002&lang=en vol. 19 num. 45 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>"The moment has come for us to bring ourselves forth" Positioning ourselves as women and as Black</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo, ao analisar manifestações de mulheres negras, busca entender como se constituem cidadãs numa sociedade que discrimina seu grupo e etnia. À indagação sobre o que significa ser mulher e negra, formulada a mulheres militantes do Movimento Negro nos estados do sul do país, mostrou que o configurar-se como mulheres negras implica enfrentar atitudes e posturas discriminatórias, além de exigir combatividade, introspecção, auto-imagem positiva, crítica a relações sociais e propostas para transformá-las. Buscando elucidar sua presença na sociedade, o estudo mostra que lutam para superar a invisibilidade conferida aos descendentes de africanos, bem como para ter suas necessidades atendidas por políticas públicas que resolvam os problemas que os afligem e suprimam as opressões que lhes são impingidas. Assim, lutam por justiça para todos que são marginalizados pela sociedade. O artigo conclui com a afirmativa de que as fontes mais genuínas de conhecimento sobre as mulheres negras são elas mesmas, sendo necessário que estudos que as tomem por temática, considerem seus pontos de vista de mulheres e negras.<hr/>The article focuses on disclosures made by black women in an attempt to establish dimensions of their self construction as citizens in a society that discriminates against the gender and race/ethnic group to which they belong. Militant women belonging to the Black Movement in the southern states of the country were queried on the meaning of being women and black. The responses highlight that self representation as black women implies to permanently confront discriminatory attitudes and postures. In addition, it requires combativeness, introspection, positive self image, as well as a critical stance towards social relations while putting forward proposals for their transformation. The study points out that in search of construing their presence in society, these women struggle to overcome the invisibility imposed on the descendants of Africans. The women also struggle to have the needs of this group met by social policies that would address the problems that afflict it and would eliminate the oppressions that are inflicted upon it, fighting in this manner, for justice for all those who are marginalized by society. The article concludes with the assertion that the most genuine sources of knowledge concerning the black women are themselves, indicating the need for studies that address this theme, to have at center, the former's points of view as women and blacks. <![CDATA[<b>Memorial</b>: <b>The making of a teacher</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este relato mantém a estrutura central do memorial que apresentei por ocasião do meu exame de qualificação de doutorado. Com sua publicação tenho como objetivo refletir com o leitor sobre momentos determinantes de minha trajetória de formação como professora. As lembranças e reflexões reconstroem esse caminho desde os primeiros anos de escola até o momento da qualificação. Trata-se de alguns fatos que contribuíram para definir o meu perfil de professora e que, sem dúvida, têm suas raízes na minha história de vida, mas não a ilustram na sua complexidade. Sigo a trilha das superações deixando emergir as pontas dos avanços, sem me adentrar nos insucessos e erros vividos e nos sofrimentos que lhes são próprios, ao tentar superar as contradições que caracterizam os momentos de decisões.<hr/>This account presents the core of my memorial presented during my pre-viva examination for the Ph. D. With its publication, I aim at reflecting, together with the reader, upon determinant moments of my becoming a teacher. My memories and reflections reconstruct this trajectory, from my first school years up to the pre-viva. I present facts that contributed to my profile as a teacher, in my own life history althougs they cannot reflect all its complexity. I follow this track of sucesses avoiding dealing with ill sucesses, errors and consequent sufferings in an attempt to overcome the contradictions present in moments of decision making. <![CDATA[<b>Adolescent Pregnancy</b>: <b>dimensions of the problem</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Uma intrincada rede de fatores confere à gravidez na adolescência um grau elevado de risco para a mãe e para a criança, especialmente as de classes populares. As conseqüências perversas de uma gravidez na adolescência se fazem sentir tanto na morbidade/mortalidade de mãe e bebê quanto nos impactos econômico, educacional-escolar e social. Agir educacionalmente é um forma de enfrentar esse problema. No entanto, acões educacionais que enfatizam a abordagem apenas biológica do planejamento familiar não tem sido eficazes se considerarmos as estatísticas referentes à saúde reprodutiva das adolescentes. Para que a educação possa efetivamente contribuir para a redução desse tipo de gravidez, todas dimensões devem ser consideradas, com especial destaque para a dimensão sociocultural na qual encontramos fortes determinantes da gravidez indesejada. Abordar educacionalmente essa dimensão significa abrir espaço dentro e fora das escolas para o debate sobre a identidade feminina num processo que abranja a totalidade do ser humano.