Scielo RSS <![CDATA[Cadernos CEDES]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-326219990001&lang=en vol. 19 num. 48 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Apresentação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<strong>Elements to understand body's modernity in a rational society</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute a tese de que a Modernidade é o momento de culminância de um processo de separação entre o ser humano e a natureza, e da entrada em cena de um tipo de interesse pelo corpo; fatores esses que têm sua ocorrência com reforço do individualismo e de uma universalização dos valores e normas ocidentais.<hr/>This paper discusses the thesis that the modernity is the moment of summit of a separation process between human beings and nature, and the appearance of one type of interest in the body factors which have their occurance in the reinforcement on the Individualism and an universalization of the western values and rules. <![CDATA[<strong>School roots of Physical Education</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto problematiza-se o enraizamento escolar da educação física, cotejando-se dois momentos históricos importantes da educação: um em Minas Gerais (a reforma do ensino de 1906) e o outro no Brasil (os novos ordenamentos legais). Ancorado em procedimentos da história cultural da educação, indica-se que a educação física, no princípio do século XX, foi inicialmente representada como recurso de regeneração da raça e de preparação para o trabalho, contribuindo para o projeto social republicano. Ao final do século, novas maneiras de representar a educação e a sociedade colocam desafios para a permanência da educação física nas práticas escolares, e neste artigo defende-se sua inserção como área do conhecimento responsável pela escolarização da cultura corporal de movimento.<hr/>This paper problematizes school roots of Physical Education contrasting two important historical events in education: educational reform in Minas Gerais in 1906 and the new legal regulations in Brasil. Deriving its procedures from cultural history of education, it shows that Physical Education in the beginning of the 20th century was at first represented as a means of regenerating the race and preparing for work, cooperating, thus, on the republican social project. At the end of the century, new views on education and society challenge the continuance of Physical Education in school practices. This paper suggests that it is responsible for developing body movement culture. <![CDATA[<strong>Boys and girls</strong>: <strong>genre issues and its implication on education</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto discute-se o gênero como construção social que uma dada cultura estabelece em relação a homens e mulheres, mostrando que essa construção é relacional, tanto no que se refere ao outro sexo quanto a outras categorias, tais como raça, idade, classe social e habilidades motoras. Analisa as expectativas corporais em relação a meninos e meninas e suas manifestações na cultura escolar, o esporte como conteúdo genereficado da educação física e as possibilidades de intervenção docente na construção das relações entre meninos e meninas.<hr/>In this paper gender is discussed as a social construction which is established by a given culture in relation to men and women. Gender is characterised as a relational construction with reference not only to the other sex but also to categories such as race, age, social class and motor skills. The paper also analyses: (i) boys' and girls' anticipated bodily expectations and how they manifest in school culture; (ii) how this concept of sport can be re-defined by applying this notion of gender to contents in Physical Education; (iii) possibilities for teachers' interventions in the construction of relationships between boys and girls. <![CDATA[<strong>Pedagogical theories cosntitution of phisical education</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente ensaio analisa o processo de construção das teorias pedagógicas da educação física no Brasil, buscando demonstrar como elas refletem a concepção e o significado humano de corpo engendrados na e pela sociedade moderna. O texto apresenta as teorias pedagógicas que no âmbito da educação física se colocam numa perspectiva crítica em relação aos usos e aos significados atribuídos pela sociedade capitalista às práticas corporais. E, finalmente, problematiza a possibilidade de estarmos diante de uma ruptura da visão moderna de corpo, refletindo sobre os desafios que essa transição coloca para a educação/educação física.<hr/>The present rehearsal analyzes the process of construction of the pedagogic theories of the Physical Education in Brazil, seeking demonstrate how these theories reflect the conception and the meaning body human engendered in modern society. The text presents the pedagogic theories that, in the field of the Physical Education, are placed in a critical perspective in relation to the uses and meanings attributed by the capitalist society to the corporal practices. And, finally, through this discussion, there's a possibility of breaking the modern vision of body, contemplating on the challenges that this transition places for Education and Physical Education. <![CDATA[<strong>To train the body, to subdue nature</strong>: <strong>notes for a sports analysis from corporal training</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas idéias sobre o tema do treinamento corporal e sua relação com o domínio da natureza. Para isso apresenta-se a teoria da formação do sujeito e da civilização desenvolvida por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, sobretudo na Dialética do esclarecimento. A ênfase recai sobre o papel do sacrifício nesse processo, e a relação deste com o corpo. A partir daí procura-se entender o esporte, e dentro dele o treinamento corporal, com vistas a desenvolver uma análise daquele baseada na lógica sacrificial e na correspondente redução do corpo a uma naturalidade desqualificada e fungível.<hr/>This contribution intends to present some ideas about the relation between body training and dominion of nature. It's showed up the theory of subject and civilization, as developed by Theodor W. Adorno and Max Horkheimer, specially in the Dialectic of enlightenment. Important is to introduce the role the sacrifice plays in this process and its relation with the body. In this context it's tried to understand the phenomena sport and particular body training, in order to develop a sports analyze, that should stay in correspondence with the sacrifice logic and the reduction of the body to a disqualified and fungible nature.