<hr/>An intricate net of factors assigns adolescent pregnancy a very high degree of risk for both mother and child, mainly for those from lower income classes. Serious consequences of premature pregnancy are felt in morbidity/mortality rates among mothers and babies as much as in the economic, educational and social outcomes. Educational action is one manner of facing the problem. Nonetheless, educational actions which emphasize solely the biological approach to family planning have proved uneffective as we consider statistics relative to the reproductive health of girls. In order to have education bringing about effective contribution to the decrease of this particular type of pregnancy, all dimensons of the problem need to be taken into consideration, in special the social-cultural dimension, which establishes the determinants of undesired pregnancies. To approach this latter dimension mainly, from an educational perspective means to open room, inside and outside schools, for the debate about women's identity within a process that encompasses their thoroughness as human beings. <![CDATA[<b>Novels reading in the nineteens Century</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O que se sabe sobre as leituras femininas no Brasil da segunda metade do século XIX? Uma geografia dessas leituras só tem sentido quando relacionada à comunidade de leitores e leitoras, utilizando-se como fonte jornais e textos literários. Enfatiza-se a rede de interdependências sociais que se estabelece entre as leitoras, os escritores e os editores do século XIX, buscando referências teórico-metodológicas em autores como Roger Chartier, Michel de Certeau e Norbert Elias. Entre as constatações, evidencia-se que: as representações do livro como companheiro da mulher são uma constante nos romances analisados; as indicações de leitura que preconizam a moral e os bons costumes e, em contrapartida, as leituras de romances considerados proibidos revelam não só as práticas de leituras femininas, mas também as táticas a que essas mulheres recorriam em busca de um espaço de leitura.<hr/>What is known about female reading in the second half of the nineteenth century? A cartography of readings makes sense only if related to the community of male and female readers here analysed, using as data newspapers and literary works. A net of social interdependencies is established between female readers, writers and editors of the nineteenth century, having as theoretical-methodological references authors such as Roger Chartier, Michel de Certeau e Norbert Elias. The evidences, make clear that representating the book as the woman companion is always present in the novels analysed; the designation of readings that preconize moral customs and the reading of prohibited novels reveal not only female readings practices but also the strategies used in the search for a reading "space". <![CDATA[<b>Perrault's Folk-tales, images of women</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho discute o processo de apropriação por Perrault das histórias populares orais dos séculos XII ao XV, e as imagens de mulheres consagradas e celebradas em seus contos de fadas construídas e inscritas num determinado contexto. Analisa-se a possibilidade da reconstrução de uma história cultural e social dos contos de fadas, e se propõe uma abordagem interdisciplinar dos contos de fada, na qual a história cultural e a história das formas materiais estariam indissoluvelmente mescladas.<hr/>The paper discusses the process of appropriation of popular oral stories from the twelfth to the fifteenth centuries, by Perrault. It analyses the images of women acclaimed and celebrated in the author's fairy tales, built and inscribed within a given context and which propose certain values. The paper also analyses the possibility of reconstructing a socio-cultural history of folk-tales. It suggests an interdisciplinary approach to fairy tales in which cultural history and the history of the material forms would indissolubly mix. <![CDATA[<b>Women and novels</b>: <b>a radical intimacy</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo se propõe a analisar os textos dos romances da assim denominada "Coleção Bibliotecas das Moças" (publicada entre 1940 e 1960) A análise considera o ato de ler como um processo de socialização responsável pela aquisição, representação, hábitos e valores capazes de engendrar nas leitoras um imaginário próprio.<hr/>This article proposes to investigate the novels from the "Coleção Biblioteca das Moças" (Young Women library), published from 1940 to 1960. It deals with the reading act as one of the social processes that provide the acquisition and representation of habits and values capable of engendering a specific imaginary in the readers.